17 de dezembro de 2011

 

Prefeitura abandona idosos do Abrigo D. Pedro II. Que prefeito é esse?


Eu tenho uma amiga muito especial. Ela mora num edifício de luxo. Todo ano, os moradores se mobilizam para prestar um ato de solidariedade, no espírito do Natal. Eu não aceito críticas às elites que se organizam para um ato solidário e comunitário. Ajudando minha amiga, carreguei pelo Shopping Iguatemi inteiro dois sacos de fraldas geriátricas, tamanho G e GG. Parecia que era uma carga leve, mas, no meio do caminho, em direção ao estacionamento, as sacolas foram aumentando de peso. Pelo menos era minha impressão.

As fraldas geriátricas são destinadas ao Abrigo D. Pedro II. A campanha é feita pela Associação São Vicente de Paulo. O trágico é que o Abrigo D. Pedro II pertence à Prefeitura Municipal de Salvador e passa por total estado de calamidade. Não sei como aqueles idosos sobrevivem. Estão sem assistência médica, o médico se aposentou há dois anos e a prefeitura não providenciou substituição; os funcionários, que são terceirizados, há 3 meses não recebem salários, não tem vale-transporte. Como trabalhar sem salário e vale-transporte? Durante a noite não tem cuidadores, as irmãs é que dão esse suporte.

Não estou inventando nada. Uma circular assinada pela Ir. Cristina Gomes da Silva FC, descreve com exatidão o cenário, ao agradecer a classe média rica do prédio de luxo, do Grupo de Novena de Natal. As irmãs pedem, além de fraldas geriátricas (G e GG), lençóis, se possível de elástico, fronhas e roupas, nem que sejam usadas.

Eu me arrependo por ter votado no prefeito João Carneiro. Deixando de lado o Abrigo D. Pedro II, não passa de um fariseu, com sua imagem de “evangélico”. Santo do pau oco.

Agora, vou votar em Nelson Pelegrino. Se ele abandonar o Abrigo D. Pedro II eu vou fazer um escândalo.

Quem quiser fazer doações pode entrar em contato pelo fone 8190-1510 ou pelos endereços ir.cristinagomes@hotmail.com

Abrigodompedro2@hotmail.com



 

Ontem, sexta, eu fui ao lançamento do projeto Memórias Reveladas

Joviniano Neto, Waldir Pires, deputado federal Emiliano José (PT) estavam na mesa. No Palácio Rio Branco. Falaram pra xuxu sobre os idos da ditadura militar. Na Bahia, tem muita coisa a ser documentada. Em 1973, fui preso pela repressão, fiquei no velho barracão amarelo da Polícia Federal, que hoje não existe mais no Comércio. Um filho da puta levantou uma nesga do meu capuz para eu ver a farda verde. Eu vi um pouco mais. Era o coronel Luiz Arthur de Carvalho, torturador safado.

Depois fui levado para o Quartel do Barbalho. Eu e Gildo Lacerda, que eles mataram na tortura. Meu Natal e Ano Novo foram no pau-de-arara, na porrada, na tortura de ficar em cima de latinhas cortantes, e tome-lhe choques com aquela maquininha infernal nos culhões.

Eu não quero só Memórias Reveladas, eu quero vingança. Os malditos não me deixaram ver os rostos deles, me levaram para Recife, algemado num avião militar, voltaram a me torturar, mesmo sabendo que há mais de dois anos eu não sabia de nada.

Eu tenho um tese. O Exercito Brasileiro, cujos generais tem as mãos manchadas de sangue, tem que ser extinto, pois nesta época de alta tecnologia não vai defender o Brasil porra nenhuma. Manter o Exército é uma perda de dinheiro absurda. E sei que eles ensinam antigas lições nos quartéis. Até hoje tem marechal que acha que o Brasil está ameaçado pelos comunistas que estão no poder.

Se eu pudesse, dependurava essa gente no pau-de-arara. Por isso tem que ter Memórias Reveladas. Quem foram os filhos da puta que me deram choques nos culhões? Quem foram os filhos da puta que me torturaram no Quartel do Barbalho e no Recife? Quem foram os filhos da puta que mataram Gildo Lacerda e Zé Carlos da Matta Machado? E ainda me disseram no pau-de-arara: eles? já eram. Eu preciso saber os nomes deles. O Brasil precisa saber.

Muitos destes psicopatas ainda estão vivos. Merecem ser castigados por crimes contra a humanidade, que não prescrevem.

Putz, meu psicanalista vai ter trabalho na próxima sessão.

15 de dezembro de 2011

 

Comissão da Câmara aprova Lei Contra a Palmada

A Folha de S. Paulo quando quer debochar, debocha. A manchete de hoje (quinta,15) é Comissão da Câmara aprova a Lei da Palmada. É o contrário. A Comissão da Câmara aprova Lei CONTRA a palmada. Mas, se o redator da Folha acha que Lei da Palmada é a mesma coisa que Lei contra a palmada, paciência. Eu não acredito em ingenuidade, nem erro na Folha de São Paulo. Há sempre uma intenção embutida nas manchetes. Engraçado que o resto do texto não tem defeito. A jornalista acerta, o editor deforma.

 

Projeto Memórias Reveladas resgata história da ditadura militar na Bahia

O Centro de Memória da Bahia apresenta o projeto Memórias Reveladas das Lutas Políticas na Bahia, na próxima sexta-feira (16), a partir das 19h, no Palácio Rio Branco, situado na Praça Thomé de Souza, Centro Histórico de Salvador. O evento contará com a presença do ex-governador Waldir Pires, do deputado federal Emiliano José (PT), e intelectuais como Carlos Barros, Fábio Paes, Muniz Ferreira, Joviniano Neto e do historiador Ubiratan Castro.

A Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), utilizará de metodologia da história oral para a produção de documentos orais, escritos e audiovisuais, com vistas a assegurar o resgate de memória das lutas políticas na Bahia, que serão disponibilizados a todos os cidadãos diretamente e por meios eletrônicos.

O projeto Memórias Reveladas integra o esforço nacional de recuperação da memória da resistência à Ditadura Militar (1964–1985). O processo de pesquisa será compartilhado com os movimentos que lutam pela anistia, pelos direitos humanos e contra a tortura.

A pesquisa abrangerá os vários movimentos sociais em que se afirmou a resistência à ditadura, como o Movimento Estudantil, Movimento Operário, Movimento Camponês, Movimento de Bairros, Partidos Políticos Clandestinos, Movimentos Políticos Legais e Parlamentares, Movimento das Igrejas (Católica e Protestante), Intelectuais Progressistas e outros.

O evento é gratuito e aberto ao público e visa ainda o estímulo à realização de novos estudos sobre a história política da Bahia no período da ditadura militar brasileira. O banco de dados audiovisual, com o material coletado durante a entrevista, ficará sob a guarda da Fundação Pedro Calmon, no Centro de Memória da Bahia.


 

ONG mineira conclui projeto Memórias Urbanas

Há ONGs e ONGs. A ONG CONTATO, que acompanho desde sua fundação, em Belo Horizonte, está comemorando a conclusão do projeto Memórias Urbanas: expressões culturais da cidade vão comemorar o encerramento das atividades com uma série de apresentações, além do lançamento de dez vídeos produzidos por jovens de cinco instituições culturais de Belo Horizonte: Associação Imagem Comunitária, CONTATO – Centro de Referência da Juventude, Corpo Cidadão, Favela é isso aí e Oficina de Imagens.

O projeto Memórias Urbanas foi realizado entre março e dezembro de 2011 e visou capacitar jovens no campo audiovisual e lançar um olhar sobre as manifestações culturais que permeiam a capital mineira.

DATA: 19/12/2011
19:00 às 22:00 horas
LOCAL: Museu Histórico Abílio Barreto

PROGRAMAÇÃO:
- Exibição dos vídeos produzidos
- Intervenção artística do coletivo Poesiak
- Pocket shows com Celso Moretti e Grupo de percussão do Corpo Cidadão
- Sarau do Pão e Poesia

Garanta sua participação pelo site: http://www.sympla.com.br/evento-de-lancamento-dos-videos---memorias-urbanas__10001.html

Mais informações: http://memoriasurbanas.org.br/
http://www.youtube.com/watch?v=pYJIhF_xTBg

13 de dezembro de 2011

 

Raul Jungmann: a oposição fica presa "no denuncismo contra o PT"


Não estou inventando. Está no jornal Valor (12/12) com todas as letras. Raul Jungmann, papa do PPS, afirma que o PSDB está perdido no “hiper antipetismo” sem apresentar propostas políticas para o Brasil.

Segundo ele, depois de três disputas presidenciais, a polarização PT/PSDB entrou em um processo de fadiga para as forças que não encabeçam a oposição. Não é mais sustentável para o PPS. Não basta denunciar o governo e o PT, isso não funciona. “O denuncismo sensibiliza uma faixa da opinião pública, mas temos que entender que outra parte não quer saber disso”. Ele esqueceu de dizer que a MAIORIA não quer saber disso.

Raul Jungmann do PPS fala com franqueza. “O que nos reserva o PSDB hoje é uma espécie de quarto de despejo, um quartinho nos fundos...fomos excluídos”, ou seja o PSDB tem tratado o PPS com desprezo e desdém. A aliança principal é com o DEM.

Nunca vi o reconhecimento público de um tão rotundo fracasso.

 

Jornalista Jolivaldo Freitas lança livro “Histórias da Bahia – jeito baiano”

Será no Pestana Convento do Carmo, dia 15, quinta-feira, a partir das 18h, o lançamento do livro “Histórias da Bahia – jeito baiano” (Editora Farol da Barra), do escritor e jornalista Jolivaldo Freitas. Trata-se da história da Bahia e suas versões, personagens inesquecíveis, ruas, becos e vielas, festas sagradas e profanas, memoráveis. Tudo com rigor histórico e tratado com fino humor.

Os convites pela Internet já estão rolando. Imperdível.

11 de dezembro de 2011

 

O escândalo das privatizações que a mídia ignorou


O livro do Amaury Ribeiro Jr. traz de volta ao debate público algumas questões. Uma delas diz respeito às privatizações. Depois do trabalho seminal de Aloysio Biondi, O Brasil Privatizado, um best seller praticamente ignorado pela mídia, Privataria Tucana será certamente o primeiro livro escrito em linguagem suficientemente popular para ser best seller, lógico, dentro dos padrões brasileiros.

A mídia corporativa não trata do assunto de forma aprofundada, já que foi promotora e beneficiária das privatizações e é o motor acionado sempre que é preciso legitimar as privatizações disfarçadas em curso, seja no uso das praias do Rio de Janeiro para eventos privados, seja na entrega de rodovias construídas com dinheiro público para empresas “explorarem” com altíssimas taxas de retorno. A ambiguidade do “explorar” serve ao nosso argumento, muito embora seja impróprio dizer “explorar estradas”, quando os concessionários exploram motoristas, passageiros e os que compram mercadorias que transitam por elas. Ou você acha mesmo que aquele frete da sua geladeira quem pagou foi a transportadora?

Leia na íntegra no site VI O MUNDO (Jornalista Luiz Carlos Azenha).

http://www.viomundo.com.br/opiniao-do-blog/e-ja-que-voces-querem-ler-sobre-lavagem-de-dinheiro.html



 

Deputado federal Emiliano (PT-BA) – um mandato coerente


O relatório do mandato do deputado federal Emiliano José (PT-BA) realmente impressiona. Em seu primeiro ano, fez 118 pronunciamentos, apresentou 1 Projeto de Emenda Constitucional (PEC), 1 projeto de lei, 58 emendas a projetos de lei diversos, 7 requerimentos, participou de 33 relatorias, e ainda publicou 37 artigos nos meios de comunicação. Fui dar uma olhada e encontrei muita coerência, não se omitiu diante das questões polêmicas, enfrentou grupos conservadores, marcou seu mandato por abordagens propositivas, em busca de soluções para problemas graves dos trabalhadores e das camadas mais pobres da população. Seus pronunciamentos priorizaram a educação, democratização da comunicação, direitos humanos e a política em geral. Seu primeiro pronunciamento foi a favor do governo Dilma, do legado positivo dos governos Lula, e de apoio ao governo Wagner. Conferi no site do deputado, www.emilianojose.com.br e gostei. Continuo votando em Emiliano. O levantamento não incluiu as centenas de reuniões partidárias, que são necessárias, e nem a sua indicação para o Parlasul. É o único parlamentar do Nordeste indicado para o Parlasul.

 

Deputado Emiliano se recusa a fazer jogo da mídia

O reporte do portal Política Livre tentou envolver o deputado Emiliano José (PT-BA) no jogo de intrigas políticas da mídia, agora voltado para o ministro Fernando Pimentel. O deputado se recusou. E explicou por que em seu pronunciamento. A mídia faz oposição política, como um partido:

Leia a nota do Política Livre

Após a realização da plenária de prestação de contas do mandatado, realizada na manhã de hoje (sábado,10) no auditório da UPB, o deputado federal Emiliano José (PT), quando perguntado por este Política Livre, sobre a sua opinião no caso que envolve o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, desconversou.

Pimentel é acusado pela imprensa de compor um lobby entre o governo e empresas privadas, inclusive no período que foi prefeito de Belo Horizonte. Questionado sobre a sua posição em torno da ação da oposição, inclusive de deputados baianos, que pedem explicações de Pimentel no Congresso Nacional, num tom ríspido, o parlamentar colocou a culpa na mídia. “Vocês querem dar a mesma pauta da grande imprensa?

Eu não entro nesses assuntos, foi o que eu disse no início, no meu pronunciamento, a mídia trabalha cotidianamente para atacar o nosso projeto político e só isso que ela faz! Saíram os ministros e ela não demonstra mais nenhuma preocupação”, declarou. (Victor Pinto)





 

Prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, dá aula sobre eleição municipal na Plenária de Emiliano (PT-BA)


Durante a plenária do deputado federal Emiliano José (PT), realizada na manhã de hoje (sábado,10), no auditório da UPB, no CAB em Salvador, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), em seu discurso, deu uma aula sobre as eleições do próximo ano.

Caetano, num tom fervoroso, bradou que o PT tem que mudar seu jeito de fazer política. “Temos que parar de fazer campanha só na base de críticas, temos que mostrar nosso projeto, conquistar o eleitor mostrando as nossas propostas de melhorias em cada cidade baiana”, afirmou para uma plateia composta, em sua maioria, por pré-candidatos a prefeitos e vereadores de, aproximadamente, 50 cidades da Bahia.

“Nossa meta é eleger o maior número possível de prefeitos e vereadores em todos os cantos do Estado e faço uma sugestão: vamos reunir todos os parlamentares estaduais e federais e faremos uma caravana, ainda em janeiro, percorrendo as cidades baianas e garantindo, ainda mais, o apoio do partido dos trabalhadores”, sugeriu.

Comentou que “todos têm que aproveitar o bom momento com o governo estadual e federal do mesmo lado” e explicou que, ainda, muitos companheiros de sigla não sabem aproveitar as oportunidades, o que, segundo ele, provoca uma brecha para os partidos da base aliada. Por fim, cumprimentou e enalteceu o trabalho de Emiliano e após aplausos calorosos deixou o evento rapidamente. (Victor Pinto)


This page is powered by Blogger. Isn't yours?