12 de julho de 2008

 

Presidente do STF provoca crise institucional no Poder Judiciário

A posição unilateral e altamente comprometedora do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) de tirar da cadeia, por duas vezes, o banqueiro Daniel Dantas, está criando uma crise institucional de grandes proporções. O especialista em Direito Penal e Processual Penal, juiz aposentado e fundador do Instituto Giovanni Falcone de Ciências Criminais, Walter Maierovitch chega a propor o impeachment do presidente do STF e fala em “abuso de direito” . Delegados federais e juízes federais protestam em público, procuradores da República divulgam Carta Aberta.

A nota pública da Associação dos Delegados Federais afirma que o ministro Gilmar Mendes desprezou o trabalho da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Justiça Federal. Uma Carta Aberta assinada por 130 juízes federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul prestam solidariedade ao juiz federal da 6ª Vara, Fausto Martins De Sanctis, que expediu o mandado de prisão contra Daniel Dantas. Outra Carta Aberta de 42 procuradores da República lamentam o hábeas corpus decretado pelo ministro Gilmar Mendes e falam em “descarada afronta às instituições democráticas brasileiras”.

O professor e jurista Dalmo Dallari avalia que o ministro Gilmar Mendes errou no hábeas corpus por não levar em conta jurisprudências pacíficas de nosso tribunal, que evitam conceder liberdade a pessoas investigadas que possam interferir na investigação ou que tenham possibilidade de fugir do país. É o caso de Daniel Dantas que tentou corromper um delegado federal por R$ 1 milhão.

Não há propriamente surpresa nas atitudes do ministro Gilmar Mendes. Ele era o Advogado Geral da União na época em que Daniel Dantas, Fernando Henrique Cardoso e seu PSDB e o senador ACM com seu PFL comandavam a roubalheira com as privatizações das empresas estatais brasileiras.

LEIA A PROPOSTA DE IMPEACHMENT CONTRA GILMAR MENDES

11 de julho de 2008

 

Quando Lula se for, o que será do Brasil?

Se alguém, até alguns poucos anos atrás, dissesse que um dia eu veria banqueiros, advogados famosos, empresários ricos, políticos importantes, figuras proeminentes da sociedade sendo presas por atos de corrupção, dificilmente eu acreditaria. Durante o Governo Lula o risco de se meter em corrupção no Brasil vai se tornando cada vez menos compensador.

De repente começamos a ver corrompidos e corruptores sendo investigados e até presos. Muitos são céticos. Afinal, um dos dramas do Brasil é que o combate à corrupção ocorre apenas por iniciativa do Poder Executivo. A PF investiga e prende, o STF solta. Que o digam Gilmar Mendes ou Marco Aurélio de Mello.

Como bem disseram os jornalistas Conceição Lemes e Luiz Carlos Azenha, o que nos separa hoje da escuridão é apenas o Governo Lula. Em 2010, corremos o risco de ver esse processo civilizatório ser interrompido. A volta dos tucanos ao poder pode representar o fim da liberdade de atuação da Polícia Federal ou a volta de algum "engavetador-geral da República". É fundamental construir uma alternativa para substituir Lula.

Fonte: Blog Cidadania

 

Deputado ACM Neto, candidato a prefeito de Salvador, reúne-se com a bancada de Daniel Dantas

Deu no jornal Valor Econômico. Preocupados com o envolvimento do senador Heráclito Fortes (DEM) com o banqueiro Daniel Dantas, parlamentares do DEM se reuniram para “estudar a estratégia de defesa”. Estavam presentes o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), o deputado Paulo Bornhausen (SC), o deputado Ronaldo Caiado (GO) e o deputado ACM Neto, candidato do DEM à prefeitura de Salvador. Eles querem defender o senador Heráclito Fortes citado no escândalo como dono de uma conta em paraíso fiscal e alvo de um grampo no qual foi flagrado conversando com Daniel Dantas sobre negócios. Todos eles têm contato com Carlos Rodenburg, diretor do Grupo Opportunity, que se encontra foragido. ACM Neto tem tudo para se preocupar, já que o falecido senador ACM era do esquema de Daniel Dantas. ACM Neto não é o herdeiro Político?

 

"O senhor está preso", diz delegado a Dantas

Duas e meia da tarde. Dez de julho. Avenida 9 de julho, São Paulo. Saguão do edifício 5519. O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiróz ordena a dois outros agentes que o acompanhem. Ele comunica a um jovem advogado postado à sua frente: “vim aqui cumprir um mandado de prisão contra o senhor Daniel Valente Dantas, expedido pelo senhor juiz Fausto de Sanctis”. “Mas ele foi libertado”...o delegado interrompe a argumentação do jovem advogado, sobe o elevador e entra na ampla sala do escritório de advocacia. Mas ele foi libertado pelo STF...novamente o advogado é interrompido: “o que o doutor Gilmar Mendes apreciou foi a prisão temporária, aqui trata-se de um pedido de prisão preventiva”. Daniel Dantas toma um tranqüilizante. O ex-sócio do Citibank, o maior banco do mundo, da Pirelli, a maior empresa italiana, dos maiores fundos de pensão do Brasil leva o pulso direito para as costas e clic, as algemas se fecham. Daniel Dantas está preso novamente.

Na Era Lula o Brasil assiste enfim sua Operação Mãos Limpas.

LEIA MAIS EM TERRA MAGAZINE

10 de julho de 2008

 

Daniel Dantas está solto mas já foi intimado a depor

A revista Terra Magazine informa que embora Daniel Dantas já esteja solto, por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o banqueiro já foi novamente intimado a depor. E pelo mesmo delegado que coordenou a investigação que o levou à cadeia, Protógenes Queiróz. Desta vez a imprensa não perdeu o time e noticiou o fato em tempo real. Daniel Dantas foi para casa nesta madrugada (10) juntamente com seus parentes e sócios. Na verdade, o delegado teve receio da quadrilha se evadir, abrir o gás. Com a nova intimação a quadrilha do sistema financeiro, das negociatas das teles e de tudo o mais, está na mão.
Em outra matéria, Bob Fernandes, Editor de Terra Magazine, relata a luta intestina da Polícia Federal para investigar e prender Daniel Dantas e sua turma. Foi dureza.

LEIA TUDO

 

Católicos baianos se reunem com candidato do PT à prefeitura de Salvador

Neste exato momento (quinta, 10/07) está ocorrendo um Café da Manhã, na Biblioteca do Mosteiro de São Bento, reunindo representantes da comunidade católica de Salvador e o candidato do PT à prefeitura de Salvador, Walter Pinheiro. O encontro foi organizado pelo deputado estadual Yulo Oiticica (PT), parlamentar que dedica seu mandato à defesa e promoção dos direitos humanos. estão presentes lideranças religiosas, padres e freiras, representantes de pastorais e de comunidades eclesiais de base.

A reunião representa a vitória da diversidade religiosa. Walter Pinheiro, evangélico, apoiado por católicos. O certo é que a tarefa de alinhar a Igreja Católica à campanha de Walter Pinheiro foi, com acerto, posta nas mãos do deputado Yulo Oiticica. Ele é membro ativo da Igreja e transita bem na Arquidiocese de Salvador. Iniciou sua militância na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP), participou das Comunidades Eclesiais de Base (CEB) e é membro da Rede Minka (Rede de Militantes Políticos da Pastoral de Juventude do Brasil).

 

Os sites dos jornalões não citaram a fonte quando despertaram para a notícia da prisão de Daniel Dantas

O comentário de Luciano Martins Costa sobre o susto que a imprensa levou com a prisão de Daniel Dantas é procedente. O título é "Notícia em tempo irreal", publicado no Jornal de Debates do Observatório da Imprensa. No programa "OI no Rádio" (09/07/08) ele afirmou que a notícia surgiu inicialmente na revista eletrônica Terra Magazine e logo em seguida os demais veículos começaram a copiar. Eram reproduções quase literais do texto original de Terra Magazine. Apenas o site "Último Segundo" citou a fonte. Os sites dos grandes jornais perderam para os veículos exclusivamente online. O mais ágil entre os jornais foi o G1, do Grupo Globo, mas ainda assim sem acrescentar novos dados.

A reprodução pura e simples do trabalho alheio revela certo vício da produção jornalística no Brasil: o que importa é sair na frente ou com o menor atraso possível. Ficou claro que a chamada notícia em tempo real, alardeada pelos sites dos jornais, não é baseada em jornalismo real. Por outro lado, a imprensa reagiu e realizou uma completa cobertura durante todo o dia. O Brasil está passando a limpo muitas de suas mazelas e a imprensa precisa acompanhar a faxina.

9 de julho de 2008

 

Ligações perigosas: Daniel Dantas, ACM, FHC, PFL, PSDB

Altamiro Borges, em artigo publicado nos sites Vermelho e Agência Carta Maior, lembra que a prisão do banqueiro Daniel Dantas se deu três meses após o mafioso fechar um dos maiores negócios do mercado de telecomunicações do mundo, que foi a venda de suas ações na Brasil Telecom e na Telemar (OI) por quase um bilhão de dólares.

Altamiro Borges relata que “o engenheiro e economista Daniel Dantas iniciou sua meteórica trajetória capitalista na Bahia, ligado ao grupo do ex-senador ACM. Ele foi conselheiro do PFL e chegou a ser cogitado para o Ministério da Fazenda por Collor de Mello. Também foi sócio de Nizan Guanaes na agência de publicidade preferida dos tucanos. Após fazer doutorado nos EUA, trabalhou no Bradesco. Seu banco, Opportunity, começou a operar em 1996, exatamente quando ganhou impulso a onda de privatizações desencadeada por FHC. Sua fortuna desabrocha com a criminosa privataria e com suas obscuras ligações com o poder. Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central, foi seu sócio”.

LEIA MAIS

 

O capo Daniel Dantas, consultor do PFL, foi uma invenção do falecido ACM

Eu aumento, mas, não invento. O chefe da megafraude no sistema financeiro, Daniel Dantas, dono do Grupo Opportunity, foi uma invenção de ACM, consultor do PFL (hoje DEM), e viveu o auge dos negócios no governo FHC com o apoio do PSDB e PFL. Agora entendi o DNA do banqueiro.

Segundo o Correio da Bahia (09/07/08), jornal da famiglia ACM, “Daniel Dantas sempre teve sua vida focada no trabalho. Montou uma fábrica de sacolas, teve posto de gasolina, trabalhou na indústria têxtil, em uma empresa de turismo e na Construtora Norberto Odebrecht. Aos 53 anos praticamente não tira férias”.

Ainda segundo o Correio da Bahia, “na década de 80, aos 25 anos, o então aluno da Fundação Getúlio Vargas – já formado em engenharia pela UFBA – se destacava dos demais. Na mesma FGV defendeu tese de doutorado em economia e fez pós-doutorado no Massachusetts Institute of Tecnology, EUA”.

Afirma o jornal que “Daniel Dantas começou sua carreira de economista conseguindo erguer o banco da tradicional família Almeida Braga, o Icatu. Pelas mãos de seu professor Mário Henrique Simonsen quase virou ministro da Fazenda no governo Collor. O baiano trabalhou no Bradesco, mas foi no Icatu que conseguiu dar o salto. Investidor nato, tem negócios em diversas áreas, incluindo mineração, pecuária, comunicações e até time de futebol, o Bahia Esporte Clube. Durante dez anos, ainda foi sócio do também baiano Nizan Guanaes na agência de publicidade DM9”.

A Tribuna da Bahia ((09/07/08) deu a pista para se entender a razão do elogio do Correio ao banqueiro: “o poder de Daniel Dantas vem lá de trás. Quem o inventou foi o falecido Antônio Carlos Magalhães”. A Tribuna da Bahia lembra que Collor de Mello o convidou para ser seu ministro da Economia. Recusou o convite porque poderia estar próximo do poder sem precisar passar pelo desgaste público de uma pasta ministerial. Zélia Cardoso que o diga.

Já a Folha de S. Paulo (09/07/08) acrescenta um detalhe ao perfil de Daniel Dantas: “Na Bahia, relacionou-se com Antônio Carlos Magalhães. Tornou-se CONSULTOR DO PFL”.

Outro detalhe que a Folha informa: “O Opportunity foi fundado em 1996. Foi quando os negócios de Dantas evoluíram por aproveitar as privatizações das telefônicas no GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO”.

O jornalista Kennedy Alencar, da Folha, também ajuda a desvendar as relações perigosas do banqueiro. Na campanha eleitoral de 2002, alertado pelo então ministro Luiz Gushiken, recusou ajuda financeira de Daniel Dantas. No governo de FHC Dantas obteve apoio do PSDB e PFL (atual DEM) para participar da privatização das teles. Nos anos de poder tucano, o banqueiro viveu o auge empresarial, inclusive foi convidado a jantar, em junho de 2002, com o presidente FHC. Segundo a Folha, o presidente Lula teria dito que, se dependesse dele, Dantas seria preso.

 

Se ACM fosse vivo votaria em Walter Pinheiro (PT) para prefeito de Salvador

O falecido senador ACM pregava abertamente que o prefeito de Salvador deveria ser do mesmo partido do governador do Estado, e que o governador do Estado deveria sempre estar colado ao presidente da República.

A radicalização desse pensamento levou o falecido mandão a apoiar prefeitos sem votos, nomeados pelos generais de plantão durante o regime militar. Passada a ditadura, ele dizia que o prefeito deveria abaixar a cabeça para o governo estadual por razões administrativas. Ele falava e mandava pau. Tanto que sabotou a administração de Lídice da Mata e provocou o caos na cidade do Salvador.

Mas, passado o tempo, sou forçado a admitir que ele tinha razão. De acordo com o pensamento de ACM, o melhor candidato à prefeitura de Salvador é Walter Pinheiro (PT), pela simples razão de ser do mesmo partido que o governador Jaques Wagner (PT) e do presidente Lula (PT).

Com Walter Pinheiro Salvador só tem a ganhar. Para que arriscar?

 

Graças ao PT foi possível pegar a quadrilha de Daniel Dantas

Apesar do esforço da grande imprensa (leia-se Folha de São Paulo, jornal O Globo e Estadão) em tentar comprometer o Partido dos Trabalhadores nas negociatas do Grupo Opportunity, foi graças ao PT que a Operação Satiagraha começou. Ilimar Franco, em sua coluna Panorama Político do jornal O Globo com o título "voto separado do PT pegou Dantas" registra que "foi graças a um voto em separado da líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC) e da então senadora Ana Júlia (PT-PA) que a atuação do banqueiro Daniel Dantas foi descrita entre as páginas 125 e 170 da CPI dos Correios. Foi a partir daí que o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, determinou a abertura de inquérito separado do mensalão, que foi concluído agora, com as prisões feitas pela Polícia Federal".

É sintomático que no dia da deflagração de uma das operações de maior impacto da Polícia Federal, na qual o banqueiro Daniel Dantas foi preso, o Congresso Nacional tenha emudecido. Não apareceu ninguém para jogar a primeira pedra. Não apareceu nehum valente do PT, do DEM ou do PSDB propondo criação de uma CPI parainvestigar os tentáculos de Daniel Dantas na política brasileira. também afirma o colunista Ilimar Franco, na edição de hoje (9/7/08). O silêncio é gritante. O pânico se deve às ligações políticas de Daniel Dantas tanto na bancada do governo quanto na bancada da oposição. Eduardo Azeredo, do PSDB mineiro, deve estar em pânico total, pois de suas armações nasceu o esquema do mensalão de Marco Valério.

Aliás, a Operação Satiagraha foi toda realizada com conhecimento e acompanhamento do ministro da Justiça Tarso Genro (PT). Aos políticos que lhe telefonaram apreensivos ele respondia que tratava-se de uma operação normal, conduzida sob rígido controle do ministério Público e da Justiça, fruto de uma investigação que vem sendo conduzida há quatro anos. Não há conotação político no sentido de perseguição a ninguém.

O noticiário envolvendo o nome do advogado Luis Eduardo Greenhalgh, ex-deputado do PT não deve prosperar. Não é ilegal, ainda, no Brasil o exercício da advocacia. Tanto que a Justiça negou pedido de prisão contra Greenhalgh feito pela PF. Já o tiroteio do advogado de Daniel Dantas contra o governo e o PT não tem credibilidade. O advogado Nélio Machado faz ameaças, joga merda no ventilador, para causar confusão e ajudar na defesa de seu cliente Daniel Dantas. O advogado de Daniel Dantas investe contra o PT o que engrandece o PT. O jornal O Globo tenta dar manchetes envolvendo o nome do ex-ministro José Dirceu. "Dirceu está sendo investigado". Ora, José Dirceu é a pessoa mais investigada neste país.

Tem gente do DEM, do PTB, do PSDB e de outros partidecos envolvida com Daniel Dantas, mas a mídia dá manchete apenas contra o PT, que favoreceu a investigação e contra o governo Lula, que autorizou a investigação através do Ministério da Justiça.

 

A imprensa brasileira se curva ao jornalismo de Terra Magazine

Praticamente toda a imprensa brasileira se curvou ao jornalismo da revista eletrônica Terra Magazine, comandada pelo jornalista baiano Bob Fernandes e de cuja equipe faz parte Cláudio Leal, outro baiano saído do jornal A Tarde. Poucos blogs e sites não citaram a fonte do furo jornalístico de Terra Magazine. O jornal A Tarde corretamente citou a fonte ao noticiar hoje (9) a prisão de Daniel Dantas. Mas alguns (poucos) "formadores de opinião" chuparam a informação sem citar a fonte.

O escândalo do Grupo Opportunity tem grandes repercusão na Bahia. O baiano Guilherme Sodré Martins, lobista de Daniel Dantas, teve seu telefone grampeado pela PF. Sodré Martins é aquele que pediu emprestada a lancha da Gautama para um passeio pela Baía de Todos os Santos com a ministra Dilma Roussef e o governador Wagner.

O PT vai acabar sendo a Geni no caso da prisão do banqueiro.

Estava demorando. Como é que a imprensa não achava um jeito de incluir o nome do ex-ministro José Dirceu no escândalo Daniel Dantas? José Dirceu e o PT acabam sempre, para certa imprensa, sendo a Geni. "Joga bosta na Geni, ela veio para apanhar". Era óbvio que o nome da ministra Dilma Roussef seria citado.

A Terra Magazine já descobriu que um imenso lobby foi feito junto ao PT, ao governo federal e ao PT. Mas também descobriu que Dilma Roussef não aceitou o cerco. Deu errrado. O nome de Zé Dirceu, a eterna Geni da grande imprensa, ainda não foi citado, mas o de Luiz Eduardo Greenhalgh, ex-deputado federal do PT já foi.

A Terra Magazine informa que "Greenhalgh, segundo apurações da PF, manteve contatos intensos e freqüentes com Humberto Braz em defesa dos interesses de Dantas. Humberto Braz foi presidente da Brasil Telecom Participações durante a gestão Dantas, quando cuidava dos interesses do Opportunity junto à imprensa, Marcos Valério e mais uma série de episódios, todos devidamente apurados pelas auditorias feitas pela BrT. Depois que fundos e Citibank demitiram Dantas do controle da BrT, Humberto Braz continuou prestando serviços ao Opportunity".

A prisão preventiva de Eduardo Greenhalgh foi pedida pela Polícia Federal, mas sabiamente não foi concedida pela Justiça. Não basta ser citado em telefonemas para ser culpado de nada. Esse é o risco dessas investigações feitas à base de escutas telefônicas.

Quando sairão os nomes dos jornalistas envolvidos? Tem gente da Folha de São Paulo envolvida.

A investigação detectou que muitas manipulações na imprensa foram realizadas, principalmente no auge da investigação durante as negociações finais para a venda da Brasil telecom para a OI. no início de 2008.

LEIA MAIS EM TERRA MAGAZINE

8 de julho de 2008

 

Daniel Dantas está preso por causa da conta nas Ilhas Cayman e Celso Pitta porque recebia dinheiro vivo de Naji Hahas

Já sei o que significa Satiagraha. Operação Satiagraha da Polícia Federal, aquela que prendeu Daniel Dantas e a quadrilha. Bob Fernandes, da revista eletrônica Terra Magazine, explica: Satiagraha é um termo em sânscrito composto por duas palavras: "Satia", que é "Verdade", e "Agraha", que pode ser traduzida como "Busca". Satiagraha significa “Busca da Verdade”. Esse pessoal da Polícia Federal está cada vez mais criativo.

Daniel Dantas também foi preso pela tentativa de corromper o delegado federal Vitor Hugo. A devassa aos subterrâneos do Grupo Opportunity põe a nu o capitalismo brasileiro. Maracutaias de US$ 2 bilhões (dois bilhões de dólares). Finalmente a espionagem da multinacional Kroll contra empresários, autoridades e JORNALISTAS começa a ser desvendada. Daniel Dantas e Naji Hahas são os “capos” de uma grande organização criminosa. São os capitalistas brasileiros. A S/A do crime financeiro.

 

A imprensa baiana tropeça na cobertura da II Conferência Estadual dos Idosos

Hoje à noite (terça, 8 de julho), às 19h, o governador Jaques Wagner abre os trabalhos da II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, no Centro de Convenções da Bahia. Os debates vão se prolongar até quinta-feira (10) e envolvem cerca de 400 pessoas: 150 delegados eleitos nas 17 conferências territoriais realizadas, 150 convidados e pelo menos 100 observadores.

Hoje, terça (8), pela manhã, a Secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Marília Muricy, convocou entrevista coletiva para falar da II Conferência Estadual e colocar à disposição da imprensa os convidados, entre eles o presidente Nacional do Conselho da Pessoa Idosa, Paulo Roberto Ramos, e o Sub-Secretário da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Perly Cipriano.

Fui lá. Mas foi uma decepção. A imprensa escrita da Bahia não apareceu. Os radialistas nada. A TV Band compareceu com uma pauta velha, assunto abordado no dia 2 de junho, sobre uma suposta regalia a um preso dentro de uma cela na Penitenciária Lemos de Brito. A TV-E entrevistou Perly Cipriano no estúdio. A TV Itapoan da Rede Record chegou atrasada, mas, pelo menos a repórter se interessou pelo importante evento. Mais nada.

Minha esperança é que, com a presença do governador Wagner, a imprensa se interesse pelo assunto. Apesar do Estatuto do Idoso, da adesão do Brasil às convenções internacionais, de ótimas leis e da prioridade dada ao assunto pelo Governo Lula, o cenário dos direitos dos idosos continua grave. Até o benefício de um salário mínimo, assegurado pela Previdência Social, está tendo um efeito negativo entre muitas famílias. Parentes maltratam os velhos, interessados no dinheiro que eles representam. A sociedade brasileira ainda não se deu conta que o envelhecimento com dignidade é um direito fundamental. Nem a sociedade, nem a mídia, pelo visto.

Na coletiva, encontrei Gilson Costa que, do alto de seus 80 anos e sete meses, como presidente da Casa do Aposentado, fez uma lúcida preleção sobre os direitos do idoso que não estão sendo respeitados em sua plenitude, principalmente nas áreas do transporte e da saúde. Tem motorista de ônibus que se faz de cego quando tem idoso no ponto. Tem jovem que se recusa a ceder o assento no ônibus. Também estavam a postos os coordenadores Márcia Misi e Fred Fernandes, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. É comovente a garra com que esse pessoal enfrenta a missão de efetivar os direitos dos idosos na Bahia. É decepcionante a insensibilidade da imprensa para o tema.

Quando se trata de manchetar escândalos a mídia funciona, quando se trata de divulgar experiências exitosas a mídia se cala.

 

Paulo Henrique Amorim afirma que Daniel Dantas comprou metade do Brasil

O jornalista Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada, afirma que Daniel Dantas e suas várias quadrilhas foram presos graças ao trabalho exemplar do delegado federal Protógenes Queiróz. Ele investiga Daniel Dantas há pelo menos quatro anos, desde a Operação Chacal, desfechada em 2004. Desde então botou Maluf na prisão, que o STF soltou; depois desmontou a máfia russa do Corinthians; e também devassou a teia do maior contrabandista brasileiro, Law Kim Chong, que também continua solto graças à Justiça. Paulo Henrique Amorim afirma que Daniel Dantas comprou, corrompeu, metade do Brasil, entretanto os delegados Paulo Lacerda e Protógenes Queiróz ficaram na outra metade que não foi comprada.

LEIA NO CONVERSA AFIADA

 

Polícia Federal prende banqueiro Daniel Dantas do Grupo Opportunity

Desde as seis horas da manhã está em andamento a Operação Satiagraha, da Polícia Federal. O furo jornalístico foi dado pela revista Terra Magazine, editada pelo jornalista Bob Fernandes. Daniel Dantas já está preso. Mas são 24 mandados de prisão a cargo de 30 agentes da Polícia Federal. A operação foi deflagrada na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e em Brasília. Há também 56 ordens de busca e apreensão. Já estão presos a irmã de Daniel Dantas, Verônica e seu ex-cunhado e ditrigente da OPP, Carlos Rodenburg, o diretor Arthur de Carvalho, o presidente do Grupo Dório Ferman, o conhecido especulador Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta.. Eles estão presos sob acusação de formação de quadrilha, gestão fraudulenta, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Uau!. A Era Lula é realmente impressionante.

Ouvi a notícia no programa matinal do radialista Cristóvão Rodrigues na Rádio Itaparica FM, de Salvador.

LEIA TUDO EM TERRA MAGAZINE

7 de julho de 2008

 

Secretária de Justiça da Bahia, Marília Muricy, apresenta à imprensa II Conferência Estadual do Idoso

A Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, Marilia Muricy, concede coletiva à imprensa nesta terça-feira (8 de julho), às 10:30h, no auditório da própria secretaria, no Centro Administrativo da Bahia, para apresentação da II Conferência Estadual do Idoso e dos palestrantes convidados. É uma oportunidade para a imprensa falar com os palestrantes.

Estarão presentes na coletiva o Presidente do Conselho Nacional do Idoso, Paulo Roberto Barbosa Ramos, o Subsecretário Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Perly Cipriano, o presidente da Casa do Aposentado, Gilson Costa e o Superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Frederico Fernandes de Sousa.

A cerimônia de abertura ocorre logo mais, às 19h, no Centro de Convenções da Bahia, com a presença do governador Jaques Wagner. A conferência magna estará a cargo do presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Paulo Roberto Ramos. A II Conferência Estadual é etapa preparatória para a Conferência Nacional, que vai ocorrer no final de outubro.


TERRA MAGAZINE ENTREVISTA MARÍLIA MURICY

A propósito, a revista eletrônica Terra Magazine publica uma excelente entrevista com a Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, Marília Muricy. Os entrevistadores foram os jornalistas Bob Fernandes e Cláudio Leal.

Ela fala sobre a “guerra civil” vivida pelo país, a relação entre as políticas de direitos humanos e a segurança pública, o isolamento da classe média em guaritas, a predominância da segurança privada. Ela fala também sobre o aumento da violência na Bahia, o tráfico, o sentimento de vingança na sociedade e as mudanças no sistema carcerário.

Marília Muricy insiste na defesa dos direitos humanos.

LEIA ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

 

O que ACM Neto (DEM) pretende fazer com uma campanha avaliada em R$ 8 milhões?

O candidato do DEM a prefeito de Salvador, ACM Neto, mudou de atitude. Em sua última campanha para deputado federal teve a cara-de-pau de declarar ao TRE um gasto risível de R$ 400 mil. Como pode ser? Esse valor não pagava dois shows de qualquer cantora de axé-music. Estava óbvio que mentiu. Agora, ele declarou que a campanha a prefeito vai custar R$ 8 milhões, a mais cara de todas. O que será que ACM Neto vai fazer com tanto dinheiro? Com essa gente é oito ou oitenta...

O prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) declarou que sua campanha vai gastar 5 milhões. Walter Pinheiro (PT/PSB) declarou que a campanha vai custar R$ 4,6 milhões. As duas projeções estão bastante equilibradas. E o tucano Antônio Imbassahy?. Mesmo com Duda Mendonça, acostumado a fazer campanhas milionárias, ele declarou que vai gastar singelos R$ 3,9 milhões.

6 de julho de 2008

 

Chico Bruno faz intriga contra campanha de Walter Pinheiro

Chico Bruno, radialista, publicitário, consultor político muito conhecido na Bahia, no primeiro dia de campanha eleitoral partiu para a intriga seletiva em seu blog “Política e Cia Ltda”, disparado do exílio no Estado do Amapá.

Ele copiou uma foto do site “Bahia Notícias”, de Samuel Celestino, registrando o início da campanha de Walter Pinheiro, candidato a prefeito de Salvador pelo PT.
O título da nota de Chico Bruno é: “Pinheiro pode estar cometendo uma irregularidade”. Segundo Chico Bruno, a foto de militantes do PT com bandeiras induz uma pergunta: Será que o candidato do PT já tem CNPJ? Ele mesmo responde: pelo que foi apurado, ainda não.

Chico Bruno acha que qualquer propaganda eleitoral só pode começar depois de registrado o CNPJ do comitê eleitoral, segundo a cartilha da Receita Federal e do TSE. “Pode vir punição do TRE. Ou pelo menos muita reclamação dos adversários”, sugere o articulista da...Folha do Amapá.

O engraçado é que no mesmo site Bahia Negócios há fotos de ACM Neto (DEM) começando a campanha em Periperi e de João Henrique (PMDB) começando a campanha no Subúrbio Ferroviário. Muito provavelmente Antônio Imbassahy (PSDB) também esteve nas ruas neste domingo. Reclamação de quem cara-pálida?

Mas Chico Bruno, não sei porque cargas dágua, fez o alerta somente a respeito da campanha de Walter Pinheiro. Mas, e o resto? Não estariam todos eles também incorrendo em irregularidades? Com esse espírito essa campanha vai ser uma baixaria só.

Está inaugurada a temporada de intriga seletiva.

 

Tânia Bacelar explica como e porque o Brasil está mudando

O transatlântico Brasil, paquidérmico e lento, está mudando. A economista e socióloga Tânia Bacelar (UFPE) em artigo intitulado “Globalização e Território”, publicado no Le Monde Diplomatique Brasil (junho de 2009), depois de lembrar que a inserção do Brasil no sistema global ocorreu com a própria conquista e colonização, deixando-nos três heranças históricas (vastidão geográfica, forte assimetria regional e escandalosa desigualdade social) ao longo dos séculos, ela afirma que o país tem mudado. E a principal mudança é a desconcentração econômica para fora do Sudeste, além da modificação no padrão da distribuição de renda.

Do ponto de vista da indústria, a mudança já é muito grande. A região metropolitana de São Paulo chegou a ter 43% da indústria do país, mas recuou para 22%. O Estado de São Paulo detinha 60% das indústrias, mas caiu para 44%. Ao mesmo tempo muitas indústrias foram para Manaus e o Nordeste dobrou seu peso nacional. Observa-se um processo de relocalização industrial, que está em curso desde os anos 1970. Há também alteração na composição etária da população. Há menos nascimentos e gente vivendo mais. A localização espacial das populações está mudando também. O Centro-Oeste e o oeste do Nordeste, antes desocupados, estão sendo preenchidos econômica e demograficamente.

Tânia Bacelar citou um estudo do professor Clélio Campolina (UFMG). Tomando como referência o ano 1975, ele dividiu os anos seguintes em quinqüênios. Antes, o Nordeste perdia 900 mil pessoas a cada cinco anos, agora está perdendo 700 mil pessoas. A emigração se reduziu. Os migrantes saem da zona rural, mas vão para as cidades médias do próprio Nordeste ou para a fronteira agrícola. Não vão mais para São Paulo que já tem 2 milhões de desempregados. O Sul cresce, o Norte cresce, o Centro-Oeste mantém-se atrativo, recebendo 300 mil pessoas por qüinqüênio. O processo é de desconcentração industrial e demográfica, em plena era da globalização.

A mudança mais interessante é a emergência do Nordeste, antes visto como região problemática. Tânia Bacelar critica a máxima neoliberal “pensar globalmente e agir localmente”. É que os agentes globais não querem saber de escala nacional, regulações, querem ter total liberdade nos territórios alheios. A mais contestada é a escala nacional. Afinal, aí é que a luta social conseguiu impor regulações ao capitalismo. A legislação trabalhista é nacional, assim como o salário mínimo, a moeda e o Estado. Para o capital, o território é apenas “palco de operações”, para ela os territórios são “construções sociais”. O Brasil muda e redefine sua inserção na era da globalização.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?