5 de fevereiro de 2010

 

Deputado Emiliano José (PT-BA) relata ao Portal Terra Magazine o que viu no Haiti

O Portal Terra Magazine foi mais rápido. O jornalista Cláudio Leal entrevistou o deputado federal Emiliano José (PT-BA) sobre sua visita ao Haiti destruído pelo terremoto de janeiro. A matéria intitula-se “Emiliano José: “Haiti precisa de um novo Plano Marshall”. O parlamentar petista defende um programa semelhante ao da recuperação da Europa destruída pela Segunda Guerra Mundial. Na entrevista ele relata o que viu e sentiu em Porto Príncipe. Na visão de Emiliano José, as nações do mundo inteiro precisam construir uma espécie de Plano Marshall para o Haiti. A reconstrução tem que ser total. O deputado esteve com o presidente do Haiti René Préval, com as forças armadas brasileiras, diplomatas e com integrantes da ONG Viva Rio.

(...) "Chegamos às 7 da manhã de ontem e ficamos até as 21h. Só dormimos em avião, se é que dá pra dormir. Da conversa com o presidente René Préval tive uma conclusão óbvia: até maio, ou antes de maio, é absolutamente essencial, sob pena de outro tipo de hecatombe, 200 mil barracas de lona para abrigar 1 milhão de pessoas que estão espalhadas pelas ruas. Foram espalhadas da forma mais precária, com barracas de pano, acampamentos de panos, separando as famílias por panos. Se vier um chuvaréu, pronto, epidemias e tudo o que se sabe numa situação dessa. Uma população que não tem água, a água é um problema sério. Esse é um problema crucial da conversa com Préval e da visão que nós tivemos naquela tragédia gigantesca.

(...) "Há ainda a ideia que foi proposta pelo ministro (das Relações Exteriores) Celso Amorim - e o presidente Preval gostou muito - de eliminar as taxações dos produtos haitianos. E também a ideia de perdoar as dívidas haitianas em todo o mundo, em razão da situação de impressionante miséria que o país vive. Houve uma fala muito interessante do presidente Préval: "Não basta somente culpar a natureza. Nós já tínhamos vivido quatro furacões em 2008". Ele fez outra comparação interessante. "Nós não estávamos preparados para isso. Houve os mesmos furacões e tivemos muito menos mortos. Agora, 45 segundos causaram mais de 200 mil mortes e, como se sabe, colocou por terra, literalmente, toda a estrutra física e institucional do Haiti." Palácio da Justiça, Palácio do Governo, Palácio do Legislativo, Catedral da Igreja Católica... Tudo o que você imagina como institucional os 45 segundos levaram.


LEIA NA ÍNTEGRA A MATÉRIA DE TERRA MAGAZINE

4 de fevereiro de 2010

 

Querem apagar a ditadura militar da história do Brasil

Em entrevista concedida à Agência Brasil, o filósofo Vladimir Safatle, professor da Universidade de São Paulo (USP), afirma que, tal qual os nazistas tentaram apagar da História os campos de extermínio de judeus na Alemanha, há no Brasil um esforço para também se apagar da história crimes como seqüestro, tortura, estupro, assassinatos e desaparecimento de corpos de dissidentes políticos da ditadura militar. Até hoje nenhum agente do Estado foi a julgamento por tais crimes cometidos durante o período 1964/1985.

Vladimir Safatle escreveu o livro “O que resta da ditadura”, em parceria com Edson Teles. A obra, que será lançada em março tenta entender como a impunidade se forma e se alimenta no Brasil. O Brasil continua uma democracia imperfeita porque resiste a uma reavaliação do período da ditadura. Nesse assunto o Brasil está anos-luz atrasado em relação aos países da América Latina.

Há inclusive um cinismo clássico que chama de ditabranda o que o país viveu. Aliás, o Brasil é o único país da América Latina em que a tortura aumentou após o regime militar. Há uma perenidade destes horrores nos quartéis e delegacias. Na verdade, a semente da violência do atual aparato policvial-militar foi plantada na ditadura militar. Os torturadores estão aí.

LEIA NA ÍNTEGRA NA AGÊNCIA BRASIL

3 de fevereiro de 2010

 

Governo Lula prepara pacote para reestruturação do Haiti

O governo brasileiro prepara um grande pacote com projetos para ajudar a reestruturar o Haiti, atingido pelo terremoto que devastou a capital Porto Príncipe, no dia 12 de janeiro.

Caberá ao presidente Lula anunciar as medidas durante a viagem que fará ao país no fim de fevereiro. As informações são do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Armando Félix.

As ações ainda estão em fase de análise pelo gabinete de crise instalado por Lula, um dia após a catástrofe. O general informou que todos os projetos que serão implementados no país terão respaldo e serão priorizados pelo governo haitiano, além de ter o aval da Organização das Nações Unidas (ONU).

A prioridade é de criação de frentes de trabalho capazes de mobilizar a população, gerar renda e, ao mesmo tempo, começar a reconstruir pequenas coisas que façam com que a vida dessas pessoas comece a voltar ao normal.

Por exemplo: um projeto de coleta e reciclagem de lixo em execução no Haiti já antes do terremoto deverá contar com aporte de recursos para atender cerca de 150 mil pessoas. Também estão em análise projetos de estruturação em setores como agricultura e de casas populares de baixo custo, que possam ser erguidas o mais rápido possível.

Outra iniciativa deverá ocorrer na área de formação e qualificação de mão de obra numa parceria governamental com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

 

Waldir Pires defende socialismo com democracia na América Latina

O texto abaixo foi publicado no Portal Vermelho. Entretanto, eu o li no Blogão do Pereira. Apenas tomei a liberdade de escrever corretamente o nome de Waldir Pires, com W não com V. O pronunciamento de Waldir Pires me chamou a atenção. A matéria do Portal Vermelho foi intitulada “Waldir Pires: Nunca houve verdadeira democracia na Europa e Estados Unidos”. Segue o texto:

O ex-governador da Bahia e ex-ministro Waldir Pires fez um pronunciamento político durante sua palestra no Fórum Social Mundial ocorrido em Salvador. “Vivemos um instante extraordinariamente rico e ao mesmo tempo perigoso da vida da humanidade”, disse com gravidade o ex-governador.

“É preciso lutar incessantemente com as antenas ligadas, com simpatia e amor a todos os pensamentos que servem a liberdade humana, nesta etapa de mudanças absolutamente novas no Brasil e na América Latina”, disse ele.

Para Waldir Pires, a América Latina exprime na pluralidade das suas experiências um avanço extremamente significativo, o que torna necessário “ter clareza para pensar os passos que vamos dar para a libertação do nosso povo, sem preconceitos, pensar insistentemente e definitivamente sobre como os nossos países serão capazes de mudar a realidade, vencer os aspectos mais nefastos da sociedade brasileira que nos acompanham por tanto tempo”.

O líder político baiano considerou que sob o governo Lula há “avanços qualificados”. Mas insistiu em que “ainda é grande a exclusão social, apesar dos esforços do governo Lula o sentido da inclusão”.

O ex-governador da Bahia exibiu um incrível e surpreendente realismo político, bastante diferenciado das interpretações suavizadas de alguns ambientes diplomáticos e acadêmicos:

“O momento que vive o mundo é grave e perigoso e nos impõe a tarefa de tomarmos decisões eficazes e rápidas, pois o tempo é escasso. Existe a possibilidade de uma quase catástrofe, num mundo de concentração de riqueza e poderes e ameaça nuclear”.

Denunciando as grandes potências, disse que na Europa e nos Estados Unidos nunca houve verdadeira democracia e condenou o monopólio das armas nucleares: “Até quando as grandes potências guardarão os segredos da tecnologia e continuarão condenando os avanços tecnológicos dos outros?”

Ele lembrou que o Tratado de Não-Proliferação Nuclear foi assinado pela maioria dos países presumindo o desarmamento geral e a abolição das armas nucleares, mas não foi o que ocorreu.

Nesse quadro, Waldir Pires opinou que “o mundo precisa discutir coletivamente as suas necessidades de avanço político”. “O Brasil e os países da América Latina” – disse - “não nos dispomos mais a ficar fora da participação ativa e conseqüente nas deliberações do mundo de hoje”.

O ex-governador finalizou dizendo que a etapa da luta na América Latina é socialista e sobretudo democrática. Propôs a mobilização e a unidade de todos da esquerda brasileira e latino-americana por uma democracia que seja um regime de plena afirmação da dignidade humana e não uma democracia formal, apenas jurídica e manipuladora de desinformações”. (Com informações do Portal Vermelho).

 

Deputado Emiliano José (PT-BA) fala ao vivo do Haiti para rádio baiana

Diretamente do Haiti, onde se encontra em missão de solidariedade, o deputado federal Emiliano José (PT-BA) concedeu há poucos minutos uma entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, apresentado por Daniela Prata e Evilásio Junior na Tudo FM, a respeito da missão parlamentar que visita o país devastado pelo terremoto que matou milhares de pessoas.

O deputado falou sobre os objetivos da missão diplomática parlamentar, das condições em que se encontra o país, a audiência com o presidente René Préval e a distribuição dos donativos.

“Os produtos estão sendo distribuídos, agora, não é uma tarefa fácil por conta do caos que se estabeleceu. A pessoas estão acampando nas ruas, formam-se filas gigantescas”, descreveu o parlamentar. A missão diplomática parlamentar desembarcou nesta quarta-feira (03) na capital do país, Porto Príncipe, e deve retornar na quinta (04). (Com informações do blog Bahia Notícias).

Ouça a entrevista no site de EMILIANO

 

Desenbahia aumenta crédito para catadores de latinha no Carnaval da Bahia

O Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), aumentou de R$ 50 mil para R$ 75 mil o total do crédito especial destinado às cooperativas dos catadores de latinhas durante o Carnaval. Os recursos são provenientes da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e vão beneficiar cerca de dois mil trabalhadores autônomos.

É o primeiro financiamento do novíssimo Programa de Crédito Solidário do Estado da Bahia (Credisol) lançado em dezembro passado. O crédito de R$ 75 mil vai beneficiar as cooperativas Amigos do Planeta, Coopersf, Camapet, Canore, e Recicoop, que fazem parte do Complexo de Cooperativas de Reciclagem.

A linha de crédito especial faz parte da campanha “O trabalho decente preserva o meio ambiente” que há três anos consecutivos vem sendo realizada pela SETRE.

Durante o Carnaval da Bahia, os catadores de latinhas terão ainda alimentação durante os cinco dias da festa, fardamento, equipamentos individuais de proteção e segurança e apoio técnico nas centrais das cooperativas.

O Programa de Crédito Solidário do Estado da Bahia (Credisol) permite que os catadores de latinha possam retirar o dinheiro em agências cadastradas do Bradesco. Com o empréstimo é possível comprar o material coletado pelos catadores avulsos, estocar os resíduos sólidos e só vender após o período da festa, quando o valor das latinhas tem o seu preço aumentado. Para quitar o empréstimo, as cooperativas podem efetuar o pagamento em até dois meses, com juros de 0,5% ao mês, a partir de maio.

A linha de crédito acaba com os atravessadores que ganham às custas do catadores de latinha.

 

Bahia se livra da herança maldita de 786 servidores fantasmas

O carlismo deixou uma herança maldita na administração pública estadual da Bahia. Em cada gestão do PFL, depois DEM, o número de servidores irregulares ia aumentando. Havia de tudo. Havia um servidor que não aparecia desde 1989 no trabalho; outro que estava aposentado por invalidez, mas era concursado e trabalhava como médico em Sergipe; tinha um que possuía cinco vínculos (dois na Secretaria de Segurança, dois na Saúde e outro na Secretaria da Saúde de...Pernambuco). Tinha servidor que recebia duas aposentadorias e tinha quem recebesse cinco contracheques. Teve servidor que acumulava até sete vínculos, logo, sete contracheques. Era uma farra, tudo conseqüência de favores políticos.

O Governo da Bahia (PT) finalmente realizou 26 operações correcionais. Então, foram descobertos 786 servidores irregulares. Todos foram exonerados. Havia um servidor que abandonou há 20 anos o local de trabalho e recebia contracheque. Tinha um caso em que o filho de um servidor recebia em lugar do pai falecido. Essa gente causou um prejuízo de R$ 92 milhões aos cofres públicos. Cruzamentos de informações detectaram também muitas fraudes nos pagamentos de 1.774 pensões e aposentadorias. Bastou o cruzamento de dados com o Sistema de Óbitos do Estado (Sisob).

Não são fraudes comuns. Elas eram encobertas por favorecimentos políticos, obviamente.

Eles, do PFL, do DEM, são responsáveis por tudo isso.

E ainda falam em voltar ao poder.

 

Governador da Bahia institui Comitê Estadual LGBT

O governador da Bahia, Jaques Wagner, assinou o decreto nº. 11.959, que institui o Comitê Estadual de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Comitê LGBT). A publicação já saiu (03.02), no Diário Oficial da Bahia. O Comitê, vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), tem como objetivo promover a articulação dos órgãos e entidades envolvidos na implementação das ações que assegurem a promoção da cidadania e direitos humanos deste segmento da população.

O Comitê LGBT será formado por representantes das Secretarias da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Educação, Saúde, Segurança Pública, Cultura, Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Promoção da Igualdade, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, entidades da sociedade civil com atuação em atividades de promoção da cidadania e direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – que serão selecionados por meio de edital a ser elaborado pela SJCDH.

Foi-se o tempo em que policiais baianos matavam travestis na Pituba.

Tudo isso é uma vitória de Luiz Mott, fundador do GGB, onde tudo começou.

 

Deputado Emiliano José (PT-BA) visita Haiti em missão solidária

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) está hoje (quarta, 3) no Haiti. Depois de ofertar, ontem, seu presente a Iemanjá, na festa do Rio Vermelho, ele embarcou juntamente com outros quatro parlamentares para Porto Príncipe, num avião da FAB.

Eles vão conhecer de perto a realidade do país atingido pelo violento terremoto que matou (segundo a imprensa) perto de 200 mil pessoas. Os outros deputados são Cláudio Cajado (DEM-BA), Colbert Martins (PMDB-BA), Raul Jungmann (PPS-PE), Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Janete Pietá (PT-SP).

Segundo Emiliano José, logo na chegada foi possível perceber milhares de pessoas na rua, acampamentos, engarrafamentos e um certo ânimo no retorno do enfrentamento da vida. "Estamos fazendo algumas visitas e reuniões para um melhor entendimento da situação do país. Apesar do clima de caos que se estabeleceu, não há indicação de violência. Mas não será fácil reconstruir os bens perdidos no Haiti. É uma situação dramática. Dos 15 ministérios, 13 desabaram com o terremoto, inclusive o palácio do governo".

Os deputados foram transportados pela FAB e deverão custear suas próprias despesas. A previsão é de que eles retornem amanhã (quinta-feira, 4). O Brasil coordena uma missão de paz no Haiti e recentemente o Congresso aprovou um aumento do efetivo militar brasileiro naquele país.

Eles vão se reunir com o presidente do Haiti, René Preval, com o embaixador do Brasil no Haiti, Igor Kripman, na sede da embaixada provisória. Também estão visitando as instalações militares brasileiras, o Hospital de Campanha da FAB e locais atingidos pelo terremoto.

Os parlamentares querem conferir como será empregada a ajuda do governo brasileiro de R$ 1 bilhão de reais.

2 de fevereiro de 2010

 

Dilma tem menor rejeição e aumenta aprovação de Lula

Dois aspectos da pesquisa CNT/Sensus ganharam apenas notinhas de pé-de-página em nossa mídia. Segundo a pesquisa, Dilma Roussef tem o menor índice de rejeição entre os pré-candidatos a presidente da República. 28,4% disseram que não votariam nela. Marina Silva tem 36,6% de rejeição, o maior índice. Serra tem 29,7% de rejeição enquanto Ciro chega a 30,3%. Ora, a menor rejeição de Dilma a coloca com maior espaço de crescimento.

A aprovação do desempenho pessoal do presidente Lula passou de 78,9% em novembro para 81,7% em janeiro, revelou a pesquisa CNT/Sensus.

É sopa no mel. Dilma tem menor rejeição. Lula cresce aprovação. Lula apóia Dilma, logo, Dilma vai crescer nas pesquisas.

Isso vale mais que notinhas ao pé-da-página.

 

Pesquisa CNT/Sensus revela que cresce apoio ao aborto legal

Com uma má vontade absurda, a imprensa divulga que cresce o percentual de brasileiros favoráveis ao aborto legal. Digo má vontade absurda porque as manchetinhas vinculam o crescimento do apoio ao aborto legal com o crescimento da pena de morte. E uma coisa nada tem a ver com a outra.

Segundo a pesquisa CNT/Sensus em janeiro de 2001 eram favoráveis ao aborto legal 17,7% e em janeiro de 2010 este apoio subiu para 22,7%.

A cidadania é lenta mas chega lá.

 

O andar da carruagem mostra que Dilma vai ser presidente

No andar da carruagem, Dilma vai ser presidente, tenho dito. Mal baixou a poeira da pesquisa Vox Populi, revelando os avanços da pré-candidata Dilma Roussef à presidência, pipoca na mídia a pesquisa CNT/Sensus. Dilma encosta em Serra, Dilma encosta em Serra, repete a mídia com algumas nuances.

A Folha de S. Paulo On line deu a manchete: “Com Ciro na disputa à Presidência, Dilma encosta em Serra, diz CNT/Sensus”. Os jornais baianos variaram. O Correio noticiou: “Dilma encosta”; a Tribuna da Bahia ecoou: “Com Ciro, Dilma encosta em Serra”. O jornal A Tarde veio forte: “Dilma sobe e empata com José Serra na disputa pelo Planalto, aponta pesquisa” e também registra na frase de apoio: “CNT/Sensus – Na pesquisa espontânea, a ministra (9,5%) até supera numericamente o governador de São Paulo (9,3%).

Tendo como fonte a Agência Estado, o jornal A Tarde registrou: Lula volta às atividades e comemora dados da Sensus”. O presidente Lula não gosta de comentar dados de pesquisa eleitoral, mas, diante da pesquisa CNT/Sensus, deixou escapar: “Não há pressão que consiga subir com a pesquisa de hoje. Isto está mostrando que as pessoas estão compreendendo o que está acontecendo no Brasil”.

Eu também, como cidadão e eleitor, comemoro a pesquisa CNT-Sensus. Comemoro porque a pesquisa coloca Dilma Roussef em condições de empate técnico com o tucano Serra, mesmo que seja no cenário que inclui o nome de Ciro Gomes. Mas já dá para imaginar que, com Ciro ou sem Ciro, a tendência é de crescimento para Dilma. Isso é o que tem que ser comemorado de fato.

Pessoalmente, dou mais valor à pesquisa espontânea, sem apresentação de nomes no cartão. E nesta pesquisa, Dilma já empatou com Serra. Outro aspecto notável é que a rejeição de Dilma caiu de 34,4% para 28,4% e, ao contrário, a rejeição de Serra se manteve estável. Ele é muito antipático mesmo.

Dilma Roussef vai ser presidenta do Brasil.

1 de fevereiro de 2010

 

Pela pesquisa Vox Populi Dilma Roussef vai ser presidente

Dilma sobe nove pontos, vai a 27% e se aproxima da liderança. A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República, subiu nove pontos em pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Vox Populi e se aproximou do tucano José Serra, que caiu cinco pontos no mesmo levantamento. A pesquisa divulgada sexta-feira (29) pela TV Band me convenceu. Serra caiu de 39%, em dezembro, para 34%. Dilma subiu de 18% para 27%. Com os 30% dos brasileiros que votam no candidato apoiado pelo presidente Lula, Dilma será presidente.

 

Desenbahia financia magarefes de Euclides da Cunha

A deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA) levou, em outubro do ano passado, a diretoria da Associação dos Comerciantes de Carne de Euclides da Cunha à Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). Eles queriam financiamento para aquisição de um balcão de resfriamento, balança eletrônica e mesa inox, equipamentos exigidos pela nova lei sanitária para venda de carne.

Os fiscais da Vigilância Sanitária não mais permitiam o comércio nas antigas condições anti-higiênicas, muito menos dentro do novo Centro de Abastecimento construído pelo Governo Wagner. Mas, praticamente ninguém dispunha de dinheiro para modernizar os boxes. A Desenbahia atendeu a demanda.

Cerca de 50 magarefes foram habilitados ao financiamento através do Programa Estadual de Microcrédito. Metade já recebeu os recursos. Euclides da Cunha está a mais de 300 km distante de Salvador, em plena região do semiárido.

31 de janeiro de 2010

 

Professor Sérgio Guerra elogia “Carta aos Militantes do PT” assinada pelo deputado Emiliano José (PT-BA)

Encontrei o professor Sérgio Guerra (nosso sindicalista baiano e não o tucano babaca) em plena farra na Praia do Forte, neste sábado (30). A banda do Maestro Reginaldo puxava um grande cortejo da VI Lavagem do Condomínio Residencial Praia do Forte. Ele me puxou para o lado, enquanto pescava uma latinha de cerveja do isopor e me disse: “fale com Emiliano que gostei muito da Carta aos Militantes”. E eu eleitoreiro como sempre respondi; “É mesmo? E já recomendou às bases da ADUNET e da APLB?”. Foi então que a charanga aumentou e não deu para dizer mais nada...

Na “Carta aos Militantes do PT” o deputado Emiliano José (PT-BA), ex-preso político, ex-presidente do PT da Bahia, critica a privatização da política e o pragmatismo profissionalizante e resgata a idéia generosa da militância que persegue a transformação do mundo. Emiliano combate o espírito de mercado que invadiu a política. Ele enfrenta uma luta político-cultural. A política não pode ser meio de vida, nem profissão de ninguém. Por que um professor não pode ser um extraordinário militante? Ou um médico? Ou um operário? Ou um feirante? Ou um sem-terra? Ou um soldado? Ou uma enfermeira? Uma dentista? As pessoas devem ter seus caminhos, suas opções profissionais, sua inserção na sociedade, e construí-los de modo solidário com o resto da humanidade, ao lado e junto com sua comunidade, fazendo política, militando, por que não?

VALE A PENA LER NA ÍNTEGRA

This page is powered by Blogger. Isn't yours?