17 de julho de 2010

 

Atores e cantores pedem voto para Emiliano em vídeo

O cantador Xangai, a cantora Cláudia Cunha e o sambista Edil Pacheco em vídeo apresentado hoje (17), sábado, declararam o voto em Emiliano José (1331) para deputado federal. Também prestaram depoimento sobre o candidato o Secretário da Educação da Bahia, Oswaldo Barreto, o Reitor da Universidade Federal do Recôncavo, Paulo Gabriel, o Reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Almeida Filho, e o ex-governador Waldir Pires. O vídeo foi apresentado pouco antes do início do ato político de lançamento da candidatura de Emiliano, no Cais Dourado, zona do Comércio de Salvador.

O poeta e ator Dody conduziu os trabalhos. Em tom de programa de TV, Dody provocou a manifestação das caravanas do interior. Boquira, Ibipitanga, Canápolis, Alagoinhas, Madre de Deus, Valente, Tanquinho, Queimadas, Paulo Afonso e Candeias. Os tambores rufaram.

Dody leu um texto listando 13 razões para o eleitor votar em Emiliano 1331. Emiliano é Ficha Limpa, foi a primeira razão. Emiliano apóia Dilma presidente, Wagner governador, Lídice e Pinheiro senadores da Bahia, foi a segunda razão.

E logo Dody continuou a citar as caravanas do interior: Tucano, São Gonçalo dos Campos, Lauro de Freitas, Conceição do jacuípe, Teodoro Sampaio, Serrinha, Araci, Candeal, Simões Filho, São Sebastião do Passé, Camaçari, Boninal, Novo Horizonte, Seabra, Souto Soares, Barro Alto, Andaraí e Lençóis e, evidentemente, Salvador. Ao todo foram 28 caravanas. A caravana de Valente, coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a vereadora Leninha (PT) representaram mais de 50 lideranças comunitárias, associações,sindicatos, de mulheres e jovens.

DUAS MIL PESSOAS PRESENTES

Aos poucos os candidatos a deputado estadual foram chegando e tomando lugares à mesa. Eduardo França, Loteba, Ailton, Júlio Rocha, Sérgio São Bernardo. Nos intervalos dos discursos. Mais caravanas eram anunciadas. Santo Amaro da Purificação, Ipiaú, Campo Formoso, Entre Rios, Iraquara, Santa Bárbara, Conceição do Coité, Lençóis. Aparece todo afobado o deputado estadual Zé Neto, de Feira de Santana. Ele explica que é a terceira cidade em que aparece no sábado em eventos políticos. Uma correria, mas não poderia deixar de comparecer no lançamento de Emiliano e vai citando as cidades em que os dois trabalham juntos.

O Cais Dourado tem 1.500 cadeiras. Muita gente em pé, muita gente entrou e saiu. No auge do ato político havia duas mil pessoas presentes. Muita agitação. Ora os tambores rufavam, ora o jingle da campanha, em ritmo de forró, dominava o espaço. Junte-se a isso tudo os gritos da multidão.

LÍDICE PEDE VOTOS

Foi nesse clima que a candidata ao Senado Lídice da Mata chegou. Quase não dava, porque às três horas da madrugada sua comitiva chegava do interior, sem teto para o avião pousar foram esbarrar em Vitória da Conquista e tinha que retomar a estrada para Irecê. O coordenador da campanha, Jonas Paulo, presidente do PT da Bahia, decidiu adiar a agenda de Irecê, garantindo a presença dos candidatos a senadores no ato político. Mas avisa que a fala é curta porque às 14h o governador Wagner estará esperando todos no aeroporto de Eunápolis.

A candidata Lídice da Mata começa a falar. Faz aquela saudação de praxe. Enaltece Waldir Pires. Faz como sempre um discurso brilhante. Lembra que ela, ainda estudante, durante a ditadura militar, já militava ao lado de Emiliano. Depois como deputada estadual e depois como prefeita de Salvador. “Emiliano era uma das poucas vozes que me davam apoio durante o cerco das elites”, seja como político, seja como jornalista com sua pena dourada.

A candidata Lídice da Mata conta um caso. Há poucos dias, durante a inauguração do Comitê Nacional da campanha de Dilma em Brasília, o deputado José Genoino puxou o governador Wagner pelo braço e disse: “Wagner, você vai ganhar a eleição na Bahia e lá tem um companheiro que você precisa eleger, pela integridade, lealdade, competência parlamentar, a Câmara vai precisar dele, Emiliano”. E Lídice da Mata continuou seu discurso, sobre a importância da Era Lula, da continuidade necessária para fazer o Brasil aprofundar as mudanças, com Dilma presidente. Pediu votos para Emiliano, deputado federal os candidatos ao Senado, Lídice (400) e Walter pinheiro (130).

OS CANDIDATOS FALAM

Os candidatos a deputado estadual começam a falar. Primeiro fala Eduardo França, ligado ao Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing . Depois fala Sérgio São Bernardo, enaltece Emiliano por sua luta contra o racismo, a desigualdade social, os direitos humanos.

Neste momento chega a deputada estadual Luiza Maia e primeira-dama de Camaçari com uma charanga animada e barulhenta. O público cerca Luiza Maia. Com dificuldade sobe ao palco. O apresentador Dody aproveita o intervalo e anuncia presenças de destaque. Cita o ex-deputado estadual Adelmo Oliveira, cita o professor George Okohama, o professor Ordep Serra, Dorinha da CUT, Nelson Santos, coordenador da campanha do candidato a deputado estadual Rosemberg, da Petrobras.

Outro candidato a deputado estadual toma a palavra. É Ailton, de Santo Antônio de Jesus. Um animador de auditório. Chega dizendo: Bom Dilma, não estou ouvindo, de novo, Bom Dilma. Enaltece Waldir Pires. Defende uma nova política de fortalecimento do Recôncavo Baiano, aplaude a chegada da Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Diz o número 13631 e pede o voto. O apresentador Dody recita um poema. Aproveita a deixa e registra a presença da vereadora Leninha, de Valente, dirigente da CUT, também cita Celso Babi, líder político de Candeias e região metropolitana, e José Ivaldo, ex-prefeito de Paulo Afonso.

O candidato a deputado estadual Júlio Rocha toma a palavra. Diz que não está fazendo campanha ali, porque a estrela do dia é Emiliano. É testemunha da luta de Emiliano pelo meio ambiente, ele que foi superintendente do IBAMA da Bahia. Fala das qualidade morais e éticas de Emiliano e se sente feliz por fazer “dobradinha” com ele, uma aliança eco-socialista. O apresentador registra a presença do pastor Djalma Torres, da Igreja Batista Nazaré. E do cineasta Guido Araújo, uma lenda do cinema baiano.

A deputada estadual Luiza Maia, líder política de Camaçari, fala. Quer dar um depoimento. Como professora, lembra que durante uma vida usava os textos de Emiliano na sala de aula. Pela clareza, pela profundidade, pelas lembranças dos anos de chumbo, aula viva de história do Brasil, moral e ética na política. Luiza Maia relata que trabalha com Emiliano em Camaçari, Simões Filho e Madre de Deus. Em Simões Filho com a liderança de Dra Denise. Fala da força das mulheres que são 52% do eleitorado nacional. Uma força para eleger Dilma a primeira presidenta do Brasil e Lídice da Mata a primeira senadora pela Bahia. Com naturalidade pede o voto para Luiza Maia 13.467. Logo depois fala o candidato a deputado estadual Loteba, 13146, se declara soldado, mas, diferente dos soldados dos tempos da ditadura. Sua base principal é em Candeias, onde a presença da Petrobras é forte.

CARTA DE VÂNIA GALVÃO

A principal candidata a deputada estadual em Salvador não pode comparecer. A vereadora da capital Vânia Galvão foi a Eunápolis cumprir tarefa da chapa majoritária. Mas a presença dos militantes é pesada, dezenas e dezenas de bandeiras, e muito panfleto de campanha. O apreentador Dody lê uma mensagem da candidata Vânia Galvão. Ela tem uma bandeira central, que é a educação. Seu mandato de vereadora é voltado para os direitos sociais, das minorias, do segmento LGBT.

Em seguida o apresentador Dody lê o perfil político de Emiliano. O candidato participou ativamente das campanhas de Lula presidente, Wagner governador. Em seu primeiro mandato de deputado estadual defendeu o Governo Waldir Pires. Como vereador de Salvador e deputado estadual do PT defendeu os trabalhadores, portadores de deficiência, combateu o racismo e a intolerância religiosa, brigou pela educação, pela interiorização das universidades e pelo ensino profissionalizante.

WALDIR PIRES ENALTECE EMILIANO

O ex-governador Waldir Pires vai falar. O plenário vem abaixo. As bandeiras tremulam. Os tambores rufam. Gritos. Waldir Pires prega a democracia. A necessidade de continuar o projeto de mudança dos governos Lula. Explica a necessidade de uma bancada forte na Câmara dos Deputados, para dar suporte à presidenta Dilma. E fala da intrepidez, coragem e lucidez política de Emiliano. Waldir volta aos anos 80, quando andava com Lula pelo Vale do São Francisco na Caravana da Cidadania. Lembra que disse a Lula: você vai ser presidente da República, vai falar de igual para igual com os presidentes do EUA, da Rússia, dos países asiáticos.

Waldir relembra também uma conversa com Lula. Ele disse a Lula para não fazer como Juscelino Kubistchek, que se omitiu de fazer o sucessor, embora saísse do governo com alta popularidade. E veio a instabilidade política e depois o golpe militar. Waldir queria dizer que Lula está certo ao apoiar Dilma Roussef, para evitar o risco de retrocesso. Volta a pregar a democracia, não a do papel da Constituição puramente formal, mas, a democracia real do bem-estar social. Democracia é uma mentira se não há comida para todos, renda para todos, casa para todos, é uma mentira se há exclusão social e econômica.

Então fala de Emiliano. Lembra que o viu jovem, quase menino, na luta contra a ditadura, saindo da prisão, mantendo a integridade. Lembra que o viu como deputado estadual, em defesa de valores e dos interesses da Bahia. Sempre. Emiliano é meu candidato a deputado federal. Vamos lutar para que não haja retrocesso, como os oito anos de Fernando Henrique. Emiliano estará lá na Câmara dos Deputados e vamos continuar essa luta, com Dilma presidente, Wagner governador, Lídice da Mata e Pinheiro como senadores da Bahia.

CHEGA WALTER PINHEIRO

O candidato ao senador Walter Pinheiro chega ao Cais Dourado. Sobe ao palco e abraça Waldir Pires, Emiliano e candidatos a deputado estadual. Pinheiro faz a saudação e um chamamento para a luta pelo projeto nacional de mudança iniciado com a vitória de Lula. Para ele, a transferência que Lula faz a Dilma não é a simples transferência de voto, mas, a transferência de um grande projeto de transformação do Brasil.

Enaltece as qualidades de Dilma como coordenadora do maior programa de investimentos que o país já teve. Credita a Dilma a autoridade de ter mudado a gestão do governo federal, levando 86% da população a aprovar o governo Lula em todas as pesquisas.
Pinheiro discursa alto como os sindicalistas. Grita. Afirma que Lula fez em quase oito anos o que as elites não fizeram em 100 anos. Afirma que o governador Wagner fez em quase quatro anos o que as elites baianas não fizeram em 40 anos.

Pinheiro enaltece Wagner por estar mudando a forma de relacionamento da população com o governo, sem mandonismo, sem coronelismo. Não mais investimentos do estado somente para Salvador e região metropolitana, mas, para todo o estado. Diz que as bancadas estadual e federal devem aumentar em quantidade, mas também e principalmente em qualidade. Então fala de Emiliano. “Vamos eleger Emiliano porque nele podemos confiar, será nossa voz, a voz da Bahia em Brasília”.

Ainda tem mais um orador. É Jonas Paulo, presidente do PT da Bahia. Prevê que Wagner vai ganhar no primeiro turno. Anuncia pesquisas internas que dão na Bahia 53% para Dilma, 25% para Serra e 5% para Marina. Anuncia que as pesquisas internas dão 48% para Wagner, 24% para Souto e 15% para Geddel. Também informa que os candidatos a senadores do PT estão na frente. Mas, prevê que a campanha está em crescimento possibilitando a vitória no primeiro turno. Em linguagem popular ele conclui que “não dá para bater a bola na trave”.

O apresentador Dody recita mais um poema. A campanha faz uma homenagem póstuma ao poeta Damário Da Cruz e o ator Wilson Mello, recentemente falecidos. Eram amigos de Emiliano.

EMILIANO VAI FALAR

Os tambores voltam a rufar, as bandeiras se alvoroçam. Finalmente, Emiliano vai falar.

O plenário já não é o mesmo. Algumas caravanas do interior tiveram que pegar o caminho de volta. O grupão embandeirado de Vânia Galvão toma a frente do palco. Agitam as bandeiras. Fotógrafos. Câmeras. Emiliano, Emiliano, o jingle em ritmo de forró repete o refrão.

Emiliano agradece a presença de todos. Faz uma homenagem especial a Waldir Pires. Defende a atividade política como de fundamental importância para o desenvolvimento do país. Considera um exemplo positivo e vivo a presença de tantas lideranças vindas das mais diversas e distantes regiões da Bahia. Emiliano faz o elogio da política. Cita Zanetti, Cleuza, Oldack, Rui Patterson, Carlos Sarno como símbolo dos que lutaram contra a ditadura e continuam na luta por um Brasil mais justo. Manifesta alegria.

Emiliano fala do que considera uma revolução democrática e pacífica em curso. Não entra no mérito dos programas sociais e de distribuição de renda. Mas fala dos 30 milhões de brasileiros que saíram da miséria profunda. Lembra que outro dia mesmo Lula estava emocionado na primeira turma de formando de Medicina beneficiados peloProUni. Nunca pensamos que conseguiríamos ver índios, negros e pobres se formando, transformando-se em doutores, médicos. Enaltece Dilma. Defende o governo de Wagner.

Fala em aprofundar a revolução democrática e até mesmo num terceiro e num quarto mandatos, não de pessoas, mas de projeto da mudança. Fala em formação de bancadas no Senado, pede votos para Lídice e Pinheiro. Fala em formação de uma bancada forte na Bahia, para dar sustentação ao segundo governo Wagner. Emiliano se coloca como candidato, quer representar a Bahia na Câmara dos Deputados. Pede empenhos de todos. A festa acaba. As lideranças avançam sobre o palco. Os tambores rufam. O jingle de campanha volta a dominar o ambiente. Acaba o ato político, começa a campanha.

TEXTO COLETIVO - Esta reportagem começou com texto do blog Bahia de Fato. mas é uma obra coletiva. Acaba de incorporar as contribuições do site da vereadora Leninha (PT), de Valente. Todos que tiverem informações relevantes podem enviar.

16 de julho de 2010

 

Waldir Pires diz em carta por que vota em Emiliano 1331 pra deputado federal

Amanhã, sábado, 17, às 9h da manhã, Emiliano (1331) lança sua campanha para deputado federal pelo PT da Bahia. Wagner, Otto, Lídice e Walter Pinheiro vão estar presentes. Com certeza alguns candidatos a deputado estadual como Vânia Galvão, Fátima Nunes, Rosemberg, Júlio Rocha, entre outros.

Como será o pronunciamento de Waldir Pires?

Não li a carta, mas sei que ele dirá que “o caminho aberto pelo governo do presidente Lula há de ser consolidado e avançará no governo de Dilma, candidata de Lula e nossa à presidência da República, com apoio de um Congresso que seja digno, honrado e ético”.

É certo que dará publicidade a uma carta apoiando Emiliano para deputado federal.

Por conta da citação da necessidade um “congresso que seja digno, honrado e ético é que ele pede votos para Emiliano”.

Waldir Pires termina a carta assim: “Peço-lhe o voto para Emiliano 1331”.

15 de julho de 2010

 

Waldir Pires escreve carta apoiando Dilma, Wagner, Lídice e Pinheiro e EMILIANO para deputado federal

Neste sábado, 17, o ex-governador Waldir Pires, além de discursar no ato de lançamento da candidatura de Emiliano para deputado federal (1331), vai divulgar uma carta intitulada “Meu voto é para Emiliano”. Na carta, Waldir Pires enaltece o governo Lula, reafirma seu apoio a Dilma presidente, a Wagner governador, aos candidatos ao Senado Lídice da Mata e Walter Pinheiro.

Emiliano inaugura seu comitê neste sábado, às 9 da manhã, no Cais Dourado, uma casa de eventos situada à Avenida Jequitaia, Água de Meninos, na Cidade Baixa. Estará presente toda a chapa majoritária. Wagner, Otto, Lídice e Pinheiro. E, como é tradição, muitos candidatos a deputado estadual que fazem dobradinha com o federal.

Na carta, Waldir Pires resume a biografia de Emiliano, fala da importância da Câmara e do Senado para a consolidação da democracia “que já não pode ser mais uma utopia distante e frágil”. Ao final, ele faz o apelo: “para deputado federal peço-lhe o voto para Emiliano”.

 

Serra reedita discurso da direita de 1964 ao falar em “República Sindical”

O Blog do Tijolaço, do Brizola Neto, chamou atenção para um aspecto repulsivo do discurso eleitoral de Serra. Como é duro ver alguém que já foi considerado progressista mudar de lado. Serra já está repetindo antigos mantras da extrema direita dos anos 60, que levaram o país ao golpe militar de 1964, a 25 anos de ditadura, perseguições, assassinatos e tortura. Serra é um perigo para as instituições democráticas.

Serra não sente nem um pingo de vergonha ao dizer que o Brasil virou uma “República Sindicalista”. Ele era ainda estudante, dirigente estudantil, quando a direita radical, com apoio da mídia, atacava o presidente eleito João Goulart com esse discurso. Jango era apresentado à época como um comunista disfarçado que queria implantar no país a república sindical. E Serra que teve que fugir do Brasil com o golpe militar, agora ressuscita essa história? Que coisa feia.

Serra não tem escrúpulos. Fala em ameaça de “República Sindical”, porque as centrais operárias escolheram apoiar a candidatura da Dilma. Falta-lhe honestidade intelectual para ser presidente da República.

 

Jornal FEIRA HOJE informa sobre lançamento da candidatura de Emiliano (1331)

Com direito a foto dos jornalistas Sérgio Jones, Carlos Augusto e Emiliano José, o jornal digital FEIRA HOJE informa com destaque o lançamento da campanha de EMILIANO (1331).

O título é: “Professor doutor em comunicação social, Emiliano José lança candidatura sábado com presença do governador Jaques Wagner”.

A legenda da foto acrescenta: “jornal comprometido com o pensamento democrático de esquerda, com valores iluministas e com aprimoramento do jornalismo, entendemos que pessoas como Emiliano fortalecem a democracia”.

SEGUE O TEXTO:

“O candidato a deputado federal Emiliano (1331) lançará sua candidatura no próximo sábado, dia 17, às 9 horas da manhã, no Cais Dourado – casa de eventos localizada à avenida Jequitaia, 102, Água de Meninos, bem próximo à entrada do ferry boat, na Cidade Baixa.

Ao ato de lançamento estarão presentes o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (13), o candidato a vice, Otto Alencar, os candidatos ao Senado Lídice da Matta (400) e Walter Pinheiro (130). Também estará presente o ex-governador Waldir Pires, além de militantes, apoiadores e amigos.

Emiliano é autor de vários livros sobre o período da ditadura militar, é professor aposentado da UFBA e palestra sobre temas concernentes ao jornalismo e a repressão militar. É um defensor da liberdade de pensamento e um dos poucos nomes que representam a resistência democrática, sendo ex-preso político. Um dos maiores intelectuais da Bahia contemporânea”.

LEIA JORNAL FEIRA HOJE

 

“Sou Wagner 13, pra Bahia seguir em frente” diz o site oficial que acabo de visitar

Está muito bom o site da candidatura Jaques Wagner (13). “Sou Wagner 13, pra Bahia seguir em frente” é o slogan. O site informa sobre o ato político de inauguração do Comitê Central de campanha, na entrada do bairro Cidade Jardim (em direção à Ceasa do Rio Vermelho), com fotos e imagens. O site tem até um espaço interativo, estimulando os eleitores à criação e manifestação de idéias através de desenhos, fotos, vídeos ou simples comentários. “Faça parte de nossa constelação” é o convite para a Caminhada Wagner. Eu gostei.

Visitei o site oficial Sou Wagner 13 a partir de um link do site de Emiliano 1331.

ACESSO O SITE SOU WAGNER

 

Emiliano lança candidatura sábado com presença de Wagner, Otto, Lídice, Pinheiro e Waldir Pires

O candidato a deputado federal Emiliano (1331) lançará sua candidatura no próximo sábado, dia 17, às 9 horas da manhã, no Cais Dourado – casa de eventos localizada à Avenida Jequitaia, 102, Água de Meninos, bem próximo à entrada do ferry boat, na Cidade Baixa.

Ao ato de lançamento estarão presentes o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (13), o candidato a vice, Otto Alencar, os candidatos ao Senado Lídice da Matta (400) e Walter Pinheiro (130). Também estará presente o ex-governador Waldir Pires, além de candidatos a deputado estadual, militantes, apoiadores e amigos.

Uma carta de Waldir Pires apoiando Emiliano será divulgada.

 

Trabalhadores denunciam impostura e golpe do candidato Serra (PSDB)

O candidato José Serra (PSDB) tem se apresentado como um benemérito dos trabalhadores, divulgando inclusive que é o responsável pela criação do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e por tirar do papel o Seguro-Desemprego. Não fez nenhuma coisa, nem outra. Aliás, tanto no Congresso Nacional quanto no governo, sua marca registrada foi atuar contra os trabalhadores. A mentira tem perna curta e os fatos desmascaram o tucano.

A VERDADE

Seguro-Desemprego - Foi criado pelo decreto presidencial nº 2.284, de 10 de março de 1986, assinado pelo então presidente José Sarney. Sua regulamentação ocorreu em 30 de abril daquele ano, através do decreto nº 92.608, passando a ser concedido imediatamente aos trabalhadores.

FAT - Foi criado pelo Projeto de Lei nº 991, de 1988, de autoria do deputado Jorge Uequed (PMDB-RS). Um ano depois Serra apresentou um projeto sobre o FAT (nº 2.250/1989), que foi considerado prejudicado pelo plenário da Câmara dos Deputados, na sessão de 13 de dezembro de 1989, uma vez que o projeto de Jorge Uequed já havia sido aprovado.

Assembleia Nacional Constituinte (1987/1988) - José Serra votou contra os trabalhadores:

a) Serra não votou pela redução da jornada de trabalho para 40 horas;
b) não votou pela garantia de aumento real do salário mínimo;
c) não votou pelo abono de férias de 1/3 do salário;
d) não votou para garantir 30 dias de aviso prévio;
e) não votou pelo aviso prévio proporcional;
f) não votou pela estabilidade do dirigente sindical;
g) não votou pelo direito de greve;
h) não votou pela licença paternidade;
i) não votou pela nacionalização das reservas minerais.

Por isso, o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), órgão de assessoria dos trabalhadores, deu nota 3,75 para o desempenho de Serra na Constituinte.

Revisão Constitucional (1994) - Serra apresentou a proposta nº 16.643, para permitir a proliferação de vários sindicatos por empresa, cabendo ao patrão decidir com qual sindicato pretendia negociar. Ainda por essa proposta, os sindicatos deixariam de ser das categorias, mas apenas dos seus representados.

O objetivo era óbvio: dividir e enfraquecer os trabalhadores e propiciar o lucro fácil das empresas. Os trabalhadores enfrentaram e derrotaram os ataques de Serra contra a sua organização, garantindo a manutenção de seus direitos previstos no artigo 8º da Constituição.

É por essas e outras que Serra, enquanto governador de São Paulo, reprimiu a borrachadas e gás lacrimogênio os professores que estavam reivindicando melhores salários; jogou a tropa de choque contra a manifestação de policiais civis que reivindicavam aumento de salário, o menor salário do Brasil na categoria; arrochou o salário de todos os servidores públicos do Estado de São Paulo.

As Centrais Sindicais brasileiras estão unidas em torno de programa de desenvolvimento nacional aprovado na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, em 1º de junho, com mais de 25 mil lideranças sindicais, contra o retrocesso e para garantir a continuidade do projeto que possibilitou o aumento real de 54% do salário mínimo nos últimos sete anos, a geração de 12 milhões de novos empregos com carteira assinada, que acabou com as privatizações, que descobriu o pré-sal e tirou mais de 30 milhões de brasileiros da rua da amargura.

Antonio Neto – presidente da CGTB
Wagner Gomes – presidente da CTB
Artur Henrique – presidente da CUT
Miguel Torres – presidente da Força Sindical
Jose Calixto Ramos – presidente da Nova Central

14 de julho de 2010

 

TSE confirma candidatura de Vânia Galvão (PT-BA) a deputada estadual

O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou hoje (14) o registro da candidatura da vereadora petista de Salvador, Vânia Galvão, a deputada estadual. Com ela são 18 vereadores que sairão candidatos a deputado estadual. Vânia Galvão é a principal dobradinha do candidato a deputado federal Emiliano (1331), na capital baiana. São unha e carne.

Emiliano lança candidatura sábado (17) com presença de Wagner

O candidato a deputado federal Emiliano (1331) lançará sua candidatura no próximo sábado, dia 17, às 9 horas da manhã, no Cais Dourado – casa de eventos localizada à avenida Jequitaia, 102, Água de Meninos, bem próximo à entrada do ferry boat, na Cidade Baixa.

Ao ato de lançamento estarão presentes o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (13), o candidato a vice, Otto Alencar, os candidatos ao Senado Lídice da Matta (400) e Walter Pinheiro (130).

Também estará presente o ex-governador Waldir Pires, além de militantes, apoiadores e amigos.

 

Há dois projetos em disputa no Brasil. Pseudo cenário pós-Lula é apenas uma ficção.

Na Agência Carta Maior tem um ótimo estudo de João Sicsu, diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do IPEA, publicado originalmente na revista Inteligência. O título é “Re-visões do desenvolvimento”. Segundo João Sicsu há dois projetos em disputa no Brasil e um único cenário de embate político real. Não há o cenário chamado por alguns de pós-Lula. O esforço da grande mídia para criar esse cenário se torna evidente quando os textos apresentam os principais candidatos à Presidência.

Entretanto, há líderes, aliados e bases sociais que personificam essa disputa. De um lado estão o presidente Lula, o PT, o PC do B, alguns outros partidos políticos, intelectuais e os movimentos sociais. Do outro, estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), o PSDB, o DEM, o PPS, o PV, organismos multilaterais (o Banco Mundial e o FMI), divulgadores midiáticos de opiniões conservadoras e quase toda a mídia dirigida por megacorporações.

Dilma jamais é apresentada como candidata do governo ou do presidente Lula. E Serra e Marina não são apresentados como candidatos da oposição, mas sim como candidatos de seus respectivos partidos. No pseudo-cenário pós-Lula, projetos aplicados e testados se tornam abstrações e o suposto preparo dos candidatos para ocupar o cargo de presidente se transforma em critério objetivo.

Em resumo, há o projeto desenvolvimentista da Era Lula contra o projeto estagnacionista do PSDB.

LEIA NA ÍNTEGRA NA AGÊNCIA CARTA MAIOR

 

Wagner (PT) inaugura hoje (14) seu comitê eleitoral às 18h


13 de julho de 2010

 

“Dom Timóteo, mística, fé e liberdade”, segundo Emiliano José (PT)

Às vésperas de inaugurar seu Comitê de Campanha ( que será neste sábado, 17), o jornalista, escritor e candidato a deputado federal Emiliano José (PT) ainda teve pique para sentar e escrever um artigo sobre “Dom Timóteo, mística e fé”, publicado no site da revista Carta Capital. Na verdade, ele escreveu sobre dois centenários de nascimento importantes na Bahia, o de Dom Timóteo e do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, que mostram a força da religiosidade baiana. Tudo a ver. Dom Timóteo criou a Missa do Morro e chamou para dentro da Igreja Católica a riqueza do candomblé com seus tambores, ritos e espiritualidade.

LEIA NA ÍNTEGRA

 

13 certezas de que o Brasil vai seguir mudando

A campanha de Dilma Rousseff produziu um folheto contendo 13 razões para votar na candidata do PT à Presidência da República. O folheto foi distribuído durante a inauguração do comitê de campanha em Brasília. Segue o texto:

13 CERTEZAS DE QUE O BRASIL VAI SEGUIR MUDANDO

1. FIM DA MISÉRIA – Com Lula, 31 milhões de pessoas entraram para a classe média e 24 milhões saíram da pobreza absoluta. Dilma vai
aprofundar esse caminho e acabar com a miséria no país.

2. MAIS EMPREGOS – O Brasil nunca gerou tantos empregos como agora. Dilma – que coordenou o PAC e o Minha Casa, Minha Vida, programas que levam obras e empregos a todo o país – é a garantia de que o mercado de trabalho vai continuar crescendo para todos.

3. MAIS REAJUSTES SALARIAIS – Com Lula, o salário mínimo sempre teve reajustes bem acima da inflação e houve aumento da massa salarial em geral. Dilma vai manter e aperfeiçoar essa política que tem ajudado a melhorar a vida de tanta gente.

4. MAIS BOLSA FAMÍLIA – Agora, todos os candidatos falam bem do Bolsa Família, mas o brasileiro sabe: só Dilma garante o fortalecimento desse e de outros programas sociais criados por Lula.

5. MAIS EDUCAÇÃO – Lula criou o ProUni, mais universidades e escolas técnicas do que qualquer outro governo. Dilma vai seguir abrindo as portas da educação para todos. Com ela, não haverá um único município brasileiro, a partir de 40 mil habitantes, que não tenha Escola Técnica.

6. MAIS SAÚDE – Lula ampliou o Saúde da Família, criou o Samu 192,
as Farmácias Populares e o Brasil Sorridente. Dilma já garantiu: vai
criar 500 Unidades de Pronto Atendimento – as UPAs 24 horas. E 8.600
novas Unidades Básicas de Saúde – as UBS.

7. MAIS SEGURANÇA – Lula está fazendo um investimento inédito na segurança, com o Pronasci, que tem, entre suas prioridades, o policiamento comunitário, a inclusão do jovem e a parceria com a sociedade. Dilma vai ampliar essa ação, usando como modelo as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que estão livrando várias comunidades do Rio de Janeiro do domínio do tráfico.

8. MAIS COMBATE AO CRACK – Dilma vai combater essa praga com autoridade, carinho e apoio. Apoio para impedir que mais jovens caiam nessa armadilha fatal. Carinho para cuidar dos que precisam se libertar do vício. E autoridade para combater e derrotar os traficantes, estejam onde estiverem.

9. MAIS CRECHES – Dilma quer garantir mais tranquilidade para as famílias que trabalham e não têm onde deixar os filhos. Por isso, já assumiu o compromisso de construir 6 mil creches e pré-escolas em todo o país.

10. MAIS MORADIAS POPULARES – Juntos, Lula e Dilma criaram o Minha Casa, Minha Vida, que está realizando o sonho da casa própria de muita gente. Dilma vai ampliar o programa, garantindo mais 2 milhões de moradias populares para quem mais precisa.

11. MAIS APOIO AO CAMPO – Nossos agricultores nunca tiveram tanto apoio para produzir e crescer na vida. Dilma – que criou o Luz para Todos e beneficiou mais de 11 milhões de brasileiros que vivem no campo – é a certeza de que esse trabalho vai seguir em frente, tanto para o agronegócio como para a agricultura familiar.

12. MAIS CRÉDITO – Lula criou o crédito consignado e facilitou o acesso da população a várias linhas de crédito. É por aí que Dilma vai seguir para continuar beneficiando toda a população.

13. MAIS RESPEITO AO BRASIL – Com Lula, o Brasil pagou sua dívida com o FMI e passou a ser um país respeitado em todo o mundo. Dilma quer o Brasil assim: forte, independente e cada vez mais admirado aqui e lá fora.

 

Diante de Dilma, trabalhadoras rurais protestam contra charge imbecil de Nani

A revista digital Terra Magazine, em texto assinado pelo jornalista Cláudio Leal, afirma que “ainda não acabou a “cruzada” feminina contra o desenhista Nani, ex-Pasquim.

Na manhã desta terça-feira, 13, em Brasília, durante o ato de apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores Agricultura (Contag) à campanha de Dilma Roussef, a vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e secretária de Mulheres da entidade rural, Carmem Soro, atacou o chargista por ter retratado a candidata petista como uma protistuta em referência à montagem do programa de governo com o PMDB.

Carmem expôs sua avaliação sobre a charge: "De forma absolutamente desrespeitosa. Não ofenderam a candidata a presidente, ofenderam todas as mulheres brasileiras... ainda por cima ser comparada... (vacila na hora de falar a palavra delicada) segundo a visão de parte da sociedade brasileira... como uma prostituta!". Neste momento, Dilma balançou a cabeça afirmativamente e aplaudiu. Também fez uma anotação no papel.

O fato é que as mulheres organizadas do Brasil inteiro protestam contra a charge do Nani. Tem gente que até desconfia que esse cara apóia a Dilma, porque nunca se viu um motor tão grande de mobilização numa campanha eleitoral. Era o que estava faltando para esquentar a campanha. Dilma deve estar adorando. serra deve estar odiando.

É como eu dizia outro dia. Com um amigo como Nani, Serra não precisa de inimigo.

A verdade é que se Nani tem direito a se expressar, a sociedade também tem direito de protestar, não é?

 

A revista Veja combinou com Serra o ataque ao PT

Tenho pena dos leitores da revista Veja. De combinação com o candidato Serra (PSDB), a revista desenterrou uma capa anti-PT publicada às vésperas da eleição de 2002, para desgastar o então candidato Lula. A edição de 2002 colocou na capa um monstro de quatro patas com várias cabeças representando o PT. Na última edição o “monstro” foi pintado de vermelho, em forma de hidra, com direito a estrela petista. “O monstro do radicalismo” foi a manchete repugnante.

E o que Serra tem a ver com isso? Basta ler a manchete da página A6 da Folha de S. Paulo de terça-feira (13 de julho). “Dilma é mais fraca que PT”, diz Serra. É tão evidente o “serviço” prestado tanto pela revista Veja quanto pela Folha de S. Paulo. A revista denuncia um suposto radicalismo do PT, e Serra afirma logo em seguida que Dilma é mais fraca que o PT, logo, estaria nas mãos do radicais.

Depois segue o bla-blá-blá de José Serra. Que Lula é mais forte que o PT e por isso neutralizou os radicais, que Dilma é mais fraca que o PT, e por isso estaria refém dos radicais. Mas quanta bobagem.

Bobagem ou não, os leitores da revista Veja e da Folha de S. Paulo estão submissos a este tipo de manipulação barata.

As famiglias Civita e Frias estão realmente desesperadas. Isso não pode mais ser chamado de jornalismo.

 

Nilmário em Minas 1331 e Emiliano na Bahia 1331, pelos direitos humanos e com o mesmo número

Nilmário Miranda (1331), ex-Secretário Especial dos Direitos Humanos do primeiro governo Lula, inaugura seu comitê nesta quinta-feira (15 de julho) em Belo Horizonte, rua Timbiras, 2330, Bairro de Lourdes. Nilmário é candidato a deputado federal com o número 1331.

É uma feliz coincidência. 1331 também é o número de Emiliano, candidato a deputado federal na Bahia.

Aliás, Emiliano lança sua candidatura a deputado federal neste sábado (17), às 9h da manhã no Cais Dourado, avenida Jequitaia, 102, Água de Meninos na Cidade Baixa, em Salvador.

Ao ato de lançamento estarão presentes o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (13), o candidato a vice, Otto Alencar, os candidatos ao Senado Lídice da Matta (400) e Walter Pinheiro (130). Também estará presente o ex-governador Waldir Pires, além de militantes, apoiadores e amigos.

A luta pelos direitos humanos continua.

 

Emiliano (PT) lança candidatura sábado com presença de Wagner

O candidato a deputado federal Emiliano (1331) lançará sua candidatura no próximo sábado, dia 17, às 9 horas da manhã, no Cais Dourado – casa de eventos localizada à avenida Jequitaia, 102, Água de Meninos, bem próximo à entrada do ferry boat, na Cidade Baixa.

Ao ato de lançamento estarão presentes o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (13), o candidato a vice, Otto Alencar, os candidatos ao Senado Lídice da Matta (400) e Walter Pinheiro (130). Também estará presente o ex-governador Waldir Pires, além de militantes, apoiadores e amigos.

12 de julho de 2010

 

Presidente do Vox Populi prevê reeleição do governador na Bahia

O presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, em artigo publicado no Correio Braziliense, fez uma previsão: “Devem se reeleger sem susto os governadores do Rio de Janeiro, da Bahia, de Pernambuco, do Ceará, do Mato Grosso do Sul e a governadora do Maranhão. Também favoritos, mas em cenário mais competitivo, os de Sergipe e da Paraíba. Em Alagoas, Teotônio Vilela disputará uma eleição complicada, agora ainda mais, com a entrada de Fernando Collor no páreo”.

Segundo Marcos Coimbra “de norte a sul, o tom que domina as sucessões, nos estados para os quais dispomos de dados, é de continuidade. São vários os governadores da safra de 2006 que disputam a reeleição, muitos com favoritismo e possibilidade de vitória no primeiro turno, outros enfrentando eleições menos tranquilas. A eles se somam os vices que assumiram o cargo este ano, depois da desincompatibilização dos titulares, que saíram, quase todos, para se candidatar ao Senado”.

Com os dados das pesquisas, a marca da continuidade nos governos dos estados continua forte.

 

Emiliano (1331) e Fátima Nunes (13567) juntam as forças em Salvador

O candidato a deputado federal Emiliano (1331) e a deputada estadual Fátima Nunes (13.567), candidata à reeleição, juntaram as forças e realizaram uma plenária (10/07) com lideranças da Cidade Baixa, em Salvador. O encontro foi uma solicitação das lideranças baianas para analisar os mandatos e reafirmar apoio. Estavam presentes representantes dos bairros: Uruguai, Calçada, Jardim Cruzeiro, Massaranduba, Ribeira, Bonfim, Boa Vagem, São Domingos, Lobato, Santa Luiza e ainda da Ilha de Itaparica.

Fátima Nunes disse que “estamos construindo um "Brasil decente, bonito". "Acredito que é possível fazer um Brasil diferente, com mais democracia e dignidade. O Governo Lula viu as dificuldades e está melhorando as condições de vida das pessoas. Estamos começando a mudar Brasil. E podemos ver essas mudanças. Antes não tínhamos água, escola, faculdade, energia, estradas. Agora temos. E isso tendo cuidado com o meio ambiente, pensando nas gerações futuras".

Para ela é uma vitória extraordinária a oportunidade de eleger a primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e a primeira mulher senadora da Bahia, Lídice da Mata. “Essa será uma vitória para as mulheres e para os homens também, porque somos parceiros nisso”.

Emiliano destacou que Fátima Nunes tem um compromisso extraordinário com o povo e que, se viesse a escrever um romance, com certeza ela seria personagem. Ele disse ainda que a política é essencial à vida e que todos são políticos e fazem política de alguma forma.

“Sabemos do significado do Governo Lula. O povo entendeu que era a hora dele e elegeu um trabalhador, um operário. Lula é a cara do povo. O nosso presidente é considerado a maior liderança nacional e mundial. Combateu a fome com o Bolsa Família, o maior programa de distribuição de renda do mundo. Temos agora de cometer a façanha de elegermos a primeira mulher presidente do Brasil. Ela que tem vida política desde a juventude, que enfrentou a ditadura, como eu. É um momento novo no País, inédito”, destacou.

Ele disse ainda que temos que continuar com a mudança que está ocorrendo na Bahia. “Ninguém esperava que Jaques Wagner fosse eleito na primeira vez, vencendo uma família que há 40 anos dominava a Bahia de forma desastrosa. Agora a nossa tarefa é a reeleição de Wagner”.

LEIA MAIS NO SITE DE FÁTIMA NUNES

 

Joseildo Ramos (13139) lança campanha a deputado estadual em Alagoinhas

O ex-prefeito de Alagoinhas Joseildo Ramos (13139) lançou a sua campanha a deputado estadual pelo PT neste domingo (11), no Tênis Clube. O evento contou com a presença maciça de políticos e militantes do PT local e de outros municípios baianos, entre eles o candidato a deputado federal Emiliano (1331).

“Além de me unir a Joseildo pela política, já que temos os mesmos ideais, me orgulho de ser amigo dele. Foi com muito amor e carinho que fui o maior defensor dele na Assembléia Legislativa, quando deputado estadual. Ele é exemplo de competência e dignidade. Fez uma excelente atuação na Prefeitura de Alagoinhas, pensando sempre nos mais pobres. O povo é sábio e soube visualizar essa boa administração”, ressaltou Emiliano.

Na avaliação de Emiliano, Joseildo será um deputado estadual importante. “Ele é essencial ao Governo Wagner. Vai olhar com carinho para a população de Alagoinhas, da região e de todo o Estado. É tarefa nossa fazer de Joseildo um dos deputados mais bem votados para que nossos sonhos de uma Bahia mais democrática possam continuar”.

Joseildo foi prefeito de Alagoinhas por dois mandatos, entre 2000 e 2008, deixando a administração com 82% de aprovação.

11 de julho de 2010

 

Blogão do Pereira define suas candidaturas na Bahia

O “Blogs em Revista”, conhecido popularmente como “Blogão do Pereira”, foi o primeiro blog baiano a definir abertamente suas preferência eleitorais. Seguiu o passo da revista Carta Capital. Do lado direito do blog ele postou fotos de Dilma presidente (13), Wagner governador (13), Lídice senadora (400), Pinheiro senador (130) e EMILIANO deputado federal (1331). Desejou Feliz 2011 para todos.

O Blogão do Pereira especializou-se em reproduzir na Internet “o que há de melhor na blogosfera nacional”. É pilotado por Washington Pereira, que se define como “apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no bolso”.

O Blogão do Pereira passou um susto nos seus seguidores. Desde 6 de julho não postava nada. O que será que aconteceu com o editor? Perguntavam-se todos. Deve ter se dado férias, afinal, ninguém é de ferro.

A boa notícia é que o Blogão do Pereira retornou à ativa. E veio com overdose de notícias. Documenta com fotos a repressão policial da PM paulista do Serra aos funcionários da Justiça, em greve; denuncia a mão de Serra nas demissões de jornalistas da TV Cultura; críticas ao Datafolha e Ibope que continuam desrespeitando a inteligência dos eleitores brasileiros e novos ataques à imagem da Petrobras, entre outras.

Do Bahia de Fato ele reproduziu dois textos. “Serra é uma ameaça viva à imprensa livre” e “Não há política sem comunicação, mas a mídia dominante apóia Serra, daí a importância da Internet para o PT”.

CONFIRA NO BLOGÃO DO PEREIRA

 

Fundação Jaqueira completa dez anos lutando pelos direitos da mulher e dos idosos

Em julho, a Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos completou dez anos de atividade. Com sede em Salvador, a instituição é presidida pela jornalista e radialista Vera Mattos. É uma militante dos direitos humanos que vai além do discurso.

Além da indignação que sempre manifesta diante das violências cometidas contra as mulheres, a Fundação Jaqueira oferece cursos para Formação de Cuidadores de Idosos, orientando inclusive seus alunos para o mercado de trabalho. Uma nova profissão, muito demandada desde que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou na última década, e tão importante quanto auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos.

O site da Fundação jaqueira faz referência a vários parlamentares da Bahia vinculados à luta dos direitos humanos. Cita os deputados baianos Emiliano José (PT), Yulo Oiticica (PT) e Álvaro Gomes (PCdoB). Também elenca os endereços eletrônicos do PT, do PCdoB, da Presidência da República do Brasil, da Rede Nacional dos Direitos Humanos e da Tribuna da Bahia onde o editor do Bahia de Fato, Oldack Miranda, o jornalista e atual candidato a deputado federal pelo PT, Emiliano José (1331), e a dirigente da Fundação jaqueira Vera Mattos, começamos nossa trajetória do jornalismo baiano. A simpatia por Dilma Rousseff é clara.

Viajando pela Internet, fui bater às portas do site da Fundação Jaqueira. Lá encontrei um registro de 2005 sobre uma Moção de Aplauso da autoria do então deputado estadual Emiliano José (PT).

A Moção de Aplauso parabenizava a Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos por trazer a Salvador a exposição “Barroco Mineiro”, do fotógrafo mineiro Antônio Cançado de Araújo, que levou ao mundo a arte brasileira. Cançado de Araújo era membro do Conselho de Cidadãos Brasileiros na França, com sede na Embaixada do Brasil Em Paris.

Longa vida à Fundação Jaqueira.

 

“Não há política sem comunicação, mas a mídia dominante apóia Serra, daí a importância da Internet para o PT”

Assim mesmo, sem papas na língua, o candidato a deputado federal Emiliano (1331) pela Bahia, resumiu seu pensamento: “Hoje a militância se expressa pela Internet, num diálogo permanente. Não há política sem comunicação e a mídia dominante, com raras exceções, é contra Lula e o PT. Está abertamente a favor de Serra. Embora nem todos os eleitores estejam na rede, é importante que o PT tenha veículos alternativos de mídia para se comunicar com a sociedade, em especial a Internet’.

O comentário de Emiliano foi feito em reunião com lideranças do PT de Santo Amaro da Purificação, organizada pelo presidente municipal João Militão e pela vice Sueli Roseiras.

O PT de Santo Amaro da Purificação está em plena fase de crescimento. Circula normalmente o Boletim Informativo com informações sobre políticas públicas, conjuntura política, a direção que o partido vai tomando. O PT municipal de Santo Amaro já organizou suas secretarias especiais de Comunicação, de Igualdade Racial, Juventude, Mulheres e Sindical. O objetivo central, como não poderia deixar de ser, é eleição de Dilma presidente, Wagner governador, senadores Lídice da Mata e Walter pinheiro. E agora, pelo visto, Emiliano deputado federal (1331).

This page is powered by Blogger. Isn't yours?