22 de março de 2008

 

Candomblé e autoridade feminina

No site da revista CartaCapital o escritor e jornalista Emiliano José publicou artigo intitulado “Candomblé e autoridade feminina”. Na luta dos negros brasileiros contra a escravidão a trincheira cultural do candomblé foi essencial. Não se desconheça, como revelam diversos autores, que, em muitos casos, mesmo os que na senzala lideravam lutas, provocavam fugas de escravos, o faziam sabendo que podiam ser derrotados, mas na seqüência tinham convicção de que a Casa Grande faria alguma negociação – e muitas vezes essa negociação implicava mais folga no trabalho, mais direito aos folguedos

(...) Hoje, ao olharmos para a Bahia, especialmente para Salvador e o Recôncavo, pode-se perceber o quanto o candomblé é poderoso (...) Aqui, outro aspecto de natureza antropológica e cultural a ser valorizada no candomblé: a impressionante presença da autoridade feminina.

LEIA NA ÍNTEGRA

19 de março de 2008

 

Paulo Henrique Amorim é uma unanimidade

Não sei se repercutiu na mídia impressa. De férias, não dá para ler desagradáveis jornalões. Mas, virou uma unanimidade na Internet o protesto contra o IG pela censura ao blog Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, retirado do ar. Não há surpresa, faz parte do emburrecimento geral dos meios de comunicação, como bem ressalta Arthur Henrique, o presidente da CUT. O IG perde com a decisão, ganha Paulo Henrique Amorim que está pipocando em volume de acessos. O Bahia de Fato não tem a sorte de ser boicotado. Entretanto, sinto-me boicotado, como cidadão, porque sou um dos 30 mil leitores diários do Conversa Afiada e responsável por algumas de suas 160 mil page views

CONFIRA O NOVO ENDEREÇO DO CONVERSA AFIADA

 

A negra Condoleezza Rice é usada como embaixatriz das armas pela família Bush

Os brasileiros amantes da paz têm muito com o que se preocupar com a passagem de Condoleezza Rice pelas bandas de cá. Por onde passa a negrinha do pastoreio da família Bush, ocorre sempre uma escalada da guerra. Foi assim com o Iraque, foi assim com a Colômbia. A negra é usada pela indústria de armas dos EUA como embaixatriz das bombas. Fico abismado com as “homenagens” prestadas a ela por artistas, políticos e militantes negros do Brasil.

A escalada da guerra da baixa intensidade na Colômbia se deu a partir da visita, em janeiro, da negrinha serviçal da genocida família Bush. Ela é o exemplo mais perfeito do afrodescendente que se rendeu aos senhores brancos, a antítese do movimento negro. Na Colômbia, a negrinha do pastoreio reuniu-se com o narco-presidente Uribe, autoridades militares e paramilitares. Ao longo do ano ocorreu então a atual ofensiva policial-militar contra as FARC, que, não por acaso, passaram a ser chamadas de narco-guerrilha e terroristas pela grande mídia brasileira e latino-americana.

À política belicista do império do Norte não interessa libertação de reféns. Daí o bombardeio e assassinato do dirigente das FARC, Raul Reyes, em território do Equador, com assessoria militar dos EUA. Chávez e o povo venezuelano têm realmente muito com o que se preocupar. E os brasileiros têm que colocar as barbas de molho porque, de repente, os serviços secretos começaram a passar para a mídia a “informação” dando conta da presença de guerrilheiros das FARC “perto” de nossas fronteiras. Rice não é um exemplo para os militantes negros do Brasil, Rice é uma ameaça explícita ao Brasil. Ela veio dar o recado, e deu.

18 de março de 2008

 

Revista IstoÉ presta desserviço à Língua Portuguesa

A revista IstoÉ presta um grande desserviço à cultura e ao Brasil. Passou a oferecer em fascículos aos seus pobres leitores a Novíssima Gramática Ilustrada de Sacconi. Segundo o lingüista Marcos Bagno é o que há de mais reacionário, conservador e antiquado em matéria de estudo gramatical. Sem falar do preconceito contra a diversidade lingüística e o dogmatismo na doutrina gramatical. É um fascista.

Os grupos sociais que não falam como o que ele determinou que é o “certo” são atingidos por seu discurso fascistóide, que trata como “língua de jacu” os nordestinos, os baianos, os indígenas, os peões, os analfabetos, os imigrantes italianos, os idosos, os militantes do PT, os afrodescendentes. Sobra até para os jornalistas. O autor é um desastre.

Em particular, Sacconi destrata a Bahia e sua “influência africana”. A revista Istoé precisa ser processada por crime de lesa-pátria, atentado à cultura e denunciada ao Procon por propaganda enganosa. Não há nada de “novíssima” na gramática que empurra lixo e preconceito aos seus (pobres) leitores.

Leia o artigo de Marcos Bagno na revista Caros Amigos, na mesma edição em que Luis Nassif detona a revista Veja. Imperdível.

17 de março de 2008

 

A internet e os novos "formadores de opinião"

De férias pelo circuito turístico-religioso de Minas Gerais, não pretendia me envolver com a Internet. Fica parecendo a mais pura “nóia”. De volta de Congonhas, onde estava a admirar os profetas do Aleijadinho, cai na besteira de dar uma “olhadinha” no Blog do Hélio Jampa e aí foi fatal. Lá estava o artigo intitulado “A Internet e os Novos Formadores de Opinião”, de Venício A. de Lima, publicado originalmente no Observatório da Imprensa, mas, extraído por Jampa do site “Política da Paraíba”. Essa história vai longe...

Venício A. de Lima ressalta que as pesquisas de opinião estão registrando lento e progressivo descolamento da opinião dominante, na grande mídia, da opinião da maioria da população. Este fato coloca em questão o poder dos “formadores de opinião”. Ele considera que o crescimento do acesso da população à Internet tem contribuído para essa mudança. E considera também que os programas de inclusão digital como “Computador para Todos” e os telecentros dos Pontos de Cultura têm contribuídos para a mudança. A Classe C está plugada. Mais de 40 milhões de Brasileiros estão plugados. Os “formadores de opinião” da grande mídia não formam mais nada. A presença da população na Internet, entretanto, não está sendo digerida pelos intelectuais e muito menos pelos jornalões.

VALE A PENA LER DA ÍNTEGRA

16 de março de 2008

 

Tem blog novo na praça

Mais um que desistiu da grande imprensa. Carlos Augusto de A. Dória cansado (ops) do partidarismo da mídia anti-Lula e anti-PT criou o BLOG DE UM SEM-MÍDIA.

CONFIRA

 

Acabou a novela do PT de Salvador

A verdade das urnas falou mais alto. A Comissão Nacional do PT reconheceu por 7X1 a vitória da guerreira Vânia Galvão como presidente do PT municipal de Salvador. O recurso dos derrotados foi rejeitado. Vânia Galvão ganhou a presidência por um voto, mas ganhou.

Hoje, domingo (16), o PT da Bahia volta às urnas. Jonas Paulo disputa a presidência com Marcelino Gallo. O PT da Bahia tem mais uma chance de retomar a caminhada, obstruída pela administração de Marcelino Gallo, que tem confundido PT com Tendência Política. Jonas Paulo tem condições de liderar o PT da Bahia à altura do governo Wagner.

Vânia Galvão, presidenta eleita do PT de Salvador apóia Jonas Paulo para a presidência do PT da Bahia. É hoje.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?