9 de outubro de 2010

 

Eleição não pode ser plebiscito sobre aborto, afirma Marilena Chaui

Está na revista digital Rede Brasil Atual. A filósofa Marilena Chaui afirmou que é necessário impedir que as eleições se tornem um plebiscito nacional sobre o aborto, principalmente porque está baseado em boatos. Segundo ela, a mídia inventa uma nova temática a cada semana. Para ela, o monopólio da imprensa transforma a mídia em um agente antidemocrático.

Chaui chega a propor que lideranças políticas deixem de atender jornalistas da grande imprensa. “Para defender a liberdade de expressão é preciso não falar com a mídia”. É que ela acredita que a mídia dá algum espaço para PT e movimentos sociais apenas para “parecer plural”, mas, na prática, promove um verdadeiro “controle da opinião” sobre o que é publicado.

A professora se referiu ao caso da dispensa da colunista Maria Rita Kehl pelo jornal O Estado de S. Paulo. "A democracia não é simplesmente um regime da lei e da ordem", explicou, defendendo que é necessário haver diversidade de opinião na mídia. A professora esclareceu que não se pode permitir que três ou quatro famílias mantenedoras dos meios de comunicação pautem a agenda política do Brasil.

 

Se a eleição fosse hoje, Dilma venceria com 54% dos votos válidos

A pesquisa Datafolha divulgada hoje (9) aponta a candidata Dilma Rousseff (PT) à frente no segundo turno das eleições, com 48% das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB) tem 41%.

Os números representam 54% dos votos válidos (descontados os válidos, nulos, abstenção) para Dilma e 46% para Serra.

A pesquisa, divulgada e contratada pelo jornal Folha de S. Paulo, foi realizada no dia 8 de outubro junto a 3.265 eleitores, com margem de erro de 2 pontos percentuais.

 

Professores de Filosofia divulgam manifesto em apoio a Dilma Rousseff

Professores e pesquisadores de Filosofia das universidades de todo o Brasil, em abaixo-assinado, manifestam apoio a Dilma Rousseff. Eles avaliam que os oito anos do Governo Lula constituíram formidável movimento em direção a uma sociedade livre, justa e solidária, ao desenvolvimento nacional e à erradicação da pobreza.

“Nesses oito anos, a pobreza foi reduzida em mais de 40%; mais de 30 milhões de brasileiros ascenderam à classe média; a desigualdade de renda sofreu uma queda palpável. Não se tratou de um efeito natural e inevitável da estabilidade econômica. Trata-se do resultado de políticas públicas resolutamente implementadas pelo atual governo – as quais não se limitam ao Bolsa Família, mas têm nesse programa seu carro-chefe”.

Ao tempo em que reconhecem o papel central exercido por Dilma Rousseff, na realização dos objetivos da República firmados na Constituição, afirmam que “há razões para duvidar que um eventual governo José Serra ofereça os mesmos propectos”. Eles lembram que os intelectuais associados ao projeto Serra costuma tachar o governo Lula e a candidatura de Dilma de “populistas”, no que não concordam. Também criticam a “súbita conversão da oposição ás políticas sociais do atual governo”.

Segundo o documento, “os programas de transferência de renda implementados pelo governo não apenas ajudaram a proteger o país da crise econômica mundial – por induzirem o crescimento do mercado interno –, mas fortaleceram nossa democracia ao criar bases concretas para a cidadania de milhões de brasileiros”

O manifesto repudia a acusação de que o presidente Lula e seu governo atentam contra as liberdades públicas. Também externaram desgosto diante do “Manifesto em Defesa da Democracia” que circulou na mídia acusando o governo de solapar o regime democrático. Eles condenaram o “estranho requerimento” da vice-procuradora eleitoral, Sandra Cureau” tentando intimidar a revista Carta Capital, isso sim uma ameaça à liberdade de imprensa.

LEIA O MANIFESTO NA ÍNTEGRA

 

“Aborto” é o filho bastardo da herança de FHC

O site Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim, desce a ripa no Serra. PHA saudou o programa inicial de Dilma, que se recusou a politizar o aborto. É preciso ignorar a calhordice, diz ele. O programa de Dilma comparou o presidente Lula a FHC, mostrou quem é, o que fez, o que vai fazer. Ao contrário, o programa de Serra só tinha “aborto”. O problema de Serra é que ele não tem nada para mostrar. Não tem estratégia, não tem plano de vôo.

Serra politiza o aborto porque não se arrisca a defender seu pensamento neoliberal, da frondosa árvore onde se penduram Hayek, Roberto Campos, Pinochet, Reagan, Thatcher, Salinas, Fujimori e Menem, além do astro menor FHC.

Serra prometeu aos seus pares revelar FHC em seu programa de TV. Até agora não passou de um quadro numa galeria como se fosse uma figurinha no álbum do Schrek.
Como não ganha votos com suas idéias, politiza o aborto, que ele diz ser contra, mas na verdade não é.

Como diria Samuel Johnson, a calhordice é o último reduto dos velhacos, sentencia PHA.

 

Mais informação sobre jornal popular do grupo A Tarde

Colegas enviam e-mail fazendo reparos ao texto daí de baixo e até completando informações. O projeto do jornal popular do grupo A Tarde é coordenado pelo jornalista Paulo Oliveira,secretário de redação de A tarde. Foi ele quem apresentou o projeto aos convidados na sexta-feira (08).

Há quase um ano o jornal está em processo de estudo e preparação. O nome era um segredo guardado a sete chaves. O novo periódico será dirigido às classes C, D e E. O formato não é tablóide tradicional, é berliner, tem três centímetros a mais de altura. Os anunciantes terão que se adaptar.

Não haverá aquelas tradicionais editorias. O conteúdo será adaptado para o novo público. Chega a se confundir com a estética de uma revista. A editora-chefe é Ana Carolina Diniz, que chega do carioca Expresso, do grupo Globo, onde era sub-editora.

A consultoria espanhola Cases Y Associats recrutou os profissionais. Segundo Paulo Oliveira, de preferência o jornalista deve residir nos próprios bairros populares. O preço será mesmo 50 centavos. A tiragem será de 80 mil exemplares.

Ah! Eles não aceitam mais publicidade nas páginas a cores para a primeira edição. Está atulhado de anúncios.

 

Grupo A Tarde anuncia jornal popular chamado MASSA

Dia 18 de outubro chega às bancas o jornal MASSA. É uma publicação do Grupo A Tarde, para interagir com as classes C e D que ascenderam com a política de distribuição de renda do Governo Lula. Vem em formato tablóide, principais páginas a cores. E atenção: não vai explorar sangue, desgraças alheias e banditismo, uma tradição horrorosa dos chamados jornais populares no Brasil.

O jornal MASSA foi apresentado sexta-feira (08) a convidados, num café da manhã no Restaurante Padaria, no Rio Vermelho. A grande novidade do MASSA é que vai ser voltado para a realidade das populações dos bairros populares de Salvador. É o reconhecimento do jornal A Tarde de que os formatos atuais não falam para o povo, apenas para a classe média branca, rica, letrada, a elite. Necessariamente, o MASSA vai falar de povo.

Em vez da Coluna da July e seus retratados da elite, fotos de moradores locais; na página de economia, nada de Bolsa de Valores e grandes empresários e sim poupança, empreendedorismo, microcrédito, casa própria. Será uma revolução na imprensa baiana. A página de polícia, que só tem bandidos negros e sem camisa, dará espaço para as pessoas de bem de cor negra predominantemente. Não por decisão editorial, linha de classe, nada disso, mas em decorrência da verdade dos bairros populares. Educação, saúde, direitos da cidadania, são as preocupações centrais.

Em termos geográficos, será um jornal da Liberdade, Cajazeiras, São Cristóvão, Pero Vaz, Uruguai e não um jornal do Itaigara, Pituba, Patamares, Caminho das Árvores.

O jornal MASSA não vai concorrer com nenhum outro órgão de imprensa. Simplesmente porque não existe em Salvador nada semelhante. É pioneiro o projeto. Vai custar 50 centavos.

 

13 razões para votar em Dilma no segundo turno

1. FIM DA MISÉRIA – Com Lula, 36 milhões de pessoas entraram para a classe média e 28 milhões saíram da pobreza absoluta. Dilma vai aprofundar esse caminho e lutar para acabar com a miséria no país.

2. MAIS EMPREGOS – O Brasil nunca gerou tantos empregos como agora. Dilma – que coordenou o PAC e o Minha Casa, Minha Vida, programas que levam obras e empregos a todo o país – é a garantia de que o mercado de trabalho vai continuar crescendo para todos.

3. MAIS REAJUSTES SALARIAIS – Com Lula, o salário mínimo sempre teve reajustes bem acima da inflação e houve aumento da massa salarial em geral. Dilma vai manter e aperfeiçoar essa política que tem ajudado a melhorar a vida de tantas famílias, em todo país.

4. MAIS BOLSA FAMÍLIA – Agora, existe candidato fingindo que é a favor do Bolsa Família, mas o povo brasileiro sabe: só Dilma garante o fortalecimento desse e de outros programas sociais criados por Lula.

5. MAIS EDUCAÇÃO – Lula criou o ProUni, mais universidades e escolas técnicas do que qualquer outro governo. Dilma vai seguir abrindo as portas da educação para todos. Com ela, serão construídas escolas técnicas em municípios com mais de 50 mil habitantes e em cidades-pólo.

6. MAIS SAÚDE – Lula ampliou o Saúde da Família, implantou o Samu 192, as Farmácias Populares e o Brasil Sorridente. Dilma já garantiu: vai criar 500 Unidades de Pronto Atendimento – as UPAs 24 horas. E 8.600 novas Unidades Básicas de Saúde – as UBS. Tudo para o bem estar da família brasileira.

7. MAIS SEGURANÇA – Lula está fazendo um investimento inédito na segurança pública, com o Pronasci, que tem, entre suas prioridades, o policiamento comunitário, a inclusão do jovem e a parceria com a sociedade. Dilma vai ampliar essa ação, usando como modelo as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que estão livrando várias comunidades do Rio de Janeiro do domínio do tráfico de drogas.

8. MAIS COMBATE AO CRACK – Dilma vai combater a praga do crack com autoridade, carinho e apoio. Apoio para impedir que mais jovens caiam nessa armadilha fatal. Carinho para cuidar dos que precisam se libertar da dependência. E autoridade para combater e derrotar os traficantes.

9. MAIS CRECHES – Dilma quer garantir mais tranquilidade para as famílias que trabalham e não têm onde deixar os filhos. Por isso, já assumiu o compromisso de construir 6 mil creches e pré-escolas em todo o país.

10. MAIS MORADIAS POPULARES – Juntos, Lula e Dilma criaram o Minha Casa, Minha Vida, que está realizando o sonho da casa própria de muita gente. Dilma vai ampliar o programa, garantindo mais 2 milhões de moradias populares para quem mais precisa.

11. MAIS APOIO AO CAMPO – Nossos agricultores nunca tiveram tanto apoio para produzir e crescer na vida. Dilma – que criou o Luz para Todos, levando energia para milhões de lares brasileiros – é a certeza de que esse trabalho vai seguir em frente, tanto para o agronegócio como para a agricultura familiar.

12. MAIS CRÉDITO – Lula criou o crédito consignado e facilitou o acesso da população a várias linhas de crédito. É por aí que Dilma vai seguir para continuar beneficiando toda a população.

13. MAIS RESPEITO AO BRASIL – Com Lula, o Brasil pagou sua dívida com o FMI e passou a ser um país respeitado em todo o mundo. O país vai realizar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Dilma quer o Brasil assim: forte, independente e cada vez mais admirado aqui e lá fora.

 

DILMA, MOSTRE QUE É DE BRIGA

por Mino Carta, na CartaCapital

O Brasil merece a continuidade do governo Lula em lugar da ferocidade dos eleitores tucanos.

As reações de milhares de navegantes da internet envolvidos na celebração dos resultados do primeiro turno como se significassem a derrota de Dilma Rousseff exibem toda a ferocidade – dos súditos de José Serra. Sem contar que a pressa de suas conclusões rima sinistramente com ilusões.

Escrevi ferocidade, e não me arrependo.

Trata-se de um festival imponente de preconceitos e recalques, de raiva e ódio, de calúnias e mentiras, indigno de um país civilizado e democrático. É o destampatório de vetustos lugares-comuns cultivados por quem se atribui uma primazia de marca sulista em relação a regiões- entendidas como fundões do Brasil. É o coro da arrogância, da prepotência, da ignorância, da vulgaridade.

É razoável supor que essa manifestação de intolerância goze da orquestração tucana, excitada pelo apoio maciço da mídia e pelos motes da campanha serrista. Entre eles, não custa acentuar, a fatídica intervenção da mulher do candidato do PSDB, Mônica, pronta a enxergar na opositora uma assassina de criancinhas. A onda violeta (cor do luto dos ritos católicos) contra a descriminalização do aborto contou com essa notável contribuição.

Ocorre recordar as pregações dos púlpitos italianos e espanhóis: verifica-se que a Igreja Católica não hesita em interferir na vida política de Estados laicos. Não são assassinos de criancinhas, no entanto, os parlamentares portugueses que aprovaram a descriminalização do aborto, em um país de larguíssima maioria católica.

É uma lição para todos nós. Dilma Rousseff deixou claro ser contra o aborto “pessoalmente”. Não bastou. Os ricos têm todas as chances de praticar o crime sem correr risco algum. E os pobres? Que se moam.

A propaganda petista houve por bem retirar o assunto de sua pauta. É o que manda o figurino clássico, recuar em tempo hábil. Fernando Henrique Cardoso declarava-se ateu em 1986. Mudou de ideia depois de perder a Prefeitura de São Paulo para Jânio Quadros e imagino que a esta altura não se abstenha aos domingos de uma única, escassa missa. Se não for o caso de comungar.

A política exige certos teatrais fingimentos. Não creio, porém, que os marqueteiros nativos sejam os melhores mestres em matéria. Esta moda do marqueteiro herdamos dos Estados Unidos, onde os professores são de outro nível, às vezes entre eles surgem psiquiatras de fama mundial e atores consagrados. Em relação ao pleito presidencial, as pesquisas falharam e os marqueteiros do PT também.

Leio nesses dias que Dilma foi explicitamente convidada por autoridades do seu partido a descer do salto alto. Se subiu, de quem a responsabilidade? De todo modo, se salto alto corresponde a uma campanha bem mais séria e correta do que a tucana, reconhecemos nela o mérito da candidata.

Acaba de chegar o momento do confronto direto, dos debates olhos nos olhos. Ao reiterar nosso apoio à candidatura de Dilma Rousseff, acreditamos, isto sim, que ela deva partir firmemente para a briga, o que, aliás, não discreparia do temperamento que lhe atribuem. Não para aderir ao tom leviano e brutalmente difamatório dos adversários, mas para desnudar, sem meias palavras, as diferenças entre o governo Lula e o de FHC. Profundas e concretas, dizem respeito a visões de vida e de mundo, e aos genuínos interesses do País, e a eles somente. Em busca da distribuição da riqueza e da inclusão de porções cada vez maiores da nação, para aproveitar eficazmente o nosso crescimento de emergente vitorioso.

Carta Capital está com Dilma Rousseff porque é a chance da continuidade e do aprofundamento das políticas benéficas promovidas pelo presidente Lula. E também porque o adágio virulento das reações tucanas soletra o desastre que o Brasil viveria ao cair em mãos tão ferozes.”

P.S. Bem a propósito: a demissão de Maria Rita Kehl por ter defendido na sua coluna do Estado de S. Paulo a ascensão social das classes mais pobres prova que quem constantemente declara ameaçada a liberdade de imprensa não a pratica no seu rincão.”

 

PV declara apoio a Ana Júlia (PT) no Pará

O Partido Verde, no Pará, está na campanha da candidata Ana Júlia Carepa (PT) ao governo do estado. O presidente do PV do Pará, José Carlos Lima, foi taxativo: “A Ana Júlia já recebia nosso apoio durante o primeiro turno. Isso foi decidido em convenção. Seria no mínimo antiético, para não dizer negociata ou mesmo sacanagem, que o PV mudasse de lado agora que ela passou para o segundo turno”.

 

Folha de S. Paulo pressiona corte militar e tortura a ética

Chega a ser um escândalo a pressão que a Folha de S. Paulo pratica contra o Superior Tribunal Militar. Os jornalistas tucanos da Folha acham que, na papelada do processo contra Dilma, feito em plena ditadura militar, podem encontrar elementos que prejudiquem sua campanha eleitoral. A Folha de S. Paulo, mais uma vez, aceita fazer o trabalho sujo para Serra e PSDB.

Como todos sabem, aqueles processos foram feitos com interrogatórios na base do pau-de-arara, cadeira do dragão, choques elétricos, socos, pontapés, terrorismo psicológico, ameaças violentas à vida dos presos políticos que ousaram combater a ditadura militar. E não havia advogados com amplo exercício de defesa.

Naqueles processos pode constar qualquer coisa. Uma das técnicas usadas pelos torturadores era difundir nos presídios que prisioneiros teriam delatado companheiros.

O Superior Tribunal Militar tem uma triste história, ao se prestar à farsa judiciária dos julgamentos dos presos políticos. Quando voltavam para as celas, os heróicos militantes caiam novamente na tortura. Agora, a Folha de S. Paulo quer transformar o STM e os processos feitos sob tortura em matéria-prima de propaganda eleitoral, sob o disfarce de jornalismo.

Serra (PSDB) não corre este risco. Nunca foi preso, fugiu ao primeiro sinal do golpe militar, para o Chile. Eu não o censuro.

Em relação ao senador eleito Aloísio Nunes (PSDB) a Folha de S. Paulo não manifestou o mesmo interesse em vasculhar o processo subterrâneo. O tucano, agora senador eleito, foi militante da ALN de Carlos Marighela, assaltou bancos a mão armada, foi preso, torturado, alguma coisa “comprometedora” deve ter falado.

A Folha de S. Paulo está torturando a ética. Como tem gente canalha na imprensa.

 

Por onde chega, ex-petista Bassuma divide e causa confusão

Em política se costuma dizer que “não se chuta cachorro morto”. É uma expressão chula, mas, cai como uma luva no caso do ex-deputado e candidato derrotado Bassuma.

Saiu do PT, não por ser contra o aborto. A verdade é que ele saiu do PT porque estava tratando a questão do aborto como uma questão de polícia, e não de saúde pública. Em vez de cuidados médicos às vítimas dos abortos, propõe perseguição policial e cadeia para mães de família. Um fanático religioso.

Bassuma saiu do PT e foi para o PV. Ali, dissemina também a cizânia. Bassuma chegou para confundir o PV. Assim como no PT, não respeitava as decisões partidárias, também no PV trocou os pés pelas mãos. Antes que a direção nacional do PV se reunisse, antes que Marina Silva se decidisse e antes de qualquer reunião partidária, ele declarou que “votaria em Serra”. Bassuma não tem lugar na política, um espaço de diálogo, articulação, entendimento.

Bassuma ainda vai destruir o PV, um partido que simboliza uma boa idéia.

No PV tem várias posições sobre o segundo turno. Tem quem apóie Dilma, tem quem apóie Serra, tem quem propõnha neutralidade e tem os fisiológicos que querem dinheiro e cargos. Marina Silva é uma bela pessoa, muito diferente de Bassuma e dos carreiristas do PV, mas, está bem encrencada e em más companhias.

 

Dilma retoma campanha com 47,7 milhões de votos, mais de 14,5 milhões de votos de frente

Dilma (PT) saiu do primeiro turno com 14,5 milhões de votos à frente de seu adversário Serra (PSDB). Ela obteve 47,7 milhões de votos e Serra (PSDB) pouco mais de 30 milhões. Portanto, Dilma começa o segundo turno como ampla favorita. A maioria dos eleitores manifestou claramente seu desejo, quer Dilma presidente. Dilma Rousseff está prestes a se tornar uma das mulheres mais bem votadas da história da humanidade. Não é pouca coisa.

Então eu fico me perguntando: Serra está rindo de quê?

8 de outubro de 2010

 

Dilma se encontra com lideranças cristãs em Belo Horizonte

Dilma Rousseff , voltou a Belo Horizonte, sua terra natal, onde se reuniu com lideranças cristãs na capela do Mercado Central. Durante o encontro, ela assumiu o compromisso de um governo em prol da vida, que continuará dando oportunidades para todos os brasileiros, sem distinção.

Dilma repudiou as campanhas clandestinas de pessoas que falam e não se identificam na Internet, numa espécie de submundo da política. A posição de Dilma Rousseff é cristalina. “Sou a favor da vida e de um Brasil que olhe para os 190 milhões de brasileiros, que não deixe um parte passar fome. Sou contra a brutal desigualdade”.

A conversa com as lideranças religiosas girou em torno da questão social, que é o foco do seu programa de governo. “Hoje, quando eles falam para mim de ter o centro na questão social e a importância dos movimentos sociais serem respeitados, inclusive os movimentos religiosos, e a importância de uma posição clara em relação à questão da vida e o fato de defender também a liberdade de crença e da democracia no Brasil, eu fico muito feliz”, disse.

DILMA É CONTRA O ABORTO
Dilma voltou a ressaltar sua posição pessoal em relação ao aborto para evitar a divulgação de falsos boatos. “Eu, pessoalmente, sou contra o aborto. Até porque seria muito estranho que quando há uma manifestação de vida no seio da minha família, porque meu neto acabou de nascer, eu defendesse uma posição a favor do aborto. Eu sou contra o aborto, porque é uma violência contra a mulher, acho que nenhuma mulher é a favor do aborto”, frisou.

A candidata disse que é preciso evitar que as mulheres cheguem à gravidez indesejada. “O estado brasileiro não vai considerar essas mulheres uma questão de polícia. Mas uma questão de saúde pública e social, porque nós temos é que prevenir que jovens nesse país recorram a esses métodos. Temos que impedir que mulheres jovens sejam levadas por esse caminho por falta de alternativa”, salientou.

 

Jornal O Estado de S. Paulo demite articulista por “delito de opinião”

Dá para acreditar? Pois acredite. A psicanalista Maria Rita Kehl acaba de ser demitida do jornal O Estado de S. Paulo, por um “delito” tipicamente de opinião. É a volta da ditadura, da censura, mas, vinda da parte dos próprios donos do jornal. A família Mesquita não gostou do artigo intitulado “Dois pesos...”, de Maria Rita Kehl, sobre a “desqualificação” dos votos dos pobres.

O texto repercutiu intensamente na Internet. Bob Fernandes, da revista digital Terra Magazine, entrevistou a psicanalista. “Fui demitida pelo jornal O Estado de S. Paulo pelo que eles consideraram um “delito” de opinião. Como é que um jornal que anuncia aos quatro ventos estar sob censura e demite alguém por uma questão de opinião diferente dos donos? Logo eles que reclamam que o governo tem intenções de autoritarismo?”.

LEIA NA TERRA MAGAZINE

 

Coordenadora da campanha de Serra já fez aborto

Soninha Francine é uma das principais coordenadoras da campanha de Serra (PSDB). Chega a ser cotada para ocupar um ministério se ele vencesse. Ela atua muito na Internet, onde partidários de Serra espalham e-mails caluniosos contra Dilma (PT).

Vejam a absurdo a que eles chegam. Em 2005, na revista TRIP nº 41, Soninha declara que já tinha feito aborto. Soninha, Vera Zimmermann, Cyntia Howlet e a VJ Penélope Nova. Todas disseram que já fizeram aborto. Mais de um milhão de brasileiras passam por essa traumática experiência, por ano.

Soninha Francine, coordenadora da campanha de Serra em São Paulo, declarou que fez aborto como parte de uma campanha pela legalização do aborto, pela descriminalização do aborto.

Vejam que hipocrisia. Atrás de votos, gente que já fez aborto e defende a legalização do aborto espalha que Dilma seria a favor do aborto.

É exatamente o contrário. Dilma é a favor da vida, contra o aborto.

Dilma é contra o aborto, Zé Serra é a favor do aborto.

Eu voto em Dilma presidente. Essa é a única divergência que temos. Sou a favor da descriminalização do aborto. Tenho essa divergência com Dilma mas voto nela porque ela tem o melhor projeto para o Brasil.

7 de outubro de 2010

 

Em Carta Capital, Emiliano escreve sobre a Bahia e as mudanças políticas

CARTA CAPITAL

 

Vânia Galvão (PT) agradece votação e entra na luta por Dilma

Prezados (as) amigos (as),

Quero agradecer a vocês pela parceria, pela solidariedade e por compartilhar dos momentos alegres e tristes nesse duro processo eleitoral de 2010. Agradecer principalmente os votos de confiança depositados por mais de 19 mil eleitores (as) que acreditam em nosso projeto político.

Nessas eleições, estive presente em várias regiões de nossa Bahia e trouxe comigo a alegria e a esperança das pessoas que ainda acreditam na política feita com ética e transparência.

Trago comigo, para sempre, essas experiências de convívio com o povo, inesquecíveis e enriquecedoras, que nos fortalecem para prosseguir na luta, porque reforçam a nossa convicção de que estamos construindo o caminho certo para uma sociedade mais justa, mais democrática e mais igualitária.

Coragem e determinação para alcançarmos nossa vitória, agora no segundo turno, elegendo DILMA Presidente do Brasil!

Um abraço fraterno,

Vânia Galvão

 

Serra ameaça perseguir os gays

Para atender pedidos dos evangélicos, o candidato Serra (PSDB) decidiu condenar o Projeto de Lei 122/2006, que transforma em crime qualquer discriminação aos homossexuais. A informação é do candidato a vice-presidente, índio da Costa. Os tucanos distorcem tanto a proposta que dão um exemplo grotesco: se o projeto virar lei, um dono de restaurante será preso caso impeça um casal gay de fazer sexo em seu estabelecimento.

Com papo semelhante Hitler mandava homossexuais para a câmara de gás, junto com os judeus e comunistas. Serra está disseminando o ódio na sociedade para ganhar voto.

 

Na Bahia, direitos humanos se aprende na escola

Líderes e vice-líderes da Escola Estadual Raul Sá participaram quarta-feira (06) da segunda etapa da capacitação em direitos humanos realizada pelo Projeto “NUDH nas Escolas”. A atividade é uma promoção do Núcleo de Direitos Humanos da Bahia, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em parceria institucional com a Coordenação de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CORDEF), e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).

Os estudantes foram estimulados a relatar atitudes negativas que atrapalham as atividades educativas, na escola, e sugeriram propostas para solucionar problemas. O projeto tem como finalidade contribuir para a construção de uma escola mais participativa, incentivando e fomentando o respeito às diferenças, a solidariedade, colaborando para o estabelecimento da igualdade, da justiça e do desenvolvimento humano.

O próximo encontro será realizado no dia 20 de outubro, na Escola Estadual Raul Sá, em Mussurunga.

 

Bispo Edir Macedo defende Dilma, Folha calunia bispo Edir Macedo

O bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, corajosamente, escreveu que era mentira que Dilma tivesse declarado que “nem mesmo Cristo querendo, me tira essa vitória”. Ele pesquisou, conferiu vídeos, ouviu gravações e concluiu que era apenas um spam difundido pela Internet. O bispo da IURD alertou sobre os boatos mentirosos que circulam pela Internet, tentando prejudicar a candidata Dilma.


No dia seguinte
foi surpreendido com manchete caluniosa da Folha de S. Paulo. A manchete do jornalão afirma: “Edir Macedo defende Dilma sobre aborto”.

Edir Macedo protestou. “O jornal não leu o que foi escrito, ou leu e calculou cada palavra de seu título. Isso se chama mau jornalismo. Manipulação. Injúria. Postura bem comum de mentiras que o Grupo Folha tem publicado, nos últimos tempos, contra mim e contra a IURD”.

Edir Macedo afirmou: “O fato é que sequer citei a questão do aborto em meu texto publicado neste blog. Não há uma palavra sobre isso nas 35 linhas escritas. Peço que analisem o que foi escrito(...) tudo o que escrevemos foi que era mentirosa a informação de que Dilma Rousseff teria dito “nem Jesus Cristo lhe tiraria a vitória nestas eleições”, entre outros boatos.

LEIA ABAIXO O QUE DISSE O BISPO EDIR MACEDO:

“O que me causou consternação foi o fato de usarem o nome do Senhor Jesus nesse joguete e de que muitos cristãos estavam caindo nesta cilada”.

xxx

“A postura da Folha é mais uma manifestação de jogo político baixo e a tentativa de se atingir uma candidata às vésperas de uma eleição”.

xxx

“Se o Grupo Folha não tem coragem de admitir que apoia um candidato, ao menos tem como obrigação não vilipendiar a fé de milhões de pessoas com mentiras e induções”.

xxx

“Nada mais sórdido que a distorção da verdade”.

xxx

“Quem pensa que está prestando algum serviço ao Reino de Deus, espalhando uma informação sem ter certeza de sua veracidade, na verdade, está fazendo o jogo do diabo”.

xxx

“O Senhor Jesus não precisa de advogados, nem de assessores de comunicação que saiam em “defesa” de Seu Nome. Ele precisa de verdadeiros cristãos, que entendam, vivam e preguem a Verdade”.

xxx

“Devemos observar que pessoas mal intencionadas têm procurado confundir muitos cidadãos com mentiras mal elaboradas, a fim de atrapalhar o trabalho sério de alguns candidatos. Pense nisto”.

xxx

“Nestes dias que antecedem as eleições, devemos observar se a plataforma dos candidatos em quem pretendemos votar, não pode vir a prejudicar a Igreja. Use seu voto de forma consciente e responsável”.

 

Comissão da CNBB defende Dilma e desautoriza bispo de Guarulhos

A Comissão Brasileira Justiça e Paz, órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou nota defendendo Dilma Rousseff. Segundo o secretário-executivo da Comissão Justiça e Paz, Daniel Veitel, Dilma foi a única candidata que se declarou claramente a favor da vida. “O José Serra não tem uma posição clara”, disse ele.

A nota afirma que a Comissão Justiça e Paz está "preocupada com o momento político na sua relação com a religião” porque “muitos grupos, em nome da fé cristã, têm criado dificuldades para o voto livre e consciente".

A manifestação deve endereço certo: o bispo de Guarulhos (SP), d. Luiz Gonzaga Bergonzini, que tem pregado o voto contrário à candidata petista Dilma Rousseff durante as missas. Veitel lembrou que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) não impôs vetos a nenhuma candidatura. No entanto, há padres e pastores induzindo os fiéis ao erro.

"Constrangem nossa consciência cidadã, como cristãos, atos, gestos e discursos que ferem a maturidade da democracia, desrespeitam o direito de livre decisão, confundindo os cristãos e comprometendo a comunhão eclesial", afirma a nota da Comissão Justiça e Paz.

 

Na Assembléia Legislativa da Bahia deve prevalecer a voz rouca das ruas

No sistema democrático não é a maioria que manda? A voz rouca das ruas decidiu dobrar o número de parlamentares do PT, que saltou de 7 para 14 deputados, a maior bancada partidária. É natural, portanto, que a presidência da Assembléia Legislativa seja do PT. O nome mais forte da majoritária bancada do PT é Paulo Rangel.

Argumentos insustentáveis chamam o PT de voraz. O PT elegeu o governador, o PT elegeu um senador, o PT fez a maior bancada na Assembléia Legislativa. O voto popular decidiu assim. Por que seria voracidade o PT presidir a Assembléia Legislativa? Democracia é democracia. Paulo Rangel presidente.

6 de outubro de 2010

 

Geddel afirma que prioridade agora é eleger Dilma e Michel

Deu na coluna Poder Online, dos jornalistas Jorge Félix e Tales faria. Michel Temer, vice da chapa de Dilma, levou Geddel Vieira Lima hoje pela manhã para uma conversa com a candidata á presidência.

Depois da conversa com a Dilma, ele declarou:

– Tivemos um encontro muito bom, Foi uma conversa objetiva, clara e serena com a ministra, a quem eu respeito muito. E o Michel é o vice da chapa. Então vamos marchar juntos e tratar de fazer a campanha da ministra na Bahia. A prioridade neste momento é eleger Dilma e Michel.

 

Serra e Aloísio Nunes eram terroristas?

Estou muito decepcionado com o radicalismo da campanha eleitoral. Deveria ser uma festa democrática, não uma usina de ódio. Vejam a exploração em torno da heróica participação de Dilma Rousseff na luta contra a ditadura militar.

Todos sabemos que a origem da boataria é o comitê eleitoral de Serra. Tanto que a campanha suja nada fala de Fernando Gabeira, que participou do seqüestro do embaixador dos EUA, Charles Elbrick. Gabeira até hoje não pode entrar nos estados Unidos.

E vejam o caso de Aloísio Nunes, agora eleito senador. Aloísio Nunes era da luta armada junto com Carlos Marighella Foi inclusive o motorista dele em diversas ações armadas. Não vou nem falar do Serra, militante da gloriosa Ação Popular (AP), que em 1966 explodiu uma bomba no Aeroporto de Guararapes, em Recife.

Serra e Aloísio Nunes eram terroristas? Não, era militantes que combatiam a ditadura militar, como Dilma Rousseff.

A verdade há de prevalecer. A verdade é revolucionária.

 

Emiliano agradece empenho da militância

Minhas amigas, meus amigos,

Fizemos uma bela campanha eleitoral.
Reelegemos Wagner governador.
Elegemos Lídice da Mata e Walter Pinheiro senadores da Bahia.
Formamos maioria na Assembleia Legislativa.
Construímos uma respeitável bancada na Câmara dos Deputados.
E a votação em Dilma presidente, na Bahia, foi excepcional.

Ficamos na segunda suplência da coligação "Pra Bahia seguir mudando". E na primeira suplência do PT.

Lutamos, resistimos à "americanização" da campanha eleitoral com exacerbação do marketing e promovemos memoráveis palestras com Mino Carta, Giuseppe Cocco, Paulo Vanucchi e Paulo Henrique Amorim, politizando a campanha e elevando seu nível político.

Mobilizamos a juventude, valorizamos as lideranças políticas da capital e do interior.
Apoiamos as organizações dos trabalhadores. Por tudo isso, a campanha se constituiu em espaço de luta popular. E aí ganhamos.

De coração, quero abraçar e agradecer a cada um dos militantes, dirigentes do comitê, apoiadores, amigos e amigas que se engajaram na campanha, não medindo sacrifícios pessoais.

Sobretudo, quero dizer que a luta continua. Não descansaremos até que nossa companheira Dilma Rousseff seja eleita presidente do Brasil, para que o projeto de transformação do Brasil esteja consolidado e a justiça social prevaleça.

A todos,
Obrigado.

Emiliano José

 

Gilberto Gil declara voto em Dilma no 2º turno

Estrela do PV, o ex-ministro e cantor Gilberto Gil, que fez campanha para Marina Silva (PV), vai votar em Dilma Rousseff (PT) para presidente no segundo turno, informa a coluna Mônica Bergamo, publicada nesta quarta-feira pela Folha. Gilberto Gil não vai se envolver na discussão partidária. E vai participar ativamente da campanha de Dilma. Família unificada. Flora, a mulher de Gil, votou em Dilma desde o primeiro turno.

 

Ciro Gomes critica ligações espúrias da revista Veja

O jornalista perguntou: A Veja passou da conta no primeiro turno? E Ciro Gomes respondeu: A Veja? A Veja passa da conta. Vive a serviço do que há de mais espúrio na sociedade brasileira. É isso que a gente deve explicar para as pessoas. Que a Veja tenha longa vida, mas que todos fiquem sabendo que a Veja não é uma observadora neutra da vida brasileira: ela está a serviço dos interesses internacionais, da privataria, da escória brasileira. Isso sempre foi. Desde que a turma de melhor nível saiu, virou isso (referindo-se a jornalistas mais antigos). Um instrumento de achaque.

Concordo, menos com o desejo de "longa vida". Lixo tem que ir para o lixo.

 

Vice-presidente do PV no Acre decide apoiar Dilma Rousseff

O vice-presidente do PV do Acre, José Dote, decidiu apoiar Dilma Rousseff (PT) para a Presidência da República, mesmo se Marina Silva decidir apoiar José Serra (PSDB). Como o PV acreano faz parte da base de sustentação de governo do PT no Estado, ele afirmou que a petista na Presidência garantiria “maior estabilidade ao projeto da Frente Popular do Acre”.

Segundo Dote, o tema será abordado em uma assembleia que será realizada na sexta-feira (8)entre os militantes da sigla, mas ele adiantou que, se a sigla não garantir o apoio a Dilma, ele pedirá a desfiliação para votar na candidata. “O Partido Verde tem características de cada região. Uns são pró Dilma, outros são pró Serra e outros vão liberar geral.

 

Gabriel Chalita ajudará Dilma entre religiosos

Está nos jornais. Eleito deputado federal com a segunda maior votação do Estado, Gabriel Chalita (PSB), ex-secretário de Educação de Geraldo Alckmin (PSDB), tornou-se aliado de primeira hora da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Ex-tucano, diz que não admira José Serra (PSDB). Com 560 mil votos e forte ligação com a ala carismática da Igreja Católica, será uma das armas do PT para avançar entre os religiosos. “Vou me empenhar pessoalmente nisso”, afirmou.

 

Teólogo Leonardo Boff apóia aliança entre Marina e Dilma

Há dois projetos em disputa eleitoral: um é o neoliberal ainda vigente no mundo e no Brasil apesar da derrota de suas principais teses na crise de 2008. Esse projeto, concentrador de renda, aumenta as injustiças, a exclusão e a fome. Serra (PSDB) representa esse projeto. O outro projeto é o da democracia social, que pressupõe a participação do povo organizado. Dilma Rousseff representa esse projeto. De que lado vai ficar Marina Silva?

O teólogo Leonardo Boff prevê que Marina Silva, com o autoridade de seus 20 milhões de votos, tende a apoiar o projeto da democracia social e popular, enriquecido com uma política ecológica que aponte para a reconciliação do ser humano e a mãe natureza, com o impedimento da devastação das florestas e restrições às monoculturas. Ou seja, tenderá a apoiar Dilma Rousseff.

LEIA NA ÍNTEGRA EM CARTA MAIOR

5 de outubro de 2010

 

Carta Maior publica artigo de Emiliano (PT) sobre segundo turno

LEIA EM CARTA MAIOR

 

O candidato Serra chamou Marina Silva de “mensaleira”, e agora?

Pois é. Assisti um vídeo no site VERMELHO, em que o candidato Serra (PSDB), naquela sua insensatez de sempre, caluniava Marina Silva de nada menos que “mensaleira”. A acusação é grave e está gravada em vídeo.

Com a calúnia, está difícil para Marina Silva apoiar Serra.

Como é possível Serra chamar Marina Silva de “mensaleira” e depois pedir o voto dela?

 

Dilma se manifesta contra o aborto e a favor da vida

Os partidos políticos estão divididos em relação ao aborto. Tem gente no PSDB que é a favor, tem gente que é contra. No PT tem gente que é a favor e tem gente que é contra. A divisão interfere nas posições dos candidatos à presidência da República.

Nem Dilma, nem Serra deveriam se manifestar sobre o aborto. O presidente é presidente do todos os brasileiros. Dos que são contra e dos que são a favor. Mas, como a campanha eleitoral é espaço de exploração publicitária de todo tipo, os presidenciáveis acabam se manifestando.

A posição de Dilma (PT) é muito clara. Dilma é contra o aborto, mas, a prática está tão disseminada no país que se tornou uma questão de saúde pública. As mulheres que praticam aborto e acorrem aos hospitais em busca de socorro, devem ser socorridas. A vida acima de tudo. Inclusive a vida das mulheres.

Dilma é a favor da vida. Os programas sociais e de distribuição de renda do Brasil já tiraram milhões e milhões do estado de fome. Isso é ser a favor da vida, assim como é a favor da vida o acesso às universidades da parte dos pobres e o fortalecimento dos laços familiares.

Serra é a favor do aborto. Embora diga que não, quando era ministro da Saúde, Serra foi acusado de atender a grupos pró-aborto porque normatizou a realização de abortos em casos de gravidez por estupro, assim como distribuiu a pílula do dia seguinte. Agora, seus marqueteiros o levam a ser contra o aborto, da boca para fora.

Creio que a questão do aborto é tema para um amplo movimento social. Não faz sentido rachar o PT e a campanha com uma questão (importante) que não está ainda resolvida.

O PT não devia incomodar Dilma com a questão do aborto. Dilma é contra, por uma questão de consciência.


Eu pessoalmente sou a favor do aborto. Acho que é um direito das mulheres. Mesmo Dilma sendo contra o aborto, eu vou votar nela, porque conjunto de suas propostas é melhor para o país e para o povo trabalhador.

 

Como um ser político, racional, Geddel não vai deixar de apoiar Dilma (PT)

Tudo passou. Geddel Vieira Lima (PMDB) disputou e perdeu. Como animal político, racional, não tem como se ausentar da luta pelo futuro do Brasil. Seu partido - PMDB – nacionalmente está na coligação que apóia Dilma Rousseff. Geddel tem tudo para se reconciliar politicamente com as forças progressistas.

A participação de Geddel no processo eleitoral não ficou apenas em derrota. Ele saiu da disputa com um patrimônio de pouco mais de um milhão de votos. Seria até estúpido politicamente se apegar a eventos pontuais ocorridos no calor da “refrega”. Os apoiadores de Dilma não podem ficar repetindo que ele “traiu” o projeto político liderado por Lula, os apoiadores de Geddel não podem ficar repetindo que Dilma “traiu” algum acordo eleitoral.

Realmente, Dilma poderia ter rompido o acordo eleitoral dos dois palanques na Bahia em quatro paredes. Mas, Geddel poderia também ter dialogado com Lula sobre seu projeto pessoal de poder.

O que estou querendo dizer é que, o que passou, passou, para os dois lados. Como animal político, racional, Geddel já deixou escapar que não alimenta sentimento de retaliação. Geddel apoiar Dilma é natural, contraditório é apoiar Serra.

 

Não tenho nada pessoalmente contra Serra, eu discordo é de suas intenções (secretas) para o Brasil

Eu sou um dos 47 milhões de votos dados a Dilma (PT). Vou fazer campanha para Dilma neste segundo turno. Nada tenho, pessoalmente, contra Serra (PSDB). Eu discordo profundamente é do programa político que ele escondeu no primeiro turno.

É muito otimismo achar que Serra vai fazer o debate programático que o Brasil merece. Serra tem um programa secreto que ele escondeu, assim como escondeu Fernando Henrique Cardoso. Isso não é honesto.

Fernando Henrique Cardoso foi o mais fiel intérprete do programa (ainda secreto) do candidato Serra: defensor do Consenso de Washington, submissão ao capital internacional e ao FMI, diplomacia submissa, gerente das privatizações, repressão ao movimento popular.

Será porque o programa neoliberal e seu eficaz gerente faliram três vezes o Brasil? Ao esconder suas intenções, Serra ficou refém de um discurso das trevas, de direita, atacou o MST e o movimento social, mentiu acintosamente sobre o PT e supostas ligações com as FARCS, inventou dossiês e denúncias que vão sendo desmentidas.

Sobretudo, pela lógica do voto, não pode dizer que vai privatizar o Banco do Brasil, a CEF e a Petrobras. Sem poder debater seriamente, Serra ficou refém de um pobre slogan publicitário. E agora, até esse pobre slogan publicitário ele pretende mudar. Nada de o “Brasil pode mais”, agora virá um despolitizado “Serra é do bem”. Pois eu acho que Serra é mesmo do mal, não no sentido demoníaco do termo, mas no sentido de sua intenção, não proclamada, para o Brasil.

4 de outubro de 2010

 

Esquerda brilhou na Bahia

A coligação PRA BAHIA SEGUIR MUDANDO fez 22 deputados federais.

O PT fez 10 e o PCdoB mais 3

Rui Costa PT – 205.082
Pelegrino PT – 202.470
Afonso Florence PT – 141.401
Valmir Assunção PT – 131.775
Zézeu PT – 108.539
Waldenor PT – 87.800
Geraldo Simões PT – 75.879
Josias Gomes PT – 69.245
Amauri Teixeira PT – 63.603
Luiz Alberto PT – 63.308

Emiliano – Primeiro suplente do PT, segundo suplente da coligação

Alice Portugal PCdoB – 101.298
Edson Pimenta PCdoB – 103.286
Daniel Almeida PCdoB – 134.680

DEMAIS DEPUTADOS FEDERAIS DA BASE DE WAGNER

João Leão PP – 201.719
Mário Negromonte PP – 168.492
Márcio Marinho PRB – 157.742
Felix Jr PDT – 148.104
Oziel Oliveira PDT - 79.516
Jose Carlos Araujo PDT – 68.873
Marcos Medrado PDT – 68.068
Luiz Argôlo PP – 66.677
Roberto Britto PP – 63.981

 

Garra e energia para vencer o segundo turno

Garra e energia foram as palavras escolhidas por Dilma Rousseff para definir como serão os próximos dias na disputa do segundo turno das eleições presidenciais. Ela citou os 47 milhões de votos que recebeu domingo (3) em todo o país.

Dilma está disposta a detalhar suas propostas no segundo turno. Quer erradicar a miséria no país e promover desenvolvimento que atenda a todos os 190 milhões de brasileiros. “Vou encarar esse segundo turno com muita garra e energia", disse Dilma.

Segundo Dilma, foi fundamental o papel aguerrido dos militantes de todos os partidos que compõem a coligação Para o Brasil Seguir Mudando na reta final do primeiro turno das eleições. Eles são guerreiros e têm "grande poder de chegada".

BAHIA DE FATO ESTÁ CHEGANDO JUNTO. É DILMA 13.

 

Emiliano José (PT) analisa segundo turno na Agência Carta Maior

No primeiro turno da eleição presidencial o jornalista, escritor e professor Emiliano (PT), na condição de candidato a deputado federal alimentou a ilusão de um debate de bom nível sobre o Brasil. Enganou-se. O candidato Serra assumiu posições de extrema-direita, escondeu seu programa neoliberal, assim como o próprio Fernando Henrique Cardoso. Emiliano volta a manifestar esperança que o debate ocorra no segundo turno. Debate, e não uma sucessão de escândalos como método. Será uma boa oportunidade para Dilma apresentar seu programa de revolução democrática.

Emiliano escreveu: “O segundo turno permitirá uma discussão mais aprofundada do nosso projeto. Devemos dizer que a revolução democrática deve caminhar mais. Sempre e sempre com base na democracia, na participação cada vez mais consciente do nosso povo, e não apenas nas eleições, mas também nestas, sempre. Insistir que nosso projeto pretende garantir mais e mais a distribuição de renda. Combater a desigualdade social profunda que ainda nos afeta. Ir fundo na revolução educacional iniciada nos primeiros oito anos. Assegurar o desenvolvimento sustentável. Crescimento econômico a taxas altas não pode nos inebriar e nos levar a uma política que não leve em conta a importância da preservação do meio ambiente. Enfrentar de peito aberto, com firmeza e capacidade, a questão urbana brasileira, especialmente a das médias e grandes metrópoles, que condensam nossos principais problemas nos dias de hoje”. (Publicado na Agência Carta Maior (03/10/2010).

SEGUNDO TURNO E REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA. LEIA NA ÍNTEGRA

 

BAHIA DE FATO agora vai fazer campanha para Dilma (13)

Ganhamos e perdemos. Com Wagner, ganhamos. Com a vitória dos senadores Lídice e Pinheiro, ganhamos espetacularmente. Não conseguimos eleger Emiliano deputado federal e Vânia Galvão deputada estadual. Entretanto, muitos parlamentares confiáveis foram eleitos, tanto para a Câmara dos Deputados quanto para a Assembléia Legislativa da Bahia.

Foi uma festa democrática. O povo se manifestou. O BAHIA DE FATO agradece aos blogueiros e internautas que encararam a luta por dias melhores para os trabalhadoes. Não acreditamos em neutralidade.

Agora, todos juntos, vamos eleger Dilma presidente, para prosseguir mudando o Brasil.

Já estamos em campanha.

3 de outubro de 2010

 

Reeleito, Wagner propõe frente de governadores para apoiar Dilma

O governador reeleito da Bahia, Jaques Wagner, acredita que Dilma Rousseff (PT) ganha a eleição no segundo turno. Tanto assim que propõe a formação de uma frente de governadores para apoiar o futuro governo Dilma.

Wagner pode falar de cátedra. Na Bahia, Dilma obteve 62,16% dos votos válidos. Serra levou 21,01% dos votos válidos dos baianos. Marina Silva (PV) ficou com 16,16%. Em Salvador, Dilma foi a escolhida por 53% de baianos, Marina ficou em segundo lugar com 30% e Serra com 14%.

Além de ser favorita como resultado das urnas, não mais favorita somente em pesquisa de opinião, Dilma conta com um trunfo: o PT costuma ser partido de chegada e tem bons desempenhos em eleições de segundo turno. Lula, por exemplo, venceu em 2002 e 2006 no segundo turno.

A luta continua até 31 de outubro.

 

Já votei em Emiliano 1331 deputado federal

Que ingenuidade. Planejei acordar cedo, seguir logo para o local de votação e estacionar meu “carro-outdoor de Emiliano 1331”, como dizem colegas de trabalho. Que nada. Quando cheguei, o estacionamento do Pavilhão de Aulas da UFBA, no Vale do Canela, já estava lotado.

Me posicionei o melhor possível. O T.R.E. da Bahia organizou tudo muito bem. Só tenho uma queixa. As placas dos candidatos foram retiradas das avenidas, mas tem muita de ACM Neto e Aleluia (do DEM). Serão eles mais iguais que os outros?

Emiliano 1331 me telefonou. Disse que uma antiga colega de escola e trabalho, jornalista Vera Martins, tinha lhe telefonado com entusiasmo. Estava fazendo campanha. Eu disse para Emiliano que na quinta-feira, a coordenadora de curso da Unifacs, Thais Miranda, foi almoçar com professores e professoras. Eram dez ao todo. Todos votavam em Emiliano 1331. Ela ficou admirada e me telefonou para dizer isso.

Gente, estou dentro de meu carro-outdoor de Emiliano 1331 no estacionamento . Acabei de ver passar o sociólogo Joviniano Neto. Estava com o adesivo de Wagner na camisa.

Vou voltar pra boca de urna. Dizem que é ilegal. Mas uma coisa é certa, quem faz boca de urna, na distância regulamentar dos locais de votação ganha voto. As pessoas estão chegando sem definição. Muitas.

Você aí? Tem candidato? Aceita uma indicação? Emiliano deputado federal 1331.

Estou até me divertindo um bocado.

 

Emiliano 1331 tira seu site do ar em atendimento à legislação eleitoral

Os advogados das várias tendências partidárias não sabiam orientar com clareza o que os candidatos deviam fazer com seus portais de campanha. Só sabiam informar que às 22h do sábado (2/10) as manifestações públicas, carreatas, passeatas e panfletagens estavam proibidas por força de lei.

Seguiu-se um debate no interior das campanhas. Tira ou não tira o site do ar? Prevaleceu a orientação do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores.
Os candidatos tiraram os sites registrados no TRE do ar.

O site Sou Wagner deixou uma mensagem de agradecimento.

“A vibração da campanha na web e as novidades a Internet trouxe para as eleições agora vão dar uma parada, conforme está previsto na lei eleitoral brasileira. A todos os militantes e internautas que ajudaram a escrever mais uma página da democracia, um forte abraço da Equipe Web de Jaques Wagner”.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?