13 de novembro de 2008

 

Geddel não ia apagar o fogo da Chapada? A Chapada continua em chamas. Apaga o fogo, Geddel

Todo ano entre os meses de setembro e fevereiro, quando as temperaturas ficam elevadas e os agricultores (pobres e ricos) queimam suas roças, o Parque Nacional da Chapada Diamantina pega fogo. O IBAMA, aciona o Sistema de Prevenção Nacional de Combate aos Incêndios – PrevFogo, com 42 brigadistas profissionais e 150 voluntários. Os moradores conscientes também são mobilizados. Para efeito midiático, o ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, anunciou o envio de 30 bombeiros, além dos 100 que já estão na área e ainda mais 24 brigadistas. Também estão sendo usados cinco aviões, entre eles um Hércules da FAB e três helicópteros.

Mas, a Chapada Diamantina continua em chamas.

Geddel não disse que ia apagar o incêndio? Apaga o fogo, Geddel.

 

Falso New York Times anuncia o fim da guerra no Iraque

O grupo ativista norte-americano Yes Men está distribuindo edições falsas do jornal The New York Times nas cidades de Nova York e Los Angeles. A manchete é "Acaba a Guerra do Iraque". Uma das notícias é sobre o atual presidente George W. Bush, sendo julgado por crimes de guerra. Outra é sobre a revogação do Ato Patriota. Uma terceira anuncia um novo plano de impostos pelo Tesouro.

O blog do Sérgio D`Ávila informa que voluntários distribuíram cerca de 1,5 milhão de cópias falsas, nas entradas dos metrôs e locais de grande movimentação. Para realizar a ação, o grupo criou um site para a operação, chamado BecauseWeWantIt, e uma outra página virtual reunindo um time de advogados preparados para liberar algum voluntário que fosse preso.

Segundo o "comitê editorial" da publicação, "os cidadãos que publicaram este jornal passaram os últimos oito anos sonhando com um mundo melhor. Este mundo, embora ainda esteja muito longe hoje, vê que finalmente é possível mudar, mas apenas se os milhões de nós o exigirem e obrigarem o governo a fazer seu trabalho".

VEJA A EDIÇÃO FALSA

12 de novembro de 2008

 

A boneca Raimunda e a tortura

No site da revista Carta Capital, o jornalista e escritor Emiliano José assina artigo intitulado “A boneca Raimunda e a tortura”. Ele ressalta que chega a ser um contra-senso o debate sobre a tortura e a anistia. Trata-se de um crime imprescritível e por isso deve ser apurado e punido. A AGU se equivoca ao defender os torturadores. Como beneficiar os que se deram ao direito de torturar? O terrorismo de Estado não pode ficar impune. Daí que ele aplaude o projeto Memórias Reveladas anunciado pela ministra Dilma Roussef, que prevê a abertura dos arquivos da repressão.

A verdade revelada sobre a tortura é terrível. Anita Fabbri e Márcia Basseto foram presas em 1977, no governo Geisel. Márcia Basseto guardou as lembranças. Foi presa com Celso Brambilla. Tinha acabado de completar 21 anos. Os dois faziam a luta política em São Bernardo (SP) e levavam no carro panfletos mimeografados contra a alta do custo de vida e a ditadura militar. Caíram no pau-de-arara, choque elétrico, roleta-russa, socos, pontapés, surras com pedaços de pau. Anita Fabbri era torturada porque encontraram um bilhete em que ela falava sobre Raimunda. Eles queriam Raimunda e a tortura aumentou.

Tiraram a roupa de Anita, apertaram seus mamilos, arrancaram-lhe os pelos da região pubiana, deixaram-na nua e aplicaram choques elétricos. Amarraram Anita na “cadeira-do-dragão”, um assento com encosto metálico eletrificado, e deram-lhe choques na região genital. Tudo porque ela mencionou, em delírio, o nome de Raimunda, uma boneca da infância.

LEIA NA ÍNTEGRA

 

PT de Salvador assume oposição ao prefeito João Henrique (PMDB)

Não poderia ser de outro modo. Depois de lançar candidatura própria à prefeitura de Salvador, o PT só teria o caminho de fazer oposição ao prefeito reeleito João Henrique (PMDB). Vitaminado por uma bancada de seis vereadores, o PT vai se juntar, certamente, ao PSB e PCdoB na oposição.

Tem muito trabalho pela frente. O prefeito reeleito defende com unhas e dentes o PDDU que entrega a cidade à sanha predatória das imobiliárias e construtoras. A imprensa começa a descobrir que a capital baiana está falida, apesar dos desmentidos oficiais. Até hoje os cartazes eleitorais do próprio prefeito não foram retirados dos postes e espaços públicos. Salvador está uma sujeira.

A vereadora Vânia Galvão, presidenta do Diretório Municipal do PT, ressalta que será uma oposição responsável à gestão do prefeito João Henrique e não à cidade de Salvador. Até o momento apenas o PT se manifestou formalmente. O próximo passo será convocar os representantes do movimento social e cobrar as promessas de campanha.

 

É preciso ficar de olho vivo em Roberto Muniz, o novo secretário da Agricultura da Bahia

O movimento que o governador Jaques Wagner faz é correto. É preciso garantir maioria na sua base parlamentar para governar. Daí a indicação do deputado estadual Roberto Muniz (PP) para o cargo de secretário da Agricultura, em substituição ao competente deputado federal Geraldo Simões, que retorna à Câmara dos Deputados. Não há crise.

O PP faz parte da base governamental do presidente Lula. Se serve para ele, serve para Wagner. Afinal, além da bancada parlamentar, são 38 prefeitos e 33 vice-prefeitos eleitos pelo PP na Bahia.

Também é compreensível a reação indignada do PT de Lauro de Freitas. Como candidato a prefeito derrotado de Lauro de Freitas, Roberto Muniz foi protagonista de graves acusações, infâmias e baixarias nunca dantes vistas nas disputas municipais, em particular contra a prefeita reeleita Moema Gramacho.

Mas o PT de Lauro de Freitas tem de entender que não é o umbigo da Bahia. Nem mesmo Moema Gramacho é o centro da política baiana, apesar de guerreira e vitoriosa.

De qualquer forma, como o grupo de Roberto Muniz, João Leão etc fez de Lauro de Freitas um balcão de negócios, em outros tempos, estaremos de olho vivo neles, minha gente.

 

“Cabresto sem nó” repercute blog Bahia de Fato

Agnelo Régis enviou o seguinte e-mail: “parabéns pelo texto. É a pura verdade o que foi dito e o cidadão brasileiro precisava saber. Fiquei emocionado quanto li o texto; sou analista tributário da Receita Federal e por aqui acontece a mesma coisa. Fiscais elitistas junto a um retrógrado (Unafisco) fazem de tudo para garantir privilégios e atribuições das mais genéricas no intuito de impedir avanços na legislação tributária por parte de categorias que realmente trabalham em prol do serviço público”.

CONFIRA O CABRESTO SEM NÓ

 

Para jornal norte-americano, Lula é o Obama do Brasil

Vale o registro. Em editorial intitulado “O Obama do Brasil”, o The Christian Science Monitor destaca o que considera pontos comuns dos dois líderes: como Barack Obama, Lula veio da pobreza e da esquerda política. Ambos chegaram ao poder. O editorial afirma que, com Lula, o Brasil deixou de ser “um gigante adormecido” graças a soluções práticas que agradam investidores globais e também à maioria dos brasileiros. O Brasil é um modelo para outros países na agricultura, na política social e na diplomacia e o presidente Lula pode dar boas lições a Barack Obama, afirma o jornal. "Com (Luiz Inácio Lula) da Silva e Obama, Estados Unidos e Brasil têm coisas demais em comum para não compartilhar a liderança regional e global", diz o editorial.

LEIA MAIS

11 de novembro de 2008

 

Até que enfim leio uma informação consistente sobre o fisco baiano. Foi preciso pagar um “Informe Publicitário”.

Como jornalista, eu me considero suficientemente alfabetizado e relativamente bem-informado. Digo relativamente porque a imprensa mente muito. Evitei me manifestar sobre a pendenga entre alguns servidores do fisco e o secretário da Fazenda, Carlos Martins, porque não estava entendendo nada. Os jornais somente davam a versão dos servidores. Agora me surpreendo com um “Informe Publicitário” no jornal A Tarde (11.11). Finalmente, leio alguma coisa que faz sentido. Lamentável que tenha sido necessário pagar por um esclarecimento.

O “Informe Publicitário” é assinado pelo Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindifaz). Fiquei sabendo que a Secretaria da Fazenda vai reestruturar as carreiras do fisco estadual e discute com o Sindifaz as modificações propostas. As mudanças contam com apoio de 90% dos fiscais da Fazenda e são aguardadas há 18 anos pela categoria.

O que vem prevalecendo na imprensa é a versão de um pequeno grupo elitista que sempre ocupou cargos de mando na Secretaria da Fazenda. Este grupo quer impedir, por interesse próprio, que se avance para uma carreira moderna e justa. A Bahia precisa saber que as mentiras repetidas pelo pequeno grupo elitista que atua no Fisco têm um motivo: manter privilégios individuais.

Falam até num inexistente “trem da alegria”. É falso. A proposta do governo NÃO prevê que agentes de tributos sejam transformados em auditores fiscais. A proposta NÃO prevê novos janeleiros, não permite que se repita o que aconteceu em 1989, quando Analistas Administrativos se transformaram em Auditores, sem concurso público, beneficiando alguns dos estridentes que protestam - falsos defensores de concurso e da moralidade.

Os que gritam contra as propostas da Secretaria da Fazenda são os mesmos que em 2006 aprovaram a carreira única no Fisco. À época, isso lhes era conveniente. Hoje, mudaram de posição e estão contra algo que é inferior ao que aprovaram quase que por unanimidade há dois anos.

O secretário Carlos Martins está tendo a coragem de enfrentar o atraso e fará a Bahia se igualar aos demais 25 estados da Federação, que já promoveram as mudanças nas carreiras do Fisco. As propostas do governo merecem aplauso de Auditores Fiscais, Agentes de Tributos e da sociedade em geral, pois vão adequar as atribuições dos cargos do Fisco às práticas efetivas de fiscalização existentes há décadas e ainda às mais recentes reformas tributárias.

A imprensa baiana tem que se mancar e parar de repetir mentiras de um pequeno grupo de servidores que só enxerga... seu próprio umbigo.

 

Lula beneficia a Bahia com mais duas universidades federais

Se considerarmos que a Universidade Federal da Bahia (UFBA) nasceu da antiga Escola de Cirurgia da Bahia, criada em 1808 e mãe da Faculdade de Medicina da Bahia, contam-se 200 anos. Mas, se considerarmos que a origem da UFBA foi a junção de seis faculdades, contam-se 62 anos. Nunca antes na Bahia...

Seja como for, o fato é que somente no Governo Lula a Bahia ganhou sua segunda universidade federal – a Universidade Federal do Recôncavo e ainda alguns campus da Universidade Federal do São Francisco. No orçamento de 2009, a UFBA vai levar R$ 257 milhões. Nada mal para um presidente-operário.

Mas a expansão universitária na Bahia não vai ficar por aí. Os deputados federais Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB) estão trabalhando juntos numa emenda que visa a alocar R$ 20 milhões para as quatro universidades estaduais baianas – Uneb, Uefs, Uesc e Uesb.

Uma terceira universidade federal, entretanto, está engatilhada. É a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), que será sediada em Barreiras. Em 2009 haverá o seu primeiro vestibular e já estão alocados R$ 20 milhões no Orçamento da União. Novamente aí tem o dedo do deputado federal Walter Pinheiro (PT) e claro, do reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho.

Com informações de A Tarde.

 

Os antilulapetistas radicais estão caladinhos

Os empresários brasileiros estão caladinhos. Não há clima para choradeira e reclamações. O Governo Lula tem elevado o crédito e socorrido as empresas. A ampliação do prazo de pagamento de cinco tributos federais anunciada pelo governo federal vai deixar R$ 21 bilhões no caixa das empresas por dez dias.

Isso é parte de um pacote de cinco medidas. Lula mostra preocupação em reduzir o impacto da crise financeira na economia. Entre as medidas estão a disponibilização de R$ 10 bilhões do BNDES para financiamento a empresas, R$ 5 bilhões do Banco do Brasil para pequenas e médias empresas e R$ 4 bilhões para financiamento de automóveis. O dinheiro para os bancos das montadoras já foi liberado.

Alguns jornais alardeiam que empresários e trabalhadores esperavam mais. Como poderiam esperar mais? São os mesmos empresários que pregavam o enxugamento do Estado e o neoliberalismo total. O Governo Lula faz a sua parte. O alívio ao caixa das empresas é necessário, daí agir o governo acertadamente ao adotar medidas que permitam mais crédito e mais capital de giro. Acho até que Lula está exagerando ao disponibilizar tantos recursos.

Cabe agora aos bancos a concessão de mais linhas de crédito aos consumidores. Com a cobertura dada pelo governo não há razão para que não sejam autorizados empréstimos, já que 80% de todo o crédito do país é captado internamente, sem depender absolutamente nada do crédito externo. Chega a ser um absurdo que o presidente considere necessário fazer apelos para a liberação de empréstimos da parte dos bancos.

O fato é que, apesar do desejo da mídia e da oposição, o Brasil não quebrou nem vai quebrar.

Eu sou lulo-petista radical. E tem antilulapetista radical que está inconformado porque o Brasil está dando certo. Até mesmo no auge da crise global do neoliberalismo.

Os “cansados” de ontem calaram-se.

 

Salvador é uma cidade falida. E agora João?

A bancada de oposição ao prefeito João Henrique (PMDB), da qual fazem parte os seis vereadores eleitos do PT, já podem começar a atuar. Primeiro, a cidade está imunda com cartazes do próprio prefeito reeleito; segundo, está começando a se configurar um escândalo o alvará de construção para um edifício na encosta da Ladeira da Barra e, terceiro, o Jornal do Brasil comprova que Salvador é uma cidade falida.

O atual prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), deve uma explicação ao prefeito eleito João Henrique (PMDB). É que Salvador está entre as cinco capitais em situação de falência, todas quebradas financeiramente. Há problemas junto ao Tesouro e há desobediência à Lei de Responsabilidade Fiscal. O Jornal do Brasil (11/11), em reportagem de Marcos Seabra, acaba de expor o “problemão”.

Segundo o Jornal do Brasil, “pelo menos cinco, dos 26 prefeitos das capitais brasileiras que tomam posse no dia 1º de janeiro vão encontrar os cofres municipais endividados. Belo Horizonte, Cuiabá, Florianópolis, Maceió e SALVADOR, estão virtualmente FALIDAS, se levada em conta a situação financeira de dezembro de 2007, último mês com dados completos de despesas e receitas dessas capitais informados à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), como manda a legislação, entre elas a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”.

Levantamento realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) - Fundação Prefeito Faria Lima – com exclusividade para o Jornal do Brasil – indica que essas capitais NÃO teriam recursos para saldar todas as suas dívidas com vencimentos no período de 12 meses posteriores às informações prestadas à STN.

O estudo do Cepam levou em consideração apenas os dados que indicam a situação financeira do município. “Desde o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal um dos principais cuidados que os municípios vêm tomando está relacionado ao equilíbrio financeiro, em especial o de curto prazo, representado de um lado pelas disponibilidades (dinheiro em caixa, depósitos bancários e aplicações financeiras) e do outro lado o passivo financeiro, grupo das obrigações financeiras que engloba as chamadas dívidas flutuantes que normalmente representam as dívidas de curto prazo (restos a pagar, retenções previdenciárias a recolher, consignações em folhas de pagamento e cauções em dinheiro)”, explica o técnico do Cepam.

Se Salvador está falida, João Henrique (PMDB) não cumpriu a LRF.

10 de novembro de 2008

 

Sobre o uso radical da blogosfera na campanha de Obama

De todo esse bombardeio midiático sobre as eleições nos EUA, chamou-me a atenção a resposta da professora Ivana Bentes, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, à pergunta do jornalista Euclides Santos Mendes, em entrevista publicada no Caderno MAIS, da Folha de S. Paulo (09.11).

FOLHA - As novas mídias, sobretudo a web, tiveram papel central na campanha (de Obama). Após esta eleição, o que muda na relação da mídia tradicional (jornal, TV, rádio) e das novas mídias com a política?

IVANA BENTES – Os eleitores de Obama mobilizaram a blogosfera. O candidato teve recorde de doações pela Internet para sua campanha, sendo financiado pelos próprios eleitores, fato enédito.

Respondeu as acusações postando vídeos no YouTube, disseminando imagens no Flickr, mensagens diretas para os celulares dos eleitores e mensagens instantâneas no Twitter, seguidas por milhões na rede.

A possibilidade de uma “democracia participativa” (apesar do caráter representativo e indireto do sistema de votação nos EUA) surge nessa forma potencial e uso das redes sociais, de relacionamento e compartilhamento.

Por meio delas, o eleitor constrói a informação, intervém nos discursos, reage contra a mídia tradicional, repercute, interage e se mobiliza numa forma de ativismo que coloca em xeque a centralidade da mídia tradicional e da democracia representativa.

TVs e jornais tiveram que se associar á Internet, ao YouTube, fazer debates on-line com a participação dos internautas

Um dos primeiros fatos midiáticos na campanha de Obama surgiu quando uma eleitora escreveu o nome do candidato no traseiro, criou um jingle divertido e postou esse vídeo de “agitprop” no YouTube, obtendo milhões de cliques de atenção na mídia global.

Num só ato, sublinhou a caretice do marketing político tradicional e apontou para uma questão decisiva: cultura política descentralizada, heterogênea e novas formas de ativismo.

 

Salvador continua suja com cartazes do prefeito João Henrique (PMDB)

Eu já estava ficando incomodado. Transito pelo Itaigara e os postes azuis estão agredidos pelo coração amarelo e o número 15. Passo no Rio Vermelho, os cartazes do João estão lá. Estão por toda a cidade, nos terrenos baldios e muros. É uma poluição total. A edição de 8/9 de outubro da Tribuna da Bahia aborda a sujeira, mas generaliza a responsabilidade e ilustra a matéria com a propaganda do PT e de Walter Pinheiro. Não é o fotógrafo que é vesgo, é o editor.

O prazo para os candidatos à Câmara Municipal retirarem a sujeira terminou no último dia 4 de novembro. O prazo para que o prefeito reeleito João Henrique (PMDB) retire sua sujeira termina dia 26 de novembro. A lei determina que os candidatos retirem a sujeira 30 dias após o pleito. Mas João Henrique (PMDB) por uma questão moral deveria ser o primeiro a dar o exemplo.

Acho grave que o prefeito reeleito mantenha a sujeira eleitoral nas ruas e postes.

 

O Brasil precisa de uma lei de combate e prevenção à tortura

O Anteprojeto de Lei que vai instituir o “Sistema Nacional de Prevenção à Tortura e o Mecanismo Preventivo Nacional” está avançando. O assunto foi tema da reunião do Comitê Estadual Contra a Tortura, realizada (07.11), na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) do Estado da Bahia, com presença de representantes das áreas de justiça e segurança pública. A Bahia foi selecionada para participar do projeto-piloto.

O Superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria da Justiça, Frederico Fernandes, presidiu a reunião. Estiveram presentes, o coordenador do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Pedro Montenegro, o deputado do PT, Yulo Oiticica, o representante da Associação dos Peritos Médicos e Odonto-legistas (APMOLBA), Márcio Câmara, o representante do Grupo Tortura Nunca Mais, Arnaldo Fernandes Souza Neto, o promotor do Ministério Público, Almiro Sena, e o representante da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Samuel Moreno.

O projeto de lei, que está em processo de elaboração na Casa Civil da Presidência da República, estabelece o Sistema Nacional de Prevenção à Tortura e a outros tratamentos ou penas cruéis, desumanas ou degradantes contra o indivíduo. O Sistema será integrado por órgãos e entidades públicas e privadas que farão o monitoramento, a supervisão e o controle de estabelecimentos e unidades onde se encontrem pessoas privadas de liberdade.

A tortura é uma chaga brasileira no passado e no presente. Vem desde o Império, se consolidou na República Velha, foi amplamente praticada pelos militares na ditadura de 1964, e não foi banida com a redemocratização. É uma presença nas instituições militares, policiais e até na sociedade. Daí a necessidade de criação de um Sistema Nacional de Prevenção á Tortura com sólidas ramificações nos Estados.

Na Bahia a tortura é uma prática sistemática.

É fundamental dar conseqüência ao Protocolo Facultativo à Convenção contra a Tortura, promulga através do decreto 6.085/2007. Este Protocolo visa à criação de um órgão autônomo e independente com acesso livre e inesperado aos locais de privação de liberdade – leia-se delegacias, cadeias e penitenciárias. É que relatórios da ONU comprovam que visitas inesperadas têm sido instrumentos fundamentais de prevenção da tortura.

O mais importante no combate à tortura é, naturalmente, prevenir que ela aconteça, mas, acontecendo, é fundamental que seja punida. A tortura é crime contra a moralidade pública, inafiançável e imprescritível.

9 de novembro de 2008

 

Se você é homem, assine o manifesto pelo fim da violência contra a mulher

"Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres" é o nome da campanha da ONU que o governo brasileiro lançou no dia 31 de outubro, através da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SNPM). O objetivo da campanha é mobilizar homens de todo o mundo na luta contra a violência cometida contra as mulheres. Eles podem dar seu apoio assinando o manifesto que está disponível no site www.homenspelofimdaviolencia.com.br

A ministra Nilcéa Freire, titular da SNPM enfatiza que “ao aderirem à campanha, por meio de assinaturas, os homens se comprometem publicamente a contribuir pela implementação integral da Lei Maria da Penha (11.340/06) e pela efetivação de políticas públicas que visam ao fim da violência contra as mulheres”.

A meta é de atingir 500. 000 assinaturas até 6 de dezembro. Os resultados da campanha serão divulgados em um grande evento e as assinaturas serão enviadas "on line" ao Secretário Geral da ONU. A partir daí, os apoiadores brasileiros passarão a compor a campanha internacional.

Se você é homem, assine.

 

Livro "Victor Meyer, um revolucionário" será lançado dia 21 de novembro em Salvador

O ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, que acaba (06.11) de ser eleito pela Direção Nacional do PT para a presidência da Fundação Perseu Abramo, é o autor do prefácio do livro “Victor Meyer, um revolucionário”, da autoria do escritor e jornalista Emiliano José. Victor Meyer morreu precocemente em 2001, aos 52 anos. O livro será lançado dia 21 de novembro, a partir das 18h, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, (sub-solo da Prefeitura Municipal).

Perdeu muitos amigos na ditadura, mas, nem por isso tornou um “mensageiro do infortúnio”. Segundo Nilmário Miranda, Victor Meyer, militante destacado da organização revolucionária Política Operária (POLOP), que combateu a ditadura, dedicou sua brilhante inteligência à causa da humanidade. “Victor nunca se prosternou ao deus dinheiro”, afirma Nilmário Miranda, ele também um ex-militante da Polop, assim como Dilma Roussef, Marco Aurélio Garcia, Antônio Rizério, Marcos Faermann, Raul Pont, Eder Sader, Emir Sader, Flávio Koutzi, para citar alguns.

Sobrevivente, tornou-se acadêmico na Bahia. “Seu último trabalho, a tese de Doutorado, tinha como objeto – não podia ser de outro modo – a classe operária nesta fase de desenvolvimento capitalista. As cadeias organizativas em escala internacional, os comitês de empresa nas multinacionais, os desafios à democratização das relações de trabalho. Aliás, são reflexões que continuam oportunas e pertinentes. Nosso país aposta na comunidade sul-americana de nações as partir do MERCOSUL. Em 2010, teremos a primeira eleição direta para o Parlamento de MERCOSUL. A agenda da organização dos trabalhadores em escala continental, as OLTs (organizações por local de trabalho), a participação dos trabalhadores nos conselhos de administração, a redução da jornada de trabalho, são temas obrigatórios”.

A herança da Polop permanece, continua presente na esfera pública representada por inúmeras pessoas que zelam pela ática, pelo compromisso com os trabalhadores e com o socialismo, a busca permanente de interpretar e transformar o mundo, assim como na esfera trabalhista.

LEIA O PREFÁCIO NA íNTEGRA

This page is powered by Blogger. Isn't yours?