31 de maio de 2008

 

Duas leituras fundamentais para entender o Nordeste

O site da Fundação Perseu Abramo publica dois artigos fundamentais para entender o atual debate sobre o Nordeste Brasileiro

Um, é intitulado "Novo Nordeste, Novas Esperanças", da autoria do jornalista e escritor Emiliano José, publicado originalmente no site da revista CartaCapital. A descoberta de um novo Nordeste. A ressurreição da questão regional no Brasil. O crescimento econômico da região em ritmo maior do que a média brasileira. O aumento do consumo numa proporção bem maior do que no resto do País. A impressionante transformação política, com a autonomia da cidadania e o reflexo disso na eleição de governadores afinados com as teses reformistas e progressistas. São temas que dominaram o seminário Novo Nordeste e o Brasil, realizado nos dias 15, 16 e 17 de maio, em Teresina, Piauí.

O outro, é da autoria da professora Tânia Bacelar. Trata-se do painel "Nordeste: ambiente para um novo Projeto de Desenvolvimento", sobre a situação e as perspectivas do Nordeste brasileiro, durante o seminário O novo Nordeste e o Brasil. Tânia Bacelar falou sobre a inserção do Nordeste no ambiente nacional, sobre as oportunidades e desafios para um desenvolvimento sustentável, e a respeito da inclusão do Nordeste nas tendências recentes, além de apresentar números das áreas sócio-econômicas da região. Está disponibilizado inclusive o powerpoint da apresentação.

Novo Nordeste, novas esperanças, de Emiliano José


Nordeste: ambiente para um novo Projeto de Desenvolvimento, de Tânia Bacelar

 

Direção Nacional do PT recomenda a mineiros que voltem a discutir aliança, mas sem PSDB

O Diretório Nacional do PT aprovou por ampla maioria (sexta-feira, 30), em Brasília, resolução recomendando ao Diretório Municipal de Belo Horizonte (MG) que volte a discutir e deliberar sobre a política de alianças no município, de maneira que seja AFASTADA a possibilidade de coligação com PSDB e PPS – nos marcos do que já havia sido decidido pelo próprio DN e pela Executiva Nacional do partido. A resolução delega “poderes legais e estatutários” à Executiva Nacional para que também volte a discutir e deliberar, caso necessário. Ou seja, a DN do PT retirou o VETO e apoiou uma RECOMENDAÇÃO. Adiou-se assim um racha anunciado. A carreira pessoal do prefeito Fernando Pimentel (PT), que quer ser governador a qualquer custo, pode afundar de vez o PT de Minas.

Leia a íntegra:

Resolução do Diretório Nacional do PT sobre alianças em Belo Horizonte

Considerando o conteúdo político das resoluções sobre política de alianças nas eleições de 2008, aprovadas pelo Diretório Nacional do PT em suas reuniões de 9 de fevereiro de 2008 e 24 de março de 2008;

Considerando as resoluções aprovadas pela Comissão Executiva Nacional do PT nas reuniões realizadas em 24 de abril de 2008, 28 de abril de 2008 e 26 de maio de 2008, acerca das solicitações de alianças com partidos de fora da base de apoio do governo federal;

Considerando a retirada do recurso interposto à decisão da CEN que diz respeito à aliança com o PSDB em Belo Horizonte;

O Diretório Nacional do PT resolve:

1. Recomendar que o Diretório Municipal do PT de Belo Horizonte volte a discutir e deliberar sobre a política de alianças aprovada, AFASTANDO a possibilidade de coligação com PSDB e PPS.

2. Delegar expressamente à CEN, com os poderes legais e estatutários cabíveis, voltar a discutir e deliberar sobre as alianças em Belo Horizonte, caso necessário, dentro das diretrizes firmadas nas resoluções do Diretório Nacional de 9 de fevereiro de 2008 e 24 de março de 2008. (Diretório Nacional do PT, 30 de maio de 2008).

30 de maio de 2008

 

PT de Jequié oficializa pré-candidatura de Isaac Cunha a prefeito

Neste exato momento (dia 30/05, 18h30), o Diretório Municipal do PT de Jequié (BA) está reunido na Associação Cultural Jequiense, para oficializar a pré-candidatura do deputado estadual Isaac Cunha à prefeitura. Estão presentes lideranças, pré-candidatos a vereador, filiados e apoiadores locais de diversos segmentos, secretários estaduais e nomes de peso do partido, como prefeitos, deputados estaduais e federais. Representantes do PC do B, PPS e PV também foram convidados.

Isaac Cunha é um candidato forte. Tem densidade eleitoral. Filho e neto de agricultores, nascido na Fazenda Rio Preto, nas imediações de Jaguaquara, Isaac deve boa parte de sua formação política à Comunidade Eclesial de Base (CEB) da Igreja Católica. Chegou em Jequié em 1979 e tornou-se líder da Comunidade de Lagoa Dourada antes de entrar para os Correios, do qual ajudou a fundar o sindicato.

Aos 49 anos, Isaac é casado, tem quatro filhos, é evangélico e membro da Primeira Igreja Batista de Jequié. Em 2005, formou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Na Assembléia, é atualmente vice-líder do PT e membro das comissões de Meio Ambiente; Seca e Recursos Hídricos; e Saúde e Saneamento.

29 de maio de 2008

 

Se você é leitor da revista Veja desconfie da notícia, sempre

Essa retirei do blog Por um Novo Brasil, da Jussara, ou terá sido no Desabafo de Daniel Pearl...?

Você confia, acredita na revista Veja, nos seus jornalistas?

Então veja isto:

Ontem, na coluna do Lauro Jardim tinha está nota, aliás está lá até hoje:

GOVERNO

Lula quer Pimentel na Previdência
Lula já revelou aos mais próximos que convidará o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, para assumir o ministério da Previdência Social, no lugar de Luiz Marinho, que deixa o cargo no dia 5 para disputar a prefeitura de São Bernardo do Campo. O próprio Marinho foi informado sobre o seu substituto. As sondagens já foram feitas. O convite ainda não.

Comentário do blog:

Gente isso é incrível, o Pimentel cogitado para assumir a vaga do ministro Luiz Marinho, da Previdência, é o deputado federal do PT (CE) José Pimentel. Vejam a foto ao lado. Eles de orelhada escutam conversas de corredores, ouvem falar, imaginam, e publicam a notícia como a mais pura verdade. Inclusive citando que o presidente Lula já revelou que convidará o prefeito de BH, Fernando Pimentel. O presidente Lula não revelou nada, o jornalista não apurou nada, e sai publicando o que lhe vem a cabeça. Escutou o nome Pimentel, ligou com nome do prefeito de BH, e noticiou o achismo. Impressionante!

Se quiser ler no original

 

Lula é o melhor presidente da história do Brasil, afirma Ignacio Ramonet

Em entrevista publicada pelo jornal Folha de S.Paulo (29), o jornalista espanhol Ignacio Ramonet, ex-diretor do Le Monde Diplomatique e autor do livro "Biografia a Duas Vozes", sobre Fidel Castro, afirma que Lula é o melhor presidente da história do Brasil e que a América Latina vive “uma verdadeira idade de ouro”.

Leia abaixo a íntegra:

Folha - Como vê o futuro de Cuba pós-Fidel Castro?

Apesar de todas as análises pessimistas, não houve protestos, não houve um contexto de hostilidade ao sistema político [depois da retirada de Fidel]. Dezenas de milhares de pessoas estão participando de debates e o novo governo está adotando medidas saídas da base, como a permissão para o uso de celulares, a possibilidade de cubanos freqüentarem hotéis, de terem DVD, de irem ao exterior. Raúl Castro está entregando terras a quem quer trabalhar. São mudanças na vida cotidiana.

Folha - Pode haver uma mudança radical no sistema?

Os cubanos não estão prontos para isso. Eu creio que estão apegados a seu sistema de igualdade.

Folha - O senhor falou sobre como certas notícias "sérias" são muito aborrecidas. O "Granma" (jornal oficial do Partido Comunista cubano) não é extremamente chato?

O "Juventude Rebelde" (jornal do movimento juvenil cubano) já está mudando bastante. Cuba está formando milhões de profissionais de informática, os cubanos no futuro, creio, terão acesso amplo à internet.

Folha - Em entrevista recente, o escritor paquistanês Tariq Ali disse que Lula não pertence ao "Eixo do Bem" em que estão Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Rafael Corrêa (Equador).

O Tariq é muito radical. Eu penso que Lula é o melhor presidente que o Brasil teve em sua história. Vocês talvez não se dêem conta, mas a América Latina está vivendo sua verdadeira idade de ouro, com paz, democracia e crescimento, tudo junto.

 

Márcio Meirelles dá apoio às filarmônicas da Bahia, música de alto QI

As viúvas do antigo mecenato estatal carlista vão detestar. Com patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, o maestro Fred Dantas apresenta em junho o espetáculo “História das Filarmônicas”, reunindo 25 músicos baianos de alto QI e várias orquestras. Trata-se do Programa Caixa Cultural. O espetáculo será apresentado no Pátio da Caixa, avenida Carlos Gomes, no próximo sábado, 31 de maio, e também nos dias 1, 7 e 8 de junho, sempre às 20h.

Patrocinando espetáculos musicais a secretaria da Cultura (leia-se Márcio Meirelles) fortalece o Centro Histórico. O espetáculo “História das Filarmônicas” é o resultado da Oficina Frevos e Dobrados, que tem sede no Carmo, coração do Centro Histórico de Salvador. O curso para mestres e músicos-líderes das filarmônicas é um projeto do maestro Fred Dantas.

O curso redescobre pérolas musicais. De Cachoeira, “Airosa Passeiata” de Tranquilino Bastos, executada nas ruas no dia 13 de maio de 1888, revela o comprometimento com a causa abolicionista. De Irará vem “Dobrado dos Barbeiros”, de autoria anônima. De Curaçá, Médio São Francisco, vem o lundu “Soluços d´Alma”. Tem também “Saudades de Minha Terra”, composto em plena guerra do Paraguai. E ainda as influências de músicas clássicas que passaram a fazer parte do repertório popular, por obra e graça de negros forros.

O press-release da secretaria da Cultura informa: completando uma das histórias possíveis de filarmônica e finalizando o espetáculo, será apresentado o “Dobrado 2 de Julho” (Fred Dantas), composta em 2005, como peça do Festival de Filarmônicas do Recôncavo, em São Félix. Na mesma linguagem musical atonal recheada de citações transformadas, invertidas ou espelhadas do “Hino ao 2 de Julho” (S. Títara-S. Barreto), é uma música descritiva, que em sua parte final procura espelhar ao entrada do Exército Libertador pela Estrada da Liberdade, um desfile de homens famintos e maltrapilhos, porém vitoriosos em sua causa.

É imperdível.

28 de maio de 2008

 

TSE mantém prefeito petista de Conquista e rejeita denúncia de ex-deputado sanguessuga do PFL

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu reformar a decisão do TRE da Bahia, que determinava o afastamento do prefeito de Vitória da Conquista, José Raimundo Fontes (PT). Por quatro votos contra três, o tribunal encerrou a disputa judicial provocada pelo ex-deputado do PFL, Coriolano Sales, aquele parlamentar que renunciou ao mandato para fugir da cassação por envolvimento no escândalo da Máfia dos Sanguessugas. Para quem tem memória curta, era a máfia que desviava recursos públicos com fraudes na compra de ambulâncias.

Coriolano Sales entrou com a "denúncia" 15 dias após sua derrota eleitoral para José Raimundo Fontes, em 2005. Qual era afinal a "denúncia"? Coriolano acusava o prefeito reeleito de ter realizado a obra do anel rodoviário em plena campanha eleitoral, período vedado pela Justiça. A defesa do prefeito Raimundo Fontes provou na Justiça que a construção era necessária para evitar as mortes que vinham ocorrendo rotineiramente. A verba já existia e não podia ser devolvida.

Coriolano Sales não é flor que se cheire. Seu nome consta da famigerada Lista de Furnas por ter recebido R$ 50 mil - dinheiro ilegal e não contabilizado na campanha eleitoral de 2002. Da Lista de Furnas constavam 156 nomes de parlamentares, a maioria do PSDB e do PFL.

Coriolano Sales é um dos sete deputados federais envolvidos na fraude das ambulâncias descoberta em 2006 pela Operação Sanguessuga, da Polícia Federal. Sales era o campeão das emendas que garantiam recursos do Orçamento da União para licitações viciadas para aquisição de ambulâncias através da Planam. Ele fez emendas no valor total de R$ 1,18 milhão em dez municípios da Bahia. Ficou conhecido como integrante da Lista da Enfermagem. Para não ser cassado, optou por renunciar ao mandato. A Polícia Federal descobriu que Coriolano Sales tinha recebido R$ 172 mil do esquema de propina.

Seu mandato parlamentar foi um desastre. Foi autor do projeto de lei que pretendia extinguir a área de penhores da Caixa Econômica Federal (CEF) e se tornou alvo da campanha nacional "O Brasil precisa da Caixa" deflagrada pelos funcionários da instituição. O projeto enfraquecia a CEF em favor dos bancos privados.

Já o prefeito José Raimundo Fontes, que o TSE garantiu no cargo, foi vice-prefeito de Guilherme Menezes (PT) e assumiu o cargo com a eleição de Menezes, em 2002, a deputado federal. Eles pegaram a prefeitura com uma dívida de R$ 30 milhões, salários atrasados e saúde pública sucateada. Reconstruíram Vitória da Conquista. Receberam prêmios de direitos humanos como "Conquista Criança".

Soube que o governador Jaques Wagner telefonou para José Raimundo Fontes parabenizando pela decisão do TSE. Melhor para a Bahia.

27 de maio de 2008

 

Walter Pinheiro unificou o PT e vai à luta pela prefeitura de Salvador

Como pré-candidato oficial do PT à prefeitura de Salvador, o deputado federal Walter Pinheiro concedeu ontem (26) entrevista coletiva. Nelson Pelegrino e Walter Pinheiro trocaram um longo, fotográfico e televisivo abraço.

Estavam presentes o ex-ministro Waldir Pires, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, a presidenta municipal do PT, Vânia Galvão, deputados federais Zezéu Ribeiro e Luiz Bassuma, deputados estaduais J. Carlos, Zé Neto, Neuza Cadore, Isaque Cunha, Bira Coroa, Fátima Nunes, secretário estadual de Promoção da Igualdade Luiz Alberto, e figuras históricas do PT como Emiliano José e Edval Passos (Sebrae), entre outros.

Walter Pinheiro anunciou planos para a campanha. Ele agradeceu ao secretário estadual Luiz Alberto e ao deputado J. Carlos pelo especial empenho na sua campanha e elogiou a postura e a coragem do deputado Nelson Pelegrino, abraçando-o em seguida. “Pelegrino será muito importante para a construção da campanha e discutir os caminhos que vamos trilhar agora”, disse Pinheiro.

Foi um discurso de unidade. Antes de dialogar com os demais partidos de esquerda, se dispôs a dialogar com sua própria legenda. "Agora é hora de olhar para a frente", resumiu.

Segundo o jornal Tribuna da Bahia "Pinheiro mostrou-se tranqüilo e preparado, dando uma demonstração de como será a condução da sua campanha rumo ao Palácio Thomé de Souza". Não vai gastar energias com críticas e não vê necessidade de nacionalizar o debate. Será uma campanha municipal, voltada para o povo de Salvador.

Walter Pinheiro quer o presidente Lula em seu palanque. Lula é do PT. Pinheiro é do PT. Também quer o "militante" Jaques Wagner em seu palanque.

O deputado Nelson Pelegrino derrotado nas prévias, presente à entrevista coletiva, mostrou maturidade e espírito partidário, não demonstrou rancor e declarou estar pronto para ajudar a conquistar a vitória. "As preocupações com a disputa interna se dissolveram. O processo oxigenou o partido. Pode contar com nosso empenho. Nossas diferenças resolvemos pela democracia e estamos juntos para ganhar as eleições", resumiu Pelegrino.

Tanto Pinheiro quanto Pelegrino citaram o PSB, o PCdoB e o PV como partidos preferenciais para a aliança eleitoral, sem descartar outras legendas. Eles querem formar uma Frente Popular.

A vereadora Vânia Galvão, presidenta do PT de Salvador, disse que “o mais importante foi que o partido conseguiu extrair o de mais positivo das prévias, que foi a mobilização da militância, que compareceu às urnas”. Ela atribuiu a tranqüilidade das prévias realizadas no último domingo (25) “ao nível do debate, dos candidatos e à própria organização do processo”.

Jonas Paulo, presidente da Executiva Estadual, disse que a vitória de Pinheiro veio a partir de uma estratégia usada pelo PT com o objetivo de assumir o papel de liderar os partidos que compõem a base de apoio do governo Jaques Wagner. “Toda a movimentação foi de construção de uma tática de vitória para o PT assumir o papel central dos rumos políticos da coalizão. As lideranças foram fundamentais, como no processo do PED. Isso significa uma visão do papel do PT no processo”.

 

Wagner propõe órgão para controle dos gastos públicos e deputados resistem

A proposta de criação da Controladoria-Geral do Estado (CGE), aos moldes da Controladoria-Geral da União (CGU), enviada pelo governador Jaques Wagner à Assembléia Legislativa da Bahia, se arrasta na Comisão de Finanças e Orçamento.

Alguns poucos parlamentares do DEM dificultam a tramitação do projeto. Por que será que parlamentares "problematizam" a criação de um órgão destinado a fiscalizar e controlar o dinheiro público do estado? Outro dia, o ministro Waldir Pires foi convidado a fazer uma exposição na Assembléia Legislativa.

O jornalista e escritor Emiliano José sintetizou a conferência do ex-ministro da Transparência. Relatou como no Governo Lula um órgão que era um simples adereço, sem eficácia, a velha Corregedoria-Geral da União, foi transformado num órgão inovador e de efetivo controle, fiscalização e prevenção no combate à corrupção.

Tudo começou em 1988 com a Constituição Cidadã. Waldir Pires relata que houve resistências dentro do próprio governo, mas, Lula bateu o martelo e então foi criada em 2003 a atual Controladoria-Geral da União (CGU). No Governo Lula consolidou-se a noção da esencialidade da transparência. Não há motivo para segredos, salvo alguns poucos casos de segurança. Waldir Pires combateu a idéia de que a corrupção seja fenômeno exclusivo de países pobres. Os paraísos fiscais estão aí para provar o contrário.

A CGU é parte de uma luta pelo estabelecimento de uma nova cultura, capaz de envolver a população na fiscalização do gasto público. É a cidadania organizada exercendo o controle. É a construção do próprio Estado Democrático, que não se resume a eleições.

Não entendo por que os parlamentares baianos demoram tanto. O que têm a esconder?

LEIA O RELATO DE EMILIANO NA ÍNTEGRA

 

PT apóia candidato do PMDB em Caetité

Deu no jornal A Tarde. O PT vai marchar junto com o PMDB nas eleições deste ano em Caetité (BA). Nas prévias realizadas ontem (25) para decidir a quem apoiar, se José Silveira, mais conhecido por Tota, do PMDB, que tem apoio do prefeito Ricardo Ladeia (PSDB), ou José Barreiro, do PSB, os petistas tomaram a decisão por 47 votos contra 41. “Foi tudo tranqüilo. A única coisa que muda é que o partido não discute mais sobre quem vai apoiar em Caetité”, disse Dauro Nogueira, membro do diretório estadual do PT enviado à cidade como observador do processo.

 

Construtora Spazio derruba escolinha infantil na Pituba

Meu neto está sem escola. JP agora é um sem-escola. Não sei o que se passa na cabeça de certos juízes. Oitenta crianças de 18 meses a 6 anos, da Escola Brincando e Construindo, estão sem aula. Uma retroescavadeira destruiu, nesta segunda-feira, 26, a estrutura física da escola, que funcionava na Rua Rio de Janeiro, Pituba. Foi o fim violento de uma ação de despejo que corre na Justiça desde 2006.

A construtora Spazio Empreendimentos Ltda. agiu arbitrariamente para forçar a desocupação do imóvel, adquirido por ela para a construção um edifício de 20 andares. A construtora alega que a escola usava artifícios jurídicos para não desocupar o imóvel.

Em meia hora a retroescavadeira da Spazio colocou a escola no chão. Operários agrediram o dono da escola. De nada adiantou uma liminar do desembargador Rubem Dario, que dava direito à escola de permanecer no imóvel até o meio do ano, final de semestre.

Agora à noite, o Colégio São Paulo socorreu a Escola Brincando e Construindo e cedeu seis salas para que as crianças não sejam prejudicadas. Se meu neto ficar estressado vou processar estes filhos da #&8@%.

26 de maio de 2008

 

TRE censura site do vereador Everaldo Augusto, do PCdoB de Salvador

Acatando solicitação do Ministério Público Estadual (MPE), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, (TRE), através de decisão liminar, mandou retirar da internet o site do vereador do PCdoB de Salvador Everaldo Augusto, conforme processo nº 089/2008, desde o dia 21 do corrente mês. O MPE cita a Lei 9.504/97 e a Resolução 22.718/2008, do Tribunal Superior Eleitoral. É uma decisão estaparfúdia. Por esta interpretação todos os sites de vereadores deviam ser censurados. É a volta da ditadura.

Argumenta o pedido do Ministério Público que a página veicula o nome do vereador, Everaldo Augusto, a sua respectiva foto, a legenda do Partido, PCdoB, a frase “vereador de toda cidade”, ainda as seções: Perfil, Mandato, Imprensa e Galeria.

Desta forma, segundo a esdrúxula interpretação do Ministério Público e do TRE baiano, o site se configuraria em "campanha extemporânea", já que serviria para o que "o nome do vereador seja lembrado pelo eleitor".

Claro que o site veicula o nome do vereador. Como ter um site sobre o mandato sem veicular o nome do vereador? A decisão desmoraliza o TRE da Bahia. O vereador Everaldo Augusto acatou de imediato a decisão liminar do TRE, mas afirma que a contestará em todas as instâncias possíveis.

A página na Internet não tinha finalidade eleitoral. Ela existe desde o início do mandato, é um instrumento de prestação de contas a toda comunidade.

Isso é um vergonha!

 

Patrus articula apoio do PT à pré-candidatura de Jô Moraes do PCdoB

Está no jornal Hoje em Dia de domingo (25). O ministro Patrus Ananias, contrário à aliança PT-PSDB proposta pelo prefeito Fernando Pimentel e pelo governador Aécio Neves, acena com a formação de uma chapa PCdoB na cabeça e PT na vice. É a única alternativa diante da insistência de Pimentel. Com a chapa PCdoB-PT fica mais complicadoa aliança PT-PSDB, rejeitada pela Direção Nacional do PT. Muitos líderes petistas já estavam falando abertamente que iriam votar em Jô Morais do PCdoB. Agora, o deputado federal Miguel Correa escancarou de vez. Pela carreira pessoal -quer ser governador a qualquer preço - Pimentel está desgraçando o PT de Minas Gerais. O deputado estadual Rogério Correia (PT) também se manifestou contra a aliança PT-PSDB.

 

Executiva do PT mantém veto à aliança espúria com tucanos em Belo Horizonte

Está nos jornais. A Executiva Nacional do PT manteve o veto à aliança com tucanos em Belo Horizonte. Por 13 a 2, a executiva manteve a decisão de proibir que o PT se coligue com o PSDB na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. A aliança foi costurada pelo prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT) com o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB).

Pela aliança costurada entre Pimentel e Aécio, os dois partidos apoiaram a candidatura do empresário Márcio Lacerda (PSB), secretário estadual de Minas. Como parte do acordo, o PT indicaria a vice da chapa. Com a decisão de hoje (26), a palavra final sobre a aliança deverá ser do Diretório Nacional do PT, que se reúne nesta sexta-feira e sábado, em Brasília.

A justificativa da Comissão Executiva para vetar a coligação é que uma eventual aliança entre PT e PSDB poderia interferir na campanha presidencial de 2010 --na qual Aécio é apontado como eventual candidato contra um nome apoiado pelo presidente Lula. Faz sentido.

A aliança PT-PSDB em Minas representa o fim do PT. Pimentel optou pela carreira pessoal. Topa tudo para ser governador de Minas. Em troca, Aécio Neves fica mais forte para disputar a presidência, contra o candidato do PT.

 

Folha de S. Paulo manipula noticiário para sacanear o PT

O blog Entrelinhas, do jornalista Luiz Antonio Magalhães (editor de Política do jornal DCI e editor-assistente do Observatório da Imprensa) dá uma grande contribuição à imprensa verdadeiramente livre, com seu texto "Dois pesos e duas medidas".

O jornalista analisa a matéria da Folha desta segunda-feira (26) intitulada "A cada R$ 1 (Real) doado ao PT, empresas recebem R$ 54". Esta matéria está na página A4.

Como a Folha chegou a esta relação numérica? O jornal levantou as doações legais dos 20 maiores contribuintes ao PT, cerca de R$ 8,7 milhões, e dividiu pelos R$ 473 milhões que tais empresas receberam do Governo Federal, legitimamente, porque fruto de licitaçaões públicas. É um sofisma. O jornal conclui que o Governo Federal paga às empresas 54 vezes o que doaram ao PT.

Mas então, comenta o jornalista L. A. Magaalhães, o distraído leitor vira a página e se depara com a seguinte preciosidade: "Doadoras do PSDB obtêm contratos de R$ 3,4 BILHÕES". É que as empresas Andrade Gutierrez e Odebrecht ganharam licitações em Minas Gerais e São Paulo. Ora, as construtoras doaram ao todo R$ 2,4 milhões ao PSDB em 2007. Logo, a mesma divisão mostra que a cada R$ 1 (Real) doado aos tucanos as duas empresas receberam exatos R$ 1.416. O jornalão, entretanto, achou que os R$ 54 do PT merecem mais destaque que os R$ 1.417 do PSDB.

Uma manchete justa talvez fosse "Doação ao PSDB dá às empresas retorno 26 vezes maior do que doação ao PT". Poderia, se não fosse uma conta safada. Doação aos partidos nada tem a ver com licitações públicas ganhas pelas empresas. A relação numérica obviamente é falsa e visa a confundir o leitor. Trágico é que o jornalão golpista faça isso de maneira tão escancarada.

Como sugere L. A. Magalhães, "isso talvez seja assunto para Carlos Eduardo Lins da Silva, o novo e competente ombudsman da Folha".

LEIA A ÍNTEGRA

 

Eudes Paiva é o pré-candidato do PT em Boninal

Com a desistência formal dos pré-candidatos Franco, presidente do PT de Boninal e do vereador Gileno, pouco antes do início da votação nas prévias que seriam realizadas no domingo (25), restou apenas a pré-candidatura do também vereador Eudes Paiva. Sem concorrentes, não houve necessidade da disputa, tendo o partido confirmado sua indicação. Oficializada a pré-candidatura, recebeu o apoio de lideranças do PSB, PMN e PMDB. O próximo passo será manter entendimentos com o recém criado, mas já expressivo, PCdoB, no sentido de construir uma ampla base de apoio para vencer as eleições naquele município da Chapada Diamantina, onde em mais de 40 anos não há alternância de poder. Também não estão descartadas conversas com outros partidos. O único adversário mesmo é o DEM, herdeiro do PFL, do PDS, da Arena...

 

Walter Pinheiro vence prévias do PT em Salvador

Apuradas as urnas, nesta madrugada (26), o pré-candidato oficial do PT em Salvador é o deputado federal Walter Pinheiro. Foi uma disputa acirrada, mas, sem seqüelas negativas. Nelson Pelegrino, derrotado por 128 votos de diferença, compareceu à sede do partido para cumprimentar o vencedor. Tudo como nos velhos tempos do PT. O deputado Zé Neto, em Feira de Santana, devia seguir este exemplo. Às urnas, compareceram 2.558 militantes, número superior ao do terceiro turno do último Processo de Eleição Diretas (PED), ao qual compareceram 1.794. Os números revelaram uma grande vitalidade do PT baiano.

A pergunta que faço é: qual partido na Bahia escolheu seu candidato a prefeito com o voto universal direto de 2.558 militantes? Qual partido na Bahia escolheu seus dirigentes partidários com o voto universal direto de 1.794 militantes? No PMDB quem decidiu foi apenas um eleitor (Geddel), no PSB dois eleitores (Leonelli e Lídice), no PSDB apenas um (Jutahy Magalhães), no PCdoB, nem sei como, no DEM o processo é um mistério depois da morte do ex-tudo ACM. Nas legendas de aluguel nem se fala nas transações.

Não tenho informações de que realmente o governador Jaques Wagner tenha optado por um dos candidatos, como insiste a imprensa nativa. Em nenhum momento Wagner deu declarações. Sei que o ex-governador Waldir Pires votou em Walter Pinheiro, porque declarou seu voto ao comparecer à urna, acompanhado do ex-deputado Emiliano José. Sei que o secretário da Promoção da Igualdade, Luiz Alberto, e o deputado J. Carlos, ambos candidatos, retiraram suas candidaturas e apoiaram Walter Pinheiro.

O resultado mostra uma legenda forte, que tem mecanismos internos democráticos para resolver as legítimas disputas políticas das tendências e de seus líderes. O discurso político de certos jornalistas não convencem. Uns falam em “cacos do PT”, outros replicam “legenda dividida” ou repetem o mito do “atraso nas definições”. Tudo besteira de quem tem que escrever alguma coisa para preencher os espaços nas páginas dos jornais.

Com a decisão das urnas, o PT inaugura uma nova fase na sucessão municipal de Salvador. Começa a debater sua política de alianças seguindo seu próprio calendário. A vitória capacita Walter Pinheiro a fazer articulações concretas. O pré-candidato do PT conta com a vantagem de não apresentar rejeição e ser um novo nome, limpo, uma boa opção a ser apresentada à sociedade. Essa história de “traço” nas pesquisas é outra bobagem cultivada por jornalistas. Pesquisa de intenção de voto não é eleição. Outra bobagem da imprensa é falar em “tempo perdido”. Está tudo dentro do tempo real. E o povo decidirá.

25 de maio de 2008

 

PT conseguiu entrar nos grotões com Bolsa-Família e vai crescer nas eleições

O jornalista Raphael Bruno, do Jornal do Brasil (25/05) entrevistou David Fleischer, professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) há 36 anos, um especialista nas áreas de eleições e partidos.

Na entrevista, o professor fala sobre as perspectivas para o quadro eleitoral de outubro e assegura: impulsionado pelo programa Bolsa-Família e pela popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT deve obter crescimento significativo nas próximas eleições municipais, principalmente nas prefeituras menores do interior.

Qual será a capacidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferir nestas próximas eleições municipais sua elevada popularidade, confirmada em todas as pesquisas, para os candidatos da base? Pergunta o jornalista.

David Fleischer responde: se compararmos com 2004, a influência de Lula nestas eleições deve ser maior. Ele tem um prestígio muito alto, tanto ele como o governo têm aprovação nas pesquisas de opinião em torno de 70%. E Lula está viajando bastante inaugurando obras do PAC, inclusive gerando muitas críticas da oposição, e concentrando essas viagens nas cidades maiores. Até as eleições, ele deve visitar mais de cem cidades. Outro fator importante é o Bolsa Família. Em 2004, o programa ainda estava começando, e o que nós já observamos naquele ano foi que o PT finalmente conseguiu penetrar nos grotões e aumentou bastante sua cota nos municípios menores. Muita gente fala sobre como o Bolsa Família ajudou Lula nas eleições de 2006, quando o programa atingia dez milhões de famílias, mas agora já está chegando a 12 milhões.

LEIA ENTREVISTA COMPLETA

 

A Tarde escorrega e emite opinião contra o PT em manchete

Não é costume do jornal A Tarde, de Salvador. Normalmente, suas manchetes na área política são imparciais, objetivas. Mas, leiam a manchete de domingo, 25, à página 19. Exatamente no domingo, dia em que as prévias do PT foram realizadas: “PT vai ás prévias tentando juntar os cacos da legenda”. Engraçado é que o texto da veterana jornalista Patrícia França não afirma nada disso. Juntar os cacos? Foi apenas uma opinião do Editor de Política embutida incorretamente na manchete. Tanto que a versão online, quando o leitor arrasta o mouse, mostra outro título: “O PT vai às prévias”.

Interessante é que a manchete sobre o PSDB, logo abaixo, recupera o tom profissional e imparcial: “Imbassahy fecha com Kertzman”.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?