11 de outubro de 2008

 

Encontro com o ministro da Cultura Juca Ferreira

Não sei as razões pelas quais o ministro da Cultura, Juca Ferreira, não pôde comparecer à Feira de Frankfurt para fazer mesuras ao escritor Paulo Coelho.

Também não sei quanto é que blogueiros e jornalistas estão recebendo para fofocar sobre a ausência de Juca Ferreira em evento comercial de interesse de Paulo Coelho ou em homenagens babacas ao chato do João Ubaldo Ribeiro.

Estes eventos não têm a menor importância para gestão da cultura do Brasil.

O que sei é que Juca Ferreira vem a Salvador segunda-feira (13) para participar da série Diálogos Culturais. Um encontro com representantes do setor cultural para debater a reforma da Lei Rouanet, a revitalização da Funarte e outros projetos de gestão. O encontro será às 14h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves. Este encontro, sim, tem importância.

 

Wagner e Berzoini prestigiaram adesão do bispo Marinho e do PRB a Pinheiro (PT)

A base eleitoral do DEM está saindo pelo ralo. O deputado federal Márcio Marinho (PR) e o PRB declararam hoje (11) apoio ao candidato a prefeito Walter Pinheiro (PT), numa coletiva com a presença do governador Jaques Wagner. O ato ocorreu no hotel Sol Victória Marina, também com a participação do presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini.

Junto com o bispo Márcio Marinho, que foi candidato a vice-prefeito na chapa de ACM Neto (DEM), Walter Pinheiro recebeu a adesão de outras lideranças do PR, como o deputado Ivo de Assis, único representante da legenda na Assembléia Legislativa, e o vereador Isnard Araújo, terceiro mais votado de Salvador. O deputado estadual Ivo de Assis e o vereador Isnard Araújo usaram os mesmos argumentos de Márcio Marinho, sendo que o primeiro reforçou a sua opção de passar a compor a base do Governo Wagner.

O presidente do PRB, Valdir Trindade, disse que a decisão do partido levou em conta os projetos apresentados na campanha de Pinheiro. "Acompanhamos o programa eleitoral e nos convencemos que ele deve ser o nosso prefeito".

O vereador do PR, Sidelvan Nóbrega, o segundo mais votado da cidade, também explicou a opção pela candidatura de Pinheiro: “foi uma decisão da maioria, onde todos escolheram o lado certo, o lado do Brasil, que vem dando certo com o presidente Lula, e da Bahia, que vem sendo governada de modo exemplar".

A semana foi profícua em termos de adesões à campanha de Walter Pinheiro. Primeiro, vieram Antônio Imbassahy (PSDB) e Miguel Kertzman (PPS) e suas legendas. Depois o radialista Raimundo Varela (PRB) com a legenda. Agora veio o bispo Márcio Marinho, seguindo de ex-candidatos a vereador do PSDC e PMN.

 

Campanha de Pinheiro recebe adesões do PMN e PSDC

Mostrando independência em relação aos caciques, dez candidatos a vereador do PSDC e um candidato do PMN anunciaram sexta (10) adesão á campanha de Walter Pinheiro (PT) à prefeitura de Salvador. O ato político foi no auditório do Hotel Sol Barra com a presença de 450 correligionários.

"Fiz a opção de vir para o lado de cá", disse o candidato Sargento Lúcio, do PMN, sigla que integra a coligação do candidato João Henrique (PMDB). João Paulo, representando mais nove candidatos do PSDC, legenda que esteve com o DEM no primeiro turno, afirmou que "tudo tem limite, não aceitamos alinhamento automático". Ele disse que todos os amigos que tem no PT não o discriminaram nem o perseguiram por sua primeira opção. "Viemos aqui dar o apoio total a Pinheiro".

É como digo, nem todos que votaram em ACM Neto querem votar no João.

 

Wagner participa de reunião de prefeitos eleitos do PCdoB

Segunda-feira (13/10), o PCdoB reúne os 18 prefeitos e prefeitas eleitos na Bahia. O governador Jaques Wagner estará presente. A presença do governador é uma demonstração de sua boa relação com o partido, afirmou o presidente nacional do partido, Renato Rabelo, que estará também presente.

A Bahia cravou o melhor desempenho do PCdoB no país, elegendo 18 prefeitos, 18 vices e 149 vereadores; resultado que impulsiona o partido ao 7º lugar no número de prefeituras baianas. “É a primeira vez que fazemos investimentos desse porte e já conseguimos grandes êxitos, como no caso de Juazeiro, uma das cidades-pólos mais importantes da Bahia. Isso mostra que o PCdoB reúne condições muito favoráveis para que possamos alcançar êxito ainda maior nas próximas eleições”, disse Renato Rabelo.

Onde será:
Churrascaria Sal e Brasa – Pituaçu
Data: 13/10/2008 (segunda- feira)
Hora:11h30.

 

Setor LGBT do PT se solidariza com Léo Kret

O setor do PT dedicado apenas ao grupo LGBT divulgou nota em que repudia a cobertura jornalística em torno da nova vereadora, Léo Kret, criticando especialmente a “jocosidade” com que ela é tratada nos meios de comunicação.

Para o partido, a eleição do travesti é uma afronta à sociedade conservadora de Salvador, “um soco na boca do estômago dos racistas, machistas e homofóbicos”.

Entretanto, não furtou-se de prontamente se colocar contra qualquer proposta conservadora de Léo Kret devido à coligação que a elegeu (DEM-PR):

“Por outro lado, apoiaremos as suas iniciativas voltadas para a população LGBT de Salvador. Na luta contra o preconceito, a discriminação e a violência, Léo Kret é estímulo para os LGBT do país ocuparem posições de poder e decisão".

Fonte: Bahia Notícias

 

PRB anuncia apoio a Walter pinheiro (PT)

Mais um partido político entra na campanha de Pinheiro (PT). O PRB, partido a que pertence o radialista Raimundo Varela (que aderiu a Pinheiro), acaba de anunciar (sábado, 11) oficialmente o apoio. No primeiro turno o PRB apoiou ACM Neto (DEM). Valdir Trindade, presidente do PRB, afirmou que a decisão de se aliar à coligação “Salvador, Bahia, Brasil” segue orientação nacional. É que o vice-presidente da República, empresário mineiro José Alencar, é dirigente do PRB. Mais um racha no universo político e eleitoral do DEM.

 

Bispo Marinho (PR) racha com senador César Borges (PR) e apóia Pinheiro (PT)

No PR de Salvador é o bispo Márcio Marinho, ex-candidato a vice-prefeito na chapa de ACM Neto (DEM), que tem voto. O senador César Borges, desde que perdeu a eleição para a prefeitura da capital, entrou em declínio total.

Hoje, sábado (11), pela manhã, a decadência política veio novamente à tona. O bispo Márcio Marinho anunciou oficialmente o apoio à candidatura de Walter Pinheiro (PT), rompendo com o dono da legenda. O bispo rachou o PR e dividiu o universo eleitoral de ACM Neto (DEM) ao meio.

As propostas de Walter pinheiro (PT) foram mais convincentes para o bispo Márcio Marinho. Elegante, ele afirmou que sua decisão ocorreu em comum acordo com o presidente do PR, senador César Borges. Segundo ele, o senador compreendeu que este é um momento em que cada um deve pensar de acordo com sua própria consciência e não de forma ditatorial.

O bispo Márcio Marinho não pediu cargos, diferentemente de César Borges que propôs um toma-lá-dá-cá para João Henrique, que aceitou.

 

Jornalista Cláudio Humberto recebeu propina de Marcos Valério, acusa Polícia Federal

A notícia está na Agência Brasil. O jornalista Cláudio Humberto recebeu dinheiro de Marcos Valério para difamar dois fiscais que autuaram a Cervejaria Petrópolis em R$ 100 milhões, por sonegação fiscal. O objetivo era invalidar o auto de infração. Marcos Valério, preso e investigado na Operação Avalanche, tinha duas estratégias: forçar a instauração de inquérito policial contra eles na Polícia Federal e publicar notícias contra os dois fiscais. Para isso, segundo os autos da Operação Avalanche, Marcos Valério pagou R$ 10 mil a Cláudio Humberto.

As falsas denúncias contra os fiscais Eduardo Fridman e Antonio Carlos de Moura tratavam sobre crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A nota de Cláudio Humberto saiu com destaque em sua coluna do dia 31 de julho sob o título:”PF investiga extorsão no governo Serra”. Na nota ele cita os nomes dos dois fiscais e afirma que eles estão envolvidos com lavagem de dinheiro, evasão de divisas e cobrança de propina, mediante extorsão.

Este blog sempre afirmou: Cláudio Humberto mente, sempre mentiu. É uma vergonha que certos sites e blogs ainda republiquem notas da coluna de Cláudio Humberto.

Com informações da Agência Brasil.

10 de outubro de 2008

 

Pinheiro quer Copa-2014 para revitalizar Salvador

Terra Magazine publica uma excelente entrevista com Walter Pinheiro (PT), candidato a prefeito de Salvador. Ele conversou com o jornalista Cláudio Leal. Pinheiro explica que Lula e Wagner já estão presentes em sua campanha. A questão central é debater projetos e propostas. Para Pinheiro, Salvador precisa de uma gestão mais firme. Ele critica o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) aprovado às pressas. O prefeito João Henrique (PMDB) esqueceu de discutir o crescimento dos bairros mais pobres, afirma Pinheiro. Ele quer colar a gestão municipal às obras do PAC e ao projeto da Copa 2014. Também defendeu a interligação dos parques ambientais e a integração do sistema de transportes.

SAIBA O QUE DEFENDE WALTER PINHEIRO

 

Justiça decide que imagem e voz de Lula só podem ser usadas no programa do PT. Dura lex sede lex.

O Tribunal Regional Eleitoral decidiu que a utilização da imagem e da voz do Presidente Lula, em Salvador, somente poderá ser utilizada por Walter Pinheiro, candidato do PT à prefeitura da cidade. A decisão se baseou no artigo 54 da Lei 9.504/97, que não permite a participação de filiados de partidos políticos que tenham candidato próprio em programa político de oposição.

Por esta razão, a imagem e o áudio de Lula não poderão ser veiculados nos programas políticos de oposição ao candidato do Partido dos Trabalhadores. Ou seja, o programa de João Henrique (PMDB) não pode mais enganar o eleitorado.

A decisão de cinco votos a favor e um contra atende à necessidade de imposição da lei, que estava sendo desrespeitada ostensivamente no primeiro turno. O presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, comentou que “essa decisão restabelece a ordem natural das coisas. Houve um excesso na propaganda eleitoral, todos queriam se utilizar da popularidade do Presidente Lula para conseguir votos”.

O advogado Luis Vinícius Aragão, do setor jurídico do PT, acredita que a decisão aplicada em Juazeiro e Salvador poderá ser ampliada para os candidatos petistas de outros municípios, porém aconselha aos interessados a entrarem em contato com o Departamento Jurídico do PT para uma avaliação individual. A decisão ainda não é definitiva, mas é uma grande vitória.

Os interessados devem manter contato pelo e-mail: juridicoptbahia@yahoo.com.br ou pelos seguintes números telefônicos: (71) 3321 – 4197 ou (71) 3322 – 8500.

 

Raimundo Varela anuncia apoio a Walter Pinheiro (PT)

O radialista e apresentador de TV de maior audiência da Bahia, Raimundo Varela (PRB), que tinha apoiado a candidatura derrotada de ACM Neto (DEM) à prefeitura de Salvador, depois de manter reunião com o governador Jaques Wagner, anunciou hoje (10) em coletiva à imprensa (10), no Hotel Fiesta, que vai apoiar Walter Pinheiro. A notícia desnorteou a mídia. A Tribuna da Bahia, que faz campanha para João Henrique (PMDB) chegou a dar “barrigada” em sua manchete afirmando que Varela seguiria o DEM.

O bispo Márcio Marinho, da Igreja Universal do Reino de Deus, integrante do PR, partido liderado na Bahia pelo senador César Borges, rebelou-se a vai também apoiar Walter Pinheiro. O bispo Márcio marinho foi o candidato a vice-prefeito do derrotado ACM Neto (DEM) O PR de César Borges, assim, segue rachado para apoiar João Henrique (PMDB), cujo anúncio será feito neste sábado (11).

Os vereadores da Igreja Universal seguiram o bispo e apoiarão Pinheiro (PT) O senador César Borges conseguiu de João Henrique o compromisso de obter cargos na prefeitura. E de Geddel arrancou o compromisso de reservar a vaga de senador para ele em 2010.

É o que digo, muita gente que votou em ACM Neto se recusa a votar no João.

 

PT foi o partido que mais reelegeu prefeitos no Brasil

O PT foi o partido que mais reelegeu candidatos nas eleições municipais deste ano. Das 411 cidades onde disputou a reeleição, a sigla manteve 230 prefeituras – um aproveitamento de 56%. O índice é o mais alto entre os 12 maiores partidos com representação no Congresso Nacional. É a aprovação do modo petista de governar.

O PT aumentou em 59% o número de prefeitos eleitos nos municípios entre 10 mil e 20 mil eleitores. Desde 1982, quando o partido elegeu dois prefeitos, a participação nos governos municipais só cresceu: foram 37 em 1988; 54 em 1992; 116 em 1996; 187 em 2000; 411 em 2004; e 548 em 2008.

O PT conquistou o quarto mandato consecutivo em sete municípios. Entre eles, Vitória da Conquista (BA), que será administrada pelo deputado Guilherme Menezes. O partido assegurou o terceiro mandato consecutivo em 37 cidades. Recuperou 14 prefeituras que havia perdido em 2004 e nove que havia governado de 1997 a 2000. Entre elas, Betim (MG), que elegeu a deputada Maria do Carmo Lara.

O PT voltou ao comando de duas prefeituras que havia governado de 1993 a 1996 e uma que havia administrado de 1989 a 1992. O partido venceu ainda em 292 cidades que nunca havia governado. Uma delas é Novo Hamburgo (RS), que será administrada pelo deputado Tarcísio Zimmermann.

O partido também cresceu em número de vereadores eleitos. Foram 4.166 em 2008, ante os 3.679 de 2004 – um crescimento de 13,2%. Os oposicionistas PSDB, PPS e DEM sofreram perdas de 10,2%, 23,6% e 25,5%. O PT elegeu 428 vice-prefeitos em todo o País, ante os 313 que havia eleito em 2004 – uma evolução de 36,7%.

 

Raimundo Varela vai anunciar apoio a Walter Pinheiro (PT)

O blog Bahia Notícias, do jornalista Samuel Celestino, acaba de noticiar que o apresentador da TV Itapoan, Raimundo Varela, que apoiou ativamente a derrotada candidatura de ACM Neto (DEM) em Salvador, está prestes a anunciar apoio não a João Henrique (PMDB), mas sim a Walter Pinheiro (PT).

Já o blog Política Livre, do jornalista Raul Monteiro, registrou o fato através de uma fonte não identificada, tentando desclassificar a nova opção eleitoral de Raimundo Varela. O blog afirma que Raimundo Varela exigiu, para apoiar João Henrique, o controle da SUCOM e da secretaria do Planejamento. A proposta não teria sido aceita.

Ricardo Luzbel, do blog Bahia Notícias, muito bem informado registrou declaração de Varela:

“Igreja é igreja, TV é TV, Neto é Neto, Varela é Varela. Quero o novo para Salvador e o novo é Walter Pinheiro”.

É o que digo. Nem todos que votaram em ACM Neto querem votar no João.

 

Wagner e Berzoini se reúnem com prefeitos e vice-prefeitos eleitos pelo PT baiano

O Diretório estadual do PT da Bahia promove neste sábado (11) um encontro com seus 69 prefeitos eleitos, acompanhados dos 43 vice-prefeitos eleitos. O encontro será às 9h no Hotel Sol Victória Marina, Corredor da Vitória.

Estarão presentes o governador Jaques Wagner, o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, e o candidato à prefeitura de Salvador, Walter Pinheiro.

O PT da Bahia pode comemorar um crescimento de 350%. Saiu de 19 prefeitos, em 2004, para 69 prefeitos eleitos em 2008, e ainda 43 vice-prefeitos e 357 vereadores.

Só falta Salvador. Pinheiro é 13.

 

Ministério da Educação quer desativar biblioteca digital, por falta de uso

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, está prestes a ser desativada por falta de acessos.

Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

• Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci;

• Escutar músicas em MP3 de alta qualidade;

• Ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia;

• Ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA

.Só de literatura portuguesa são 732 obras!

. Pois o Brasil está em vias de perder tudo isso. O Ministério da Educação pretende desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno.

. Somos o país do analfabetismo e da exclusão digital.

VISITE BIBLIOTECA DIGITAL

 

ACM Neto (DEM) anuncia apoio a João Henrique (PMDB) e depois cai fora da lama

Os jornais noticiam fartamente o apoio de ACM Neto (DEM) ao prefeito João Henrique (PMDB) em Salvador. O deputado ACM Neto (DEM) até ontem à noite (9) resistia a subir no palanque de João Henrique (PMDB) e a aparecer no programa eleitoral. Ele queria apenas anunciar seu apoio e cair fora. Este também é o desejo de seu pai, o empresário Antônio Carlos Magalhães Júnior, da TV Bahia. Mas o ex-governador Paulo Souto insiste em jogar ACM Neto no fogo. Não se sabe com qual objetivo. A entrevista coletiva acontece agora às 11h, dentro de minutos.

 

Como dizem nas ruas, Pinheiro é o cara

Assim a candidata a vice-prefeita, Lídice da Mata (PSB), encerrou sua saudação no ato político (quinta,9) de adesão do PPS a Walter pinheiro (PT). O apoio do PPS foi formalizado em entrevista coletiva no Hotel Golden Park, em Salvador. Todos falavam a mesma linguagem e consideraram natural a nova aliança. São Partidos diferentes, mas sempre estiveram juntos nas lutas pelas liberdades democráticas. Foi o tom do ex-candidato a vice de Imbassahy (PSDB), Miguel Kertzman e dos dirigentes partidários Virgílio Pacheco e George Gurgel (PPS), Jonas Paulo (PT), Nestor Duarte (PSDB) e Jair Gomes (PV).

Miguel Kértzman (PPS) carregou as baterias contra João Henrique (PMDB), o candidato adversário de Pinheiro no segundo turno. "Nunca vi tanta baixaria, a mentira e a manipulação de dados foram predominantes. Uma manipulação digna do nazismo, onde a mentira é repetida até virar verdade. A cidade não pode continuar com um prefeito que, ao invés de nomear secretários, nomeia o seu chefe”, numa alusão direta à submissão de João Henrique a Geddel Vieira Lima.

 

Como vai ficar Léo Kret no palanque do João Henrique...

ACM Neto (DEM) perdeu a compostura e vai apoiar João Henrique (PMDB). É uma sem-vergonhice total. De quebra, o prefeito João Henrique, evangélico da Igreja Batista, de rígidos preceitos morais, leva para seu palanque a vereadora eleita Léo Kret. O jornalista baiano Cláudio Leal, de Terra Magazine, traça o perfil da transexual. A “cretina”, como se auto-intitula, era mais aplaudida que o deputado federal ACM Neto (DEM). Além de mais alta, rebolava, chicoteava os cabelos e cantava. João Henrique vai rebolar junto?

Como informa o jornalista, “no subúrbio ferroviário e na península de Itapagipe, à beira da Baía de Todos os Santos, Léo Kret virou heroína das noites de pagode. As mães da ex-Tradicional Família Baiana tremem quando vêem seus filhos imitarem Léo Kret, num rebolado "trans". No comício na Praça João Martins, no bairro de Paripe, cerca de duas mil pessoas foram ver a transexual ao lado de ACM Neto. Fotografias dos dois já circulam em sites de humor”. Em breve, fotografias de João Henrique e Léo Kret vão enriquecer o acervo. Aguardem.

Léo Kret, como todos sabem, foi a quarta vereadora mais votada em Salvador com quase 13.000 votos! Leiam o discurso dela: "Adão pegou Eva por que não me encontrou. A serpente comeu a maçã e o pecado começou... Não pense estar na arca de Noé, eu não sou bicha, sou quase uma mulher. Se prepare para entrar no paraíso... Sou Léo Kret, a kretina, e vou mexer com o seu juízo. Não pense que acabou. Sou filha de Afrodite, a deusa do amor. Sou fruto do pecado, e nem tente me tocar... Pois a quentura do meu corpo pode te queimar. AAAh!". O AAAh é um gritinho para quem não conhece.

A Bahia de Ruy Barbosa, Irmã Dulce, Caetano e Gil, também embarcou no mundo Léo Kret, conclui Cláudio Leal. E todo esse avanço político foi graças a ACM Neto, do DEM e ao PR - de César Borges e do bispo Marcelo Crivella - que lhe deu a legenda.

Eu estou doidão para ver João Henrique dançando com Léo Kret na televisão.

 

Justiça paulista condena o torturador coronel Ustra

Está no site “Vermelho”: Coronel Ustra é condenado por torturar ex-militantes do PCdoB. A decisão histórica foi tomada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, quinta-feira, 9 de outubro. O coronel reformado Carlos Alberto Ustra foi declarado responsável pela tortura de Maria Amélia de Almeida Teles, César Augusto Teles e Criméia Schmidt de Almeida. Eles foram presos em 1972 porque gerenciavam uma gráfica do PCdoB. O juiz Gustavo Santini baseou sua sentença na Declaração Universal dos Direitos Humanos. As vítimas das torturas não pediram reparação em dinheiro. É uma vitória política e moral. Ustra, além de torturar 500 presos políticos no DOI-CODI, seqüestrou e desapareceu com os corpos de militantes de organizações que lutavam contra a ditadura. O cara é um monstro. Tortura Nunca Mais.

LEIA TUDO NO VERMELHO

9 de outubro de 2008

 

Estudantes secundaristas decidem apoiar Walter Pinheiro (PT)

O embate entre os estudantes secundaristas de Salvador com o prefeito João Henrique (PMDB), em 2006, sobre a implementação do Salvador Card, até hoje faz estragos. O presidente da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (AGES), Gilcimar Brito, declarou apoio a Walter Pinheiro (PT), depois de submeter a proposta a um plebiscito. Os presidentes de 14 grêmios estudantis e lideranças apoiaram a decisão em uma grande plenária na semana passada. Eles debateram programas, mas, o que pesou mesmo foi a truculência do João. “Muitos estudantes foram prejudicados”, afirmou o presidente da AGES. Ou seja, o movimento estudantil secundarista vai às ruas apoiar Pinheiro para prefeito.

 

Blogueiro é eleito prefeito de Boninal

Eudes Paiva era o editor do combativo blog “Amigos da Bahia”. Era uma referência para a Chapada Diamantina. De vereador blogueiro, Eudes Paiva (PT) passou a prefeito eleito de Boninal, linda cidade plantada na Chapada. Ele derrotou o candidato do DEM/PSDB/PTB/PR, representante de grupos que se alternavam há 40 anos. Ou melhor, ele derrotou Rísia, a candidata do DEM, depois que o marido Ezequiel, ex-prefeito, ficou inelegível por ter as contas rejeitadas. Foi apoiado pelo PSB, PMDB, PCdoB e PMN, todos os partidos do campo democrático em Boninal.

O povo unido jamais será vencido!

 

ACM Neto anuncia amanhã se tem ou não tem vergonha na cara

ACM Neto (DEM), o raquítico que ameaçou “dar uma surra” no presidente Lula, derrotado na disputa pela Prefeitura de Salvador, anuncia nesta sexta-feira (10) o que vai fazer da vida. Vai esquecer todas as agressões de João Henrique (PMDB) e do cacique Geddel Vieira Lima?

Sem-vergonhice tem limite. Não, na Bahia sem-vergonhice não tem limites.

Se ACM Neto (DEM) tiver um mínimo de vergonha na cara sai do cenário, mantém-se neutro. Mas, se a vergonha na cara acabou de vez, anuncia apoio a João Henrique (PMDB) que disse cobras e lagartos sobre ele.

O marqueteiro de FHC, Antônio Lavareda, foi chamado a Salvador para dar força a ACM Neto. Ele afirma que a posição de ACM Neto será decisiva na disputa eleitoral.

Besteira. Tenho encontrado eleitores de ACM Neto na rua que se recusam a votar em João Henrique. Aliás, 70% dos eleitores de Salvador manifestaram desejo de mudança. Votaram em Hilton Coelho, Imbassahy, ACM Neto e Walter Pinheiro.

Se querem mudança não faz sentido votar no atual prefeito.

 

A LEI determina que imagem de Lula só pode ser usada pelo PT

Vai começar tudo de novo. O Poder Judiciário no Brasil é uma vergonha. Como a lei eleitoral veda o uso da imagem do presidente Lula em partido ao qual ele NÃO PERTENÇA, se os políticos fossem sérios não seria necessário que a coligação “Salvador, Bahia, Brasil”, de Walter Pinheiro, entrasse com recurso em instâncias superiores para fazer valer a LEI. O mesmo vale para a imprensa. Tem jornais, blogs e sites que repetem sem cessar que é o PT que quer proibir o uso indevido da imagem de Lula.

O PT não quer proibir nada. O PT quer que a lei seja seguida. Não o PT, mas a lei veda a inclusão da imagem de Lula na propaganda eleitoral impressa como banners, cartazes, adesivos e placas.

Mas os políticos não são sérios. O PMDB de João Henrique então nem se fala. A coligação de Pinheiro acaba de entrar com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a coligação do candidato à reeleição, João Henrique (PMDB), reiterando o pedido de exclusividade do uso da imagem de Lula na disputa eleitoral.

No recurso ao TSE, a coligação de Walter Pinheiro (PT) afirma que a utilização de foto do presidente da República em comitê eleitoral de seu adversário tem o objetivo de “ludibriar os eleitores, por meio de um ardiloso estratagema, com o inescondível propósito de induzi-los a erro, fazendo-os acreditar que o presidente Lula apóia João Henrique”.

A coligação alega contrariedade ao dispositivo da Lei das Eleições que veda a participação de pessoa filiada a um partido em propaganda eleitoral de outro partido ou coligação.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) havia considerado anteriormente que a veiculação de imagem de membro de partido político integrante de coligação eleitoral em cartazes ou qualquer outro material impresso de campanha não configura propaganda eleitoral irregular.

É mais grave ainda. A Justiça Eleitoral arrasta a decisão, enquanto isso a ilegalidade prevalece. É um antigo costume brasileiro que precisa mudar. Isso esculhamba a Justiça.

 

Finalmente, achei uma juíza exemplar na Bahia

Márcia Novaes Guedes é juíza titular da Vara do Trabalho de Guanambi, Oeste da Bahia, e desenvolve desde 1997 uma pesquisa sobre assédio moral no ambiente de trabalho. Antes de ingressar na magistratura - por concurso promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região em 1995 -, advogou para a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e para vários sindicatos de trabalhadores rurais.

Ainda estudante de direito, na década de 1980, estagiou como assessora jurídica do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia (Sindiquímica), na época presidido pelo hoje governador Jaques Wagner.

É conhecedora dos litígios sobre a posse da terra no interior baiano também pelo fato de ser casada com o italiano Ângelo Costa, coordenador da CPT e presidente do Centro de Agroecologia do Semi-Árido. Quando advogava o MST não tinha a dimensão que tem hoje. Se bem que “ainda é, na verdade, algo muito concentrado no Sul e no Sudeste.”

Atendendo a convocações do TRT, atuou na Vara do Trabalho de Bom Jesus da Lapa, onde interrogou ex-trabalhadores da então recém-privatizada Coelba - Companhia de Energia Elétrica do Estado da Bahia que haviam sofrido assédio moral.

Textos de sua autoria são postados periodicamente na seção de Comportamento da revista eletrônica Terra Magazine. Falam sobre quase tudo: lucro dos bancos, trabalho escravo, política e, claro, assédio moral, sua especialidade. A juíza afirma, dentre outras coisas, que os processos de privatização no Brasil se deram, em grande parte, por meio do psicoterror no trabalho.

Publicou um livro sobre o assunto: Terror Psicológico no Trabalho, pela Editora Ltr. A obra lhe serviu de aval para ingressar no Instituto Baiano de Direito do Trabalho. Ela faz parte da Associação Juízes para a Democracia. Caros Amigos conversou, por telefone, com a juíza. A entrevista está em Só no Site.

Como é ser juíza do trabalho em Guanambi? Perguntou o repórter. E ela respondeu: ”Formiga sabe a folha que corta. Ninguém nunca me pressionou de nenhum lado, nem de sindicato, empresas ou trabalhadores. Desde que ingressei na magistratura tenho mantido a minha liberdade e conseguido, como cidadã, publicar e escrever as minhas reflexões. E até hoje, como magistrada, não sofri pressões. Na época em que era advogada sim, inclusive, ameaça de morte por parte de pistoleiros de latifundiários.

LEIA NA ÍNTEGRA EM CAROS AMIGOS

8 de outubro de 2008

 

PPS da Bahia anuncia apoio a Walter Pinheiro (PT)

Amanhã, quinta-feira, às 10h, no Hotel Golden Park, Pituba, o PPS da Bahia anuncia apoio à candidatura de Walter Pinheiro, do PT. Miguel Kertzman foi o candidato a vice-prefeito na chapa de Antônio Imbassahy (PSDB). Em Salvador, o PPS elegeu Joceval Rodrigues vereador com 6.305 votos.

 

Para Jaques Wagner quem ganhou foi Lula

O governador deu entrevista hoje (8) para o jornalista Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho. A entrevista já está circulando na Internet. Com muito humor, Wagner respondeu às perguntas do jornalista. Quem ganhou e quem perdeu nas eleições?

Wagner respondeu que quem ganhou foi o projeto político do presidente Lula. Os candidatos se apresentavam como sendo Lula desde criancinha. Na Bahia não tem saia-justa nenhuma, não tem problema porque todo mundo também é Lula desde criancinha. “Até o ACM Neto teve que pedir desculpas por ter xingado o presidente num discurso na Câmara, admitindo que foi um erro…”

(...) “Os partidos de oposição ao governo federal (PSDB, DEM e PPS) fizeram 50 prefeitos nos 417 municípios da Bahia. Nós tínhamos 25, fizemos 115, o PMDB fez 110. É falso dizer que agora haverá uma guerra entre o ministro Geddel e o Wagner na Bahia. Meu vice é do PMDB, somos todos da base do presidente Lula. É bobagem esse negócio de falar em 2010 agora. Eu não tenho ilusões: se meu governo chegar em 2010 como um avião, vai querer subir nele até quem eu não queira; se for uma carroça, nem os amigos vão querer vir comigo… Temos agora o desafio de administrar bem a campanha de dois aliados. Com isso, ganha a cidade, e nós dois não nos escangalhamos…”

LEIA ENTREVISTA NA ÍNTEGRA NO BALAIO DO KOTSCHO

 

Quando Walter Pinheiro ganhar, Emiliano assume

Um internauta emilianista me enviou a dica. Quando Walter Pinheiro ganhar, o suplente de deputado federal, Emiliano José, assume o mandato. O Comitê Eleitoral de Emiliano está voltando à ativa, no bojo da campanha da coligação “Salvador, Bahia, Brasil”. Mas, com mandato ou sem mandato Emiliano não pára. Junto com Waldir Pires, apoiou a campanha vitoriosa da vereadora Vânia Galvão. Aliás, amanhã (9) tem reunião no comitê de Vânia Galvão para planejar a inserção na campanha Pinheiro 13.

 

Por uma cidade mais justa e democrática, votaremos em Pinheiro 13

Não é de hoje que reconhecemos o papel secundário que vem tendo a política na vida das pessoas e há cada vez mais uma percepção negativa da mesma, identificada como algo nefasto que não merece a nossa confiança.

Entendemos que a política é algo essencial para o viver em sociedade e merece destaque, apesar de sabermos que a corrupção, o clientelismo, dentre outros desvios éticos não estão situados apenas no Estado, mas, antes de qualquer coisa, refletem práticas assimiladas pela sociedade civil.

Nossa cidade vive um processo histórico de aprofundamento das contradições sociais, aumento da violência, transporte público sucateado e a serviço de interesses do sindicato patronal, especulação imobiliária em detrimento de impactos ambientais, etc.

Enxergamos em Pinheiro a disposição em construir uma cidade com maior igualdade social, olhando para uma população que sofre há mais de 500 anos. Governar para os mais ricos é uma opção baseada em julgamentos morais e defesa de interesses que inclusive vão de encontro aos valores democráticos essenciais.

Queremos um governante que olhe para a população oprimida pelas "modernidades do liberalismo" e represente os interesses da coisa pública, revigorando o sentido do político e o seu campo ético.

Em outras palavras, Pinheiro apresenta condições de revigorar a política e seus valores fundamentais, além de apresentar políticas públicas que podem trazer à luz alternativas reais a uma sociedade de mercado desigual e injusta. Os demais candidatos têm propostas pomposas e tradicionais, tendo como pano de fundo os reais motivos teleológicos dos que aportaram na cidade em 1549: expropriar as riquezas da cidade e reparti-las entre os "seus".

No fundo a "elite branca" de Salvador não gosta da cidade e tem como sonho abandoná-la. A candidatura de Pinheiro não tem fim em si mesmo, mas só abre as veias de uma cidade que já está no século XXI olhando para o retrovisor e vendo os mesmos dos últimos quatro séculos anteriores.

Este debate da cidade que queremos e dos valores democráticos (para todos!) desejáveis poderá vir à tona eficazmente com um prefeito concatenado com os interesses populares e a participação dos movimentos sociais, ou seja, de um povo alegre, crente e ávido por mais educação de verdade, lazer, acesso ao mundo digital, transporte verdadeiramente público, preservação do meio ambiente em detrimento do consumo (caso seja necessário), projetos sociais que valorizem a arte, o esporte e a música, um plano diretor ancorado na justiça social, etc.

Portanto, apoiamos Pinheiro em reconhecimento a sua trajetória ético-política ilibada, como a de sua candidata a vice, Lídice, além de apresentar valores antenados com a luta por uma sociedade emancipada, mais justa e democrática de verdade. Uma Salvador voltada para o século atual deve ser uma cidade que preserve a democracia e a justiça social e humanize as relações sociais em ruptura com a "sociedade de mercado", egoísta, predatória e geradora de problemas sociais graves.

O Brasil e a Bahia têm melhorado com a implementação de semelhante projeto político, mesmo que de forma lenta e contraditória, em alguns casos, a partir da gestão de Luís Inácio Lula da Silva e Jacques Wagner, respectivamente.

Ambos encarnam a escolha de parte da esquerda "pós-berlim" de interferir na vida política do país e não só ficar no "criticismo" raso, demarcando posições a uma pequena parcela da população letrada da universidade ou a outros poucos embalados ao som de um bom reggae.

Chegou a hora de Salvador mudar. E para melhor.

Com Pinheiro estas discussões podem vir à tona, sabendo que, decerto, ir às ruas e se mobilizar sempre será uma grande atitude política, independente de quem governe.

Quem quer um prefeito de verdade:

Advaldo P. Nascimento
Aline Alencar - Terapia Ocupacional, Escola de Medicina e Saúde Pública
Amália Gomes de Sousa – Nutricionista
Amilton Copertino, professor e sociólogo, Argumento Pós-graduação
Ana Cristina Caminha - Associação de Moradores da Gamboa
Ana Cristina Souza - Ciências Sociais, UFBA
André Luiz Nery, Gestão de Eventos, UNIFACS;
Andrea Lima Duarte Coutinho
Antonia Maria C. Silva
Antonio Danilo Pereira Santana - Ciências Sociais, UFBA
Breno Ferreira dos Santos - História, UFBA
Bruno Heim - Bel. em Direito e Servidor Público Estadual
Carlos Demócrito Monteiro Rocha - Jornalista
Carlos Eduardo Pontepreta - Biologia, UFBA
Caroline Biscarde - Licenciada em Ciências Sociais (UFBA)
Clara Mariana Ribeiro de Matos - Psicologia, UNIFACS
Clarissa Viana Matos de Moura - Comunicação Social/Jornalismo, UFBA
Cláudia Anísia Rego Lessa Ferreira
Cláudio André de Souza - Ciências Sociais, UFBA
Daniel Alves Isozaki - Ciências da computação, Ruy Barbosa
Denise Silva - Historiadora
Edmundo Dias Farias - Tec. em Produção, Anistiando
Elen Assis Macedo, cientista social (UFBA) e pedagoga (UNEB)
Emanuel Batista da Rocha - Ciências Sociais, UFBA
Felipe Pereira Nunes - Ciências Sociais, UFBA
Felippe Ramos - Sociólogo e Pós-graduando em Relações Internacionais, UFBA.
Fernando Luis Monteiro de Jesus - Música, UFBA
Gey Espinheira - Sociólogo e Prof. de sociologia da UFBA
Giovandro Marcus Ferreira - prof. adjunto e diretor da Faculdade de Comunicação da UFBA
Glauber Barreto - Ciências Sociais, UFBA
Gustavo Costa - Ciências Sociais, UFBA
Henrique César Jesus de Sousa - Jornalista
Hilvan Santos - Ciências Sociais, UFBA
Homérico Edeuzuito - Padeiro
Humberto Farias Neto - Propaganda e Publicidade, FIB
Iara de Carvalho Villaça - Atriz e arte-educadora
Ilka Bichara - professora UFBA
Israel de Oliveira - Prof. do Departamento de Ciência Política, UFBA
Jadilson Rodrigues - Matemática, UFBA
Jaira Silva Guimarães de Jesus - Enfermeira, Hospital Espanhol
Jamile Silva Guimarães - Ciências Sociais, UFBA
Jessé Santana de Menezes - Ciências Sociais, UFBA
João de Jesus - Servidor, UFBA
Joicilene dos Anjos Berlink - empregada doméstica
Juliana Santos S. Souza - Estudante Facom/UFBA
Juraci Adães Motta Junior - Oceanografia, UFBA
Leandro Xavier - Ciências Sociais, UFBA
Léo Farias - Ciências Sociais, UFBA
Leonardo Fiusa Wanderley - Assessor social
Lucas Reis - Contábeis, UCSAL
Maíza Cantini - Arquitetura, UFBA
Marcelo Rodrigues Costa - Graduado em Comunicação (UNEB)/Ciências Sociais, UFBA
Marcos Farias - Matemático
Marcus Vinicius de Oliveira - Prof. de Psicologia da UFBA e militante do movimento antimanicomial
Maria do Socorro Alves Isozaki - Técnica de Enefermagem
Mª Victória Espiñeira González, Dep. de Ciência Política, UFBA
Mariana Isozaki - Ciências Sociais, UFBA
Marietta Bárbara Barreto Bonfim - Ciências Sociais, UFBA
Nara Espiñeira Lemos, Doutoranda em comunicação, Univ. de Santiago de Compostela (Espanha)
Paulo Vinicius Santos - Servidor público
Pedro de Carvalho Vilaça - Publicitário
Poliana de Magalhães - Fonodiaulogia, UFBA
Quele Santos Santana - Recursos Humanos
Rafael Alves Isozaki - Fisioterapia, Católica
Rafael de Aguiar Arantes - Sociólogo
Rafael Deiró de Santana - Ciências Sociais, UFBA
Rafael Pedral - História, UFBA
Raquel Florence de Carvalho - Psicóloga
Ruy Aguiar Dias, Dep. de Ciências Humanas, UNEB
Shingo Isozaki - Bancário
Simoa Borba, Mestranda em Ciências Sociais, UFBA
Sonia Maria Guedes Gondim, Psicóloga, Profa. da UFBA
Tiago Lorenzo - Ciências Sociais, UFBA
Valdete Aguiar - Gestora de Pequenas e Médias Empresas
Valdeci Teixeira Barbosa - Faculdade São Salvador
Valmira Tereza Farias - Comerciante
Victor Soares Lopes - Comunicação Social/ Jornalismo, UFBA
Vinicius Alves da Silva - Jornalismo, UNIJORGE
Vinicius da Silva - Prof. Direito, UFBA
Vitor Daughster - Arquitetura, UFBA
Vitor Fonseca Santos - Advogado
Vitor Manoel Marques Barreto - Produção Cultural, UFBA/Administração, Ruy Barbosa
Wesley Francisco - Historiador
Zilda Nepomuceno de Frias Santos, comerciante

 

Declaração de voto no blog Falando na Lata

Falando na Lata é um blog coletivo de jornalistas da Bahia. Jornalistas dos bons. O jornalista Zé de Jesus Barreto, meu primeiro pauteiro na antiga e saudosa Tribuna da Bahia postou uma declaração: “Não sou petista/até por que sou libertário/por opção de vida/ mas, temos todos,/de votar em Pinheiro/pelo bem da cidade/pela decência, ao menos.

Leia Falando na lata

 

Revista Carta Capital questiona ética de Gilmar Mendes, presidente do STF

O Brasil não dá sorte com o Poder Judiciário. Gilmar Mendes, o presidente do Supremo Tribunal Federal é sócio de uma escola que mantém contratos sem licitação com órgãos públicos. Falta ética ao presidente do STF que pousa de paladino da moralidade pública. O empresário Gilmar Mendes é um dos donos do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Entre 2000 e 2008 a empresa faturou R$ 2,4 milhões em contratos com órgãos públicos, sem licitação. Um dos sócios de Gilmar Mendes é Inocêncio Mártires Coelho, último procurador-geral da República da ditadura militar. O faturamento com a União cresceu desde que Gilmar Mendes se tornou presidente do STF. A reportagem completa está na CartaCapital ( 8 de outubro) que está nas bancas.

 

“Não dá para agüentar João Henrique por mais quatro anos”

O ex-governador da Bahia e ex-prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy (PSDB), afirmou à Gazeta Mercantil (8) que “a diferença no campo nacional não impede a convergência em prol da cidade. Não dá para agüentar por mais quatro anos o atual prefeito João Henrique”. Imbassahy, que obteve 108,6 mil votos, disse que Pinheiro é a melhor opção para Salvador “pela sua capacidade de articulação e de planejamento e também pelo equlíbrio emocional”.

Destaca a Gazeta Mercantil: “Durante a campanha, foi com João Henrique que o tucano mais trocou farpas e vice-versa. Também partiram do tucano os mais contundentes golpes ao deputado ACM Neto. Atacou-o frequentemente, dizendo que o democrata deixaria a prefeitura em 2010 para concorrer ao governo estadual, deixando no lugar seu vice, o deputado Márcio Marinho (PR), bispo da Igreja Universal. A história criou resistência a Neto em diversos setores da população de Salvador”.

Segundo a Gazeta Mercantil “o apoio a Pinheiro foi respaldado pelo tucanato baiano. Ratificaram a decisão o deputado federal Jutahy Jr, o deputado estadual Marcelo Nilo, presidente da Assembléia Legislativa, vereadores, deputados, prefeitos e o ex-governador Roberto Santos”.

 

João chamou Imbassahy de “sem caráter” e perdeu o apoio

João Henrique (PMDB) perdeu a chance de receber apoio do ex-governador e ex-prefeito Antônio Imbassahy (PSDB), quando no debate o chamou de “sem caráter”. Pagou caro pela língua solta. Perdeu ao seguir o estilo do cacique do PMDB Geddel Vieira Lima, um troglodita da comunicação política.

Segundo o Correio Braziliense (8) “ao apoiar Pinheiro, Imbassahy tenta derrotar um desafeto político, no caso João Henrique, que o chamou de “sem caráter” em debate na TV Globo".

Guardando as proporções, foi uma escorregada do tipo que ACM Neto deu ao afirmar que “daria uma surra” no presidente Lula. Resultado: Imbassahy não somente manifestou apoio a Pinheiro, como se dispõe a entrar ativamente na campanha. Vai ser uma ajuda maior que seus 8% de votos conseguidos no primeiro turno. Vai perseguir parte dos 70% de eleitores que manifestaram vontade de mudar Salvador ao rejeitarem a administração do João.

 

Eleição de travesti transexual Leo Kret é avanço contra discriminação

O povo elegeu Leo Kret para a Câmara Municipal de Salvador com 12.861 votos – a quarta maior votação entre os demais candidatos. Para a vereadora reeleita e presidente do PT municipal de Salvador, Vânia Galvão, “ela passa a ser a nova vereadora da capital e não o vereador homem”.

A rejeição à sexualidade de Leo Kret é resultante da discriminação que os homossexuais sofrem na sociedade. “É importante que ela se coloque como cidadã para garantir o direito de ter sua escolha respeitada” afirma Vânia Galvão, que sempre lutou pela criação da frente parlamentar em defesa dos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).

Não importa que tenha sido eleita pelo partido do bispo Marcelo Crivella (PR), que discrimina homossexuais e combate a religião dos orixás. O povo elegeu a nova vereadora.

O antropólogo Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia, assina hoje (8) um importante e interessante artigo na página de opinião do jornal A Tarde com o título: “A dívida histórica de Leo Kret”. Vale a leitura.

 

PMDB de Geddel ameaça aliança com DEM que se opõe a Lula

Geddel Vieira Lima, que controla o PMDB baiano, está em busca de um pacto com o DEM de ACM Neto por causa da disputa municipal de Salvador. Na prática, opera contra o projeto de mudança na Bahia e no Brasil. É uma incoerência já que é ministro do Governo Lula. Fechar aliança eleitoral com o DEM, de oposição ao Governo Lula, chega a ser uma insensatez. O PMDB arrisca a ressuscitar o agonizante DEM. Walter Pinheiro, candidato do PT, é mais coerente. Como faz parte do Governo Lula não quer saber de DEM.

 

PT da Bahia elegeu 67 prefeitos

Em 2004 o PT da Bahia saiu das eleições com 19 prefeitos eleitos. Agora, saiu com 67 prefeitos e 110 vice-prefeitos. Foi um crescimento de 350%. Com destaque para Vitória da Conquista, com Guilherme Menezes, Camaçari com Luiz Caetano e Lauro de Freitas com Moema Gramacho. Mas também ganhou, pela quarta vez, na pequena Pintadas, plantada em pleno semi-árido baiano e em silenciosa revolução social. Forçoso destacar a vitória de seis vereadores em Salvador

 

Como a imprensa baiana registrou o apoio de Imbassahy a Pinheiro

O jornal A Tarde (8) deu destaque, como foto, no alto da primeira página. A chamada foi “Imbassahy declara apoio a Pinheiro no 2º turno”. Na página interna (pag. 11) deu a manchete “Imbassahy apóia Pinheiro”. A matéria de Lilia de Souza narrou o fato com objetividade e em detalhes. O jornal ouviu os dois candidatos em espaços iguais.

Livre da campanha do seu proprietário, ACM Neto (DEM), que não foi para o segundo turno, o Correio (antigo Correio da Bahia), hoje (8) retomou sua caminhada em busca da credibilidade perdida. Deu chamada objetiva de primeira página: “Imbassahy apóia Pinheiro após conversa com Wagner”. Na página interna (pag. 12) sapecou a manchete “Imbassahy apóia PT após conversa com Wagner”. A matéria de Luana Rocha é informativa e sem deformações.

Tristeza é a cobertura da Tribuna da Bahia (8). Registrou na primeira página o fato político, mas, em segundo plano, prerferindo editar em primeiro plano uma outra notícia sobre o DEM e o PR. Na página interna (pag. 3) jogou a matéria para a parte de baixo e destacou uma negativa no título: “Imbassahy “fecha” com Pinheiro e nega que reivindique cargos”. É visível a manipulação da notícia pelo editor, que não sei quem é. O texto de Carolina Parada não tem deformações. O problema da Tribuna é de edição. Ou melhor, de jornalismo partidário sem dizer que é partidário. No alto da página a “grande” notícia é “PMDB deve fechar alianças com o DEM”.

 

Geddel deve explicações ao presidente Lula

Hoje à noite (8), a cúpula do PMDB, convidada pelo presidente Lula, participa de um jantar no Palácio da Alvorada. Durante o jantar, será feita uma avaliação das eleições municipais e sobre o crescimento do partido em todo o país. O presidente receberá ainda os ministros que querem seu apoio nas eleições e o governador Jaques Wagner.

Geddel Vieira Lima deveria aproveitar o jantar e explicar ao presidente as barbaridades ditas contra o Governo Lula por seus liderados na campanha eleitoral de Lauro de Freitas. A prefeita reeleita Moema Gramacho (PT) deveria estar neste jantar.

 

Três ex-governadores da Bahia apóiam Pinheiro (PT) para prefeito no segundo turno

Com a adesão do ex-governador e ex-prefeito Antônio Imbassahy (PSDB) à campanha de Pinheiro (PT) à prefeitura de Salvador, já são três ex-governadores engajados.

Com Imbassahy estava o ex-governador Roberto Santos, que fez questão de estar presente à entrevista coletiva. Roberto Santos é muito respeitado na Bahia. Ao ato político também estavam presentes o presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, o presidente do PSDB baiano, Nestor Duarte, e o vereador José Carlos Fernandes (PSDB).

O terceiro ex-governador todos sabem. É Waldir Pires.

Juntos, os três ex-governadores vão ajudar Walter Pinheiro a buscar os votos dos eleitores baianos que manifestaram desejo de mudança. Eles pretendem dialogar com os eleitores que não votaram em Pinheiro no primeiro turno.

Fonte: Site Pinheiro prefeito

 

Em Salvador, Imbassahy (PSDB) declara apoio a Pinheiro (PT)

O ex-prefeito Antônio Imbassahy, que obteve no primeiro turno 8% da votação geral, declarou apoio ao candidato do PT, Walter Pinheiro. Está nos jornais. Imbassahy anunciou o apoio em entrevista coletiva realizada (7) à noite em sua residência. Estava acompanhado de dirigentes e lideranças do PSDB da Bahia. Imbassahy afirmou: "Não tenho dúvida nenhuma de o que o melhor para Salvador está aqui ao nosso lado, que é Walter Pinheiro. Tenho certeza de que ele será eleito e governará com os melhores".

O ex-prefeito de Salvador destacou a biografia de Walter Pinheiro, a sua conduta "exemplar" e a capacidade de articulação "equilibrada" e disse que a sua opção reflete a preocupação com a cidade, que, no momento, "tem uma administração marcada pela improvisação".

Pinheiro demonstrou a sua satisfação e a alegria de contar com os novos aliados e deixou claro que o apoio foi selado com base nas propostas políticas que apresentou no primeiro turno das eleições. "Esse é um apoio lastreado no que representam as vidas públicas minha e de Lídice", disse.

O presidente estadual do PSDB, Nestor Duarte considerou a decisão de apoiar Pinheiro como "um caminho natural, pela nossa história política e compromissos comuns". Ele explicou que o partido ajudou a eleger o atual prefeito, "mas ele mudou a orientação política, com a qual discordamos.

Como não fomos para o segundo turno, agora ficamos com Pinheiro, que fez uma campanha propositiva". Duarte assegurou que os tucanos entrarão na campanha participando das atividades e decisões, enquanto o presidente municipal do partido, Arnando Lessa resumiu: "Vamos entrar de corpo e alma".

A presidenta do PT municipal de Salvador, vereadora releita Vânia Galvão, estava presente.

Fonte: Site Pinheiro prefeito

7 de outubro de 2008

 

Apoios a João Henrique começam por políticos suspeitos e derrotados

O vereador derrotado na eleição, Décio Santana, vai anunciar “apoio” a João Henrique (PMDB). Começo “bad”. Jorge Jambeiro também vai “rachar” seu partido. Os dois são do PSDB e não esperaram as discussões internas. Jorge Jambeiro, que é vinculado ao deputado federal João Almeida (ex-PMDB, hoje PSDB), anda fazendo críticas ao dirigente tucano na Bahia, Jutahy Magalhães. O deputado federal João Almeida nunca se aproximou do Governo Lula. Seu nome consta da famosa Lista de Furnas - parlamentares que supostamente teriam recebido dinheiro público desviado de Furnas. Agenor Gordilho (DEM) é um apoio natural.

O deputado federal Maurício Trindade (PR), partido do senador César Borges, também vai anunciar apoio a João Henrique. Uma lástima para João Henrique. Maurício Trindade é suspeito de envolvimento no esquema do desvio do “leite das crianças” na Secretaria de Saúde de Salvador. Ele apoiou ACM Neto (DEM) no primeiro turno. Maurício Trindade é médico e tradicionalmente utiliza a profissão para fazer política nos bairros de Alagados. Ele chama de caos o que o PT arrumou na área da Saúde na administração de João Henrique. Esqueceu sua participação nos escândalos da secretária Aldeli Rocha, indicada ao cargo pela hoje viúva do senador ACM.

 

PCdoB fez 133 vereadores na Bahia

O PCdoB elegeu em todo o país 39 prefeitos e 608 vereadores nas eleições. O número de prefeitos quadruplicou em relação às eleições de 2004, enquanto o de vereadores cresceu 122,7%. O melhor desempenho foi na Bahia: 18 prefeitos e 133 vereadores comunistas eleitos. Nas capitais, o partido reelegeu no primeiro turno o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, enquanto Flávio Dino enfrenta no dia 26 o tucano João Castelo, em São Luís.

 

Esquerda desunida será sempre vencida

A eleição em Alagoinhas comprovou um antigo slogan da esquerda: o povo unido jamais será vencido, mas às avessas. PT e PCdoB não conseguiram se entender, lançaram candidatos próprios e num processo eleitoral autofágico acabaram por entregar uma bela experiência político-administrativa popular para um demagogo assistencialista, Paulo César, que ganhou usando a legenda do PSDB.

O PMDB da Bahia se jacta de ter feito 113 prefeitos. Mas, se o resultado for confrontado com os 65 prefeitos do PT, 17 ou 18 do PCdoB e mais 18 do PSB, um total de 100 prefeitos, as forças realmente progressistas podem enfrentar o avanço do conservadorismo do PMDB, liderado pelos irmãos trogloditas Geddel e Lúcio Vieira Lima.

Se a frente de esquerda pode ganhar em Salvador, pode também deter o avanço conservador do PMDB no interior.

 

Eleições na Bahia fortaleceram PCdoB

O balanço dos vereadores eleitos não está completo, mas o PCdoB na Bahia elegeu pelo menos 18 prefeitos e ainda 18 vice-prefeitos. Na região Sul da Bahia elegeu os prefeitos de Gandu, Itacaré e Prado. Ganhou em Juazeiro, o quarto município baiano; em São Sebastião do Passé, na região metropolitana de Salvador, Tânia Portugal foi vitoriosa (71% dos votos) em todas as urnas, sem exceção. Também ganhou em Ibicoara, Correntina, Ubatã, Serra do Ramalho. Em Gandu, no Baixo Sul, a candidata Dra Irismá derrotou um grupo político que há 42 anos se mantinha no poder. Na região Norte ganhou em Campo Alegre de Lourdes e Brejões (aqui com 90% dos votos). O PCdoB perdeu entretanto, em dois municípios. Em Alagoinhas o PCdoB e o PT lançaram candidatos próprios e acabaram perdendo para Paulo César, carlista filiado ao PSDB. Também perdeu em Guanambi. Em Salvador, o partido reelegeu duas importantes vereadoras: Olívia Santana e Aladilce. Agora enfrenta o segundo turno ao lado de Walter Pinheiro (PT) e pode desempenhar um papel fundamental.

O PCdoB está mudando a Bahia.

 

Eleição em Salvador foi a missa de sétimo dia do carlismo

Vice-presidente nacional do PT e assessor internacional do presidente Lula, Marco Aurélio Garcia disse em entrevista à Band News que “o DEM, apesar de São Paulo, saiu fragilizado. A decadência do DEM no resto do país foi muito grande. Um exemplo disso é Salvador...

“...ACM Neto foi para o terceiro lugar. É a missa de sétimo dia do carlismo na Bahia. No que diz repeito às forças que estão em torno do governo, que têm uma forte tendência de coligar-se em 2010, teremos um avanço importante”.

Noves fora a apreensão com a refrega de São Paulo, ele festejou os resultados obtidos pelo petismo nas urnas:

“O PT elegeu a maioria dos prefeitos que tiveram resultado no primeiro turno [seis entre 15 capitais]. Um resultado extraordinário nacionalmente...”

“...Se analisarmos finamente os resultados nas pequenas cidades, será mais favorável ainda. E vamos em condições de alta competitividade em cidades como São Paulo e Porto Alegre”.

Marco Aurélio acha que, projetando-se os resultados para 2010, “os problemas estão colocados para a oposição”, não para o PT.

Ele esmiuçou o raciocínio: “Não gosto de comentar a situação de outros partidos. Mas os conflitos que essa eleição [de São Paulo] revelou no interior do PSDB são muito grandes...”

“...Como essas cicatrizes vão se resolver? Que impacto isso terá numa divisão que está se estabelecendo desde agora...”

Fonte: Folha de S. Paulo/Tuca Vieira

6 de outubro de 2008

 

A esquerda se fortalece na Câmara Municipal de Salvador

O PT elegeu seis vereadores. O PCdoB elegeu dois e o PSB mais dois. São dez vereadores de esquerda na Câmara Municipal de Salvador composta por 41 integrantes.

O PT elegeu:

Marta Rodrigues, ex-presidente do PT municipal de Salvador, com especialização em Direitos Humanos pela Fundação Escola Superior do Ministério Público da Bahia, vinculada politicamente ao deputado federal Nelson Pelegrino.

Vânia Galvão, atual presidenta do PT municipal da capital baiana, líder sindical dos trabalhadores técnicos da UFBA, foi reeleita, depois de dedicar seu primeiro mandato à luta das mulheres e de minorias discriminadas, vinculada politicamente ao ex-deputado Emiliano José e Waldir Pires.

Dr Giovani Nascimento, reeleito, vinculado politicamente ao deputado estadual J. Carlos, do PT, com bases no Subúrbio Ferroviário.

Gilmar Santiago, reeleito, ex-secretário da Reparação e também ex-secretário de Governo da Prefeitura de Salvador. Saiu do cargo para disputar a reeleição. Militante negro, sindicalista.

Henrique Santana Carballal, professor de História, ex-coordenador executivo dos CSU,s (Centro Social Urbano), cargo da Secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, ocupada pelo deputado Valmir Assunção. Tem bases no Nordeste de Amaralina bairro que dedicou sempre muita atenção.

Moisés Rocha, militante negro, sindicalista, vinculado ao MNU e à CUT, diretor da Confederação Nacional dos Químicos

O PCdoB reelegeu duas ótimas vereadoras testadas e aprovadas: Olívia Santana e Aladilce.

O PSB elegeu dois vereadores: Orlando Pereira (Palhinha) e Laudelino Conceição (Lau).

Infelizmente o PSOL, PCB e PSTU não elegeram vereadores.

 

Sistema de reeleição não fortalece democracia

A Constituição Federal de 1988 não previa a reeleição de governantes. O sistema surgiu com a Emenda Constitucional 16, inserida em 1997. Esta emenda foi aprovada como resultado de uma articulação política do ex-presidente FHC do PSDB, na base da compra de votos dos congressistas. Teve voto que custou R$ 200 mil.

O ex-governador da Bahia e ex-ministro Waldir Pires é contra a reeleição: “Não sou contra a reeleição em si, mas no Brasil este mecanismo se tornou prisioneiro das relações paternalistas que ainda existem na política”.

A queda da reeleição fortalece a democracia. Este é o principal ponto da reforma política que deve ser discutido com a população brasileira. Até nisso FHC atrapalhou o Brasil.

 

Alguns prefeitos terão papel decisivo na campanha de Walter Pinheiro (PT) no segundo turno

Alguns prefeitos e prefeitas eleitas na Região Metropolitana de Salvador terão papel de destaque na campanha de Walter Pinheiro (PT) no segundo turno.

Moema Gramacho (PT) que ganhou com 59% em Lauro de Freitas já está esquentando as baterias. Lauro de Freitas chega a se confundir com Salvador, com bairros divididos entre os dois municípios.

Luiz Caetano (PT) que ganhou espetacularmente em Camaçari com 70% dos votos administra um município que tem o Pólo Petroquímico com milhares de empregados residindo em Salvador.

Tânia Portugal (PCdoB) foi reeleita em São Sebastião do Passe, que tem base petroleira e muita vinculação com a capital.

Rilza Valentim (PT) foi reeleita em São Francisco do Conde, também com base petroleira.

 

Líder tucano Marcelo Nilo manifesta apoio para Walter Pinheiro (PT)

A busca pelas alianças políticas para o segundo turno em Salvador já começou. Walter Pinheiro (PT) do alto de seus 390.913 votos (30,06%) quer o apoio de Hilton Coelho, do PSOL, que obteve 51.193 votos (3,94%) e também do ex-prefeito Antônio Imbassahy, que chegou a 108.654 votos (8,36%).

Meio caminho já está feito em relação a Imbassahy (PSDB). O tucano Marcelo Nilo, presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, anunciou agora pela manhã (6), o apoio político e pessoal à campanha de Walter Pinheiro (PT) no segundo turno em Salvador. As conversas com o PSDB continuam.

Walter Pinheiro (PT) amanheceu com um discurso amigável. Afinal, está em jogo o destino da Cidade da Bahia. João Henrique (PMDB) que obteve 402.665 votos (30,97%) amanheceu com um discurso agressivo, fiel ao seu chefe político Geddel Vieira Lima. Deu pau no PT e no DEM.

Como bem disse o governador Wagner, João Henrique não é larápio, não é ladrão, mas tem uma gestão confusa e uma cabeça política confusa. Salvador não merece.

 

Governador da Bahia, Jaques Wagner, gostou dos resultados eleitorais

Senhores, o editor deste blog estava de ressaca. Passou dos limites na festança do Rio Vermelho. Este blog previu a derrota de ACM Neto (DEM) e batalhou pela campanha de Vânia Galvão (PT), vereadora guerreira, líder sindical dos trabalhadores técnicos da UFBA - que foi reeleita.

Estamos de volta.

Em entrevista à revista Terra Magazine, o governador da Bahia avaliou que os resultados eleitorais foram muito bons. Ele citou as vitórias do PT em Camaçari, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Cruz das Almas e Walter Pinheiro no segundo turno em Salvador. Sem falar nas vitórias da base do governo. Para Wagner, a disputa no segundo turno entre partidos políticos da base governamental, tanto estadual quanto federal, coloca uma questão: ou não entra ninguém do Poder Executivo no segundo turno, ou entram todos, ministros e governadores. O presidente Lula fica de fora dessa, ou não, como diria Caetano Veloso.

LEIA NA ÍNTEGRA

5 de outubro de 2008

 

Pesquisa boca-de-urna revela ACM Neto perdendo

A pesquisa boca-de-urna do Ibope em parceria com a Rede Globo, mas longe da TV Bahia, deu 31% para Walter Pinheiro (PT), 31% João Henrique (PMDB) e 27% para ACM Neto (DEM). É só uma pesquisa, mas pode indicar a tendência em Salvador. Os primeiros votos apurados de fato deram Walter Pinheiro.

 

Na Bahia, eleição municipal marca ocaso da era ACM

Fonte: Folha de S. Paulo/Lula Marques

As eleições de 2008 devem selar o fim da hegemonia baiana do grupo de ACM.

Há dois anos, o grupo do ex-senador Antonio Carlos Magalhães (DEM) controlava perto de 90% dos municípios da Bahia. Deve sair das urnas de 2008 com menos de 20%.

Em 2006, de um total de 417 prefeituras, 370 eram chefiadas por políticos alinhados ao grupo do velho cacique baiano.

Sozinho, o DEM geria cerca de 270 executivos municipais. Outros cem prefeitos, embora filiados a legendas distintas, submetiam-se ao comando do governo do Estado.

Governo submetido à época ao tacão do `demo´ Paulo Souto, um técnico que se fez político sob o guarda-chuva largo do carlismo.

Em 2006, subvertendo as pesquisas que o davam como favorito à reeleição, Paulo Souto perdeu o governo estadual para Jaques Wagner (PT).

Levado à maca, o carlismo vem sendo submetido a uma lipoaspiração política. O processo de perda de gordura acentuou-se depois da morte de ACM, em julho de 2007.

O grupo de ACM definha sob os efeitos do veneno criado pelo próprio ACM. O babalorixá do ex-PFL difundia a tese de que, longe dos cofres do Estado, prefeito não sobrevivia.

Aferrados a esse raciocínio, os prefeitos carlistas trataram de se achegar ao novo dono da chave do cofre do Palácio de Ondina: o petista Jaques Wagner.

Chama-se Geddel Vieira Lima o atalho que a maioria dos ex-carlistas tomou para se manter pendurada às arcas do governo da Bahia, agora geridas por um governo do PT.

Algo como cem prefeitos do grupo de ACM caíram no colo do PMDB de Geddel, um inimigo histórico do carlismo.

Além da aliança política que mantém com Jaques Wagner, Geddel seduziu a prefeitada com um atrativo extra.

Ofereceu pedaços do orçamento do ministério que Lula lhe confiou: a pasta da Integração Nacional.

De resto, esmagando todos os preceitos ideológicos, alguns prefeitos do ex-PFL migraram para legendas como o PT (3 prefeitos) e até o PCdoB (9).

O PSDB beliscou cerca de dez. O PR e o PP arrastaram algo como 15 prefeitos cada um.

Pelas contas da equipe de Jaques Wagner, algo como 350 dos 417 prefeitos eleitos na Bahia em 2008 estarão alinhados com o governo petista.

Número bem próximo das 370 prefeituras controladas pelo carlismo há dois anos. O novo desenho esboçado no quadro da política baiana traz uma outra diferença.

Os prefeitos neo-governistas -ex-carlistas, petistas e agregados-agora não atendem a um comando único, como na era ACM. A fase da hegemonia da mão de ferro solitária acabou.

Pela contabilidade do Palácio de Ondina, a ser conferida depois da abertua das urnas, o PMDB de Geddel deve eleger entre 80 e 90 prefeitos. O PT, algo como 60 a 65.

Juntos, os agregados do neo-governismo baiano -PP, PR, PSB, PCdoB, PTB, etc-elegeriam entre 190 e 200 prefeitos.

O DEM levou às urnas 116 candidatos. O grupo de Jaques Wagner estima que serão eleitos cerca de 60.

O `demo´ mais expressivo é ACM Neto, candidato à prefeitura de Salvador. Freqüenta as pesquisas ora em primeiro ora em segundo lugar. Muito próximo, porém, dos governistas Walter Pinheiro (PT) e João Henrique (PMDB).

Tão próximo que se tornou impossível fazer prognósticos sobre os nomes dos dois candidatos que irão ao segundo turno em Salvador.

O eventual insucesso de ACM Neto tornaria ainda mais eloqüente o ocaso do carlismo na Bahia. Salvador sempre foi o reduto que ACM, o avô, desejou transformar em vitrine de sua musculatura política. (blog Josias de Souza).

This page is powered by Blogger. Isn't yours?