25 de abril de 2008

 

Viúvas do mecenato carlista perseguem Márcio Meirelles

A revista Metrópole, de Mário Kertész e família, continua perseguindo o secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles. É uma perseguição absolutamente gratuita. A matéria “As artes de Meirelles” da edição número 10 da revista, chega a ser engraçada de tão superficial. As fontes são Gideon Rosa e Aninha Franco, e outras viúvas do mecenato carlista. O que eles querem mesmo é dinheiro. Dando dinheiro, tudo bem.

A matéria foi escrita pelo jornalista Da Redação. O Sr Da Redação comete uma furiosa injustiça contra o jornalista, escritor, professor-doutor em comunicação da UFBA, Emiliano José. Nenhum destes atributos serve para justificar a eleição de Emiliano José à presidência do Conselho Estadual de Cultura. O jornalista Da Redação preferiu atribuir a eleição de Emiliano José à amizade entre ele e Márcio Meirelles.

Não entendi também a referência ao “ex-deputado Emiliano José derrotado nas últimas eleições”. É muita baixaria, que não condiz com a seriedade da revista. O jornalista Da Redação também desconhece os atributos intelectuais do professor Albino Rubim. Prefere também atribuir sua indicação ao Conselho Estadual de Cultura à amizade com o secretário Márcio Meirelles. Não dá para levar a sério, não é?

Não vejo descrédito nenhum de Márcio Meirelles junto à classe artística e intelectuais. O texto do repórter Da redação parece mais discurso de político no palanque. De político do DEM. A cegueira é tanta que por motivos puramente políticos os artistas entrevistados criticam os espetáculos de altíssimo nível ao preço simbólico de R$ 1 (um real) o ingresso. A crítica de Aninha Franco chega a ser idiotizante. Bem, quanto ao “bem sucedido produtor cultural Roberto Sant´Ana” não dá para comentar. Com medo de uma eventual perseguição ele prefere não dizer onde está residindo? Ah, vá se tratar, cara.

Gostei das matérias dos jornalistas Roberto Macedo, Juliana Cunha, Elieser César, Alexandre Soares, André Simões, Nardele Gomes. Gostei até do texto de Antônio Risério. Mas o jornalista Da Redação é muito ruim...

 

Duda Mendonça acaba de lançar seu blog

É um espaço de marketing político, propaganda e um pouco de conversa fiada, segundo ele mesmo anuncia. Por que Duda resolveu fazer um blog? Ele acredita que pode ser uma experiência muito divertida. “E como estou num momento da vida em que me dou o direito de só fazer as coisas que me derem prazer, resolvi tentar. Aqui pretendo botar pra fora tudo que penso, tudo que acho, tudo que acho que sei. Quero falar sobre as coisas que gosto de fazer e, sobretudo, da minha profissão de publicitário e de marketeiro político. Nos últimos dois anos, fiquei muito calado, trancado e isso me faz mal. Chega. Gosto de falar, de contar histórias e me disseram que num blog eu poderia fazer tudo isso. Vamos ver se é verdade”.

VISITE O BLOG DO DUDA

 

Direção Nacional do PT desautoriza aliança com PSDB em Belo Horizonte

Definitivamente, no Partido dos Trabalhadores não prevalece a carreira política pessoal. O prefeito Fernando Pimentel (PT), de Belo Horizonte, celebrou uma aliança política pessoal com o governador Aécio Neves (PSDB) e tentou impor um candidato a prefeito. Não deu. A Comissão Executiva Nacional do PT acaba de divulgar Resolução desautorizando a armação. Está na cara que a articulação levaria Fernando Pimentel à candidatura ao governo de Minas e Aécio Neves à candidatura à presidência da República. Na prática, isso significaria implosão da candidatura presidencial do PT. E Dilma Roussef, como ficaria?

A Executiva Nacional do PT decidiu “Comunicar ao Diretório Municipal de Belo Horizonte e ao Encontro Municipal para definição de tática eleitoral, que NÃO AUTORIZARÁ, em nenhuma hipótese, o PT a participar de qualquer coligação da qual faça parte o PSDB naquela capital”. Fim da história.

LEIA A RESOLUÇÃO NA ÍNTEGRA:

RESOLUÇÃO - POLÍTICA DE ALIANÇAS BH - CEN – 24/04/08

1) O 3º Congresso Nacional do PT, realizado em 2007, e posterior resolução do Diretório Nacional sobre Tática Eleitoral, consideram o PSB, o PCdoB e o PDT como aliados prioritários nas eleições de 2008. Portanto, a posição do Encontro Municipal de Belo Horizonte, ao definir apoio a um candidato a prefeito do PSB está adequada à diretriz nacional definida pelas instâncias partidárias.

2) A Resolução do DN sobre tática eleitoral estabeleceu, ainda, que as alianças com o PSDB e com o DEM (ex PFL), em cidades com mais de 200.000 habitantes, Capitais dos Estados e cidades que transmitem horário eleitoral de TV só poderiam se dar como exceção e mediante autorização da CEN.

3) O significado do simbolismo de uma aliança PT/PSDB em Belo Horizonte extrapola a dimensão política de um simples acordo municipal. Revela uma aliança explicitada e documento aprovado pelo Encontro Municipal com o Governador do Estado de Minas e potencial candidato a Presidente da República, Aécio Neves. Por isto, contraria a posição definida pelo Diretório Nacional para a política de alianças e desrespeita a avaliação política do próprio Diretório Regional de Minas firmada na sua Resolução nº 002/08, segundo a qual:

“O Governo Aécio não se coaduna com o que o PT quer para Minas Gerais e muito menos para o Brasil. Reafirmamos nossa oposição programática ao governo estadual, conforme Resolução do 3º Congresso Estadual, em razão de ações como: mínimos investimentos na área social, ausência de participação popular, falta de transparência no gasto público e sua concepção de estado mínimo.”

4) O DN e o Diretório Estadual de Minas Gerais consideram o governo Aécio Neves uma administração comprometida com políticas frontalmente distintas daquelas que compõem nosso ideário e o nosso programa de governo.

5) A Comissão Executiva Nacional decide:

Comunicar ao Diretório Municipal de Belo Horizonte e ao Encontro Municipal para definição de tática eleitoral, que não autorizará, em nenhuma hipótese, o PT a participar de qualquer coligação da qual faça parte o PSDB naquela capital.

24 de abril de 2008

 

Ex-senador terrorista é preso na Colômbia

A CIA e o narco-presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, estão descartando seus perigosos aliados. O ex-senador Mário Uribe Escobar (Escobar, onde ouvi este nome?), primo e importante aliado do narco-presidente foi preso, acusado de envolvimento com os grupos terroristas paramilitares que combatem as FARC, assssinam civis e espalham o terror em toda a Colômbia.

A estratégia do Plano Colômbia é livrar a cara do narco-presidente, mesmo que às custas do sacrifício de seus mais íntimos aliados. Além de primos, Álvaro Uribe e Mário Uribe são parceiros há mais de 20 anos no Departamento de Antióquia, noroeste da Colômbia, onde o atual narco-presidente foi governador e congressista. Os dois fundaram o partido Colômbia Democrática.

De acordo com a Procuradoria Geral da Colômbia, Mario Uribe Escobar está sendo investigado devido a uma reunião que teve com o ex-líder paramilitar Salvatore Mancuso, antes das eleições de 10 de março de 2002, e com Jairo Castillo Peralta, também conhecido como 'Pitirri', em novembro de 1998. Sãos os comandantes do terror.

Mancuso alegou que se reuniu várias vezes com o primo de Uribe, que teria pedido apoio para sua campanha ao Senado em 2002. Os paramilitares foram criados por radicais de direita, proprietários de terras e traficantes de drogas para combater, com bilhões de dólares dos EUA, os rebeldes de esquerda e qualquer um suspeito de ser simpatizante desses grupos.

O narco-presidente Álvaro Uribe desde 2003 trata de proteger seus terroristas. Por um acordo de paz, em 2003, os líderes teroristas paramilitares se renderam e desmobilizaram 31 mil integrantes em troca de penas de prisão reduzidas e proteção no caso de extradição. Os grupos paramilitares, incluindo as Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), e os rebeldes de esquerda são agora considerados organizações terroristas pela União Européia e pelos Estados Unidos. Quanto às FARC a decisão é o extermínio pela guerra.

A manobra da CIA é muito clara. Com a prisão do primo Mário Uribe, eles livram a cara do narco-presidente Álvaro Uribe. Sem imunidade parlamentar após ter renunciado ao mandato de senador, o primo Mário Uribe tentou asilo na embaixada da Costa Rica, em Bogotá. O governo da Costa Rica negou asilo ao ex-senador do terror. O primo Mário Uribe, segundo a BBC de Londres, deixou a embaixada acuado pelos gritos de "assassino" da multidão que se juntou defronte o prédio da embaixada. Muitos parentes das vítimas dos paramilitantes terroristas estavam lá.

O narco-presidente Álvaro Uribe lavou as mãos.

 

Projeto de lei de proteção aos quilombos baianos aprovado na Comissão de Constituição e Justiça

O Diário Oficial da Bahia de quarta-feira (23/04/08) registra que a Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Zé Neto (PT), aprovou na véspera, em sessão ordinária, sete importantes projetos de lei. Entre eles, o projeto de lei 14.360/05, da autoria do então deputado estadual Emiliano José (PT), que "institui o Programa de Resgate Histórico e Valorização das Comunidades Remanescentes de Quilombos na Bahia, tendo como base o artigo 51 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição da República".

LEIA A ÍNTEGRA DO PROJETO DE LEI

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA BAHIA DECRETA:

Art. 1º - Fica instituído o Programa de Resgate Histórico e Valorização das Comunidades Remanescentes de Quilombos no Estado da Bahia, com objetivo de desenvolver as seguintes atividades:

I - identificar e demarcar os territórios ancestrais e as terras remanescentes de quilombos;

II - promover o levantamento e legalização dessas áreas, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA);

III - promover o levantamento histórico e cultural dessas comunidades por meio de parcerias entre a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Estadual da Bahia e a Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia;

IV - identificar projetos culturais para enquadramento nas leis de incentivo à cultura, especialmente o FAZCULTURA;

V - apoiar a implementação de projetos de desenvolvimento comunitário, agrário e social para serem financiados prioritariamente por bancos oficiais e outras fontes;

VI - incentivar o turismo cultural e ecológico, a fim de viabilizar as comunidades remanescentes.

Art. 2º - O Estado, a partir do levantamento histórico e cultural dessas comunidades, incluirá no currículo escolar obrigatório do Estado da Bahia o estudo da História dos Quilombos e suas características culturais.

Art. 3º - Os programas de Geração de Renda e Qualificação Profissional desenvolvidos pela Secretaria de Trabalho e Ação Social do Estado da Bahia deverão dar prioridade ao público alvo dessas comunidades.

Art. 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões, 25 de janeiro de 2005.

Emiliano José
Deputado Estadual - PT

JUSTIFICATIVA

Durante a vergonhosa época da escravidão mais de quatro milhões de homens e mulheres foram trazidos à força do Continente Africano para o Brasil, grande parte para a Bahia.

Aqui foram tratados a ferro e fogo, submetidos a uma existência de humilhação, sofrimento, exploração e maus tratos. Entretanto, tiveram papel fundamental na construção do Brasil e da Bahia, tanto do ponto de vista econômico, como da própria formação social e cultural.

O IBGE indica que 45% de nossa população é afro-brasileira, mas a Bahia é majoritariamente negra. Temos um recôncavo negro, herança de canaviais regados com seu sangue, e em torno de 250 áreas remanescentes de quilombos, espalhadas por todos o Estado. Não há um único rincão da Bahia onde não existem famílias e comunidades de afro-brasileiros, baianos naturais ou adotivos.

O filme Quilombos da Bahia, dirigido e produzido pelo fotógrafo, cineasta e extraordinário produtor cultural Antônio Olavo, envolveu a coleta de dezenas de depoimentos e imagens obtidas em 69 áreas remanescentes de quilombos. É um interessante testemunho da riqueza cultural e também do número de áreas que devem ser valorizadas como remanescentes de quilombos.

É impressionante a capacidade negra de não se perder, de continuar a sua cultura, a sua religião, de manter a sua identidade, sem querer ser inimiga de ninguém, de querer apenas fazer parte da sociedade.

O Estado da Bahia, até agora, não tomou qualquer medida efetiva destinada a enfrentar o problema dos quilombolas. Esse contingente negro do nosso povo tem sido abandonado à própria sorte, daí a necessidade de efetivarmos a regulamentação do dispositivo da Constituição estadual, em relação a esta questão.

Sala das Sessões, 25 de janeiro de 2005.
Emiliano José
Deputado Estadual - PT
25/01/2005

 

A Bahia do preconceito recebe conferência GLBT

É um marco histórico. De hoje, 24 de abril, ao dia 26, acontece no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, a I Conferência Estadual de GLBT, com o tema "Direitos Humanos e Políticas Públicas: O caminho para garantir a Cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais". Trata-se da última etapa preparatória para a I Conferência Nacional GLBT, prevista para ocorrer dias 6, 7 e 8 de junho, em Brasília.

É um marco histórico porque esse pessoal todo, aqui na Bahia - pelo menos a parte pobre - sempre foi discriminado e perseguido. Quem não se lembra dos policiais-militares que jogaram ao mar da Pituba os travestis que faziam a noite? Dos 122 homossexuais assassinados em 2007 no Brasil, 18 foram na Bahia.

A Conferência integra as ações do programa "Brasil sem Homofobia", do Governo Lula, convocada por decreto Federal em novembro de 2007 e acatada pelo Governo Wagner, através do Decreto 10.910 de 18 de janeiro de 2008.

Em abril foi realizada uma maratona de Conferências Territoriais em 17 territórios identitários, onde as populações GLBT discutiram e apresentaram propostas de políticas públicas voltadas para atender as demandas dos homossexuais.

Estas proposições serão apresentadas e discutidas, agora, para que na Conferência Nacional sejam propostas diretrizes para subsidiar a implementação de políticas públicas para essa população e viabilizar o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, além de avaliar e propor estratégias para fortalecer o Programa Brasil Sem Homofobia.

É a vitória da luta pelo direito à dignidade e pelo respeito à diferença. Torço daqui para que os organizadores convidem as autoridades policiais-militares baianas. Elas merecem ser educadas para o respeito às diferenças. É o Brasil sem homofobia.

 

Blog Amigos da Bahia se consolida como mídia alternativa

LEIA TRÊS NOTAS DO BLOG:

1) PREFEITO E VICE DE UMBURANAS SÃO CASSADOS
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por maioria de votos, negou provimento ao Recurso Especial (REsp 28040) e manteve decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) que cassou o prefeito e o vice-prefeito de Umburanas (BA), Edil Muniz Lopes e Jilson Braga Ribeiro, ambos do DEM.

O prefeito e o vice de Umburanas foram acusados de suspensão de aulas na rede municipal de ensino para que alunos e funcionários participassem de passeata em apoio ao candidato Edil Muniz, além de utilização de veículos que prestavam serviço à Prefeitura para veiculação de propaganda política, bem como de utilização de servidores públicos municipais na campanha das eleições de 2004.

2) AO JOCA, COM CARINHO
João Carlos Teixeira Gomes é um dos grandes nomes do jornalismo baiano. Tenho por ele estima e admiração. Cometeu equívocos, no entanto, no último artigo publicado neste jornal (A Tarde).

Pretendeu contestar avaliação que faço sobre a grande imprensa no Brasil – inclusive sobre o Jornal da Bahia –, quanto à atitude em relação à ditadura. Clique aqui e veja artigo do jornalista e escritor Emiliano José em "A Tarde" de 21.04.2008.

3) MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA TCM
Por conta de denúncias feitas ao Ministério Público (MP) pelo Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado e dos Municípios da Bahia (Sindicontas) contra o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o MP vai investigar os dois órgãos fiscalizadores baianos: o TCM e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Há cinco meses, o Sindicontas vem apresentando denúncias de supostas irregularidades contra o TCM. Por outro lado, a Associação dos Servidores do Tribunal de Contas dos Municípios (Astecom) quer que o MP estenda todas as investigações ao TCE. “O Sindicontas foca muito o TCM e coloca uma cortina no TCE".

As denúncias contra o TCM vão desde o uso indevido de carros oficiais, a contratação de funcionários através de Reda (Regime Especial de Direito Administrativo), com um concurso público em vigor, e o pagamento de salários em valor acima do subteto. De acordo com o Sindicontas, o subteto dos servidores do TCE e do TCM seria o valor do subsídio dos deputados estaduais, ou R$ 12,4 mil, entre outras.

LEIA BLOG AMIGOS DA BAHIA

23 de abril de 2008

 

Blog da Selênia no combate ao narco-governo da Colômbia

Selênia não é jornalista, mas, com seu blog dedicado à La Pasionaria, se destaca na blogosfera denunciando o narco-governo da Colômbia. Ela escreve sem medo. Consulta até os sites das FARC. O Blog da Selênia tem denunciado assassinatos de sindicalistas na Colômbia. Ela tem um olhar crítico sobre a mídia brasileira que adere ao efeito manada chamando as FARC de "terroristas", expressão cunhada pelos Estados Unidos de Bush em sua guerra santa contra tudo e contra todos.

Selênia critica até blogs de esquerda que ficam calados. Não cita nomes mas para ela são os sem-passado, os sem-memória. Ela lembra que o jornalismo na América Latina e Europa trata o tema de modo escancarado, mas, aqui parece, nas palavras dela "que a cambada tem cagaço". Selênia envia congratulações ao blog Bahia de Fato. "Parabéns, é a segunda vez que vc escreve sobre o tema, coisa rara nos blogs de esquerda".

No Blog de Selênia há vasto material para pesquisa sobre o narco-governo da Colômbia e seus crimes. Eu recomendo, assim como recomendo a leitura de Le Monde Diplomatique Brasil, que tem editado diversos ensaios sobre o verdadeiro terrorismo na Colômbia, praticado pelos paramilitares com apoio de Álvaro Uribe e Estados Unidos.

LEIA O BLOG DA SELÊNIA

 

Joca, o pena de aço, adora uma polêmica

João Carlos Teixeira Gomes, Joca para a redação do Jornal da Bahia, de honrosa memória na luta contra o tiranete de província Antônio Carlos Magalhães, de ingrata memória, parece viver de refregas editoriais, mesmo em final-de-carreira, auto-exilado no Rio de Janeiro. Dia 15 de abril, no jornal A Tarde, disparou sua conhecida metralhadora giratória contra o professor, doutor, escritor e jornalista Emiliano José.

Sobrou também para o cientista político Fábio Dantas, desconhecido para Joca, que anda desatualizado, mas bastante conhecido para os meios políticos, culturais, intelectuais e universitários da Bahia, inclusive com muita freqüência presente na mídia.Tudo porque os dois afirmaram que o Jornal da Bahia transigiu com a ditadura militar, no auge do radicalismo criminoso de Médici.

É tudo verdade. O Jornal da Bahia transigiu mesmo, em determinados momentos, com a ditadura militar. Houve momentos em que combatia o tiranete de província, o falecido ACM, mas elogiava o ditador-presidente, em cujo desgoverno ocorreu a maior parte dos assassinatos no porões dos quartéis.

Nunca pensei que Emiliano José se dignasse a responder às bobagens de João Carlos Teixeira Gomes. Mas é duro ser citado em artigo e não responder. "Ao Joca, com Carinho" é o título da elegante resposta de Emiliano José ao desequilibrado Joca, um dos grandes nomes do jornalismo baiano.

O artigo de Emiliano saiu em A Tarde (21/04/08). Não se pode apagar, reescrever a história. Os exemplares do Jornal da Bahia estão lá na Biblioteca Pública dos Barris para quem quiser consultar.

O interessante é que, conforme ressalta Emiliano José "o próprio João Carlos Teixeira Gomes, em seu texto, confessa esse fato ao dizer que o jornal não podia combater em duas frentes". Realmente, em várias ocasiões, o Jornal da Bahia enfrentou os militares. Foi perseguido porque defendia as reformas de base de João Goulart, irritava os coronéis com seus textos incendiários, exibiu as fotos do capitão Lamarca assassinado pelos militares no sertão da Bahia. Como Diretor de Redação, João Carlos Teixeira Gomes chegou a a responder processo nos tribunais da ditadura. Ainda assim, o Jornal da Bahia transigiu com a ditadura, por impossibilidade, medo ou estratégia de sobrevivência.

Não há desmemoriados, como cutuca Joca. Eu estava lá, dentro da redação. Como Emiliano José, eu, Dalton Godinho e muitos outros militantes ex-presos políticos fomos recebidos nas redações da Tribuna da Bahia e do Jornal da Bahia, por solidariedade política. Isso ninguém pode apagar. Joca, o pena de aço, adora uma polêmica. Durante uma vida, combateu ACM. Passada a refrega, ensaiou combater Lula. Não encontrou eco na sociedade. Agora, se volta contra Emiliano José e Fábio Dantas. De resto, os exemplares do Jornal da Bahia sempre estarão lá, na Biblioteca Central, para consulta dos interessados. Não há como apagar a história do jornalismo.

LEIA ARTIGO DE EMILIANO

22 de abril de 2008

 

O narco-governo e o verdadeiro terrorismo na Colômbia

Desde o massacre das Forças Armadas da Colômbia contra os guerrilheiros insurgentes das FARC, quando invadiram o território do Equador e mataram o comandante Raul Reyes e civis, a imprensa brasileira, com raríssimas e honrosas exceções, macaqueia as agências de notícias denunciando os “terroristas” e legitimando o narco-governo democrático do ex-traficante Alvaro Uribe.

O narco-governo da Colômbia vem sistematicamente sabotando as iniciativas diplomáticas pela libertação de prisioneiros das FARC. Sempre se recusou a efetivar a troca por guerrilheiros capturados. A ação propagandística sobre o caráter “terrorista” das FARC aumentou com a ação repressiva.

A imprensa não registra uma linha sequer sobre as relações do governo de Uribe com o tráfico de cocaína e com os assassinos paramilitares, aliados oficiais do regime. As forças armadas da Colômbia preparam o terreno e depois entram os paramilitares com o terrorismo.

“Nos numerosos massacres que perpetraram colocaram (os paramilitares) em prática todas as técnicas de terror que a guerra pode produzir: deceparam cabeças, esquartejaram corpos com motosserra – sua arma mais característica – dissolveram os inimigos em ácido, deixaram os cadáveres das vítimas expostos por vários dias, à vista dos familiares e da população em geral, e desalojaram milhões de colombianos(...) o pânico de apossou dos campos e das cidades(...) ao matar seus inimigos e forçar a migração, os paramilitares assumiram o controle territorial, administrativo, econômico e militar de várias regiões”.

“Eles (os paramilitares) conseguiram também eleger, com apoio dos partidos liberal e conservador, diversos senadores, representantes na Câmara, governadores e prefeitos (...) os chefes paramilitares já afirmaram que detinham o controle de 35% do Congresso”.

Tudo dentro do Plano Colômbia, financiado pelos Estados Unidos com 5 bilhões de dólares, 800 oficiais, 140 helicópteros de combate, 45 pequenos aviões para fumigação aérea, engenheiros de manutenção de equipamento eletrônico.

É a democracia colombiana legitimada pela imprensa brasileira contra os “terroristas” das FARC.

O jornal Le Monde Diplomatique Brasil, de abril, tem excelente matéria sobre a “Asfixia das FARC”. Devia ser leitura obrigatória para nossos jornalistas, de modo que não continuem fazendo papel de otários.

21 de abril de 2008

 

Blog Jacarandá da Bahia debate importância do Porto Sul proposto por Wagner

Está correndo um abaixo-assinado dirigido ao Governador Wagner ,na região de Ilhéus, para mudança da área do Porto Sul. É um projeto em gestação, que prevê desmatamento da Mata Atlântica. Com o título “A Marcha da Insensatez” Gerson Marques, do blog Jacarandá da Bahia alerta para manifestações de intolerância. Há 20 anos Ilhéus vive de promessas. Os que vaiaram agentes do governo no Centro de Convenções não vaiaram ACM e Paulo Souto quando eles destruíram a Mata Atlântica para construção da estrada Ilhéus-Itacaré. São as viúvas de ACM que sempre o aplaudiram incondicionalmente.

Não se pode jogar fora essa oportunidade de debate e construção do consenso. Com o carlismo isso não era possível. Com Wagner é. É possível fazer história e construir um porto com participação popular. “Dialogo com participação popular e respeito ao meio ambiente são compromissos deste governo, para os que não sabem foi Wagner na condição de deputado o relator da mais moderna lei ambiental do planeta a lei da Mata Atlântica”.

LEIA NO BLOG JACARANDÁ DA BAHIA

 

Desenvolvimento local versus globalização e banqueiros

A pesquisa Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Local sistematizou experiências comunitárias e seus impactos e efeitos multiplicadores na base da sociedade. Com o recentemente lançado programa Territórios da Cidadania, do Governo Lula, destinado a atingir 958 regiões críticas do país, “abrem-se fortes esperanças de dinamização de um outro modelo de desenvolvimento, mais próximo do cidadão e por ele apropriado”. Muito se fala na globalização, mas, a rotina da vida se dá nas comunidades locais. Não há desenvolvimento verdadeiro sem participação.

No plano da formulação teórica continuamos divididos entre os que cuidam da economia e os que cuidam do social. “Nossos economistas estão demasiadamente preocupados com taxas de juros”. Em busca de alternativas, estão surgindo iniciativas de formação de gestores sociais, numa visão articulada dos processos locais de desenvolvimento. Na Bahia, destacam-se os trabalhos de Tânia Fisher, em Pernambuco destacam-se os de Tânia Zapata, o Banco do Brasil inova com a formação de gerentes especializados em Desenvolvimento Regional Sustentável, o Sebrae trabalha com o desenvolvimento local.

O conceito de desenvolvimento local vai se espraiando. No entanto, os bancos continuam preferindo a ciranda financeira ao custoso e trabalhoso dever de financiar atividades produtivas. O Brasil precisa de uma lei que obrigue aos bancos reinvestirem localmente as poupanças captadas que, em última instância, pertencem à comunidade local, não aos banqueiros. Ladislaw Dowbor, doutor em Ciências Econômicas e professor da PUC-SP, autor de “A Reprodução Social e Democracia Econômica – um passeio pelas teorias”, escreveu um ensaio esclarecedor publicado na edição de abril de 2008 no Le Monde Diplomatique Brasil. Já o documento síntese da pesquisa Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento está disponível no site http://dowbor.org na seção Artigos On line.

20 de abril de 2008

 

Le Monde Diplomatique adere à campanha de Gabeira no Rio

O jornal Le Monde Diplomatique Brasil aderiu à candidatura de Fernando Gabeira (PV) à prefeitura municipal do Rio de Janeiro. A apresentação do editor José Tadeu Arantes não deixa dúvidas. Na resposta à primeira pergunta, Gabeira já tropeça. Admite a “importante contribuição para a política econômica por parte do PSDB”. Mas, omite a participação do DEM como aliança privilegiada dos tucanos. Depois, admite a “contribuição importante para a política social por parte do presidente Lula”. Mas, omite a responsabilidade do PT e dos outros partidos de esquerda que desenharam essa política. No resto, Gabeira é brilhante.

Acena com políticas territoriais, já adotadas pelo Governo Lula. Acena com a prestação de contas transparente na Internet, inaugurada pelo Governo Lula. Acena com a atração de grandes redes hoteleiras, como fazem Cuba e China. Mas, introduz dois conceitos: respeito ao meio ambiente e respeito à dignidade dos trabalhadores. Acena com a criação de polícia municipal com um centro de inteligência para dar maior eficácia à ação preventiva de segurança, como ensaia a prefeitura de Nova Iguaçu. Sobretudo, fala em dinamizar o microcrédito, partindo das políticas públicas existentes. Revitalização do Centro Histórico, política habitacional para atacar o déficit de 500 mil residências. O discurso de Gabeira tem tudo a ver com experiências vitoriosas do PT na administração pública.

Adoraria ver Gabeira prefeito do Rio. Seria a prova final para a imagem que ele criou de si mesmo: o incorruptível, o moralista, o crítico do resto do mundo. Vou me lembrar das críticas que fez ao Lula, ao PT, aos "políticos". E vou cobrar.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?