18 de outubro de 2008

 

Baixaria, mentira e falta de ética no programa de João Henrique (PMDB)

Nunca pensei que viveria para ver isso. João Henrique (PMDB), o evangélico, prefeito de Salvador em busca da reeleição, autorizou o seu marqueteiro a incluir no programa eleitoral um verdadeiro estelionato político. Primeiro, os bandoleiros do PMDB, não sei por quanto, fizeram publicar no site Congresso em Foco uma notícia em que o candidato do PT, Walter Pinheiro, estaria numa lista-suja na Justiça, com processos pendentes. Depois, a imprensa tratou de replicar a “notícia” do site Congresso em Foco. É verdade que o jornal A Tarde recusou participar da molecagem, mas, a Tribuna da Bahia topou o embuste.

“Lastreado” em inserções no site Congresso em Foco e na Tribuna da Bahia, o marqueteiro de João Henrique (PMDB) rasgou a ética e passou a repetir a tal notícia (eu ouvi no rádio). Quase não acreditei. As matérias plantadas na imprensa faziam referência a dois supostos processos contra Walter Pinheiro, entretanto, o programa de João Henrique (PMDB) fazia referência a nada menos que quatro supostos processos. O Congresso em Foco desmentiu a falcatrua. A Tribuna da Bahia exerceu o papel sujo, sem retificação alguma. O programa radiofônico de João (PMDB) segue repetindo o estelionato político. Um verdadeiro 171 na campanha eleitoral.

Se eu estivesse pensando em votar em João Henrique (PMDB) teria revisto minha intenção de voto com a desonestidade. Quem mente na campanha, mente na gestão, mente em casa, mente na vida.

LEIA O QUE SAIU EM A TARDE:

A coluna Tempo Presente, assinada pelo jornalista Levi Vasconcelos, registrou: “Pinheiro e a mentira em rede”.

“Os processos divulgados pelo site Congresso em Foco envolvendo o deputado Walter Pinheiro para induzir os leitores a pensarem tratar-se de um “ficha-suja” chegam a ser hilários.

Um, iniciado em 21 de agosto de 1998, a partir de um auto de infração de r$ 480,00 aplicado pela prefeitura por ter colocado propaganda eleitoral (uma atribuição da Justiça Eleitoral, quando é o caso) numa lixeira da Av. Sete de Setembro (ainda pendente de parecer da Procuradoria da Prefeitura de Salvador).

Outro, de 2001, é uma ação popular contra a prefeitura de Madre de Deus por ter dado o nome de Waldeck Ornelas, pessoa viva, a logradouro público, assinado conjuntamente pelos deputados federais Walter Pinheiro, Nelson Pelegrino e Jaques Wagner (hoje governador).

Ou seja, de acusado passou a réu.

O caso suscita um bom debate sobre os blogs de conteúdo jornalístico. Um publica, outro copia quase sempre sem apurar (vezes citando a fonte, vezes não).

Lesivo para a vítima da má informação, um risco para os jornalistas blogueiros. No dia em que um lesado sair buscando compensações indenizatórias em rede, talvez haja melhor reflexão sobre os cuidados do ofício”.

17 de outubro de 2008

 

Memórias da imprensa baiana em 23 entrevistas

O jornalista e professor Sérgio Mattos lançou “Memória da imprensa contemporânea da Bahia”. São 23 entrevistas de resgate histórico de protagonistas do jornalismo. Os entrevistadores foram 25 alunos da disciplina “Técnica de Entrevista e Reportagem”, ministrada por Sérgio Mattos no curso de jornalismo das Faculdades Integradas Ipitanga/Unibahia, entre 2002 a 2004.

Os entrevistados foram Agostinho Muniz, Álvaro Henrique, Antônio Carlos Magalhães, Carlos Navarro, Emiliano José, Fernando Rocha, Fernando Vita Souza, Florisvaldo Mattos, Germano Machado, Ivan Pedro, João Falcão, José Olímpio da Rocha, José Valverde, Manoel Canário, Nelson Varón Cadena, Pancho Gomes, Paolo Marconi, Perfilino Neto, Raimundo Varela, Reynivaldo Brito, Samuel Celestino, Tasso Franco e o próprio Sérgio Mattos.

Ninguém poderá dizer que conhece a história da imprensa contemporânea baiana se não tiver lido estes depoimentos. Cada qual em seu tempo, os entrevistados vivenciaram a imprensa, rádio, jornal e televisão, desde os tempos dos Diários Associados, passando pela ditadura militar, até os dias atuais.

Os depoimentos revelam as marcas, para o bem e para o mal, do jornalismo de cada época. Trata-se de um resgate histórico com personagens vivos. A entrevista com ACM (já falecido), que exerceu por 25 anos a profissão, é antológica. A jornalista perguntou-lhe como analisava a participação das mulheres no jornalismo. No que ele respondeu: “vejo muito bem. Há muitas mulheres no jornalismo. Eu tenho muitas amigas jornalistas”. Profundo, muito profundo.

Há uma lacuna na obra. Embora o jornalista Tasso Franco tenha sido entrevistado, nem ele, nem os entrevistadores, registraram a experiência do jornal Bahia Hoje, responsável pela introdução da informática nas redações na Bahia. É muito estranho porque foi Tasso Franco o responsável pelo seu planejamento e implantação Foi o Diretor de Redação do jornal, totalmente a cores, que empregava 120 jornalistas. A única referência ao Bahia Hoje foi feita pelo jornalista José de Castro Leal Valverde, que afirmou, sem provas, que o empreendimento teria sido financiado por recursos da campanha de Fernando Collor. Pela seriedade de toda uma vida, não acredito que Tasso Franco entrasse numa roubada dessa. Há um cheiro de calúnia no ar.

Mesmo com tal lacuna (que demonstra uma falha na pesquisa), a obra é de leitura imperdível. Para mim, foi uma viagem no tempo. Lembrei-me da beleza que era o jornalismo na Tribuna da Bahia, no Jornal da Bahia, o heroísmo dos jornais alternativos nanicos, o qualificado trabalho das sucursais dos jornais do Sul, a censura, as barbaridades dos censores, as idiotices dos militares, lembrei-me do jornalismo opinativo e de suas variáveis degradadas, a presença brilhante dos comunistas nas redações. Tem também muito humor. Paolo Marconi, por exemplo, conseguiu taxar de "bom jornalismo" a maior excrescência que se produziu na história do jornalismo baiano – que foi o Correio da Bahia. Até o dono do jornal – ACM – criticou na entrevista o envolvimento político daquele jornal.

 

Hoje, sexta (17), grande comício de Pinheiro (13) no Farol da Barra

Não vai dar para chegar cedinho a tempo de ver o pôr-do-sol e depois bater palmas. Essa coisa de trabalhar me mata. Mas chego bem antes do grande comício de Pinheiro (PT) começar. Está marcado para 19h. Mas, como gostam de lembrar alguns neuróticos paulistas, baiano nunca chega mesmo na hora, então não vou perder nada. Vou de táxi, porque nada me fará desistir daquela cervejinha gelada.

Não sei como esse pessoal do PT agüenta.

Ainda hoje, sexta, 17, lá pelas três da tarde, Walter Pinheiro e militantes de todos os partidos coligados fazem uma CAMINHADA pelo bairro Cidade Nova. O pessoal vai se encontrar no posto de gasolina Esso, da Baixa de Quintas.

LEIA A PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO

Caminhada em Brotas, de 8 da madrugada às 11h. A concentração será no final de linha do bairro Cosme de Farias

Caminhada pelo Engenho Velho de Brotas, das 11h às 13h. O pessoal vai se concentrar perto do Bradesco (Argh!)

TEM CAMINHADA NO DOMINGO EM PARIPE

Eu vou emagrecer. Domingo, 19, tem caminhada em Paripe, lá no Subúrbio Ferroviário, das 9h às 13h. A concentração será na Escola de Menor, no final de linha do bairro.

Ta tudo no site PINHEIRO 13

16 de outubro de 2008

 

A vitória da esquerda na Bahia

O presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, em artigo publicado no jornal A Tarde (16/10) sintetiza a vitória da esquerda na Bahia. “As eleições municipais revelaram um enorme crescimento dos partidos de esquerda. Foram 103 prefeituras e mais de dois milhões de votos majoritários, ultrapassando o PMDB em quase 300 mil votos e batendo a marca do então PFL em 2004, hoje DEM, que amargou nesta eleição uma redução de mais de um milhão de votos e viu o número de prefeituras, sob seu comando, cair de 153 para 44. O DEM foi o partido que mais perdeu nesta eleição”.

Jonas Paulo lembra também que nas dez cidades de maior PIB, a esquerda venceu as eleições em cinco (Camaçari, Lauro de Freitas, Conquista, São Francisco do Conde e Ilhéus). Outro dado interessante é que na Bahia houve a confirmação da força política eleitoral da esquerda, elegendo 60% das prefeituras dos dez maiores colégios eleitorais (Camaçari, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto seguro e Vitória da Conquista), seguida pelo DEM com duas cidades (Feira de Santana e Itabuna) e do PMDB com apenas uma cidade (Jequié). À esquerda somam-se ainda as importantes vitórias em Senhor do Bonfim, Irecê e Itapetinga, eleitas pelo PT.

Se o critério for a quantidade de prefeituras com que cada partido entrou na disputa em 2008 e quantas cada um elegeu, é possível verificar o crescimento do PT, PCdoB e PSB e o encolhimento de prefeituras em poder do PMDB e do DEM.

Agora, só falta Salvador. Pinheiro 13.

 

Pinheiro e a mentira em rede

O tratamento diferente dado por dois jornais baianos à notícia falaciosa e não apurada do site Congresso em Foco sobre supostos processos envolvendo o nome do candidato Walter Pinheiro (PT) mostra quem é sério e quem não é.

O jornal A Tarde questionou a notícia, a Tribuna da Bahia comprou o lixo.

A coluna Tempo Presente, assinada pelo jornalista Levi Vasconcelos, registrou: “Pinheiro e a mentira em rede”.

“Os processos divulgados pelo site Congresso em Foco envolvendo o deputado Walter Pinheiro para induzir os leitores a pensarem tratar-se de um “ficha-suja” chegam a ser hilários.

Um, iniciado em 21 de agosto de 1998, a partir de um auto de infração de r$ 480,00 aplicado pela prefeitura por ter colocado propaganda eleitoral (uma atribuição da Justiça Eleitoral, quando é o caso) numa lixeira da Av. Sete de Setembro (ainda pendente de parecer da Procuradoria da Prefeitura de Salvador).

Outro, de 2001, é uma ação popular contra a prefeitura de Madre de Deus por ter dado o nome de Waldeck Ornelas, pessoa viva, a logradouro público, assinado conjuntamente pelos deputados federais Walter Pinheiro, Nelson Pelegrino e Jaques Wagner (hoje governador).

Ou seja, de acusado passou a réu.

O caso suscita um bom debate sobre os blogs de conteúdo jornalístico. Um publica, outro copia quase sempre sem apurar (vezes citando a fonte, vezes não).

Lesivo para a vítima da má informação, um risco para os jornalistas blogueiros. No dia em que um lesado sair buscando compensações indenizatórias em rede, talvez haja melhor reflexão sobre os cuidados do ofício”.

E na Tribuna da Bahia?

A Tribuna da Bahia, de glorioso passado, deu o material na página 3, como se fosse a coisa mais séria do mundo. O título é “Prefeiturável nega que tenha “ficha suja” junto à Justiça”. A Tribuna da Bahia começa assim sua anti-matéria: “Embora o nome do candidato petista Walter Pinheiro esteja entre os poucos prefeituráveis que possuem “ficha suja”, conforme pode ser visto no site Congresso em Foco...

Creio que não é necessário registrar o resto do lixo. O próprio site Congresso em Foco já tirou o seu da reta.

 

Graças a Fernando Pimentel em Minas vai ter retrocesso

A aventura política pessoal de Fernando Pimentel (PT), prefeito de Belo Horizonte que se aliou ao governador Aécio Neves (PSDB), para eleger Márcio Lacerda (PSB), a qualquer custo, pode provocar um grande retrocesso político em Minas Gerais. Belo Horizonte, desde a administração Patrus Ananias, vem sendo administrada, vitoriosamente, pela esquerda, seja PT, seja PSB, com forte presença do PCdoB.

Mas, Pimentel (PT) quer ser governador, Aécio Neves (PSDB) quer ser presidente da República ou senador. Os dois armaram a candidatura Márcio Lacerda (que está no PSB mas é do staff de Aécio Neves) passando por cima de lideranças importantes como o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome – leia-se Bolsa Família), do secretário Geral da Presidência da República, Luis Dulci e do ex-secretário Especial dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, entre outros.

E por que vai ser um retrocesso?

Porque Leonardo Quintão (PMDB) é ideologicamente de direita. Em Ipatinga, na campanha de seu pai, anunciava “que iriam dar chutes na bunda deles”. “Eles” são o PT de Chico Ferramenta. Na disputa eleitoral, Quintão frauda a história do Brasil e afirma que Márcio Lacerda, o candidato, não tinha sido preso político, mas, um assaltante de bancos comum. Evidentemente é uma grande mentira.

Ao tentar taxar Márcio Lacerda de bandido, Leonardo Quintão desconhece a luta armada contra a ditadura militar. Não acho que seja ignorância, acho que é má-fé de marqueteiro.

Márcio Lacerda, militante da Aliança Nacional Libertadora (ALN) esteve preso por razões políticas por quatro anos. Era vizinho de cela do atual prefeito Fernando Pimentel (PT), seu padrinho político. Eu estava lá, na Penitenciária de Linhares, em Juiz de Fora. Não sei por onde andava Leonardo Quintão.

Mas, o fato é que Leonardo Quintão (PMDB) ameaça ganhar de Márcio Lacerda (PT/PSDB/PSB). E com apoio explícito do PCdoB e de sua candidata derrotada Jô Morais. E com apoio velado de importantes lideranças petistas. Ninguém vai para a forca sorrindo. Como Aécio Neves, da elite mineira, cumpre seu papel de classe, a responsabilidade política dessa tragédia é de Fernando Pimentel.

 

Enquanto Lula trabalha, João Henrique atrapalha

A sentença está na inserção de TV do programa eleitoral de Walter Pinheiro (PT). Ou seja, o Governo Federal envia recursos e o prefeito João Henrique (PMDB) não os utiliza por falta de projetos.

Walter Pinheiro (PT) criticou o prefeito: “Salvador precisa de um prefeito que possa trabalhar durante os quatro anos e não nos meses próximos à eleição”. O programa criticou também o evidente mau uso dos recursos enviados pelos governos estadual e federal à prefeitura de Salvador. “Os governos de Lula e Wagner estão investindo pesado na cidade como não se fez nos últimos 30 anos. O que é necessário é um prefeito disposto a utilizar bem estes recursos”.

A candidata a vice-prefeita Lídice da Mata (PSB) lembrou uma chaga do carlismo: “Na minha época, eu fui perseguida pela “panelinha” do carlismo, eles criticaram o presidente Lula e hoje ele é o melhor presidente que nós já tivemos”.

Mas o melhor foi isso: “O que é melhor para Salvador? Paulo Souto, César Borges e João Henrique? Ou Lula, Wagner e Pinheiro?” As imagens dos três primeiros estavam em preto e branco representando o passado e as dos três últimos, coloridas.

Surgiu uma denúncia grave: o programa mostrou cenas de um ônibus do sistema de transporte urbano de Salvador que faz a linha Estação Pirajá sendo usado por cabos eleitorais do PMDB, com camisas da campanha e bandeiras com o nome de João Henrique (PMDB).

“Este ônibus deveria estar na estação Pirajá. De forma ilegal, ele está transportando pessoas da campanha de João Henrique. Isso é crime eleitoral, um desrespeito à população de Salvador”, Junto com a narração, as imagens mostram ônibus lotados com latas de sardinha.

Gente! É tudo verdade.

 

É casado? Tem filhos?

Manchete do blog de Juliana Weis
Kassab é gay e não se assume
Confira aqui



Por que Kassab do PFL esconde os amigos?
A pergunta está no blog Desabafo País
Confira aqui


É casado? Tem filhos? Como você se sentiria se as perguntas fossem dirigidas a você?
A pergunta está no blog Amigos do Presidente


Questionado Kassab diz que não é homossexual
Matéria está no blog Por Um Novo Brasil



Matéria do blog “Brasil, Mostra a Tua Cara”

Juiz proíbe Marta de perguntar se Kassab é casado

O juiz Marco Antonio Martin Vargas, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, proibiu a candidata à Prefeitura Marta Suplicy (PT) de transmitir, novamente, na publicidade eleitoral gratuita na televisão e rádio, "expressões com questionamentos vagos, fugindo do direito de crítica político-administrativa", e deu ao prefeito Gilberto Kassab(DEM) um minuto de direito de resposta no rádio.

Mas eu posso e quero perguntar:
E aí Kassabão, cê é casado ?
Ou cê é viúvo ?
Ou solteiro ?
Ou cê é homossexual ?
Travesti ?
Por que não ?
Sai do armário, Kassab !
Estamos esperando cá fora para te apoiar numa decisão crucial: a busca pela tua verdadeira identidade.

15 de outubro de 2008

 

Blog Política livre tem muita imaginação

Leio no blog Política Livre, do jornalista Raul Monteiro, que “a decisão do governo do Estado de antecipar as comemorações do dia do servidor público de 28 para 27, dia seguinte às eleições, criando um feriadão de final de semana, passou a ser interpretada em alguns setores políticos como uma manobra que pode favorecer o candidato do PT à Prefeitura, Walter Pinheiro”.

Raul não cita sua fonte. “Uma análise que se faz é que o eleitor do petista ficaria na cidade para votar em Pinheiro, ao passo que o eleitorado do prefeito João Henrique (PMDB) não manteria o mesmo compromisso. A expectativa é de que 175 mil pessoas aproveitariam o feriadão fora da capital baiana no feriadão”.

Quanta bobagem! O funcionalismo em peso reivindicou o feriadão. E se reivindicou o feriadão consciente de que prejudicaria o João, então, convenhamos, o João perdeu a eleição. Isso porque se o governo revogar a decisão, esse pessoal todo iria votar contra o João.

 

Geddel agora está na berlinda

Deu no blog do Noblat:

“O bicho está pegando na eleição para prefeito de Salvador - a essa altura, talvez a mais acirradamente disputada no país.

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), é o padrinho da candidatura à reeleição do prefeito João Henrique. E é justamente por isso que foi posto na berlinda por seus adversários.

No momento, correligionários do candidato do PT a prefeito, o deputado Walter Pinheiro, oferecem como se fosse uma denúncia cabeluda a história do emprego público que tem a mulher de Gedel, Alessandra.

Ela mora em Salvador. E há dois anos e meio é assessora parlamentar da Assembléia Legislativa da Bahia. Ganha um salário de R$ 3.800,00.

Foi contratada pelo deputado Leur Lomanto, presidente da Assembléia. Dá expediente diário e regular. E por enquanto é somente isso”.

 

Walter Pinheiro esclarece “execução” fiscal e site tira o seu da reta

O site Congresso em Foco deletou nesta quarta-feira (15) as supostas e estranhas ações em segunda instância atribuídas ao deputado federal Walter Pinheiro. Alega o site que o mecanismo de pesquisa do site do Tribunal de Justiça da Bahia não esclarece a posição das partes, tampouco a natureza dos tais processos.

O site Congresso em Foco nega que tenha qualificado os candidatos relatados nas supostas listas do Tribunal de Justiça da Bahia como fichas-sujas. O site esclarece que o fato de responder a processo não implica culpa. Ah! Bom.

O site Congresso em Foco considera que divulga esse tipo de material por entender que esse tipo de informação, apesar das limitações impostas pelos sites dos tribunais, deve ser de domínio público para facilitar a “escolha” do eleitor. O site insiste em se justificar, apesar de reconhecer a dificuldade de identificação imposta pelo site do tribunal.

Quer dizer então que... foda-se o candidato?

Como o site Congresso em Foco não tem jornalista suficientemente competente para apurar uma notícia, a assessoria do deputado Walter Pinheiro esclareceu a “natureza” da tal ação de execução fiscal que tramita contra ele no Tribunal de Justiça da Bahia.

Leia a íntegra da nota enviada pela assessoria do deputado ao Congresso em Foco:

"O candidato a prefeito de Salvador, deputado federal Walter Pinheiro, estranhou a iniciativa do site Congresso em Foco de tentar caracterizá-lo como um político "ficha-suja" em razão de uma execução judicial que está tramitando na 10ª Vara da Fazenda Pública, cujo processo se encontra pendente de parecer da Procuradoria Jurídica do Município de Salvador desde 10 de novembro de 2006.

A assessoria jurídica de Pinheiro apurou que a ação teve início em 21 de agosto de 1998, a partir de um auto de infração, que gerou uma multa no valor de R$ 480,00 aplicada, indevidamente, pela prefeitura por propaganda eleitoral colada em lixeiras públicas na avenida Sete de Setembro.

"É um processo que nos causa estranheza também porque o poder de polícia neste caso é da Justiça Eleitoral e não do município", considerou o advogado Danilo Matos. Além de não informar o conteúdo da peça, o site faz referência também a uma outra ação, também sem citar o conteúdo. Esta é, na verdade, uma ação popular que foi encampada pelos deputados Walter Pinheiro, Nelson Pelegrino e Jaques Wagner (atual governador da Bahia) contra a denominação indevida – por ser o nome de um político baiano vivo – dada pela prefeitura de Madre de Deus a um equipamento público."

Bem, se o site Congresso em Foco acha que divulgar notícia não apurada devidamente é jornalismo, pior para o site Congresso em Foco.

 

Pinheiro dialoga e propõe cooperação com Igreja Católica

O candidato a prefeito Walter Pinheiro (PT) visitou outro dia dom Geraldo Majella, o cardeal arcepisbo primaz do Brasil. Pinheiro propôs uma cooperação da Igreja com a prefeitura de Salvador. Em particular, para implantação do projeto Bairro Educador, com ensino em tempo integral. A imprensa não pôde acompanhar o encontro na Cúria Metropolitana, por motivos óbvios. O cardeal não se presta a exploração político-eleitoral. Entretanto, o próprio dom Geraldo falou depois à imprensa.

Dom Majella considerou viável a proposta de Pinheiro. “Temos capilaridade para abrigarmos as famílias”. Pinheiro conversou também sobre o destino do Abrigo D. Pedro II, que poderia ser deslocado para outra área da cidade mais ampla e apropriada. O cardeal aprovou a idéia. “É importante que os idosos não fiquem isolados. Pinheiro está buscando o diálogo com todas as igrejas.

 

Site “Congresso em Foco” mente sobre Pinheiro (PT)

É o samba do crioulo doido. Walter Pinheiro (PT) tem uma carreira política inatacável, todos sabem, mas o site “Congresso em Foco”, estranhamente, “descobriu” que Walter Pinheiro estaria respondendo a um suposto processo judicial. De acordo com o site, Pinheiro teria uma execução fiscal contra ele, datada de 1999, no Tribunal de Justiça da Bahia.

Cheira à plantação e à mais pura picaretagem.

Como Pinheiro tem processo correndo se ele disputou eleições em 2002, 2004 e 2006? Ora, uma representação contra Pinheiro, que é deputado federal, só poderia ocorrer no Supremo Tribunal Federal (STF). É muito estranha a nota do site “Congresso em Foco”. Em outra oportunidade este site publicou que o patrimônio de Pinheiro teve um aumento de mais de 100%. O mesmo site teve que pedir desculpas pelo erro. Não dá para levar a sério essa gente.

A malandragem na Internet é tão cultivada quanto na grande mídia.

 

Onde estará o dinheiro das obras de Valéria?

Junto com o deputado federal Nelson Pelegrino (PT), o candidato à prefeitura de Salvador, Walter Pinheiro (PT) e sua vice Lídice da Mata (PSB) caminharam pelas ruas de Valéria. Faltam rede de esgotamento sanitário e pavimentação de ruas. Pelegrino fez uma acusação muito séria. Ele afirmou que, por duas vezes, conseguiu aprovar dotação no Orçamento da União para as obras de saneamento e pavimentação das ruas. As obras nunca foram executadas. Os recursos existem, estão disponíveis, “mas falta competência ao prefeito João Henrique (PMDB)” disparou Pelegrino.

Nelson Pelegrino informou que os entendimentos estão avançados com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) para fazer a interligação entre o bairro e a BR-324. "Com Pinheiro e Lídice na prefeitura, este e muitos outros benefícios serão realizados para a maioria da população de Salvador". Os vereadores eleitos Moisés Rocha e Marta Rodrigues acompanharam os candidatos.

"Alguns estudantes me disseram que costumam andar quase seis quilômetros para freqüentar a escola. É inaceitável esta situação", afirmou Pinheiro. Em comício improvisado no Largo de Boca da Mata, ele garantiu que, na sua gestão, a prefeitura irá instalar uma unidade do projeto Cidade-Mãe em Valéria, implantará creches para atender as crianças e famílias da região; e cursos profissionalizantes para juventude. "Governar é cuidar das pessoas, sobretudo da maioria pobre e negra que vive abandonada na periferia".

Estou falando sério. D. Maria da Conceição me disse que no “primeiro turno votei no ACM Neto, mas, agora é Pinheiro na cabeça”.

Tem hora que dá até desânimo. Os bairros populares de Salvador estão um Vietnã do tempo da guerra.

 

Mais de 500 trabalhadores da área da saúde apoiaram Pinheiro (PT)

Não sou da área da saúde, mas estava terça-feira (14) à noite no Hotel Fiesta, de Salvador, atraído por outra reunião de apoio a Walter Pinheiro (PT). Acabei acompanhando a reunião da saúde. A agitação foi tanta que Pinheiro se atrasou para a reunião dos apoiadores que ocorria em outro auditório do mesmo hotel, sob a coordenação do secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, e do presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo.

O secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, abriu a reunião setorial. Participei como penetra. O evento reuniu profissionais da saúde da atenção básica, da média e alta complexidade, profissionais liberais, lideranças do Sindicato dos Médicos, Sindicato dos Agentes de Endemias e do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, além das representações partidárias da frente de esquerda que apóia Pinheiro e Lídice.

Jorge Solla é muito objetivo. “Não temos porque nos envergonhar de ter participado do governo municipal. As grandes conquistas de Salvador, principalmente na área da saúde, como a gestão plena, que só foi possível com a nossa participação à frente da secretaria, são muito importantes”, disse ele.

Segundo o secretário da Saúde, "Salvador sempre ficou a reboque na área de saúde, apenas com a atenção básica e terceirizada. Procuramos viabilizar o Sistema Único de Saúde em Salvador, e isso foi muito positivo em nossa atuação junto à secretaria municipal". Nosso apoio à atual administração municipal, desde que assumimos a Secretaria de Saúde do Estado, foi na perspectiva de que a saúde pública na capital melhorasse.

Walter Pinheiro (PT) destacou a importância do fortalecimento da saúde pública em Salvador, seu compromisso com os profissionais de saúde e a atenção que dará à pasta. "Não dá para tratar a saúde com irresponsabilidade, na brincadeira. Construímos um programa de saúde que é viável de ser concretizado e para isso ouvimos os profissionais envolvidos nesta área. Estamos mostrando propostas viáveis nos quatro anos de gestão".

Ele destacou sua meta de cuidar bem da população e não apenas em investir em infra-estrutura: "O que norteia nosso projeto é o cuidar das pessoas, não adianta construir posto de saúde, como andam prometendo por aí, se não tivermos pessoas capacitadas para atender".

Pinheiro falou ainda de sua proximidade com a luta dos Agentes Comunitários de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. "Essa relação nos mostrou a necessidade de cuidar destes profissionais, e por isso lutamos para regularizar os vínculos desses trabalhadores no Congresso Nacional. Precisamos mudar o conceito do Programa de Saúde da Família e a nossa parceria com o Estado da Bahia será fundamental, pois com ela vamos garantir uma gestão eficiente na saúde pública em Salvador".

Pinheiro é o cara. Pinheiro representa o alinhamento com o governo estadual e federal, visto que o projeto é o mesmo: fortalecimento do SUS e a garantia da saúde pública para todos.

 

Assistentes sociais lançam hoje (quarta-feira) manifesto de apoio a Pinheiro (PT)

Hoje, quarta, 15 de outubro, às 18h, os profissionais de assistência social e estudantes lançam manifesto de apoio a Walter Pinheiro (PT). O ato político será na Associação dos Funcionários Públicos da Bahia, à avenida Carlos Gomes. Estão convidados todos os que defendem políticas públicas de assistência social.

 

Sexta, dia 17, às 19h, tem comício de Pinheiro (PT) no Farol da Barra, com Wagner

O governador Jaques Wagner estará presente ao comício de Walter Pinheiro e Lídice da Mata nesta sexta-feira (17), às 19h, no Farol da Barra. O lugar dá sorte. A subida de Walter Pinheiro (PT) para o segundo turno se deu logo após o grande comício da vitória. É noite de política, festa e alegria no Farol da Barra. Eu, por exemplo, vou com meu neto, João Pedro, de seis anos. Ele não perderia isso por nada. E ele vai de camisa vermelha, bottom e ainda está me pressionando por uma bandeira. Ele é muito radical.

É um momento mágico.

Todos os que amam Salvador vão ao comício de Pinheiro. Todos que amam Salvador lutam para barrar o plano diabólico de João Henrique (PMDB) de entregar a orla marítima para a ganância do capital imobiliário. Onde moram 100 mil vão morar 800 mil. A orla de Salvador não vai agüentar essa pancada.

Nossos vereadores se corromperam ao aprovar um absurdo desse previsto no tal PPDU. Espero que a nova Câmara Municipal renovada acabe com isso.

Pinheiro é 13.

 

É casado? Tem filhos?

As perguntinhas foram feitas pela candidata do PT, Marta Suplicy, ao candidato do DEM/PSDB em São Paulo, Gilberto Kassab. Isso é coisa do marqueteiro baiano João Santana. Afinal, o eleitor tem direito a saber. A mídia não futrica sempre sobre o casamento de Marta?

A mídia entrou em polvorosa. Não que ser homossexual seja algum crime. Ruim é um político esconder isso da população. Ele tem preconceito contra sua própria homossexualidade?

Vocês viram a manchete do jornalão O Estado de S. Paulo?: “Depois de guerra na TV, Kassab tem 12 pontos à frente de Marta”. Se isso não é uma descarada propaganda, não sei mais o que é propaganda”, comenta o blog de Helena Sthephanovitz.

A primeira pesquisa (Ibope) do segundo turno mostrou que Marta subiu de 37% para 39% enquanto Kassab caiu de 54% para 51%. Nenhum jornal faz a comparação.

 

Márcio Lacerda (PT/PSDB/PSB) vai perder em Belo Horizonte

A grande imprensa mineira vendia a idéia de que Márcio Lacerda, candidato do prefeito Fernando Pimentel (PT) em espúria aliança com o governador Aécio Neves (PSDB) ganharia no primeiro turno, com mais de 70% dos votos. Não aconteceu. Agora, no segundo turno, Leonardob Quintão, a zebra do PMDB, recebeu apoio da candidata Jô Morais do PCdoB, que ficou em terceiro lugar. Logo depois o PCdoB decidiu oficialmente apoiar Quintão.

O racha no PT enfraquece a candidatura de Márcio Lacerda. Patrus Ananias, Luiz Dulci e Nilmário Miranda cruzaram os braços. O candidato derrotado do PDT, Sérgio Miranda, rejeitou a decisão de seu partido de apoiar Lacerda. O PRB e o vice-presidente da República, José Alencar, declararam apoio a Quintão.

Agora, o Tribunal Regional Eleitoral proibiu a campanha de Lacerda de aumentar os gastos de campanha. Milionário, ele queria autorização da Justiça Eleitoral para aumentar o gasto declarado de R$ 14 milhões para R$ 20 milhões. Uma verdadeira “derrama”.

Já tem pesquisa dando ampla vantagem para Leonardo Quintão (PMDB).

Márcio Lacerda vai perder a eleição em Belo Horizonte. Se perder, perdem Fernando Pimentel que queria ser governador a qualquer custo e Aécio Neves, que queria ser presidente da República. Que viagem!

 

PCdoB elegeu quatro prefeitas e 24 vereadoras na Bahia

Na Bahia o PCdoB faz história. Das 18 prefeituras conquistadas, 4 serão administradas por mulheres. Irismá de Souza, em Gandu, é médica; Sandra Vidal, em Ibicoara, foi assessora técnica da FETAG; Olga Gentil, em Matina, é professora e Tânia Portugal, em São Sebastião do Passé é pedagoga e professora da UNEB. Olga Gentil e Tânia Portugal foram reeleitas. O PCdoB elegeu ainda a vice-prefeita de Caetité, Maria de Fátima Oliveira, duas vereadoras em Salvador e outras 22 vereadoras no interior do Estado.

 

Veja, a revista que virou panfleto

No site “Observatório da Imprensa”, Luiz Antônio Magalhães assina um texto esclarecedor sobre o desastre editorial da revista Veja, que parece ter perdido, definitivamente, o rumo. A revista se superou na piração. Ao cobrir a crise financeira internacional deu uma capa com o Tio Sam de dedo em riste e a manchete “Eu salvei você”. Em jornalismo isso se chama “barriga”. O erro foi tão grosseiro que a revista rival, a CartaCapital, com o mesmo Tio Sam de dedo em riste, deu a manchete : “Ele não salva ninguém”.

A revista Veja deixou de ser, há tempos, jornalística. É um panfletão reacionário, conservador, dedicado a pregar os valores do neoliberalismo. A crise global deixou a revista sem rumo. “O problema é que os valores que a revista andou defendendo viraram pó”. Enquanto tateia em busca de um discurso para justificar a crise financeira, tenta cobrir as eleições municipais. Faz merda novamente. Em editorial afirma que “O povo não é bobo” e como exemplo cita os votos em Kassab (DEM) e em Beto Richa (PSDB). É, de fato o povo não é bobo.

Na edição desta semana, a revista faz um balanço das urnas. Reconhece que o PT cresceu, “mas foi nos grotões”. Qualquer foca de jornalismo faz as contas e vê que a oposição perdeu, o fato mais relevante é a derrota estrondosa da aliança demo-tucana. A revista tem uma aritmética enviezada. Como afirma Luiz Antônio Magalhães “no fundo, Veja age na política e na economia seguindo a máxima do ex-ministro Rubens Ricúpero: o que é bom (para o ideário conservador), a gente mostra; o que é ruim, a gente esconde. E isto, fica aqui o reconhecimento, o pessoal da redação de Veja sabe fazer como ninguém”.

LEIA NA ÍNTEGRA

14 de outubro de 2008

 

Victor Meyer na revista Caros Amigos

O jornalista Renato Pompeu, em sua coluna “Idéias de botequim”, na revista Caros Amigos de outubro, registra o seguinte:

“(...) como fui em 1961 o primeiro jornalista responsável pela revista “Política Operária”, tenho um carinho especial pela biografia recém-lançada de um militante na Bahia da Polop, grupo político que se aglutinou em torno da revista, “Victor Meyer, um revolucionário”, de Emiliano José, que já biografou Carlos Lamarca e Carlos Marighella, livro publicado pela Caros Amigos Editora.

À Polop, que se dissolveu para se incorporar ao PT, pertenceram, além de Meyer, também os falecidos Eder Sader, sociólogo que hoje é nome de praça na Vila Madalena, em São Paulo, e Ruy Mauro Marini, um dos principais teóricos marxistas da dependência, e os ainda atuantes Nilmário Miranda, que foi secretário Nacional de Direitos Humanos, Orlando Miranda, a ministra Dilma Roussef, o cientista político Emir Sader (irmão de Eder), os famosos intelectuais Theotônio dos Santos Jr. E Luiz Alberto Moniz Bandeira. Os dois Mirandas colaboram no livro(...)”.

A edição de Caros Amigos da qual lhes falo tem na capa uma foto pornográfica de Sarah Palin, candidata a vice-presidente de Mccain, segurando uma metralhadora, trajada de um horroroso maiô duas peças com as cores da bandeira americana. A imoralidade não é o maiô, é a metralhadora.

 

Léo Kret anuncia que vai votar em Walter Pinheiro (PT)

No blog Mídia Baiana a jornalista Mônica Bichara retoma a reflexão sobre a vitória da transexual Léo Kret em Salvador. Ela comenta o artigo de Jean Wyllys publicado no Correio (ex-Correio da Bahia). Não importa se a dançarina pagodeira vai usar o banheiro masculino ou feminino na Câmara Municipal. Se vai usar saia ou paletó. Importa saber que foi eleita com 13 mil votos, um sonoro protesto. Até pessoas preconceituosas votaram na Léo Kret. Adolescentes diziam: “Vamos esculhambar de vez”. Milhares de votos na Léo Kret foram fruto da descrença na política. Agora, vamos torcer para que a Kretina, como ela se auto-intitula, assuma uma postura além da “bicha-louca” de circo. Aliás, ela começa a surpreender. Não seguiu a ordem do padrinho ACM Neto (DEM) de votar no João Henrique (PMDB). A Kretina já declarou que vai votar em Walter Pinheiro, do PT. Ela tem brilho próprio, com ou sem plumas e paetês.

LEIA NA ÍNTEGRA EM MÍDIA BAIANA

 

Zé das Virgens é o novo prefeito eleito de Irecê

Tem hora que eleição chateia, tem hora que eleição é gratificante. Fiquei entusiasmado com a eleição de Zé das Virgens (PT) à prefeitura de Irecê. Ele fez a campanha como representante do presidente Lula e do governador Wagner. Deu certo. Com 15.141 votos ele ganhou do segundo colocado, Luiz Sobral, do partido controlado pelo senador mentiroso César Borges (PR), com uma diferença de 4.410 votos. Seguramente, Irecê (a 478 km de Salvador), com 61.526 almas, município conhecido como a Capital do Feijão, vai passar por um novo ciclo de desenvolvimento.

Zé das Virgens é a cara do PT. Com 46 anos, está em seu terceiro mandato como deputado estadual. É vice-líder do governo. Exerce a liderança do PT na Assembléia. Técnico em agropecuária, pequeno produtor rural, seus mandatos foram dedicados à defesa dos produtores e ao incentivo à cultura. Promete obras de infraestrutura, educação, saúde e saneamento básico que, inclusive já estão em andamento com o atual prefeito Joacy Dourado, que o apoiou.

O problema é que Irecê enfrenta uma grave crise em conseqüência da seca. Tirar Irecê da crise agrícola é o grande desafio de Zé das Virgens, de Lula e de Wagner.

13 de outubro de 2008

 

Victor Meyer, um revolucionário II

Mal postei o texto abaixo sobre o livro de Emiliano José que não foi lançado, comecei a receber telefonemas pedindo mais informações.

Lá vão mais informações:

O jornalista e escritor Emiliano José traça o perfil biográfico de Victor Meyer, baiano de Alagoinhas (BA), que enfrentou a ditadura militar de 1964 filiado à organização revolucionária chamada Política Operária – POLOP.

O ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, escreveu o prefácio.

A contribuição da POLOP na luta contra a ditadura é pouco conhecida pelas novas gerações. Pertenceram à POLOP nomes hoje conhecidos como Dilma Roussef e Eder Sader.
Dissidências políticas da POLOP geraram o Comando de Libertação Nacional (COLINA) em Minas Gerais e Vanguarda Popular Armada (VPR) em São Paulo, que partiram para a luta armada.

O próprio Nilmário Miranda militou por dez anos na POLOP. “Deixei a POLOP em 1974, cumprindo pena no Presídio de Linhares em Juiz de Fora. Junto com os presos políticos, resolvi apoiar os candidatos do MDB.

Entrei para a POLOP pela defesa da anulação do voto em 1965 e saí dela para interromper a seqüência de anulação do voto que praticamos em 1965, 1966, 1968, 1969, 1972. Na verdade, incorporava-me à luta democrática na segunda metade dos anos 70, que me levaria à defesa da democracia como valor universal”.

Nilmário Miranda, ex-deputado federal e ex-secretário Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, é atualmente vice-presidente da Fundação Perseu Abramo.

Da Bahia são lembrados nomes conhecidos da luta política. Orlando Miranda, Ivan e Olívia Braga, a família Falcon – Yara, Gustavo e Pery Falcon -, Carlos Tibúrcio, João Henrique Coutinho. São muitos.

A POLOP teve sua origem no marxismo oriundo do socialismo alemão. A formação intelectual de Eric Sachs, fundador e principal teórico da POLOP, veio de August Talhermer, crítico do stalinismo já ao final da década de 20. Victor Meyer foi o mais longevo cultor e seguidor de Eric Sachs.

 

Victor Meyer, um revolucionário

Ainda não foi lançado publicamente, nem mesmo em Salvador, mas o livro de Emiliano José intitulado “Galeria F: Parte III - Lembranças do Mar Cinzento – Victor Meyer, um revolucionário”, já está à venda na livraria virtual da revista Caros Amigos ou Editora Casa Amarela.

Não se trata de uma biografia no sentido tradicional. É mais um resgate, uma espécie de história de uma pessoa excepcional, Victor Meyer, cuja história deve ser oferecida aos que aqui estão e aos que virão.

Ele perdeu amigos na ditadura, passou anos preciosos como foragido, de aparelho em aparelho. Defrontado a todo tempo com a barbárie, nem por isso tornou-se um “mensageiro do infortúnio”. Dedicou sua brilhante inteligência como intelectual militante, a uma visceral preocupação com o mundo e à humanidade perpétua.

Victor nunca se prosternou ao deus do dinheiro e do sucesso. Quando tudo parece perdido ou desmanchado, quando tudo em que sempre acreditou parece longe, não se entrega à prostração ou à melancolia: busca a compreensão.

O escritor Emiliano José não tem data para o lançamento. É que todos os que poderiam organizar o lançamento em Salvador e todos os que poderiam ir ao lançamento estão como loucos fazendo campanha para Walter Pinheiro (PT) à prefeitura. Lançamento só depois do dia 26 de outubro.

Loja Virtual da Editora Casa Amarela

Revista Caros Amigos

 

Bolsa Família tirou dos coronéis a moeda de troca eleitoral

Da cientista Política Lúcia Avelar, da Universidade de Brasília:

“O poder local das famílias que controlam o Norte e o Nordeste brasileiros é impressionante. Mas, agora, vivemos um momento interessante, uma tendência de democratizar o país dos centros urbanos para o interior”.

“Sem dúvida, o Bolsa Família é um instrumento de desvinculação da política nacional com a local. Ao transferir renda diretamente a quem necessita, o benefício fragiliza a distribuição particularista dos recursos em uma eleição local”.

Tradução: ao contrário do que afirmam alguns “analistas” da mídia, Lúcia Avelar ressalta que os programas sociais federais, iniciados no governo FHC e fortalecidos no mandato de Lula, reduzem o populismo, ao tirar dos coronéis uma moeda de barganha eleitoral.

Fonte: revista CartaCapital (15/10/2008).

 

O PT não agrega trânsfugas do ex-PFL

Do cientista político João Augusto de Castro Neves, da Consultoria CAC:

“A debandada para o PMDB agrava a crise do DEM e ocorre, principalmente, porque o partido é uma excelente porta de entrada para a base governista. Nesse sentido, o crescimento do PT no Nordeste é mais significativo, pois não agrega essas transferências”.

“Seja qual for o ponto de vista, o ex-PFL foi varrido do Nordeste, sua base mais tradicional. Entre 2004 e 2008 o partido perdeu 63% das prefeituras na região. No mesmo período, o PT subiu 105%, o PDT 126% e o PSB 91%”.

 

De Geddel pode surgir um “carlismo” de segunda geração

São preocupantes as análises feitas pelo cientista João Augusto de Castro Neves, da Consultoria CAC, e pelo cientista social Adriano Cerqueira, da Universidade Federal de Ouro Preto, sobre o significado das eleições na Bahia. Elas estão na revista CartaCapital desta semana.

XXX

Na Bahia, historicamente dominada pela mão pesada de ACM, a política costuma se definir do interior em direção à capital. Agora, as votações municipais confirmam o ocaso do carlismo: “O PT continua em curso ascendente no Nordeste, aumentando sua presença em diferentes perfis da região e faz isso principalmente em cima do DEM”, afirma Adriano Cerqueira.

XXX

“O antigo PFL perdeu cerca de 300 prefeituras no Brasil, mais da metade delas na Bahia. E lá quem ganhou foi o Geddel, que é um sobrevivente e emerge como contraponto ao PT”, afirma João Augusto de Castro Neves.

XXX

Castro Neves enxerga na situação baiana indício de uma transição entre poderes tradicionais: “É uma oligarquia, mas não com as mesmas práticas. Nesse caso as lideranças são mais jovens e talvez menos identificadas com a figura de Geddel. Ele é menos personalista, POR HORA, do que foi ACM, e exerce o poder por meio do PMDB e dos recursos federais, já que como ministro da Integração Nacional ele lida diretamente com os municípios”.

XXX

Castro Neves ainda afirma: “O grupo de Geddel pode se transformar em um carlismo de segunda geração ou diluir-se com o PT. Tudo depende do que acontecerá em 2010”.

XXX

Quando Wagner se elegeu no primeiro turno, o carlismo dominava 367 dos 417 municípios baianos. Desde então cerca de 280 prefeitos ligados a ACM se transferiram para partidos que apóiam o governador. O PMDB de Geddel abrigou pouco mais de 100 deles.


CONCLUSÃO - Quem luta realmente pela transformação da Bahia precisa eleger Walter Pinheiro (PT) prefeito de Salvador. Ou vem Geddel como semente de um novo “carlismo” sem ACM.

 

Aécio Neves (PSDB) quebrou a cara em Minas ao tentar isolar Patrus Ananias (PT)

Não se pode passar por cima, impunemente, de lideranças políticas como Patrus Ananias, Luiz Dulci e Nilmário Miranda em Minas Gerais. A estratégia do prefeito Fernando Pimentel (PT) e do governador Aécio Neves (PSDB) de eleger, a qualquer preço, Márcio Lacerda (PSB) à prefeitura de BH deu errado no primeiro round. Em vez dos 70% previstos, Lacerda obteve 43,59% dos votos e Quintão foi a 41,26% dos votos. Qualquer um pode ganhar.

Os líderes petistas abandonaram a capital e se voltaram para o interior. O PSDB mineiro perdeu prefeituras. De 170 caiu para 159. Com a ida para o segundo turno de Leonardo Quintão (PMDB) em BH, Hélio Costa (PMDB) saiu fortalecido e Patrus Ananias (PT) cresceu. Contrário à aliança PT/PSDB, o ministro Patrus Ananias ajudou seu partido a saltar de 85 prefeituras para 107, atuando apenas nos finais de semana.

Patrus saiu fortalecido, Aécio e Pimentel enfraquecidos. Em Minas não deu para fazer do PT tranpolim para carreira política pessoal.

 

A hora do espanto no blog Bahia Já

Espantosa é a matéria que o veterano jornalista Tasso Franco editou em seu blog Bahia Já. A matéria é velha, data de 01/09//2008, mas só agora chegou a meu conhecimento. Não cita a fonte. A matéria intitulada “Governo pode retomar maioria em comissões na Assembléia Legislativa” afirma que nos bastidores comenta-se que Jurandir Oliveira (PRTB) poderia integrar-se à base aliada do governo, “desde que consiga emplacar seu filho numa diretoria da Desenbahia”.

Logo em seguida cita meu nome: “Existe uma vaga neste órgão do governo, mas, também o que se comenta nos corredores da A. L. é que uma filha de Odack (grafado assim mesmo, errado), presidente da Desenbahia, estaria colocando obstáculos nesse sentido”.

Não é inacreditável? Oldack Miranda virou Odack no blog de Tasso Franco. É como se eu escrevesse aqui no blog Bahia de Fato que o Bahia Já é editado pelo jornalista Taço Franco...

O mais inacreditável, porém, é que Tasso Franco não saiba que eu, pobre mortal, tenho cacife para ser mal, mal, assessor de comunicação da Desenbahia, nunca presidente.

E que tal envolver minha filha na fofoca desqualificada? Não tenho filha na Assembléia Legislativa, nem na Desenbahia.

Liguei agorinha mesmo para Tasso Franco. Ele me disse que ia ver o que aconteceu. Eu disse pra ele: “Amigão, tire meu nome disso, ainda mais grafado errado”. Fico p da vida quando alguém me chama de Odack. Dava tudo para saber o mau caráter na Assembléia Legislativa da Bahia que passou este texto para Tasso Franco.

ESTÁ DUVIDANDO? LEIA NA ÍNTEGRA:

Fonte: blog Bahia Já
01/09/2008 - 16:24

GOVERNO PODE RETOMAR MAIORIA EM COMISSÕES AL. JOÃO BONFIM SAI DO DEM.

A base aliada do governo deverá retomar a maioria nas comissões temáticas da Assembléia Legislativa com a saída do deputado João Bonfim, do DEMOCRATAS, ficando sem partido. A decisão de Bonfim será oficializada ainda esta semana, o deputado aguarda apenas uma certidão que está a caminho do seu gabinete na ALBA.

Com essa decisão de Bonfim, neutraliza-se a perda que o governo teve com a saída do deputado Fernando Torres, PRTB, da base aliada, e também do deputado Jurandir Oliveira, PRTB. Nos bastidores da AL, comenta-se que a situação de Jurandir ainda seria reversível, desde que consiga emplacar seu filho numa diretoria da Desenbahia.

Existe uma vaga neste órgão do governo, mas, também o que se comenta nos corredores da AL é de que uma filha de Odack, presidente da Desenbahia, estaria colocando obstáculos nesse sentido. Entendem os analistas internos da AL que este seria um problema menor.

Para o líder da minoria, deputado Gildásio Penedo, a proporcionalidade nas comissões só se alterará se Bonfim decidir mudar de patido. Mas, em adotando uma atitude dessa natureza, poderá ser enquadrado com "infiel" (norma do TSE sobre a Fidelidade Partidária) e até perder o mandato.

"Este certamente não será um risco que o deputado pretenda asssumir" situa Penedo destacando que a saída de João Bonfim, do DEM, ainda não está bem explicada pelo deputado. Bonfim teria se desentendido com o diretório municipal de Guanambi na medida em que, desejava ser candidato a prefeito, porém, o Democratas compôs com o atual prefeito Nilo Moares Coelho (PP), candidato a reeleição pelo PP, e seu adversário no município.

 

Ex-governadores decadentes lutam contra PT em Salvador

O jornal paulista Folha de S. Paulo lembra na edição de domingo (12) um fato curioso: “Ex-governadores da Bahia se unem para vencer PT na capital”. A estratégia é do ex-governador Paulo Souto (DEM), mais sujo que pau de galinheiro pela herança maldita que deixou. Um dos cinco ex-governadores é João Durval Carneiro, pai do candidato. Não conta. O apoio do ex-governador César Borges (PR) tira votos. Nilo Coelho (PP) está longe da disputa municipal e como prefeito reeleito seria muito burro para entrar nessa furada. Alguém se lembra de Lomanto jr?

O ex-governador Paulo Souto (DEM), responsável pela derrota de ACM Neto logo no primeiro turno, dada a antipatia que ele desperta no eleitorado da capital, morre de medo do crescimento do PT. “Esta aliança é a forma que encontramos para dar freio na ânsia do PT de se tornar um partido hegemônico no Estado”, afirmou Souto à Folha. O medo de Souto é real, mas a análise dele é fajuta. Walter Pinheiro é candidato do PT/PSB/PV/PCdoB e no segundo turno recebeu adesões do PR, PRB, PMN, PSDC, PSDB e PPS. A Bahia tem 417 municípios, o PT ganhou em 69. Onde está a “hegemonia”?

Ex-governador por ex-governador prefiro o apoio dos ex-governadores Roberto Santos, Waldir Pires e Antônio Imbassahy. Eles se uniram ao governador em exercício, Jaques Wagner, para eleger Walter Pinheiro, da coligação “Salvador, Bahia, Brasil”.

 

Alguma coisa está errada com a Gazeta Mercantil

Leio na Gazeta Mercantil de hoje (13) que Wagner e Geddel disputaram “avidamente” o apoio de ACM Neto (DEM), candidato derrotado no primeiro turno em Salvador. Não sei onde o jornalista José Pacheco Maia Filho foi buscar essa “informação”. A matéria confunde os leitores da Gazeta Mercantil. Nem mesmo a afirmação de que o apoio de ACM Neto a João Henrique (PMDB) “antecipa” a disputa pelo governo da Bahia em 2010 é verdade. Estará Pacheco Maia “testando hipóteses” na linha do jornalismo da Rede Globo?

Ao buscar o apoio de ACM Neto (DEM) para João Henrique (PMDB), Geddel não “venceu” o governador Jaques Wagner. Pelo contrário, perdeu e muito a pouca credibilidade que tinha.

A manchete da Gazeta chega a ser hilária: “Apoio de ACM Neto fortalece Geddel no segundo turno”. Ops, pensei que o candidato era João Henrique, não Geddel. Para o jornalista da Gazeta Mercantil ACM Neto mesmo tendo perdido saiu “fortalecido” da eleição e varreu a “antipatia”. A matéria dá uma informação estranha. Diz que de acordo com institutos de pesquisa ( não cita nenhum) o eleitorado de ACM Neto está dividido: 51% para João, 49% para Pinheiro. Parece mais texto de assessoria de imprensa de comitê eleitoral.

 

Senador César Borges (PR) é um mentiroso, afirma o governador Jaques Wagner

“César Borges é um mentiroso”, afirmou Wagner. Borges disse que recebera proposta de participar do governo estadual em troca de apoio à candidatura de Walter Pinheiro (PT). “Eu tentei tratá-lo com respeito, mas infelizmente me enganei. Ele é mentiroso, eu nunca ofereci nada a ele em troca de apoio (...) Eu disse, textualmente, que separasse o apoio de Pinheiro do meu governo. Nunca ofereci nada a ele para apoiar Pinheiro", disse Wagner, que está articulando pessoalmente as alianças de apoio ao candidato petista para o segundo turno das eleições em Salvador.

A descompostura de Wagner ao senador Borges está no jornal A Tarde. Quem conhece Wagner e quem conhece César Borges sabe quem está mentindo. César Borges tem a memória fraca. Quem ofereceu vantagens – aceitas por ele – foi o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) que apóia a reeleição do confuso prefeito João Henrique (PMDB). César Borges mentiu duas vezes. Ao afirmar que Wagner tinha lhe oferecido espaço no governo e ao negar que sua adesão a João Henrique se deu sem troca de favores. Ao jornal A Tarde Wagner contou toda a verdade sobre os contatos com o decadente senador carlista.

César Borges, quem te conhece que te compra.

 

Lideranças do PR e PRB integram carreata de Pinheiro (PT)

No primeiro turno, o PR e o PRB apoiaram ACM Neto (DEM). Neste domingo (12) os parlamentares Ivo de Assis (deputado) e Isnard Araújo (vereador eleito), ambos do PR, desfilaram em carro aberto com Walter Pinheiro (PT). Presentes, uma dezena de líderes comunitários do PRB – partido que aderiu integralmente. A carreata com mini-trio elétrico e duzentos veículos de militantes percorreu bairros da 8ª Zona Eleitoral, como Águas Claras, Cajazeiras, Castelo Branco, Boca da Mata e Nova Brasília.

Na 8ª Zona Eleitoral, Pinheiro (PT) obteve 26,53% dos votos no primeiro turno contra 38,06% do adversário João Henrique (PMDB). A carreata está dentro da estratégia do PT de reverter o quadro. Ao final do trajeto de quase três horas Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB) caminharam pelas ruas de Cajazeiras 11, cumprimentando moradores. Eles estavam acompanhados do secretário da Saúde, Jorge Solla, do deputado estadual Bira Coroa e do presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo.

À tarde, Walter Pinheiro gravou depoimento para o programa eleitoral que começa hoje (segunda,13), às 13h.

12 de outubro de 2008

 

Na Bahia o PMDB encolheu 3%, o PT cresceu 152%

Ao contrário do que vem sendo divulgado pelos meios de comunicação, o PMDB encolheu 3% e o PT cresceu 152% no cenário eleitoral da Bahia. Até os militantes petistas se surpreenderam com a exposição feita pela secretária estadual de Formação Política do PT, Renata Rossi, durante o primeiro encontro dos prefeitos e vices eleitos pelo partido.

Renata Rossi apresentou o quadro comparativo entre os prefeitos do PT eleitos em 2005 e agora em 2008 e do PMDB em 2005 e agora em 2008. Em 2005, o PT elegeu 27 prefeitos, contra 69 em 2008, um crescimento de 152%. O PMDB em 2005 elegeu 117 prefeitos, em 2008 elegeu 113. Um decréscimo de 3%. A mídia mente. Simples assim.

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, parabenizou o PT da Bahia pelo resultado eleitoral: “A Bahia elegeu 69 prefeitos. Um crescimento significativo. Estar do lado do presidente Lula e do governador Jaques Wagner é muito importante, mas, esse avanço é fruto, principalmente, da organização e da unidade partidária do PT”.

 

Prefeitos de Camaçari e Lauro de Freitas entram na campanha de Walter Pinheiro (PT)

No primeiro encontro dos prefeitos e vice-prefeitos eleitos do PT, realizado em Salvador (11), os prefeitos reeleitos de Camaçari, Luiz Carlos Caetano , e de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, fizeram pronunciamentos semelhantes. “Estou indo para as ruas pedir votos para Pinheiro (PT)”, disse Caetano. “Todos os petistas da Bahia têm o dever de pintar Salvador de vermelho, ninguém pode ficar de fora dessa caminhada cívica”, disse Moema Gramacho.

Com a presença do governador Jaques Wagner e do presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, o primeiro encontro dos prefeitos e vices eleitos do PT da Bahia foi marcado por muitas declarações de apoio a Pinheiro.

O ato começou com uma entrevista coletiva para anunciar o apoio de lideranças do PR à candidatura do PT. Estavam presentes o bispo Márcio Marinho (PR), ex-candidato a vice-prefeito na coligação de ACM Neto (DEM) e o presidente do PR de Salvador, vereador eleito Sidelvan Nóbrega.

O Governador Jaques Wagner saudou o apoio e avaliou que este posicionamento do PR, ingressando nas fileiras de apoio a Pinheiro é um gesto que demonstra a coerência do PR com a proposta petista de mudança com o povo. Esta avaliação foi confirmada pelo discurso do deputado federal Márcio Marinho: “Estou escolhendo o lado certo para lutar por uma Salvador melhor”.

Como líder do PR na Bahia, o senador César Borges devia estar roendo unhas...

 

Assistentes sociais e estudantes vão lançar manifesto de apoio a Pinheiro

Será no dia 15 de outubro, às 18h. Na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia, local de memoráveis assembléias nos tempos da luta contra a ditadura. Estudantes e profissionais de Assistência Social vão lançar um manifesto em apoio à candidatura de Walter Pinheiro (PT). No setor, há um clima de fazer de Salvador uma cidade com mais justiça e igualdade social. Dois integrantes da Frente Parlamentar de Assistência Social vão estar presentes: deputados estaduais Valmir Assunção (PT) e Yulo Oiticica.

 

Caetano Veloso declara voto para Pinheiro (PT)

Caetano Veloso em seu blog Obra em Progresso critica João Henrique (PMDB) e pede apoio para Walter pinheiro (PT). Caetano não perdoa João Henrique por favelizar a Orla Marítima de Salvador com as desastradas barracas de praia embargadas pela Justiça e também quer repor as pedras portuguesas na calçada do Porto da Barra.

"Não dá para reeleger este cara", diz Caetano.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?