27 de agosto de 2011

 

Banditismo da revista veja não tem limites


O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, registrou queixa na polícia. O repórter Gustavo Nogueira Ribeiro, da revista veja, tentou invadir a suíte do ex-ministro, em Brasília; ao ser desmascarado, fugiu sem fazer check-out.

Isso é pior que os serial killers do jornalismo inglês. Lá, eles ouviam ilegalmente celulares de cidadãos para descobrir escândalos, aqui, já começam a invadir apartamentos criminosamente.

O repórter bandido se hospedou num quarto ao lado da suíte 1607 de José Dirceu, do Hotel Nahoum, aproximou-se de uma camareira e simulou ter perdido as chaves da porta, mas indicou o apartamento de José Dirceu.

O jornalista marginal não contava com a honestidade da camareira. Ela resistiu ao assédio e denunciou a tentativa de invasão à direção do hotel. O elemento evadiu-se sem fazer check-out.

Somente uma pergunta: quem pagou a reserva do quarto para o jornalista? A revista Veja está se excedendo. O jornalista da Veja ainda voltou à carga e tentou introduzir uma pasta com “documentos relevantes” na suíte de José Dirceu.

Por crime menos grave Murdoch fechou o tablóide News of The Worl e jornalistas foram presos em Londres.

É a escola de jornalismo da revista Veja.

 

O “judeu fedorento” quer voltar a ser prefeito de Salvador

A meninada não sabe, mas, na década de 1970, ao irritar o chefão ACM, o então carregador de pasta Mário Kertész foi chamado de “judeu fedorento”. A agressão virou manchete em letras garrafais do extinto e combativo Jornal da Bahia. Não me dei ao trabalho de engrossar o público do Projeto MK Entrevista. O entrevistado, jornalista Sebastião Nery, é conhecido pelas bobagens que fala, contra Lula e o PT. Sebastião Nery morreu e não sabe. E o entrevistador, que enriqueceu no período da ditadura militar, assim como todo o agrupamento carlista, não tem mais o que dizer ao povo da Bahia, a não ser frases de efeito e muita pornografia. Eu não deixaria minha praia para ouvir Eliane Catanhede, da Folha de S. Paulo, ela recebe salário da Rádio Metrópole e veio para elogiar o patrão. Todos eles dizem que ACM foi o “melhor prefeito” que Salvador já teve. Cruz credo. Foi aí que o chefão começou sua carreira mafiosa de enriquecimento ao longo das décadas. E deu no que deu, Rede Bahia, jornal, rádio e muita riqueza subterrânea.

 

Parlamentar conseqüente corre o trecho e gasta a verba do mandato

Considero o deputado Emiliano José (PT-BA) um parlamentar consequente. Ele gasta sua cota da verba parlamentar, sem medo da mídia fascista e dos jornalistas de aluguel. Dei uma conferida no site do deputado petista.

Na sexta-feira, 26, levou representantes do município de Valente, situado na região do semiárido, ao governo da Bahia. Na representação estavam os vereadores Leninha, Agnaldo de Oliveira e Zé de Zeli, do PT. Eles buscam recursos públicos contra os efeitos da seca. As reservas de água no semiárido estão em estado crítico. A população precisa de cisternas e caminhão-pipa, recuperação de aguadas e barragens.

Quinta, 25, ele falou numa das reuniões da 9ª Plenária da CUT, que se encerra neste sábado, 27. Os sindicalistas defendem o fortalecimento da estrutura sindical. No mesmo dia, o parlamentar participou do I Encontro Nacional sobre Álcool e outras Drogas, promovido pelo Núcleo de Estudos Avançados e Centro de Terapia da UFBA.

No dia anterior, quarta, 24, na Câmara Federal, Emiliano voltou a defender a liberdade de expressão na Internet, ameaçada pelo projeto de Lei do rei do mensalão tucano de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, que propõe criminalizar os internautas.

Neste mesmo dia manifestou apoio à decisão do governo da Bahia de começar a implantar um novo sistema coletivo de transporte, integrando metrô, ônibus, trem e ciclovia.

Dois dias antes, na segunda-feira, 22, Emiliano José levou vereadores de Conceição do Coité ao Secretário estadual de Segurança Pública. Eles querem mais segurança na cidade, localizada a 210 km de Salvador.

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) continua gastando sua verba parlamentar. Seus eleitores e o povo da Bahia agradecem. Emiliano é campeão de gastos da verba parlamentar e é também o parlamentar mais influente no twitter, em Salvador. Ele tem 4 mil seguidores.

 

Jornalista conta a história do combativo jornal “Movimento”

O jornalista Carlos Azevedo vivia na clandestinidade, mas, durante a ditadura militar atuava no combativo jornal Movimento, que circulou de 1975 a 1981. Agora, ele publica um livro intitulado “Jornal Movimento – uma reportagem”, em co-autoria com as jornalistas Marina Amaral e Natália Viana. Vi uma entrevista dele na TV Senado. Vou comprar o livro, mesmo sem saber se ele registra a história através também das sucursais. Na Bahia, por exemplo, o advogado de esquerda, Adelmo Oliveira, vinculado ao deputado Chico Pinto, chefiava o escritório que funcionou primeiro no Edifício Martins Catharino e depois no Edifício Leôncio Basbaum, 5º andar, na Avenida Sete, onde fazíamos as reuniões de pauta e a divisão das tarefas de distribuição e vendas.

Foi um lindo episódio de luta contra a ditadura militar. No escritório da sucursal do jornal Movimento, em Salvador, nasceu a candidatura de Adelmo Oliveira, a deputado estadual pelo MDB, em 1978, ano em que caiu a censura prévia. O jornal Movimento foi o primeiro a levantar a questão da democratização, já em 1975, assim como a luta pela Assembléia Nacional Constituinte, Anistia Ampla, Geral e Irrestrita, apoio à candidatura do general Euler Bentes Monteiro, dividindo os militares no poder. Um jornal de jornalistas e militantes voluntários, feito por jornalistas e militantes voluntários, sem patrão, com hegemonia de um programa político. Assim era o jornal Movimento.

Seus proprietários eram 500 acionistas, jornalistas, deputados da ala autêntica do MDB, algumas personalidades democráticas que contribuíam com cotas. Quem não tinha renda contribuía com o trabalho voluntário, na reportagem ou na administração coletiva que implicada em distribuição, venda, coleta de pagamento e reposição dos jornais nas bancas de revista, semanalmente. Incontáveis vezes, com meu precário fusca 68, fui ao Aeroporto Dois de Julho, em Salvador, buscar os jornais para começar a distribuição.

O programa político do jornal Movimento unificava partidos políticos, grupos, ex-presos políticos, jovens intelectuais, personalidades democráticas. Era apoiado por Fernando Henrique Cardoso, Chico Buarque de Holanda, Francisco Pinto, Edgar Matta Machado, Hermínio Borba Carvalho Filho, pelos deputados da Ala Autêntica do MDB, como Francisco Pinto, Alencar Furtado, todos. No Conselho de Redação tinha jornalistas como Audálio Dantas, Tonico Ferreira, Maurício Azedo, Bernardo Kucinski, Raimundo Pereira e intelectuais como Aguinaldo Silva, Marcos Gomes, Orlando Villas Boas e Elifas Andreato. Alguns nomes me escapam.

O veterano jornalista e dirigente comunista Carlos Azevedo fez um belo trabalho de pesquisa. Um vasto material para pesquisa da luta pela democracia, contra a censura, das denúncias contra as torturas, da frente ampla contra o regime, do desgaste dos militares e do terrorismo dos fardados de direita que explodiam bancas de revista, uma ação contra a imprensa livre. Um livro da Editora Manifesto (SP), 362 páginas, com DVD contendo 334 edições publicadas, além dos cadernos especiais. E viva a democracia. O livro foi publicado com apoio do MINC e da Petrobras.

24 de agosto de 2011

 

Pintadas, a cidade da resistência


Charles Carmo, que pilota o portal “O Recôncavo” faz uma curiosa comparação. Os moradores de Pintadas, uma cidade plantada em pleno semi-árido da Bahia, são comparáveis aos gauleses, que resistiram bravamente ao império romano, uma história popularizada pela revista Asterix.

Os moradores de Pintadas estão em festa. O governador da Bahia, Jaques Wagner, acaba de inaugurar o asfalto na Rodovia BA 414, que liga Ipirá a Pintadas. Pela primeira vez, na história do município, o povo de Pintadas ganha uma estrada asfaltada. É uma revolução. Um sonho de mais 30 anos.

Charles Carmo compara Pintadas aos gauleses, porque, desde 1996, quando a esquerda ganhou as eleições municipais, seus habitantes sentiram a mão pesada do falecido “Toninho Malvadeza”, o autoritário ACM, pai do carlismo que o deputado ACM Neto (DEM) quer ressuscitar. A primeira providência que o velho cacique tomou foi fechar a única agência bancária local, do Baneb.

A reação dos gauleses de Pintadas foi imediata. Criaram a Cooperativa de Crédito de Pintadas (Sicoob-Sertão), com um capital inicial de R$ 10 mil. Neusa Cadore, a prefeita, então eleita pelo PT, e hoje deputada estadual, sofreu toda espécie de represália. Banidos dos investimentos do Governo Estadual, em resposta, os gauleses construíram uma rede social, com vinculação com a Igreja Católica progressista, inclusive com articulação internacional.

Pintadas virou a Meca dos estudos acadêmicos. Tal qual os gauleses, seus habitantes jamais sucumbiram ao império romano, ao cerco carlista. Ave César. Parcerias foram construídas com organizações da Itália, Bélgica e Áustria. Surgiram cisternas para captação das águas da chuva. Orçamento Participativo. A evasão escolar quase desapareceu, as escolas duplicaram. Prêmios de gestão popular vieram. Agricultura familiar. Irrigação. Segurança alimentar. Geração de renda.

Com Lula, os romanos caíram. Com Wagner, o império desabou. Agora, 30 anos depois, veio o asfalto, pela primeira vez. Os gauleses venceram.

LEIA O RECÔNCAVO





 

Deputado Emiliano (PT-BA) aderiu à campanha “Seja Amigo do Barão”


Um banner animado está postado bem no alto da home do “Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé”. O deputado Emiliano José (PT-BA), com foto e tudo assina a frase:

Ser amigo do Barão é um privilégio, porque sou amigo de um barão bem humorado, que tem feito a luta em prol da democratização dos meios de comunicação no Brasil, que tem sabido rir e lutar, comprometido profundamente com as lutas mais importantes da sociedade brasileira, sem perder a ternura”.

O Centro Barão de Itararé é comandado por Altamiro Borges, jornalista, autor do livro ‘A ditadura da Mídia” e dirigente nacional do PCdoB.

 

Jornalista, blogueiro, militante do PT, Jeandro é atacado com faca pelas costas


Está na Folha Pombalense, de Ribeira do Pombal, na Bahia. O secretário de Comunicação do PT municipal, Francisco Jeandro, 31, foi atacado com uma peixeira pelas costas, sábado (20/08), quando saia de sua residência. O agressor ainda não identificado desferiu seis golpes, dois pelas costas, outros no abdômen, nos braços e pernas.

A Folha Pombalense, vem publicando as decisões da justiça contra a administração municipal, sendo as mais recentes a condenação pela Justiça Federal de Paulo Afonso que obriga o prefeito José Lourenço Júnior, Zé Grilo, a devolver o montante de oito milhões de reais à Prefeitura. Na ultima sexta-feira (19) foi publicada a notícia de que o Tribunal de Justiça da Bahia recebeu, por unanimidade, denúncia do Ministério Publico de mais uma ação penal contra o gestor.

Francisco Jeandro continua internado no Hospital Geral Santa Tereza.

Mais notícias e fotos na FOLHA POMBALENSE


 

Governo da Bahia recebe Plano de Combate às Drogas


Está nas mãos do governador Jaques Wagner o “Plano de Ações Integradas de Enfrentamento e Abuso de Álcool, Crack e Outras Drogas”, elaborado pelo Comitê Gestor Executivo do Pacto pela Vida. O trabalho foi coordenado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Há uma grande preocupação em relação ao tráfico de drogas, um negócio dos mais rentáveis do mundo, pois fica atrás apenas do tráfico de armas e mulheres. O plano tem quatro eixos e 19 anti-projetos, prevendo a construção de mais oito Centros de Atenção Psicossocial ao Álcool e Outras Drogas, além da implantação de serviços hospitalares de referência para atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas. A implantação do plano será em 2012.

22 de agosto de 2011

 

Parlamentar do PT avisa que luta pela Internet livre é política

Deputado Emiliano (PT-BA) no portal “Vi o Mundo”, de Luiz Carlos Azenha, alerta que ninguém se engane, a luta envolvendo a Internet é política. De um lado as corporações, do outro a cidadania. Ele é contra o projeto Azeredo, considerado o AI-5 da Internet.

LEIA EM VI O MUNDO

 

A arapuca da “faxina” de Dilma e suas implicações políticas

O jornalista Leonardo Attuch, piloto do portal Brasil247, analisa bem a “faxina” de Dilma. Ou melhor, “a arapuca da faxina”, título do artigo dele. Se as quedas dos quatro ministros representam crise, o povo apóia a crise, já que Dilma Rousseff apresenta aprovação popular maior do que a de Lula e de FHC, em períodos equivalentes de governo. A população adora a “faxina”.

Mas, a questão é outra. A “faxina” acaba fortalecendo politicamente forças derrotadas na eleição presidencial. Não é à toa que FHC apóia a “faxina”, que ele mesmo não fez. A “faxina” ameaça afastar o PR da base e dinamita a aliança entre PT e PMDB, uma coalizão que mudou o eixo do poder político. Quando irá cair a ficha?

Attuch exagera ao lembrar o curto governo de Jânio Quadros, o da “vassoura”, e logo mais o golpe militar. Mas, convenhamos, deixar solta a Polícia Federal é um pouco demais...tão arriscado quanto reaparelhar as Forças Armadas com a história do Brasil que os milicos ensinam nos quartéis.

21 de agosto de 2011

 

Blog da Mulher mostra tratamento cruel às mulheres que têm direito ao aborto legal


O Portal Vi o Mundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha, mantém o Blog da Mulher. O escândalo mais recente foi reportado na matéria “Profissão Repórter: Maria, sete horas sem atendimento depois que a bolsa se rompeu”. O absurdo tratamento ocorreu no Centro de Referência da Saúde da Mulher Pérola Byington, São Paulo, um lugar que tem por finalidade prestar assistência médico-hospitalar na área ginecológica. Enfermeiras despreparadas, confusas, chegaram a ser cruéis com Maria, uma jovem que sofreu estupro e tinha direito legal de fazer o aborto. A direção do hospital pediu desculpas. O Blog da Mulher mostra em vídeo o absurdo.

Leia o texto:

O caso ocorreu no Pérola Byignton, São Paulo, Capital, que é Centro de Referência da Saúde da Mulher e tem por finalidade prestar assistência médico-hospitalar na área ginecológica. De acordo com o próprio site do Hospital, dentre outros objetivos destacam-se “seu papel no tratamento do câncer ginecológico e mamário, reprodução humana, planejamento familiar, esterilidade, sexualidade, violência sexual (grifos nossos) e uroginecologia.”

O sofrimento de Maria parece não ter fim: vítima de violência sexual e ao decidir fazer uso de um direito legal, num centro de referência de atendimento à mulher, foi novamente violentada por enfermeiras que colocaram seus dogmas religiosos à frente de seus compromissos profissionais e negaram socorro à paciente.

O câmera, ao gravar a saída de Maria do hospital, esconde seu rosto e ironicamente mostra uma faixa em comemoração ao dia da Mulher. Maria e todas que já passaram por este calvário não têm motivo algum para comemorações.

Quem sabe, ouvindo das próprias mulheres o tratamento que elas recebem, aqueles e aquelas que querem controlar nossos direitos sexuais e reprodutivos entendam que não têm esse direito.

VEJA AQUI O VÍDEO MOSTRANDO O ABSURDO

 

Convenção do DEM na Bahia reuniu dez partidos fracassados

A Convenção Estadual do Democratas, realizada ontem, sábado (20), em Salvador, reuniu representantes de dez partidos políticos fracassados eleitoralmente, rejeitados nas urnas. Desesperados, eles discutem a possibilidade de união das oposições ao governo da Bahia nas eleições de 2012. Lá estavam os dirigentes derrotados do PMDB, PSDB, PPS, PR, PSC, PTC, PRB, PV e PRP.

As declarações do deputado federal ACM Neto foram de fazer dó. Que dó, que dó. “Para infelicidade dos adversários, o que vemos aqui hoje é o contrário do que desejavam. Vemos um partido resistente e forte e, ainda mais, a presença de representantes de vários outros partidos”.

Declarações mais cômicas que trágicas. No evento partidário, o ex-deputado José Carlos Aleluia, rejeitado nas urnas pelos baianos, e atualmente desempregado, foi reeleito por unanimidade presidente estadual da legenda para o triênio 2011-2014.
A mais demagógica declaração coube a ele, Aleluia, Aleluia: “Esta convenção marca a renovação da esperança de que os baianos vão voltar a dormir tranquilos sem medo de ser assaltados ou sequestrados, seja na cidade ou na roça. Com a força das novas idéias, o Democratas encara o desafio de recuperar a Bahia do desastre causado pelo governo petista”.

O cara passou 40 anos mamando nas tetas do governo da Bahia, cúmplice do grupo de que construiu um império de comunicação não se sabe com que fortuna, e agora vem falar de “idéia nova”. Pior discurso foi o de Paulo Souto: a união dos derrotados eleitoralmente vai encontrar um “caminho novo” para a Bahia.

Certa mídia e muitos blogueiros escrevem essa sandice toda como se fosse da maior seriedade.

 

Ex-preso político, Gilney Viana publica poemas e cartas do cárcere

No início dos anos 1970, eu estava na Penitenciária de Linhares, perto de Juiz de Fora, cumprindo pena imposta pela Justiça Militar da ditadura terrorista. Eram três alas divididas segundo critérios arbitrados pela repressão. Ouvia falar dos companheiros da Ala C, envolvidos na luta armada, separados dos demais encarcerados. Gilney Amorim Viana estava entre eles. Entrei e saí de Linhares sem conviver com ele.

A Anistia Política libertou todos eles. Gilney Viana ficou 10 anos na prisão. Agora, aos 66 anos, decidiu publicar poemas escritos nos anos do cárcere. São poemas carregados de sentimentos originados pela violência da tortura. São cartas para amigos e companheiras. Ele não esqueceu, não temos o direito de esquecer. O livro intitulado “Poemas (quebrados) do Cárcere” está disponível na Livraria Leitura, do Conjunto Nacional (Plano Piloto), Brasília, e também pelo site da Editora Garamond www.garamond.com.br

Gilney Viana tornou-se dirigente do PT, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ambientalista. Seus textos foram escritos durante o período em que ele passou no presídio de Frei Caneca, no Rio de Janeiro, e em Linhares, Minas Gerais. “Poemas (quebrados) do Cárcere” revela como mesmo estando preso e passando pela tortura manteve o sentimento de resistência e o espírito criativo.

“[O fantasma da ditadura] continua, principalmente pra quem foi preso, torturado, quem teve seus amigos mortos ou desaparecidos, às vezes eles povoam nossos pesadelos. Agora eu acho que tanto socialmente, historicamente e politicamente, são páginas viradas, só faltou virar a página das suas sequelas, das suas consequências, tanto do ponto de vista das pessoas, quanto das instituições que ainda perduram até hoje”.

 

Mulheres pobres e negras da Bahia são vítimas pela falta de acesso ao aborto legal


Site Fundação Perseu Abramo - As mulheres pobres, e particularmente as negras da Bahia e Mato grosso, estão entre as principais prejudicadas pela ilegalidade do aborto no país. Essa foi uma das avaliações apresentadas na Audiência Pública (18/08/2011) que o Senado promoveu para discutir os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.

- Quem tem poder econômico paga, e muito bem, pelo aborto em clínicas clandestinas. São as mulheres pobres que morrem devido ao aborto mal feito - declarou Rosane Silva, representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Opinião semelhante foi exposta por Sônia Coelho, integrante da Marcha Mundial das Mulheres - movimento criado em 2000. Ela disse que "as mulheres que têm dinheiro podem decidir sobre a sua vida, podem decidir se querem ter filhos ou não, em contraste com o que acontece com as mulheres pobres e negras".

ESTUDO SOBRE ABORTO LEGAL

As críticas à ilegalidade do aborto foram embasadas por Paula Viana, que participou do estudo Advocacy para o Acesso ao Aborto Legal e Seguro: Semelhanças no Impacto da Ilegalidade na Saúde das Mulheres e nos Serviços de Saúde em Pernambuco, Bahia, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, elaborado pelo Ipas Brasil e pelo Grupo Curumim. 

Paula Viana destacou que, nos casos de Bahia e Mato Grosso do Sul, "onde há, respectivamente, alto percentual de mulheres negras e indígenas", o levantamento indicou que o aborto clandestino se vincula aos grupos sociais mais vulneráveis (quando se consideram critérios como etnia e classe social). Ou seja, isso é também um problema de justiça social - reforçou ela.

Além disso, as participantes da audiência apontaram o despreparo dos hospitais para atender esses casos. Sônia Coelho, da Marcha Mundial das Mulheres, lembrou que "muitas mulheres pobres têm medo de ir a um hospital público e serem maltratadas após um aborto".

O estudo do qual Paula Viana participou ressalta que "depoimentos de mulheres que procuram os hospitais em situação de abortamento revelam grande frequência de atendimento desumano, longas esperas em jejum e em processo de sangramento, curetagens feitas sem anestesia, atitudes de recriminação e culpabilização das clientes que se submeteram à indução do aborto".

Uma das principais recomendações da pesquisa foi a aprovação, pelo Congresso, de projetos de lei que descriminalizem o aborto e permitam a sua realização por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). (Por Ricardo Koiti Koshimizu – Fonte: Agência Senado, em 18/8/2011).

 

Tiroteio de Emiliano na coluna Painel, da Folha

Defender a juventude, defender a liberdade e os hackers éticos incomoda os reacionários e os que têm visão autoritária da sociedade”.

A frase é do deputado federal Emiliano José (PT-BA), publicada na sessão Tiroteio, da coluna Painel, Folha de S. Paulo (16/08/2011), em resposta às críticas de um deputado estadual, tucano, ao ministro Aloísio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, que propõe diálogo entre o governo e os hackers.

O registro passou despercebido na Bahia, mas, foi capturado em tempo pelo jornalista Renato Luz.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?