30 de agosto de 2008

 

Padre Cláudio Perani, um lutador

Está no site da revista CartaCapital. Padre Cláudio Perani morreu dia 8 de agosto, aos 76 anos, em Manaus. Jesuíta. Sacerdote. Um companheiro de luta. Um cristão. Perani foi um apaixonado pelo povo brasileiro. Foram 55 anos como membro da Companhia de Jesus. No artigo intitulado “Padre Cláudio Perani, um lutador”, o ex-preso político, jornalista, escritor e ex-deputado estadual pelo PT da Bahia, Emiliano José, revela que, quando saiu da prisão da ditadura, Cláudio Perani o registrou como empregado do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), uma exigência da Auditoria Militar.

Era uma liderança do Grupo Moisés, precursor da Teologia da Libertação. Perani foi peça fundamental para a fuga de Theodomiro Romeiro dos Santos, preso político condenado à morte pelos generais fascistas. Incomodava tanto que a ditadura tentou barrar sua volta ao Brasil em 1978, depois de uma viagem à Itália. No CEAS, na década de 70, foram articuladas as candidaturas da Francisco Pinto para deputado federal e Adelmo Oliveira para deputado estadual, como representantes do movimento social e das esquerdas que saiam das prisões. Era a voz dos trabalhadores rurais da Bahia. Um profeta.

LEIA NA ÍNTEGRA

29 de agosto de 2008

 

Presidente da Comissão de Anistia defende punição dos militares torturadores e assassinos

A manchete completa deveria ser mais ou menos esta: “Presidente da Comissão de Anistia defende punição dos militares torturadores e assassinos”. Mas, a Folha de S. Paulo aliviou e saiu assim: “Presidente de comissão quer punir tortura”. Tudo bem. Melhor que nada. Os crimes de torturas, assassinatos políticos, ocultação de cadáveres, não prescrevem nunca. Mais de 360 pessoas, entre juízes, advogados, promotores e parentes das vítimas do terror de Estado assinaram manifesto pedindo debate sobre o tema. ". Entre os signatários do manifesto estão o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos e o presidente da OAB, Cezar Britto.

LEIA A MATÉRIA DA FOLHA:

Presidente da comissão quer punir tortura

LILIAN CHRISTOFOLETTI E CLAUDIO DANTAS SEQUEIRA
Folha de S. Paulo - 29/8/2008

Paulo Abrão, da Comissão de Anistia, defende responsabilização dos militares por esse tipo de crime, que "não prescreve nunca"

Mais de 360 pessoas, entre promotores, advogados, juízes e parentes de vítimas, assinaram ontem manifesto pedindo debate sobre tema
O presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, afirmou ontem que defende a responsabilização dos militares por crimes de tortura praticados durante o regime militar (64-85).

"Entendo que os crimes cometidos por autoridades durante o regime militar foram crimes de lesa-humanidade e, por isso, não prescrevem nunca", disse Abrão, que participou ontem do evento "29 anos da Anistia - Verdades e Mentiras", promovido pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Cerca de 160 pessoas participaram do ato, que foi realizado ontem no antigo prédio do Dops (Departamento de Ordem Política e Social), órgão repressivo do governo militar, para onde eram mandados os presos políticos. O espaço foi rebatizado de Estação Pinacoteca.

O apoio declarado de membros do governo federal à apuração dos crimes praticados durante a ditadura foi duramente criticado pelos militares, que defendem que a Lei da Anistia, de 1979, perdoou crimes de militares e terroristas.

"É um absurdo falar em anistia para os dois lados. Quando a lei foi aprovada em 1979, os militares falavam que a lei nem se aplicava a eles, pois não tinham cometido crimes. Tanto o governo reconhece que isso ocorreu que tem indenizado as vítimas.

Agora não dá para achar que pessoas foram mortas e torturadas e ninguém foi responsável", disse a procuradora da República Eugenia Fávero, que pediu às vítimas que recorram à Justiça para pedir a punição de seus algozes.

"Crimes cometidos por agentes do Estado durante o regime, como homicídio, estupro, ocultação de cadáver e formação de quadrilha, não prescrevem."

Debate

Ato no pátio da Faculdade de Direito da USP marcou ontem (28) a apresentação do manifesto em defesa do debate sobre a responsabilização de torturadores. Mais de 360 pessoas, entre juízes, advogados, promotores e parentes de vítimas da ditadura assinaram o documento. "Falar em punição dos torturadores nada tem a ver com revanchismo. Pretendemos que sejam processados segundo as regras constitucionais, com plenitude do direito de defesa, que sejam identificados e que, reconhecida a culpa, sejam condenados", disse o advogado Dalmo de Abreu Dallari.

Professor emérito da USP, Dallari explicou que o crime de tortura "é contra a humanidade e imprescritível". Entre os signatários do manifesto estão o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos e o presidente da OAB, Cezar Britto.

 

Site do PT da Bahia está de cara nova

Custei a perceber. O site do PT da Bahia era tão ruim que há tempos parei de visitá-lo. Por acaso fui esbarrar nele hoje. Está totalmente reformulado. Notícias, informes, artigos animam o novo site. O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, está de parabéns. Tem até uma enquete. Marquei a opção “ótimo”. Hoje, 57% marcaram a opção “ótimo”, 20% marcaram a opção “muito bom” e 14% marcaram a opção “bom”. Espero que desta vez o PT da Bahia não deixe a bola cair.

Site do PT da Bahia

 

No debate da Band, Pinheiro se identifica com Wagner e Lula

Eu vi. Animados militantes receberam Walter Pinheiro (PT) nas portas da TV Band, no Alto do Gantois, Federação. O candidato a prefeito chegou (28) acompanhado de sua esposa Ana Pinheiro, da candidata a vice-prefeita, Lídice da Mata, do ex-deputado Emiliano José (PT), dos secretários estaduais Robinson Almeida (Comunicação) e Domingos Leonelli (Turismo), do Coordenador de Marketing da campanha, Sidônio Palmeira. Foi logo dizendfo que vai iria manter a tática do primeiro debate da Band. Ou seja, uma relação sincera e verdadeira com a população.

Walter Pinheiro venceu pela coerência e firmeza. Respondeu à provocação do prefeito João Henrique (PMDB). Quem traiu o povo foi quem se juntou ao DEM, na Câmara Municipal, para aprovar um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) questionável e contrário aos interesses da cidade. Walter Pinheiro conseguiu se identificar com o projeto político do presidente Lula e do governador Wagner.

Ao final, a militância da campanha de Walter Pinheiro ocupou a rua da Band. Lá estavam o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, o deputado Zé Neto e a vereadora Vânia Galvão. Valeu.

LEIA MAIS NO SITE DE PINHEIRO

 

Notícias boas no blog Por um Novo Brasil

Justiça em Recife autoriza PT a dizer a verdade no programa eleitoral: o DEM é contra o programa Bolsa Família.

Justiça criminal de São Paulo condena Diogo Mainardi, da revista Veja, por injúria contra Paulo Henrique Amorim.

LEIA NA ÍNTEGRA: POR UM NOVO BRASIL

28 de agosto de 2008

 

Nazista mineiro afirma que baiano é raça brasileira que não trabalha

O nazista mineiro de Governador Valadares, José Altino Machado, ex-líder dos garimpeiros que invadiram as terras indígenas da Amazônia, afirmou à revista Terra Magazine que na “Amazônia só não tem baiano que é uma outra raça brasileira. Na Amazônia só tem quem trabalha, lá só tem quem sabe, quem faz. É por isso que a Amazônia não acomoda baiano. E não tendo sesta, não tem como baiano ficar. Baiano gosta de dormir e acordar tarde”. José Altino Machado vive hoje em Governador Valadares, criando boi e plantando milho, com o ouro que roubou das reservas indígenas. Já foi acusado até de genocídio contra os Ianomâmi. E claro, ele acha o projeto Raposa serra do Sol que está no STF uma bobagem.

LEIA NA ÍNTEGRA

 

Executiva Nacional do PT defende punição para torturadores

Crimes contra a humanidade não prescrevem nem são passíveis de anistia. Os torturadores devem ser punidos. A Comissão Executiva Nacional do PT divulgou nota a propósito dos 29 anos da Lei da Anistia que se completam hoje, 28 de agosto.

LEIA A ÍNTEGRA:

Nota sobre Direitos Humanos e Anistia

A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, reunida no dia 27 de agosto de 2008, véspera de aniversário da Lei da Anistia, reafirma as resoluções sobre Direitos Humanos aprovadas no 3º Congresso Nacional do PT:

a) crimes contra a humanidade não prescrevem;

b) a Lei da Anistia de 1979 não beneficia quem cometeu crimes como a tortura nem impede o debate público, a busca da verdade e da Justiça;

c) a punição aos violadores de direitos humanos é tarefa da Justiça brasileira. Esperamos que o Poder Judiciário atenda aos reclamos das vítimas, especialmente dos familiares de mortos e desaparecidos.

A Comissão Executiva Nacional repudia os ataques difamatórios feitos por setores conservadores e antidemocráticos contra os companheiros Paulo Vannucchi e Tarso Genro.

Brasília, 27 de agosto de 2008.

Comissão Executiva Nacional do PT

 

Juca Ferreira assume Ministério da Cultura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse hoje (28) ao novo ministro da Cultura, Juca Ferreira, que vai substituir Gilberto Gil. Na cerimônia, Lula não poupou elogios ao ex-ministro. “Não sei quanto tempo vai levar para que o Brasil tenha uma pessoa da sua qualidade no Ministério da Cultura”, disse Lula referindo-se a Gil.

O presidente chegou a afirmar, em tom de brincadeira, que se Gil estiver disposto a voltar, poderá ser aberta uma exceção. Lula pediu ao novo ministro que dê continuidade ao trabalho iniciado por Gil, especialmente no cumprimento do “Programa Mais Cultura”. Ele destacou, porém, que parte do sucesso de Gilberto Gil dependeu do trabalho de Juca Ferreira como secretário executivo.

Lula quebrou o protocolo e deu a palavra a Gilberto Gil, que fez um discurso de agradecimento. Protocolarmente, em cerimônias de posse quem fala é o presidente. O ministro que está saindo e o que está chegando falam apenas na cerimônia de transmissão de cargo.

Agora, Juca já pode aparecer em Salvador para apoiar Walter Pinheiro (PT).

 

Lula avança em direção a Pinheiro

Deu no jornal A Tarde (28/08) à página 17. “Lula avança em direção a Pinheiro” foi a manchete da matéria assinada por Patrícia França. Segundo a jornalista “não é só o governador Jaques Wagner que decidiu gravar mensagem de apoio ao candidato do PT, Walter Pinheiro, e antecipar, para a próxima semana, a sua estréia no horário eleitoral gratuito. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também poderá se manifestar em favor do petista”.

Segundo Patrícia França, os números de Salvador, mostrando um crescimento de quase 100% de Walter Pinheiro – que segundo o Datafolha saltou de 7% para 13% apenas dois dias após o início do horário eleitoral – já estão sendo avaliados em Brasília. “O entendimento é de que a manifestação do presidente poderá definir a ida de Pinheiro ao segundo turno”. Com a mudança do cenário o presidente estaria confortável para entrar na campanha do petista para impedir a ida ao segundo turno do tucano Antônio Imbassahy.

Na coordenação de campanha de Walter Pinheiro impera a lei do silêncio.

 

Amigos prestam homenagem ao padre Cláudio Perani

O Centro de Estudo e Ação Social (CEAS) e a Coordenação Ecumênica de Serviço (CESE) programaram uma homenagem póstuma ao padre Cláudio Perani, jesuita italiano que combateu a ditadura militar e dedicou sua vida à luta pela justiça social. Dia 8 de setembro próximo, às 18h30, quando se completam 30 dias de seu falecimento, um ato inter-religioso será realizado no Santuário de Fátima, no Colégio Antônio Vieira, em Salvador. Perani faleceu em Manaus, aos 78 anos, no cargo de Superior do Distrito dos Jesuítas na Amazônia.

Nos anos 70, o movimento social e militantes de esquerda freqüentavam o CEAS, onde, além dos estudos eram feitas reuniões da luta pela anistia. E também muitas articulações políticas e eleitorais. Eu me lembro das assembléias para lançamento das candidaturas de Chico Pinto, para deputado federal e Adelmo Oliveira para deputado estadual, pelo MDB. E também dos debates em prol dos jornais alternativos Movimento e depois Em Tempo. Era a face política do Grupo Moisés ao qual pertenciam os padres Cláudio Perani, Paulo Tonucci e Renzo Rossi.

O jornalista, escritor e ex-deputado Emiliano José (PT) , um dos freqüentadores do CEAS, escreveu a respeito do padre Cláudio Perani um artigo que será publicado nos próximos dias no site da revista Carta Capital recuperando inclusive a ajuda dele para a fuga do prisioneiro Theodomiro Romeiro, que chegou a ser condenado à morte pelos generais fascistas (que hoje, derrotados pela democracia, se reúnem no Clube Militar). Emiliano José era um dos colaboradores da revista do CEAS, uma publicação voltada para a defesa dos trabalhadores rurais e de luta contra a grilagem de terra que fez do oeste da Bahia uma fronteira da violência naqueles tempos.

Padre Perani saiu de Salvador para novas missões. É de sua inspiração a cartilha da Arquidiocese de Manaus sobre “Eleições 2008”, de combate à corrupção eleitoral e de esclarecimento sobre a política partidária. Lá, coordenava o Serviço de Ação e Reflexão Social (SARES). Viveu uma vida dedicada aos pobres e excluídos.

MAIS INFORMAÇÕES NO CEAS - Contato: secretaria@ceas.com.br

27 de agosto de 2008

 

Pinheiro visita Obras Sociais de Irmã Dulce e promete 20% do orçamento para saúde

Em visita às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), hoje (27), Pinheiro garantiu que destinará 20 por cento do Orçamento Municipal para a área de Saúde. A legislação atual obriga os municípios a destinarem 15 por cento do orçamento para o setor. Ele disse também que ao invés de prometer construir novas unidades de saúde, a prioridade será "botar os postos de saúde atuais para funcionar" a fim de otimizar a utilização da rede existente aumentando a capacidade de atendimento.

LEIA MAIS NO SITE DE PINHEIRO

 

ACM Neto está traindo a memória do avô ACM

Herdeiro político do carlismo na Bahia, o candidato à prefeitura de Salvador pelo DEM, ACM Neto, adotou como estratégia de campanha uma doce mentira que é o distanciamento pragmático das práticas políticas pelas quais o avô ficou conhecido no Estado e no restante do país como “Toninho Malvadeza.”

Conhecedor da biografia de Napoleão Bonaparte, o ex-senador ACM conquistou fama e poder enfrentando de peito aberto e sem meias palavras os seus adversários. E quando necessário utilizava de ameaças para intimidar seus interlocutores.

ACM Neto renega o avô e imita o “Lulinha Paz e Amor”. Quer ser visto pelos eleitores como um político da nova geração. Chega até ao extremo da demagogia ao prometer fazer aulas de surfe aos jovens de pele dourada da Orla Marítima. É uma sem-vergonhice total.

O cara perdeu a compostura. Finge que dormiu no subúrbio ferroviário, joga partidas de dominó e sinuca, se deixa fotografar com estranhas figuras como o travesti Leo Kret e até dança pagode. Também não responde às críticas agressivas como o avô ACM fazia. É uma traição à memória do próprio avô. Deve ser um sofrimento. O que uma pessoa não faz pelo poder.

 

Pesquisa revela que o astral do brasileiro está lá em cima

A seu modo, o jornalista Élio Gaspari reconhece que o astral do brasileiro está nas alturas. Ele cita uma pesquisa DataUnB, em 214 municípios de nove estados. A pesquisa indica que o brasileiro está satisfeito, gosta dos programas sociais, aprecia o desempenho do Governo Lula e atribui a ele o bom astral em que vive atualmente.

Para 84% dos entrevistados, sua situação vai melhorar e 80% avaliam que os objetivos dos programas federais estão sendo alcançados.

A taxa de ruim e péssimo do presidente Lula (que o humor de Élio Gaspari chama de Nosso Guia) está em ralos 9%. Em setembro de 2005 ela esteve em 32%, numa pesquisa IBOPE.

As jóias da coroa, segundo Gaspari, são o programa Bolsa Família para compra de comida (80% de aprovação) e para aquisição de material escolar (75%).

Mas o povo não se deixa enganar. A pesquisa indica que a população reconheceu uma melhoria substancial nas condições de vida, mas, a alta do preço dos alimentos foi apontada por 94% das pessoas. Isso, mesmo sabendo que 63% entendem que os brasileiros estão comprando mais comida.

Ao mesmo tempo que registram a melhoria no acesso aos crediários (84%), eles informam que ficou mais difícil pagar as contas em dia (82%).

Há uma decepção na pesquisa. As obras do PAC são atribuídas às administrações municipais. Tem muito prefeito, portanto, assinando as obras do Governo Lula. A União só leva crédito nas obras das rodovias.

A pesquisa indica que o Governo Lula está bem avaliado, há confiança nas suas políticas e reconhecimento de que elas mudaram o cotidiano de milhões de pessoas.

Fonte: Coluna do Élio Gaspari - Folha de S. Paulo (24 de agosto).

 

Direitos Humanos para população de Canabrava, Pelourinho, Cajazeiras...

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia promove nesta quinta-feira (28), durante todo o dia, em Canabrava, o Núcleo de Direitos Humanos Itinerante de Salvador. O projeto de itinerância atende queixas de violação de direitos, discriminações e abusos de autoridade. Não basta receber o povo nas repartições públicas, é preciso ir aos bairros populares. A coisa é grave. Desde 2007, mais de duas mil pessoas foram atendidas

Propostas pela equipe de articulação do Núcleo de Direitos Humanos (NUDH), formada por advogados, assistente social, psicólogo e jornalista, essas atividades abarcarão o raio de atuação de 10 a 13 bairros próximos ao seu endereço presencial. Inicialmente, a ação priorizará o entorno dos Núcleos de Direitos Humanos (NUDHs) do Pelourinho, CAB e Cajazeiras.

Dois advogados, das 9h as 17h, atenderão todas as demandas provenientes da população de Canabrava. Nesta quinta-feira (28), NUDH Itinerante funcionará no Grupo Cultural Bicho da Cana, localizado na Praça Gilberto Gil, próximo à quadra de esporte do bairro.

O primeiro Núcleo de Direitos Humanos (NUDH) surgiu no Pelourinho. Agora existem núcleos no SAC Transbordo Iguatemi, Cajazeiras, Lobato e Centro Administrativo (CAB). Há previsão para núcleos em Paripe e São Cristóvão.

Com Walter Pinheiro (PT) na prefeitura de Salvador essa ação de garantia de Direitos Humanos do Governo Wagner poderá ser feita em conjunto. Só com Pinheiro isso pode dar certo. Os neoliberais não se interessam por direitos humanos.

 

Lula e Wagner vão entrar na campanha de Walter Pinheiro (PT)

Sendo o único a apresentar crescimento, o candidato do PT, Walter Pinheiro, está se tornando competitivo, segundo as últimas pesquisas Datafolha e IBOPE, independente do ingresso explícito do governador Jaques Wagner em seu horário eleitoral.

Boateiros de plantão sugerem que o governador Wagner, se entrar na campanha de Pinheiro, deve também entrar na campanhas dos demais candidatos de sua base parlamentar. É um grande equívoco.

O governador Jaques Wagner, por ser do PT, só pode entrar legalmente no programa eleitoral da coligação do PT. É a lei eleitoral. E lei foi feita para ser cumprida. O artigo 54 da Lei 9.504/97 e o artigo 37 da Resolução do TSE nº 22.718/08 VEDAM a participação de qualquer filiado de partido integrante de outra coligação, em programas de rádio e TV.

Se a informação da jornalista Patrícia França (A Tarde, 27) se confirmar, e Wagner gravar mensagem de apoio ao candidato de seu partido, o PT, Walter Pinheiro ultrapassa seus concorrentes e passa para o segundo turno. Mas, pela lei, ele só pode participar de programa de TV e rádio da coligação a que pertence seu partido, o PT. O mesmo vale para o presidente Lula.

No segundo turno, Pinheiro terá a presença do presidente Lula, seguramente. Certa imprensa, ao não explicar direitinho a lei eleitoral e fazer lobby para seus preferidos, colabora para a confusão na cabeça do eleitor. Se a própria Justiça negar a lei, será o maior casuísmo da história das eleições no Brasil.

26 de agosto de 2008

 

Pela segunda vez ACM Neto (DEM) vai à Justiça contra Walter Pinheiro (PT)

Há pouco tempo, o deputado federal ACM Neto, diante das câmaras de TV, ameaçou “dar uns tapas no presidente Lula”. Uma coisa surrealista você imaginar aquele pedacinho de 1,60m dar um tapa em alguém, ainda mais no torneiro-presidente. Pura fuleiragem de político mal-orientado.

Agora a coisa está se repetindo. Não é mais contra o presidente da República. Agora é contra o candidato do PT à prefeitura de Salvador, Walter Pinheiro.
Como não pode fazer ameaças diante das câmaras de TV, ACM Neto despacha advogados contra Pinheiro. A acusação é simplória. Walter Pinheiro seria o responsável por mandar pintar muros sobre a propaganda do baixinho do DEM.

É muita burrice política. Coisa de aconselhamento político babaca. Quanto mais ACM Neto hostilizar Pinheiro, mais Pinheiro sobe nas pesquisas. O embate favorece o candidato do PT. Eu desconfio que estes muros que estão sendo pintados não passam de armação do comitê do DEM. Querem criar caso. Gerar notinhas idiotas em colunas de jornais. Melhor para Pinheiro. Melhor para o PT.

Vejam o caso de Antônio Imbassahy (PSDB). Desde que começou a hostilizar emissoras de rádio como a Metrópole e a Nova Rádio, ele começou a cair nas pesquisas e a aumentar a rejeição.

Vejam como Walter Pinheiro está subindo nas pesquisas. Não hostiliza ninguém, apenas defende idéias e projetos para a cidade.

Hostilidade gera antipatia no eleitor. ACM Neto não chega ao segundo turno.

 

Walter Pinheiro (PT) lança site de campanha

Para acompanhar pela Internet a campanha de Walter Pinheiro, da coligação Salvador-Bahia-Brasil, que engloba PT/PSB/PCdoB/PV o endereço é www.pinheiro13.can.br que inclusive está sendo lançado hoje, às 19h, no Largo de Santana, Rio Vermelho, um tradicional ponto de encontro de petistas.

Confira o site de PINHEIRO

 

Pinheiro é quem avança, afirma Samuel Celestino

Samuel Celestino, em sua coluna do jornal A Tarde (26/08), sob o título “Pinheiro é quem avança”, comenta que o horário eleitoral aparentemente não ajudou muito os candidatos ACM Neto (DEM) e Antônio Imbassahy (PSDB). Cada um perdeu um ponto. “Mas, para João Henrique classificado em terceiro e Walter Pinheiro em quarto mudou, sim. E muito. A diferença entre os dois que era, um mês antes, de 12 pontos, caiu verticalmente para quatro pontos, estabelecendo-se um empate técnico que acende a luz vermelha no Palácio Thomé de Souza”.


Pesquisa IBOPE confirma subida de Walter Pinheiro (PT) em Salvador

Fonte: A Tarde (26/08):
Pesquisa Ibope sobre a sucessão municipal divulgada na noite de ontem (25) pela TV Bahia confirmou a subida de Walter Pinheiro (PT) diagnosticada pelo Datafolha anteontem (24). O petista atingiu 13% das intenções de voto, subindo sete pontos percentuais, empatando tecnicamente no segundo lugar com Antônio Imbassahy (18%) e João Henrique (15%). ACM Neto caiu para 27%.


IBOPE mostra empate entre Imbassahy, João e Pinheiro

A manchete acima foi publicada pela Tribuna da Bahia (26). Na página de dentro a Tribuna dá a manchete: Nova pesquisa IBOPE mostra quadro embolado. ACM Neto, do DEM, caiu de 29% para 27% mas ainda liderando. A nova pesquisa IBOPE/TV Bahia aponta que Imbassahy (PSDB), João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT) estão tecnicamente empatados. Imbassahy perdeu 9 pontos.

 

IBOPE registra crescimento de Pinheiro (PT) em Salvador

Os novos números do IBOPE, divulgados segunda-feira (25) mostram que Walter Pinheiro (PT) cresceu de 6% para 13%, que o candidato tucano, Antônio Imbassahy, registrou a maior queda, que o líder nas pesquisas, ACM Neto, do DEM, caiu 2% e que João Henrique (PMDB) manteve a posição. A grande “surpresa” foi a ascensão de Pinheiro.

Os índices são: ACM Neto (DEM) na liderança com 27%, seguido de Antônio Imbassahy (PSDB), 18%, João Henrique (PMDB), 15%, Walter Pinheiro (PT), 13%, e Hilton Coelho (PSOL), 1%.

De acordo com a pesquisa Ibope/TV Bahia, o prefeito João Henrique (PMDB), continua com o maior índice de rejeição - 36% - embora tenha registrado uma queda de 3% na avaliação negativa do eleitorado em relação ao levantamento feito pelo mesmo instituto no dia 6 de agosto, antes do início do programa eleitoral gratuito de rádio e TV.

A rejeição de Walter Pinheiro (PT) caiu de 25% para 24%.

Segundo o IBOPE a situação de Imbassahy (PSDB) e do candidato ACM Neto (DEM), não está nada confortável. A rejeição do neotucano aumentou de 15% para 23%, a rejeição de ACM Neto aumentou de 24% para 32%. Aumentou em 8% a rejeição de Imbassahy e ACM Neto.

25 de agosto de 2008

 

Guilherme Menezes é o parlamentar mais fiel ao Governo Lula

Vitória da Conquista está em festa. Guilherme Menezes (PT-BA) é o deputado federal mais fiel ao governo do presidente Lula, neste primeiro semestre de 2008. Das 65 votações, Menezes votou junto com o governo em 98,46% das vezes. A lista dos dez parlamentares mais leais na Câmara Federal, apurada pela Consultoria Arko Advice, foi divulgada pela Gazeta Mercantil (25 de agosto). O PCdoB, não o PT, foi o partido mais fiel ao governo Lula, com apoio médio de 79,29%. O PT ficou em segundo lugar, com 74,01%.

Guilherme Menezes é um homem sério, conseqüente. Exemplo e referência no Parlamento.

 

Blogueiro faz as contas e revela crescimento de 165% nas intenções de voto para Walter Pinheiro (PT)

Deu no site Pura Política, do blogueiro João Andrade Neto. O Datafolha (24) revelou que na pesquisa espontânea de intenção de voto – aquela pergunta sem mostrar a lista dos candidatos – o candidato a prefeito de Salvador, Walter Pinheiro (PT) foi mencionado por 8% dos eleitores. Isso representa um crescimento de 165% em um mês quando era mencionado por 3% dos pesquisados.

Na pesquisa estimulada com a lista dos candidatos, Walter Pinheiro saltou de 7% para 13%, um aumento de 62,5%. Já os candidatos do DEM, do PSDB e do PMDB tiveram seus percentuais reduzidos.

O blogueiro do site Pura Política, em sua análise, afirma que a pesquisa Datafolha reflete, além do programa eleitoral, a receptividade que Pinheiro tem encontrado nas ruas. Ele citou como exemplo a caminhada nos bairros Uruguai e Jardim Cruzeiro, dia 22, acompanhado de sua mãe D. Anatildes Pinheiro, da esposa Ana Pinheiro, dos três filhos e da candidata a vice-prefeita Lídice da Mata, além, claro, dos quase 300 militantes da coligação.

 

Datafolha aponta crescimento da rejeição de ACM Neto, do DEM

A pesquisa Datafolha publicada domingo (24) pela Folha de S. Paulo revelou uma nova tendência: o crescimento da rejeição de ACM Neto passando de 25% para 32%, enquanto as rejeições de Imbassahy e Walter Pinheiro se mantêm com oscilações menores, de 19% para 21%; e 19% para 22%, respectivamente.

João Henrique (PMDB), que imaginava reduzir sua rejeição não conseguiu. Sua rejeição passou de 39% para 38%, um indicador preocupante uma vez que sua campanha está na rua desde 8 de julho, sem falar na ofensiva de obras pela cidade.

Falar em segundo turno agora é um exercício inútil. Só serve para alimentar notícia de jornal.

 

Datafolha aponta crescimento de Pinheiro, do PT

Na segunda pesquisa DataFolha publicada domingo (24) pela Folha de São Paulo, sobre as eleições em Salvador, o candidato da coligação "Salvador, Bahia, Brasil", Walter Pinheiro (PT/PSB), foi o único que cresceu passando de 7 para 13% oscilando acima da margem de erro.

Os outros candidatos se mantiveram na mesma faixa, ACM Neto (DEM), o líder da pesquisa caiu de 27% para 26%; Antonio Imbassahy, do PSDB, caiu de 25% para 24%; e João Henrique, PMDB, também caiu de 19% para 17%. Já o candidato do PSOL, Hilton Coelho, dobrou seu eleitorado de 1% para 2%.

O jornalista Tasso Franco, em seu blog Bahia Já, afirma que “os números hoje atingidos por Pinheiro são maiores do que os conseguido por Nelson Pelegrino nas eleições de 2000 e 2004. Seguindo-se essa tendência, Pinheiro avançou 6% em um mês, por volta de 15 de setembro se mantiver essa pegada passará João Henrique (em escala descendente de 2% e nível de rejeição elevado) e parte para disputar o segundo turno com ACM Neto e/ou Imbassahy”.

 

Imbassahy e a tática da intimidação política

MEMÓRIA:
Imbassahy usava lei de imprensa como tática de intimidação política

A manchete foi estampada na revista Caros Amigos de fevereiro de 2001: "Prefeito de Salvador usa Lei de Imprensa como tática de intimidação política - pequeno episódio no qual se demonstra como é grande a prepotência do poder". Foi um texto do próprio vereador Emiliano José, que em 2001 era líder da bancada do PT na Câmara Municipal de Salvador.

LEIA ALGUNS TRECHOS:

"O prefeito de Salvador, Antônio Imbasahy, decidiu processar-me com base na Lei de Imprensa pela simples reazão de seu ter, como vereador eleito, cxriticado a prioridade dada à publicidade no Orçamento previsto para 2001, no valor de R$ 14 milhões e a absoluta subestimação das áreas sociais(...)", afirmava o vereador Emiliano José (PT).

"Todo mundo na Bahia sabe: a quase totalidade dodinheiro da publicidade vai para os cofres da família do senador Antônio Carlos Magalhães, via Tv Bahia e Correio da Bahia. Há um dutoentre a prefeitura e a Rede Bahia", afirmava Emiliano José.

"O que quis discutir (...) foi a situação da Cidade de Salvador e o escândalo de um orçamento que gasta 14 milhões com publicidade e apenas 404 mil reais com a defesada criança e do adolescente".

Em vez de aceitar o debate, Imbassahy preferiu procesar o vereador Emiliano José. Agora quer calar a boca da Rádio Metrópole.

Você vai aceitar isso se repetir?

 

Imbassahy, quem tem memória ahy?

DOS ARQUIVOS:
Imbassahy é vezeiro em intimidar imprensa e adversários políticos

A Rádio Metrópole e Mário Kertész continuam proibidos de mencionar o simples nome "Imbassahy", por determinação liminar da Justiça, que atendeu representação do candidato do PSDB, Antônio Imbassahy. Em contrapartida, o candidato tucano ganhou um crítico feroz através das páginas da Internet e do semanário Jornal da Metrópole.

Pensam que foi apenas uma "escorregada" de Imbassahy? Não foi não ahy. Ele tem tradição de usar esse tipo de expediente para calar, ou tentar calar, seus críticos na imprensa ou na Câmara Municipal.

Em 2002 o então prefeito Antônio Imbassahy moveu processo contra o então vereador Emiliano José (PT), através de uma queixa-crime na 9ª Vara Crime de Salvador, numa clara tentativa de intimidação e cerceamento do exercício do mandato parlamentar, afrontando a Constituição Brasileira.

O exercício do mandato parlamentar do vereador Emiliano José (PT) naturalmente foi garantido, na ocasião, por liminar do Tribunal de Justiça da Bahia. Era uma ação basicamente política, sem base para prosperar, uma tentativa de usar a própria Justiça para inibir a ação dos vereadores. Um protesto público foi feito, na época, pelos vereadores Celso Cotrim, Zezéu Ribeiro, J. Carlos e Emiliano José.

O vereador Emiliano José (PT) denunciava, com grande documentação, os escândalos seguidos das contas municipais. Havia gastos excessivos em publicidade, as dispensas de licitações eram a regra básica administrativa. Havia trambicagens nas áreas da saúde e da educação.

Eu me lembro de uma manchete do jornal A Tarde: "Prefeitura gastou R$ 66 milhões com propaganda". Os contratos beneficiavam a agência Propeg entre os anos 1997 a 2002.

Imbassahy na prefeitura seria uma volta ao passadoahy.

 

Para Tribuna da Bahia, crescimento de Walter Pinheiro (PT) foi “assombroso”

O Datafolha mostra que eleição em Salvador está imprevisível. Assim interpretou o jornal Tribuna da Bahia (25/09). “A segunda rodada da pesquisa Datafolha trouxe um indicativo claro: o candidato do PT, Walter Pinheiro, avançou, e bem. Ele roubou votos de todos os postulantes e cresceu de 7% para 13%”.

Segundo o jornalista Luis Augusto Gomes, na matéria intitulada “Campanha na TV definirá segundo turno em Salvador”, à página 4, Walter Pinheiro, candidato do PT à prefeitura de Salvador, obteve “um crescimento assombroso, indicando que foi assimilada pelo eleitor sua proximidade com o presidente da República e com o governador da Bahia, fator que daria ao futuro prefeito, pelo apoio que teria, a possibilidade de um bom desempenho”.

 

Começa a virada do PT em Salvador

Com apenas dois dias de programa na TV, Walter Pinheiro, candidato do PT à prefeitura de Salvador, saltou de 7% para 13%, um crescimento espetacular de 6 pontos percentuais. ACM Neto (ex-PFL hoje DEM) caiu de 27% para 26%. Antônio Imbassahy (ex-PFL hoje PSDB), caiu de 25% para 24%, João Henrique (ex-PDT hoje PMDB) caiu de 19% para 17%. Hilton (ex-PT hoje PSOL) saiu de 1% e andou para 2%, continuando na lanterninha.

Depois que o programa eleitoral na TV começou, dos quatro primeiros colocados na pesquisa de intenção de voto do Instituto Datafolha (divulgado domingo, 24), o candidato do PT, Walter Pinheiro foi o único a registrar crescimento. A pesquisa foi feita nos dias 21 e 22 de agosto, o programa de TV começou dia 19.

Na pesquisa espontânea, sem apresentação da lista de candidatos ao entrevistado, Walter Pinheiro foi quem registrou também o maior crescimento. Saltou de 5% para 11%. João Henrique (PMDB) continua com o maior índice de rejeição (38%). A rejeição ao candidato ACM Neto (DEM) aumentou 7%. Saiu de 25% para 32%. A continuar neste ritmo Walter Pinheiro vai para o segundo turno. Com quem não dá ainda para saber.

Embora o programa de TV de ACM Neto seja o mais caro, a dobradinha com a Igreja Universal não está dando certo. Em visita às comunidades do candomblé, ACM Neto foi asperamente criticado por colocar o bispo Márcio Marinho como vice-prefeito. A Igreja Universal demoniza e persegue as religiões negras. A intolerância religiosa da Igreja Universal está afetando a campanha de ACM Neto e fazendo aumentar sua rejeição. Com certeza vai cair tanto que não vai para o segundo turno. Anote.

24 de agosto de 2008

 

Walter Pinheiro (PT) se compromete com luta das mulheres de Salvador

A coligação “Salvador, Bahia, Brasil”, a única com uma mulher na chapa majoritária, a vice Lídice da Mata, apresentou sua plataforma com políticas específicas para as mulheres na sexta-feira (22/8), no Museu Eugênio Teixeira Leal, Pelourinho. Em um auditório repleto de candidatas a vereadoras e militantes da causa feminina, o candidato Walter Pinheiro (PT) e sua vice, Lídice da Mata (PSB), se comprometeram com a criação da Secretaria Municipal da Mulher e outras políticas públicas que atendam às demandas das mulheres da cidade.

Secretaria da Mulher

A plataforma da frente formada pelo PT, PCdoB, PSB e PV inclui propostas nas áreas de saúde, educação, emprego e renda, cultura, habitação e enfrentamento à violência. A frente também defende a ampliação da participação feminina nos espaços de poder. Para isso, se compromete com a criação da Secretaria Municipal da Mulher e o funcionamento o Conselho Municipal da Mulher. A secretaria será a responsável pela concepção e implementação de políticas públicas que melhorem as condições de vida das mulheres, com superação das desigualdades sociais e de gênero.

''A Secretaria da Mulher não será apenas mais uma secretaria municipal. Ela será responsável por uma das principais marcas da nossa gestão. O trabalho para a superação das desigualdades. A maioria da população de Salvador é formada por mulheres negras e chefes de família. Não é possível pensar em administrar esta cidade sem atender às demandas destas mulheres. São elas que conhecem os problemas da saúde, da educação, da falta de emprego decente. Então vamos começar a nossa gestão ouvindo e governando para a maioria da população de Salvador'', declarou Pinheiro.

Demanda antiga

A implantação de políticas específicas para a superação da desigualdade de gênero é uma reivindicação antiga do movimento de mulheres de Salvador. A Superintendência Municipal da Mulher, criada na atual gestão, foi um avanço importante pelo reconhecimento da necessidade de uma pasta exclusiva para tratar da questão de gênero. No entanto, o órgão não recebeu os investimentos necessários para a efetivação de políticas concretas. “Não tivemos muitos recursos, mas ainda assim conseguimos colocar em funcionamento o Centro de Referência Loreta Valadares, que tem foco na prevenção e atenção a mulheres em situação de violência, com atendimento jurídico e psicosocial. Com mais investimentos, poderemos fazer muito mais”, afirmou a ex-superintendente de Políticas para as Mulheres de Salvador, Maria Helena Souza.

Para a candidata a vice-prefeita Lídice da Mata, a Secretaria da Mulher é apenas uma das formas de ampliar a participação feminina nos espaços de decisão. Para ela, a igualdade de gênero será conquistada com a eleição de mais mulheres como vereadoras, deputadas, senadoras, prefeitas e governadoras. “Temos que começar agora a lutar para que os parlamentos e o Executivo reflitam a formação da nossa sociedade. Não podemos mais ser minoria dos que decidem o futuro do país, pois somos a maioria da população brasileira. Vamos começar a virada com a eleição de mulheres e homens comprometidos com a nossa causa para a Câmara Municipal. Este será o primeiro passo para que se construa uma sociedade mais justa, pois isso só será possível com a igualdade de gênero”, ressaltou Lídice.

Fonte: O Vermelho.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?