11 de setembro de 2010

 

Notícias ruins para o candidato Serra (PSDB)

Dilma só não ganha entre os ricaços. O jornalista Maurício Dias, em sua coluna “Rosa dos Ventos”, da revista Carta Capital escreveu: Dilma (PT) ganha em todas as cinco regiões do país; ganhas nas capitais; ganha nas periferias; em todos os graus de escolaridade (básico, fundamental, médio e superior); ganha entre os que ganham até um salário mínimo; e na faixa de um a cinco salários mínimos; ganha na faixa de cinco a 10 salários mínimos.

E onde Serra, afinal, ganha? Serra só ganha entre os que ganham acima de 10 salários mínimos, os muito ricos desse país.

Dilma vai obter 60% dos votos válidos, afirma o deputado federal blogueiro, Brizola Neto, depois de analisar a pesquisa Datafolha. Os números agora vão se mover puxados por dois fatores. O primeiro, é o efeito do “voto vencedor”, a expectativa da vitória, que como todos sabem, influencia os indecisos. O segundo, é a rejeição, a de Serra não para de subir, a de Dilma não para de cair.

A fuzilaria de Serra contra Dilma não deu certo. A revista Carta Capital escreveu que aconteceu o contrário. A candidata de Lula e do PT não caiu, Serra desceu. Dilma, o alvo dos ataques, manteve os 50% da preferência do eleitorado. O atirador é que caiu um ponto. No cenário por Estados tucanos, em Minas Gerais Dilma cresceu, no Paraná Dilma também subiu e Serra caiu. Está na imprensa.

 

Emiliano (PT) recebe apoio de Zulu Araújo, presidente da Fundação Cultural Palmares

O arquiteto e produtor cultural Zulu Araújo escreveu uma carta declarando voto em Emiliano (1331) para deputado federal. E ainda ensaiou um slogan: “Emiliano, deputado pra valer”. Dedicado à cultura negra desde a juventude, Zulu Araújo foi produtor de eventos culturais em Salvador nos anos 80 e 90 e assessor especial da secretaria de Cultura da Bahia.

Em 2007, Zulu assumiu a presidência da Fundação Cultural Palmares, onde já trabalhava como diretor desde 2003. Vinculada ao Ministério da Cultura, a Fundação foi criada em 1988 para implementar políticas públicas destinadas a aumentar a participação da população negra brasileira no processo de desenvolvimento do País.

LEIA CARTA NA ÍNTEGRA:

EMILIANO JOSÉ
UM DEPUTADO PRA VALER


“Quem acredita na promoção da igualdade racial e social, no combate à intolerância religiosa, na luta pelos direitos humanos, na valorização e difusão das manifestações culturais de origem negra e popular.

Quem acredita nas políticas de Ações Afirmativas para a inclusão plena do negro na sociedade brasileira e em particular no reconhecimento dos Territórios Remanescentes de Quilombos e nas Cotas para negros nas Universidades Brasileiras.

Quem deseja consolidar as políticas públicas de emprego e renda, de moradia e de valorização do trabalhador, para que as conquistas dos últimos oito anos do Governo Lula sejam continuadas.

Enfim, quem deseja um Brasil moderno, democrático, soberano, plural e diverso, como eu, vota em Emiliano José, deputado federal.

Zulu Araújo
Arquiteto e Produtor Cultural”

 

Lula e Emiliano detonam a privataria do PSDB

Presidente Lula, em Ribeirão Preto:

"Queriam vender a Petrobras, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal! Quando nós chegamos, estava tudo endividado".



Emiliano (1331) na campanha:

“Se Serra ganhar adeus Petrobras, adeus Banco do Brasil e adeus Caixa Econômica Federal”.

 

IBOPE: 82% dos eleitores aprovam Governo Wagner

As críticas ao Governo Wagner, fartamente veiculadas nos programas eleitorais da TV, não estão convencendo os eleitores baianos.

De acordo com pesquisa Ibope/TV Bahia divulgada nesta sexta-feira (10), a gestão do governador Jaques Wagner (PT) atinge aprovação de 82%.

Dos 1.512 entrevistados pelo instituto, 14% consideram o Governo ótimo, 38% bom e 30% regular. Somados os índices favoráveis, o petista goza de 82% de aprovação.

Apenas 5% ruim entendem que a atual gestão é ruim e 6% avaliam como péssima. Cinco por cento dos eleitores não souberam responder.

 

César Borges, Lídice e Pinheiro empatam na disputa pelo Senado

Sinal verde para Lídice (PSB) e Pinheiro (PT) na disputa para o Senado. A pesquisa IBOPE divulgada sexta-feira (10) à noite registra 29% para Borges (PR), 27% para Pinheiro e 26% para Lídice. Como a margem de erro é de 3%, os candidatos estão tecnicamente empatados.

No levantamento anterior do Ibope (28 de agosto), Borges possuía 35% das intenções de voto e agora aparece com 29%. Pinheiro, que possuía 29%, registrou leve queda e ficou com 27%, na segunda posição. Lídice, que possuía 32%, perdeu 6 pontos e ficou na terceira posição, com 26%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, os três candidatos estão empatados tecnicamente.

Mas uma coisa é certa: César Borges está caindo.

 

Datafolha mostra que Bahia foi Estado em que Dilma mais cresceu e em que Serra mais caiu

Pelo Datafolha, Dilma (PT) lidera as intenções de voto no Brasil com 50% contra Serra (PSDB) com 27%. Bahia e Pernambuco foram os estados em que Dilma mais cresceu e em que Serra mais caiu.

Num eventual 2º turno, Dilma ganharia com 56% contra Serra 35%.

Na pesquisa, Serra caiu dos 28% registrados no levantamento anterior para 27% de hoje (11). A candidata Marina Silva (PV) subiu 1%, atingindo 11%. A margem de erro é de 2%. Os demais candidatos não pontuaram. Foram entrevistadas 11.660 pessoas em 414 municípios.

A pesquisa Datafolha mostra que a candidata Dilma ampliou sua vantagem na Bahia e em Pernambuco, exatamente os Estados em que Serra mais caiu.

Na Bahia, a preferência por Dilma chega a 64% contra Serra 18%. Na pesquisa anterior a relação era 60% a 22%. Entre os pernambucanos a preferência por Dilma é de 67% contra 18% de Serra. Há cinco dias a relação era 62% a 21%.

SEGUNDO TURNO
A simulação de segundo turno também apontou estabilidade. Dilma prosseguiu com os mesmos 56% que havia registrado no último levantamento, e Serra oscilou um ponto para baixo (35%).

REJEIÇÃO A SERRA
O mesmo pode-se dizer para a rejeição dos candidatos: agora, 32% dizem que não votariam em José Serra (eram 31% há cinco dias), contra 22% que reprovam Dilma (21%) e 16% que não consideram votar em Marina (ante 17%).

 

Segundo IBOPE, Wagner (PT) mantém 49% e Souto (DEM) cai para 15%

Pesquisa Ibope/TV Bahia de intenções de votos para o governo do Estado da Bahia aponta o candidato do PT à reeleição, Jaques Wagner, com 49% dos votos – mesmo índice registrado no último levantamento (27 de agosto). Já Paulo Souto (DEM), com 15%, seguiu a tendência de queda das últimas consultas.

Na pesquisa do dia 6 de agosto, registrava 19%, e havia apresentado queda no dia 27, para 18%. Geddel Vieira Lima (PMDB) manteve-se estagnado com 12%, mesmo índice do início do mês. Marcos Mendes (PSOL) e Luiz Bassuma (PV) registraram 1% cada.

Dos 1.512 entrevistados, 7% declararam votar nulo e 16 % dizem estar indecisos. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 36975/2010. As entrevistas foram realizadas entre os dias 7 e 9 de setembro.

10 de setembro de 2010

 

Empresa da filha de Serra expôs sigilos de 60 milhões de brasileiros

A revista Carta Capital está chegando às bancas com uma BOMBA.

O jornalista Leandro Fortes escreve sobre a extinta empresa de Verônica Serra – que expôs dados bancários de 60 milhões de brasileiros, obtidos em acordo suspeito com o governo FHC.

 

Domingo (12) tem carreata de Emiliano (PT) na Liberdade

No próximo domingo (12), às 9h30, o candidato a deputado federal Emiliano (1331) e sua militância farão uma carreata no bairro da Liberdade, em Salvador. A concentração será ao lado do colégio ICEIA, no Barbalho. O percurso terminará no Largo do Tanque. Cada qual paga sua cerveja.

 

Dilma mantém liderança com 53%, Serra 22%, na pesquisa diária

10 de setembro. Dilma (PT) continua liderando a pesquisa de intenção de voto diária (tracking) da Vox Populi/Band/iG, com 53% das intenções de voto. Decide no 1º turno.

Serra (PSDB) pela primeira vez desde que a série tracking começou cresceu um ponto. De 21% passou para 22%. Mas a mudança está dentro da margem de erro.

A região onde Dilma tem o melhor desempenho é o Nordeste. A candidata do PT está 60 pontos percentuais à frente de José Serra - 72% da petista contra 12% do tucano.

Serra tem o melhor resultado na região Sul, onde a diferença para a primeira colocada cai para 11 pontos. Dilma lidera com 44% na região contra 33% de Serra.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Dilma tem 43%, Serra tem 18% e Marina tem 7%.

A cada dia, o instituto realiza 500 novas entrevistas. A amostra consolidada com 2000 entrevistas, portanto, só é totalmente renovada após quatro dias. O levantamento foi registrado junto ao TSE sob o nº 27.428/10.

 

17 milhões de sigilos quebrados... no Governo FHC!

Se quebra de sigilos fiscais fosse razão suficiente para derrubar governos, o presidente Fernando Henrique Cardoso não teria chegado ao fim de seus oito anos de administração.

Afinal, a Medalha de Ouro na quebra de sigilos bancários vai para o governo FHC. 17 milhões de sigilos fiscais foram vendidos nas ruas de São Paulo, há 10 anos. E desde essa época o sigilo de Verônica Serra já estava escancarado.

É o que informa o wiki repórter João Marat, de Belo Horizonte (MG).

LEIA AS INFORMAÇÕES:

A ação da guerrilha que quebra sigilos fiscais não é desta eleição, nem de ontem, nem deste ano. É uma praga que atinge o Brasil há muito tempo, e não é uma "estratégia" da campanha de Dilma Roussef, como tanto gostariam os integrantes do PSDB e do DEM.

Documentos provam que, ainda em 2009, um requerimento expedido por Arnaldo Faria de Sá ao presidente da CPI destinada a apurar a Violência Urbana pedia uma audiência pública para apurar que dados fiscais sigilosos estavam sendo vendidos por camelôs de São Paulo - em 2009.

Entre os que tiveram seus sigilos violados estavam o presidente da República, Luís Inácio Lula, o ministro Guido Mantega, o governador José Serra, Verônica Serra e outros menos cotados. É só conferir em

http://www.camara.gov.br/sileg/integras/699422.pdf

Por volta dos anos 2000 e 2001, a Receita Federal iniciava informatização dos dados fiscais e cadastrais das Pessoas físicas e Jurídicas. Em razão desta atualização, foram disponibilizados os bancos de dados completos das pessoas físicas e jurídicas por algum tempo.

Em 2008, o SBT fez uma reportagem revelando que havia, no bairro paulista da Santa Ifigênia, pessoas que vendiam a senha para acesso aos bancos de dados do Serpro. O assunto chegou a ser publicado, na época, no jornalão Folha de São Paulo:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u439202.shtml

Isso foi há 10 anos, quando Fernando Henrique Cardoso era presidente. Nesta ocasião, vazaram da Receita Federal os dados do Imposto de Renda do próprio FH, Sílvio Santos, Gugu Liberato e dados cadastrais de 17 milhões de brasileiros.

Atualmente, FHC, que viaja pelo exterior desde que Serra se lançou candidato, pede em seus artigos que Dilma Rousseff seja penalizada. Os dados eram vendidos em disquete, pela quantia de R$ 6 mil e a desfaçatez era tanta que chegavam a anunciar em classificados de jornal. O assunto não ganhou as manchetes dos jornais. Era só um caso de polícia.

E, só para lembrar, quando o atual escândalo estourou, dizia-se que os dados de Ana Maria Braga também tinham sido quebrados.

Será que alguém descobriu a idade dela e não quer contar?

Fonte: BrasilWiki

joaopaulomarat@gmail.com

 

Presidente Lula pede votos para Emiliano (1331) deputado federal

Ops. No comício da campanha de Dilma (sem a presença de Dilma que estava embalando o netinho Gabriel recém-nascido), em Ribeirão Preto (09), o presidente Lula afirmou: “Eles (o PSDB) aprenderam a vender o que não era deles, o bem público deste país (...) queriam vender a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal (...)quando nós chegamos estava tudo endividado (...) eles ficavam de quatro diante do FMI, fomos nós que mandamos o FMI embora”.

Qual a manchete? “PSDB quis vender a Petrobras, o BB e a Caixa, disse Lula”. A reportagem está no site “Por um Brasil Novo”, reforçada por fac-similis de notícias de jornais da época. Lula afirmou exatamente o que Emiliano vem afirmando em sua campanha. Não é o mesmo que pedir votos para Emiliano?. Aliás, ontem (9) O candidato a deputado estadual Loteba, petroleiro, e Emiliano, candidato a deputado federal, panfletavam na RLAM (Refinaria Landulfo Alves).

Agora leiam abaixo o panfleto que Emiliano (1331) vem distribuindo há meses em Salvador, nas agências do BB, da Caixa e na Petrobras.

SE SERRA GANHAR, ADEUS PETROBRAS, ADEUS CAIXA, ADEUS BANCO DO BRASIL

Serra (PSDB) representa o neoliberalismo. A continuidade do desastroso e entreguista governo FHC. Dilma (PT) representa a democracia, a continuidade do governo Lula que implica na defesa e fortalecimento da Petrobrás, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Serra (PSDB) acredita em Estado mínimo, daí os ataques à Petrobrás, às empresas estatais, com privatizações criminosas, inclusive rodovias com pedágios absurdos. Daí ser contra o programa Bolsa Família, embora diga o contrário em tempo de eleições.

Dilma acredita no Estado do bem-estar social, com empresas estatais modernizadas e fortalecidas. Dilma é o que há de melhor da Era Lula. Dilma representa distribuição de renda com crescimento econômico e aumentos salariais reais.

Serra, FHC, PSDB e DEM, como neoliberais radicais, tentaram destruir a Petrobrás. Em 1995, jogaram as tropas contra os petroleiros, depois inventaram uma CPI contra a Petrobrás. Se tivessem destruído a Petrobrás, depois chegaria a vez da CEF e do Banco do Brasil.

Dilma acredita no presente e no futuro da Petrobrás, desde a exploração do pré-sal passando pelo papel importante do financiamento da cultura, projetos sociais nos municípios, até a total responsabilidade socioambiental.

Dilma representa a caminhada da Petrobrás para o ranking das maiores empresas do mundo em energia; a caminhada da CEF para a posição de maior instituição financiadora da habitação popular; e o Banco do Brasil como instituição de fomento à produção.

EMILIANO é candidato a deputado federal. É contra Serra e o neoliberalismo. Emiliano afirma que com Lula as privatizações foram estancadas, o setor público fortalecido. “Os bancos públicos e a Petrobrás tiveram papel essencial no enfrentamento da crise internacional”, disse Emiliano na Câmara dos Deputados. Emiliano é Dilma.

Mas, Emiliano sabe de uma coisa: na base de tudo está o trabalho dos petroleiros, dos economiários e dos bancários. Daí defender salários dignos, qualidade de vida e respeitar as mobilizações sindicais.

 

Nós apoiamos Emiliano (PT) para deputado federal – Manifesto nº 2

Esta é a segunda relação das personalidades do bem que apóiam Emiliano para deputado federal (1331), publicamente. Se tantas lideranças comunitárias, sindicais e políticas apóiam Emiliano, é porque elas e eles têm fortes razões.

José Carlos Zanetti - Economista, Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE)
Maria Madalena (Leninha) - vereadora, diretora da CUT, Serrinha
Taís Martins Cerpa – Líder comunitária, Bairro da Paz, Salvador
Reinaldo Moura – Líder comunitário, Pernambués, Salvador
Heire Souza Santos – Líder comunitário, Cidade Baixa, Salvador
Jhones Bastos – Presidente do Movimento dos Sem Teto, Salvador
Antônio Carvalho Santana – Líder comunitário, Monte Gordo, Camaçari
Gilsemar Aymberê – Diretor do Sindicato dos Ferroviários (SindFerro), Alagoinhas
José Eduardo (Esquerdinha) – Líder comunitário, Alagoinhas
Thor de Ninha – Presidente PT de Alagoinhas
Pai Onório – Terreiro Ilê Axé Oxum Malê, São Francisco do Conde
Ubirajara Santos – Diretor Sind. Trabab. Indústria Construção Civil (Sinditicc), Alagoinhas
Delmiro Araújo – fundador do PT de Camaçari
Hugo Cora – Coordenador Federação da Cultura Afrobrasileira, Serrinha
Hugo Carvalho – presidente do PT de São Gonçalo dos Campos
Dora Nascimento – Líder comunitária, Boqueirão
Gregório Benfica – Diretor Departamento da UNEB, Alagoinhas
Vera Lúcia – Diretora de Departamento da UNEB, Alagoinhas
Antônio Carlos Camamu – Presidente PT de Simões Filho
Zé Antônio – Vice-presidente PT de Candeias
Loteba – Vice-prefeito de Candeias e candidato a deputado estadual
Leonel Monteiro – Presidente da Assoc. Brasileira de Perservação da Cultura Afroameríndia
Mãe Rosa – Terreiro Ilê Axé Oya Onipó, Salvador
Sinho Santana – Líder comunitário em Periperi, Subúrbio de Salvador
Glória dos Santos – líder comunitária de Periperi, Subúrbio Ferroviário de Salvador
Mãe Iara de Oxum – Terreiro Ilê Tomim Kiosisé Ayô, Cajazeiras 11, Salvador
Jorge Relojoeiro – Líder comunitário, Itapuã, Salvador
Manoel Quinho – Líder político, Cruz das Almas
Xanto – Líder político, Muritiba
Roque Isquem – Ex-prefeito de Muritiba
Ailton do Sindicato – Sindicalista e candidato a deputado federal Cruz Das Almas
Paulo Luiz Galvão – Fundador do PT de Santo Antônio de Jesus
Celso Luiz – Presidente Associação dos Feirantes, Santo Antônio de Jesus
Adailson Pereira – Presid. Assoc. das Vítimas por Contaminação por Chumbo, Santo Amaro
Cléber Silva – Coordenador Assoc. Cultural Clube do Rock, Salvador
Uitã Valdino – Líder comunitário, Cidade Baixa, Salvador
Mac Anderson – Líder comunitário, Cidade Nova, Salvador
João Militão – Presidente PT de Santo Amaro da Purificação
Sueli Roseiras – Vice-presidente PT de Santo da Purificação
Profª Nilza Barbosa – Liderança na Liberdade, Salvador

9 de setembro de 2010

 

Nós apoiamos Emiliano (PT) para deputado federal – LISTA ATUALIZADA

Se tantas personalidades ilustres, cultas, insuspeitos cidadãos do bem, apoiam Emiliano (1331), para deputado federal, boas razões eles têm. Veja a relação anotada aleatoriamente:

Arivaldo Mota - Ex-presidente do PT de Conceição do Coité
Assis - Presidente do PT de Conceição do Coité
Zulu Araújo - Presidente da Fundação Cultural Palmares
Pastor Djalma Torres – Igreja Batista Nazaré
Padre Renzo Rossi – Capelinha de São Caetano, Salvador
Luis Henrique Dias Tavares – Professor Emérito da UFBA, historiador
Martiniano Costa – presidente CUT-Bahia
Conceição Borges – Diretora CUT-Bahia, Feira de Santana
Eudes Paiva – Prefeito de Boninal
Israel Pinheiro – Presidente da Associação dos Professores Universitários - APUB
Sebastião Edson Moura - Reitor Instituto Federal de Educação da Bahia
Antônio Lirio – Secretário da Cultura, Lauro de Freitas
Ministro Paulo Vanucchi, dos Direitos Humanos
Jorge Portugal - Professor, escritor, apresentador de televisão e compositor.
Márcio Meirelles – Secretário da Cultura da Bahia
Zé Maria de Abreu – Superintendente da Supec
Waldir Pires – ex-governador da Bahia, ex-ministro de Lula
Ubiratan Castro de Araújo - historiador
Ordep Serra – sociólogo
Cláudia Cunha – cantora
Edil Pacheco – sambista e compositor
Xangai – cantador
Osvaldo Barreto – Secretário da Educação da Bahia
Paulo Gabriel – Reitor da Universidade Federal do Recôncavo
Naomar de Almeida Filho – Ex-reitor da UFBA
Valentim da Silva – Reitor da UNEB
Aurina Santana – Reitora do Instituto Federal da Bahia (Cefet)
Penildon Silva Filho – Professor, presidente do Instituto Anísio Teixeira
Tuna espinheira – cineasta
Guido Araújo – cineasta e criador da Jornada de Cinema da Bahia
Zenildo Barreto – artista plástico
Guilherme Menezes – Prefeito de Vitória da Conquista
José Ivaldo – Ex-prefeito de Paulo Afonso
Marília Muricy – Advogada, professora e ex-Secretária da Justiça da Bahia
Alberto Dourado – Veterinário, fundador do PT, sindicalista
Fernando Alcoforado – Engenheiro, ex-Secretário do Planejamento da Bahia
Ronald Lobato – Economista, ex-Secretário do Planejamento da Bahia.
Adelmo Oliveira - Advogado, poeta, ex-deputado estadual.

 

Nova pesquisa diária mostra que Dilma ganha no 1º turno

Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma 53% x Serra 21%. Pela segunda vez Dilma oscilou. Mas, Apesar de registrar queda de um ponto percentual, em relação à pesquisa de ontem (8), a candidata do PT ainda venceria no primeiro turno.

Pela segunda vez a candidata do PT à presidência Dilma Rousseff aparece com queda nas intenções de voto na pesquisa tracking Vox Populi/iG/Band. Ela saiu dos 54% apontados no levantamento divulgado ontem (8) e agora tem 53%.

Na pesquisa de terça-feira (7), ela tinha 56% das intenções de voto. Já o candidato do PSDB José Serra se mantém com 21%. Em terceiro lugar está Marina Silva com os mesmos 9% do tracking anterior.

A oscilação se deu dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os eleitores que se disseram indecisos são 11% e os que votariam em branco ou anulariam o voto são 5%, um ponto percentual a mais do que o registrado na pesquisa de ontem.

 

Cuba propõe eliminação total das armas nucleares

Agência Adital – Cuba propôs hoje (09/09) que a metade dos atuais gastos militares, incluídos os relativos às armas nucleares, seja destinada ao desenvolvimento econômico e social através de um fundo dirigido pelas Nações Unidas.

Também propôs um plano de ação que permita alcançar a eliminação total e a proibição completa deste tipo de armamento em um prazo no máximo de 15 anos.

As propostas foram feitas pelo representante suplente permanente de Cuba na ONU, Rodolfo Benítez, ao falar na Sessão Solene da Assembleia Geral pelo Dia Internacional contra os Testes Nucleares.

O diplomata disse que a simples existência destes artefatos constitui uma grave ameaça para a paz e segurança, e recordou que hoje existem armas suficientes para aniquilar várias vezes a vida sobre a Terra e toda a obra da civilização. Ele considerou urgente a proibição e eliminação total destes instrumentos nucleares.

Com os recursos que hoje se dedicam aos armamentos, incluindo a modernização das armas nucleares, se poderia alimentar os 1 bilhão e 200 milhões de famintos existentes no mundo e garantir uma moradia adequada a mais de 640 milhões de crianças necessitadas.

Estes gastos ocorrem quando quatro quintos da humanidade vivem no subdesenvolvimento e na pobreza, 800 milhões de adultos não sabem ler e 17 mil crianças morrem de fome a cada dia.

A sessão da Assembleia Geral desta quinta-feira (9) foi a primeira celebração do Dia Internacional contra os Testes Nucleares, proclamado no ano passado para ser lembrado a cada 29 de agosto. (Prensa Latina).

 

BLOGS EM REVISTA – o melhor da blogosfera nacional


 

Jornalista Jorge Ramos se recupera em casa

Jorge Ramos, diretor de Jornalismo da TV-E da Bahia, depois de se submeter a operação de ponte de safena, realizada sexta-feira (3) no Hospital Português, já se encontra em plena recuperação, em casa.

Eles postou uma mensagem em seu blog “Vapor de Cachoeira”.

JORGE RAMOS SE RECUPERA EM CASA !
Graças a DEUS, à corrente de fé que os amigos criaram, à força da minha família, aos avanços notáveis da Medicina e à equipe de médicos e enfermeiros do Hospital Português, já estou em casa, recuperando-me satisfatoriamente da cirurgia cardíaca a que fui submetido. Muito obrigado a todos !
Abs,

JORGINHO RAMOS

 

“A imprensa abriu mão de cobrir a sério as eleições”

A sentença é de Renato Janine Ribeiro,professor de Ética e Filosofia Política do Departamento de Filosofia da USP. Ele publicou artigo na Folha (08/09/2010) sob o título “Receitagate: a exploração política do caso é exagerada”.

Segue trecho do texto:

“”Cortem-lhe a cabeça!”, disse a rainha. “Mas sem processo?”, perguntou Alice. “Primeiro a condenação e depois o processo”, explicou a rainha. “No meu país é o contrário”, retrucou Alice. “Aqui, não”, concluiu a rainha.”

Lembro dessa cena de “Alice no País das Maravilhas” quando leio o inflacionado debate sobre algo que é erradíssimo – a violação do sigilo fiscal de cinco nomes do PSDB, de centenas de outras pessoas na agência Mauá da Receita e de centenas de milhares de declarações de renda vendidas na rua 25 de Março (em SP).

Mas a exploração política do caso é exagerada. Aquele que retirou a declaração de Veronica Serra não é respeitado nem pelos jornalistas. Nada nele demonstra estilo petista, embora tenha aderido ao PT logo após a vitória de Lula - adesão que, pelo visto, não levou a nada. Mas os jornalistas creem numa única afirmação dele: o episódio visaria a prejudicar José Serra (PSDB).

Por que essa seleção do que merece crédito? Ainda mais levando em conta que, se alguém pode ser prejudicado, é Dilma Rousseff (PT). Na verdade, afora o fato de que declarações de renda são vendidas na rua há anos, o que me preocupa de imediato são duas coisas. A primeira é que a imprensa abriu mão de cobrir, a sério, as eleições.

(...) Se for jogo de cena para levar ao segundo turno, não é bonito, mas vá lá. Se for uma tentativa de anular 60% dos votos válidos e empossar um presidente votado por 25% dos eleitores, será um golpe fatal na nossa democracia. Melhor seria a oposição e a imprensa que a apoia aceitarem que nas eleições se perde e se ganha, que elas não são uma guerra em que se mata o inimigo, mas uma competição em que o povo escolhe o preferido para cada cargo.

E o povo não merece que se destrua a democracia, que a discussão política se reduza a uma crônica policial ou que os vários lados fiquem de birra um com o outro.

8 de setembro de 2010

 

Vox/Band/iG: Dilma 54%, Serra 21%

Saiu a oitava pesquisa diária (tracking) do Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial. Dilma Rousseff, que em uma semana subiu de 51% para 56% das intenções de voto, aparece agora com 54%.

O principal concorrente, José Serra (PSDB), permanece com 21% das preferências apuradas no dia anterior – ele tinha 25% no dia 1º de setembro, quando o instituto começou a fazer a medição.

Com esse resultado, Dilma venceria a eleição logo no primeiro turno.

 

Me arrependi de ter levado meu neto ao desfile do 7 de Setembro

Meu neto João Pedro tem oito anos. Achei que já era hora de levá-lo ao desfile do 7 de Setembro. Criança gosta de desfile militar. Depois de tudo me arrependi. Perguntei a ele do que mais tinha gostado. Ele respondeu: da tropa de elite. Ano que vem vou levá-lo ao Grito dos Excluídos.

Aliás, perdemos ao não participarmos do Grito dos Excluídos. Aos 83 anos, o ex-governador Waldir Pires deu um show de popularidade. Abraçado, fotografado, beijado. O Grito dos Excluídos seria muito mais educativo para meu neto.

Tivemos os dois que ouvir o refrão fascista da Tropa de Choque da PM baiana: “dispersar a multidão e prender CIVIL nojento”.

Nunca mais!

 

A 37ª Jornada de Cinema da Bahia transpira política com P maiúsculo.

Acontece em salvador, de 9 a 16 de setembro, a 37ª Jornada de Cinema da Bahia, criação e direção do cineasta Guido Araújo. “Por um mundo mais humano” é o lema permanente. Mas o destaque deste ano é a temática em torno da defesa do meio-ambiente. Como sempre ocorre, o evento incorpora outras linguagens artísticas, sobretudo as artes plásticas e a música. Criativo mesmo é o envolvimento das pessoas com deficiência visual – a hora e a vez do INVISUAIS. A sessão Cine Acessível oferece filmes audiodescritos.

Em 1972, recém-saído da prisão da ditadura, virei jornalista e minha primeira tarefa foi cobrir a Jornada de Cinema da Bahia, numa entrevista coletiva no ICBA. Nunca mais perdi de vista o cineasta Guido Araújo. Ainda em setembro, eu o vi no lançamento da campanha de Emiliano José (PT), no Cais Dourado, na Cidade Baixa. Ele inclusive gravou uma declaração de apoio à candidatura de Emiliano, que está disponível no YouTube.

Por minhas contas deveria ser a 39ª Jornada de Cinema, mas, durante dois anos da “Era Collor” (1989/1990) ela foi interrompida. Segundo Guido Araújo, nestes dois anos de lacuna, para não deixar passar em branco, ele promoveu o Simpósio Internacional “O Cinema na Defesa do Meio Ambiente”, que está de volta. Começa nesta sexta-feira (10), às 9h, na Sala Ilha de Maré, do Hotel Victória Marina, no Corredor da Vitória, Salvador. Na pauta, meio ambiente, florestas e reforma agrária.

A cerimônia de abertura acontece nesta quinta-feira, 19h, no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, sob condução da atriz Ingra Liberato.

Na próxima segunda-feira (13), às 18h, no ICBA, uma sessão vai projetar a cenas de Under Attack, de Iara Lee, a diretora brasileira que integrava a Flotilha da Liberdade, grupo de ajuda humanitária que tentava furar o bloqueio nazista de Israel para levar 10 mil toneladas de alimento aos refugiados da Faixa de Gaza.

Será também uma oportunidade de ver Nablus – A Cidade Fantasma, sobre crianças palestinas que enfrentam militares israelenses com pedras.

LEIA MAIS AQUI

 

Grupo Folha não poupa da politicagem nem mesmo o Valor Econômico

O jornal Valor Econômico, do Grupo Folha, entrou na dança do noticiário contra o PT. Acaba de publicar matéria (08/09/) intitulada “Bahia perde protagonismo, mas Wagner é favorito”. A reportagem assinada pelo jornalista Raymundo Costa afirma no lead: “Quatro anos após a virada eleitoral mais espetacular de 2006, o carlismo se diluiu, o governador Jaques Wagner (PT) pode se reeleger no primeiro turno, mas a Bahia está apreensiva quanto ao futuro”.

Mas que Bahia está apreensiva quanto ao futuro cara-pálida?

Agora, qualquer jornalista se acha no direito (ou na obrigação) de falar pela Bahia, sem ter sido eleito. A Bahia estaria apreensiva, segundo o jornalista, porque “o Estado registra crescimento do PIB menor que a média do Nordeste, a violência é um flagelo, enquanto a parceria privilegiada com o governo federal não passa ainda de uma promessa...(...).

O resto do texto é um vasto repertório de comparações entre performances dos governadores do Nordeste. Parece mais relatório (ou dossiê?) para municiar o discurso da oposição a Wagner, da manchete ao texto. Aliás, o texto leva sempre à conclusão de que os programas federais salvam a Bahia. O Valor Econômico acha que a população da Bahia é imbecil, que apesar de tudo estar tão ruim a maioria vota em Wagner.

Mas nem tudo na reportagem é desgraça.

Afinal, não há como negar. Apesar da herança maldita, da falta de planejamento e investimento público dos governos carlistas, a Bahia cresceu mais que o Brasil de 2003 a 2006.

Aumentaram os postos formais de trabalho, especialmente por causa da expansão da construção civil, que contribuiu com mais da metade dos 8,1 mil empregos celetistas criados em julho.

O primeiro semestre de 2010 foi bom para a economia baiana - crescimento de 10%, puxado pela construção civil.

A Bahia reduziu significativamente sua taxa de pobreza entre 1995 e 2008, que caiu de 42% para 23,8%, segundo dados do IBGE.

Só de Bolsa Família, no último mês de agosto, o governo federal destinou 1,22 bilhão à Bahia.

O programa atende 1.634.903 de famílias, nos 417 municípios do Estado - ou seja, 5,7 milhões de pessoas (quase uma em cada três) de uma população de cerca de 14,6 milhões de alguma forma dependem do Bolsa Família.

Outro programa federal que vai bem é o Minha Casa, Minha Vida - a Bahia bate recordes. São 55.252 unidades contratas (9,14% do total de unidades contratadas no país), no valor de R$ 2,5 bilhões, até agora.

Em um Estado em que dois terços da área está localizada no semi-árido, o governador orgulha-se de já haver atendido mais de 2,5 milhões de pessoas com água e esgoto.

É uma reportagem viciada.

7 de setembro de 2010

 

Candidato Wagner (PT) arrecada mais e vence no 1º turno

A Agência Estado (AE) distribuiu o material. “Jaques Wagner também lidera arrecadação na campanha” e acrescenta: “candidato à reeleição, o governador do PT também está à frente nas pesquisas de intenção de voto”.

Ou seja, a arrecadação de campanha na Bahia segue o ritmo das pesquisas eleitorais. Líder nos levantamentos - nos quais aparece como vencedor em primeiro turno -, o atual governador, Jaques Wagner (PT), lidera também a arrecadação para a campanha, segundo as declarações de contas entregues pelos partidos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

De acordo com os dados apresentados pelo partido, Wagner arrecadou R$ 9.622.150,00. Em segundo nas pesquisas, o ex-governador Paulo Souto (DEM) também é o segundo em arrecadação, conforme a declaração, com R$ 5.645.217,16. Já o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), declara ter recebido, até o momento, R$ 1.635.945,45.

Ops, Geddel não declarou que sua campanha iria gastar R$ 30 milhões?

 

Denuncismo de Serra não mudou intenções de voto

A sétima pesquisa diária Vox Populi/Band/iG (Dilma com 56%, Serra com 21%) indicou que o fogo cruzado da campanha de Serra e as manchetes repetitivas do PIG sobre violações do sigilo na Receita Federal não repercutiram na campanha eleitoral, não interferiram na escolha do eleitor.

O IG ouviu vários cientistas políticos. Marco Antônio Carvalho Teixeira (PUC-SP) disse: “a crise não colou na campanha (...) Serra deu um tiro no pe”. Murilo de Aragão (Arko Advice) disse: “a maioria já optou pela candidata do Lula (...) Serra está perdido, hoje ele é um passageiro da campanha”.

 

Dilma 56%, Serra 21%, deu na sétima pesquisa diária Vox Populi/Band/iG

No sétimo dia das medições diárias (tracking) Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff obteve 56% e o tucano José Serra 21% das intenções de voto.

Em relação ao primeiro dia da medição, no dia 1 º de setembro, a petista cresceu cinco pontos percentuais.

O candidato tucano teve queda de quatro pontos percentuais. A margem de erro é de 2,2 pontos.

No dia 1º de setembro, Dilma tinha 51% e Serra 25%. A pesquisa ouve novos 500 eleitores a cada dia.

A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados.

Na pesquisa espontânea, quando o nome do candidato não é apresentado ao entrevistado, Dilma cresceu mais um ponto, agora tem 45%, Serra caiu para 16%, um ponto a menos que na sondagem anterior.

Dilma apresentou melhora de três pontos na região Sudeste, onde tem 49%. Serra caiu três pontos, para 22%.

Na região Centro-Oeste/Norte, Dilma passou de 55% para 54%, enquanto Serra ficou estável em 25%.

Na região Sul, Dilma oscilou de 53% para 51% e Serra, de 25% para 24%. No Nordeste, Dilma passou de 71% para 70% e Serra, de 15% para 16%. (iG).

Definitivamente, não há mais clima para picaretagem com pesquisas eleitorais. A baixaria agora se deslocou para acusações contra o PT.

 

Veja quem declarou apoio à candidatura de Emiliano, para deputado federal (1331)

TRÊS APOIOS QUE ENGRANDECEM A CAMPANHA POLÍTICA:

MARÍLIA MURICY -“Emiliano José combina rigoroso senso ético e claro discernimento entre os interesses públicos e privados, com a combatividade necessária para efetivação política desses valores. Por isso, conta com meu apoio”, declarou Marília Muricy, que é advogada, professora da UFBA, doutora em Direito pela PUC-SP e ex-secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, com vasto currículo na luta pelos direitos humanos.

GUILHERME MENEZES - “Emiliano tem história e tradição na luta pelos interesses do povo da Bahia e do Brasil. Com seu comportamento ético, verdadeiro, ele estará no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados, honrando a Bahia, buscando sempre apoio para o governo da presidente Dilma Rousseff”, declarou o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT), em vídeo disponível no Youtube.

FERNANDO ALCOFORADO - O engenheiro elétrico e professor Fernando Alcoforado enviou por e-mail uma mensagem de apoio à candidatura de Emiliano a deputado federal. “O seu passado de lutas contra a ditadura e pela redemocratização do Brasil e o seu presente de lutas pelo progresso político, econômico e social do País são credenciais suficientes para acreditarmos no seu desempenho futuro de deputado federal comprometido com as maiores causas do povo brasileiro”, escreveu.

Alcoforado, veterano militante contra a ditadura, foi secretário do Planejamento de Salvador e vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades Municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Abemurb). É articulista de diversos jornais (Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Tribuna da Bahia).

 

Emiliano - um deputado a serviço da causa negra

13 de janeiro de 2010. Neste dia, o deputado federal Emiliano José (PT-BA) promoveu uma reunião entre representantes do candomblé da Bahia e o Secretário da Segurança Pública. Na pauta, o combate à intolerância religiosa e prevenção a atos de violência contra o candomblé.

Emiliano se rebelou contra os ataques vindos da Prefeitura Municipal de Salvador e de pequenos grupos de evangélicos. “São ecos da escravidão”.

Na Câmara Federal, Emiliano se manifestou. Candomblé é território da paz, de agregação da comunidade, não está em guerra com ninguém. Pais e Mães de Santo são lideranças do diálogo. Candomblé é religião de muitos preceitos, um deles é o profundo respeito e amor pela natureza.

A defesa de Emiliano vem de longe. Em 1989, como deputado estadual constituinte, inseriu na Constituição da Bahia o artigo 275 fixando, como dever legal do Estado, a garantia da integridade, preservação e respeito aos valores da religião e da cultura afro-brasileira. Hoje parece banal, mas na Bahia, até 1975, o candomblé ainda era considerado caso de polícia. Para cumprir preceitos tinha-se que requerer autorização nas delegacias “Ecos da escravidão” .

Em 2006, lideranças religiosas promoveram uma importante reunião em Salvador. O tema era “As relações da política e das eleições com a liberdade de religião e a valorização do candomblé”. Emiliano estava lá e recebeu homenagem pelo forte vínculo de sua ação parlamentar com a causa negra.

Como vereador de Salvador, Emiliano deu prioridade à luta contra o racismo escancarado da sociedade baiana. Mais tarde, como deputado estadual, foi indicado para presidir a Comissão Especial para Assuntos da Comunidade Afrodescendente – CECAD. Combateu a intolerância religiosa, solidarizou-se com terreiros atacados por fanáticos, promoveu audiências públicas e denunciou a discriminação racial.

Em 2008, publicou na revista Carta Capital, um artigo intitulado “Candomblé e autoridade feminina”. Deputado, jornalista, escritor, Emiliano destacava a impressionante presença da autoridade da mulher no candomblé. Mães de santo, sacerdotisas sempre presentes, superando os códigos dominantes, ultrapassando o machismo, com autoridade, sem autoritarismo.

Ainda em 2010, Emiliano publicou artigo no jornal A Tarde. Protestava contra agressão aos terreiros, por parte de funcionários da Prefeitura de Salvador. Por que tanta má vontade? “Ecos da escravidão”, dizia Emiliano, fazendo notar que as recaídas surgem sempre contra as religiões de matriz africana.

E terminava assim seu escrito: Viva a liberdade religiosa.

EMILIANO - DEPUTADO FEDERAL 1331

6 de setembro de 2010

 

Revista Caros Amigos recomenda dois candidatos na Bahia

Estou com a revista Caros Amigos nas mãos. A revista publicou uma lista de candidatos que ela recomenda. São apenas dois da Bahia. Emiliano, deputado federal, 1331, está relacionado. Outro da Bahia é Hilton 50, candidato a deputado estadual pelo PSOL.

O anúncio tem um slogan: Dia 3 de outubro vote nos caros amigos da Caros Amigos. O título é “Caros Amigos não quer saber de muros”.

A Caros Amigos indica 15 candidatos do PT, 13 do PSOL, mas tem nomes importantes do PDT, PSB, PCdoB e PCB. Em Minas Gerais a revista recomendou Nilmário Miranda (1331), candidato a deputado federal, pelo PT.

 

Na pesquisa diária Vox Populi, Dilma sobe para 55%, Serra cai para 22%

Em seis dias de medição do tracking VoxPopuli/Band/IG, Dilma Rousseff subiu de 51% para 55%, e José Serra caiu de 25% para 22%.

Esta é uma alteração real de cenário, pois nos dois casos supera a margem de erro do rastreamento, de 2,2 pontos percentuais.

O que se conclui após os seis dias do tracking é que Dilma continua em trajetória ascendente e Serra na descendente, contrariando as pesquisas Datafolha e Ibope, que apontavam estagnação.

Marina continua estacionada em 8%. Brancos e nulos são 4%; indecisos, 10%, mesmo índice do levantamento do dia anterior, e os outros candidatos têm 1%.

A pesquisa, publicada diariamente pelo iG, ouve novos 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados.

Dilma também subiu mais um ponto na espontânea em relação ao dia anterior e está agora com 44%. Serra, que tinha 19% no domingo, caiu para 17%.

Segundo o IG, Serra oscilou negativamente em todas as regiões, mas os números ainda não foram divulgados.

O resultado de hoje representaria uma vitória de Dilma com nada menos que 64% dos votos válidos, contra 25,5% de Serra

E quem acompanha estas eleições sabe que é apenas uma questão de tempo: Ibope e Datafolha acabam por vir para os números do Vox Populi.

Fonte: Tijolaço

 

Manchete da Folha de S. Paulo vira piada no twitter

Manchete da Folha de S. Paulo virou piada pronta no twitter. A manchete grosseira responsabiliza Dilma por erro de uma lei aprovada no governo FHC. Na verdade, Dilma corrigiu a lei quando virou ministra-chefe da Casa Civil. A lei de FHC deu um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão.

Os twitteiros sugerem novas manchetes para a Folha:

Extra, extra, foi encontrado na bolsa de Dilma o dedo do Lula e uma perna da Eliza Samudio.

Dilma atirou o pau no gato

Dilma matou Odete Roitman

Uma vez Dilma governou o planeta Marte. Esta é a razão de não existir vida lá.

A Folha vai dar um contrato vitalício de jornalista para quem inventar o melhor factóide para derrubar Dilma

Sabe as enchentes em SP que tivemos neste ano? Foi obra da Dilma!

 

A derrota de Serra será também a derrota da Folha de S. Paulo

A Folha de S. Paulo chafurdou de vez na lama com a manchete “Consumidor de luz pagou R$ 1 bi por falha de Dilma”. O jornalista Humberto Carvalho Jr, do blog Imprensa Marginal me enviou um e-mail comentando o assunto. Não foi uma “barriga”, como se diz nas redações dos jornais em referência a erros, foi uma manipulação grosseira e mal intencionada. O próprio lead da matéria desmente a manchete, que não passa de munição barata da Folha para o programa de TV de Serra.

Na verdade, a Folha acusa Dilma por um prejuízo imenso causado aos consumidores por uma lei criada no governo FHC. Falhas no cálculo da chamada tarifa social de energia, CRIADA NO GOVERNO FHC, provocaram gastos indevidos de um fundo de consumidores de todo o país. O governo de FHC, criador da lei que causou o rombo de R$ 1 bilhão nos cofres públicos, é o mesmo governo de Serra. A redação da reportagem é feita de modo a levar o leitor da Folha a concluir que Dilma era a responsável.

Como Ministra das Minas e Energia, Dilma era OBRIGADA a seguir a lei. Quando se tornou ministra da Casa Civil, Dilma tomou providências e mudou a lei. A Lei 10.438 sancionada por FHC em abril de 2002 beneficiava quem consumia até 80KWs por mês. Mas isso beneficiava também as casas de praias dos ricos. A Lei 12.212, sancionada pelo presidente Lula em janeiro de 2010, corrigiu o erro determinando o benefício para quem ganha até meio-salário mínimo.

É o contrário da manchete da Folha. FHC causou prejuízo de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.

Dilma corrigiu o erro de FHC.

LEIA EM IMPRENSA MARGINAL

 

Comício do PT esquenta campanha de Emiliano e Luiza Maia em Camaçari

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, que vem a ser o coordenador geral da campanha do governador Wagner à reeleição, foi a estrela da noite de sábado (4). Ele pediu votos para Emiliano (1331) deputado federal e Luiza Maia (13467) deputada estadual.

Luiza Maia é a primeira-dama de Camaçari. Foi um grande comício, com o povo na rua.
Os coordenadores da campanha conjunta, Delmiro Araújo e Hugo Ricardo Cora, estavam animados. A quantidade de militantes chamava a atenção. Hugo Cora também é coordenador da Federação de Cultura Afrobrasileira de Serrinha. Delmiro Araújo é o primeiro filiado do PT de Camaçari, lá se vão mais de 30 anos de militância partidária.

 

Dirigentes da CUT entram na campanha de Emiliano para deputado federal

Aconteceu sábado (4), em Feira de Santana. Numa assembléia de campanha, com a presença do ex-governador Waldir Pires, o presidente da CUT-BA, Martiniano Costa e a Secretária Geral, Conceição Borges Ferreira, entraram para valer na campanha de Emiliano (1331) a deputado federal e Zé Neto (13123) a deputado estadual. A plenária foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana. Hugo Carvalho, presidente do PT de São Gonçalo estava presente. Depois da reunião, Conceição Borges e os candidatos foram ao distrito Maria Quitéria, Fazenda Água Grande, Boqueirão e no Posto São Cristóvão.

Tem FOTOS no site de EMILIANO

5 de setembro de 2010

 

Dilma cresce mais um ponto na quinta pesquisa diária do Vox Populi/Band/iG

Antes que o PIG venha com aquela história de “Dilma não sobe, Serra não cai” vou logo dizer. Na modalidade espontânea da quinta (05/09) pesquisa diária (tracking) do consórcio Vox Populi/Band/iG, a candidata Dilma (PT) foi a única que cresceu um ponto. Na pesquisa anterior tinha 42%, nesta obteve 43%. Serra ficou parado em 19%.

Na pesquisa padrão, com apresentação dos nomes dos candidatos, Dilma manteve os 53% e Serra os mesmos 24%. São os mesmos índices da pesquisa anterior (04/09). Marina continua com seus 8%. Logo, Dilma ganha no 1º turno.

A pesquisa, publicada diariamente pelo iG, ouve novos 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados.

Dilma lidera em todas as regiões do país. No nordeste tem seu melhor desempenho, onde soma 70% dos votos contra 17% de Serra e 3% de Marina.

 

Brasil ajuda Haiti a fazer registro civil da população

Uma equipe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República está hoje, domingo (5), no Haiti para delinear um programa de combate ao subregistro civil de nascimento. A equipe leva a experiência do programa que o Brasil executou na Guiné Bissau. A missão brasileira fica no Haiti até a próxima sexta-feira (10).

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos, comandada atualmente pelo ministro Paulo Vanucchi, tem muita experiência na área. O acesso à documentação básica é um direito fundamental. A certidão de nascimento permite que o cidadão tenha acesso a outros documentos e a benfícios como o Bolsa Família ou atendimento em postos de saúde A SEDH comanda Mutirões e Unidades Interligadas para combater o subregistro.

Este ano já foram executados 17 mutirões no Nordeste e Amazônia Legal. Pela Unidade Interligada o registro pode ser feito na própria maternidade, sem necessidade de ir ao cartório. Em 2003, o índice de subregistro era de 18,9%, recuou para 12,2% em 2007, e caiu para 8,9% em 2008. A meta é erradicar o índice de crianças sem registro civil no Brasil.

PAULO VANUCCHI EM SALVADOR

O ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, palestra em Salvador, no auditório da Faculdade Dois de Julho (Garcia), dia 16 de setembro, quinta-feira, 19h, sobre o 3º Programa Nacional dos Direitos Humanos, a convite do candidato a deputado federal Emiliano 1331 – PT.

 

No Blogs em Revista, o melhor da blogosfera nacional


 

No andar da carruagem, Dilma (PT) ganha no 1º turno

Vamos analisar as quatro últimas pesquisas Datafolha.

Dilma (PT) tinha 41%, subiu para 47%, depois 49% e agora obteve 50% das intenções de voto.

Serra (PSDB) tinha 33% caiu para 30%, caiu de novo para 29% e agora caiu outra vez para 28% das intenções de voto.

Considerando-se os votos válidos, Dilma tem 56% dos votos e Serra 32%.

Na modalidade espontânea, Dilma chegou a 38% contra Serra 35%.

Dilma tem 22 pontos percentuais de frente sobre Serra.

Neste cenário, fica mantida a projeção de uma vitória de Dilma já no 1º turno.

Logo, é mentira grosseira a manchete “Dilma não sobe, Serra não cai”.

 

Serra bate em Dilma na TV e apanha nas pesquisas de rua

Dilma 53% contra Serra 24%. Na quarta medição diária (tracking) do Vox Populi/Band/IG a candidata Dilma (PT) cresceu para 53%. Serra já tinha caído para 24% e aí ficou. Um dia antes, Dilma tinha 52% e Serra os mesmos 24%. Dilma subiu um ponto percentual, depois que Serra decidiu partir para a baixaria na TV.

A mídia mudou a linguagem. Agora informa que Dilma “oscilou” um ponto, para cima. Há blogs que copiam a “sugestão de manchete” das agências de notícia do PIG e noticiam que “Dilma não sobe e Serra não cai”. O certo seria “Dilma sobe e Serra fica no chão”.

Na modalidade espontânea do quarto tracking (04/09), Dilma obteve 42% e Serra apenas 19%. Dilma foi a única a mudar os percentuais, pois antes tinha 41%. Na novilingua da mídia ela “oscilou”, mas, outra vez para cima.

Dilma lidera em todas as regiões do país e tem seu melhor desempenho na região Nordeste, onde soma 70% dos votos contra 15% de Serra. Na região Sul, Dilma tem 49% contra 30% de Serra.

Dilma não sobe e Serra não cai?

 

A “imprensa livre” participa da tentativa de golpe judicial contra Dilma e a democracia

Impressiona-me o engajamento de jornalistas e “formadores de opinião” na construção de um clima favorável ao golpismo no Brasil. Depois da participação ativa da grande imprensa na agitação que preparou o cenário para o Golpe Militar de 1964, não temos mais direito a ingenuidades. Ou eles são golpistas, ou são inocentes úteis ou são completamente irresponsáveis.

Há poucos dias, em plena evolução da armação midiática, tentada pela campanha de Serra, em busca de um golpe judicial contra as eleições democráticas, surgiu do nada a tese da “mexicanização” do país. Queriam nos convencer que, se Dilma ganhasse, se o PT fosse vitorioso, o Brasil viveria uma fase autoritária gerada pela existência de um partido único, como ocorreu na história do México pós-Emiliano Zapata.

Até aqui na Bahia, essa sociologia política de botequim encontrou adeptos. O jornalista Elio Gaspari, na Folha de S. Paulo, jogou uma pá de cal sobre essa choradeira política com o artigo intitulado jocosamente “Quando a oposição perde, apita PRIiiii”.

Quando surge o apito? Exatamente quando a oposição é devastada pelo resultado eleitoral. “Falar em PRI no Brasil, quando o PSDB caminha para completar 20 anos consecutivos de poder em São Paulo é, no mínimo, uma trapaça. Sabendo-se que o PT conformou-se com uma posição subsidiária nas eleições para governadores, o espantalho torna-se risível”.

“Um país com a sofisticação econômica do Brasil, com a qualidade da sua burocracia e com o vigor de suas instituições democráticas não cai nas mãos de um PRI qualquer. Apitando-se, faz-se barulho, e só”.
Elio Gaspari encerra aí. No barulho do apito. O que eu me pergunto é: “para que o barulho?”.

Ora, o barulho dos jornalistas, das manchetes, dos artigos das dora Kramer, elianes calcanhedes, diogos e mervais e alguns menos dotados comentaristas regionais servem para ajudar na construção do clima de intranqulidade, agitação, apreensão, necessário para o desfecho do golpe. Tem sido sempre assim, sob o manto da “imprensa livre”.

Perderam o primeiro round, mas, pelo que vejo na TV, vai ter um segundo round. Eles insistem na armação do golpe judicial contra Dilma Rousseff com o factóide lamacento do “Receitagate”. PRIiii, mais farsa que tragédia.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?