12 de outubro de 2012

 

Só Pelegrino terá condições de priorizar programas de saúde em Salvador

 O apoio da presidenta Dilma Rousseff ao candidato a prefeito Nelson Pelegrino (PT) trará conseqüências profundas na área da Saúde para Salvador. A responsabilidade com a saúde pública tem que ser da União, do Estado, mas também da Prefeitura, Desde que o prefeito seja uma pessoa equilibrada e comprometida com os trabalhadores e o povo que precisam do SUS. O prefeito de Salvador pode contribuir para o fim das macas nos corredores dos hospitais.

Há muitos programas federais que podem ser ampliados em Salvador.
Por exemplo, o programa “Saúde Não tem Preço”, que distribui gratuitamente remédios para diabetes, hipertensão e asma através das farmácias populares pode ser monitorados por uma secretaria municipal de saúde.

Os postos municipais de saúde podem ser modernizados, melhorando a relação dos médicos com pacientes, com evidente melhora na qualidade do atendimento.
A prefeitura pode ter um papel fundamental nos chamados programas invisíveis do SUS como, por exemplo, a Vigilância Sanitária.

O programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde precisa de atenção e reforço na capital. É um programa de saúde bucal d extrema importância, assim como a distribuição dos remédios  mais Unidades Básicas de Saúde
Obviamente, o programa Saúde na Família pode ser potencializado, até porque se trata de um programa modelo. O município precisa também contribuir com o programa de transplantes de órgãos. É possível colaborar.

A aliança política entre Dilma Rousseff e Pelegrino pode viabilizar a construção de novas Unidades Básicas de Saúde que, ao lado da rede Saúde Mais perto de Você, com foco na atenção básica, podem prevenir doenças crônicas como hipertensão e diabetes.
Com certeza os bairros pobres de Salvador precisam entrar no programa de cirurgia de catarata do SUS. Os postos de saúde municipais podem reduzir a corrida por leitos nos hospitais. Basta aprimorar a assistência de emergência.

O sistema de saúde do Brasil é infinitamente melhor que há dez anos atrás. Há mais programas funcionando,  além do que sugerem as  fotos (verdadeiras) dos jornais que focam somente nas macas entulhando os corredores dos hospitais. Mas, estamos longe de realizar Constituição de 1988: “a saúde é direito de todos e dever do Estado”.
Quem mais além de Pelegrino do PT poderia se comprometer com a saúde pública dos baianos que residem em Salvador?

 

Pelegrino tem tudo para ganhar e salvar Salvador

 Com Pelegrino eleito prefeito de Salvador, será a primeira experiência do PT na administração da capital. Todos os demais grandes partidos já administraram Salvador: PMDB, DEM/PSDB, PDT e outros que ninguém mais se lembra do nome. Todos afundaram a cidade.

Com Pelegrino, Salvador terá uma enorme chance de sair do buraco, já que tem o apoio declarado da presidenta da República, Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula – que virão participar de sua campanha - e do governador Wagner – o grande vitorioso nas eleições na Bahia.

E ainda conta com a volta da militância do PT às ruas, revigorada pela vitória nas urnas.

 

O mensalão não prejudica o candidato Pelegrino, ficha limpa

 Se ACM Neto (DEM) cair na besteira de usar o mensalão no segundo turno, vai dar um tiro no pé. É público e notório que o DNA do mensalão é tucano.  E o escândalo da quadrilha do Cachoeira é do DEM, partido em extinção por causa de décadas de roubalheiras.

Para Nelson Pelegrino discutir ética na política é simples. Ele nunca se envolveu em qualquer ilegalidade em toda a sua vida política.

O DEM e o PSDB estão atolados até o pescoço nessa história de mensalão e financiamento de campanhas.  O STF vai acabar sendo obrigado a condenar também os mensaleiros do PSDB e os corruptos do DEM. Aproveitar o atraso no julgamento do processo do mensalão tucano é de uma hipocrisia sem tamanho.

 O eleitor não é idiota. Mas, é quase certo que ACM Neto vai tentar usar o mensalão no segundo turno. Ele não é muito inteligente mesmo. É o cara que ameaçou “dar uma surra” no presidente da República...

 

O PT é o único partido que a cada eleição sai com mais prefeituras

 A frase é de Fernando Rodrigues, colunista da Folha de S. Paulo (09/10/2012).

“O PT ainda é o único partido (entre os de médio e grande porte) que a cada eleição municipal sai com mais prefeituras do que entrou. Agora, o PT passou a deter o maior número de votos para prefeito no país (17,3 milhões), posição que havia obtido só em 2004. Esse é um indicador importante para eleições futuras”.
 

 

Deputado Emiliano (PT-BA) conclama amigos, eleitores e militantes para eleições em Salvador e Conquista

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) está conclamando militantes, amigos e eleitores para o segundo turno das eleições em Salvador e Vitória da Conquista. Com Pelegrino eleito, será a primeira vez que o PT vai administrar a capital da Bahia, mostrar verdadeiramente o modo petista de governar, para todos, para a cidade inteira.

Com a vitória de Guilherme Menezes em Conquista a população estará garantindo mais quatro anos de uma administração popular, com apoio da presidenta Dilma e do governador Jaques Wagner.

Voltaremos com peso às ruas, disse o deputado Emiliano José. Com a marca da vitória. Passamos de 16,5 milhões de votos, em 2008, para 17,2 milhões em 2012. Antes, tínhamos 550 prefeitos, agora temos 624. Na Bahia, tínhamos pouco mais de 60 prefeituras, agora teremos 92.
Sobretudo, voltaremos às ruas com 67 companheiras do PT eleitas prefeitas e, destas, dez são da Bahia: Andreia (em Anagé); Gracinha (em Araças); Patrícia (em Banzaê); Jussara (Dias D´Ávila); Domingas (Governador Mangabeira); Carmen (Madre de Deus); Silma (Macururé); Yohnara (Ourolândia; Rilza (São Francisco do Conde); Fernanda (Uruçuca). Só podemos comemorar.

HORÁRIO DE VERÃO
O deputado Emiliano José, cumprimentou o candidato Pelegrino e as centrais sindicais pela decisão de não alinhar a Bahia ao horário de verão, que se inicia dia 21 de outubro. A decisão do governador Wagner, está também baseada em pesquisa: 75% da população é contra o horário de verão, que prejudica os trabalhadores, antes obrigados a acordar mais cedo, andar na escuridão da madrugada, com riscos de segurança e acidentes de trabalho.

Ainda bem que Pelegrino está do lado dos trabalhadores e do povo da Bahia. Vamos à luta.

 

Eleições trazem consequências para eleitores e não eleitores

Eleição não é futebol. No futebol os torcedores se satisfazem com as emoções da partida e depois vão para casa. Não é assim em política, como lembra o professor de Teoria Política Wanderley Guilherme dos Santos (UFRJ).

Para evitar as conseqüências de uma eleição não basta desligar a televisão. O resultado da eleição produz relevantes conseqüências materiais para todos, eleitores e não eleitores. Daí a importância dos partidos políticos...

Partidos políticos existem para a conquista do poder decisório sobre o que vai acontecer e influenciar na vida de cada cidadão. Não votar não adianta nada. Mais conseqüente é votar e cobrar dos eleitos os compromissos anunciados.Como o movimento Vozes da Cidade, em Salvador.

Quando os partidos não funcionam, surge o risco da barbárie, conflitos sem regras. É por isso que se critica tanto a mídia brasileira que criminaliza a política e os políticos, de modo geral.

Nem todos os padres são pedófilos, nem todos os evangélicos são fanáticos por dinheiro, nem todos os médicos são incompetentes, nem todos os policiais militares são assassinos. Não se pode criminalizar as instituições por crimes e erros de pessoas.

Assim, digam o que disserem os editorialistas de jornais, os jornalistas servis aos interesses dos patrões ou os colunistas de textos encomendados. O Partido dos Trabalhadores não será destruído por um julgamento kafkiano, de exceção, contaminado por interesses escusos.

Vou votar em Pelegrino do PT para prefeito de Salvador. Até porque a alternativa seria o ressurgimento do DEM, um partido em extinção por sua prática arbitrária durante décadas.
 
ACM nunca mais. Pelegrino 13.

11 de outubro de 2012

 

Pelegrino e sindicatos garantiram Bahia fora do horário de verão

Por ser muito bom para empresários da indústria e comércio, o governador Wagner tinha decidido alinhar a Bahia com o horário de verão, que se inicia 21 de outubro. Mas, por ser muito ruim para os trabalhadores, as centrais sindicais se movimentaram e, com apoio do candidato Pelegrino (PT) a prefeito de Salvador, o governador mudou a decisão, também com base numa pesquisa: 75% da população é contra o horário de verão. O horário de verão é muito prejudicial aos trabalhadores, que precisam acordar mais cedo, em alguns casos na alta madrugada, ainda escuro, provocando riscos de segurança e problemas com alimentação e acidentes de trabalho.

Os empresários, que não precisam obviamente acordar e se deslocar na madrugada, podem reivindicar que a Bahia se alinhe ao horário de verão. As TVs, por exemplo, não teriam problema com o horário das novelas. Jornalistas imbecilizados escrevem nos jornais que os trabalhadores baianos são preguiçosos e querem “ficar uma horinha a mais debaixo dos lençóis”. Imbecilidade tem limite. Tem jornalista esquecendo de faer reportagem.

Ainda bem que Pelegrino está do lado dos trabalhadores e do povo da Bahia.

A Bahia tinha que ficar fora do horário de verão. Já pensou empregadas domésticas, operários da construção civil, rodoviários, se deslocando na escuridão para chegar ao trabalho?

Ao contrário do que certa imprensa afirma. Não é um retrocesso, é um avanço na preservação da saúde e da segurança dos trabalhadores.

A reação do povo é muito clara. A Ouvidoria Geral do Estado recebeu mais de 20 mil manifestações para que a Bahia não entre no horário de verão.

 

Não basta ser preto, de origem pobre, tem que ser equilibrado mentalmente para presidir STF

O ministro Joaquim Barbosa foi eleito presidente do STF. É filho de pedreiro com dona de casa. É negro. Mas, para presidir o STF não basta ser negro, de origem pobre e poliglota, tem que ter equilíbrio mental e emocional. Na presidência, ele vai precisar do que não tem. Terá de conter seu ímpeto agressivo contra seus pares. Só com muita terapia. Aplaudido pela mídia cabocla, é um macunaíma, um verdadeiro anti-herói. Cada país tem o STF que merece.

 

PT e CUT se solidarizam com José Dirceu e Genoíno

Condenados pelo STF, num processo político, de exceção e sem provas, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o ex-presidente do partido, José Genoíno, participaram quarta-feira (11) da reunião do Diretório Nacional, em São Paulo. O julgamento, realizado sobre pressão da mídia, gerou notas de protesto do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Genoíno divulgou uma “Carta Aberta ao Brasil”, anunciou que deixa o cargo de Assessor Especial do Ministério da Defesa. Foi aplaudido de pé. Na carta, Genoíno afirma que o STF errou num julgamento injusto que condenou um inocente. O STF julgou com a “tirania da hipótese pré-estabelecida”, que construiu uma acusação escabrosa que pôde prescindir de evidências, testemunhas e provas.

O julgamento do STF foi feito em meio a uma campanha midiática de ódio ao PT. Eles fracassarão, porque o PT será julgado pela população do Brasil. Vide resultados das eleições. O PT cresceu mesmo com a intensa campanha anti-petista da mídia e da direita brasileira.

José Dirceu foi curto e grosso. Pediu para o PT se concentrar nas eleições.

 

Governador Wagner condena “espetáculo” do STF ao julgar mensalão

O governador da Bahia, Jaques Wagner, criticou a conotação política e a espetacularização do julgamento do mensalão no STF. “Uma coisa é a transparência, outra o espetáculo e não sei se isso faz bem à democracia”, disse ele. Wagner defende que o PT deve enfrentar esse debate, já que outros escândalos que abateram a oposição – DEM e PSDB – não foram julgados.

O fato é que todo o PT vai sair em defesa de José Dirceu, Genoino e Delúbio Soares. Na verdade, o julgamento do mensalão foi claramente articulado pela direita para coincidir com o período eleitoral. O objetivo não era fazer justiça, e sim prejudicar o PT, que já enfrentou outros ataques semelhantes a este do STF.

Em 1989, o PT foi acusado pela Rede Globo de participar do seqüestro do empresário Abílio Diniz. A Rede Globo chegou a vestir a camisa do PT em um dos seqüestradores. Todos se lembram da edição do debate entre Lula e Collor. E o Mário Amato que declarou aos jornais que se Lula ganhasse 800 mil empresários sairiam do país?

Agora, o PT vai fazer campanha para julgamento do mensalão que começou com o PSDB, no governo FHC, e em Minas com Eduardo Azeredo.

Abaixo a corrupção no DEM e no PSDB.

 

PMDB da Bahia comete suicídio político

Enquanto o PMDB de São Paulo decidiu apoiar Haddad (PT) à prefeitura, o PMDB da Bahia preferiu mirar na carreira pessoal do cacique Geddel e decidiu apoiar o candidato do DEM. É tudo muito incoerente. Geddel ocupa alto cargo na esfera federal e é tão cara de pau que acena em não entregar o cargo. Geddel chega a mentir para a mídia: afirma que vai ser intermediário entre ACM Neto e o governo federal. Ora, como intermediar alguma coisa se apóia o candidato que é contra a presidenta da República? Tudo isso achando que ACM Neto vai apoiá-lo em 2014 na campanha para governador. Doce ilusão. O DEM vai ter candidato próprio, até as pedras do Pelourinho sabem disso.

Como não tem planos pessoais para 2014, o ex-candidato Mário Kertész, do PMDB, está pedindo o chapéu e se retirando do PMDB. Mirando os interesses da cidade do Salvador, vai apoiar Pelegrino (PT). Ou seja, Mário Kertész que tem os votos, fica com Pelegrino, Geddel que não tem votos em Salvador, fica com ACM Neto.

Pelegrino vai receber apoio de corpo presente da presidenta Dilma, do ex-presidente Lula, de Mário Kertész e do prefeito vitorioso de Camaçari, Luiz Caetano que elegeu Ademar Delgado. Um bom começo. Outros partidos anunciarão apoio.

10 de outubro de 2012

 

O PT de Pelegrino foi o mais votado em todo o Brasil

Os petistas tem tudo para voltar com todo peso às ruas. Os números não mentem. O PT passou de 16,5 milhões de votos em 2008, para 17,2 milhões em 2012. Prefeitos do PT foram eleitos em 624 municípios contra 550 no primeiro turno de 2008. Nas capitais, o PT é a legenda que mais conquistou cadeiras de vereadores.

No segundo turno a participação do PT será expressiva. Eleitores de 50 municípios, 31,7 milhões de pessoas, voltarão às urnas em 28 de outubro para escolher seus prefeitos entre os dois candidatos mais votados no primeiro turno.

O PT passou para o segundo turno em 22 municípios, 5 capitais e 17 cidades com mais de 200 mil habitantes.
O PT só tem o que comemorar. Com 32 anos de história, elegeu dois presidentes da República e tem a maior bancada na Câmara Federal, com 88 deputados e deputadas.

Os resultados deste primeiro turno das eleições municipais são significativos e mostram uma forte presença do PT no país. Tudo leva a crer que os militantes estarão nas ruas disputando os votos com os direitistas, fanáticos, reacionários e uma elite ególatra e sem discernimento.

 

Ministros do STF envergonham o Brasil

O STF escreve página de vergonha e arbítrio. Assistimos a um julgamento político e de exceção. A sentença é da autoria de Breno Altman, em artigo postado no blog “Brasil, Mostra a sua Cara”. Breno Altman é diretor editorial do Site Opera Mundi e da revista Samuel.

“Poucas vezes, no registro das decisões judiciais, assistiu-se a cenas tão nefastas como as do julgamento da ação penal 470, o chamado “mensalão”. A maioria dos ministros da corte suprema, ao contrário do que se passou em outros momentos de nossa história, dessa vez embarcou na violação constitucional sem estar sob a mira das armas. Simplesmente dobrou-se à ditadura da mídia”.

Breno Altman avalia que alguns magistrados foram até coerentes com sua trajetória, ao criminalizar dirigentes de esquerda e prestar serviço aos setores que representam. O voto de Gilmar Mendes, por exemplo, transbordava de revanchismo contra o Partido dos Trabalhadores. O ministro Marco Aurélio para quem o golpe militar de 1964 “foi um mal necessário”, seguiu pelo mesmo caminho. Os ministros mandaram às favas a falta de provas e se apegaram às declarações do meliante Roberto Jefferson.

“Outros juizes, porém, simplesmente abaixaram a cabeça, acovardados. Balbuciavam convicções sem fatos ou argumentos dignos. A ministra Carmen Lúcia não listou uma única evidência firme contra José Dirceu ou Genoíno, contentando-se com ilações que invertem o ônus da prova. Foi pelo mesmo caminho de Rosa Weber, sempre pontificando sobre a “elasticidade das provas” em julgamentos desse naipe”.

“Assistimos a um julgamento político e de exceção. Um aleijão que fere os princípios constitucionais e contamina as instituições democráticas. O processo está sendo presidido por teorias que possam levar ao objetivo pré-concebido, em marcha batida na qual são atropeladas seculares garantias civis”.

“A condenação do ex-chefe da Casa Civil apresenta-se como a maior das brutalidades legais cometidas. Salvo acusações do condenado Roberto Jefferson, não há contra ele qualquer testemunho ou evidência. Ao contrário: dezenas de depoimentos juramentados corroboram sua inocência, formando verdadeira contra-prova. Mas a maioria dos ministros sequer se deu ao trabalho de citá-los ou analisá-los”.

LEIA NA ÍNTEGRA
http://brasilmostraatuacara.blogspot.com.br/

9 de outubro de 2012

 

PT bate recorde e elege 67 prefeitas no País, 10 na Bahia

O número é recorde. Segundo o TSE, 663 mulheres vão assumir prefeituras em 2013. Elas representam 12,03% dos prefeitos eleitos até agora. O PT fez 67 prefeitas no país. Na Bahia, numa primeira conferida, foram eleitas 48 prefeitas, sendo dez delas pelo PT: Andreia (em Anagé); Gracinha (em Araças); Patrícia (em Banzaê); Jussara (Dias D´Ávila); Domingas (Governador Mangabeira); Carmen (Madre de Deus); Silma (Macururé); Yohnara (Ourolândia; Rilza (São Francisco do Conde); Fernanda (Uruçuca).

Em outros estados destacam-se as vitórias de Elisa Costa, de Governador Valadares (MG); Conceição, de Angra dos Reis (RJ), Professora Selma Bastos, de Goiás (GO), e Professora Lucimar, de Valparaíso (GO).

 A eleição de Dilma Rousseff à presidência da República motivou muitas mulheres à participação política. Este é um momento novo no Brasil. Dilma Rousseff passou a ser referência, assim como seu governo. Houve um aumento de 332% na eleição de mulheres para prefeituras.
LEIA MAIS
 

 

Governador Wagner foi o grande vencedor das eleições na Bahia

O PT cresceu das atuais 67 para 92 prefeituras e pode acrescentar mais duas se ganhar em Salvador e Vitória da Conquista. O PT passou a ser o partido com maior capilaridade na Bahia. Já a base aliada ao Governo Wagner passou para 332 prefeituras contra 85 da oposição, o que representa 80% dos 417 municípios. O DEM foi o grande perdedor, elegendo apenas 9 prefeitos. O resultado revela a vitória do modo petista de governar e a habilidade política do governador Jaques Wagner.

É um equívoco político afirmar que agora “é ACM Neto versus Pelegrino”. Isso reduz a disputa política ao embate puramente pessoal. Na verdade, agora é o projeto político da presidenta Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula e do governador Jaques Wagner contra a aventureira tentativa de retorno do velho carlismo, vestido com roupa nova. Tentando derrotar o projeto político do PT de Lula, os partidos de direita e do atraso planejam jogar na tela a questão do mensalão. Vão errar feio, porque Pelegrino passa longe do mensalão.

O que o eleitor quer saber é como o candidato vai restaurar Salvador. O resto é baixaria.

8 de outubro de 2012

 

Jornalista Paulo Moreira Leite critica “sábios” da mídia

O colunista da revista Época, Paulo Moreira Leite, critica os analistas de plantão que insistem em não reconhecer que o grande vitorioso das eleições foi...Lula. Quanto tempo essa gente vai levar para ver a realidade? O portal Brasil247 publica entrevista com o jornalista da Época. A conclusão é clara: o pleito mostrou que o eleitor não mudou de opinião, adora rir por último: “O grande vitorioso de domingo foi Luiz Inácio Lula da Silva e é por isso que os coveiros de sua força política passaram o dia de ontem trocando sorrisos amarelos”.

Nem sempre é fácil reconhecer o óbvio ululante.
LEI ARTIGO DE PAULO MOREIRA LEITE. IMPERDÍVEL
 

 

Em Salvador, o PT foi o partido que elegeu mais vereadores

O PT de Salvador está em festa. Elegeu sete vereadores. Dos sete eleitos, Waldir Pires foi o cabeça da bancada com 13.801 votos. Os outros seis vereadores eleitos do PT foram: Suíça (8.222 votos); Lessa (7.158); Gilmar Santiago (6.637); J. Carlos Filho (6.454); Moisés Rocha (5.915) e Carballal (5.785). Por outro lado, o PT sofreu duas baixas importantes: Vânia Galvão, que era líder da oposição e Marta Rodrigues, presidenta municipal do partido.

Dois parlamentares do PT se destacaram na campanha de Waldir Pires, o deputado federal Emiliano José e o deputado estadual Marcelino Galo. O deputado federal Emiliano José comemorou a vitória de Waldir Pires: “É o reconhecimento do povo baiano à história exemplar de Waldir Pires, aos serviços que prestou à Bahia e ao Brasil, uma homenagem do povo a um homem que dedicou sua vida à política”. Emiliano José também comemorou a performance de duas grandes lideranças populares, Julinho ( do bairro Pau da Lima) e Tiago Ferreira (do bairro Fazenda Coutos) chegaram juntos a quase 8 mil votos.

7 de outubro de 2012

 

Podemos tirar Salvador da miséria política com Pelegrino 13 e Waldir Pires 13 313.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?