4 de setembro de 2009

 

Capitão Carlos Lamarca vai ser homenageado na Bahia

Nos próximos dias 19 e 20 de setembro, Brotas de Macaúbas (BA), pequena cidade encravada nos contrafortes da Chapada Diamantina, vai ser palco de homenagens a Carlos Lamarca, o capitão do Exército Brasileiro que se rebelou contra a ditadura militar e morreu fuzilado, em 17 de setembro de 1971, tentando iniciar a luta armada no campo. Desde 2001, a igreja católica e pastores evangélicos realizam a Celebração aos Mártires, um ato ecumênico no lugarejo chamado Pintadas, no exato local onde o militar rebelado e seu companheiro Zequinha Campos Barreto foram assassinados.

Mas, este ano tem novidade. Pela primeira vez, a celebração político/religiosa ocorre sob uma gestão municipal democrática em Brotas de Macaúbas. Em 2005 estive lá, juntamente com o hoje deputado federal Emiliano José (PT-BA). Participamos da missa campal rezada em cima da carroceria de um velho caminhão, marchamos com a população pela caatinga até o local do cerco e aniquilamento, onde hoje está fincada uma grande cruz.

Neste ano, as homenagens incluem, além da Missa Campal, a inauguração do Cine Clube Carlos Lamarca, a decretação de feriado municipal no dia 17 de setembro, inauguração da sede local do Instituto Cultural Zequinha Campos Barreto e uma sessão de cinema com documentários sobre Lamarca. No dia 20 de setembro (domingo) uma caravana vai visitar Buriti Cristalino, o pequeno vilarejo invadido pelas tropas militares.

Durante décadas, os políticos conservadores usaram o medo, o terror como arma política para vencerem as eleições municipais em toda a região. A repressão policial-militar da ditadura contra a população foi de tal ordem que, nas décadas seguintes, o terror prevaleceu nas mentes e corações do povo. O medo só passou a ser enfrentado com a iniciativa do bispo de Barra, dom Luiz Flávio Cappio, de realizar atos religiosos ano após ano.

OS MÁRTIRES DA GUERRILHA

Como companheiro de VPR e irmão de coração de Zequinha Campos Barreto, o ex-militante Roque Aparecido da Silva se sentiu na obrigação de ajudar a destruir esse trauma coletivo tão profundo vivido pela população.

Os mártires de Brotas de Macaúbas são o capitão Carlos Lamarca, Zequinha Campos Barreto, seu irmão Otoniel Campos Barreto e o professor Luiz Santa Bárbara. Todos fuzilados friamente pelos militares, em 1971.

Segundo Roque Aparecido da Silva, “este ano a celebração terá um caráter mais abrangente e político. Temos certeza que quanto maior for a celebração, maior será o impacto para a superação do terror”. Daí ele ter assumido a responsabilidade pela realização do evento.

Roque Aparecido e Maria Sena têm mais de 30 horas de depoimentos gravados. Os depoimentos são de gente da região do conflito. Gente que à época foi aterrorizada pela técnica terrorista do Exército Brasileiro.

SEGUE A PROGRAMAÇÃO:

Dia 19 de setembro (sábado)

09:00 hs. - Missa campal em celebração aos mártires em Pintadas, local onde Lamarca e Zequinha morreram. (Desde 2001, a Igreja realiza essa celebração levando gente da Pastoral da Juventude, do MST, etc)

12:00 hs. - Almoço na sede do Município de Brotas de Macaúbas.

14:00 hs. - Ato Político na Praça Central da cidade. Durante o Ato o Prefeito vai sancionar uma Lei instituindo feriado municipal o dia 17 de setembro, dia da morte de Lamarca e Zequinha, para que esse dia fique fortemente marcado na memória da cidade.

15:00 hs. - Inauguração da Sede do Cine-Clube Carlos Lamarca. Será o Cinema da cidade. Assim Brotas de Macaúbas estará incluída entre os 8% de cidades brasileiras que tem sala de Cinema.

15:30 hs. - Ato de fundação do Instituto Cultural Zequinha Barreto que se dedicará à Formação Política e pesquisas sobre a História da Cidade.

17:00 hs. - Sessão de Cinema: Apresentação de uma Mostra de Cinema comemorativa dos 30 anos da Anistia, exibindo entre outros os seguintes filmes: 1968- Memória de uma História de Lutas (Sobre a greve de Osasco, onde Zequinha teve um papel importante) ; Iara - Lembrança de uma Mulher; Porta de Fogo do cineasta baiano Edgar Navarro - Sobre a perseguição a Lamarca e Zequinha no sertão baiano.

20:00 hs. Jantar e noite cultural, com artistas da cidade e região.


Dia 20 de setembro (Domingo)

09:00 hs. - Saída para a Comunidade de Buriti Cristalino, local onde ocorreu o massacre e o terror maior à população local.

10:00 hs. - Visita aos locais históricos de Buriti Cristalino e inauguração do Centro de Memória de Buriti Cristalino, que será uma extensão do Instituto Cultural Zequinha Barreto de Brotas de Macaúbas.

12:30 hs - Retorno para a sede do Município, almoço e encerramento da programação.

Observação:

1 - Uma condução será oferecida fazendo o trajeto Salvador/ Brotas de Macaúbas no dia 18 de Setembro e o retorno no dia 20 de setembro.

2 - A estada terá o preço simbólico de R$ 30,00 para hospedagem, café da manhã, almoço e jantar.

3 - Os trajetos dentro do município serão realizados pela Prefeitura Municipal.

4 - Para a Organização necessitamos que se comunique a presença e hora de chegada pelo e-mail: senasdecinema@gmail.com Tel. 71 - 33670555 Cel. 71 - 91063774
Estamos seguros de contar com a presença de um grande número de companheiros e companheiras para que seja uma grande celebração.

Fonte: Maria Sena e Roque Aparecido da Silva - organizadores

 

Parlamentar exalta na Câmara Federal o candomblé da Bahia

O candomblé é uma religião de muitos preceitos, sendo um deles o profundo respeito e amor pela natureza. "Para as religiões de matriz africana, é como se a humanidade fosse filha da natureza. E por isso é preciso sempre tratá-la com todo carinho, zelo, devoção. Como não cuidar da mãe? Como maltratá-la? Como desprezá-la? O candomblé freqüentemente faz essas indagações". Trata-se de uma relação umbilical, amorosa, candomblé e natureza.

"Lembrando Leonardo Boff, diria que o candomblé, diariamente, repete que é preciso saber cuidar da natureza. Reclama a presença da natureza para existir, sobreviver. Reclama a roça, a mata, as árvores, as plantas, as ervas. Precisa das águas, e de águas limpas para fazer bem os seus preceitos. Tudo isso configura uma cultura, um modo de estar no mundo. Essa compreensão sobre o candomblé é que levou o governo da Bahia a dar início aos Encontros pelas Águas com reuniões de mais de uma centena de terreiros".

O discurso é do deputado federal Emiliano José (PT-BA).

O primeiro Encontro pelas Águas ocorreu na histórica cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, nos dias 23 e 24 de agosto. O parlamentar participou da mesa de abertura junto a autoridades religiosas do candomblé, do diretor geral do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), Júlio Rocha, e da secretária de Promoção da Igualdade Racial e de Gênero, Luiza Barrios.

A atitude do deputado Emiliano José, de respeito pelo candomblé como religião, vem de longe. Como deputado estadual ele propôs e aprovou na constituinte baiana de 1989, o artigo que consagra o candomblé como religião. É que até 1975, o candomblé era considerado caso de polícia e tinha que requerer autorização nas delegacias para cumprir os seus preceitos.

Até 28 de novembro de 2009, ocorrerão mais seis Encontros pelas Águas, reunindo quilombolas, marisqueiras e pescadores, povos indígenas, de fundos de pasto, moradores das Gerais e mulheres, nos municípios de Prado, Santa Maria da Vitória, Itiúba, Carinhanha, Rio de Contas e Santa Cruz Cabrália. "É dessa forma que o governo da Bahia está provocando a participação decisiva dos povos e comunidades tradicionais na gestão participativa das águas no Estado da Bahia", ressaltou Emiliano.

DISCURSO NA ÍNTEGRA

 

Vai chegando eleição e revista Veja requenta velhos ataques ao MST

Não leio a revista Veja, mas, a má-fé de suas reportagens acaba fazendo com que as difamações e calúnias, base de seus escritos, cheguem até a gente. Então fui ler a tal reportagem que difama o MST. Nada de novo. O jornalista Policarpo Júnior é o mesmo que há tempos atrás assinou matéria afirmando que o PT da Bahia era responsável pela praga da vassoura-de-bruxa que dizimou a cultura do cacau na Bahia. A principal fonte era um deficiente mental, como se revelou depois. Textos que Policarpo Júnior assina não merecem crédito. A Veja sempre o escala para o trabalho sujo.

A imprensa golpista do Brasil sempre demoniza o MST. É que estes jornalões e revistas defendem os interesses dos grandes proprietários de terra. Recentemente, o jornais Estado de S. Paulo, Correio Braziliense, Zero Hora, a TV Bandeirantes e principalmente a revista Veja, passaram a atacar o MST. Não tenho procuração do MST para defender a instituição, da maior importância na luta pela justiça social no Brasil. O próprio MST se defende. Eu acredito neles e desacredito no que leio na grande imprensa golpista.

SEGUE A NOTA PÚBLICA DO MST

Informe aos amigos sobre a ofensiva da imprensa burguesa contra o MST

“Fizemos uma mobilização em todo o país e um acampamento em Brasília em defesa da Reforma Agrária e obtivemos vitórias importantes, relacionadas à solução dos problemas dos trabalhadores do campo. A jornada de lutas conquistou do governo federal medidas fundamentais, embora estejamos longe da realização da Reforma Agrária e da consolidação de um novo modelo agrícola. Além disso, demonstrou à sociedade e à população em geral, que apenas a organização do povo e a luta social podem garantir conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras.

A principal medida do governo, anunciada durante a jornada, é a atualização dos índices de produtividade, que são utilizados como parâmetros legais para a desapropriação de terras para a Reforma Agrária. Os ruralistas, o agronegócio e a classe dominante brasileira fecharam posição contra a revisão dos índices e passaram a utilizar os meios de comunicação para pressionar o governo a voltar atrás. Estamos atentos. Se no dia 03, data prevista para a publicação da portaria, o governo descumprir o acordo, não vamos aceitar calados.

Essas conquistas deixaram revoltados aqueles que defendem apenas seus interesses, patrimônio e lucro, buscando aumentar a exploração dos trabalhadores, da natureza e dos recursos públicos. Nesse contexto, diversos órgãos da imprensa burguesa - os verdadeiros porta-vozes dos interesses dos capitalistas no campo - como Revista Veja, Estado de S. Paulo, Correio Braziliense, Zero Hora e a TV Bandeirantes, passaram a atacar o Movimento para inviabilizar medidas progressistas conquistadas com a luta.

Não há nenhuma novidade na postura política e ideológica desses veículos, que fazem parte da classe dominante e defendem os interesses do capital financeiro, dos bancos, do agronegócio e do latifúndio, virando de costas para os problemas estruturais da sociedade e para as dificuldades do povo brasileiro. Desesperados, tentam requentar velhas teses de que o movimento vive às custas de dinheiro público. Aliás, esses ataques vêm justamente de empresas que vivem de propaganda e recursos públicos ou que são suspeitas de benefícios em licitações do governo de São Paulo, como a Editora Abril.

Diante disso, gostaríamos de esclarecer a nossos amigos e amigas, que sempre nos apóiam e ajudam, que nunca recebemos nem utilizamos dinheiro público para fazer qualquer ocupação de terra, protesto ou marcha. Todas as nossas manifestações são realizadas com a contribuição das famílias acampadas e assentadas e com a solidariedade de cidadãos e entidades da sociedade civil. Temos também muito orgulho do apoio de entidades internacionais, que nos ajudam em projetos específicos e para as quais prestamos conta dos resultados em detalhes. Todos os recursos de origem do exterior passam pelo Banco Central. Não temos nada a esconder.

Em relação às entidades que atuam nos assentamentos de Reforma Agrária, que são centenas trabalhando em todo o país, defendemos a legitimidade dos convênios com os governos federal e estaduais e acreditamos na lisura do trabalho realizado. Essas entidades estão devidamente habilitadas nos órgãos públicos, são fiscalizadas e, inclusive, sofrem com perseguições políticas do TCU (Tribunal de Contas da União), controlado atualmente por filiados ao PSDB e DEM. Desenvolvem projetos de assistência técnica, alfabetização de adultos, capacitação, educação e saúde em assentamentos rurais, que são um direito dos assentados e um dever do Estado, de acordo com a Constituição.

Não esperávamos outro procedimento desses meios de comunicação. Os ataques contra o Movimento são antigos e nunca passaram da mais pura manifestação de ódio dos setores mais reacionários da classe dominante contra trabalhadores rurais que se organizaram e lutam por seus direitos. Vamos continuar com as nossas mobilizações porque apenas a pressão popular pode garantir o avanço da Reforma Agrária e dos direitos dos trabalhadores, independente da vontade da classe dominante e dos seus meios de comunicação”.

Secretaria Nacional do MST

Publicado no boletim MST Informa nº 171, de 31/08/2009

3 de setembro de 2009

 

Sociólogo explica picaretagem do Ibope, Globo, Folha...

Alguém tinha que desmascarar o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro. A entrevista dele à revista Veja lança uma nuvem de suspeita sobre os rigores de suas futuras pesquisas. O mérito coube ao sociólogo carioca Gilson Caroni Filho. Ao emitir opinião sobre Dilma Roussef e o PT, como fica a idoneidade de Carlos Augusto Montenegro e seu Ibope? Segundo Caroni, a entrevista “bate de frente com o rochedo da verdade”. Montenegro incorreu em erro primário. A má-fé já não se preocupa em vestir disfarces.

“Ao emitir juízo de valor sobre a ministra Dilma que, apesar das evidências, ainda não confirmou sua pré-candidatura, o analista incorreu em duplo erro: ético e metodológico. Quando diz que Dilma não dispõe de carisma, simpatia ou jogo de cintura, Montenegro parece ter se esquecido que sua empresa vai ser solicitada a fazer pesquisa de opinião sobre o objeto dos comentários. Suas afirmações podem criar uma pré-percepção de predisposição. O que, convenhamos, é um desastre para a credibilidade do grupo que preside”.

Caroni desmonta as lorotas de Montenegro. “Montenegro deveria saber que só tem que apresentar dados em cima de um parecer quantitativo que foi extraído de sondagem efetivamente realizada. Do contrário, como faz nessa entrevista, parece querer induzir futura pesquisa ou dar uma opinião pessoal, já dizendo, mesmo antes de fazê-la, qual vai ser o resultado”.

Aliás, o colunista Maurício Dias, da CartaCapital, cita uma frase surreal de Carlos Montenegro publicada na mesma revista Veja: “Ele pode cair? Pode. Mas pode subir também”. Ele se referia à candidatura de Serra à presidência. Ora, se Serra cair, ele acerta, se subir acerta também. É muita picaretagem.

Como acreditar numa pesquisa do Ibope?

LEIA NA ÍNTEGRA NA AGÊNCIA CARTA MAIOR

 

No Terra Magazine, ex-preso político explica por que não pode esquecer torturas

O portal Terra Magazine publicou artigo (02.09.09), do jornalista e deputado federal Emiliano José (PT-BA). Título: Veias Abertas. Tudo bem. A anistia, mesmo parcial, foi uma vitória do povo brasileiro. Mas, não foi ampla, geral e irrestrita. A anistia pretendeu perdoar torturadores e assassinos dos porões da ditadura. Não podemos esquecer.

“Como apagar da carne a morte por fuzilamento de Carlos Lamarca?

Como há de se apagar as mortes de José Campos Barreto - Zequinha -, que tombou ao lado de Lamarca?

Ou a de Otoniel Campos Barreto, irmão de Zequinha, assassinado no primeiro cerco dos assassinos da ditadura na caçada à Lamarca?

Como esquecer os sofrimentos de outro irmão, Olderico Campos Barreto, ferido à bala, impiedosamente torturado durante dias e dias mesmo com a mão ferida em frangalhos?

Como esquecer as torturas, nesse episódio, de idosos, camponeses, toda uma população submetida a um cerco implacável por assassinos como Fleury e Nilton Cerqueira?

Eu e Oldack Miranda contamos tudo isso no livro Lamarca, o Capitão da Guerrilha, a caminho da 16ª edição.

Como pedir a Diva Santana que esqueça de sua irmã Dinaelza Santana?

Como esquecer de Gildo Macedo Lacerda, meu companheiro de AP e de movimento estudantil, preso na Bahia, e mandado para ser morto em Recife?

Como pedir que me esqueça de José Carlos da Matta Machado, Honestino Guimarães, Eduardo Collier e Fernando Santa Cruz? Todos meus companheiros de movimento estudantil, pertencentes à AP, e barbaramente assassinados?

Como esquecer o baiano Carlos Marighella, assassinado friamente em São Paulo?

De vingativos, às vezes nos acusam. Vingativos?

Lembrar disso tudo é nossa lealdade não só política, mas de sentimentos com os que se foram em nome dos nossos sonhos. Aqueles que morreram defendendo a liberdade, a democracia, o socialismo, a justiça, a melhoria de condições de vida do povo, ideias vistas às vezes como vagas, impalpáveis, e por isso mesmo, mais fortes porque anunciadoras do futuro”.

LEIA NA ÍNTEGRA EM TERRA MAGAZINE

 

Propinoduto da Alstom aponta para político da Bahia. Quem será?

A revista CartaCapital desta semana (02.09), aquela do submarino nuclear na capa, traz uma completa reportagem sobre o propinoduto alimentado pela Alstom e pela Siemens, um esquema de corrupção que subornava, desde 1988 até hoje, políticos do PSDB e autoridades do governo tucano de São Paulo, de Brasília e do DEM da Bahia.

A reportagem se fundamenta em documento repassado ao Ministério Público Federal de São Paulo, por um alto funcionário da Alstom.

O relatório faz menção também a pagamentos para políticos de Brasília, governada pelo DEM; e da Bahia que até 2006 foi administrada por longo período por políticos também desse partido.

Até hoje o governo Serra mantém relações com a Alstom. O propinoduto que leva dinheiro público para os cofres da Alstom aumentou nos governo tucanos de Alckmim e Serra.

Houve uma elevação no valor dos contratos de 34,5%. Na gestão de Alckmin, entre 2001 e 2006, eles totalizaram R$ 3,1 bilhões. Nos dois anos e meio de Serra, R$ 2,08 bilhões. Por mês, Alckmin destinou à empresa R$ 51 milhões e Serra, R$ 69,5 milhões."

Quem será o político baiano do DEM corrompido pela Alstom?

 

Dilma Roussef está curada do câncer, já o de Serra...

A ministra da casa Civil Dilma Roussef acaba de anunciar que está curada do câncer no sistema linfático. Faltam apenas exames complementares para o anúncio oficial. Desde 25 de abril deste ano a minha candidata a presidente da República anunciou a doença na axila esquerda, um tumor de 2,5 centímetros em estágio inicial, retirado por cirurgia.

O tratamento de quimioterapia durou quatro meses e foi aplicado em sessões realizadas a cada três semanas. Apesar de não haver nenhuma evidência de que a doença estivesse ativa, os médicos realizaram a quimioterapia de forma preventiva. Agora, está curada.

O mesmo não se pode dizer do câncer de José Serra e de seu PSDB. É um câncer incurável que destruiu o sistema ético, e se encontra em estado terminal. Cirurgia não resolve. A doença contaminou boa parte da imprensa brasileira, com foco na Folha de São Paulo e revista Veja.

 

Oração pelo Grito do Ipiranga

Neste mês em que o Brasil comemora o Grito do Ipiranga, nós te pedimos, Senhor!

Escuta o grito que está preso na garganta desse heróico povo brasileiro, cansado de tanta corrupção, impunidade, violência, desigualdade e injustiça, mergulhado nas águas nada plácidas das meias verdades, da falta de ética e da busca do poder a qualquer preço.

Assim como ouviste a súplica de Jó, o clamor do Teu povo oprimido no Egito, o pedido do cego Bartimeu, ouve, Senhor, o nosso grito.

Entre nós há muita fome e miséria, falta do pão da ética em muitas mentes, falta o pão da justiça em muitos homens e mulheres, falta o pão do Senhor em muitos corações.

Dá-nos, Senhor, deste pão, mas dá-nos, sobretudo, o pão da esperança.

Esperança que não é simples desejo nem mero esperar, mas que deriva do anúncio do Teu Filho e se concretizará em agir.

Dá-nos a capacidade de acreditar em um Brasil florão da América, a coragem de lutar contra a clava da mentira e da corrupção, a consciência de que está em nossas mãos - nas mãos do povo - realizar o sonho de uma pátria amada e gentil, onde o sol da verdade, da justiça e da liberdade brilhe para todos os seus filhos. Amém!

Fonte: Boletim da deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA)

2 de setembro de 2009

 

No Brasil os pobres pagam mais imposto que os ricos

À revista Caros Amigos (agosto), o economista Márcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) afirma que “os ricos vivem aqui muito melhor que a classe média e os ricos nos Estados Unidos e na Europa porque AQUI OS RICOS NÃO PAGAM IMPOSTOS. E lá não existe como aqui essa massa de serviçais”.

Segundo ele, “os filhos da classe média que vão estudar na universidade privada com bolsa pública ninguém chama de política compensatória, assistencial (...) agora, há um preconceito muito grande quando se transfere recursos para os pobres no Brasil. Para os ricos não há preconceito nenhum”.

Ele diz mais: “Em muitos países, os ricos pagam impostos. Aqui, os ricos não pagam impostos, seja porque não tem imposto, seja porque praticam o planejamento tributário que permite transferir o pagamento dos impostos para as pessoas. Você vai a uma consulta médica ou odontológica e ela custa um valor xis, mas se você quiser o recibo, o valor da consulta é xis mais Y, ou seja, quem paga impostos é o próprio usuário”.

Márcio Pochmann argumenta em cima de números. “Os 10% mais pobres do Brasil, ou seja, 20 milhões de brasileiros que vivem com renda mensal per capita de R$ 70 (reais) essa gente transfere R$ 35 (reais) dos R$ 70 em impostos para o governo, porque os impostos indiretos são os que mais oneram essa população. Os 10% mais ricos não comprometem 20% do que ganham com pagamento de impostos, embora usem mais que isso do Estado. Por exemplo, na declaração do IR é possível descontar gastos com saúde, educação, assistência privada”.

Isso tudo é muito estranho.

Fiquei matutando sobre isso. Em junho, o IPEA divulgou o “Comunicado da Presidência” nº 22. O título é “Receita pública: quem paga e como se gasta no Brasil”. O estudo mostra que os pobres trabalham o dobro dos ricos para pagar impostos.
Os mais pobres têm que trabalhar quase duas vezes mais que os ricos pela arrecadação tributária atual. Ou seja, a carga tributária não onera de forma equânime todos os brasileiros.

Se o cidadão brasileiro destinou, em média, 132 dias para o pagamento de tributos em 2008, há enormes desigualdades que devem ser mais bem estudadas e combatidas. Dos cidadãos mais pobres terminou sendo exigido um esforço equivalente a 197 dias, enquanto que os cidadãos mais ricos aportariam 106 dias – três meses a menos.

Aí eu fiquei aqui pensando com meus botões como tem gente sacana na imprensa brasileira que faz campanha para que os ricos não paguem impostos, que criticam o Bolsa Família, que combatem as cotas raciais na universidade e gente que, como o ricaço dono da TV Bahia, deputado ACM Neto, anuncia na maior cara de pau que é contra a proposta da nova CPMF.

Tudo acaba em Marx. É a luta de classes.

LEIA O RELATÓRIO DO IPEA

 

PT de Valente comemora 21 anos de luta

O Partido dos Trabalhadores de Valente (semiárido da Bahia) comemora no sábado (05/09) seus 21 anos de existência, com uma reunião de debates políticos na Casa Brasil.

Para debater o cenário político rumo a 2010, a direção municipal do PT de Valente convidou Jonas Paulo, presidente do Diretório Estadual, o ex-ministro da Controladoria Geral da União (CGU) no Governo Lula, Waldir Pires e o jornalista e deputado federal, Emiliano José (PT).

Os três palestrantes terão a tarefa de refletir sobre o processo eleitoral de 2010 e as perspectiva do PT. Também foram convidados os parlamentares Neusa Cadore e Fátima Nunes (estaduais) e Zezéu Ribeiro (federal), além dos prefeitos petistas Jailson Santos (Santa Bárbara), Osni Cardoso (Serrinha), Eliezer Costa (Quixabeira), Cecília Petrina (Itiúba) para fazerem um painel sobre a experiência petista de governar.

E tem jornalista que escreve sem pensar que o PT está morto...

 

Arauto Nordestino, um blog para acompanhar as lutas sociais

Volta-e-meia leio na Internet citações sobre o blog Arauto Nordestino. Anotei na minha lista de afazeres e me perdi. Antes tarde do que nunca. A visita ao blog foi uma grata surpresa. É um jornal informativo digital. Nasceu disposto a enfrentar a realidade de um país com altos índices de analfabetismo em plena sociedade da informação. Um blog com princípios, valores, programa de construção da cidadania, fortalecimento da democracia. Tudo a ver.

O Arauto Nordestino quer dar espaço aos cidadãos, repensar o modelo de comunicação, valorizar hábitos, crenças, valores e culturas nordestinas, mostrar as experiências positivas nas áreas da educação, cultura, esportes, agricultura e meio ambiente, acompanhar as propostas nas assembléias legislativas e no Congresso Nacional. Sobretudo, acompanhar as lutas sociais. Tudo isso inserido no cenário das novas tecnologias da informação. São idéias generosas.

Quem são os arautos nordestinos?

Osvaldino Vieira, historiador pernambucano cheio de títulos acadêmicos com uma vida de trabalho em Salvador (Baneb, Banco Econômico, Limpurb).

Fabrício Santana, Editor, formado em Ciências da Computação pela UFBA, Mestrando da FACOM/UFBA, estudante de Direito.

Orivaldo Júnior, diretor de tecnologia do Arauto Nordestino, formado em Ciências da Computação pela UFBA, Mestrando em Inteligência Artificial pela UFPE.

Sobretudo, agradeço a inserção do blog BAHIA DE FATO de forma sempre atualizada.

Longa vida ao blog Arauto Nordestino.

Confira

1 de setembro de 2009

 

Deputado Emiliano José (PT-BA) faz a defesa do PT na Câmara Federal

Escalado pela bancada, o deputado federal Emiliano José (PT-BA), em discurso pronunciado segunda-feira (31/08/09) na Câmara Federal, afirmou que o Partido dos Trabalhadores, em seus quase 30 anos de existência viu, em vida, a sua morte anunciada tal qual o realismo fantástico de Gabriel Garcia Marques ou como a morte de Quincas Berro D`Água saída das páginas de Jorge Amado. Mas, em meio às tormentas, o PT prossegue “sólido, vivo e enraizado na sociedade brasileira”.

A mídia dominante – que sistematicamente trabalha contra o presidente Lula – pretende anunciar o fim do partido, sempre como uma fantástica morte anunciada, nunca cumprida. “Não nos impressionamos com a campanha sistemática contra o partido. Temos consciência que somos uma das organizações partidárias mais bem-sucedidas do mundo, que pensamos a sociedade como um todo e que procuramos sempre tornar o Brasil um país justo".

Emiliano ressaltou que, apesar de tudo os parlamentares petistas se preocupam com as críticas e procuram assimilar aquelas que consideram justas. "A autocrítica é parte de nossa vida, elemento essencial de nossa existência. Há possibilidade de um partido não errar? Não há".

Na avaliação do parlamentar, "o PT é tão atacado pelo fato de estar vivo, por intervir com tanta força na vida nacional, por contar com o presidente da República, por ter governadores, por contar com tantos deputados, vereadores, prefeitos, por dispor de uma emocionante militância - que assegura a grandiosidade do partido -, por manter uma relação profunda com os movimentos sociais. A mídia não vê isso. Não quer ver isso. Prefere o 'samba de uma nota só': a morte do PT, anunciada com tanta ênfase".

Reforma política
Emiliano apresentou algumas interrogações aos parlamentares presentes: "Por que o PT, o presidente Lula e a ministra Dilma são tão atacados? Por que nem a oposição e nem a mídia são capazes de discutir os fundamentos do País, a essência do governo brasileiro, suas políticas públicas, sua inserção no cenário internacional? Por que não são capazes de enfrentar uma reforma política que assegure o fortalecimento dos partidos, o voto em lista, o financiamento público das campanhas, a fidelidade partidária". Segundo ele, isso não interessa nem à oposição e nem à mídia, que "preferem deixar tudo como está".

Crises e ataques
"Lembremo-nos que a crise de 2005 ocorreu a uma distância das eleições presidenciais semelhante à crise de hoje. As crises podem não ter consistência. Às vezes, no entanto, são construídas midiaticamente e ganham foros de realidade. Como agora, com o pacote midiático que envolve o Senado, o 'disse-me-disse' de Lina Vieira envolvendo a ministra Dilma, as mudanças administrativas na Receita e a CPI da Petrobras. Simultaneamente ao ataque ao partido, no entanto, são atacados também os auxiliares de Lula e o próprio presidente", disse Emiliano.

De acordo com o deputado, a mídia "valoriza o acontecimento, pauta uma oposição absolutamente perdida, insiste em continuar assuntos já mortos e, por isso, edita matérias absolutamente vazias, sem qualquer consistência". "O boato, a intriga, a falta de qualquer crítica mais séria à política do governo Lula vira o centro da pauta. Grande parte das classes dominantes brasileiras, representadas até agora pela parcela majoritária da mídia, não se conforma com a hegemonia do PT e com a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva. Essa é a essência do problema", acentuou.

Ética na política
"Nós insistiremos sempre na importância da ética na vida política. Sob o governo Lula, o centro da política foi a incorporação de milhões de brasileiros aos resultados do desenvolvimento. Milhões de pessoas foram retiradas da miséria absoluta. Somos um outro país. Avançamos celeremente. A transição de um modelo neoliberal para outro leva a marca da revolução democrática", afirmou.

Segundo Emiliano, o governo Lula teve consciência da natureza escandalosa do processo de privatização ocorrido sob o governo Fernando Henrique Cardoso. "Se o Brasil tivesse seguido a política do tucanato, hoje estaríamos no fundo do poço. O povo brasileiro sabe do que falamos. Sente na sua vida o significado de um governo voltado para ele. Por isso, elegeu Lula duas vezes. Por isso, nos garantirá um terceiro mandato. Por isso, elegerá Dilma. Para nós, a luta continua. Para mudar o mundo, melhorar a vida. Sempre", concluiu.

LEIA O DISCURSO NA ÍNTEGRA

 

Tucanato serve aos interesses estrangeiros

A gente sabe que é isso, há políticos que traem a própria pátria, mas tem hora que assusta. Só fui tomar consciência da gravidade da traição ao Brasil de parte dos senadores tucanos Álvaro Dias e Sérgio Guerra observando a repercussão na Internet. A reportagem do jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim, do “Conversa Afiada”, por exemplo, fui ler no blog da Elinalva Bastos, de Ipiau, interior da Bahia. Ela transcreveu a matéria do Conversa Afiada. Como é que é mesmo? Empresa norte-americana vai assessorar senadores tucanos na CPI da Petrobras? A empresa é concorrente da Petrobras? Isso é crime de traição à pátria.

LEIAM O BLOG DA ELINALVA

31 de agosto de 2009

 

Deu no jornal A Tarde: Viva a anistia, a luta continua

O jornal A Tarde, de Salvador (agora com programação gráfica reformada) publicou artigo (31/08/09) assinado pelo deputado federal (PT), escritor e jornalista Emiliano José, intitulado “Viva a anistia, a luta continua”. Foi parcial, mas foi uma vitória do povo brasileiro, porque permitiu a volta dos perseguidos, exilados. De todos os qauer tiveram seus direito políticos violados pelos militares fascistas. “Quando falamos em ditadura assassina não nos move qualquer tentação panfletária”. Ressalta Emiliano.

A anistia surgiu como resultado da luta dos movimentos democráticos, da articulação das igrejas, dos movimentos pelos direitos humanos e, particularmente, dos movimentos pela anistia, com destaque para o Movimento Feminino pela Anistia (MFA) e Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA). Na Bahia, destacaram-se de modo especial, Isabel Veiga de Santana, pelo MFA, e Joviniano de Carvalho Neto, pelo CBA.

Na Bahia, o governador Wagner já determinou a abertura dos arquivos. O governo federal tema dotado medidas nessa direção. E a busca pelos desaparecidos do Araguaia se iniciou. Viva a anistia. A luta continua.

LEIA NA ÍNTEGRA

30 de agosto de 2009

 

Aos 30 anos, a anistia é ainda um processo inconcluso

A revista Direitos Humanos, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, da Presidência da República, nasceu já como referência e destinada ao sucesso. Na edição nº 2 que está circulando, o ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, atual presidente da Fundação Perseu Abramo, reconstrói o processo histórico da Anistia - em 28 de agosto completou 30 anos – deixando claro que ela não foi nem ampla, nem geral, nem irrestrita, conforme a desinformação corrente da grande mídia e até mesmo da parte de altas autoridades da República.

Como são apenas 10 mil exemplares, a revista impressa é distribuída preferencialmente para operadores e professores de Direitos Humanos. Nesta edição há ensaios da Alta Comissária para Direitos Humanos da ONU, a sulafricana NavNethem Pilav, de Boaventura de Sousa Santos, Leonardo Sakamoto, Paulo Sérgio Pinheiro, Sílvoa Pimentel, José Geraldo de Souza Júnior e uma boa entrevista com o ator Paulo Betti.

Aos 30 anos, anistia ainda é um processo inconcluso. O que se pretende quando da comemoração dos 30 anos da primeira lei é um novo passo, de conteúdo profundamente democrático. São decisões que cabem ao Executivo (arquivo, localização de restos mortais, instituição de uma Comissão da Verdade) e ao Judiciário (exclusão do crime de tortura do alcance da Lei de Anistia). Não se trata de remexer feridas. Justiça nunca é revanchista. Trata-se de avançar no sonho de um Brasil sem torturas e quanto a dois velhos e estúpidos conhecidos de nossa história: impunidade e violência estatal” concluiu Nilmário Miranda.

A Edição Online da revista Direitos Humanos está AQUI

This page is powered by Blogger. Isn't yours?