27 de agosto de 2008

 

Pesquisa revela que o astral do brasileiro está lá em cima

A seu modo, o jornalista Élio Gaspari reconhece que o astral do brasileiro está nas alturas. Ele cita uma pesquisa DataUnB, em 214 municípios de nove estados. A pesquisa indica que o brasileiro está satisfeito, gosta dos programas sociais, aprecia o desempenho do Governo Lula e atribui a ele o bom astral em que vive atualmente.

Para 84% dos entrevistados, sua situação vai melhorar e 80% avaliam que os objetivos dos programas federais estão sendo alcançados.

A taxa de ruim e péssimo do presidente Lula (que o humor de Élio Gaspari chama de Nosso Guia) está em ralos 9%. Em setembro de 2005 ela esteve em 32%, numa pesquisa IBOPE.

As jóias da coroa, segundo Gaspari, são o programa Bolsa Família para compra de comida (80% de aprovação) e para aquisição de material escolar (75%).

Mas o povo não se deixa enganar. A pesquisa indica que a população reconheceu uma melhoria substancial nas condições de vida, mas, a alta do preço dos alimentos foi apontada por 94% das pessoas. Isso, mesmo sabendo que 63% entendem que os brasileiros estão comprando mais comida.

Ao mesmo tempo que registram a melhoria no acesso aos crediários (84%), eles informam que ficou mais difícil pagar as contas em dia (82%).

Há uma decepção na pesquisa. As obras do PAC são atribuídas às administrações municipais. Tem muito prefeito, portanto, assinando as obras do Governo Lula. A União só leva crédito nas obras das rodovias.

A pesquisa indica que o Governo Lula está bem avaliado, há confiança nas suas políticas e reconhecimento de que elas mudaram o cotidiano de milhões de pessoas.

Fonte: Coluna do Élio Gaspari - Folha de S. Paulo (24 de agosto).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?