20 de março de 2009

 

Nova pesquisa: Serra estaciona e Dilma volta a subir

O tucano José Serra mantém na pesquisa Datafolha os mesmos índices da pesquisa anterior para a eleição de 2010, com taxas que variam de 41% a 47%. Mas a ministra petista da Casa Civil, Dilma Rousseff, voltou a crescer, de 3 a 4 pontos percentuais, dependendo da situação.

No primeiro cenário do Datafolha são apontados como candidatos, além de Serra (41% das intenções de voto) e Dilma (11%), o deputado federal Ciro Gomes (PSB), que oscilou um ponto para mais e teria hoje 16%, e a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), que perdeu três pontos e aparece com 11%.

Há um ano, nesse mesmo levantamento, Dilma tinha apenas 3% das intenções. Em novembro de 2008, ela subiu para 8% e agora atinge 11%. Serra tinha 38% em março de 2008 e ficou estável, com 41%, nos dois mais recentes levantamentos.

Hoje, Serra seria mais bem votado no Sudeste (45%) e no Sul (44%) e menos votado no Nordeste (34%). Já Dilma tem melhor desempenho no Nordeste (14%) e no Centro-Oeste (13%) e o pior no Sudeste (9%).

''Heloísa Helena é a única que perde pontos agora e Dilma é a única que sobe. O crescimento dela é contínuo desde março de 2008'', diz Mauro Paulino, diretor do Datafolha. ''À medida que vai se tornando mais conhecida e associada como candidata do presidente a tendência é que cresça.''

No cenário em que a campanha ficaria polarizada entre Serra e Dilma, com apenas Heloísa Helena como terceira candidata, o tucano permaneceu com 47%. Dilma subiu três pontos, chegando a 13%, enquanto Heloísa Helena oscilou de 17% para 15%. Elas estão empatadas tecnicamente.

Entre aqueles que podem concorrer em 2010, Serra é o mais lembrado de forma espontânea pelos eleitores, com 6%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é citado por 25%. Dilma e o governador mineiro, Aécio Neves (PSDB), são citados por 3%. Para 1% dos entrevistados, o voto irá ''para quem o Lula apoiar/indicar''.

 

Jornalista denuncia censura de Gilmar Mendes à TV Câmara. Ninguém merece.

Em “Carta aberta aos jornalistas do Brasil”, publicada originalmente no blog Vi o Mundo, o repórter Leandro Fortes denuncia censura imposta pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, a um programa da TV Câmara em que ele, Mendes, é acusado de manter “negócios nebulosos”. A coisa é tão ridícula que o programa já tinha ido ao ar seis vezes, gravado pelos internautas. Está na Internet para quem quiser ver. Realmente, ninguém merece.

LEIA A ÍNTEGRA DA CARTA DE LEANDRO FORTES:

Carta aberta aos jornalistas do Brasil

Leandro Fortes

No dia 11 de março de 2009, fui convidado pelo jornalista Paulo José Cunha, da TV Câmara, para participar do programa intitulado Comitê de Imprensa, um espaço reconhecidamente plural de discussão da imprensa dentro do Congresso Nacional.

A meu lado estava, também convidado, o jornalista Jailton de Carvalho, da sucursal de Brasília de O Globo. O tema do programa, naquele dia, era a reportagem da revista Veja, do fim de semana anterior, com as supostas e “aterradoras” revelações contidas no notebook apreendido pela Polícia Federal na casa do delegado Protógenes Queiroz, referentes à Operação Satiagraha.

Eu, assim como Jailton, já havia participado outras vezes do Comitê de Imprensa, sempre a convite, para tratar de assuntos os mais diversos relativos ao comportamento e à rotina da imprensa em Brasília.

Vale dizer que Jailton e eu somos repórteres veteranos na cobertura de assuntos de Polícia Federal, em todo o país. Razão pela qual, inclusive, o jornalista Paulo José Cunha nos convidou a participar do programa.

Nesta carta, contudo, falo somente por mim.

Durante a gravação, aliás, em ambiente muito bem humorado e de absoluta liberdade de expressão, como cabe a um encontro entre velhos amigos jornalistas, discutimos abertamente questões relativas à Operação Satiagraha, à CPI das Escutas Telefônicas Ilegais, às ações contra Protógenes Queiroz e, é claro, ao grampo telefônico – de áudio nunca revelado – envolvendo o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres, do DEM de Goiás.

Em particular, discordei da tese de contaminação da Satiagraha por conta da participação de agentes da Abin e citei o fato de estar sendo processado por Gilmar Mendes por ter denunciado, nas páginas da revista CartaCapital, os muitos negócios nebulosos que envolvem o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), de propriedade do ministro, farto de contratos sem licitação firmados com órgãos públicos e construído com recursos do Banco do Brasil sobre um terreno comprado ao governo do Distrito Federal, à época do governador Joaquim Roriz, com 80% de desconto.

Terminada a gravação, o programa foi colocado no ar, dentro de uma grade de programação pré-agendada, ao mesmo tempo em que foi disponibilizado na internet, na página eletrônica da TV Câmara.

Lá, qualquer cidadão pode acessar e ver os debates, como cabe a um serviço público e democrático ligado ao Parlamento brasileiro. O debate daquele dia, realmente, rendeu audiência, tanto que acabou sendo reproduzido em muitos sites da blogosfera.
Qual foi minha surpresa ao ser informado por alguns colegas, na quarta-feira passada, dia 18 de março, exatamente quando completei 43 anos (23 dos quais dedicados ao jornalismo), que o link para o programa havia sido retirado da internet, sem que me fosse dada nenhuma explicação.

Aliás, nem a mim, nem aos contribuintes e cidadãos brasileiros.

Apurar o evento, contudo, não foi muito difícil: irritado com o teor do programa, o ministro Gilmar Mendes telefonou ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, do PMDB de São Paulo, e pediu a retirada do conteúdo da página da internet e a suspensão da veiculação na grade da TV Câmara. O pedido de Mendes foi prontamente atendido.

Sem levar em conta o ridículo da situação (o programa já havia sido veiculado seis vezes pela TV Câmara, além de visto e baixado por milhares de internautas), esse episódio revela um estado de coisas que transcende, a meu ver, a discussão pura e simples dos limites de atuação do ministro Gilmar Mendes.

Diante desta submissão inexplicável do presidente da Câmara dos Deputados e, por extensão, do Poder Legislativo, às vontades do presidente do STF, cabe a todos nós, jornalistas, refletir sobre os nossos próprios limites.

Na semana passada, diante de um questionamento feito por um jornalista do Acre sobre a posição contrária do ministro em relação ao MST, Mendes voltou-se furioso para o repórter e disparou: “Tome cuidado ao fazer esse tipo de pergunta”.

Como assim? Que perguntas podem ser feitas ao ministro Gilmar Mendes?

Até onde, nós, jornalistas, vamos deixar essa situação chegar sem nos pronunciarmos, em termos coletivos, sobre esse crescente cerco às liberdades individuais e de imprensa patrocinados pelo chefe do Poder Judiciário? Onde estão a Fenaj, e ABI e os sindicatos?

Apelo, portanto, que as entidades de classe dos jornalistas, em todo o país, tomem uma posição clara sobre essa situação e, como primeiro movimento, cobrem da Câmara dos Deputados e da TV Câmara uma satisfação sobre esse inusitado ato de censura que fere os direitos de expressão de jornalistas e, tão grave quanto, de acesso a informação pública, por parte dos cidadãos.

As eventuais disputas editoriais, acirradas aqui e ali, entre os veículos de comunicação brasileiros não pode servir de obstáculo para a exposição pública de nossa indignação conjunta contra essa atitude execrável levada a cabo dentro do Congresso Nacional, com a aquiescência do presidente da Câmara dos Deputados e da diretoria da TV Câmara que, acredito, seja formada por jornalistas.

Sem mais, faço valer aqui minha posição de total defesa do direito de informar e ser informado sem a ingerência de forças do obscurantismo político brasileiro, apoiadas por quem deveria, por dever de ofício, nos defender.

Leandro Fortes
Jornalista

 

Pesquisa CNI/IBOPE mostra Lula com 78% de aprovação

Tem alguma coisa errada com a “metodologia” do Instituto Datafolha, que achou apenas 65% de aprovação do presidente Lula.

É que a pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje, sexta-feira (20), mostra que aprovação da população ao presidente Lula continua em patamares elevados, embora tenha sofrido um pequeno recuo em relação ao último levantamento, feito em dezembro de 2008.

De uma maneira geral, os números apresentados pela CNI mostram um retorno aos patamares atingidos pelo presidente e seu governo em setembro do ano passado.

A aprovação do desempenho de Lula era de 80% em setembro, subiu para 84% e dezembro e retornou para 78% agora, sendo a margem de erro de dois pontos percentuais.

Em relação à avaliação do governo, ocorreu movimento similar.

Em setembro de 2007, em 69% da população consideravam o governo federal ótimo ou bom, índice que subiu para 73% em dezembro e recuou agora para 64%.

Já os índices de “péssimo e ruim” registraram a seguinte seqüência: 8% (setembro), 6% (dezembro) e 10% (março). Ou seja, a principal migração, nesse período, ocorreu de “bom e ótimo” para “regular”.

Por fim, o índice de confiança no presidente seguiu a tendência de retorno ao patamar de setembro de 2007. Era de 73% na ocasião e está hoje em 74%. No intervalo das duas pesquisas, em dezembro, Lula chegou a ter 80% de confiança.

Igualmente se manteve elevada, e quase sem alteração, a nota média atribuída pelos entrevistados ao governo: 7,4 em setembro, 7,8 em dezembro e de novo 7,4 agora.
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 15 de março, com 2.002 entrevistas em 144 municípios.

 

Cidades da Bahia ganham Internet banda larga

A Internet banda larga até o final deste ano chega a 24 municípios da Bahia. Feira de Santana será a primeira cidade a ser contemplada com o projeto do Governo Wagner, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia.

Todo o projeto envolve o investimento inicial de R$ 3 milhões que inclui a implantação da infraestrutura como a instalação da banda larga e da antena nas cidades escolhidas.

Além de Feira de Santana, integram a lista das futuras cidades digitais os municípios de Alagoinhas, Antas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité, Cruz das Almas, Eunápolis, Ibotirama, Ilhéus, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Jequié, Jeremoabo, Juazeiro, Luiz Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Riachão do Jacuípe, Santa Brígida, Seabra, Teixeira de Freitas e Vitoria da Conquista.

Como diz o slogan, o governo da Bahia faz, sua vida melhora.

 

Walter Pinheiro (PT) chegou quente ao Governo Wagner

Ao tomar posse no cargo de Secretário do Planejamento do Estado da Bahia (20), o deputado federal Walter Pinheiro (PT) respondeu às críticas da oposição. Aliás, foi a tônica dos discursos. O próprio Wagner acusou o governo passado, de Paulo Souto (DEM) de não realizar nada em termos de projetos e planejamento. “Fossem competentes, não teriam deixado a Bahia com a segunda pior educação do país, a sexta pior saúde pública e uma infraestrutura logística obsoleta e ultrapassada”, disparou o governador.

Depois de defender o caráter social de sua administração, Jaques Wagner destacou a participação popular na elaboração do Plano Plurianual (PPA) que estabeleceu as metas para quatro anos de gestão e também os programas Todos pela Alfabetização (TOPA) e Água para Todos. Walter Pinheiro veio para reforçar o time com suas ótimas relações com o Parlamento federal e ministérios e sua especialização em Orçamento. O objetivo é buscar novos investimentos para gerar mais empregos.

Como que a demonstrar as boas relações políticas de Walter Pinheiro, à cerimônia de posse estava presente o ex-governador Roberto Santos, do PSDB. Ao discursar, Walter Pinheiro fez uma homenagem ao sociólogo Gey Espinheira, falecido dias antes. Pinheiro diparou contra o governo Paulo Souto (DEM). O que eles deixaram para nós? Que projeto pronto o governador Jaques Wagner pode levar a Brasília para que fosse implementado? Às críticas da oposição – DEM e PSDB – Pinheiro sapecou: “É típico de satanás pregando quaresma”.

O jornal Tribuna da Bahia registrou uma nota interessante. “No estrondoso evento que fizeram para a posse de Walter Pinheiro na Secretaria do Planejamento, o novo titular, o PT e o governo não esqueceram da presença maciça de empresários de todos os setores, numa congregação nunca vista antes em solenidades oficiais”. Ronald Lobato, o ex-secretário de Planejamento fez uma exaustiva exposição sobre suas realizações e foi muito elogiado tanto pelo governador quanto pelo novo secretário.

Walter Pinheiro, ex-líder estudantil, ex-líder sindical, ex-presidente do Sindicato dos Telefônicos, fundador da CUT, coordenador do Movimento Nacional em Defesa do serviço Público e das Estatais, já foi vereador de Salvador, deputado estadual e cumpriu quatro mandatos de deputado federal. Segundo o entendimento do jornalista Levi Vasconcelos, da coluna Tempo Presente do jornal A Tarde, Pinheiro vai ser um super-secretário.

 

Lula mantém a melhor aprovação de um presidente desde a redemocratização

A mídia da direita se assanhou toda. Queria cravar nas manchetes “Popularidade de Lula despenca”. Mas não deu. A pesquisa Datafolha registra que a aprovação do presidente Lula está em 65%. Mesmo com a queda de 5% (antes era 70% de aprovação) o presidente Lula garante a mais alta aprovação de um presidente desde a redemocratização. Ele volta para a posição que tinha antes do início da crise mundial.

Lula é um fenômeno. Sua popularidade caiu apenas 5% mesmo com a crise mundial que provocou desemprego, queda do PIB, aperto no crédito. A pesquisa Datafolha lembra que Fernando Henrique Cardoso chegou a apenas 47% no primeiro mandato e 31% no segundo.

Até a Folha de S. Paulo, que torce contra Lula, comenta:

1) “Apesar disso, a queda na aprovação a Lula não é proporcional á gravidade da crise. Esse descolamento parcial entre a piora no cenário econômico e a avaliação do governo federal já tinha ficado evidente na pesquisa de novembro - quando a redução da atividade econômica já provocava um recuo de 7,2% na produção industrial somente naquele mes”.

2) “Isso acontece porque a avaliação do presidente Lula diante da crise continua positiva, ainda que em um grau menor do que antes”.

A pesquisa mostra que 71% dos brasileiros continuam otimistas, pois acham que a situação econômica do país vai melhorar ou ficar como está e só 24% acreditam que vai piorar (4% não sabem).

Os urubus não estão tendo repasto.

 

Mário Kertész dá uma força para Emiliano José

Como foi divulgado pelo site Bahia Notícias, do jornalista Samuel Celestino – fazendo referência a um registro publicado na coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde (20) - “o jornalista e ex-deputado estadual Emiliano José (PT) será o primeiro chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE), cuja criação ainda precisa ser aprovada na Assembléia Legislativa. Ontem, após a posse de Walter Pinheiro (PT) na Secretaria de Planejamento, o governador Jaques Wagner confirmou o nome do ex-deputado para o cargo. A oposição na Assembléia, no entanto, defende que o nome seja aprovado pela Casa. E tem muito aliado de Wagner com a mesma opinião”.

Emiliano mereceu até uma foto no site, com a legenda: “Emiliano deverá assumir o papel de fiscalizador dos recursos do Estado”.

Soube que hoje pela manhã (20) o radialista Mário Kertész baixou a ripa no escritor, jornalista e ex-deputado Emiliano José (PT). Eu mesmo não ouvi nada. Mas, essa mesma baixaria foi editada no Jornal da Metrópole impresso, que circula às sexta-feiras nas esquinas da cidade. Na coluna intitulada Ideia-xeque saiu que "Emiliano adora mamar nas tetas do Estado, recebe a bolsa-ditadura” e também “aposentadoria pela UFBA, além do salário como assessor especial de Wahner para assuntos eleatórios".

Uau. Emiliano José recebe indenização por ter ficado quatro anos preso na ditadura militar, quando foi barbaramente torturado. Aposentaria é porque trabalhou duramente durante 25 anos dando aulas todos os dias na UFBA. Dei risada com o "assuntos aletórios". Eu também já fui assessor de Mário kertész para assuntos aleatórios, acho.

E por que Mário Kertész está ajudando Emiliano?

Porque, na mesma oportunidade em que o governador Jaques Wagner citou sua preferência pelo nome de Emiliano para a Controladoria-Geral do Estado (CGE), deu também um recado para a imprensa: ele não nomeia nem demite por causa de notinhas em jornais. Obviamente vale para os radialistas. Emiliano deveria dizer: obrigado Marão, pela ajuda involuntária.

Cê sabe que o jornal da família Kertész está até bonitinho?

 

Rico pode morar na beira da praia, pobre não?

A elite baiana chega a ser cruel na sua insensibilidade. Empresários, professores, funcionários públicos, políticos e até jornalistas podem morar na beira da praia em terrenos de Marinha, impedindo a visão e o acesso ao mar. A Bahia é toda assim. De Salvador, passando pelas sofisticadas mansões de Itacimirim, chegando aos limites de Sergipe. Agora, mil moradores da Vila Brandão, em 200 casas edificadas há 60 anos nas encostas da Ladeira da Barra, não podem: atrapalhariam a visão do mar (o que é falso). Com indignação leio nos jornais a desapropriação das habitações da Vila Brandão pelo prefeito João Henrique (PMDB).

Li na coluna do respeitável jornalista Samuel Celestino que ele apóia esse absurdo, uma verdadeira ameaça da parte do prefeito João Henrique (PMDB). Guardo a esperança de que Samuel Celestino, pelo peso que ele tem, reveja sua posição. Obviamente, é possível beneficiar urbanisticamente a encosta da Vila Brandão, transformar o bairro num aprazível lugar, sem agressão à estética da Bahia, mas garantindo a existência do pequeno núcleo. Quando a especulação imobiliária virou os olhos para a Gamboa de Baixo, secular vila de pescadores situada na parte baixa da avenida do Contorno, foi a mesma coisa. A Gamboa ganhou a briga contra os interesses dos construtores, as casas foram beneficiadas, melhoradas e são lindas.

É. Na Bahia, rico pode morar na beira da praia, pobre nem na encosta.

19 de março de 2009

 

Bolsa Família reduz impacto da crise

Um relatório produzido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) indica que a ampliação do programa Bolsa Família pode contribuir para estimular o consumo interno e amortecer o impacto da crise mundial entre as camadas mais pobres da população no Brasil. O assunto é tema da manchete (19.03.09) do site nacional do PT.

O documento foi debatido ontem (quarta-feira, 18) na reunião da Comissão de Emprego e Política Social da OIT, da qual participou o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias. O Governo Lula anunciou benefício do Bolsa Família para mais 1,3 milhão de famílias. O estudo da OIT comprova que o dinheiro recebido pelas famílias contempladas pela ajuda social é utilizado principalmente na compra de alimentos, roupas e material escolar.

Segundo o estudo, os recursos do Bolsa Família, que representam 0,4% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, acabam sendo "reinjetados" na economia. "O modelo brasileiro é um exemplo brilhante de que é possível realizar um processo de integração social maciço, em um curto espaço de tempo e a custos relativamente baixos", diz o relatório.

Os dados analisados indicam ainda que o Bolsa Família é o maior programa de distribuição de renda do mundo, contribuindo "consideravelmente" para a diminuição da pobreza no Brasil. Cerca de 25% da redução da pobreza extrema no Brasil podem ser atribuídos ao programa, segundo a OIT.

LEIA NA ÍNTEGRA

 

A verdade é que Clodovil foi um "gay alienado e exibicionista, com projeto de vida ultrapassado e elitista"

A revista Terra Magazine, em matéria assinada pelo jornalista baiano Cláudio Leal, foi quem mais se aproximou da verdade sobre o falecido estilista e deputado federal Clodovil Hernandez, ao ouvir a opinião do antropólogo Luiz Mott, decano do movimento pelos direitos dos homossexuais no Brasil.

O fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB) sintetiza a personalidade do ex-deputado:

- Infelizmente, foi um gay alienado, exibicionista e que desperdiçou sua inteligência e sua audácia em favor de um projeto de vida furado, completamente ultrapassado e elitista.

Mott recorda-se da experiência de ser entrevistado por Clodovil, na TV Gazeta, no início dos anos 90. Em vez de abordar a homofobia no Brasil, o apresentador só queria falar de "amenidades" da família do militante gay e de seus hábitos alimentares. Um retrato sem retoque, na hora em que predominam os discursos de praxe:

- Foi uma inteligência mal aproveitada. Além do fato de ter dado visibilidade ao modelo de vivência homossexual já ultrapassado, a bicha desmunhecada que alfineta a todo mundo, de Marta Suplicy ao movimento GLBT, não vejo nenhuma contribuição de Clodovil, à exceção do projeto do exame de próstata, que ele tentou facilitar no Brasil - avalia Mott.

LEIA NA ÍNTEGRA

18 de março de 2009

 

Quem é Ricardo Bittencourt, o ator do “Homen da Tarja Preta”

Putz. Mal fechei os trabalhos do blog Bahia de Fato, e-mails malcriados começaram a chegar. Muitos chatos querem mais informações sobre o ator baiano Ricardo Bittencourt, que neste exato momento está estreiando “O Homen da Tarja Preta”, monólogo da autoria do psicanalista e colunista da Folha de S. Paulo, Contardo Calligaris, LEIA MATÉRIA ABAIXO.

Ricardo Bittencourt integra o grupo Uzina Uzona do genial José Celso Martinez. Ele foi um dos cem atores da megaprodução “Os Sertões”. Zé Celso convidou Bittencourt depois que o viu representar no Grupo Los Catedrásticos, que fez enorme sucesso na Bahia e no Brasil com a engraçadíssima “Nova Poesia Baiana”. Bons tempos. De vez em quando vejo Ricardo Bittencourt atuando num micro vídeo produzido pela TV-E da Bahia. Bolas, não tenho aqui o currículo profissional de Ricardo Bittencourt. Mas, prometo que vou publicá-lo em breve. Ricardo está ficando famoso.

E por que vi Ricardo Bittencourt crescer? Porque fui casado com a irmã dele por 23 anos. Ele tinha apenas 12 anos. Hoje é tio de minha filha e paparica meu neto João Pedro, quando vem à Bahia.

 

Ator baiano estreia “O Homem da Tarja Preta” em São Paulo

Para mim, que vi Ricardo Bittencourt crescer em Salvador, abandonar os estudos de Engenharia e optar pelos caminhos do teatro, foi uma grande alegria vê-lo fotografado na “Ilustrada” da Folha de S. Paulo (18.03.09). São 19h. Dentro de mais duras horas, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, ele estréia (para convidados) “O Homem da Tarja Preta”, um monólogo da autoria do dramaturgo Contardo Calligaris.

O ator baiano Ricardo Bittencourt interpreta Ricardo, um sujeito comum com suas angústias e desejos. O personagem é casado, pai de dois filhos, “e costuma virar noites no escritório de casa conectando-se a chats em que assume máscaras femininas para dar vazão a desejos represados”. Ao longo da madrugada insone – informa o texto de Lucas Neves da Ilustrada – em que transcorre a ação, o personagem retraça seu histórico sexual e tenta montar o quebra-cabeça da própria libido. Lembranças das explicações dadas por analistas para suas taras pontuam o testemunho, no que parece uma longa sessão de psicanálise.

Para Calligaris – continua a Ilustrada – a orientação sexual de Ricardo (o personagem) importa menos do que a sua dúvida quanto ao que seja a real masculinidade, o papel que se espera que um homem desempenhe. “No fundo, a sua vontade é viver normalmente com a mulher e filhos. Ele se força a ser a puta da Internet para ser alguém, ter uma segunda identidade, precisa dessa coisa louca. Seu apelido no chat é CrossDresserPutaSubSP".

A direção é de Beth Coelho. Daqui de Salvador desejo sucesso, Ricardo. E que passe logo a temporada paulista para a peça chegar à Bahia. Vou ligar para D. Urânia, a mãe de Ricardo (o ator), e perguntar para ela: “Viu Ricardo vestido de mulher e todo borrado de batom?”. Vai ser o diabo.

Você pode achar que estou de birra com a Folha de S. Paulo, mas a matéria da Ilustrada fala o tempo todo do autor da peça, Calligaris, que faz parte da equipe do jornal. Não dá uma notinha sobre a baianidade de Bittencourt, de seu rico currículo como ator, inclusive integrante da última obra teatral de Zé Celso Martinez “Os Sertões”. Quem sabe a informação saia em outra edição.

 

Bahia de luto pela morte do sociólogo Gey Espinheira

O sociólogo Gey Espinheira morreu nesta terça (17), aos 62 anos, no Hospital da Bahia, onde estava internado há dez dias. A causa da morte, ocorrida às 22h, foi câncer de esôfago. O corpo será sepultado hoje, quarta-feira, 18, às 17 horas, no Cemitério Jardim da Saudade.

Gey Espinheira, cujo nome completo era Carlos Geraldo D'Andrea Espinheira, nasceu em Poções (BA). Ele era graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1970), mestre pela Universidade Federal da Bahia (1975) e doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (1997). Também era pesquisador do Centro de Recursos Humanos e professor adjunto da Ufba.

Gey Espinheira atuava na área dos Direitos Humanos, violência, democracia, cidadania e educação. Comandava o Grupo de Pesquisa “Cultura, Cidade e Democracia”. Era autor de livros importantes: “Os limites do indivíduo:mal-estar na racionalidade, os limites do indivíduo na Medicina e da religião”. Ganhou prêmio com o romance “Relógio da Torre”.

Pela Edufba publicou “ “Metodologia e Prática do Trabalho em Comunidade” e “Sociedade do Medo”. Foi criador do Fórum Comunitário de Combate à Violência e consultor do Projeto Axé.

A cultura da Bahia fica mais pobre sem Gey Espinheira.

 

Clodovil teve vida marcada por baixarias

A pessoa morre e de repente passa a ser bonzinho. Clodovil Hernandes teve uma vida marcada pela baixaria, que a mídia está transformando em “polêmica”. Ganhou fama como estilista, vestindo madames da “alta-sociedade”. Formou-se como professor e nunca lecionou. Nos 45 anos de carreira na TV, passou por quase todas as emissoras. Saía sempre rompido e cuspindo fogo.

Em sua incontinência verbal, praticava atrocidades. Cometeu o crime de racismo ao chamar a vereadora Claudete Alves de “macaca de tailleur metida a besta” no programa de TV A Casa é Sua. Enfrentou uma acusação de anti-semitismo ao declarar que os judeus teriam manipulado os números do holocausto e até mesmo forjado o atentado do 11 de setembro contra o World Trade Center. Declaração criminosa. No mesmo dia referiu-se a um negro como “crioulo cheio de complexo”.

Não me diz absolutamente nada ele ter sido eleito deputado federal com quase 500 mil votos, a não ser a constatação de que o eleitorado paulista é muito estúpido e atrasado. Começou mal a carreira política. Após debater com a deputada Cida Diogo (PT-RJ) afirmou que “as mulheres ficaram muito ordinárias, ficaram vulgares, cheias de silicone” e ainda acrescentou que “as mulheres trabalham deitadas e descansam em pé”. Questionado pela parlamentar carioca respondeu estupidamente: “Digamos que uma moça bonita se ofendesse porque ela pode se prostituir. Não é seu caso. A senhora é uma mulher feia”. O cara era desse nível, uma baixaria só.

A baixaria virou “sinceridade” para alguns políticos. O “parlamentar” não entendia sequer o mecanismo de funcionamento da Câmara Federal. Interrompido nas conversinhas pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, que precisava iniciar a sessão, chamou-o de “mal educado”, numa total inversão das coisas. Apesar de ser homossexual assumido, declarou na sessão de lançamento da Frente Parlamentar pela Livre Expressão Sexual: “não tenho orgulho nenhum de ser gay”. Levou vaias. Ignorante, em 1988 chamou a Assembléia Constituinte de “Prostituinte”. Em 2004 foi processado por Marta Suplicy por injúria e difamação.

Clodovil morreu? Pois morreu tarde!

17 de março de 2009

 

Wagner e Chávez combinam Semana da Bahia em Caracas

Vem aí a Semana da Bahia em Caracas. O voo Caracas-Salvador e o intercâmbio na área de Turismo foram os principais assuntos tratados pelo governador da Bahia Jaques Wagner com o presidente Hugo Chávez e também com o ministro do Turismo da Venezuela, Carlos Morrejon Carrillo. Wagner quer fortalecer as relações comerciais entre Bahia e Venezuela.

O Vôo Caracas-Salvador poderá eventualmente passar por outras capitais do Nordeste. Além da Semana da Bahia em Caracas, o Estado vai participar de uma Feira de Turismo, em outubro. Em maio, em Salvador, vai acontecer uma reunião bilateral entre o presidente Lula e o presidente Chávez. Wagner sentiu que o povo venezuelano sente curiosidade em conhecer a Bahia. Mas, quem não sente?

 

Mulheres do PT querem expulsar deputado Bassuma

Mulheres do PT da Bahia pedem expulsão do deputado federal Luiz Bassuma por liderar “cruzada” contra a luta pela descriminalização do aborto, através da proposta de criação da CPI do Aborto que tem por objetivo intimidar e perseguir organizações feministas. Para elas, o apoio à CPI do Aborto atenta contra os direitos humanos das mulheres, alimenta o conservadorismo e consagra o arbítrio. Nenhuma mulher pode ser presa pela prática do aborto e cabe ao estado garantir atendimento adequado na rede pública de saúde. Bassuma presta um desserviço ao PT e deve ser expulso.


LEIA NA ÍNTEGRA:

CARTA ABERTA
Salvador, 16 de março de 2009

Ao Presidente, ao Diretório Nacional e à Comissão de Ética do Partido dos Trabalhadores,

O dia 19 de março de 2009 poderá se tornar uma data marcante para as mulheres do Partido dos Trabalhadores. Nós, que militamos pela causa feminista esperamos que neste dia, o Partido dos Trabalhadores dê uma demonstração de coragem, votando a favor das mulheres. Aguardamos uma resposta firme, digna de um partido que se constituiu como vanguarda da esquerda no Brasil, protagonista no processo de construção da democracia em nosso país.

Nós, da Expressão Feminista, queremos ver a atitude decidida de um partido construído pelos movimentos sociais e populares. Um partido que se constituiu internamente com uma estrutura que permite o livre debate entre suas/seus militantes e com instâncias de decisão partidária - como seus Congressos Municipais, Estaduais e Nacionais -, que democraticamente debatem e decidem sobre questões de interesse do partido e da sociedade brasileira.

Assim, desde sua fundação, o PT tem debatido vários temas polêmicos e um deles é o aborto, um tema que mobiliza a sociedade e principalmente os movimentos de mulheres e feminista que defendem a bandeira da Legalização do Aborto, uma afirmação em defesa da autonomia e da liberdade para todas as mulheres, diante da mortalidade daquelas que, por viverem na pobreza, não têm acesso ao aborto seguro.

O Partido dos Trabalhadores com a histórica aprovação da Resolução pela Descriminalização do Aborto, no seu III Congresso realizado em 2007, veio dar uma resposta a esta situação. O PT com essa resolução firma um compromisso com as mulheres que vivem em situação de desigualdade extrema. O PT com essa resolução se compromete em lutar para que o aborto deixe de ser crime no Brasil.

Entendemos que essa resolução significa não só que o PT aprova essa demanda urgente do Movimento de Mulheres e Feminista, como também apóia as iniciativas partidárias e/ou dos movimentos sociais nesse sentido.

Se o PT como instituição aprova a Descriminalização do Aborto e o PT apóia a luta do movimento de mulheres e feminista, como podemos assistir passivas/os a movimentação de um grupo de parlamentares petistas que desobedecem essa resolução, ignoram as determinações partidárias e não têm nenhum pudor em formar uma bancada religiosa fundamentalista na Câmara Federal?

Sim, iniciativas e ações contrárias à resolução são promovidas sistematicamente por um grupo de parlamentares do PT – liderados pelos Deputados Federais Luiz Bassuma e Henrique Afonso -, que ignoram a laicidade do Estado Brasileiro e tentam impor um pensamento e uma conduta única para toda uma nação, baseada em princípios religiosos.

Essa “cruzada” contra a liberdade de pensamento, de opinião e de organização em relação à luta pela legalização do aborto, culminou com a proposição da famigerada “CPI do Aborto”, RCP 0009∕08, de 10.04.08 - de autoria do Deputado Luiz Bassuma e apoiada por parlamentares petistas, que tem como objetivo maior, intimidar e perseguir as organizações feministas e de mulheres, usando métodos que nos remetem à época em que a razão era considerada coisa do demônio.

Para nós, feministas petistas, o apoio à instalação desta CPI e de outras similares atenta contra os direitos humanos das mulheres, posto que alimenta o conservadorismo e consagra o arbítrio como forma de deter os avanços da consciência social. O PT não pode admitir retrocessos! Nenhuma mulher deve ser presa ou morrer pela prática do aborto, cabendo ao Estado garantir seu atendimento adequado na rede pública de saúde.

Por outro lado esses parlamentares prestam um desserviço ao Partido dos Trabalhadores, ao revelarem uma imagem conservadora do partido. Suas atitudes e seus pensamentos não condizem com a história, com os princípios e com os valores que fundaram o PT, um partido laico que nasceu com a missão de transformar o Brasil num país verdadeiramente democrático e socialista.

Diante de todos esses fatos, vimos dar nosso total apoio à iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (SNMPT), que em nome de todas as feministas e mulheres petistas, apresenta processo, solicitando a expulsão dos Deputados Luiz Bassuma e Henrique Afonso.
Que se respeite e se dê conhecimento amplo, através da imprensa, da Resolução do III Congresso Nacional do PT, pela Descriminalização do Aborto no Brasil!

Em defesa da autonomia e do direito a liberdade para todas as mulheres!

Nenhuma mulher deve ser perseguida, presa, maltratada ou morta pela prática de aborto no Brasil!


Assinam p/Expressão Feminista do Partido dos Trabalhadores

Amélia Tereza Maraux, Cecília Maria Bacellar Sardenberg, Iole Vanin, Maria Alice Bittencourt, Maria José Cunha, Roselice da Silva, Sulle Nascimento, Terezinha Barros, Terezinha Gonçalves, Vilma Reis.

 

Deputada Lídice da Mata (PSB) se solidariza com “excomungados”

Em pronunciamento na Câmara Federal (11.03.09) a deputada baiana Lídice da Mata (PSB) manifestou solidariedade ao Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, profº Carlos Calado, e aos médicos Olímpio Moraes e Sérgio Cabral, diretores do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), “pelo compromisso ético, humanista de aplicar a lei brasileira e garantir o direito ao aborto de uma criança de 9 anos, grávida de gêmeos, em conseqüência de abuso sexual.

No mesmo pronunciamento, Lídice da Mata registrou nos Anais da Câmara dos Deputados a Carta Aberta de Maria Helena de Souza, ex-superintendente de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Salvador, repudiando a atitude do arcebispo de Olinda, dom José Sobrinho que excomungou a mãe da menina, os médicos, e deixou de fora do “castigo” o estuprador. Lena Souza integra o Instituto Mulheres pela Atenção à Saúde Integral e aos Direitos Sexuais e Reprodutivos (IMAIS).

 

Jornal de Feira de Santana pesquisa preferência do eleitor

Deu no boletim do deputado federal Sérgio Carneiro (PT-BA): O jornal online Feira Hoje perguntou aos internautas: “Em qual dos políticos citados abaixo, você pretende votar caso sejam candidatos a Deputado Federal?”.

Os resultados obtidos foram os seguintes: Sérgio Carneiro, PT, (40% dos votos), o ex-prefeito José Ronaldo, DEM, (31% dos votos), deputado federal Colbert Martins, PMDB, (9% dos votos). Previsível, porque são todos políticos bem votados em Feira de Santana, filhos da terra.

O surpreendente é Emiliano José (PT), que não é candidato a nada e teve seu nome incluído na sondagem à revelia, sem ser consultado, obteve 3% das indicações, mais que Fernando de Fabinho, DEM, que obteve apenas 1% e mais que o presidente regional do PMDB da Bahia, Lúcio Vieira, que também obteve 1%.

 

Desenbahia financia economia solidária

O Atlas da Economia Solidária, elaborado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), registra a existência de 22 mil iniciativas entre empreendimentos sociais, cooperativas e associações.

Cada vez mais elas se consolidam como alternativas reais de combate à pobreza e à desigualdade, num contínuo processo de mudança cultural. Mas elas enfrentam dificuldades na distribuição e na comercialização dos produtos. E só não cresceram mais porque esbarram nas dificuldades de acesso ao crédito. Na Bahia, um passo à frente foi dado quando a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) criou linhas de crédito específicas para a economia solidária.

Aqui, a Secretaria de Trabalho, Renda e Esporte (Setre) comandada por Nilton Vasconcelos (PCdoB) incentiva a criação de empreendimentos solidários. As linhas de crédito criadas pela Desenbahia irão beneficiar as experiências monitoradas diretamente pela SETRE.

As pesquisas revelam que, geralmente, incentivos a fundo perdido são empregados em muitos projetos de produção solidária, mas, na falta de capital de giro, as experiências tendem a fechar as portas. Muitas organizações não-governamentais (ongs) conseguem o investimento inicial para instalar uma máquina ou equipamentos, mas, lá na frente falta capital de giro e o empreendimento mingua. É que os bancos exigem garantias reais para empréstimos. E trabalhadores não têm patrimônio com valor suficiente para se constituir em garantia real. Quando a instituição financeira é estatal, as exigências aumentam, porque o dinheiro é público e a legislação rigorosa.

A decisão da Secretaria do Trabalho, Renda e Esporte de apoiar as cooperativas dos catadores de latinhas durante o Carnaval da Bahia, por exemplo, foi uma experiência exitosa. A Desenbahia liberou R$ 40 mil para capital de giro. O negócio funcionou.
Com a criação de três linhas de crédito específicas para a economia solidária a Desenbahia amplia sua presença na área da produção social.

A Agência de Fomento já financiava o Programa Estadual de Microcrédito com a linha Credibahia, voltada para pequenos empréstimos a trabalhadores informais. Eles são donos de seu próprio negócio. Desde a criação do Credibahia foram empregados R$ 67,3 milhões. Agora, começa a fase do apoio à economia solidária, empreendimentos coletivos, associativos, cooperativados, em que todos são donos. É um passo à frente.

 

“Chapéu é chapéu, ditadura é ditadura”

Idos de 80. A ditadura militar através da mídia domesticada tentava passar para o País que o regime era uma “democracia social” embora fosse uma ditadura política. A reportagem política baiana – que não era submissa às elites como agora - foi atrás do celebrado jurista e constitucionalista Josaphat Marinho, para repercutir o fato e ele declarou: “Chapéu é chapéu, ditadura é ditadura”, que virou manchete forte da Tribuna da Bahia. O fato me veio à lembrança com o artigo do escritor, jornalista e ex-deputado Emiliano José, publicado no jornal A Tarde (16/03/09), sob o título “Ditadura é ditadura”, criticando o infeliz neologismo “ditabranda” da Folha de S. Paulo.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA:

Ditadura é ditadura

Antes que as águas de março batessem à nossa porta, fim de fevereiro, um editorial da Folha de S. Paulo causou estupefação. Reagindo à vitória do presidente Hugo Chávez na Venezuela – patrono de uma espécie de bonapartismo, segundo a Folha, que manipula mal o conceito - o jornal qualificou a ditadura militar de 1964 como uma ditadura branda, o que seria obviamente uma contradição em termos. Ditadura é ditadura. Não há meio termo. A não ser para a Folha que, aliás, inventou um neologismo bem a seu gosto – ditabranda –, não se sabe se por ironia ou se por amor.

A Folha foi mais longe. Como muitos leitores se mostraram indignados, ela tentou se explicar. E disse, na chamada “Nota de Redação”, que na comparação com outros regimes instalados na região no período, a ditadura brasileira “apresentou níveis baixos de violência política e institucional”.

Não posso dizer que a estupefação tenha me atingido. Quem tenha acompanhado a história do grupo “Folhas” não terá sido surpreendido. Quem se deu ao trabalho de dar uma espiada no livro “Cães de Guarda”, de Beatriz Kushnir, menos ainda. Trata-se de um rigoroso diagnóstico sobre a colaboração do grupo “Folhas” com a ditadura.

Mas, cá pra nós, a Folha podia ser um pouco mais zelosa, ter respeito com os leitores, consideração para com a inteligência dos brasileiros. A ditadura militar brasileira foi uma ditadura sangrenta. Prendeu, torturou, matou a sangue frio, fez desaparecer pessoas, seviciou mulheres e crianças, fez correr sangue de brasileiros e sempre de modo covarde. Quase invariavelmente matou as pessoas sob tortura. E isso sempre com o mais completo desrespeito às liberdades, inclusive a de imprensa.

Será que a Folha, ao fazer sua macabra contabilidade – quantos mortos pela ditadura brasileira, quantos pela ditadura argentina, por exemplo – queria dizer que se a ditadura brasileira matou “só” algumas centenas de pessoas, torturou “apenas” alguns milhares de brasileiros, foi mais branda porque “afinal” podia ter matado e torturado muito mais? Ou será que eu entendi mal?

O editorial, para além dos equívocos históricos e conceituais quanto a Hugo Chávez, constitui uma afronta à sociedade brasileira e uma atitude de escárnio face a milhares de familiares de pessoas mortas, mutiladas, torturadas, desaparecidas por conta da ação da ditadura que em minuto algum foi branda, insista-se.

Para aumentar o desastre, a Folha desqualificou a crítica, tentando diminuir os professores Fábio Konder Comparato a Maria Victoria Benevides, que se insurgiram contra o editorial. Lamentável. E é sintomático que o editorial apareça no momento em que o Brasil discute a punição dos torturadores, filhos diletos da ditadura. Muito sintomático. A existência rotineira de tortura por si só é a negação de qualquer brandura. É hora de reafirmar: ditadura nunca mais!

*Jornalista e escritor. Email: emiljose@uol.com.br
Site: www.emilianojose.com.br

16 de março de 2009

 

Distorção e má-fé prevalecem nas reportagens sobre o Blog da Dilma

O Blog da Dilma amanheceu (segunda, 16) com o seguinte texto de Jussara Seixas:

“A repercussão na mídia do Blog da Dilma me surpreendeu, a princípio. Logo vi, porém, que todas as citações o destacam como "antecipação da propaganda eleitoral".

Já há grupos com juristas, analistas políticos, jornalistas, dizendo que a lei eleitoral proíbe a propaganda eleitoral antes do prazo, que os partidos interessados deveriam entrar no TSE contra o blog.

Mas há vários blogs de outros prováveis candidatos na rede há muito tempo, aos quais a mídia não deu o mesmo destaque, e que seriam investigados, inclusive quanto a suas fontes de financiamento.

Tanto o governador de SP, Serra, e de MG, Aécio Neves, estão nitidamente em campanha eleitoral.

Entrega de casas do CDHU com festa, discurso, distribuição de lanche, música.

Viagens para outros estados, para visitar feiras de agro-negócio, tirar fotos, distribuir autógrafos.

Viagens para reuniões públicas com políticos para alianças eleitorais e discutir prévias, como a de hoje em Pernambuco, à qual comparecem Serra, Aécio e os políticos do PSDB/DEM/PPS do Nordeste.

Reunião político-eleitoral como a que houve em SP dia 12/3, com Serra, FHC, PSDB/DEM. Propaganda da Sabesp em estados que nunca foram e nunca serão atendidos pela Sabesp (nem o estado de SP é 100% atendido pela Sabesp).

Tudo isso pago com o dinheiro público dos estados. Essas atividades eleitoreiras não são criticadas pela mídia e nem mencionadas como "antecipação eleitoral".

Mas a mídia destaca o Blog da Dilma como "antecipação da propaganda eleitoral".

Um blog feito por cidadãos independentes, sem ligações com partidos políticos, sem ligações com políticos, sem recursos financeiros governamentais, partidários ou de qualquer tipo, que não causa prejuízo algum aos cofres públicos.

Um blog que mostra os avanços do governo Lula, que enaltece o bom desempenho da ministra da Casa Civil Dilma Rousseff frente ao PAC e no combate à crise econômica.

A ministra Dilma foi escolhida informalmente pelo presidente Lula para ser candidata a sua sucessão, e é preciso que ela fique conhecida pelo eleitor.

O eleitor tem o direito de ser informado de que a escolha do presidente Lula foi pensada para o bem do Brasil, para a continuidade do seu governo, para que o povo brasileiro continue a ser prioridade, para que continuem os avanços econômicos e sociais. Para o que o Brasil não retroceda não afunde na crise econômica, como na era de FHC do PSDB.

A mídia já tem seu candidato há anos, e há anos enaltece cada espirro seu. Manipula as notícias que possam macular a imagem desse eterno candidato.

Há anos a mídia antecipa a propaganda eleitoral para a eleição de 2010.

O Blog da Dilma é um contraponto à grande mídia, aos partidos políticos da oposição que, em seus programas em horário político, na TV e no rádio, ao invés de apresentarem programas de governo, bons projetos para o Brasil, usam o espaço para atacar o presidente Lula, o governo Lula.

Projeto para o país, programa de governo que é bom, nada, eles não têm, nunca tiveram. O Blog da Dilma, na verdade, está incomodando a mídia, está incomodando a oposição que, sem plano de governo, sem ter feito nada de bom para ajudar o país, mesmo assim quer o poder.

Nós, blogueiros independentes, cidadãos conscientes, não queremos o poder, não queremos cargos, queremos apenas que o poder não caia novamente em mão erradas, do PSDB/DEM, como no passado, e que tanto prejuízo acarretou ao país e ao povo brasileiro.

Somos apenas isso: brasileiros, parte do povo brasileiro”.

Jussara Seixas

LEIA O BLOG DA DILMA

 

Poemas de Adelmo Oliveira ganham o mundo

Modus Vivendi é um blog de arte e poesia. “Werde der du bist”. Cita Goethe em sua página de rosto. Ana Roque posta poemas da safra dos maiores poetas do mundo, passando pelos continentes. Outro dia, encontrei um poema de Ko Un, talvez o maior poeta contemporâneo da Coréia do Sul: “Ser poeta quer dizer: estender as mãos. Ser poeta quer dizer: consolação. O poeta está sempre ao lado dos aflitos, dos pobres, dos sofredores. Neste mundo de desigualdade, ele é irmão de todos os solitários”. Também postou “Poemas a los amigos” de Jorge Luiz Borges.

Não sei por quais caminhos Ana Roque descobriu os poemas de Adelmo Oliveira. No blog Modus Vivendi encontrei pelo menos três poemas de Adelmo Oliveira “Mitologia Marinha”, “Pássaro” e “Balada dos erros de um profeta”. O poeta continua refugiado em Lauro de Freitas, Bahia, mas seus poemas ganharam o mundo.


Balada dos Erros de um Profeta
Joys laugh not! Sorrows weep not!
William Blake


Trago para dentro do mundo
Longos dias sem manhã
Longas noites sem aurora
– Estrelas caídas de bruços
No vazio

Trago para dentro do mundo
A Voz – signo obscuro do medo
Grito de silêncio devorado pela esfinge
– Pedra-enígma da mente
Na vertigem

Trago para dentro do mundo
O Sol – zodíaco das trevas
– Touro selvagem empalhado
Cuja língua vomita da boca
Sangue coagulado

Trago para dentro do mundo
A Terra – bólide errante das esferas
– Assobio de náufragos e transeuntes cegos
Que trauteia um eco surdo nos ouvidos
E nos passos que se perdem

Trago para dentro do mundo
A Lua – corvo branco da noite
Que ludibria o terror das sombras
Que dissimula a morbidez da loucura
E afia seus punhais contra o desespero dos dragões

Trago para dentro do mundo
Este navio sem origem
– Este porto sem mar
Cuja âncora atraca na raiz das ruínas
Arquivos de ilusão

Trago para dentro do mundo
Aquilo que é o meu corpo
Aquilo que é a minha alma
– Sopro veloz de um único suspiro
Entre o início do princípio e o ocaso do fim

Adelmo Oliveira
Postado por Ana Roque às 10:25 de 01 de março de 2009.

Modus Vivendi



LEIA O POEMA PÁSSARO AQUI

LEIA O POEMA MITOLOGIA MARINHA AQUI

15 de março de 2009

 

Viúvas da ditadura querem extraditar Cesare Battisti

O Grupo Guararapes reúne ex-torturadores, oficiais reformados e carcereiros da ditadura militar. Detestam o presidente Lula e chamam o ministro Tarso Genro de “terrorista”.

Eles convocaram um ato público no domingo (8), em São Paulo, para pedir a “extradição” do ex-militante da esquerda armada italiana, Cesare Battisti, que o governo brasileiro acolheu como refugiado político. Segundo o jornal Estado de S. Paulo compareceram vinte gatos pingados. Como o site deles informa que o grupo é formado por 17 integrantes, apenas 3 pessoas atenderam ao chamado.

São as viúvas da ditadura militar. Um pequeníssimo grupo de extrema-direita que até hoje faz panfletagem nos quartéis, instigando os militares contra o Governo Federal, a esquerda e a democracia. Eles são ruins em política e péssimos em sintaxe e ortografia. Como escrevem errado. Assim, meio debochado, o jornalista Celso Lungaretti escreveu sobre isso em seus dois blogs.

http://celsolungaretti-orebate.blogspot.com/
http://naufrago-da-utopia.blogspot.com/

This page is powered by Blogger. Isn't yours?