23 de junho de 2011

 

#2 BlogProg, a VIDA e um tal de "caderninho de histórias"

Ênio, o maquinista do blog PTrem das Treze (http://optremdastreze.blogspot.com/) escreveu sobre o “#2BlogProg, a vida e seu caderninho de histórias”. Começou lembrando uma tirada de Carlito Maia (lembram-se?): “A gente não precisa de muito, só uns dos outros”. Ele rejeita a competição desvairada e propõe a solidariedade. Ele conta emocionado que sentou-se ao lado do ex-presidente Lula na mesa. “Neste final de semana, no 2° Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em Brasília, pude viver o capítulo mais bonito e emocionado que consta do meu caderninho de lições no eterno aprendizado da ESCOLA DA VIDA...”.

Ele acredita no que eu acredito. Na horizontalidade do movimento pela democratização da comunicação, por um marco regulatório, por uma ampla e universal banda larga, sem chefes, sem donos. Só faltou dizer: nada de aparelhamento do PCdoB ou do PT. Ele citou o discurso do deputado federal Emiliano José (PT-BA) na Câmara. “Este é o mais importante movimento social que ocorre no país, na atual conjuntura, porque reúne, além de intelectuais e parlamentares, milhares de ativistas digitais em defesa da liberdade de expressão, de uma Internet livre, de uma banda larga neutra, ampla, barata, independente, acessível à totalidade da população brasileira”.

Ênio registrou as palavras de Emiliano em seu PTrem das Treze: “Representei o governador Jaques Wagner. Com o apoio do governo democrático da Bahia, os ativistas digitais debateram os caminhos da luta pela liberdade de expressão. Ouviram atentamente as palavras do jornalista Paulo Henrique Amorim, do presidente do Centro de Estudos Alternativos Barão de Itararé, Altamiro Borges, do jornalista Marcos Dantas, da UFRJ, e do secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida(...) o encontro é tão fundamental para a luta pela democratização dos meios de comunicação que o governador da Bahia, Jaques Wagner, colocou o Estado à disposição dos blogueiros para realização do III Encontro Nacional em 2012”.

Só mesmo lendo na ÍNTEGRA

 

Cesare Battisti vai trabalhar como tradutor de livros

Dentro de poucos dias o ex-ativista político italiano, Cesare Battisti, vai receber autorização de permanência no Brasil. Segundo seu advogado, Luiz Eduardo Greenhalgd, ele já recebeu proposta de emprego como tradutor de livros. A editora que publica seus livros ofereceu a oportunidade. Battisti fala italiano, português, francês e espanhol.

Cada vez mais estou convencido da justeza do ato soberano do presidente Lula, ao negar a extradição do ex-militante da guerrilha urbana italiana. Afinal, os supostos fatos criminosos ocorreram há...40 anos. E o escritor foi condenado com base em delação premiada. “Acuse seu colega que eu te solto”. Acho lamentável que blogs e portais que mimetizam os vícios da mídia hegemônica continuem chamando o ex-militante de “terrorista”.

O governo da Itália, que tentou fazer de Battisti o boi de piranha no show da mídia, anuncia agora que não vai participar dos Jogos Mundiais Militares, a ser realizado no Rio de Janeiro, em julho. Arrivederci. Adiós. By by.

22 de junho de 2011

 

Tarso Genro considera correta permanência de Cesare Battisti no Brasil

Fonte: Agência Brasil

Brasília – O ex-ministro da Justiça e atual governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, disse que considera justa a decisão tomada hoje (22), pelo Conselho Nacional de Imigração (CNIg), de conceder ao ex-ativista italiano Cesare Battisti autorização de permanência no país. A autorização é agora submetida ao Ministério da Justiça a quem compete emitir o visto permanente.

Ao ser informado sobre a decisão do conselho, Tarso comentou que Battisti “merece” ficar no país para trabalhar. A época em que era ministro da Justiça no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Genro concedeu a Battisti a condição de refugiado político, contrariando decisão do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare). A decisão, contudo, foi invalidada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e Battisti retornou à condição de extraditando.

No último dia de seu mandato, o presidente Lula decidiu não extraditar o ex-ativista italiano. No dia 8 de junho, o STF manteve a decisão de Lula e determinou a libertação imediata de Battisti.

Sobre o assunto, Tarso destacou como positiva a atuação do STF no caso, inclusive por deixar para o presidente da República a decisão final. “Tenho a dizer que o Supremo agiu corretamente, de acordo com as normas de direito público internacional e agiu corretamente em outorgar ao presidente da República a decisão, em última instância, a respeito desse assunto, que era uma das questões que fundamentava meu parecer quando ministro da Justiça”, disse.

 

Conselho autoriza permanência de Cesare Battisti no Brasil

Fonte: Agência Brasil

Brasília – O Conselho Nacional de Imigração (CNIg) concedeu hoje (22) a autorização de permanência no país ao ex-ativista italiano Cesare Battisti. O pedido foi aprovado por 14 votos a 2. Ainda foram contabilizados 1 abstenção e 3 ausências. A autorização é agora submetida ao Ministério da Justiça a quem compete, segundo o Ministério das Relações Exteriores, emitir o visto permanente.

Como Battisti entrou ilegalmente no país, usando um passaporte falso, o visto é necessário para regularizar sua situação mesmo que o Supremo Tribunal Federal (STF) já tenha validado a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não extraditá-lo.

Com o visto, Battisti passará a ter os mesmos direitos de qualquer brasileiro, menos aqueles destinados apenas aos cidadãos natos, como votar.

O CNIg é um órgão colegiado tripartite ligado ao Ministério do Trabalho. Atualmente, é composto por nove ministérios, cinco entidades que representam os trabalhadores e cinco entidades ligadas aos empregadores. Entre as finalidades do conselho está a formulação de políticas de imigração e resolução de casos excepcionais relacionados a imigrantes.

Em 1988, Battisti foi condenado à revelia à prisão perpétua na Itália pelos supostos assassinatos de quatro pessoas, na década de 1970. Na época, o ex-ativista integrava a organização Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). Porém, o ex-ativista nega participação nos crimes.

Para os italianos, ele é um criminoso comum, mas no Brasil, é tratado como um perseguido político.

De Paris, Cesare Battisti fugiu para o Brasil, onde foi preso como imigrante ilegal. Desde 2007, estava na Penitenciária da Papuda, em Brasília, à espera do julgamento do processo de extradição.

Em 2009, o Ministério da Justiça concedeu refúgio político ao italiano, reconhecendo o direito de ele permanecer no país. A decisão, contudo, foi invalidada pelo STF e Battisti retornou à condição de extraditando.

No último dia de seu mandato, o presidente Lula decidiu não extraditar o ex-ativista italiano. No dia 8 de junho, o STF manteve a decisão de Lula e determinou a libertação imediata de Battisti.

 

Governo precisa ajudar ex-ativista Cesare Battisti a refazer a vida

Por 14 votos a favor, dois contrários, uma abstenção e três ausências, o Conselho Nacional de Imigração, vinculado ao Ministério do Trabalho, decidiu nesta quarta-feira (22) conceder autorização de permanência para o ex-ativista italiano Cesare Battisti.

Com a decisão, ele poderá viver e trabalhar como um imigrante legal no país por tempo indeterminado. A diferença dele para um cidadão brasileiro é de que os imigrantes não podem votar nem se candidatar a nenhum cargo eletivo.

A autorização de permanência definida pelo CNIg segue agora para o Ministério da Justiça, que irá confeccionar o visto de Battisti. A informação é do Ministério das Relações Exteriores. Cumpridas essas etapas, ele pode até receber benefícios do governo.

Fonte: Blog da Dilma


OBSERVAÇÃO - É uma vergonha a deformação desta notícia feita pelo G1 e que está sendo repetida, equivocadamente, até por sites respeitáveis. Li o texto absurdo do G1 chamando o cidadão de "terrorista". Uma lástima.

 

Brasil finalmente legaliza permanência do ex-militante político Cesare Battisti

O ex-militante político italiano, Cesare Battisti, eleito pela Justiça da Itália e pela mídia brasileira como boi de piranha dos anos 1970, conseguiu “autorização de permanência” do Conselho Nacional de Imigração, órgão vinculado ao Ministério do trabalho, nesta quarta-feira (22). Com a permissão ele poderá refazer sua vida pessoal e profissional em território brasileiro, para sempre.

Por 14 votos a 2 – com uma abstenção – Cesare Battisti agora aguarda a concessão do visto definitivo, que deve ser concedido pelo Ministério da Justiça. Ele ficou preso por quatro anos em Brasília, ilegalmente e sob fogo cerrado do Partido da Imprensa Golpista (PIG), enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) decidia sobre o seu destino.

Na Itália, Cesare Battisti é vítima da maior empulhação judiciária que se tem notícia. Ele foi condenado à revelia, à prisão perpétua, com base em depoimentos acusatórios de ex-companheiros beneficiados pela delação premiada. Uma verdadeira fraude.

Obviamente, ele entrou no Brasil com documentos falsos, como todos os militantes brasileiros que se refugiaram na Itália nos tempos da ditadura militar. Não é crime, é sobrevivência. Cesare Battisti enfim vai poder prosseguir em sua carreira de escritor de novela policial.

 

Fundação Perseu Abramo vai atuar na formação de candidatos petistas

Um dos principais braços de formação intelectual do Partido dos Trabalhadores, a Fundação Perseu Abramo poderá ter suas atividades ampliadas. Além das publicações, debates e demais atividades, a FPA terá maior alcance junto à militância, e alçará voos internacionais. Em conversa esta semana entre o presidente do PT, Rui Falcão, e o presidente da Fundação, Nilmário Miranda, foram delineados alguns dos pontos que deverão ter andamento já este ano. Uma das propostas é que a Fundação também atue na formação dos candidatos petistas, já valendo para as próximas eleições.

A proposta faz parte das estratégias de consolidação do Partido como êxito de governo, como falou Rui Falcão. “Há propostas agora inclusive de estender esse processo de formação, fazer a preparação para a disputa eleitoral, estendendo essa formação para candidatos a prefeitos, a gestores e a dirigentes regionais. Para que nossa participação eleitoral seja capaz de captar toda essa riqueza de projetos, de propostas e de programas que o PT e a Fundação produziram ao longo desses anos”.

Outro passo será o alcance internacional. Como adiantou Nilmário Miranda: “No plano internacional, por exemplo, nós vamos fazer agora uma reunião com os governos progressistas. Mas nós queremos fazer também, um seminário da esquerda européia, que está em crise perdendo posições”. A posição de Nilmário é baseada no sucesso que os governos de esquerda e progressistas tem tido na América Latina.

Fonte: Portal PT nacional

 

Jean Wyllys, o mais novo colunista do site CartaCapital

Mais um jornalista formado na Bahia passa a ser colunista do site da revista CartaCapital. Depois do deputado federal e jornalista Emiliano José (PT-BA), o também jornalista e deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), ambos formados na UFBA, passa a ser colunista quinzenal. O primeiro artigo de Jean Wyllys é intitulado “Fé cega, faca amolada” e, obviamente, trata dos direitos das minorias.

Jean Wyllys de Matos Santos, jornalista, Mestre em Letras e Linguística pela UFBA, foi eleito deputado federal pelo PSOL-RJ em 2010, segundo o site da CartaCapital, “após ficar famoso no País ao provar que existe vida inteligente até em um programa como Big Brother Brasil”. Ele tem se perfilado entre os congressistas atuantes da atual legislatura.

LEIA ARTIGO “FÉ CEGA, FACA AMOLADA” NO SITE CARTACAPITAL

21 de junho de 2011

 

Ex-presidente Lula ganha prêmio por combate à pobreza

Hoje, terça (21), o ex-presidente Lula foi anunciado como ganhador do Worl Food Prize 2011, em Washington. O prêmio presta reconhecimento aos chefes de governo que contribuíram para redução da pobreza no mundo. O Brasil está sendo considerado uma nação capaz de atender a meta de reduzir a pobreza pela metade até 2015 – um dos Objetivos do Milênio propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O World Food Prize foi criado em 1986. Anualmente são premiadas contribuições para o fim da fome no mundo. O cientista norte-americano Norman E. Bourlag, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1970, foi o criador da ideia.

Lula foi agraciado com o prêmio na semana em que o Brasil tenta garantir a eleição de José Graziano para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O processo de votação ocorre em Roma, na Itália. Graziano foi ministro extraordinário de Combate à Fome e à Miséria, pasta criada em 2003, primeiro ano da gestão de Lula. O Fome Zero e a estruturação do Bolsa Família são os principais expoentes da gestão do gestor brasileiro.

 

Carta do II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas

Desde o I Encontro Nacional dos Blogueir@s Progressistas, em agosto de 2010, em São Paulo, nosso movimento aumentou a sua capacidade de interferência na luta pela democratização da comunicação, e se tornou protagonista da disseminação de informação crítica ao oligopólio midiático.

Ao mesmo tempo, a blogosfera consolidou-se como um espaço fundamental no cenário político brasileiro. É a blogosfera que tem garantido de fato maior pluralidade e diversidade informativas. Tem sido o contraponto às manipulações dos grupos tradicionais de comunicação, cujos interesses são contrários a liberdade de expressão no país.

Este movimento inovador reúne ativistas digitais e atua em rede, de forma horizontal e democrática, num esforço permanente de construir a unidade na diversidade, sem hierarquias ou centralismo.

Na preparação do II Encontro Nacional, isso ficou evidenciado com a realização de 14 encontros estaduais, que mobilizaram aproximadamente 1.800 ativistas digitais, e serviram para identificar os nossos pontos de unidade e para apontar as nossas próximas batalhas.

O que nos une é a democratização da comunicação no país. Isso somente acontecerá a partir de intensa e eficaz mobilização da sociedade brasileira, que não ocorrerá exclusivamente por conta dos governos ou do Congresso Nacional.

Para o nosso movimento, democratizar a comunicação no Brasil significa, entre outras coisas:

a) Aprovar um novo Marco Regulatório dos meios de comunicação. No governo Lula, o então ministro Franklin Martins preparou um projeto que até o momento não foi tornado público. Nosso movimento exige a divulgação imediata desse documento, para que ele possa ser apreciado e debatido pela sociedade. Defendemos,entre outros pontos, que esse marco regulatório contemple o fim da propriedade cruzada dos meios de comunicação privados no Brasil.

b) Aprovar um Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) que atenda ao interesse público, com internet de alta velocidade para todos os brasileiros. Nos últimos tempos, o governo tem-se mostrado hesitante e tem dado sinais de que pode ceder às pressões dos grandes grupos empresariais de telecomunicações, fragilizando o papel que a Telebrás deveria ter no processo. Manifestamos, ainda, nosso apoio à PEC da Banda Larga que tramita no Congresso Nacional (propõe que se inclua, na Constituição, o acesso à internet de alta velocidade entre os direitos fundamentais do cidadão).

c) Ser contra qualquer tipo de censura ou restrição à internet. No Legislativo, continua em tramitação o projeto do senador tucano Eduardo Azeredo de controle e vigilância sobre a internet – batizado de AI-5 Digital. Ao mesmo tempo, governantes e monopólios de comunicação intensificam a perseguição aos blogueiros em várias partes do país, num processo crescente de censura pela via judicial. A blogosfera progressista repudia essas ações autoritárias. Exige a total neutralidade da rede e lança uma campanha nacional de solidariedade aos blogueiros perseguidos e censurados, estabelecendo como meta a criação de um “Fundo de Apoio Jurídico e Político” aos que forem atacados.

d) Lutar pelo encaminhamento imediato do Marco Civil da Internet, pelo poder executivo, ao Congresso Nacional.

e) Fortalecer o movimento da blogosfera progressista, garantindo o seu caráter plural e democrático. Com o objetivo de descentralizar e enraizar ainda mais o movimento, aprovamos:

- III Encontro Nacional na Bahia, em maio de 2012.

A Comissão Organizadora Nacional passará a contar com 15 integrantes:

- Altamiro Borges, Conceição Lemes, Conceição Oliveira, Eduardo Guimarães, Paulo Henrique Amorim, Renato Rovai e Rodrigo Vianna (que já compunham a comissão anterior);

- Leandro Fortes (representante do grupo que organizou o II Encontro em Brasília);

- um representante da Bahia (a definir), indicado pela comissão organizadora local do III Encontro;

- Tica Moreno (suplente – Julieta Palmeira), representante de gênero;

- e mais um representante de cada região do país, indicados a partir das comissões regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte). As comissões regionais serão formadas por até dois membros de cada estado, e ficarão responsáveis também por organizar os encontros estaduais e estimular a formação de comissões estaduais e locais.

Os blogueir@s reunidos em Brasília sugerem que, no próximo encontro na Bahia, a Comissão Organizadora Nacional passe por uma ampla renovação.

f) Defender o Movimento Nacional de Democratização da Comunicação, no qual nos incluímos, dando total apoio à luta pela legalização das rádios e TVs comunitárias, e exigindo a distribuição democrática e transparente das concessões dos canais de rádio e TV digital.

g) Democratizar a distribuição de verbas públicas de publicidade, que deve ser baseada não apenas em critérios mercadológicos, mas também em mecanismos que garantam a pluralidade e a diversidade. Estabelecer uma política pública de verbas para blogs.

h) Declarar nosso repúdio às emendas aprovadas na Câmara dos Deputados ao projeto de Lei 4.361/04 (Regulamentação das Lan Houses), principais responsáveis pelos acessos à internet no Brasil, garantindo o acesso à rede de 45 milhões de usuários, segundo a ABCID (Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital).

Brasília, 19 de junho de 2011.

20 de junho de 2011

 

Afinal, de onde vem tanta intolerância e ódio aos homossexuais?

O jornalista, escritor e deputado federal, Emiliano José (PT-BA), no artigo intitulado “A raiva homofóbica”, publicado no jornal A Tarde (20/06) reflete sobre o problema. “Eu fico a me perguntar de onde vem tanta raiva homofóbica, ódio aos homossexuais, tanta intolerância, tanta aversão aos que pretensamente escapam aos padrões da dita ou mal dita normalidade. Não sei responder. Por incapacidade. Será que recorrer a Freud ajudaria, explicaria? Talvez. E se algumas correntes dedicadas a essa cruzada, de matriz medieval, fossem a Freud talvez se surpreendessem com as descobertas, se quisessem descobrir o fundo de tudo isso.

Esse tsunami conservador, afora o que vem de mentes castrenses situadas ainda nos tempos da ditadura, é proveniente de setores considerados cristãos, e nem adianta nominar todos eles, porque conhecidos. Constituem um amplo espectro, a juntar-se numa frente destinada a combater os homossexuais e a incentivar a homofobia, por mais que alguns jurem não fazê-lo. Estariam apenas salvando a família brasileira de quaisquer anomalias, como pretendem rotular as orientações sexuais diversas das pessoas”.

Leia “A raiva homofóbica” na íntegra no site do Emiliano

19 de junho de 2011

 

Criador do “Falha de S. Paulo” debateu censura na Internet

Instituições muito antigas têm dificuldade para entender e reagir aos novos tempos da comunicação, enquanto a internet possibilita espaço para todo mundo, avalia o jornalista Lino Bochini, um dos autores do blog "Falha de S.Paulo", que foi censurado e processado em 2010 por fazer sátira com o nome do jornal Folha de S. Paulo.

Lino, que voltou ao ar com outro blog, o "Desculpe a Nossa Falha", participou do 2º Encontro de Blogueiros Progressistas, no qual debateu o tema "Perseguição e censura contra a blogosfera".

O jornalista acredita que a internet possibilita que todas as pessoas "documentem" o que está acontecendo, sem precisar recorrer a intermediários, pois o próprio internauta pode ir diretamente à fonte. "Se você suspeita de alguma coisa que a mídia tradicional esteja falando, você vai direto no agente envolvido. É isso que a internet possibilita", destaca.

"E quem não compreender isso, vai perder muito", acrescenta Lino. Para ele, instituições antigas tem dificuldades de reagir e compreender as novas ferramentas, principalmente as virtuais.

Lino Bochini dá o próprio exemplo dessa incompreensão. O blog criado por ele foi processado e censurado pelo jornal Folha de S. Paulo. "Apesar de se acharem o jornal do futuro, eles não conseguem compreender que não existe mais essa coisa verticalizada".

Para o autor do "Falha", a questão do termo blogosfera, hoje em dia, é traduzida num ambiente muito mais amplo. Com a expansão de ferramentas como Twitter e Facebook, cria-se uma nova rede de informação "baseada na coletividade e na descentralização como contraponto".

"Os blogues nao têm que agir de forma coordenada. As manifestações de rua que saíram da internet, como a Marcha da Liberdade, o Churrascão da Gente Diferenciada (em São Paulo) , tudo isso só foi interessante porque não tinha liderança e não era nada centralizado, era tudo espontâneo. E esse é o valor."

Fonte: Rede Brasil Atual

 

Blogo, logo resisto. O que será que me dá?

Manter um blog é dar a cara a tapa. Não é fácil nem tão recompensador como pode parecer. Você recebe críticas, elogios e… porradas. Não publico as porradas que recebo. Mesmo porque, cães raivosos, brucutus e antas ambulantes, já transbordam nos espaços de comentários de leitores da Folha, Estadão e Veja. Não precisam de mim e não fariam efeito algum nos meus leitores. Mas como não diferenciam alhos de bugalhos, eles latem pra todo lado feito zumbis sem rumo (...)

Uns juram de pé junto que sou pago pelo PT. Outros, que sou otário por acreditar em todas as “mentiras que a imprensa inventa sobre o Brasil ter melhorado com Lula”. Fato é que já foram detectados e medidos pelas pesquisas: são uma minoria, aqueles 5% que odeiam nordestinos, negros, homossexuais, pobres etc. (...)

(...)

Enfim, por absoluta necessidade de desopilar os sentimentos e buscar algum equilíbrio, criei o hábito de escrever. Com o tempo, passei a elaborar e direcionar um pouco mais a escrita. E quando senti que podia fazer a diferença (e estou certo de que fiz alguma) criei este blog. E não estou aqui para expor exercícios e floreados literários. Tenho bem claro que o propósito deste blog é, junto a centenas de outros, servir de contraponto a essa imprensa podre, corrupta e manipuladora que, até bem pouco tempo, era dona absoluta da verdade dos fatos.

PARA LER NA ÍNTEGRA BLOG “O QUE SERÁ QUE ME DÁ

 

Ministro Aloízio Mercadante responde às infâmias da revista Veja

Comunicado do Ministro de Estado Aloízio Mercadante

A revista Veja publicou na sua última edição, de 22 de junho, matéria na qual sou alvo de falsas insinuações que me levaram a divulgar esta nota pública, voltada para a sociedade brasileira e, em especial, para toda a comunidade de pesquisadores, cientistas e agentes da inovação. Ao tentar envolver meu nome em uma suposta trama que teria ocorrido há cinco anos, quando fui candidato ao governo de São Paulo, a matéria agride valores essenciais ao Estado democrático de Direito.

Em primeiro lugar, porque um dos principais personagens citados, de quem democraticamente divergi durante toda a minha vida política – inclusive nas últimas eleições – faleceu recentemente e, por isso mesmo, não pode mais ser ouvido.

Em segundo lugar, a matéria não informou que estas ilações já haviam sido mencionadas à época e que o ex-Procurador Geral da República, Antonio Fernandes de Souza, reconhecido pelo rigor de seus pareceres, pronunciou-se de modo inequívoco e isentou-me de qualquer envolvimento na suposta operação.

A revista também não mencionou que, por unanimidade, a instância máxima da Justiça brasileira, o Supremo Tribunal Federal, inocentou-me completamente do episódio. Não poderia deixar de reafirmar à sociedade brasileira meu apego ao Estado de Direito, às regras da democracia e o respeito aos direitos e garantias individuais. Essa foi e continuará sendo a marca de meu caráter.

As falhas de informação e as opiniões marcadamente distorcidas não mudarão minha atuação à frente do Ministério da Ciência e Tecnologia, nem diminuirão o esforço que desenvolvemos para assegurar a mais ampla liberdade de imprensa e a transparência como valor essencial da vida pública.

Aloizio Mercadante
Ministro da Ciência e Tecnologia

 

Debates quentes do #2blogprog estarão no VI O MUNDO

Para os que não puderam comparecer ao 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas e para os que não tiveram acesso por causa das transmissões ruins, Luiz Carlos Azenha e Conceição Lemes decidiram produzir, nas próximas semanas, entrevistas e relatos sobre os principais assuntos tratados. Em especial sobre as novas fronteiras das redes sociais, ascensão e domínio do Facebook e novidades do ativismo digital. É uma iniciativa para informar a blogosfera e, quem sabe, pautar os veículos do PIG.

LEIA AS IMPRESSÕES DE AZENHA NO VI O MUNDO

 

3º Encontro Nacional dos Blogueiros será em Salvador, Bahia, a convite do governador Wagner (PT)

Uma animada plenária encerrou neste domingo (19), em Brasília, o 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas. Estiveram presentes 349 blogueiros. Mais de 30 mil internautas registraram o evento na web.

O 3º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas será em Salvador, em maio de 2012. A plenária decidiu aceitar o convite do governador Jaques Wagner (PT).

O 1º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas foi realizado em São Paulo. O 2º Encontro acaba de ser concluído em Brasília, centro-oeste. Agora é a vez do Nordeste. Será em Salvador, Bahêa.

Outra decisão importante. O I Encontro Internacional dos Blogueiros Progressistas será realizado em setembro próximo, em Foz do Iguaçu (PR).

 

Senado renova concessão de rádio de político baiano

O artigo 54 da Carta Magna proíbe que parlamentares sejam proprietários de empresas concessionárias de serviço público. O texto constitucional diz que deputados e senadores não poderão, desde a expedição do diploma, “firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes”. A quem desrespeitar a lei, a Constituição prevê perda do mandato.

Mesmo assim a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado aprovou, por unanimidade, a renovação da concessão de radiodifusão de empresa do deputado federal José Rocha (PR-BA). O parlamentar deu o drible da vaca na Constituição Federal e colocou a própria esposa, Noelma Rocha, como sócia da Rádio Rio São Francisco Difusora. A emissora de ondas médias em Bom Jesus da Lapa, Bahia, obteve concessão renovada por mais 10 anos.

No Brasil, 21% dos senadores e 10% dos deputados federais são concessionários de rádio e TV, isso sem contar aqueles que têm empresas em nome de familiares ou laranjas.

Uma lista com os nomes dos proprietários e sócios de emissoras foi recém disponibilizada no site do Ministério das Comunicações. Mas ainda faltam os nomes dos laranjas e das esposas.

 

Tô anotando as promessas do governo de Dilma Rousseff

INTERNET MASSIFICADA – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, no II Encontro Nacional dos Blogueiros, em nome da presidenta Dilma Rousseff, colocou a expansão da Internet, com maior qualidade, além de preços menores, como prioridade de governo. “Nós consideramos que disseminar a internet é importante para melhorar o nível de informação, vai ampliar a interação das pessoas na sociedade, vai melhorar o desempenho escolar, aumentar a produtividade no trabalho, além de ampliar a geração de empregos”.

Paulo Bernardo sabe que, mesmo em áreas rurais, a Internet pode ser usada como principal fonte de informações e que para isso, o trabalho dos blogueiros é fundamental. “Os blogs, twitter, Facebook e outras mídias, permitem que pessoas que não são originalmente, do ramo de comunicação ou que não tenham uma rádio, emissora de televisão ou jornal impresso possam ocupar espaço para fazer debates importantes. Não podemos pensar apenas em ser influenciados, mas temos que participar dessa interação e, portanto, influenciar e ser influenciados pelas questões sociais”. Palavras dele.

 

CONVERSA AFIADA publica excelente artigo do deputado Emiliano José (PT-BA)

LEIA O TRECHO DO ARTIGO INTITULADO “Piratas e a ágora contemporânea

“A internet colocou em causa o mundo dos monopólios da comunicação. Situou de modo claro o que é o direito à comunicação. Não se trata do direito de receber o que alguns monopólios e oligopólios distribuem a seu talante, a seu exclusivo critério. O direito à comunicação, como se entende contemporaneamente, quer dizer o direito de ser comunicado e de comunicar. Não se trata do processo unidirecional, onde o cidadão apenas recebe o noticiário ou o entretenimento que as grandes redes das velhas mídias querem. Mas, o direito à comunicação implica, necessariamente, uma troca, a possibilidade de todos se comunicarem, inclusive produzir conteúdos, coisa que até bem pouco tempo era impensável.

Trata-se, como diz o professor Bernardo Kucinski no prefácio ao livro do também professor Venício Lima denominado “Regulação das Comunicações – História, Poder e Direitos”, de todo um novo processo de elaboração coletiva do discurso midiático, um processo tão rico e sedutor, que está cativando até mesmo os jornalistas, cada vez mais dedicados aos blogues e twitters do que às suas colunas opinativas nos grandes jornais”, afora, naturalmente, os milhares de cidadãos comuns que também estão produzindo seus blogues e twitters”.

LEIA NA ÍNTEGRA NO PORTAL CONVERSA AFIADA

This page is powered by Blogger. Isn't yours?