9 de março de 2012

 

Lula envia mensagem para Zé Sérgio Gabrielli

Mensagem de Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem, lida durante a posse, elogiando a atuação de Gabrielli à frente da Petrobras. “Você elevou a nossa Petrobras ao mais alto nível da indústria petroleira mundial. Você liderou a nossa chegada à auto-suficiência em petróleo. Você liderou a descoberta do pré-sal, uma reserva tão imensa que garante tranquilidade ao abastecimento de combustível no Brasil por muitas décadas. Você também cuidou das pessoas, e liderou a reforma do plano de previdência da companhia, para poder oferecer uma perspectiva segura de futuro aos jovens que hoje iniciam sua trajetória profissional na Petrobras."

Também participaram do evento secretários estaduais, a atual presidente da Petrobras, Graça Foster, o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, o ex-governador Waldir Pires, o presidente da Caixa, Jorge Hereda, os senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro, o presidente do TCE, Zilton Rocha, o presidente da Assembléia, Marcelo Nilo, o reitor da UFRB, Paulo Gabriel, reitores da UNEB, empresários e outras autoridades.

 

Secretário Gabrielli anuncia papel fundamental para Desenbahia no fortalecimento da economia baiana

Em seu discurso de posse, como Secretário do Planejamento da Bahia, o ex-presidente da Petrobras, economista José Sérgio Gabrielli Azevedo, nesta sexta-feira (9), no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), em Salvador, afirmou que a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) “desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de cadeias produtivas para ampliar os efeitos sobre a economia”.

José Sérgio Gabrielli afirmou:

1) A dimensão financeira do desenvolvimento para o Governo usualmente fica restrita ao financiamento das políticas públicas, utilizando as fontes tradicionais de captação de poupanças para a transformação em investimentos.

2) O setor público encontra várias limitações regulatórias para reduzir os riscos de inadimplência do setor em relação aos seus credores. No entanto, a complexidade do mercado financeiro atual, particularmente nesse momento da crise internacional apresenta várias ameaças para os projetos em andamento, mas também cria muitas oportunidades no oferecimento de projetos sustentáveis e rentáveis para o setor privado.

3) Existem muitas fontes para novos financiamentos para projetos especiais, projetos estruturados e complementares aos investimentos do setor público, mas que potencializam o emprego e a geração de renda. Nesse sentido, o conceito de cadeias produtivas é fundamental para ampliar os efeitos sobre a economia.

4) A agencia de desenvolvimento Desenbahia desempenha um papel fundamental nessa direção, articulando as conexões entre poupadores e investidores e entre os empreendedores e os financiadores, além do crescimento de suas atuais atividades de utilizar Fundos públicos para financiar projetos em determinados segmentos da economia.

8 de março de 2012

 

Bob Fernandes entrevista Waldir Pires no portal Terra Magazine

Na íntegra. Leia entrevista de Bob Fernandes com Waldir Pires no portal Terra Magazine. Foi a entrevista que noticiou em primeira mão a candidatura de Waldir Pires a vereador da capital baiana. Grande repercussão.

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5648201-EI6578,00.html

 

Jornalista Samuel Celestino chama Waldir Pires de “guerreiro da liberdade” que honra a Bahia


Waldir Pires, guerreiro da liberdade

Por Samuel Celestino – Portal Bahia Notícias

Waldir Pires que, aos 85 anos, declarou-se candidato a vereador por Salvador, pelo PT, é um exemplo de homem público. Puro, correto. Praticamente toda sua vida foi dedicada a essa atividade que iniciou com apenas 24 anos ao ser nomeado secretário de Estado pelo governador Régis Pacheco.

Era filiado ao PSD. Isso na primeira metade dos anos 50. Na sequência, foi deputado estadual e líder do governo Antônio Balbino. Elegeu-se deputado federal em 1958. Em 1961 se candidatou a governador da Bahia e perdeu por uma diferença de 30 mil votos para Lomanto, então prefeito de Jequié e duas vezes presidente da Associação Brasileira de Municípios, na época uma entidade de muito destaque.

Houve interferência da Igreja Católica, do então Cardeal Da Silva, que o via como “candidato dos comunistas”. No governo Jango, Waldir Pires assumiu o cargo de consultor-geral da República quando se vinculou a Darcy Ribeiro.

Com o golpe de 1964, os dois foram os últimos a deixar o Palácio do Planalto, daí, cassados na primeira lista da ditadura, deixou o país em um monomotor (Yolanda, sua mulher e os filhos ficaram no Brasil) e se instalou no Uruguai, onde se encontravam Jango, Brizola e outros políticos perseguidos e cassados.

Com dificuldades para se sustentar e a família, Waldir foi para a França, onde ensinou direito nas universidades de Dijon e Paris, por influência do grande economista Celso Furtado, também banido pela ditadura militar. Com direitos políticos suspensos, Waldir retornou ao Brasil em 1970, e, com o fim do AI-5, já nos anos 80, se candidatou ao Senado, perdendo para Luis Viana Filho, ele no PMDB, do qual foi fundador, e Viana na então na Arena. Fazia dobradinha com Roberto Santos, também derrotado para o governo do Estado.

Em 1986 se elegeu com uma explosão de votos governador da Bahia com o discurso da “Mudança”. Dois anos depois renunciou para se candidatar a vice-presidente ao lado de Ulysses Guimarães, o andarilho, o caçador de nuvens, o anticandidato de 1973. Não teve êxito.

Antes, foi ministro da Previdência Social. Nos anos 90, se candidatou ao Senado, na era ACM, e perdeu de forma estranha, nas últimas urnas apuradas. Na época, mapeavam-se votos, o que não significa dizer que houve mapeamento. Elegeu-se deputado federal.

Recentemente, tentou ser senador, mas o PT não lhe cedeu legenda. Bem, de forma sumária é este e currículo deste homem notável, baiano de Acajutiba, que tem o hábito de tomar uísque com água de coco, sempre pedindo desculpas aos escoceses que inventaram a bebida.

Dedicou-se, como poucos, à defesa da democracia, ao estado democrático de direito. Agora, com idade avançada, demonstra o guerreiro que nele habita, o guerreiro imortal, e se candidata a vereador por Salvador. Honra a Bahia, honra Salvador com o seu desprendimento.

Tenho por ele um respeito imenso e um carinho maior.


Bravo, Waldir Pires.





 

Empresário, ex-deputado federal e escritor, Joaci Góes aplaude candidatura de Waldir Pires a vereador de Salvador

O vereador Waldir Pires - Por Joaci Góes - Tribuna da Bahia

Joaci Góes*

É improvável que surja, ao longo das eleições municipais do ano corrente, em todo o país, algum fato capaz de rivalizar com o interesse popular despertado pela candidatura de Waldir Pires a vereador de Salvador. A novidade consiste na surpreendente disposição de alguém, no apogeu da maturidade, com um dos mais ricos currículos, construído a partir da segunda metade do último século, concorrer a um posto normalmente encarado como marco inicial da carreira política.

É natural e previsível, portanto, que a instigante decisão de Waldir Pires continue a ser objeto, em lares e bares, de inúmeras suposições que buscam desvendar a motivação básica que lastreia sua heterodoxa e até certo ponto inédita iniciativa, em nossa história, na medida em que não se conhece precedente de alguém com o seu peso que haja se habilitado a posto tão modesto, comparativamente às dimensões do seu prestigioso nome. Otávio Mangabeira, o mais ilustre dos edis soteropolitanos, chegou à vereança aos 26 anos, não valendo como precedente.

É verdade que, em várias capitais do Brasil, políticos de peso como César Maia, no Rio, Arthur Virgílio, em Manaus, e Felix Mendonça, em Salvador, anunciam a disposição de concorrer à edilidade. Nenhum deles, porém, exerceu tantos cargos como os que conferem a Waldir Pires tão marcante singularidade biográfica na vida política nacional, inclusive uma acirrada disputa pela indicação do seu nome como candidato a presidente da República.

É verdade, também, que a Câmara de Salvador é revestida do prestígio de ser a mais antiga das casas parlamentares do Brasil, não sendo difícil prever o quanto a presença ali de Waldir Pires poderá contribuir para a elevação de sua credibilidade. Não são poucos entre os mais qualificados observadores da cena política brasileira os que pensam que Waldir teria sido eleito se tivesse concorrido, em lugar de Ulysses Guimarães, nas eleições de 1989.

Descartem-se, de plano, algumas especulações. Necessidade financeira não é. Dono de uma das mais longas carreiras políticas, Waldir, certamente, conta com a renda de uma aposentadoria que atende plenamente as exigências da vida modesta de que nunca se afastou, nem mesmo quando exerceu elevadas funções na vida pública, de que é prova o padrão espartano que adotou em sua passagem pelo governo da Bahia. A busca de notoriedade, tampouco. Aclamado por onde passe, chovem convites, de toda parte, para proferir palestras e receber homenagens.

O mais provável é que Waldir Pires se enquadre no categórico imperativo kantiano segundo o qual “o homem jamais se libertará da paixão política ou religiosa”. No seu caso, por formação pessoal, autoelaborada, desde a mais tenra juventude, a política corre em suas veias, é da essência do seu ser. Um verdadeiro Karma.

É verdade que, pela tradição dos povos, o Senado seja o abrigo derradeiro dos que acumularam experiência e sabedoria, a serviço da comunidade. Em três diferentes momentos, porém, esse merecido prêmio lhe foi negado. No primeiro, em 1982, o perverso sistema eleitoral da vinculação dos votos, concebido pela ditadura para assegurar maioria no Congresso, impediu sua eleição, como a de Roberto Santos, para governador.

No segundo, em 2002, sua eleição foi roubada, a bico de pena, pelo guante das forças malvadas que dominavam o estado. Na terceira e mais recente ocasião, em 2010, o seu partido, o PT, o preteriu, em favor de políticos mais jovens, deixando inconformada a grande legião dos seus seguidores.

A pregação da política com P maiúsculo é a marca que torna o fascinante e oracular discurso de Waldir Pires o mais aplaudido do Brasil. Há quem sustente, por isso, que se parlamentarista fosse o nosso sistema, ninguém rivalizaria com ele no exercício da presidência da República.

Se essas premissas forem verdadeiras, não será Waldir que estará sendo julgado nas próximas eleições municipais. Será a maturidade política do povo de Salvador que estará se habilitando ao julgamento pela história. Será um episódio único de identidade entre qualidade e quantidade, a ser aferida pelo número de sufrágios que receber.

*Texto publicado originalmente na coluna Ponto de Vista, do jornal Tribuna da Bahia, na edição desta quinta-feira, 08.

7 de março de 2012

 

Deputado Emiliano destaca candidatura de Waldir Pires, a vereador, na Câmara Federal

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) parabenizou em plenário, na Câmara, a decisão do ex-governador e ex-ministro Waldir Pires em disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Salvador, nas eleições deste ano. A notícia ganhou ampla repercussão na imprensa nacional e baiana e foi considerada um exemplo de ousadia, e de amor a política, a Bahia, e aos soteropolitanos. Uma ousadia, segundo Emiliano José "própria de quem ao longo da vida soube sempre enfrentar desafios. Ousadia própria de quem, reconhecendo-se bem física e mentalmente, quer continuar a prestar serviços à sua gente".

Aos 85 anos, Waldir Pires já foi deputado estadual, federal, governador da Bahia, ministro da Defesa e Consultor Geral da República. A candidatura a vereador, pelo Partido dos Trabalhadores, não assusta o político, que deseja permanecer atuando em defesa da democracia e do fortalecimento da cidadania. "A pergunta de alguns, diante da ousadia, do ineditismo, é por que, depois de toda essa trajetória, recuar para uma candidatura a vereador? Conheço Waldir Pires de perto para ousar responder à pergunta. E sei que para ele não se trata de nenhum recuo", afirmou Emiliano, amigo de Waldir Pires há muitos anos.

DESAFIOS
Como vereador, Waldir Pires terá novos desafios. O de utilizar a tribuna para discutir os assuntos de seu município, refletir sobre eles, interagir com as opiniões de seus concidadãos e concidadãs. O ex-governador terá, ainda, de lidar com os problemas mais imediatos da população, e colocar-se inteiramente à disposição, como na aprovação de leis importantes para a cidade. A recente aprovação pela Câmara de Vereadores, da Lei de Ordenamento e Uso do Solo (LOUOS) de Salvador, por exemplo, é um dos mais recentes escândalos da atual administração soteropolitana. A decisão gerou revolta da população em torno da consequente especulação imobiliária, e verticalização da orla sem controle.

Ao posicionar-se sobre o caso, Emiliano criticou aquilo que considera um "descalabro" da atual administração e culpou o atual gestor pela situação da cidade. "A culpa de todo o desatino que ocorre em Salvador não é dos empresários cujo raciocínio, por obviedade, trabalha com o lucro rápido, com a lógica do mercado e que normalmente não tem infelizmente o tirocínio de perceber o que esse ou aquele empreendimento pode trazer de prejuízos para a população. A responsabilidade pelo descalabro em que se encontra Salvador é de sua atual administração".

Com as eleições deste ano, a nova administração da cidade terá que desenvolver, além de um programa estratégico capaz de devolver a cidade ao seu povo, uma operação de emergência para fazê-la voltar à normalidade. "Creio que Waldir olhou para tudo isso, e se sentiu compelido a participar da luta para eleger Nelson Pelegrino prefeito de Salvador, nosso candidato, candidato do nosso partido, o PT(...).Salvador, tenho confiança, elegerá Pelegrino e elegerá uma bancada forte de sustentação do nosso candidato que, tenho certeza, saberá corresponder a esse grande gesto de Waldir, fazendo-o um dos mais bem votados da Cidade da Bahia”, finalizou Emiliano.

 

Candidatura de Waldir Pires (PT) a vereador de Salvador está bombando na mídia e na opinião pública

O Portal Terra Magazine jogou na “rua” a notícia da candidatura do ex-governador da Bahia, ex-deputado federal, ex-ministro da Transparência, ex-Controlador Geral da União e ex-ministro da Defesa, Waldir Pires, na disputa – do alto de seus 85 anos - por uma vaga na Câmara Municipal de Salvador, nas eleições deste ano. A notícia ganhou repercussão no meio político e na imprensa baiana e nacional, após entrevista concedida ao jornalista Bob Fernandes.

Leia aqui Terra Magazine.

Em Salvador, os principais veículos de comunicação comentaram sobre a decisão do político que, aos 85 anos, vale repetir, sente-se impelido a participar, mais uma vez, da vida política baiana, fortalecendo um projeto político em curso no Brasil e na Bahia, e que vem somar-se à candidatura de Nelson Pelegrino à prefeitura da capital do estado. Para os que estranham da decisão, Waldir avisa: “É hora de fazer política com P maiúsculo”.

Na terça-feira, 06, matéria do jornal A Tarde deu enorme destaque à candidatura de Waldir Pires, afirmando como aquela “que emprestará qualificação a chapa majoritária petista, cuja cabeça tem o deputado Nelson Pelegrino como pré-candidato”. Ainda segundo o tradicional jornal, Waldir Pires será responsável por puxar votos para outros candidatos à Câmara Municipal. “Waldir Pires trará uma marca de história e de honestidade na chapa. Ele deverá ser um destinatário de muitos votos de opinião”, resumiu o cientista político e professor da Universidade Federal da Bahia, Joviniano Neto.

Nelson Pelegrino tem uma sorte danada!

5 de março de 2012

 

Jornal A Tarde publica ampla reportagem sobre anistia aos 120 operários do Pólo Petroquímico

Não é verdade que a imprensa baiana escondeu a reparação aos 120 operários demitidos do Pólo Petroquímico na greve de 1985. Cala-te boca. Eu cheguei a escrever essa barbaridade. O jornal A Tarde, nesta segunda-feira (05/03/2012), em reportagem assinada por Rita Conrado, publicou um amplo noticiário sobre a 54ª Caravana da Anistia, realizada em Camaçari, 26 anos depois das demissões arbitrárias. Dos 120 processos julgados, 99 foram deferidos, 9 indeferidos e 12 adiados para novas investigações.

O Secretário da Casa Civil, Rui Costa, representou o governador Jaques Wagner. Ambos eram, à época, dirigentes do Sindiquímica. Em represália á greve de 16 dias, os trabalhadores grevistas foram incluídos em “listas negras” e impedidos de trabalhar. Os conselhos administrativos das empresas petroquímicas eram, então, dominadas por militares golpistas de 1964. Foi necessária a criação de um fundo para manter as famílias dos trabalhadores.

 

Renée France de Carvalho – Uma Vida de Lutas

No dia 15 de março, a Editora Fundação Perseu Abramo lança o livro “Renée France de Carvalho - UMA VIDA DE LUTAS”, obra que retrata a história de resistência à opressão que Renée viveu, em especial ao lado de Apolônio de Carvalho – importante figura da história nacional recente, por seu ativismo político e afronta à ditadura, sua participação na fundação do PT, e com quem Renée compartilhou 62 anos de vida, convicções e lutas. A mesma obra também terá seu lançamento comemorado no dia 26 de março, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Com prefácio assinado por Luiz Inácio Lula da Silva, o livro detalha as mais importantes passagens de Renée, ativa militante da Resistência francesa ao nazismo, nascida na Marselha de 1925. Ainda sem a maioridade, mas já com a bravura destemida de militante, Renée se viu colhendo dinheiro, aos 11 anos pelas ruas da cidade, em assistência aos operários da greve de 1936. Pouco tempo depois, já participava da resistência como guerrilheira, na luta contra o nazismo.

Renée sentiu na pele a inquietação por perceber a separação real entre os ideais de igualdade e a dura realidade que, o tempo todo, lhe saltara à vista. Na Europa da Frente Popular ou no Brasil de 1947, ano de sua chegada ao país, Renée manteve sua análise crítica – vista constantemente no livro, que também retrata a mulher doce, apaixonada e protagonista de uma das mais belas histórias de amor vividas em meio às lutas pela revolução. Com Apolônio, Renée viveu a ditadura, a clandestinidade, o exílio e a satisfação de vivenciar, com ele, o nascimento do Partido dos Trabalhadores (PT).

A história de Renée France é uma história de uma mulher vencedora.

SERVIÇO
Lançamento do livro Renée France de Carvalho - UMA VIDA DE LUTAS
Livraria da Travessa – Shopping Leblon
15 de março – 19h00
Av. Afrânio de Mello Franco, 290 Loja 205A, 2º Piso

Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro
26 de março de 2012
Praça Quinze de Novembro – Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Adquira também pela internet pelo Portal da Fundação Perseu Abramo http://www.efpa.com.br/

 

Em Conquista, educação vira um caminho de mão dupla

A prefeitura municipal de Vitória da Conquista inaugurou (sexta, 2) o Centro Vocacional Tecnológico de Cerâmica Artesanal e Estrutural, no povoado Tapirema, uma localidade do distrito José Gonçalves. Trata-se de uma parceria entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e a prefeitura municipal de Vitória da Conquista, sob o comendo do prefeito Guilherme Menezes (PT). O Centro vai produzir telhas e peças artesanais de cerâmica, além de capacitar moradores da região interiorana.

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) estava presente. “Os Centros Vocacionais Tecnológicos têm a qualidade de se vincular profundamente às vocações locais, o que é uma coisa de grande valor. Aproveita-se a capacidade, a criatividade, o conhecimento do povo para que aquele mesmo conhecimento cresça, se desenvolva e possibilite geração de renda. A educação vira um caminho de mão dupla, acaba aquele raciocínio de que quem ensina é o professor apenas", comentou Emiliano José, professor de carreira, jornalista e agora deputado federal.

Foi um momento emocionante, porque governos falam muito e realizam pouco. Os moradores do povoado e do distrito compareceram em massa. Para o prefeito Guilherme Menezes, de Vitória da Conquista, "o Centro Vocacional Tecnológico é um equipamento importantíssimo, que nasceu da organização dos próprios trabalhadores de Tapirema. Hoje, nós estamos entregando ao município essa conquista. Eu sei que isso será um grande sucesso".

O Centro vai possibilitar a revitalização da produção de telhas e peças artesanais de cerâmica, tradicional fonte de renda da população do povoado. Com o suporte educacional do IFBA, a comunidade contará com maior profissionalização e aumento da renda por meio do aprimoramento das técnicas e metodologia de trabalho com cerâmica em argila.

Também participaram da solenidade, o diretor do Instituto Federal de Educação Tecnológica/IFBA, Paulo Marinho, os vereadores Gilzete Moreira, Fernando Vasconcelos, Gildásio Silveira, Emanuel Moura (Néu do Gás), Hudson Castro e Luciano Gomes, além a presidente da Associação de Moradores de Tapirema, Marines Santos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?