11 de dezembro de 2009

 

Da prisão na PF, o preso ouvia o burburinho da Festa da Conceição

Oito de dezembro de 1970. Da janela da Polícia Federal, pertinho do Mercado Modelo, Emiliano sentia o cheiro de mar e ouvia o burburinho da Festa da Conceição da Praia. Em artigo exclusivo para o site Bahia Notícias, de Samuel Celestino, ele se lembra. Era um dia de sol. Estava sem camisa. O escrivão o interrogava e reclamava de seu cheiro. É que no Quartel do Barbalho os presos políticos não tomavam banho. As necessidades fisiológicas eram feitas numa lata de querosene de 20 litros. Emiliano se lembra depois de 39 anos. Estava até mais aliviado. Depois de dias de tortura, a prisão estava sendo legalizada. Nos muros da cidade apareceram pichações: “Liberdade para Emiliano”. Depois dos depoimentos, o camburão. Pelas frestas, viu os pés da multidão. Ele sabia que um dia veria o fim da ditadura. E viu.

LEIA EM BAHIA NOTÍCIAS

 

Exposição sobre vida de Carlos Marighella chega à Bahia

O Teatro Castro Alves apresenta, de hoje, sexta-feira (11) a 24 de janeiro de 2010, a exposição “Marighella”, em homenagem ao guerrilheiro comunista, ícone do combate à ditadura militar no Brasil, por ocasião dos 40 anos de seu assassinato. Isa Grinspum e Vladimir Saccheta são os curadores. A exposição traça o perfil e a trajetória de vida de Carlos Marighella, com cartas, livros, imagens de arquivo, econografia, depoimentos, além de textos do próprio Marighella.

Imperdível.

 

Desafio ao PSDB no Blogão do Pereira. Imperdível.

Vamos comparar os sete anos de Lula com os oito anos de FHC?

Blogão do Pereira

 

Depois da reunião de Vânia tem samba na Barraca de Luciano

Tá bom. Pela manhã vamos à reunião Plenária da vereadora Vânia Galvão.

Mas, depois das 12h...

Depois das 12 horas tem música do “Paroano Sai Mió” na Barraca do Luciano, em Pituaçu. Desculpem-me paulistas e mineiros por esse informe provinciano.

Luciano subverteu o calendário gregoriano e a Quarta Cultural, que deveria ser na quarta-feira, sob o luar, acontece neste sábado, depois do meio-dia. Para quem acredita, 12 integrantes do Paroano vão se espalhar pelas 12 mesas obedecendo aos 12 signos do Zodíaco.

Vamos todos cantar com o Paroano, o bloco oficial da Barraca do Luciano, que fica na Praia de Pituaçu, em frente ao Circo Picolino.

Merci de nous confirmer votre présence.

Vocês já notaram que a política, aqui na Bahia, vai cedendo espaço para as festas no final-de-ano?

 

PT da Bahia faz festa para comemorar 30 anos

Para marcar o aniversário do Partido dos Trabalhadores, o Diretório Regional da Bahia, realiza neste sábado (12) o evento PT em Festa, no Clube 2004, na Boca do Rio, Salvador, a partir das 19hs.

O evento além de reunir os militantes do partido para confraternização de fim de ano é também o inicio das comemorações dos 30 anos do PT a nível nacional, que culminará com a realização do Congresso Regional, em 2010.

PT em Festa, contará com a presença dos Presidentes dos Diretórios Municipais e das 20 zonais, eleitos no último PED (Processo de Eleição Direta).

A festa contará com a animação dos músicos e DJs André Santana e OX (o famoso professor Messias) que selecionaram o melhor da música dançante como o reggae, salsa, samba, rock pop entre outros ritmos.

Para recepcionar os convidados, a baiana Ana Conceição, servirá os deliciosos quitutes baianos. O serviço de bar correrá por conta de cada convidado, claro. A entrada é gratuita.

A produção e ambientação estarão a cargo do produtor cultural Helder Barbosa e de Adson Leite.

O PT da Bahia merece a festa.

 

Há um certo desencanto popular com a política

João Carlos Teixeira Gomes foi entrevistado pela Tribuna da Bahia. “Há um certo desencanto popular com a política” diz o título. Joca – como o conhecemos em décadas de militância no jornalismo baiano, considerou que o governo Lula soube enfrentar a crise econômica com a saudável política de reduzir impostos à indústria e comércio. Criticou FHC e lembrou-se da doença do carlismo. Atualmente, além de escrever artigos para jornais, está fazendo comentários na Rádio Metrópole de Salvador.

Destaquei alguns trechos:

PERIGO PARA DEMOCRACIA
Segundo ele, “há um certo desencanto popular com a política, o que é um perigo para a democracia. A sociedade só pode aprimorar a vida pública através do voto e sem derrotismo. O grande mal do Brasil é a pobreza do eleitorado, a dependência do voto ao patronato político mal intencionado e oportunista, a falência da representatividade congressual”.

ARRUDA E ACM
“O caso do governador Arruda é muito grave porque ele é reincidente, foi obrigado a renunciar ao mandato federal porque, de parceria com o então presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, fraudou o painel eletrônico daquela Casa, para chantagear políticos adversários. Foi um episódio gravíssimo e Arruda não poderia ter voltado à vida parlamentar”.

POLÍTICA E IMPUNIDADE
“A imprensa não tem ressaltado esse lamentável detalhe da trajetória de Arruda. O mal da legislação eleitoral brasileira é que ela é condescendente com a impunidade, favorecendo a reincidência criminosa. O outro problema é que ela não foi elaborada para preservar a identidade ideológica dos partidos políticos, fato que estimula o oportunismo e a fragmentação, com todo tipo de arranjo lesivo aos interesses da sociedade. A mudança que se impõe a esse estado de coisas não surge precisamente porque convém ao segmento político a indefinição que favorece os acomodamentos”.

JOGO DE MARQUETEIROS
“Não pode haver euforia e otimismo com os problemas sociais que o Brasil enfrenta, a terrível favelização das cidades, o isolamento das periferias, a corrupção reiterada e não reprimida, a persistência das questões básicas de segurança, saúde e educação. Os avanços não podem refletir um jogo de marqueteiros e publicitários, têm que ser uma conquista real.

DESASTRE DE FHC
“Aliviar a carga de impostos da indústria e comércio para enfrentar a crise foi uma grande medida do Governo Lula, mal explorada, aliás, pelos seus assessores. Não há dúvida de que o clima econômico e social é hoje bem mais saudável do que o do desastroso governo de Fernando Henrique Cardoso, sempre disposto a ameaçar a sociedade, prejudicar os funcionários, disseminar a incerteza econômica, privatizar irresponsavelmente e criar, em suma, o desastre político, instituindo a prática nociva e imoral da reeleição, com o postulante no cargo que vinha exercendo. Mas dizer que o Brasil melhorou no governo Lula ainda é pouco para as imensas carências e necessidades do nosso país.

DOENÇA POLÍTICA
“O carlismo era somente Antonio Carlos Magalhães. Aquela enfermidade política não era contagiosa e jamais se reproduzirá. Mas a vida pública está sempre aberta à possibilidade de novas enfermidades”.

 

Emiliano José (PT-BA) defende mobilização popular em 2010 para continuar projeto Lula

Deu no PT Informes, site oficial da Liderança do PT na Câmara Federal:

“O deputado Emiliano José (PT-BA), em discurso feito hoje (09.12) no plenário, destacou que a missão do PT no ano próximo é, para além da disputa eleitoral, "fazer um 2010 de intensa participação política do nosso povo, em defesa das inúmeras conquistas já realizadas no Governo Lula".

A observação foi feita em plenário, em discurso em que frisou a importância da resolução política aprovada pelo Diretório Nacional do PT. O documento, em síntese, aponta que o desafio em 2010 é mobilizar a sociedade para que o País continue avançando.

O parlamentar sublinhou a importância da consolidação do projeto democrático e popular em curso e do prosseguimento "das impressionantes transformações que o Brasil está experimentando sob o Governo Lula". Emiliano observou que a pré-candidata Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil, "encarna o simbolismo da continuidade" do projeto implementado pelo governo do PT e aliados.

Segundo ele, a ministra tem sensibilidade política, história de luta, competência. "Com ela, nós daremos sequência a uma caminhada de reformas profundas, que fará do Brasil um País cada vez mais justo, capaz de acolher todos os brasileiros, de fazer do Brasil um País de todos". (Equipe Informes).

LEIA NA ÍNTEGRA

 

Merda, o palavrão que incomoda

O sociólogo carioca Gilson Caroni Filho matou a charada. A fala direta do presidente Lula encheu os jornais. Merda. Moralistas protestam nas seções de cartas. Os formadores de opinião mostram “indignação”. Fingem que não sabem que palavras tidas como chulas são formas lingüísticas ímpares para expressar emoções. O coro dos “indignados” aumenta.

Uns dizem que Lula desrespeitou a postura pública, embora eles falem palavrão todo dia. O ódio de classe será açulado. Lula falou um palavrão, Lula falou um palavrão. Joguem bosta no Lula. Pouco importa se campeia a violência e a miséria. O que merece relevo é a forma de falar do Lula.

Pouco interessa se o governo FHC desmontou as autarquias e estatais da saúde e do saneamento, provocando surtos de dengue, cólera, leishmaniose visceral, tifo e disenterias. Fezes liquefeitas não impressionam, o que impressiona é a merda no falar do presidente. Essa é a merda que causa engulhos na grande imprensa.

LEIA NA ÍNTEGRA EM CARTA MAIOR

 

A meta é consolidar as leis sociais e tirar o povo da merda

Lula pretende enviar, em fevereiro, ao Congresso Nacional proposta para regulamentar de forma definitiva, não mais por meio de decreto, as políticas sociais do governo federal.O texto do projeto de lei já está sendo feito. A idéia para tirar o povo da merda é propor a Consolidação das Leis Sociais (CLS) no mesmo molde que Getúlio Vargas propôs na década de 40 a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Vai ser uma grande tensão no Congresso Nacional. Para aprovação da proposta é preciso maioria qualificada, tanto na Câmara Federal quanto no Senado. E, como se sabe, a elite brasileira não admite decisões definitivas em favor do populacho.

A qualidade da próxima bancada federal vai ser decisiva. Por isso é que eu apoio tão acintosamente a reeleição de Emiliano José, pelo PT da Bahia, por exemplo.

E, claro, a eleição de Dilma Rousseff é de fundamental importância.

10 de dezembro de 2009

 

Na Câmara Federal, Emiliano José (PT-BA) responsabiliza prefeitura de Salvador pelo cerco ao Terreiro do Gantois

O Terreiro do Gantois é um importante patrimônio cultural e religioso da Bahia. Já foi tombado como Patrimônio Histórico e Etnográfico do Brasil, sendo também considerado Área de Proteção Cultural e Paisagística do município de Salvador. É o terreiro da Mãe Menininha do Gantois, celebrada na poesia inesquecível de Vinicius de Morais e cantada pela voz maravilhosa de Maria Betânia. Entretanto, sem fiscalização da prefeitura de Salvador, o Terreiro do Gantois está sob ameaça da especulação imobiliária.

Segundo o deputado Emiliano José (PT-BA), em pronunciamento na Câmara Federal (07.12.09), embora o Iphan e a legislação municipal considerem o entorno do Gantois uma área de proteção rigorosa “o terreiro vem sendo cercado aceleradamente por várias construções ilegais, com gabaritos impróprios para aquela área. Entre elas, bares e botecos que não respeitam os interditos relativos à poluição sonora, por exemplo. A região é uma área densamente ocupada e consolidada com uma clara tendência à verticalização das edificações vizinhas”.

A Sociedade São Jorge do Gantois, Terreiro do Gantois ou Ilê Iyá Omin Axé Iamassê, é uma das grandes casas de candomblé Gêge-Nagô. Nascida da Casa Branca do Engenho Velho de Federação, em Salvador, foi fundada por Maria Júlia da Conceição Nazaré, no século XIX, mais precisamente em 1849. Uma Casa que vem de longe, portanto. Quando ainda vigorava a escravidão. O terreiro está localizado no Alto do Gantois, nº 33, bairro de Federação. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), conforme processo 1471-T-OO, e inscrito no Livro do Tombo Histórico sob o número 572 pela sua importância para a cultura nacional.

“Creio que, por tudo isso, seja necessário adotar todas as providências cabíveis no sentido de assegurar a integridade do Gantois. A Prefeitura de Salvador está convidada a adotar essas providências. Está convidada a proteger um santuário do nosso povo. Quero registrar, insistindo, a atitude positiva do Iphan quanto ao problema. Não se pode, não se deve responsabilizar quem construiu as edificações irregulares. Afinal, se o cidadão, se a cidadã, pediu uma autorização para construir e a Prefeitura cede, autoriza, a responsabilidade é da Prefeitura”, disse.

Leia o discurso na íntegra

 

Se previsão de Márcio Pochmann se confirmar, Dilma ganha a eleição

Márcio Pochmann, presidente do IPEA, em entrevista concedida à revista digital Terra Magazine afirmou: 2010 pode ser o melhor ano da década. Se a previsão de Pochmann se confirmar, Dilma Rousseff é a presidente do Brasil porque contará com dois grandes eleitores: o presidente Lula e a economia.

A economia brasileira cresceu 1,3% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o segundo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), isto mostra "a continuidade da expansão do emprego e do rendimento do trabalho". "Os salários continuam crescendo", acrescenta. E mantido, nós deveremos esperar que 2010 seja o melhor ano da década.

LEIA NA ÍNTEGRA EM TERRA MAGAZINE

 

A Folha de S. Paulo vai acabar reelegendo Jaques Wagner

A manchete da Folha de S. Paulo (07.12) foi de muita má fé: “BNDES empresta mais para estados do PT”. A chamada frase de apoio não deixa dúvidas quanto a intenção: “Petistas tiveram 37% do total de R$ 2,47 bilhões liberados para combater a crise financeira, enquanto estados do PSDB não receberam nada”. O chamado olho da matéria inferniza mais ainda: “estados do PT receberam 83% do que pediram ao banco; aliados, como PMDB e PSB, também levaram cerca de 70% do que pleitearam”.

Ora, evidentemente, uma instituição sólida como o BNDES pauta suas liberações de empréstimos por critérios técnicos.

Qual a conclusão então?

Os governos do PT têm mais competência, os governos do PSDB são incompetentes.

A Bahia de Jaques Wagner (PT) saiu-se muito bem, segundo a própria Folha de S. Paulo. Para combater os efeitos da crise financeira mundial, o BNDES desembolsou até agora R$ 2,47 trilhões. Desse total, R$ 913 bilhões (37%) chegaram aos governos do PT. Nada para os governos do PSDB.

De tudo o que os estados governados pelo PT pediram - R$ 1,09 bilhão – 83,2% já foram liberados pelo BNDES.

E o desempenho do PT? Dos seis pedidos de empréstimo, cinco já foram liberados, assinados e desembolsados. A Bahia de Jaques Wagner fez dois pedidos, um já foi liberado e o segundo – de R$ 183 milhões – já foi aprovado.

Qual a conclusão óbvia que os eleitores devem tomar?

É muito melhor votar no PT.

E por que os estados governados pelo PSDB não recebem dinheiro? Por falta de pagamento de empréstimos anteriores, atraso no pedido prévio que deve ser feito à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Fazenda, e até a opção por fazer a operação pelo Banco do Brasil.

Os governos do PSDB não recebem dinheiro por questão de má gestão.

A reportagem da Folha de S. Paulo parece boletim de campanha do PSDB.

Na verdade, é um tiro de canhão no próprio pé.

 

Bancários com mais de 50 anos podem agora fracionar as férias

Finalmente o país está se civilizando. Às custas de muita luta. A Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia, sua associação de funcionários e o Sindicato dos Bancários da Bahia acabam de assinar um Adendo ao Acordo Coletivo, permitindo o fracionamento das férias para empregados com mais de 50 anos. Para usufruir do direito, basta que solicite por escrito à Gerência de Recursos Humanos da empresa, explicitando o cronograma de férias. Ninguém agüentava mais ficar 30 dias corridos sem fazer nada.

 

Querido papai Noel,

Neste ano, você levou o meu cantor
e dançarino preferido, Michael Jackson;

Levou o ator Patrick Swayse;

E também minha atriz preferida Farrah Fawcet...

Só quero lembrar a você que o meu
governador preferido é o Arruda, do DEM

O meu deputado distrital preferido é o Leonardo Prudente

E a minha professora preferida é a Eurides Brito, do PMDB, Tá?

Não esquece...

P.S.
O original da carta a Noel está no site Aposentado Invocado

9 de dezembro de 2009

 

Conceição do Coité comemora inauguração de agência do BNB

Foi uma vitória da política. A agência do Banco do Nordeste (BNB) inaugurada em Conceição do Coité (27.11.09) vai levar desenvolvimento para a cidade, plantada no coração do semiárido baiano. A solenidade contou com a presença do governador Jaques Wagner. Mas, os que mais comemoraram foram o presidente do PT municipal Francisco de Assis, liderança quer se fortalece, e o deputado federal Emiliano José (PT-BA), que nas últimas eleições recebeu 7 mil votos na pequena cidade.

Na Câmara Federal (09/12), o deputado Emiliano José registrou o acontecimento. “Foi uma realização do governo Lula. Para que isso acontecesse foi necessária muita negociação com o BNB em Salvador e com a presidência do banco. Organizei e participei de muitas reuniões, contando sempre com as presenças dos companheiros do PT de Conceição do Coité, particularmente de Francisco de Assis, presidente do PT municipal”, relatou o parlamentar.

A nova agência do BNB vai atender Coité e mais 16 municípios da região do sisal, com suas linhas de crédito e de microcrédito. O governo Wagner se consolida em Conceição do Coité: a estrada Coité-Salgadália está em conclusão, assim como 112 casas na zona rural, outras 220 unidades estão chegando com o Programa Morar Melhor, outras 500 com o Programa Minha Casa, Minha Vida. Bairros estão sendo pavimentados, avenidas asfaltadas, escolas reformadas, barragens e cisternas construídas. Há sete centros digitais de cidadania inaugurados. Mais R$ 6 milhões chegam para saneamento básico.

E assim Wagner vai cumprindo sua promessas.

 

Cidades violentas da Bahia vão receber verbas federais

Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Feira de Santana estão entre as 22 cidades que ocupam as piores posições no ranking das cidades onde os jovens estão mais vulneráveis à violência. Todas elas vão receber verbas federais do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci). Os prefeitos dessas cidades foram chamados a Brasília.

O estudo sobre as cidades violentas, encomendado pelo Ministério da Justiça e feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, criou um Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência para analisar o nível de segurança dos jovens em 266 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Para calcular o índice foram considerados o total de homicídios, mortes no trânsito, acesso a escola e emprego, pobreza e desigualdade em cada um dos municípios.

Entre os 43 municípios em que os jovens estão mais vulneráveis à violência, 25 cidades ainda não recebiam verbas do Pronasci. Entre elas estavam Itabuna, na Bahia, e Marabá, no Pará, os primeiros colocados no ranking. Os prefeitos das cidades violentas terão que aderir ao Pronasci, depois apresentar projetos.

Criado em agosto de 2007, o Pronasci destina verbas para municípios brasileiros desenvolverem projetos de segurança pública, já recebeu a adesão de 104 municípios de 21 Estados e liberou até novembro deste ano R$ 900 milhões para programas que investem em benefícios salariais para policiais e criam gabinetes de gestão integrada nos municípios.

Tem prefeito que é cego.

 

Camapet comemora dez anos lançando campanha contra aquecimento global

A Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental – Camapet está comemorando dez anos. O evento será no dia 11 de dezembro, no espaço Cultural do SESI Itapagipe, na avenida Tiradentes, mais conhecida como Caminho de Areia.

Às 8h30 acontece a solenidade de abertura com a presença de Júlio Rocha, diretor do Instituto de Gestão das Águas e Clima – INGÁ, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia. Na mesa estarão o professor Gabriel Kraychet, da Universidade Católica de Salvador, Joilson Santana, presidente da Camapet, e Gelcinea Barbosa, diretora do Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama).

A Camapet vai premiar seus parceiros de jornada. Depois vai lançar a campanha “Entre no Clima de Combate ao Aquecimento Global”. No final tem show da cantora Márcia Short.

A Camapet é uma bela história de organização vitoriosa da sociedade civil. De sua fundação até 2003 sua sede era em pleno Alagados, onde se jogava lixo no mar. Depois foi para o bairro Calçada, no Galpão da Leste.

A Camapet se integra à rede Cammpi – Comissão de Articulação e Mobilização dos Moradores da Península de Itapagipe, formada por 48 organizações da sociedade civil.

São dez anos recolhendo materiais sólidos, como vidro, metais, plásticos e papéis, em condomínios, igrejas, escolas, repartições públicas e empresas privadas.

São dez anos de campanhas de sensibilização e campanhas educativas.

Quando você ver a marca Camapet, lembre-se que para ser um cooperativado é preciso ter entre 16 e 25 anos, morar na Península de Itapagipe, estar cursando o ensino médio. Camapet significa emprego e renda.

Já o Camapet Biju é o resultado de uma parceria da Camapet com a Universidade Estadual da Bahia – UNEB e o CNPQ para fabricação de jóias a partir de embalagem pet.

Vida longa para à Camapet.

 

Site Congresso em Foco premia deputado Sérgio Carneiro pela PEC do Divórcio

O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-Ba) recebeu, do site Congresso em Foco, uma justa homenagem pela autoria da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que moderniza a Lei do Divórcio no Brasil.

A PEC do Divórcio foi considerada uma das cinco melhores iniciativas do Parlamento em 2009, conforme votação realizada com a participação de 176 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional.

Apesar de toda a imprensa falar da PEC do Divórcio, a revista Veja publicou uma matéria safadinha, sonegando a informação sobre a autoria da PEC.

Pior para os leitores da revista Veja. Em quem acreditar: nos 176 jornalistas que cobrem o Congresso, ou na revista Veja?

LEIA ABAIXO:

Revista Veja faz matéria safadinha sobre a lei do divórcio

8 de dezembro de 2009

 

A Folha, os Cães de Guarda e o Ovo da Serpente

O “Informe PT na Câmara”, órgão oficial da liderança da bancada do PT na Câmara Federal, reproduziu o artigo do deputado Emiliano José (PT-Ba), publicado originalmente no jornal A Tarde, de Salvador. O artigo intitulado “O ovo da Serpente” comenta o ataque sofrido pelo presidente Lula, nas páginas da Folha de S. Paulo, através de um texto doentio assinado pelo ex-tudo César Benjamin. Começou a campanha, afirma o deputado, pelo que há de pior que é o jornalismo do esgoto. Abandona-se a questão pública e invade-se a esfera privada e mente-se de forma obscena. “É uma confissão de falência da Folha, do jornalismo, dos critérios éticos”.

LEIA NA ÍNTEGRA

 

Revista Veja faz matéria safadinha sobre a Lei do Divórcio

A revista Veja mente, sempre. Seu jornalismo ideologizado conduz à sonegação de informações elementares até nas mais simples matérias. Tenho em mãos a edição de 9 de dezembro, capa vermelha, manchete “O Natal dos safados”. Safadinha é a matéria sobre o divórcio intitulada “Ficará mais fácil desatar o nó”, à página 127. Ela fala sobre a nova lei do divórcio, que acaba de ser aprovada em primeiro turno pelo Senado.

Seria uma matéria normal se não fosse por um pequeno detalhe. Como é antipetista e antilulista e antigovernista, a revista “informa” a seus pobres leitores que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi preparada pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam) e “enviada” para o Congresso por um grupo de parlamentares de vários partidos.

É uma meia-verdade. A PEC realmente contou com a colaboração do IBDFam, foi realmente apoiada por um grupo de parlamentares de vários partidos, mas chegou ao Congresso Nacional pelas mãos do deputado federal Sérgio Barradas Carneiro, do PT da Bahia, como aliás informa toda a imprensa nacional, menos a revista Veja.

Tirando essa mentirinha safadinha, o texto da jornalista Laura Diniz é correto.

7 de dezembro de 2009

 

Aprovação de Lula cresce na pesquisa CNI/Ibope

A aprovação ao governo e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceu, segundo a pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje, segunda-feira (7). De acordo com os dados, 72% dos brasileiros avaliam o governo como bom ou ótimo e 83% aprovam a maneira como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dirige o país. A avaliação do governo como ótimo ou bom subiu de 69% da pesquisa realizada em setembro para 72% na atual.

Em setembro, eram 9% os que consideravam a administração federal ruim ou péssima. Este percentual agora é de 6%. Os que consideram o governo regular somam 21%. Na análise do desempenho pessoal do presidente, os números também mostraram avanços. São 83% os que aprovam a maneira como Lula governa. Em setembro, eram 81%. Os que desaprovam eram 17% e agora são 14%.

Isso significa que a baixaria da Folha de S. Paulo contra Lula não está dando certo.

A pesquisa já circula na Internet

 

Encontro discutiu mandato do deputado federal Emiliano José (PT-BA)

Compareci à reunião Plenária do Mandato do deputado federal Emiliano José (PT-BA), realizada sábado, 5, no auditório do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. Meu plano era cobrir ao vivo on-line o encontro, Mas, meu notebook sabotou a idéia.

Foi emocionante. Centenas de amigos, apoiadores e militantes, vindos de bairros populares de Salvador e de pelo menos 30 municípios da Bahia ouviram informes sobre os sete meses de mandato parlamentar. Um imenso rol de discursos, articulações e missões políticas.

Por que toda essa gente maravilhosa resistiu tão bravamente a uma reunião das 10h às 16h, em pleno sábado nesta cidade praieira? Por uma razão muito simples. Não se tratava de um projeto de carreira política individual. Tratava-se do fazer política coletivamente. Então debateram com entusiasmo dois projetos políticos em luta. Um, do passado, do neoliberalismo, da prevalência dos negócios privados, encabeçado pelo PSDB/DEM. O outro, o nosso, o projeto de uma revolução democrática que está em curso.

Jonas Paulo, presidente reeleito do PT da Bahia estava lá. Jonas Paulo e Emiliano José se conheceram desde a ditadura militar nas lutas pela agricultura familiar, reforma agrária, contra a grilagem de terras na Bahia. Foi lá manifestar apoio à campanha para reeleição de Emiliano José. “Sou um soldado das causas emiliânicas. É o tipo da pessoa que a gente conhece na batalha e nunca esquece”. E, claro, apelou para o esforço da militância pela reeleição de Jaques Wagner e eleição de Dilma Roussef, no primeiro turno. Também pregou a necessidade de mudar a cara do Senado com a eleição de Waldir Pires senador.

Waldir Pires...Waldir Pires deu aquela aula de humanidade, traçou o perfil e o talento de Emiliano José, sua capacidade de luta, seriedade. Vindo de um ícone da ética no Brasil, um elogio e tanto. Julgou extraordinária a gestão do presidente Lula, num tempo em que o Brasil tem uma responsabilidade gigantesca no mundo contemporâneo: “não é mais possível brincar com o destino da humanidade”.

Lançado como candidato ao Senado, Waldir Pires não negou fogo: “se você decidirem, eu vou à luta, mas aos 80 anos eu vou à luta de qualquer jeito, com ou sem candidatura, porque tenho o espírito, a cabeça e a esperança de sempre”.

Ouvi pronunciamentos de apoio a Emiliano. A vereadora Vânia Galvão (PT). Ouvi palavras de incentivo, como do deputado estadual Zé Neto (PT). Palavras de elogio do vereador Moisés Rocha, da base petroleira. Ouvi palavras emocionadas e emocionantes de Mariângela Bião, veterana das lutas pelos direitos dos portadores de deficiência da Bahia. Depois foi uma sucessão de pronunciamentos políticos, reuniões de avaliações e propostas.

Sábado foi um dia de Política com P maiúsculo em Salvador.

Meu notebook me sabotou, mas, sai pisando leve do Instituto Anísio Teixeira.

 

Projeto na UNEB estuda Lamarca, violência e heroísmo na literatura e cinema

A estudante de Letras da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Denise Cerqueira, por e-mail, comunicou ao jornalista e escritor Emiliano José que há quase dois anos participa de um projeto de literatura brasileira dirigido pela professora Lícia Soares de Souza.

“Um dos livros trabalhados no projeto intitulado "Heroísmo e violência nos diálogos contemporâneos entre literatura e cinema", é Lamarca o capitão da guerrilha”.

Denise esteve no lançamento do livro “Galeria F”, de Emiliano José. Atualmente – informa ela – está trabalhando com o livro Lamarca o capitão da guerrilha transposto para o cinema no filme Lamarca, de Sérgio Resende.

Ela ressaltou: “Tenho elaborado alguns artigos e apresentado em eventos acadêmicos. No Seminário Internacional Figuras da Violência Moderna, que se realizará nos dias 14 e 15 dezembro, irei apresentar um trabalho em forma de pôster. A professora Lícia me falou que convidou o senhor para participar. Será um prazer recebê-lo”.

Como vocês podem ver, há vida inteligente na UNEB.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?