25 de dezembro de 2010

 

Presidenta Dilma agradece congratulações da vereadora Leninha do PT

A presidenta eleita do Brasil, Dilma Rousseff, não descuida da relação com seus apoiadores. Principalmente quando se trata de mulher, vereadora, liderança regional, petista, como Leninha do PT de Valente.

Dá para entender o cuidado com as bases, já que, por ser mulher, Dilma enfrentou na campanha os mais sórdidos preconceitos.

A presidenta Dilma já começou a responder aos ataques positivamente e escolheu nove mulheres para seu ministério. Lula que é Lula teve apenas quatro.

Logo após o resultado eleitoral, a vereadora Leninha do PT de Valente (semiárido da Bahia) aprovou na Câmara de Vereadores uma moção de congratulação à presidenta eleita “pelo trabalho já prestado ao Brasil, por muito bem representar e honrar todas as mulheres que lutam pela igualdade de gênero no país e no mundo, e, sobretudo, pela excelente campanha eleitoral com ética e discussão de programa de governo. Por reafirmar e defender com muita clareza e segurança que dará continuidade à revolução democrática em curso no Brasil”.

A presidenta eleita respondeu formalmente à vereadora Leninha do PT:

“Brasília (DF),

Exma Senhora Vereadora

Prezada Senhora,

Agradeço-lhe a gentileza das congratulações enviadas por minha eleição à Presidência da República Federativa do Brasil.

Estou confiante na continuidade da relação harmônica e produtiva entre o Executivo federal e as unidades da Federação e os municípios para prosseguimento desta fase de grande desenvolvimento e progresso do Brasil, em particular da redução das desigualdades sociais e regionais.

A eficiente cooperação que desejo venhamos a estabelecer em nossa futura administração certamente acarretará bons resultados ao funcionamento dos programas federais nos estados e municípios em benefício dos cidadãos.

Atenciosamente,

Dilma Rousseff

Presidenta eleita da República Federativa do Brasil”

 

BLOG DA DILMA premiado no Top-Blog 2010 como “Melhor blog político do Brasil”

O “Blog da Dilma” – maior portal da Dilma Rousseff na Internet -, editado pelos blogueiros Daniel Pearl e Jussara Seixas, conquistou o 1º lugar no prêmio Top-Blog 2010 como o “Melhor blog político do Brasil”, no julgamento do Júri Popular e 2º lugar pelo julgamento do Júri acadêmico.

A premiação do BLOG DA DILMA é o reconhecimento do qualificado trabalho dos editores, articuladores, correspondente e colaboradores durante 2010. Como toda a blogosfera sabe, o Blog da Dilma exerceu importante papel nas eleições presidenciais.

O Blog da Dilma incomodou muito durante as eleições deste ano. A direita tentou tirá-lo do ar, os jornais do PIG fizeram investidas, queriam saber se era do PT, se era pago pela campanha. Aquela gente não se conforma que cidadãos livres possam exercer apoio militante. O Blog da Dilma virou manchete.

Blogueiros da Bahia têm sua parte de responsabilidade no prêmio.

Entre os 48 editores constam os nomes de Natanael Luiz, Ricky Mascarenhas (Itabuna) e Emiliano José (Salvador), escritor, jornalista, professor universitário e agora deputado federal eleito (PT-BA).

Entre os 61 correspondentes constam os nomes de Caio Machado Cardoso (Salvador), Cledemilson Souza de Nascimento (Alagoinhas- Ba) e Washington Pereira (Salvador).

Entre os 174 blogs favoritos e dilmistas está o BAHIA DE FATO.

Sobre o Blog da Dilma a editora Jussara Seixas afirmou:

“Nunca fomos pautados pelo governo, pelo presidente Lula, pela presidente Dilma, pelo PT, pela campanha eleitoral oficial. Nunca fomos orientados por nenhum político”.

“O blog sempre deu espaço para vários colaboradores e todos os leitores. Sempre fizemos questão de publicar textos de outros blogs dando sempre o devido crédito, criando espaço para outros blogueiros. Essa premiação é de todos que estiveram ao nosso lado, de todos que dedicaram horas de seu descanso, de seu lazer, para contribuir de alguma forma com textos, noticias, charges, banners. Parabéns a todos, a vitória é todos!

LEIA O BLOG DA DILMA

 

Com Emiliano (PT) no Congresso quem ganha é a Bahia

Este foi o título do post no blog “Elinalva, vê, lê e recomenda” da guerreira dilmista Elinalva Bastos, de Ipiaú (Bahia).

 

O ano em que o Brasil mudou um pouco mais

Li no blog “Escrevinhador” uma análise sobre 2010 assinada pelo dramaturgo e escritor Izaias Almada: “O ano em que o Brasil mudou um pouco mais”. Izaias Almada é autor dos livros “Teatro de Arena: uma estética de resistência” e “Venezuela, povo e forças armadas”.

Ele começa por afirmar que o Brasil viveu oito anos em apenas um. A acachapante derrota política e moral da oposição de direita e da elite conservadora, nas eleições, pode se transformar numa realidade mais alvissareira em 2011.

Na extremidade oposta à incompetência e mediocridade da oposição do PSDB/DEM, a presidenta Dilma Roussef Lula e o PT montaram um ministério de pessoas capacitadas, que traz enormes esperanças na meta de avançar nas conquistas sociais. Mesmo com a presença de alguns poucos que andam sob o fio da navalha do entreguismo e da corrupção.

Dilma é forjada a ferro e fogo na militância clandestina contra a ditadura. Não se muda esse ideal por trinta dinheiros. São ideais de toda uma geração (à qual o editor do blog Bahia de Fato se inclui) que chaga ao poder em busca de inclusão social, extinção da miséria e do analfabetismo, educação e saúde para todos, melhor distribuição de renda, em pregos, soberania.

Será uma dura batalha. Dilma vai ter que enfrentar “os conservadores, os defensores de uma democracia tutelada e em causa própria, os coronéis do latifúndio agrário e mediático, os cultuadores do ‘american way of life’, os jornalistas de coleira, os acadêmicos que teorizam sobre valores em decomposição, os instigadores de preconceitos, os moralistas de ocasião, os juristas de uma só classe social, os religiosos obscurantistas e fundamentalistas, os que sustentam a impunidade dos crimes de colarinho branco, os defensores da porrada no lugar do diálogo, os quinta-colunas e as viúvas da ditadura”.

Dilma terá a tarefa de caminhar entre o ideal e o possível. Tudo começa no dia 1º de janeiro.

VALE A PENA LER NA ÍNTEGRA

24 de dezembro de 2010

 

2010 foi o ano em que a mídia se desmascarou

Li no Observatório da Imprensa um lúcido e esclarecedor balanço da mídia em 2010, da autoria do jornalista Luciano Martins Costa: “Um ano muito revelador” é o título.

Foi um ano de muitas lições para quem ama a democracia. Sabemos agora que a imprensa se alinha ao conservadorismo na sociedade hipermediada, como está a escancarar a perseguição ao WikiLeaks. O jornalismo faz parte dos jogos de poder, quando seleciona notícias. Lula deixa o governo com uma popularidade nunca antes vista, mas, contraditoriamente, o mesmo Lula deixa o governo sob incessante crítica da mídia tradicional.

Os arquivos mostram que os jornais se esforçaram para que Lula não fosse eleito. Empossado, eles apostaram no seu fracasso. Para relativizar o sucesso dos dois governos de Lula, os jornais passaram a defender que Lula recebeu um Brasil em “excelentes” condições. O que, como sabemos, não é verdade.

Os números desmentiram as manchetes. “A imprensa precisa ser crítica, mas deve perseguir a verdade. Não para espancá-la, mas para se servir dela”.

Nas eleições, surgiram dois grupos. Um, que vê em cada linha de notícia uma conspiração do Partido da Imprensa Golpista (PIG), outro, que imagina que toda crítica à imprensa é militância lulo-petista. Raros comentaristas conseguiram escapar dessa lógica de guerra, que teve episódios grotescos como o da “bolinha de papel” na testa do candidato Serra. Tudo desapareceu após as eleições. Serra passou ao arquivo morto da mídia.

Na verdade, a mídia conservadora já tem outro herói. Rei morto, rei posto.

O novo rei da velha imprensa chama-se Aécio Neves da Cunha. Já foi FHC, depois Collor. Palatável para a imprensa é o herói da direita, ou da centro-direita. Tudo vale para bloquear a chegada do PT ao poder.

Acho ingenuidade esperar que a imprensa nos brinde com um olhar isento e profundo sobre a história e as liberdades democráticas.

LEIA NA ÍNTEGRA EM OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA

 

Paz, justiça social, são os votos de Emiliano para 2011

O deputado federal eleito Emiliano José (PT-BA), velho companheiro de luta, me enviou a seguinte Mensagem de Boas Festas. Faço minhas suas palavras:

Meus amigos, minhas amigas,

Desejar paz, com justiça social, pode parecer vulgaridade, lugar-comum. Mas são votos de muita sinceridade. Sobretudo, são votos que espelham o desejo de mudanças profundas na vida de todos e de cada um de nós.

Ano Novo é simbolismo de mudança. Rito de passagem que encerra nossos desejos de paz e prosperidade. Vamos reunir família e amigos, festejar e olhar para a frente, sem esquecer o passado e dele extrair sabedoria.

Para onde vamos? A estrada depende de nós. Dos homens e mulheres, da humanidade.

Sobretudo, depende de nossas escolhas. Não há destino previamente acertado. Podemos ser donos de nosso destino. Podemos rejeitar as forças invisíveis, respeitar as diferenças, apostar no novo.

Nosso Brasil pode ser mais feliz. Nós todos podemos ser mais felizes. E quando falamos no coletivo falamos de política, de mudanças profundas, da repartição justa das riquezas.

Meus votos de Feliz Ano Novo me levam à estrada da política, porque sem a política, o diálogo, a negociação, restaria a barbárie, a guerra, a intolerância.

Paz, justiça e muita energia para seguir adiante, em busca de nossos sonhos.

Feliz Ano Novo. Feliz 2011.

23 de dezembro de 2010

 

Deputado federal Emiliano (PT-BA) escreve sobre o tsunami Dilma

O site Carta Maior publica artigo do deputado federal Emiliano José (PT-BA), intitulado “A eleição de Dilma e as heranças atávicas do Brasil”. Para o deputado, jornalista e professor de comunicação “Dilma foi um tsunami tão forte quanto Lula”. Um tsunami que provocou em certos setores da elite a recuperação dos valores de uma sociedade patriarcal, misógena, homofóbica, autoritária e elitista. Essa gente recusa conquistas já consagradas pelas sociedades democráticas. Estes setores conservadores e atrasados usaram as religiões, contrariaram os avanços da ciência, dos direitos à saúde, em especial o direito das mulheres. Mudanças não são fáceis de serem aceitas. O conservadorismo não aceita uma mulher na Presidência da República.

LEIA NA ÍNTEGRA EM CARTA MAIOR

 

Emiliano (PT) reafirma o que vai defender na Câmara Federal

A Tribuna da Bahia publicou hoje (23/12) duas notas sobre Emiliano José (PT):

1 – EMILIANO JOSÉ GANHA VAGA é a manchete. “Com a saída de cena de Afonso Florence da Câmara Federal, quem conquistou espaço no cenário do Congresso foi o segundo suplente da coligação governista, o ex-deputado federal Emiliano José (PT).

Com 60 mil votos, ele ocupará a vaga de Florence na Câmara, já que o boxeador Popó já ganhou a vaga do deputado Mário Negromonte (PP).

Sem esconder a satisfação, Emiliano já faz planos para o futuro mandato e garante que não decepcionará.

“Minha expectativa agora é a de assumir o mandato e cumprir as tarefas que o povo ne delegou. Faço parte do projeto político de um Brasil que começou a ser executado pelo presidente Lula e que terá continuidade com a presidente eleita Dilma Rousseff. Vou contribuir para consolidação deste projeto e continuarei a nortear o meu mandato com questões ligadas à educação, ao meio ambiente e aos direitos humanos” disse ele.

Por fim, ele enfatizou que a indicação de Afonso Florence equilibrou a presença do Nordeste no Ministério.

2- A segunda nota foi publicada na coluna Raio Laser com o título ALEGRIA:

“Vários setores do PT baiano exultaram ontem (22) com a subida de Emiliano José (PT) à condição de deputado federal, no lugar de Afonso Florence, que assumirá o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Acham que a votação obtida por Emiliano, além da fidelidade devotada ao partido, transforma seu mandato num ato de força para a bancada do PT baiano no Congresso”

 

Correio da Bahia antecipou que Emiliano (PT) assumiria mandato

Apesar de ser propriedade da famiglia ACM, o jornal Correio (antigo Correio da Bahia) registrou com equilíbrio a assunção de Emiliano (PT) ao mandato de deputado federal.

Segue a nota na coluna (23/12) do Emerson José, ex-vereador de Salvador:

Antecipamos

"Conforme antecipamos aqui na coluna no início do mês, Emiliano José (PT) irá realmente assumir o mandato de deputado federal, ocupando a vaga do deputado eleito Afonso Florence (PT), convidado para ser ministro do Desenvolvimento Agrário no governo Dilma Rousseff (PT), uma vitória pessoal de Wagner, que já havia comentado com amigos o desejo de ver Emiliano na bancada baiana do Congresso Nacional.

Segundo suplente na coligação que reelegeu Wagner governador, Emiliano perdeu a eleição por apenas três mil votos, ficando na segunda suplência, atrás do ex-pugilista Popó (PRB) que também assumirá o mandato, no lugar do novo ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP)".

“Lutei por este mandato e serei um batalhador incansável por uma reforma política profunda”, afirmou Emiliano para a coluna, dizendo também que estará ao lado da Bahia e de Wagner na luta pelos interesses do Estado”.

 

No melhor estilo do PIG, jornal A Tarde tenta levantar suspeita contra Florence

Com o título “Gestão de futuro ministro é investigada”, o jornal A Tarde (23/12) tenta explorar com sensacionalismo um episódio isolado ocorrido na gestão do futuro ministro na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR).

Com base em denúncia de natureza acintosamente política, de parte de parlamentares da oposição na Assembléia Legislativa da Bahia, o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado passaram a investigar indícios de supostas irregularidades num contrato da SEDUR com a ONG Instituto Brasil Preservação Ambiental, para construção de 1.120 casas em vários municípios baianos.

Afonso Florence explicou que “como em todos os casos desta natureza, a orientação do governador Wagner é que tudo seja apurado. O governo disponibilizou para o MP todas as informações necessárias e colocamos todo nosso aparato à disposição para que as investigações logrem êxito e, apuradas responsabilidades, os responsáveis respondam na forma da lei”.

Na verdade, a denúncia não é contra a administração de Afosno Florence na SEDUR, é contra a prestação de contas de uma entidade da sociedade civil. O resto é fococa e a compulsão da mídia em busca de manchetes. Assunto velho e já esclarecido.

22 de dezembro de 2010

 

Trunfo de Wagner, Afonso Florence foi a grande surpresa ministerial

O site da Tribuna da Bahia publicou excelente matéria informativa sobre a escolha do deputado federal eleito Afonso Florence, para o Ministério do Desenvolvimento Agrário. “Trunfo de Wagner, Afonso Florence foi a grande surpresa ministerial” é o título da matéria assinada pelo jornalista Eric Luis Carvalho.

“Após anunciar o nome do baiano Afonso Florence para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, entre os dois últimos nomes da sua equipe ministerial, a presidente Dilma Roussef enfim fez o PT baiano, no apagar das luzes, ter motivos para comemorar. A indicação do ex-secretário mostrou o prestígio do governador Jaques Wagner e do senador Walter Pinheiro, que chegou a ser convidado para a pasta, diante da presidente Dilma”.

A reportagem mostra o perfil político de Afonso Florence, sua trajetória de envolvimento com as causas sociais. Florence é professor licenciado da Universidade Católica do Salvador. Comandou o Centro Acadêmico de História e logo após presidiu o DCE da UFBA. Servidor da UFBA, Afonso Florence se envolveu intensamente com a organização sindical e a vida acadêmica. A escolha agradou líderes petistas nordestinos.

Emiliano volta à Câmara

Com a ida de Florence para o Ministério, a sua vaga na Câmara Federal será ocupada pelo jornalista e ex-professor da UFBA Emiliano José. Com grande experiência no legislativo, Emiliano volta a Câmara, já que na atual legislatura, Emiliano também ficou na condição de suplente e assumiu o mandato federal por mais de um ano.

Com 60 mil votos, ele ocupa a 2ª suplência da coligação. O 1º suplente, o boxeador Popó, ganhou a vaga do pepista Mário Negromonte, que será ministro das Cidades.

LEIA NA ÍNTEGRA NO SITE DA TRIBUNA DA BAHIA

 

Posse de Emiliano (PT) repercute no blog Política Livre

O blog Política Livre, do jornalista Raul Monteiro, publicou a seguinte manchete:

EXCLUSIVO: Posse de Emiliano José alivia pressão sobre montagem de secretariado de Wagner

SEGUE O TEXTO DE RAUL MONTEIRO:


O petista Emiliano José mandou preparar só hoje o terno para sua posse como deputado federal em lugar de Afonso Florence, confirmado, pela manhã, pela presidente eleita, Dilma Rousseff, no ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Não será um chic Armani nem um mais refinado Versace, como o que utilizará o ex-pugilista Acelino Popó Freitas, o Popó (PRB), outro suplente beneficiado com a ida de um deputado federal - Mário Negromonte (PP), que emplacou Cidades -, para o ministério de Dilma Rousseff.

Desde que surgiu no horizonte petista como primeiro suplente do PT, ao final da apuração das eleições, em outubro, Emiliano havia adotado a precaução como conselheira e o silêncio como norma. Quem o conhece, diz que, encerrada a totalização dos votos, ele passou a não conversar sobre seu destino ou planos políticos nem com a família. Era uma tática para evitar marolas que comprometessem sua meta de chegar à Câmara.

Transformar o petista em deputado federal, reconhecendo seu patrimônio de mais de 60 mil votos, era um compromisso em torno do qual haviam se unido não só a bancada federal petista, como vários setores do partido, incluído aí sua estrela maior, o governador. Jaques Wagner já havia admitido a possibilidade de puxar um parlamentar do PT para a administração estadual apenas com o exclusivo objetivo de garantir o mandato a Emiliano.

Nesse ínterim, sem mandato, mas com sua perspectiva na mira, apesar de na muda completa em relação ao mundo político e à imprensa, o petista ajudou o governador em questões estratégicas, como na organização do baba para o segundo turno das eleições, em que Dilma Rousseff venceu o tucano José Serra na Bahia, e também na área de comunicação, aproveitando sua larga experiência como jornalista e o ótimo relacionamento que tem com o setor, em todo o país.

Agora, sem mais a necessidade de mexer peças na bancada federal baiana para ajudar Emiliano, Wagner poderá dar curso à manobra apenas se tiver muito interesse em colocar na condição de seu auxiliar direto um dos 10 deputados federais petistas eleitos pelo Estado ou então se quiser também contemplar com um mandato o segundo suplente, Sérgio Carneiro, ou o terceiro, Joseph Bandeira, ambos do PT.

Sobre os dois, no entanto, nunca se ouviu do governador, segundo seus interlocutores mais íntimos e frequentes, qualquer interesse no sentido de vê-los no parlamento. Ou no governo.

Quanto a Emiliano, tem tudo para começar com o pé direito, aproveitando, inclusive, a persistência que o caracteriza. Só para lembrar: Ele tinha uma eleição de deputado estadual garantida em 2006 quando se candidatou à Câmara e acabou como segundo suplente, só conseguindo assumiro o mandato ao final da legislatura.

 

Florence abre vaga para Emiliano no Congresso

A notícia que o deputado federal eleito Afonso Florence (PT) vai para o ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) favoreceu o 2º suplente da coligação governista, o ex-deputado Emiliano José (PT).

Com 60 mil votos, ele ocupa a vaga de Florence na Câmara de Deputados, já que o 1º suplente, o boxeador Popó, já ganhou a vaga do pepista Mário Negromonte, que será ministro das Cidades.

Na atual legislatura, Emiliano também ficou na condição de suplente e assumiu o mandato federal por mais de um ano. Emiliano é jornalista, professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Fonte: Portal Bahia Notícias

 

Emiliano José (PT-BA) assumirá mandato de deputado federal

O jornalista e professor Emiliano (PT) dormiu suplente na terça-feira (21) e acordou deputado federal na quarta-feira (22). A presidente Dilma Rousseff confirmou a nomeação de Afonso Florence (PT-BA) para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A confirmação do nome de Afonso Florence ao MDA foi divulgada através de nota da Assessoria de Imprensa da Presidência da República. A mesma nota confirmou a nomeação de Iriny Lopes (PT-ES) à ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres.

Com a indicação desses dois últimos nomes, o PT comandará o maior número de pastas no próximo governo: serão 17 ministros. O PMDB, partido do vice-presidente eleito Michel Temer, ficará com seis ministérios. O PSB foi contemplado com duas vagas. PDT, PR, PC do B e PP contarão com um ministro cada um. Outros oito indicados não têm partido.

Na noite de terça (21), Dilma havia divulgado outros cinco ministros: Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), para Integração Nacional; General José Elito Carvalho, Gabinete de Segurança Institucional; Luiz Sérgio (PT-RJ), para Secretaria de Relações Institucionais; Leônidas Cristino (PSB), para Secretaria Especial de Portos; e Jorge Hage, para Controladoria-Geral da União (CGU).

Veja abaixo a lista completa com os nomes indicados:

PT

- Alexandre Padilha (PT) - Ministério da Saúde
- Fernando Pimentel (PT) - Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
- Fernando Haddad (PT) - Educação
- Aloizio Mercadante (PT) - Ciência e Tecnologia
- Ideli Salvatti (PT-SC) - Ministério da Pesca
- Maria do Rosário (PT-RS) - Secretaria de Direitos Humanos
- Paulo Bernardo (PT-PR) - Ministério das Comunicações
- Antonio Palocci (PT-SP) - Casa Civil da Presidência
- Gilberto Carvalho (PT-SP) - Secretaria-Geral da Presidência
- José Eduardo Cardozo (PT-SP) - Ministério da Justiça
- Guido Mantega (PT-SP) - Ministério da Fazenda
- Miriam Belchior (PT-SP) - Ministério do Planejamento
- Luiza Helena de Bairros (PT) - Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial
- Tereza Campello (PT) - Ministério do Desenvolvimento Social
- Luiz Sérgio (PT-RJ) - Secretaria de Relações Institucionais
- Afonso Bandeira Florence (PT-BA) - Desenvolvimento Agrário
- Iriny Lopes (PT-ES) - Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

PMDB

- Nelson Jobim (PMDB) - Ministério da Defesa
- Edison Lobão (PMDB-MA) - Ministério das Minas e Energia
- Wagner Rossi (PMDB-SP) - Ministério da Agricultura
- Pedro Novais (PMDB-MA) - Ministério do Turismo
- Garibaldi Alves (PMDB-RN) - Ministério da Previdência
- Moreira Franco (PMDB-RJ) - Secretaria de Assuntos Estratégicos

PSB

Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) - Integração Nacional
Leônidas Cristino (PSB) - Secretaria Especial de Portos

PDT

- Carlos Lupi (PDT) - Trabalho

PR

- Alfredo Nascimento (PR-AM) - Ministério dos Transportes

PP

- Mário Negromonte (PP) - Ministério das Cidades

PC do B

- Orlando Silva Jr. (PC do B) - Ministério dos Esportes

Sem partido

- Izabella Teixeira - Meio Ambiente
- Ana de Hollanda - Ministério da Cultura
- Helena Chagas - Secretaria de Comunicação Social
- Alexandre Tombini - presidência do Banco Central
- Luís Inácio de Lucena Adams - Advocacia Geral da União (AGU)
- Antonio Patriota - Relações Exteriores
- General José Elito Carvalho - Gabinete de Segurança Institucional
- Jorge Hage - Controladoria-Geral da União (CGU)

21 de dezembro de 2010

 

Por que as mulheres estupradas demoram para buscar socorro médico?

Em artigo especial para a Folha de S. Paulo, a professora da Universidade de Brasília, Débora Diniz, pesquisadora do Instituto de Bioética e Direitos Humanos (Anis), tem uma explicação: as vítimas de violência sexual confiam mais na polícia do que nos profissionais de saúde.

Isso é muito grave porque “elas superam a barreira do constrangimento policial e realizam o exame de corpo de delito, um exame vexatório e não obrigatório para o registro de estupro, mas se recusam a ir imediatamente ao hospital.

O que as mulheres temem ao contar sua história a médicos? Esse é o título do artigo de Débora Diniz para a Folha de S. Paulo. Débora Diniz é uma autoridade no assunto.

Ela é autora da Pesquisa Nacional de Aborto e dirigiu o documentário “Uma vida Severina”, que narra a trajetória dramática de uma mulher grávida de um bebê anencéfalo no Brasil. Uma tortura, eu diria, provocada pela legislação que temos, pelos meios de comunicação que temos, pelo fundamentalismo religioso e, agora, pelos profissionais de saúde que temos, eu diria.

Débora Diniz escreve: “As vítimas de estupro são mulheres comuns: jovens, católicas, com baixa escolaridade e inserção informal no mundo do trabalho. A surpresa não está no perfil, mas na informação de que só uma em cada 10 mulheres procurou o serviço de saúde imediatamente após a violência”.

Afinal, o que temem as mulheres ao contar suas histórias de estupro a médicos, enfermeiras ou assistentes sociais?

Débora Diniz dá uma pista. Muitas registraram a violência na polícia, submeteram-se ao exame de corpo de delito, mas muitas tiveram o pedido de aborto negado, principalmente pela idade gestacional. E nem todas que buscaram socorro imediato receberam a contracepção de emergência, gratuita, e encontrada em qualquer centro de saúde.

O QUE HÁ ENTÃO? “Há um silêncio tão perverso em torno do aborto que até mesmo informações básicas sobre direitos e assistência são ignorados pelas mulheres”.
É espantoso. As mulheres vítimas de violência sexual parecem temer os profissionais de saúde.


Elas enfrentam o constrangimento policial, mas se recusam a ir imediatamente ao hospital.

Médicos, enfermeiras, assistentes sociais, precisam refletir sobre isso. Estará a campanha de desinformação dos meios de comunicação - contaminados pelo fundamentalismo religioso - fazendo a cabeça da área médica?

 

Mulheres estupradas demoram para buscar socorro médico

Depois de um período tenebroso, em que usava o tema do aborto para tentar derrotar a campanha de Dilma Rousseff à presidência da República, a Folha de S. Paulo (20/12/2010) retoma o assunto num tom que nunca deveria ter abandonado: como um grave problema de saúde pública que afeta milhares de mulheres.

Evidentemente, o jornalão não toca na responsabilidade dos meios de comunicação para explicar a manchete “Estuprada demora para buscar médico”. Como repete o jornalão “é comum as mulheres engravidarem e não poderem abortar por já estarem em idade gestacional avançada”.

Impossibilitados de uma autocrítica direta (são assalariados de patrões reacionários), os jornalistas da Folha de S. Paulo divulgam agora “um estudo inédito” do Hospital Pérola Byington que mostra que é essa a triste realidade de 88,9% das grávidas vítimas de estupro, atendidas em um projeto da Instituição Bem-Me-Quer, que oferece ajuda médica e psicológica.

A matéria, assinada por Cláudia Colluci (não me lembro deste nome durante a vergonhosa campanha antiaborto feita pela Folha de S. Paulo durante a campanha eleitoral), entrevista o ginecologista Thomaz Gollop, coordenador do Grupo de Estudos sobre Aborto. “As mulheres ainda não têm noção de seus direitos e temem procurar ajuda”.

O médico Gollop afirma que “há também uma questão vinculada à vergonha que impede a mulher de revelar a violência praticada contra ela. Quando engravidam, escondem a gravidez e só procuram assistência quando ela é claramente evidente”.

Evidentemente, a reportagem da Folha de S. Paulo também não toca na desgraça que é a legislação brasileira que criminaliza o aborto. Como poderia uma mulher brasileira comum ter noção de seus direitos? A lei criminaliza, a mídia criminaliza, as religiões combatem. O resultado só poderia ser este que a pesquisa mostra.

De 936 mulheres, ao longo de 15 anos do projeto, 65% optaram pelo aborto, mas, o restante (326) não fez o procedimento PORQUE NÃO HOUVE APROVAÇÃO para o aborto ou porque a própria gestante desistiu de interromper a gravidez.

Como diz a reportagem, o Código Penal é claro: a palavra da mulher estuprada basta e deve ser recebida pelo serviço de saúde como presunção de veracidade. Mas não é simples. A mulher estuprada tem que passar na delegacia para o BO ou no IML para o corpo de delito. Estima-se que a violência sexual alcance 12 milhões de pessoas a cada ano no mundo. No Brasil a taxa é de 8,78 estupros por cada 100 mil habitantes.

As vítimas entre 15 e 19 anos realizaram menos aborto em comparação as mais velhas. Em 61% dos casos estudados o autor do estupro era desconhecido da vítima.

Até quando o Brasil vai continuar com este crime contra as mulheres?

20 de dezembro de 2010

 

Perseguição a Julian Assange reflete crise do jornalismo tradicional

O jornal A Tarde publicou hoje (20) artigo do jornalista e professor Emiliano José intitulado “Julian Assange: crise do jornalismo”. Preso ou solto, Assange é um perseguido político. O que está em jogo é a liberdade de expressão. Os documentos publicados revelam as vísceras da diplomacia americana. O wikileaks é uma pedra no sapato do Império. Também desnuda a crise do jornalismo tradicional. Ou a mídia se adapta, se moderniza ou perece. Lula cobrou à grande imprensa uma posição mais firme. O jornalismo que apenas ecoa os interesses do Império está em causa. O jornalismo precisa voltar a buscar a verdade.

LEIA NA ÍNTEGRA

This page is powered by Blogger. Isn't yours?