28 de março de 2008

 

O debate (torto) sobre abusos da imprensa

O jornalista Aloísio Biondi faleceu em 2000, mas deixou lições de grande serventia e lucidez através de seus artigos e ensaios publicados. Um deles, publicado em 1997 na Folha de S. Paulo saiu com o título “O debate (torto) sobre abusos da imprensa”. O jornalismo econômico está desmoralizado? Perguntava. Está - respondia ele - ao comentar uma pesquisa realizada pela Grottera Comunicação.

Com base na pesquisa de opinião, Biondi classificava o jornalismo em três categorias: o jornalismo chapa-branca; o jornalismo manipulador e o jornalismo de interesses. Não tocava na necessidade de construção de uma mídia alternativa à mídia corporativa, mas analisava os crescentes abusos da imprensa e falava em criação de organismos para fiscalizar a ética no jornalismo.

Aético é “esquentar” ou “esfriar” as matérias, a depender das conveniências. Mais que a irresponsabilidade de jornalistas, por exemplo, havia em plena era FHC a manipulação da informação, a tentativa de encobrir a realidade. E com isso a imprensa foi dando tiro no pé, se desmoralizando.

A inversão da notícia chegou a tal ponto que não bastava ler o lead e o sub-lead para se inteirar do teor da informação. Muitas vezes, a informação correta estava no pé da matéria, lá nas últimas linhas. Já naquele tempo Biondi comentava que a população estava sendo submetida a uma lavagem cerebral, por um jornalismo manipulador a serviço não exatamente dos interesses do povo.

Os textos de Aloísio Biondi ajudam a entender o jornalismo atual. É contra a manipulação da informação que profissionais da área, estudantes e professores estão em processo de articulação de uma mídia alternativa. Alternativa à manipulação, alternativa à lavagem cerebral, alternativa ao que a mídia corporativa pratica hoje no Brasil.

Quando vi nesta sexta-feira, 28, o noticiário da Rede Globo sobre o suposto “dossiê” sobre as trambicagens do governo FHC e a tentativa grotesca e manipuladora de envolvimento do nome da ministra Dilma Roussef me dei conta da lavagem cerebral que dizia Biondi.

DIA 11 DE ABRIL TUDO ISSO ESTARÁ EM DEBATE EM SALVADOR.

LEIA ÍNTEGRA DE ALOÍSIO BIONDI

Comments:
Aloysio Biondi foi um dos jornalistas mais sérios que já passou nessa terra. Pena que pra cada Biondi que se vai nascem 30 Mainardis.
Tenho saudades da coluna dele. Deus o tenha.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?