29 de outubro de 2011

 

Deputado Emiliano (PT) diz que coração do povo está com Lula


Após a divulgação de informações sobre a saúde do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, o deputado federal Emiliano José (PT-BA) divulgou mensagem em que expressa seu total apoio ao companheiro Lula.

"Quero expressar minha carinhosa solidariedade ao presidente Lula. O povo brasileiro, tenho convicção, está irmanado nesta corrente de solidariedade pela sua rápida recuperação. Com a mesma força que demonstrou para enfrentar adversidades, com o mesmo otimismo que encarou a vida, com os sentimentos de confiança e esperança no futuro que sempre o acompanharam existência afora, Lula vencerá mais esta batalha. O coração do povo brasileiro pulsa junto com o coração de Lula neste momento. Pronta recuperação ao presidente Lula".

Segundo o boletim médico fornecido pelo Hospital Sírio Libanês, aonde deu entrada ontem, 28, para a realização de exames, o ex-presidente Lula foi diagnosticado com um câncer de laringe. Por decisão dos médicos, Lula receberá tratamento quimioterápico de caráter ambulatorial a partir da próxima segunda-feira, 31. De acordo com a equipe médica que acompanha o ex-presidente, ele se encontra em ótimas condições de saúde e as chances de cura são excelentes. Lula deve deixar o local ainda hoje.
O ex-presidente completou 66 anos na última quinta-feira, 27, o primeiro aniversário desde que deixou a Presidência.




 

BAHIA DE FATO, como todo o Brasil, presta solidariedade a Lula

O blog BAHIA DE FATO, como todo o povo brasileiro e o mundo político tanto do governo
quanto da oposição, se solidariza com o ex-presidente Lula nesta hora difícil. “ É
impressionante como o povo brasileiro tem se solidarizado. Vê-se isso pela imprensa e pela
Internet. Eu torço, como o Brasil e o mundo que o ex-presidente se recupere o mais rápido
possível”. Os médicos informaram à presidenta Dilma Rousseff que a doença é curável, pois,
graças aos exames preventivos a descoberta do tumor foi feita em um estágio que permite
tratamento e cura.

Estamos com Dilma Roussefff: “O ex-presidente Lula é um líder, símbolo e um exemplo para
todos nós e com determinação ele vai superar mais esse desafio”.

Como todo o Brasil, estou nesta corrente de energia positiva.


 

A Rede Globo vai torcer pela morte de Lula?


A Rede Globo, que praticamente matou e enterrou a presidenta Dilma, quando ela anunciou o seu câncer, já curado, não vai poder fazer o mesmo com o presidente Lula.

A presidente Dilma Rousseff (PT) foi informada no início da tarde deste sábado (29) por médicos do Hospital Sírio-Libanês sobre o estado de saúde do ex-mandatário brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), diagnosticado com um câncer na laringe.

De acordo com o jornal O Globo, a líder nacional teria demonstrado preocupação e surpresa, uma vez que se encontrou com o petista na última segunda (24), em Manaus, e ele aparentava estar bem. Os médicos informaram a Dilma, no entanto, que a doença é curável. Em nota, ela disse que confia em sua recuperação.

 "Graças aos exames preventivos, a descoberta do tumor foi feita em estágio que permite seu tratamento e cura. Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula", disse.

Ela afirmou ainda que Lula é um "líder, um símbolo e um exemplo para todos nós" e que com força e determinação ele superará esse desafio, contando com o "apoio e a força de D. Marisa". "Como presidenta da República e ex-ministra do presidente Lula, mas, sobretudo, como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei a seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais esse obstáculo", escreveu.


 

Governador Wagner pede orações por recuperação de Lula


O governador Jaques Wagner (PT), que está em viagem pelo interior da Bahia, expressou na manhã deste sábado (29) a sua solidariedade após saber do diagnóstico de câncer na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês. “Nós, do governo baiano, e todo o povo da Bahia que admira o ex-presidente Lula estaremos em oração com fé elevada torcendo pela sua total recuperação”, afirmou. O líder baiano desejou ainda que os desafios do ex-mandatário brasileiro "sejam superados da forma tranquila com que o ex-presidente sempre enfrentou as dificuldades em sua vida".


 

Líderes mundiais manifestam solidariedade a Lula


Além da presidenta Dilma, diversos líderes políticos governistas e da oposição manifestaram seu apoio a Lula e sua esperança de uma pronta recuperação.
O Partido dos Trabalhadores (PT), que Lula fundou em 1980, se uniu às manifestações de apoio ao ex-presidente e pediu a "toda a nação brasileira a enviar uma calorosa mensagem de confiança e de energia positiva ao ex-presidente Lula neste momento de dificuldade".

As mensagens de encorajamento também chegaram ao ex-presidente desde a XXI Cúpula Ibero-Americana, que termina hoje, sábado, em Assunção.
"Tomara que Lula possa vencer esta nova batalha como um grande lutador", disse o presidente do Equador, Rafael Correa, depois que o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, anunciou a notícia sobre a doença do líder brasileiro.
Lugo também recomendou aos chefes de Estado e do Governo dos países ibero-americanos que cuidem melhor de sua saúde. Ele foi diagnosticado em agosto de 2010 com um câncer linfático, recebeu tratamento no Brasil e Paraguai e diz já estar curado.


 

Dilma divulga mensagem de apoio ao ex-presidente Lula


A presidente Dilma Rousseff divulgou uma nota hoje, sábado, afirmando que seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que foi diagnosticado com câncer de laringe, "vencerá" a doença, como aconteceu com ela quando foi tratada de um linfoma.
"Graças aos exames preventivos, a descoberta do tumor foi feita em estágio que permite seu tratamento e cura", afirmou Dilma sobre Lula, a quem transmitiu seu "carinho" e "a torcida de todo o povo brasileiro" por uma rápida recuperação.
A chefe de Estado lembrou que ela mesma foi submetida a quimioterapia para combater um câncer diagnosticado no sistema linfático. "Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula", disse Dilma.
A presidente se referiu a Lula como "um líder, um símbolo e um exemplo para todos". "Como Presidenta da República e ex-ministra do presidente Lula, mas, sobretudo, como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei a seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais esse obstáculo", finaliza.
Os médicos que atendem Lula no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo disseram que o tumor, que teria entre dois e três centímetros, foi detectado em um estado preliminar e que é "perfeitamente curável".
Em função de alguns exames, a primeira sessão de quimioterapia seria realizada na próxima segunda-feira. Lula, que fez 66 anos na última quinta-feira, "está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatório", detalha a nota, assinada pelo médico Antonio Carlos Onofre de Lira, diretor do Hospital Sírio-Libanês Conforme o hospital, uma das recomendações imediatas dos médicos para Lula é parar definitivamente de fumar, um hábito que mantém há décadas e que, embora tenha reduzido, nunca largou.


 

Dirigentes e militantes petistas manifestam apoio e carinho a Lula

Nota do Diretório Nacional do PT sobre o estado de saúde do ex-presidente Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na sexta-feira (28) no hospital Sírio-Libanês para exames, após queixas de dores na garganta.
Segundo nota do hospital divulgada neste sábado (29), os exames diagnosticaram um tumor localizado na laringe.
Por decisão dos médicos, o ex-presidente receberá tratamento quimioterápico de caráter ambulatorial a partir de segunda-feira (31).
Segundo a equipe médica que assiste o ex-presidente, ele se encontra em ótimas condições de saúde e as chances de cura são excelentes.
A direção nacional do PT, assim como todo o conjunto de dirigentes e militantes do Partido, contando com o seu pronto restabelecimento, conclama toda a nação brasileira a enviar uma calorosa mensagem de confiança e de energia positiva ao ex-presidente Lula neste momento de dificuldade.
Ex-presidente Lula, conte com o apoio e o carinho de todos os brasileiros e brasileiras!
Brasília, 29 de outubro de 2010.
Diretório Nacional do PT



 

De Nilmário Miranda para Nilmário Freire


Nilmário Freire morreu. Meu nome foi uma homenagem a ele, nosso primo, baiano. Ele foi um anjo para minha família em um momento crucial. Após o AI-5, minha família mudou-se para Salvador. A irmã mais velha ficou em Teófilo Otoni após o casamento. Eu e Oldack vivíamos na clandestinidade. Meu pai saiu de Teófilo Otoni literalmente quebrado, e abriu uma quitanda na Dendezeiro. Minha mãe tinha o salário de professora primária.
Foi aí que Nilmário Freire, que adorava meu pai, ajudou-nos, dando oportunidade de aprendizado e trabalho para meus irmãos Sérgio, Marcelo e até Nilton (que era um adolescente).
Nilmário Freire tinha uma empresa de formulários contínuos para computadores nos primórdios da informática no país. Por infelicidade ele sofre um acidente que o limitou muito.
Quando penso nele, me vem a gratidão, o incrível carinho com meu pai, sua generosidade e serenidade.
Fonte: Blog do Nilmário


 

Empreiteiras já ameaçam a Ilha dos Frades


A 4ª Vara da Justiça Federal na Bahia determinou, segunda-feira passada, a imediata retirada de cercas de arame com estacas de madeira ou cimento situadas a menos de 20 metros de mangues ou areias de praia, nas Ilhas dos Frades.
A medida atende parte dos pedidos formulados pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) e pela União Federal. A determinação deve ser cumprida pelas réus proprietários de terras nas Ilhas dos Frades, que têm 30 dias parar retirar a cerca sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.
Os réus da ação movida pelo MPF/BA, MP/BA e União são a Fundação Baía Viva, as construtoras Concic Engenharia S/A, Patrimonial Venture S/A, Realeza Construções e Empreendimentos Ltda, Delta Participações Ltda, a Companhia Industrial Pastoril, Humberto Riella Sobrinho, Gustavo Pedreira de Freitas Sá, André Luiz Duarte Teixeira, Vanildo Pereira dos Santos, Eliomar Machado de Freitas e Sérgio Lins Lima Braga Filho, Vanildo Pereira dos Santos, o Município de Salvador, a Superintendência de Meio Ambiente do Município de Salvador (SMA) e a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do município de Salvador (SUCOM).


28 de outubro de 2011

 

Nilmário Freire, um baiano que deixa saudades

Nosso primo Nilmário Freire faleceu ontem à noite (27) em Aracaju. Meu irmão Nilmário Miranda tem esse nome por uma homenagem de nossos pais a ele. Era muito amigo. Em momentos de dificuldades financeiras, ele trouxe Oldack Caetano Miranda e Nelly Dapieve Miranda com todos os filhos para a Bahia. Alguns anos depois, os pais voltaram para Minas Gerais, mas, aqui ficamos e construímos nossas vidas.


Nilmário Freire foi gerente do Banco Econômico e da Processa, empresa do grupo, depois mudou-se para Sergipe, a serviço da Odebrecht. Em Salvador gerenciou a Continac, que negociava formulários contínuos. Solidarizou-se com os irmãos Dapieve Miranda, seus primos, perseguidos na década de 70 pela ditadura. Empregou vários. Foi de uma solidariedade típica da família e da Bahia que nos recebeu.

Era muito amigo do ator negro Mário Gusmão, já falecido, que lhe dava aulas particulares de inglês. Nilmário Freire não precisava, mas era uma forma de ajudar o amigo. Em momento de dificuldade, Nilmário Freire mandou para nosso apartamento na avenida Dendezeiros, Baixa do Bonfim, o ator, que ficou morando lá uma boa temporada. A solidariedade realmente era sua marca.

Deixamos aqui um abraço a seu filho René, e a seus irmãos Neidson, Nice e Nádia. Será sempre lembrado e está eternizado em nossos corações.


 

Continua a luta contra a doença falciforme

Fiquei feliz em saber, pelo boletim da vereadora Marta Rodrigues (PT) que a luta por políticas públicas para tratamento das doenças falciformes continua. Um seminário, presidido pelo deputado estadual Bira Coroa (PT), acaba de acontecer em Salvador.

A anemia falciforme é endêmica na Bahia e afeta basicamente a população negra. Poderia estar sendo combatida desde 2003, se o deputado médico Luis de Deus, do então PFL, não tivesse dado parecer contrário ao Projeto de Lei 13.286/2003 apresentado na Assembléia Legislativa pelo então deputado Emiliano José (PT).

O PFL baiano atrasou as políticas públicas pela má política. Como aprovar, na época, um projeto de lei de um parlamentar de oposição? A ironia é que o Parecer negativo foi assinado por um deputado médico, Luis de Deus.

A anemia falciforme é uma doença hereditária, sem cura, que causa má formação das hemácias - as células do sangue que transportam oxigênio e gás carbônico aos tecidos. As hemoglobinas que compõem as hemácias são normalmente redondas e maleáveis, mas, nos portadores da doença, elas são rígidas e em forma de foice (falciforme), o que dificulta a passagem das hemácias pelos vasos sanguíneos. Daí decorrem fadiga, respiração curta, crescimento lento, agravamento das infecções, complicações osteoarticulares, oculares e cardiovasculares, necrose de tecidos.

Assessorado pela Associação Baiana dos Portadores de Anemia Falciforme (ABADFAL) o então deputado estadual Emiliano José (PT), hoje deputado federal, propôs a criação de um Programa Estadual de Prevenção, Diagnóstico, Assistência Médica Integral e Orientação aos Portadores de Doenças Falciformes e Outras Hemoglobinopatias. Por irresponsabilidade criminosa, o PFL baiano vetou.

O seminário foi realizado na manhã desta quinta-feira (27 de outubro de 2011). As políticas públicas estaduais poderiam ter sido aprovadas desde 2003. Sendo a Bahia o estado de maior incidência da Doença Falciforme no Brasil (a enfermidade genética é identificada em um a cada 650 nascimentos no estado), é de vital necessidade que a população baiana tenha atendimento especializado e acesso qualificado ao serviço de saúde.

PREFEITO OMISSO
Para a vereadora Marta Rodrigues, no caso do município de Salvador, onde a mudança de gestores municipais de saúde tem sido constante, a descontinuidade da gestão compromete o programa. “É difícil alcançar resultados sem essa continuidade. Cada um dos secretários quer deixar a sua marca”, afirmou a vereadora.

De acordo com Marta, a baixa cobertura da atenção básica no município de Salvador, que é a porta de entrada do SUS e o racismo institucional são duas das vertentes que devem ser prioritariamente trabalhadas. “Para viabilizar e concretizar as ações temos que diminuir ou acabar com a rotatividade de secretários e com a falta de compromisso dos gestores”, concluiu Marta.

A vereadora abordou ainda a invisibilidade histórica que a doença enfrenta em nosso país. “A anemia falciforme foi descoberta há apenas 101 anos, pois nesses 500 anos de Brasil o poder público só teve olhos para uma classe social. Muitos negros e negras morreram sem um diagnóstico”, contou.

Tem coisas na Bahia que a gente nunca esquece. Leia o Projeto de Emiliano em 2003.
http://www.emilianojose.com.br/index.cfm?event=Site.dspNoticiaDetalhe&noticia_id=117





27 de outubro de 2011

 

Comissão Nacional da Verdade é aprovada pelo Senado

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 26, por unanimidade, a criação da Comissão Nacional da Verdade, que vai apurar violações de diretos humanos durante a ditadura. Crimes como torturas, assassinatos e desaparecimentos de militantes serão investigados pela Comissão. Para o deputado federal Emiliano José (PT-BA), ex-preso político torturado pela ditadura dos militares, a CNV será um instrumento de "reconciliação com a história do país". O projeto de criação da Comissão Nacional da Verdade segue agora para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.

O grupo será composto por sete membros e 14 assessores indicados pela presidenta Dilma Rousseff. Elas não poderão ter cargos executivos em partidos políticos, nem cargos comissionados ou funções de confiança em órgão públicos. A Comissão terá dois anos para investigar graves violações aos direitos humanos praticadas especialmente no período de 1964 a 1988, época da ditadura militar no Brasil. Dessa forma, casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria, inclusive os ocorridos no exterior, poderão ser finalmente esclarecidos. Além disso, a CNV permitirá a identificação das estruturas, locais, instituições e circunstâncias relacionadas à prática de violações de direitos humanos, suas eventuais ramificações nos diversos aparelhos do estado e na sociedade. Qualquer cidadão poderá contar o que sabe sobre esta época.

Emiliano José destacou ainda que a Comissão não possui caráter jurisdicional, mas terá poder para convocar pessoas a prestarem informações sobre fatos ocorridos nesse período. "Não há qualquer intenção de revanchismo, ou de vingança com aqueles que cometeram crimes terríveis no período da ditadura, o que queremos é apenas, que se promova um encontro com a verdade. Aliás, muitas comissões da verdade já foram criadas em vários países como a Argentina, por exemplo", ressaltou o deputado, recentemente nomeado integrante da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos.

Para o parlamentar "é preciso recuperar aquilo que não foi esclarecido pela história à época, como forma, inclusive, de homenagear os que tombaram e foram mortos pelo regime ditatorial". De acordo com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, a Comissão representa a "possibilidade real da verdade sobre as circunstâncias das mortes vir a público e ser conhecida pelas famílias".

Segundo dados do Comitê Baiano pela Verdade, ao longo de 21 anos de ditadura no Brasil, cerca de 500 mil pessoas foram perseguidas, mais de 60 mil presas, 30 mil torturadas e 10 mil tiveram de exilar-se. Ainda de acordo com o CBV, a partir de 1964, ocorreram aproximadamente 400 assassinatos e desaparecimentos políticos.






26 de outubro de 2011

 

Hoje, quarta (26), militantes petistas promovem bate-papo em rede nacional, às 20h

Os canalhas de sempre na imprensa tentaram desmoralizar a iniciativa do PT de promover um bate-papo entre seus militantes virtuais, em rede nacional, através do Portal do PT. A interação ao vivo será com Renato Simões, secretário nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais.

Os militantes, em rede, vão dialogar sobre as resoluções do 4º Congresso Nacional do PT, em particular a que criou o Núcleo de Petistas em Ambientes Virtuais. Vão conversar também sobre uma plenária nacional do PT aprovada pela executiva nacional a ser realizada agora em novembro. Os canalhas de sempre chamaram o bate-papo de “patrulha”.

O tema proposto para o debate é a resolução sobre implantação de núcleos de militantes virtuais, aprovado pelo Partido. Não há como o PT desconhecer a comunicação através da Internet. O sistema de transmissão será interativo. As perguntas dos internautas serão realizadas ao vivo.

Patrulha é a puta que os pariu!. Hoje eu acordei exaltado.


25 de outubro de 2011

 

Já estou começando a acreditar na democracia brasileira

Sempre achei que o Exército Brasileiro é um câncer no seio da democracia brasileira. Suas doutrinas fingem que a ditadura militar não acabou. O que se ensina nas academias militares é puro fascismo. Agora a revista cartaCapital furou o bloqueio e publicou o Manual de Campanha – Contra-Inteligência do Exército. Praticamente toda a sociedade brasileira está na mira da espionagem militar. Não sobra ninguém. Já está passando da hora de se fazer uma revisão nos manuais militares. Até hoje chamam o golpe militar de 1964 de “revolução”. Não dá para ter uma democracia com este tipo de Forças Armadas.


 

Censura da Folha de São Paulo será debatida na Câmara Federal

A Comissão de Legislação Participativa (CLP), da Câmara dos Deputados, promove (quarta-feira (26) audiência pública para debater o caso de censura do jornal Folha de S. Paulo ao blog Falha de S. Paulo. Em setembro de 2010, os irmãos Mário e Lino Ito Bocchini criaram o blog Falha de S.Paulo, uma paródia ao jornal paulista. A Folha já avisou em suas páginas que não aceita o debate.

O site fazia críticas ácidas ao noticiário da Folha. Após um mês no ar, o jornal entrou na Justiça para censurar o blog, e conseguiu. Além de cassar o endereço na web, a Folha abriu um processo contra os criadores do site, pedindo indenização em dinheiro por danos morais. O jornal alega "uso indevido de marca", por causa da semelhança entre os nomes Folha e Falha e porque o logotipo do site era inspirado no do jornal.

Autor do requerimento para a audiência, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) diz que a audiência será uma boa oportunidade para uma reflexão sobre a liberdade de expressão no Brasil. Na opinião do deputado, a grande mídia brasileira, em geral, "molda", quando necessário, o conceito de liberdade de expressão de forma a atender seus próprios interesses; mas, por outro lado, cai em um discurso contraditório.


 

Deputado Emiliano (PT-BA) está em montevidéu, no Parlasul



O deputado federal e vice-líder na Câmara, Emiliano José (PT-BA), viajou nesta segunda-feira, 24, para Montevidéu. Ele foi se reunir com os parlamentares que organizam a eleição da mesa diretora do Parlamento do Mercosul – Parlasul. Os parlamentares da Representação Brasileira decidiram marcar a eleição para a presidência da delegação para o próximo dia 13, às 14h30.

Após debate do colegiado, ficou definido que a presidência da Representação Brasileira deverá ser composta por um senador, sendo um vice-presidente da Câmara e um do Senado. A vice-presidência do Parlamento do Mercosul terá um deputado brasileiro.

Indicado em junho deste ano como titular do Partido dos Trabalhadores na Comissão Mista de Representação Brasileira no PARLASUL, Emiliano é o único deputado baiano a integrar o grupo, formado por 37 membros. Pela Resolução nº1 de 2007 do Congresso Nacional, cabe à Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul apreciar e emitir parecer sobre todas as matérias de interesse do Mercosul que venham a ser submetidas ao Congresso Nacional.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?