29 de dezembro de 2012

 

Dilma Rousseff: O PT dá grandes contribuições ao país

Dilma Rousseff: “O Partido dos Trabalhadores é um dos grandes produtos da democratização do Brasil. Como qualquer obra humana, não é perfeito, mas deu e dá grandes contribuições ao país. Acho que o Brasil deve muito a tudo o que o PT fez”.
A presidenta Dilma Rousseff assim respondeu à baixaria de jornalistas que tentaram “lembrá-la” do julgamento do mensalão e de irregularidades no Escritório da Presidência da República em São Paulo. (Fonte Valor Econômico).

 

Trabalhadores constroem rede de comunicação independente

 
Os barões da mídia estão se sentindo lesados. Eles acham que TVs, rádios e jornais só podem pertencer a eles, por uma espécie de direito consuetudinário distorcido. Há um estranhamento em relação ao crecimento da Rede de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A Folha de S. Paulo publicou uma reportagem interessante (27/12/2012), mas, não deixa de dar uma cutucada: reclama que Lula deu três entrevistas à TV dos Trabalhadores e tenta envenenar o motivo que seria o de fugir das perguntas sobre supostos escândalos no governo Dilma.
Ora, Lula não tem obrigação de dar entrevistas a nenhum meio de comunicação. Não é presidente, nem ocupa cargo público. As entrevistas dadas à TVT tem o objetivo de valorizar a comunicação própria dos trabalhadores. A rede de comunicação dos trabalhadores dispõe atualmente de uma emissora de TV, três emissoras de rádio, dois sites de notícias, dois jornais e uma revista mensal. Este projeto vem desde 1980 e ganhou impulso nos dois governos Lula. A TVT entrou no ar em 2010, com alcance limitado e sinal UHF transmitido de Mogi das Cruzes (SP).

O ex-presidente Lula, fiel às suas origens de trabalhador metalúrgico, se entusiasma com a possibilidade da TVT ampliar seu alcance com uma antena geradora na Avenida Paulista. A ideia é oferecer uma alternativa à programação das emissoras comerciais. Como sindicatos são mantidos por imposto sindical, por lei eles não podem ter concessões de rário e TV. Criaram então a Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho. Em agosto deste ano entrou no ar a Rádio Brasil Atual, com três emissoras FM. Já o site Brasil Atual, com cerca de 330 mil visitantes únicos mensais abastece milhares de blogs e sites, alinhados ou não com o PT.

27 de dezembro de 2012

 

Política de repressão contra jovens e crianças em situação de rua

 O ex-vereador e radialista Emmerson José, em artigo publicado no jornal Correio (27/12/2012), pede a redução da menoridade penal. Neste país “menores matam, traficam, estupram, roubam e não dá em nada”. É lamentável, porque Emmerson José é editor-chefe e âncora do Fala Bahia FM e TV Salvador e também da rádio CBN. Um formador de opinião. Na direção contrária, o jornalista Albenísio Fonseca publicou excelente artigo na página de Opinião do jornal A Tarde. Rezo para que o prefeito eleito não siga a orientação do radialista. Serão reprimidos os jovens e crianças que estão vivendo na ruas de Salvador?
Segundo educadores do Projeto Axé, meninos e meninas de rua fogem de casa por maus tratos da família. Eles vêem de bairros como Fazenda Coutos, Nova Constituinte, Mata Escura, Sussuarana, Pela Porco e alguns de Sergipe e Paraíba. Eles transitam em ambientes pesados frequentados por usuários de drogas. Segundo os educadores, eles enfrentam a repressão policial-militar, corporação totalmente despreparada para esse tipo de ação. Albenísio Fonseca sintetiza os esforços socioeducativos do Projeto Axé, como jogos, desenhos, leituras, filmes, levados pelo “Axé Buzu”. Muitas das crianças do Projeto Axé converteram-se em educadores. Na Baixa do Sapateiro há danças, capoeira, aulas de artes visuais e música.

Apesar da pregação de uma política repressiva contra jovens e crianças pobres, que caíram no crime, há também números de crimes contra esses jovens. Em 2010, 13 jovens foram assassinados diariamente no país. Muitos deles não completam 19 anos de vida. A Bahia ocupa o 7º lugar no ranking de jovens assassinados. Na avaliação da Rede de Monitoramento Amiga da Criança, que reúne 35 organizações, está faltando uma política que transforme a vida destas crianças em situação de rua. Ao contrário, cada vez mais as ações se voltam para recolhimento, punições severas e mecanismos de repressão. As idéias de Emmerson José, na verdade, já estão em prática, independente do Código Penal.
Ao contrário do que argumenta Emmerson José há altos índices de jovens cumprindo medidas socioeducativas, sob privação da liberdade, em unidades de internação. Não adianta nada reduzir a idade para medidas penais. As penas já existem.

Que direção vai tomar o prefeito eleito? “Higienizar” a capital baiana e retirar à força os jovens e crianças das ruas? Se houver resistência, porrete policial-militar neles? Se houver resistência violenta vão matá-los? Prendê-los? É preciso bom senso, porque está em risco, como diz Albenísio Fonseca, a própria sociedade brasileira. Lembremos, que esses jovens fazem parte dela.
 

 

Cientista político afirma que ACM Neto (DEM) enganou eleitores

Praticamente todo o secretariado do prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM) faz parte de cotas dos partidos políticos. Apenas dois podem ser consideerados “técnicos”. Enquanto candidato, ACM Neto criticava o seu adversário, Nelson Pelegrino, dizendo que ele pretendia “lotear” os cargos. O cientista político Paulo Fábio, no jornal A Tarde (27/12/2012), afirma que “a promessa de perfis exclusivamente técnico é apenas discurso para agradar o eleitor durante a campanha eleitoral”.
Segundo Paulo Fábio, “se não houvesse acordos políticos nomes como o de Maurício Trindade (PR) e João Carlos Bacelar (PTN), alvos de processos judiciais, não seriam convidados. Maurício Trindade (PR), que responde por tráfico de influência será o Secretário de Promoção Social. João Carlos Bacelar, que responde por graces irregularidades nos contratos com a ONG Pierre Bourdieu, será o secretário da Educação.

Ou seja, o prefeito ACM Neto MENTIU na campanha eleitoral
 

 

Pesquisa revela que baiano de Salvador acredita que 2013 será melhor

 A tônica na capital baiana é o otimismo, concluiu insuspeita pesquisa do Instituto Futura, sob encomenda do jornal Correio (27/12/2012). Isso que dizer (o jornal não explicita) que a população baiana está reconhecendo os esforços do governo Wagner e da presidenta Dilma. A população alimenta otimismo em relação à geração de emprego e renda (71,8%) e melhoria da qualidade de vida (70,3%). A maioria acredita que em 2013 haverá mais empregos. Ou seja, a pesquisa do Correio fundamenta um retrato do momento: a população da capital baiana acredita nos governos do PT.

A pesquisa Futura, do jornal baiano Correio (da familia ACM), reforça os dados da pesquisa IBOPE Inteligência, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre os brasileiros, os nordestinos (50%) são os mais otimistas com finanças. No Brasil, 44% acreditam que suas finanças vão melhorar em 2013 e 14% acreditam que vão piorar. Dos entrevistados, 47,1% acreditam que mais investimentos em educação vão melhorar a qualidade de vida.
Claro que analistas de mídia e economistas não concordam. Os que foram entrevistados pelo jornal dizem que não há indicativos de que a situação vá mesmo melhorar.

Por sorte, analistas da mídia e economistas não acertam nunca.
 

23 de dezembro de 2012

 

E agora, aonde vamos?

 
“Et maintenant, on va où?” É o título original do DVD pirata que o “distribuidor” - que ocupa o ponto de venda praticamente nas escadas de meu restaurante comida a quilo - me sugeriu para o fim de semana. Nunca meus R$ 2,50 foram tão bem empregados.  O filme, de Nadine Labaki, conta a história de um vilarejo perdido nas montanhas do Líbano, isolado por minas terrestres.  Com uma população formada por mulçumanos e cristãos, as mulheres se unem para proteger suas famílias da guerra, violência e sofrimento. Belíssima, a abertura com a marcha das mulheres vestidas de preto, em direção ao cemitério.
As mulheres inventam todo tipo de estratégias para impedir que maridos e filhos se enfrentem no lugarejo. Elas brigam com seus homens e criam muita confusão e gritaria para abafar o noticiário sobre a guerra no único aparelho de TV existente. Chegam a desafiar tabus, convidando um grupo de dançarinas ucranianas para visitar a vila, organizam uma festa com pães e bolos recheados de haxixe e aproveitam a “viagem” dos filhos e maridos para enterrar as armas na madrugada.

Quando uma morte trágica ocorre, uma mãe chega a esconder o corpo do filho para não acirrar as animosidades. E diante da necessidade de providenciar o enterro, elas partem para uma estratégia definitiva e radical: as cristãs viram mulçumanas, e as mulçumanas viram cristãs, neutralizando a intolerância religiosa. Quando o féretro com o corpo do rapaz morto chega perto do cemitério, os homens que carregam o caixão param desorientados e se viram para as mulheres com uma indagação, diante do cemitério dividido entre a parte cristã e a parte muçulmana: E agora, aonde vamos?
Só não concordei com a classificação do filme em comédia, drama. Acho que é pura poesia.

O distribuidor de DVD pirata subiu em meu conceito.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?