3 de maio de 2008

 

Kucinski mostra como os jornalistas deram um tiro no pé

O Brasil está sem Lei de Imprensa. O Supremo, sem esperar pelo Congresso, revogou 20 de seus 27 artigos, entre os quais três dos mais importantes – 20, 21 e 23, que punem crimes de injúria, calúnia e difamação. Essa foi a principal vitória da poderosa campanha dos donos da mídia contra a Lei de Imprensa, apoiados por alguns jornalistas servis e até por entidades que dizem defender a liberdade de imprensa. Bernardo Kucinski no artigo MORTE SÚBITA, publicado pela REVISTA DO BRASIL, mostra como o tal “jornalismo de campanha” às avessas está ganhando espaço. O Brasil é o país em que jornalistas mais caluniam e difamam. Aqui, acusar virou padrão de jornalismo de denúncia. Alguns, simplesmente xingam, o que se chama crime de injúria. Os jornalistas foram engambelados pelos patrões e deram um tiro no pé.

LEIA NA REVISTA DO BRASIL

 

Dois dedos de prosa com o presidente Lula

Tal qual o presidente Lula, o jornalista Ricardo Kotscho resolveu trabalhar no feriado de 1º de Maio. Na entrevista, Lula disse a Kotscho que com o grau de investimento conquistado pelo Brasil os investimentos não virão assim automaticamente, mas virão e mais renda e empregos serão gerados. Para ele, o importante a fazer é tirar cada vez mais gente da miséria, dar assistência aos que ainda vivem na pobreza e resolver de uma vez por todas o problema da educação. Ah! E quando entregar o cargo em 1º de janeiro de 2011 a primeira coisa que vai fazer é comer um feijão com costelinha de porco no sítio em São Bernardo...

LEIA NA ÍNTEGRA

2 de maio de 2008

 

Ex-ministro Paulo Renato vai explicar a Imbassahy, em Salvador, porque pagou hotel de luxo da namorada com cartão corporativo

O neotucano Antônio Imbassahy (PSDB-BA) está em pré-campanha para prefeito de Salvador. Para animar a pré-campanha vai trazer nesta segunda-feira, 5 de maio, o ex-ministro da Educação de FHC, deputado Paulo Renato (PSDB/SP). O evento organizado pelo PSDB será realizado às 19h, na Faculdade da Cidade, no Comércio. Péssima idéia. Paulo Renato vai ter que explicar porque cargas d`água se achou no direito de pagar o hotel da namorada com cartão corporativo. A farra aconteceu duas vezes, em Belo Horizonte, no Ouro Minas Palace Hotel e, em São Paulo, no luxuoso Sheraton Mofarrej.

Imagino que ele vai dizer que não sabia que não podia pagar hotel da namorada com cartão corporativo. Seria uma desfaçatez. Estará Imbassahy assumindo a defesa do ex-ministro de FHC? Como estratégia de pré-campanha eleitoral isso é um desastre. A imprensa baiana certamente vai também querer saber como é que o ex-ministro pagou R$ 25 mil de aluguel de carro em 2001, no Rio de Janeiro, apresentando notas fiscais em ordem seqüencial sempre da mesma locadora de veículos. Está tudo na CPI dos Cartões Corporativos.

1 de maio de 2008

 

É créu neles, é créu nelas, celebra o blog Tribuna Petista

Por Guina

Mais uma pesquisa divulgada pela CNT/Sensus mostra aprovação histórica do governo Lula (57,5%) e também recorde na avaliação pessoal do Presidente(69,3%).

E a podre e derrotada mídia continua a bater cabeça. Seus factóides não conseguem durar muito tempo e não surtem o efeito desejado.

Falam muito que a popularidade de Lula deve-se somente ao bom momento econômico. É espantoso que os golpistas da grande mídia continuem a pensar desse jeito e não admitam que Lula é o melhor Presidente que o país já teve.

Mas ninguém contabiliza o ganho que isso pode representar para o futuro. Depois de atacarem a imagem de Lula com suas mentiras desde o início do primeiro mandato, todas as maiores figuras da mídia caíram em total descrédito. E AS MENORES TAMBÉM.

De Diogo Mainardi a Reinaldo Azevedo, de Noblat a Eliane Catanhede , de Arnaldo Jabor a Dora Kramer, da Rede Globo a Revista Veja. A raça de golpistas já não consegue nem mesmo convencer seus leitores.

O aniquilamento que ocorreu na moral da grande mídia se estendeu também às outras áreas. O lulismo se tornou um estigma. Quem ataca Lula está condenado para sempre.

Os anti-lulistas do cinema, da música, da academia, da imprensa - o engulho que a gente sente por eles jamais poderá passar.

Os anti-lulistas ganharam um bocado de dinheiro nos governos anteriores. Uns se transformaram em lobistas. Outros receberam financiamento estatal ou renegociaram suas dívidas com o BNDES. Mas com a vitória de Lula isso passou. A farra com o dinheiro público que eles faziam acabou.

E como eles não conseguem nenhuma vitória contra o presidente, o jeito é Lula adotar o refrão do momento para expressar este embate:

É Créu!
É Créu neles!
É Créu nelas!

Fonte:Blog Tribuna Petista

 

Se o governo suspender o Bolsa Família em sua cidade o culpado é seu prefeito incompetente

A data limite para que os municípios enviem as informações sobre freqüência escolar é o próximo 14 de maio.

A data limite para que os prefeitos enviem os dados sobre a saúde das crianças é 30 de junho.

Todos os prefeitos estão carecas de saber. Do envio destas informações depende a manutenção do Bolsa Família. Logo, se o governo suspender o Bolsa Família em algum município vou avisando logo à imprensa mafiosa: Lula não é o culpado, o culpado é o prefeito incompetente.

Já prevejo daqui as manchetes: Lula suspende Bolsa Família em Salvador. Ops. É só um exemplo.

Todos os prefeitos sabem que a freqüência escolar e os dados sobre saúde devem ser enviados ao Governo Federal.

Entretanto, apenas 17,3% dos dados sobre freqüência escolar dos cerca de 15,7 milhões de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família foram registradas até 23 de abril.

As informações são referentes à presença nas aulas durante fevereiro e março e devem ser inseridos no sistema do Ministério da Educação (MEC) até 14 de maio.

Os prefeitos precisam ficar atentos também ao prazo da condicionalidade de saúde que termina em 30 de junho.

Nesse caso, somente 8% das 10,4 milhões de famílias que se enquadram no perfil tiveram as informações de monitoramento registradas no Ministério da Saúde.

Como todos sabemos, o Bolsa Família não é um programa eleitoreiro, como a direita tenta passar através de certa imprensa servil ao falecido neoliberalismo.

O cumprimento das contrapartidas pelas famílias atendidas é obrigatório e caso não seja observado pode levar à perda do benefício. Os municípios que não encaminharem os dados também deixam de receber recursos, destinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), à gestão do Bolsa Família.

O acompanhamento de educação e de saúde representa 50% do Índice de Gestão Descentralizada (IGD). A outra metade do indicador é calculada com base na inscrição de famílias no Cadastro Único e na atualização cadastral.

A PRESENÇA de crianças e adolescentes na escola é acompanhada bimestralmente pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social. Para continuar a receber a transferência de renda, os pais precisam, além de efetuar a matrícula dos filhos com idade entre seis e 15 anos, se certificar de que eles assistam, no mínimo, a 85% das aulas a cada mês.

Os beneficiários do Bolsa Família também precisam manter atualizado o cartão de VACINAÇÃO das crianças com até sete anos de idade. Devem, ainda, seguir as instruções do Ministério da Saúde e conduzir os filhos para que sejam medidos e pesados nos postos municipais.

A contrapartida das gestantes é fazer o pré-natal. Nesse caso, as informações são referentes ao monitoramento do primeiro semestre deste ano.

No bimestre de novembro e dezembro de 2007, o acompanhamento da freqüência escolar chegou a cerca de 13 milhões de alunos, o que representou 84% do total de crianças e adolescentes beneficiados pelo Bolsa Família à época.

De 2004 a 2007, a quantidade de alunos com presença às aulas superior a 85% quase dobrou: subiu de 6 milhões para 11,6 milhões. Para um monitoramento adequado das condicionalidades, é importante ter um cadastro atualizado e promover uma parceria entre o gestor do Bolsa Família e os responsáveis pelas áreas de Educação e Saúde.

Os dados são inseridos no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde.

O acompanhamento das contrapartidas é fundamental para melhorar a situação de vida das cerca de 11 milhões de famílias atendidas pelo programa de transferência condicionada de renda do Governo Lula

O descumprimento das condicionalidades por cinco vezes consecutivas leva ao cancelamento do benefício.

ESTÁ TUDO EXPLICADINHO NOS PORTAIS:

www.mds.gov.br e www.fomezero.gov.br

30 de abril de 2008

 

Promotora de Justiça denuncia ex-dirigentes da Bahiatursa

Alegando a prática de crimes contra a administração pública, a promotora de Justiça Mariângela Lordelo ofereceu denúncia contra Paulo Renato Dantas Gaudenzi, Cláudio Pinheiro Taboada e Guy Padilha Luz Filho, na Vara Criminal Especializada. A denúncia foi baseada em uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas do Estado que apontou irregularidades na transferência de recursos da Bahiatursa entre os anos de 2003 e 2005, envolvendo recursos superiores a R$ 90 milhões.

À época, Gaudenzi ocupava o cargo de secretário da Cultura e Turismo Estadual; Taboada era diretor-presidente da Bahiatursa; e Guy era diretor também da Bahiatursa. Segundo a denúncia, recursos eram transferidos da Secretaria da Fazenda para a Bahiatursa que, por sua vez, os repassava para organizações não-governamentais e outras empresas, inclusive de publicidade.

Gaudenzi e Cláudio, conforme a denúncia, cometeram crimes contra a ordem tributária, previstos no Código Penal Brasileiro, crimes previstos na Lei de Licitações e Lei de Responsabilidade Fiscal. Guy foi acusado de cometer crimes previstos na Lei de Licitações.

Quer saber toda a verdade? Acesse os links abaixo:

A Bahiatursa era caixa 2 da Propeg Propaganda

O EX-DEPUTADO EMILIANO DENUNCIOU O ESCÂNDALO


DINHEIRODUTO DA BAHIATURSA IA PARA A PROPEG

 

Alta popularidade de Lula é resultado de ação concreta do governo

O programa Bolsa Família por si só não explica o índice de 57,5% de aprovação ao Governo Lula. E muito menos o índice positivo de 69,3% de aprovação pessoal do presidente Lula. Somente os resultados gerais concretos das políticas públicas podem explicar o fenômeno.

Claro que a população pobre está percebendo que os programas sociais são uma grande oportunidade de ascensão. E não se trata de um ciclo curto de dois ou três anos. É para um grande período.

Daí então o crescimento da faixa da população que deseja um terceiro mandato para o presidente Lula. Agora, mais de 50% querem um terceiro mandato para Lula. Já é maioria. O que influencia a opinião popular é a estabilidade econômica, o aumento do poder de compra das classes C e D, o Prouni, o Territórios da Cidadania, e até o programa de reconhecimento dos quilombolas, verdadeiros guetos de negros originados dos escravos que que sempre foram esquecidos pelos governos.

Ao contrário dos tais formadores de opinião da imprensa, o povo sabe comparar os ganhos do Governo Lula com as perdas de governos passados. Tanto na saúde quanto na educação. Só não vê quem não quer. Ou é pago pra não ver.

29 de abril de 2008

 

Lançada em Minas edição especial da revista Teoria e Debate sobre a herança do Maio de 68

Neste exato momento (19h) está acontecendo em Contagem (MG), no Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem, o lançamento da edição especial da revista Teoria e Debate. Os 40 anos das revoltas de Maio de 68 são analisados.

O que ficou de 68?

É a pergunta respondida por vários estudiosos do período, em artigos que não se limitam aos movimentos estudantis, cuja imagem permaneceu com mais força na memória coletiva, mas que também tratam das não menos importantes lutas operárias, como a própria greve geral que sacudiu a França naquele ano.

A revista dedica quatro artigos às históricas lutas sindicais que marcaram 68 no Brasil, na mineira Contagem e em Osasco, São Paulo. Os demais textos tratam da herança de 68 no Brasil e no mundo em termos sociais, políticos, comportamentais e culturais - nesse último caso, com destaque para a música, literatura, teatro e cinema.

Os autores e textos: Marcelo Ridenti (1968 na Mira), Emir Sader (Que Anos Foram Aqueles?), Jean Rodrigues Sales (Luta Política e Memória Social), Andréa Castello Branco (Contagem: A História Contada pelos Protagonistas), Nilmário Miranda (A cidade Operária Símbolo), Marco Aurélio Weissheimer (Osasco: Movimento Deixou Raízes Profundas), Roque Aparecido da Silva (Os Mesmos Ideais), Luís Antônio Groppo (A Revolta Mundial da Juventude e o Brasil), Paulo Speller (UnB, o Sonho), José Carlos Zanetti (No Paraná, o Ano que Foi uma Vida), Walnice Nogueira Galvão (Canção e Poder: Itinerários), Ligia Chiappini (Ditadura e Resistência na Obra de Callado), Izaías Almada (A Força dos Palcos), Toni Venturi (A Realidade Brasileira na Tela) e Alípio Freire (Distorções nas Leituras de 68).

 

O Maio de 68 desperta debates e palestras na universidade

O Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo), grupo de pesquisa da Escola de Administração da UFBA, programou uma série de debates de 6 a 14 de maio sobre os 40 anos do levante juvenil no mundo e no Brasil. O evento vai ocorrer no Auditório de Administração, 1º andar da EAUFBA, em Salvador. Sempre às 18h30.

Dia 6 de maio (terça-feira), às 18h30 –

Tema: As diversas faces de 68: do Brasil ao mundo. Antecedentes, causas e conseqüências do levante estudantil. Os diversos aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos.

MESA: Professores Emiliano José, Ubiratan Castro e Muniz Ferreira, Ruy César, ex-presidente da UNE, sendo mediador o professor Sílvio Benevides.

 

Zé Dirceu e Wladimir Palmeira vêm a Salvador em maio

Os acontecimentos de 1968, ano-símbolo das revoltas estudantis da década de 60, serão lembrados em Salvador com o debate intitulado 68+40. Muitos protagonistas do movimento estudantil estarão em Salvador no próximo 6 de maio, terça-feira, às 19h. O evento será realizado na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

As comemorações dos 40 anos do “Maio de 68” trarão a Salvador expoentes do movimento, como os ex-líderes estudantis José Dirceu e Wladimir Palmeira, além do cineasta Geraldo Sarno. Participam dos debates os reitores da UFBA, Naomar de Almeida, e da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Paulo Gabriel, além do secretário da Cultura da Bahia, Márcio Meirelles.

Marcado por revoltas estudantis na França e pela Primavera de Praga em oposição ao domínio soviético na então Tchecoslováquia, no Brasil o ano ficou na memória pela resistência estudantil à ditadura militar, pelo AI-5 e pela efervescência cultural e de comportamento que embalou todo o período. Da explosão tropicalista aos movimentos feministas e ecológicos, tudo respirava o ar de uma desejada transformação na sociedade, registra o press release da Secretaria da Cultura.

Durante o evento, será lançado, pela Secretaria de Cultura, edital no valor de R$ 600 mil para apoio a propostas de produtores culturais sobre o tema 68+40 em sete linguagens: Artes Visuais, Dança, Teatro, Música, Literatura e Memória, Audiovisual (TV) e Rádio.

Salvador vai contar com uma intensa programação de debates, conferências, exposições e mostras de filmes que vão ocupar diversas salas de exibição do circuito alternativo. A programação do 68+40 envolve a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Universidades Federal da Bahia e do Recôncavo, União Nacional dos Estudantes – UNE, Aliança Francesa, Instituto Cultural Brasil Alemanha - Icba, Associação dos Professores Universitários da Ufba e Jornada de Cinema da Bahia.

 

Maioria do povo quer terceiro mandato para Lula revela pesquisa CNT/Sensus

Está perdendo a graça. A cada pesquisa o presidente Lula aumenta sua popularidade. É um fenômeno porque toda a grande mídia, com honrosas exceções, deforma, deturpa, mente e sacaneia à vontade. A última pesquisa CNT/Sensus (28/04/08) revela que a maioria do povo brasileiro apóia um terceiro mandato para o atual presidente. ‘Entre os entrevistados, 50,4% são favoráveis a mais um mandato para o o Presidente Lula, enquanto 45,4% se mostraram contrários à permanência de Lula no poder”. Maioria é maioria.

A oposição deve estar enfurecida. A Avaliação positiva de de 57,5% do Governo Lula é a maior desde início da pesquisa CNT/Sensus, em setembro de 1998. O segundo melhor índice registrado pela pesquisa foi do próprio Lula, em janeiro de 2003, quando o governo petista recebeu o apoio de 56,6% da população - mês em que foi empossado no cargo.

Se a Constituição Federal fosse modificada para Lula disputar o terceiro mandato, o presidente ganharia com folga a disputa frente ao governador tucano José Serra (PSDB-SP). Lula receberia, segundo a pesquisa, 51,1% dos votos, enquanto Serra teria o apoio de 35,7% dos entrevistados. Outros 13,3% não opinaram ou votariam em branco ou nulo.

Com a contabilidade apenas dos votos válidos, Lula também teria o apoio de 58,8% da população, contra apenas 41,2% dos eleitores.

A Folha de S. Paulo lembra que o melhor índice registrado pelo governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi de 32% de aprovação - registrado em dezembro de 1998.

O ex-presidente tucano FHC também contabilizou o PIOR índice na série histórica da pesquisa em setembro de 1999, quando seu governo foi REJEITADO por 65% dos entrevistados. Na época, o ex-presidente enfrentou sucessivas crises econômicas internacionais, como a asiática e a russa, que se desenvolveram entre 1997 e 1999. É, e entrou de cara na política neoliberal comandada de Washington.

Na pesquisa da CNT/Sensus, 57,5% avaliaram o governo Lula como positivo.

Na pesquisa anterior, realizada em fevereiro passado, 52,7% consideraram o governo do petista positivo.

Desta vez, apenas 11,3% dos entrevistados avaliaram o governo como negativo, contra outros 29,6% que o consideram regular.

A avaliação pessoal do Presidente Lula também subiu de 66,8% para 69,3% de fevereiro a abril deste ano.

Somente 26,1% desaprovaram o presidente, enquanto 4,7% não responderam. Os índices de popularidade de Lula só perderam, em abril de 2008, para as avaliações de sua popularidade registradas em 2003 --o ano em que foi empossado no cargo - quando obteve 83% de aprovação.

 

Blogosfera Independente, não dá para não acessar

Essa turma inteligente da Internet inventa é coisa. Agora, tomo conhecimento que Yuri Contini criou o BLOGOSFERA INDEPENDENTE. Trata-se de um clipping que seleciona textos de sites e blogs. Um grande referencial. É imperdível.

VISITE O BLOGOSFERA INDEPENDENTE

28 de abril de 2008

 

ACM colecionava imagens sacras roubadas de igrejas

A matéria da revista IstoÉ sobre "Os segredos do espólio de ACM" tem vários efeitos colaterais. Fala de um documento falso apresentado pelo empresário ACM Júnior para manter o controle da Rede Bahia, fala das pressões que um filho bastardo de ACM faz para receber parte da herança, mas, sobretudo, menciona as imagens sacras que foram roubadas de igrejas do interior da Bahia e que estão catalogadas pelo IPHAN.

Segundo a revista IstoÉ, pode ser verdade, pode não ser. O fato é que existem no apartamento várias imagens sacras e realmente houve um tempo em que era moda prefeitos do interior presentearem lideranças políticas com imagens retiradas de igrejas. Retiradas não, roubadas.

Os agentes federais que participaram da "invasão" judicial ao apartamento de D. Arlete viram lá várias imagens. Para a Polícia Federal não é difícil descobrir se o falecido senador mantinha ou não em sua coleção obras sacras roubadas. Basta comparar a listagem já feita pela Justiça com os catálogos do IPHAN e com as reclamações feitas pelos padres do interior da Bahia. Tudo isso está na revista IstoÉ.

 

O carlismo chegando ao fim

Deu no jornal A Tarde. Mas eu já fui ler lá adiante, no blog Amigos da Bahia:

O cenário das eleições do próximo ano mudou radicalmente se comparado com o de 2004. Na maioria dos grandes municípios baianos, onde o PFL disputou renhidamente com o PT ou partidos de oposição, o embate de 2008 praticamente será entre forças aliadas do governador Jaques Wagner. E mesmo em lugares como Feira de Santana, onde o prefeito José Ronaldo liquidou a fatura no primeiro turno com tranqüilidade, o quadro hoje é completamente imprevisível.

Feira, Itabuna e Juazeiro foram os três municípios que o PFL ostentou como grandes triunfos em 2004, mas a situação mudou radicalmente. Em Itabuna, o prefeito Fernando Gomes praticamente jogou a toalha. Está no DEM, mas desgastado com a falta de obras e enfrentando problemas pessoais com o filho, Marcos Gomes, acusado de assassinato e foragido da polícia, anuncia que não é candidato.

Pior foi Juazeiro. O prefeito Misael Aguilar, carlista histórico com 25 anos de alinhamento, simplesmente abandonou o barco e mudou para o PMDB. Vai enfrentar o seu adversário de sempre, o hoje deputado federal Joseph Bandeira (PT), numa disputa meramente entre aliados do governador Jaques Wagner, caso o deputado federal Jorge Khoury (DEM), carlista, não queira entrar na briga.

Em Vitória da Conquista a disputa também foi acirrada. Coriolano Sales, deputado federal que renunciou no rastro do escândalo dos sanguessugas, era o ícone pefelista. Saiu de cena e deixou o DEM praticamente órfão, com o médico Joás Meira, recém-filiado.

Em Barreiras, o ex-prefeito Antonio Henrique, marido da deputada Antonia Pedrosa, disputava com a agora deputada federal Jusmari Oliveira as bençãos do governo estadual na era de Paulo Souto. Resultado: Antonio Henrique está no PMDB e Jusmari no PR, compondo o time que se aliou ao governador Jaques Wagner.

Em 2004 o PT conquistou a rica prefeitura de Camaçari. Lá, os ex-prefeitos José Tude (DEM) e Hélder Almeida (PP) permanecem nos seus partidos de origem, mas vão enfrentar Luiz Caetano (PT) fragilizados pela falta de apoio, num município em que, pela força econômica, as campanhas são caras. O DEM, todavia, tem um alento. Em Santo Antonio de Jesus o prefeito Euvaldo Maia está no partido e até agora não apareceu adversário à altura.

 

A sujeira da famiglia ACM volta a ser capa de revista

O falecido ACM volta a ser capa. Desta vez na revista IstoÉ. A reportagem chega em má hora para o deputado ACM Neto, que tenta decolagem para sua candidatura a prefeito de Salvador. Aceitarão os eleitores de Salvador a volta da famiglia ao poder? A reportagem fala não dos bens materiais, mas de outro espólio. Trata-se do espólio secreto de ACM que seria o dossiê da OAS, com documentos que comprometem a empreiteira de propriedade do genro e desafeto César Mata Pires. Pelo que a revista afirma, os documentos revelam ligações da empreiteira OAS com paraísos fiscais, dinheiro de caixa 2 e remessas ilegais para o exterior.

LEIA MAIS SOBRE A MATÉRIA DA ISTOÉ:

OS SEGREDOS DO ESPÓLIO DE ACM

A tentativa de capturar papéis sobre contas no Exterior motivou a invasão do apartamento da viúva, deflagrando a briga familiar que inclui a acusação de furto de peças sacras e a revelação de que um novo herdeiro teve direito à partilha dos bens de Antônio Carlos Magalhães.

A cinematográfica invasão judicial à residência da viúva do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, ocorrida no dia 11 de março, ganhou repercussão como um ato de ganância de Tereza e César Mata Pires, filha e genro do falecido senador baiano, contra a viúva Arlette. A presença da juíza Fabiana Pelegrino, mulher do deputado petista Nelson Pelegrino, adversário de ACM, à frente da ação em que oficiais de Justiça arrombaram portas e cofres e catalogaram obras de arte, politizou a ação judicial.

Mas, longe das disputas paroquiais, por trás da ação orquestrada por Mata Pires estava a tentativa de encontrar uma série de documentos que serviram para que ACM o mantivesse sob controle por quase uma década e que revelam a face oculta da construtora OAS. A papelada mostra as contas da OAS em paraísos fiscais, dinheiro de caixa 2 e remessas ilegais de lucros para o Exterior em nome de Mata Pires.

Os documentos foram parar nas mãos de ACM no final de 1994, quando o senador era reconhecido como um dos homens mais influentes do País. Em 18 de dezembro daquele ano, José Raul Sena Gigante, então procurador da construtora, desembarcou de um vôo da British Airways no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, e foi surpreendido por uma operação da Polícia Federal, que visava encontrar em sua bagagem provas de uma suposta relação entre a empreiteira baiana e o esquema PC Farias, o ex-tesoureiro de Fernando Collor de Mello.

Na operação, a PF mirou um alvo e atingiu outro, que não estava no roteiro. Gigante levava duas malas 007, nas quais estavam maços de papel e oito cartões do Coutts&Co. Bank. Os cartões eram nominais a Carlos Laranjeira, Luiz Abreu Silva, Telma Maria Silva, Carlos Seabra Suárez, César Mata Pires, Luiz da Rocha Sales Filho, Nicolau Martins e Teresa Martins. Todos eles sócios e ex-sócios da OAS.

Em uma das pastas havia documentos de diversas instituições financeiras estrangeiras, dentre as quais a Tiel Finance Corp. e o Citibank, ambas em Luxemburgo. Havia também documentos de empresas constituídas em paraísos fiscais, bem como procurações de cofre-forte do J.P. Morgan S/A da Suíça, em nome de um certo "Jurandir", e cerca de US$ 3 mil em espécie.

Gigante também viu serem apreendidos seu notebook e uma agenda manuscrita. Segundo delegados que participaram das investigações, Gigante seria o testa-de-ferro de ACM e de Laranjeira na Marnell Holdings Ltda., empresa nas Ilhas Virgens Britânicas, usada pela OAS para a aplicação de dinheiro no Exterior. Essa empresa dispunha de títulos do Tesouro americano, no valor aproximado de US$ 35 milhões, aplicados na União Bancária de Crédito, da Suíça.

Um dos documentos encontrados era uma correspondência de Gigante enviada ao escritório de advocacia Noronha, especialista em direito americano, na qual se discute sobre negócios e transações com firmas estrangeiras, implicando um grupo empresarial brasileiro. O valor total desses negócios: R$ 500 milhões.

Com esse material em mãos, o senador, que se encontrava distante do genro, passou a ter César Mata Pires e a OAS sob controle.

As conclusões do inquérito aberto naquela época, e que ganhou o número 95.0100045-1, eram de que os documentos e meios eletrônicos continham indícios de que "havia uma rede de empresas estrangeiras em paraísos fiscais, indiretamente constituídas pelo grupo OAS, com vista a proceder à lavagem de dinheiro proveniente de procedimentos ilícitos em exportações e outras fraudes."

Era essa documentação que Mata Pires esperava encontrar no cofre de sua sogra. Mas, na lista do que foi achado pelos oficiais de Justiça que participaram da operação no apartamento de dona Arlette não há nenhuma menção a esses documentos. Ou seja, a jogada articulada por Mata Pires acabou resultando em um fracasso.

O fracasso, porém, acabou acirrando a briga surda travada pelos Magalhães em torno do espólio de ACM, que coloca em pólos opostos o próprio Mata Pires e o atual senador Antônio Carlos Magalhães Jr., pai do líder do DEM na Câmara, Antônio Carlos Magalhães Neto.

27 de abril de 2008

 

Ex-ministro da Educação de FHC, Paulo Renato (PSDB) pagava hotel para namorada com cartão corporativo

Agora entendi porque o sanitário da Barraca do Luciano, lá na praia de Pituaçu, em Salvador, foi batizada de “Sala Paulo Renato”.

A notícia eu li primeiro no blog “Por Um Novo Brasil”, que fazia referência ao blog “Onipresente”. Depois li no blog “Os Amigos do Presidente” e também no “Brasil, Mostra a Tua Cara”. Então, parei de pesquisar. Estava em toda a Internet independente.

Quais eram as manchetes?

O ex-ministro da Educação (hoje deputado Paulo Renato-PSDB) da era FHC pagou hotel da namorada com cartão corporativo.

A farra com o cartão corporativo vem desde o governo de FHC.

A materinha da Agência Estado alivia bastante o escândalo. Chama-se Carla Grassi, a namorada do ex-ministro Paulo Renato. A farra ocorreu pelo menos duas vezes, em Belo Horizonte (Ouro Minas Palace Hotel) e em São Paulo (Sheraton Mofarrej). Ele alega que não sabia de nada, ops, ele alega que não sabia que não podia pagar hotel da namorada com cartão corporativo.

Não é uma sem-vergonhice? A legislação proíbe que ministros paguem despesas de hospedagem e alimentação de terceiros e terceiras.

A CPI Mista dos Cartões Corporativos vai assim desenterrando a sujeira escondida debaixo do tapete tucano. É preciso convocar o malandro para depor e fazê-lo devolver a verba pública desviada. E ainda me vêm falar de gasto com tapioca de R$ 8 reais?

No levantamento feito na CPI Mista dos Cartões Corporativos, também foi detectado o uso pelo ex-ministro tucano de uma MESMA locadora de veículos - a LCM Transportes - no Rio de Janeiro. As notas fiscais apresentadas entre janeiro de 2001 e agosto de 2002 têm número de série praticamente SEQUENCIAL e somam, nesse período, gastos de cerca de R$ 25 mil com o aluguel de carros no Rio. Olha a sujeira, olha a sujeira...

Na nota, o tucano alegou que, "na questão dos aluguéis de carros, não há similaridade com os gastos efetuados por meio de cartões corporativos pelos ministros do atual governo". Como não?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?