29 de março de 2008

 

Blog da Selênia adere à luta por uma mídia alternativa

Selênia, a passionária, dona de um blog incrível, inspirado na revolucionária Dolores Ibarruri, manda avisar que estará presente à reunião do dia 11de abril próximo, programada para Salvador, com o objetivo de debater a construção de mídias alternativas às mídias corporativas e anti-democráticas que hegemonizam a informação no Brasil. Selênia, geógrafa, comunista, meio baiana, meio pernambucana, blogueira, googleóloga, copyleftóloga, tem lugar garantido numa reunião destinada à construção de mídias alternativas, livres e independentes. E tem a vantagem de não ser jornalista. Joaquim Palhares, editor do site Carta Maior, articulador dos encontros nos estados, certamente vai achar, se já não achou, seu endereço.

CONFIRA O BLOG DA SELÊNIA

 

Vereador propõe Memorial em homenagem a Francisco Pinto

É um paradoxo. O vereador Antonio Carlos Coelho, do DEM, partido político que tem suas origens na velha e direitista UDN, depois ARENA da ditadura, depois PDS, PFL e agora DEM - partidos combatidos pelo intrépido Chico Pinto ao longo de sua existência política - apresentou ao prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, também ele do DEM, uma Indicação para criação do Memorial Deputado Francisco Pinto, a ser construído na Praça João Pedreira, em pleno centro da cidade.

Em tempos de eleição, tudo é possível. Pela Indicação do vereador do DEM o Memorial contaria com uma estátua do ex-deputado falecido em 19 de fevereiro deste ano e uma Salão, onde seria instalada uma mostra permanente sobre a vida profissional, administrativa e política de Francisco Pinto.

Formado em Direito, Francisco Pinto foi prefeito de Feira de Santana pelo PSD, partido adversário da golpista UDN, no período de 1963 a 1964, quando foi deposto pelo Golpe Militar. Chico Pinto desde a primeira hora combateu a ditadura militar. Em 1970 foi eleito deputado federal.

No Congresso Nacional, foi criador do Grupo Autêntico do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em 1974, foi processado e condenado com a cassação de seu mandato e seis meses de prisão, por discursar contra a presença do sanguinário ditador-general chileno Augusto Pinochet no Brasil, durante a posse do outro sanguinário ditador-general Ernesto Geisel.

É contraditório que logo um vereador do DEM apresente a proposta do memorial Francisco Pinto. Isso porque o respeitado político de Feira de Santana, ao contrário do DEM e de seus antecessores, nunca se envolveu em apropriação dos bens públicos, sempre se postou eticamente na vida pública e seus adversários nem sequer tiveram coragem de sugerir qualquer desvio de comportamento. Mas é tempo de eleição. Tudo é possível.

28 de março de 2008

 

Com muito cinismo, Folha de S. Paulo apóia jogo sujo da revista Veja e da oposição

Com o título “Há tentativa de "escandalizar" o nada” o ex-ministro José Dirceu em seu blog publica uma lúcida interpretação sobre o ataque à ministra Dilma Roussef.

Segue o texto:

Com uma manchete de 1ª página bem ao seu estilo - “Braço direito de Dilma fez dossiê contra família de FHC” - a Folha de S.Paulo inventa hoje (28) que o suposto dossiê, sobre o uso de cartões corporativos pelo ex-presidente, foi montado por ordem da secretária executiva da Casa Civil, Erenice Guerra.

Não há nenhuma prova, indício ou evidência da existência desse dossiê e muito menos que Erenice tenha determinado a sua elaboração. O que a própria reportagem do jornal diz é que a Casa Civil “está alimentando banco de dados com informações do suprimento de fundos entre 1998 e 2002 e (a Casa Civil) admitiu que a gestão da base de dados é da Secretaria de Administração, e o trabalho envolve áreas de Tecnologia da Informação, Orçamento e Finanças e Logística”.

Logo, não há dossiê e não há culpados ou inocentes. O que há é o apoio da Folha ao jogo da revista Veja e da oposição. Volto a repetir: se a revista e o jornal, ao fazerem coro à oposição, alegam que as informações não são sigilosas e que deviam ser publicadas, qual é o problema de o governo alimentar o SUPRIM com essas informações?

A oposição chegou a recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para quebrar o sigilo dessas informações. Qual é o problema se foi a revista “Veja” que publicou e, por isso, deveria ser responsabilizada pela violação legal do sigilo?

Para mim, a ministra Dilma deu à própria FSP, no Recife, a definição perfeita sobre esse pseudo dossiê e o escândalo que a oposição e a mídia fabricaram. Dilma definiu de forma tão precisa que o Folhão transformou em título de parte da reportagem a frase da ministra: “Há tentativa de escandalizar o nada”.

Concluo minha análise com um lembrete, um pequeno detalhe: não há na mídia hoje textos extensos sobre os gastos luxuosos de FHC quando presidente. Já as informações sobre os cartões corporativos do presidente Lula e família foram publicadas, sem nenhum protesto da mídia. Pelo contrário, com uma violenta campanha contra a natureza desses gastos, o que levou um ministro a perguntar: “caviar (das despesas do FHC) pode, tapioca não?”. É muita hipocrisia e cinismo!

Blog do Zé Dirceu

 

O debate (torto) sobre abusos da imprensa

O jornalista Aloísio Biondi faleceu em 2000, mas deixou lições de grande serventia e lucidez através de seus artigos e ensaios publicados. Um deles, publicado em 1997 na Folha de S. Paulo saiu com o título “O debate (torto) sobre abusos da imprensa”. O jornalismo econômico está desmoralizado? Perguntava. Está - respondia ele - ao comentar uma pesquisa realizada pela Grottera Comunicação.

Com base na pesquisa de opinião, Biondi classificava o jornalismo em três categorias: o jornalismo chapa-branca; o jornalismo manipulador e o jornalismo de interesses. Não tocava na necessidade de construção de uma mídia alternativa à mídia corporativa, mas analisava os crescentes abusos da imprensa e falava em criação de organismos para fiscalizar a ética no jornalismo.

Aético é “esquentar” ou “esfriar” as matérias, a depender das conveniências. Mais que a irresponsabilidade de jornalistas, por exemplo, havia em plena era FHC a manipulação da informação, a tentativa de encobrir a realidade. E com isso a imprensa foi dando tiro no pé, se desmoralizando.

A inversão da notícia chegou a tal ponto que não bastava ler o lead e o sub-lead para se inteirar do teor da informação. Muitas vezes, a informação correta estava no pé da matéria, lá nas últimas linhas. Já naquele tempo Biondi comentava que a população estava sendo submetida a uma lavagem cerebral, por um jornalismo manipulador a serviço não exatamente dos interesses do povo.

Os textos de Aloísio Biondi ajudam a entender o jornalismo atual. É contra a manipulação da informação que profissionais da área, estudantes e professores estão em processo de articulação de uma mídia alternativa. Alternativa à manipulação, alternativa à lavagem cerebral, alternativa ao que a mídia corporativa pratica hoje no Brasil.

Quando vi nesta sexta-feira, 28, o noticiário da Rede Globo sobre o suposto “dossiê” sobre as trambicagens do governo FHC e a tentativa grotesca e manipuladora de envolvimento do nome da ministra Dilma Roussef me dei conta da lavagem cerebral que dizia Biondi.

DIA 11 DE ABRIL TUDO ISSO ESTARÁ EM DEBATE EM SALVADOR.

LEIA ÍNTEGRA DE ALOÍSIO BIONDI

 

Imprensa e canalhice clandestina

O jornalista e escritor Emiliano José faz parte agora da equipe do site da revista CartaCapital, na seção Diálogos. No artigo “Imprensa e canalhice clandestina” ele comenta a reunião de jornalistas ocorrida em São Paulo (08/03/08) que debateu os problemas de nossa mídia. Emiliano José participou da reunião.

Salvo raras exceções, a mídia tem unidade programática, sem necessidade de conspiração. Ela combate o governo Lula e se alinha com a política genocida dos EUA, por exemplo. A cobertura do assassinato do dirigente das FARC, Raul Reyes, é outro exemplo. Uribe é o “democrata” e Chávez o culpado? A sorte é que as novas gerações já não acreditam mais na mídia impressa. A informação vem da Internet.

Emiliano José ressalta uma frase do jornalista Mauro Santayana, presente à reunião de São Paulo: “Na imprensa brasileira, sempre existiram canalhas. E a gente os conhecia. O problema de hoje é que não é fácil identificá-los”. Emiliano José apóia a reunião para debater a construção de uma mídia alternativa, marcada para dia 11, em Salvador. O Bahia de Fato fez chamada para o artigo de Emiliano, publicado na CartaCapital, no dia 13 de março.

LEIA NA ÍNTEGRA

 

Blog Jacarandá da Bahia adere à luta pela mídia alternativa

Lá em Ilhéus, o blog Jacarandá da Bahia Madeira de Lei, de Gerson Marques, está mais ativo do que nunca. Ele acaba de reproduzir texto do blog Bahia de Fato sobre a reunião em Salvador marcada para dia 11 de abril, para debater a mídia alternativa, única saída para combater a hegemonia da mídia corporativa e de direita.

LEIA EM JACARANDÁ DA BAHIA

27 de março de 2008

 

Site do Jornal Feira Hoje tem coluna do blog Bahia de Fato

De repente, descobri que tenho uma coluna no site do Jornal Feira Hoje. “Coluna do Oldack Miranda”. Na verdade, trata-se da reprodução do blog Bahia de Fato. Fiquei emocionado. O Jornal Feira Hoje levou ao pé da letra a orientação do blog Bahia de Fato. Aqui em cima está escrito: “Espaço dedicado ao jornalismo político independente e outros textos. Não aceitamos publicidade, propaganda, patrocínios, apoios e doações. Permitido usar nossos textos, se quiser cite a fonte”. Devo agradecer ao Jornal Feira Hoje por citar a fonte. O jornalista, professor e escritor Emiliano José também está na relação de articulistas do Feira Hoje.

Através do jornal Feira Hoje o debate sobre a democratização da mídia chega aos leitores feirenses. Lembrem-se, dia 11 de abril tem encontro em Salvador para debater a construção de uma mídia alternativa.

Confira o site do FEIRA HOJE

Se quiser, vá direto à COLUNA DE OLDACK MIRANDA

 

O povo brasileiro merece uma mídia alternativa e a hora é essa.

O povo brasileiro merece uma imprensa livre que veicule informações com credibilidade. A imprensa que aí está, hegemônica, corporativa, partidária e ideologizada não tem mais a confiança do povo, se é que algum dia teve. A maior prova da perda de credibilidade da mídia em geral está na pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje (27 de março).

Apesar de todo o bombardeio da mídia, denúncias de escândalos inventados, contínua e persistente campanha do contra (vide revista Veja, Diogo Mainardi, Estadão, Folha, rede Globo etc) a avaliação positiva do Governo Lula registrou 58%, o índice mais alto desde março de 2003, primeiro ano de Lula na Presidência da República.

Já a aprovação ao presidente Lula também cresceu. No total, 73% dos entrevistados aprovam a maneira do presidente governar o país. O índice também foi o segundo melhor registrado pela pesquisa. Somente em março de 2003, início de governo, a avaliação pessoal do presidente obteve índice maior com 75%.

A confiança no presidente registrou índice de 68%. Apenas 28% dos entrevistados afirmaram que não confiam em Lula. Em dezembro do ano passado, o índice de confiança no presidente foi de 60%. Já em abril de 2006, o índice registrou 62%. Ou seja, a confiança do povo no presidente Lula continua crescendo.

Com exceção de uma parcela de privilegiados da classe média, a turma dos “cansados”, o povo brasileiro não engole os ataques ao presidente Lula. A opinião de senadores e deputados do DEM e do PSDB, insistentemente veiculada na mídia corporativa, não vale nada.

O espaço para a construção de uma mídia alternativa, vinculada aos interesses das classes trabalhadoras, dos movimentos sociais e que reivindique o aumento de recursos para os programas de distribuição de renda como Bolsa-Família, por exemplo, está aberto. Há mais conseqüência em lutar por mais e melhores programas sociais do que criticar por criticar o Governo Lula.

Daí a importância das reuniões que se sucedem nos estados a partir do encontro de jornalistas, estudantes e professores de comunicação, realizado dia 8 de março em São Paulo.

Em Salvador, o encontro será realizado no próximo dia 11 de abril, na sede da ABI ou na UFBA, ainda por confirmar.

Dizer que imprensa boa é imprensa de oposição é a coisa mais idiota que já ouvi. Isso valia para a luta contra a ditadura militar. Fazer oposição sistemática a governos populares, democráticos e de trabalhadores é o que faz a mídia corporativa, de direita, do pensamento único. Imprensa é para defender os interesses do povo.

 

Encontro no dia 11 de abril, em Salvador, vai debater construção de alternativas de comunicação na internet e na mídia em geral

Os debates sobre a construção de alternativas à mídia corporativa ganham caráter de urgência com a cassação arbitrária do site Conversa Afiada pelo IG. O tema ganhou “as ruas” com a realização de um encontro em São Paulo no dia 8 de março passado. Em conseqüência, foi realizada uma segunda reunião em Porto Alegre no dia 20de março.

Agora, os encontros se sucederão nas capitais. Uma reunião em Salvador está marcada para o próximo dia 11 de abril. Na pauta: alternativas para a mídia corporativa, conservadora e dominada pelo pensamento único.

Na Bahia praticamente não há experiências alternativas, com exceção de alguns poucos blogs e sites. Em São Paulo a coisa já andou. O Jornal da CUT está sendo anunciado. A Revista do Brasil, que está prestes a chegar às bancas, está se consolidando como alternativa à revistas semanais fascistóides.

O jornalista Paulo Henrique Amorim alerta para a necessidade de popularização de páginas virtuais antes que o “sistema” sufoque as tentativas. O ataque do IG ao blog Conversa Afiada soa como um alerta vermelho.

Os encontros de profissionais de comunicação, estudantes e professores que estão sendo programados nas capitais representam um passo adiante na construção de uma mídia alternativa. Uma parte da grande mídia boicota as mobilizações da CUT e demoniza os movimentos sociais. Outra parte deturpa e mente sobre as realizações do Governo Lula. E há ainda uma pequena e radical parcela que não esconde a meta de desestabilização, na tradição golpista da imprensa brasileira.

Também não dá para cobrar do governo federal a democratização da mídia. Isso não vem de cima. Como bem afirmou Paulo Henrique Amorim em palestra na CUT “esqueçam o governo, metam o pé na porta e construam uma mídia alternativa a partir do que têm”.

DIA 11 DE ABRIL EM SALVADOR META O PÉ NA PORTA.

26 de março de 2008

 

Em Salvador, encontro por mídia alternativa será dia 11 de abril

Dia 11 de abril próximo, na sede da ABI de Salvador ou na UFBA (a confirmar), jornalistas independentes, professores, estudantes de jornalismo, universitários em geral, blogueiros, muitos blogueiros, vão se reunir para dar continuidade à luta contra a hegemonia conservadora e reacionária na disseminação da informação. Trata-se do desdobramento da reunião realizada em São Paulo no último dia 8 de março, em busca da construção de imprensa e mídias alternativas. Reuniões estão sendo realizadas em todos os estados.

O encontro de 8 de março em São Paulo (Hotel Maksoud Plaza) reuniu 42 jornalistas, professores e intelectuais em geral, todos envolvidos na luta pela democratização da mídia e no combate ao pensamento neoliberal consagrado no chamado Consenso de Washington. O debate está se aprofundando, há propostas de articulações práticas e muitas matérias estão postadas no site CARTA MAIOR.

Como desdobramento da reunião de São Paulo já foi realizado um encontro em Porto Alegre (sede do DCE da UFRGS), no último dia 20 de março. Aos jornalistas, estudantes de jornalismo, universitários em geral, juntaram-se representantes dos movimentos sociais, políticos de esquerda, dirigentes sindicais, editores de jornais de bairro e, claro, blogueiros, muitos blogueiros. A coisa está esquentando. Antes do encontro marcado para 11 de abril, em Salvador, na sede da ABI (ainda a confirmar, repito) estão programadas reuniões em Aracaju (10 de abril); Recife (09 de abril); Fortaleza (08 de abril), Belém (07 de abril) e Rio de Janeiro (04 de abril).

Este blog BAHIA DE FATO aderiu à articulação. A canalhice na grande mídia chegou ao limite do suportável. Todo apoio à democratização da mídia, à mídia alternativa, à mídia dos trabalhadores, à mídia dos sem-terra, à Conferência Nacional de Comunicação.

LEIA MAIS EM CARTA MAIOR

25 de março de 2008

 

Morre jornalista Sérgio de Souza, fundador da revista Caros Amigos

O Brasil ficou mais pobre com a morte do jornalista Sérgio de Souza. Fundador da revista Caros Amigos, Serjão tinha um vasto currículo. Fiz parte de sua equipe no Jornal da Bahia, em Salvador, nos anos 70, quando foi contratado pelo empresário João Falcão para renovar o então combativo diário. Eu e muita gente a exemplo de Emiliano José, Nadya Argolo, Anízio Felix, Rêmulo Pastore, Levi Vasconcelos, e mais algumas dezenas de jornalistas. Era um mestre em jornalismo.

Sérgio de Souza estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, onde passou por intervenção cirúrgica devido a uma perfuração no duodeno. Era casado com Lana Nowicow e deixou sete filhos. O velório e enterro ocorrem em São Paulo nesta tarde de 25 de março.

Serjão trabalhou na Folha de S. Paulo, foi revisor, repórter e redator em muitos veículos da grande imprensa, inclusive Quatro Rodas e a revista Realidade. É co-autor dos livros “Guia de Cuba”, “O Crime das Novela das 8” e de “Minha Razão de Viver” de Samuel Wainer.

Sérgio de Souza fundou a Editora Casa Amarela e a revista Caros Amigos. Este blog Bahia de Fato sempre acompanhou a revista. Torcemos daqui para que sua obra continue.

23 de março de 2008

 

Os judas mostram a cara

Certos acontecimentos negativos oferecem oportunidade para conhecermos melhor as pessoas. O caso do PHA foi emblemático. Um site de notícias e opinião é brutalmente agredido, através do corte abrupto e sem notificação e depois pelo sequestro de todo o conteúdo armazenado. Muitos blogueiros amarelaram diante do poder do IG. Esqueceram a ética, os mesmos que falam em liberdade de imprensa.

Miguel do Rosário, do blog Óleo do Diabo, cai de pau nessa turma. Não escapou nem o Observador da Imprensa Alberto Dines que fechou os olhos.

Segundo Miguel do Rosário, alguns tentaram tripudiar em cima do estilo de texto de Amorim. Esses mesmos acham que escrevem bem. Criou-se um cânone muito babaca na internet. Preconceituoso, besta, medíocre. Os textos de blog devem ser escritos, de acordo com esse manual secreto, com fluência germânica, a la Thomas Mann, ter muitas referências literárias, para mostrar que o autor leu bastante e, para ser chique, fazer todo o tipo de ataque ao PT.

Para Miguel do Rosário, “o que aconteceu com Amorim representou um marco negativo na história da internet brasileira. Muitos não vêem isso. Os blogueiros judas não viram nada de mais. Claro que se a pessoa atingida fosse um ícone qualquer da direita, eles iriam, juntamente com os colunistas de salão, tornar-se em paladinos da liberdade”.

LEIA MIGUEL DO ROSÁRIO NA ÍNTEGRA

This page is powered by Blogger. Isn't yours?