17 de fevereiro de 2012

 

Campanha encontra doador compatível para Sara Mattos, na França

A campanha de solidariedade à baiana/francesa Sara Mattos, que precisava de um doador compatível para doação de medula óssea, foi vitoriosa. A campanha “Amigos de Sara” foi feita na França, EUA, Londres e Brasil, com foco na Bahia. O doador compatível foi encontrado na França e o procedimento já foi realizado.

A solidariedade venceu a morte. Sara Mattos é filha do psiquiatra e psicanalista baiano Euvaldo Mattos e sobrinha do jornalista Florisvaldo Mattos. A campanha “Amigos da Sara” foi realizada com base nas redes sociais, através de malas diretas, e-mails, facebook e Twitter. Também ganhou adesões importantes da mídia, como a Rádio Metrópole, Rádio Excelsior AM e Rádio Itaparica. A notícia foi replicada em muitos sites do interior da Bahia.

A agência de publicidade EngenhoNovo, de Fernando Passos, entrou na campanha e estava preparando um panfleto e um spot para massificação na mídia. A ação humanitária pode não ser suspensa. Os integrantes do grupo “Amigos de Sara” vão se reunir e decidir se continuam a campanha por outros necessitados de doação de medula óssea. Da Desenbahia, vários colaboradores contribuíram: o diretor Marcelo Oliveira, os jornalistas Luciano Quintão e João Paulo Fonseca de Carvalho, Thais Miranda, doutoranda da UFBA, filha do Gerente de Comunicação da Desenbahia, Oldack Miranda. A jornalista Camila Marinho da TV Bahia contribuiu. E também Camila Moreira, assessora de imprensa do deputado federal Emiliano José (PT-BA).

É muito simples o ato de solidariedade ativa. Basta comparecer ao HEMOBA, avenida Vasco da Gama, Ladeira do HGE, não precisa agendar, nem fazer jejum. Para se tornar um doador de medula óssea, basta doar 5ml de seu sangue. Os voluntários devem ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde. Irão preencher uma ficha de identificação e seus dados e tipagem do sangue serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea(REDOME), que está ligado às redes de computadores dos EUA e Europa.

Quando aparecer um paciente compatível, o doador potencial será chamado. Futuramente, uma pequena porção do líquido do osso será retirada e injetada no paciente. A medula do doador se recupera em 15 dias. Sem dor, sem sacrifício. Assim, a campanha aumenta as chances de TODOS os necessitados de transplante de medula. Com um gesto simples você pode salvar uma vida.


 

Esquerda vai à Mudança do Garcia

Com muito humor, José Carlos Zanetti, do Comitê Baiano pela Verdade, convoca os companheiros para o desfile apoteótico e popular da Mudança do Garcia, na segunda-feira de Carnaval. Segue o convite:

Car@s
O Comitê Baiano Pela Verdade vai pontificar na Mudança e convoca os compas e outros arrivistas camuflados ao motim. Concentração às 9 horas próximo ao restaurante da Zuzu, com 10 minutos de tolerância. A senha é: "andar por andar, andei" e a resposta: "diz que fui por aí", carregando no sovaco uma edição da revista de novelas Sabrina.

Zanetti faz um referência bem humorada aos antigos "pontos" em que a esquerda se encontrava durante a luta contra a ditadura. Havia uma senha e, invariavelmente, uma revista manjada debaixo do braço para facilitar a identificação.

16 de fevereiro de 2012

 

Site do PT da Bahia exclui nomes de petistas na recepção a Gabrielli

O PT não pode reclamar da cobertura seletiva da imprensa ao desembarque de José Sérgio Gabrielli em Salvador (15/02). A reportagem desconhece os nomes do ex-governador Waldir Pires (fotografado pela Tribuna da Bahia com destaque), do deputado federal Emiliano José (que já foi presidente e vice-presidente do partido na Bahia) e do deputado estadual Rosemberg (que praticamente coordenou a massiva manifestação). E Nelson Pelegrino? E Marcelino Galo? Ou é incompetência ou é orientação política. Segue a matéria do PT:

PT baiano recebe Gabrielli com festa

15/02/2012 - Reconhecido pelos petistas por suas importantes contribuições para o fortalecimento da Petrobras em todas suas áreas de atuação - da produção de petróleo ao gás ao refino, passando pela pesquisa e o pré-sal - e por representar um potencial reforço para o time de Wagner e para a política do PT no estado, José Sérgio Gabrielli retornou à Bahia, na tarde desta terça-feira (14.02), e foi recepcionado com muita festa por parlamentares, secretários, dirigentes partidários e pela militância petista.

As homenagens começaram logo que o ex-presidente da Petrobras pisou em solo baiano, quando foi recepcionado por blocos afros e por petroleiros do Sindipetro-BA, que o aguardavam para o reencontro. Após a reunião com os petroleiros, Gabrielli seguiu para a sede do Diretório Estadual do PT, no Rio Vermelho, onde era aguardado pelo presidente estadual, Jonas Paulo, pela Executiva do partido, pelo líder da bancada petista no estado, Yulo Oitticica e os deputados estaduais Zé Neto e Joseildo Ramos.

Gabrielli chegou à sede do PT estadual por volta das 15hs, participou da reunião da Comissão Política, cumpriu agenda com a imprensa e foi agraciado com o carinho dos militantes e dirigentes. "Gabrielli já deu as contribuições necessárias para desenvolver a Petrobrás e o País, agora é o momento de se unir aos baianos e pelos projetos petista para transformar Salvador", afirmou o secretário de Comunicação do PT, Herbert Florence.

Em discurso, o presidente do PT, Jonas Paulo, disse que a recepção destinada a Gabrielli foi fruto do trabalho desenvolvido pelo economista enquanto esteve à frente da gigante brasileira, destacando a importância da ocasião. “Um evento marcante, celebramos 32 anos do partido que dirige o Brasil e a Bahia, afirmando o papel da sua militância social e recebendo um quadro político nacional como Gabrielli. A seleção de Wagner ganha sem dúvidas, um importante reforço”, declarou.

O homenageado, por sua vez, agradeceu a forma carinhosa que foi recepcionado em Salvador: "Fui recebido com carinho pelos petroleiros e agora, pelos meus amigos e companheiros de partido, é extremamente gratificante e só faz fortalecer e confirmar o acerto das nossas atividades", pontuou.

Questionado pela imprensa sobre o seu destino no estado, mais especificamente, em que posição irá jogar no time de Wagner, Gabrielli foi enfático: "Quem decide isso é o técnico (o governador) ele sabe das minhas habilidades e, portanto, saberá decidir qual a melhor posição para jogar no time”.

De acordo com o senador Walter Pinheiro, a companhia cresceu em todas as suas áreas de atuação durante a gestão de Gabrielli, e a vinda dele será um importante reforço para a política. "A Petrobras perde um grande quadro na sua estrutura, mas a Bahia ganha um importante aliado político".

Compareceram também para saudar Sérgio Gabrielli, o secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o secretário de Planejamento Zezéu Ribeiro, e os vereadores Carballal, Vânia Galvão e Marta Rodrigues e o presidente estadual da CUT-BA, Martiniano Costa.


 

Certa imprensa calou-se no desembarque de Gabrielli na Bahia

O articulista Ivan de Carvalho, da Tribuna da Bahia, não alisa o PT. Surpreendeu-me o tratamento imparcial que ele deu ao desembarque do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, em Salvador. “Quanto aos precedentes que prometi referir, um deles, mais importante, foi o desembarque de José Sérgio Gabrielli no aeroporto de Salvador, acompanhado do ministro do Planejamento e deputado Zezéu Ribeiro, seu amigo, que veio no avião com ele, e recebido por poucos petistas de expressão, valendo citar o ex-ministro e ex-governador Waldir Pires e o deputado Emiliano José. Quanto ao mais, predominou a alegria das baianas com seu folclore”.

Mesmo não concordando com a observação “poucos petistas de expressão”, porque estavam lá Nelson Pelegrino, e muitos deputados federais e estaduais, devo admitir que o tom do artigo – apesar das gostosas e finas ironias – não hostiliza o PT, como é corriqueiro. Aliás, a Tribuna da Bahia foi o único jornal de Salvador a exercer o jornalismo no desembarque de Gabrielli. O Correio (da famiglia ACM) não tocou no assunto, como se fosse possível deletar milhares de pessoas presentes no hall do Aeroporto de Salvador. O jornal A Tarde registrou o evento com uma foto e duas linhas de legenda. A Tribuna da Bahia deu show, disse tudo que o público tem direito de saber.

LEIA O ARTIGO DE IVAN CARVALHO
http://www.tribunadabahia.com.br/coluna.php?cCanal=19


15 de fevereiro de 2012

 

Multidão de petroleiros e petistas recebe Gabrielli em Salvador

A segurança do Aeroporto de Salvador passou um aperto terça-feira (14). O economista José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, foi recebido por uma multidão de petroleiros, petistas, sindicalistas, simpatizantes e parlamentares. Ele desembarcou às 13h e voltou à Bahia depois de nove anos à frente de uma das maiores empresas petroleiras do mundo. A expectativa é que ocupe uma secretaria do Governo Wagner.

Integrante do grupo de parlamentares que deu as boas vindas, o deputado federal Emiliano José (PT-BA) falou sobre o carinho do povo à Gabrielli. "Esta foi uma extraordinária recepção popular, com a expectativa de que mais um companheiro venha contribuir para ajudar o projeto do governador Wagner. Evidenciou, inclusive, o reconhecimento que nós, baianos, temos pelo trabalho realizado à frente da Petrobrás".

Companheiros desde a década de 70, Emiliano José e Zé Sérgio Gabrielli lutaram juntos na Ação Popular (AP), organização revolucionária de combate à ditadura militar. Encontraram-se também na Penitenciária Lemos de Brito, onde cumpriram pena como presos político. Assim como Emiliano, Gabrielli também lecionou na Universidade Federal da Bahia. "Nos conhecemos e temos uma amizade que já dura mais de quatro décadas", lembrou o deputado petista.

Emiliano José e Waldir Pires defendem abertamente o nome de Gabrielli para governador da Bahia em 2014.

14 de fevereiro de 2012

 

Movimento VOZES DE SALVADOR solta o verbo contra o prefeito


O MOVIMENTO VOZES DE SALVADOR vem a público denunciar a agressão criminosa de que a cidade foi vítima, atingida por sucessivos desmandos da administração iníqua e deletéria do Sr. João Henrique Barradas Carneiro, cujos despautérios, seguidos e crescentes, culminaram na sanção de uma lei municipal que desrespeita leis federais e a própria Constituição Brasileira, configurando um verdadeiro golpe contra a democracia e o estado de direito.

É de conhecimento geral que Salvador foi reduzida a uma situação de descalabro por essa administração irresponsável, bisonha, divorciada do interesse público, complacente com a ganância imobiliária, hostil ao povo.

São muitos os motivos para protesto: a degradação da orla, a devastação ambiental, a privatização descarada de espaços públicos, o colapso da mobilidade urbana com o estrangulamento crescente do trânsito, as roubalheiras do metrô e da transcom (entre outras rapinagens), a desmoralização do planejamento urbano, a sujeira, as ruas esburacadas, o aumento infrene da violência e da segregação, da miséria e do turismo sexual, a precariedade dos serviços públicos de atendimento ao cidadão em todas as áreas básicas (com destaque para o péssimo funcionamento dos postos de saúde e das escolas municipais).

Existem ainda os acordos subterrâneos com a máfia dos transportes e a máfia do lixo, o colapso financeiro do município, a falta de transparência em todos os planos da gestão, principalmente no tratamento das verbas e contas públicas, o agravamento da das condições negativas que deterioram a qualidade de vida da população nas áreas da periferia e do miolo, o vilipêndio da cultura com o injurioso tratamento dispensado ao patrimônio histórico e artístico da cidade, o desrespeito sistemático aos artistas e produtores independentes, a mercantilização e grosseira deformação do carnaval baiano, das festas e tradições populares da urbe, o desfiguramento sistemático da paisagem soteropolitana por descaso do gestor e por sua conivência com os interesses espúrios de quem a compromete e depreda.

Já é muito, sem dúvida; todavia, um patamar ainda mais grave foi atingido com a açodada proposição e votação de uma LOUOS em período exíguo, sem possibilidade de análise pelos edis, sem verdadeira consulta pública, reduzida a uma farsa, e com desacato a interdito judicial, alterando brutalmente o Plano Diretor do Desenvolvimento Urbano que deveria apenas regulamentar, mutilando o Conselho da Cidade antes de o ter instalado e assim fazendo violência à lei federal, à democracia participativa que a Constituição preconiza e ao interesse público.

No bojo dessa legislação insana, sacrifica-se à ganância imobiliária a última grande reserva de mata atlântica de Salvador, o Vale Encantado, que inclui área sagrada para as religiões de matriz africana; além disso, aumenta-se estupidamente o gabarito das edificações da orla, de forma tal que promove o sombreamento das praias e reduz de forma criminosa a aeração da cidade, entre outras aberrações.
O MOVIMENTO VOZES DE SALVADOR conclama todos os cidadãos a lutar pelos seus direitos ameaçados, opondo-se a essa onda de violência que se volta contra a capital da Bahia e atinge de maneira brutal nossas leis maiores.

12 de fevereiro de 2012

 

Se o Congresso criou o monstro, cabe ao Congresso matar o monstro


Maurício Dias, da revista CartaCapital, em lúcida análise,  afirma que a greve dos policiais militares da Bahia é um monstro criado pelo Congresso Brasileiro. “O bicho nasceu e cresceu a partir das anistias concedidas a movimentos iguais ou semelhantes, deflagrados por bombeiros e policiais militares nos últimos anos, em todo o Brasil”.  No fundo, eram interesses eleitorais em jogo. Agora, ficou claro que ocorreu uma conspiração contra a democracia e o Estado de Direito. A presidenta Dilma disse não à anistia a amotinados.  Wagner, governador da Bahia, também já disse não.
Eu diria que o Congresso tem diante de si uma tarefa maior, a de se debruçar sobre uma política nacional de segurança pública para o Brasil. A ameaça não vem mais do Exército, de tradição golpista. Agora, a ameaça vem das polícias militares, que transformam greves salariais em motins armados, articulam-se nacionalmente, organizam ações violentas de extermínio, queimam ônibus e veículos da Corporação, invadem sedes do Poder Legislativo. Como se deu na Bahia.

A divulgação das gravações de telefonemas entre líderes grevistas criminosos  mostra que o Congresso Nacional deve colocar em pauta a discussão sobre uma política de segurança. O Brasil não pode ficar refém de policiais militares, que são funcionários públicos armados. Prender líderes bandidos não será suficiente. O problema da polícia no Brasil é mais que um simples caso de polícia.

 

O amor é sempre o amor

Este escriba do BAHIA DE FATO premiou-se com um fim-de-semana sem preocupações. Com o prazer da convivência de amigos. Levei para a praia banhada por sentimentos meu livro de cabeceira, “Canto Mínimo e Poemas da Vertigem”, do poeta Adelmo Oliveira. Dele saquei o poema “Ode”, que me desafoga ao expressar meus delírios. Como se segue:

ODE
Meu corpo não é meu
Meu corpo não é teu
Meu corpo se muito for
Meu corpo será da terra

O tempo é feito de cores
Naquilo que sentimos
Liricamente escorrer
Entre os dedos das mãos

Nada de fantasia
A hora é toda feliz
Se depois de vivida
Tentamos reavê-la.

Nada de puro tédio
O amor é sempre o amor:
Nasce quando até pensamos
Que ele em nós pereceu

This page is powered by Blogger. Isn't yours?