1 de janeiro de 2010

 

Dilma Roussef começa bem ano 2010

O Blog do Nilmário explica por que Dilma Roussef é o destaque político de 2009. O presidente Lula propôs seu nome para a candidatura à presidência e o PT aceitou sem problemas. Começou com 3% e hoje está com 23% das intenções de voto. Com a economia funcionando bem, restou à mídia fabricar supostos escândalos com o objetivo de agendar a oposição. Tudo deu errado para eles. O golpe publicitário de Lina Vieira, a “ficha” falsificada do DOPS. Ela enfrentou e venceu um câncer linfático.

Depois, tentou-se passar a idéia e que Dilma seria um poste plantado por Lula. Nada mais falso. Dilma Roussef iniciou-se na política há 45 anos, em Belo Horizonte, na luta contra a ditadura. Por isso foi presa, torturada, exilada. Estudou no exterior. Depois foi secretária estadual da Fazenda, no governo Alceu Collares e secretária estadual de Minas e Energia, no governo Olívio Dutra.

Portanto, ainda segundo o Blog do Nilmário, chegou ao governo Lula tecnicamente preparada para cumprir a tarefa de planejar a infraestrutura de energia. Dilma Roussef foi competente. Recompôs as estruturas de planejamento destruídas pelos tucanos e em 2005 foi para o núcleo duro do governo Lula. Novamente foi feliz. Concebeu o PAC, gerenciou o PAC, e também o programa Minha Casa Minha Vida.

Dilma Roussef está passando no teste da política real. Já se legitimou no PT, articulou-se com movimentos sociais e viajou pelo país.

Dilma começa bem o ano 2010.

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30 de dezembro de 2009

 

Dilma Roussef é o grande fenômeno político de 2009

Dilma Roussef é o grande fenômeno político de 2009. Ela enfrentou um câncer e ganhou. Foi vítima de uma armadilha da tucana Lina Vieira e não sofreu desgaste em sua sólida imagem ética, gerenciou as obras do PAC que estão plantando infraestrutura pelo Brasil, ganhou a base petista para sua candidatura a presidente da República. Saiu de 3% e cresceu para 23% na intenção de voto. Termina o ano com apenas 14% distante de Serra que está há anos fazendo campanha. A conclusão é do presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, que está em Guarajuba, Bahia, passando sua tradicional miniférias. Dilma vai ganhar as eleições.

 

Mulheres baianas superam homens no trabalho com microcrédito

Na Bahia, o número de mulheres que recorrem ao microcrédito produtivo e orientado é 56% superior ao de homens envolvidos em atividades empreendedoras. Cerca de 65% dos financiamentos concedidos em 2009 foram destinados a atividades desenvolvidas por mulheres. Segundo informe da Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia “a mulher sabe planejar bem e ganha cada vez mais espaço no mercado, com um jeito muito próprio de tocar seu empreendimento. A grande maioria procura alternativas de negócios para sustentar a família ou complementar a renda da casa”.

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Em 2010, Bolsa Família atenderá cerca de 13 milhões de lares

A Agência Brasil informa: em 2010, o programa Bolsa Família vai beneficiar 12,9 milhões de residências. Em 2009, o Bolsa Família beneficiou 12,4 milhões de lares. Isso significa que 1,3 milhão de famílias foram incluídas ao longo do ano que se encerra. É para festejar.

Além da inclusão de mais famílias, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do ministro Patrus Ananias (PT), informa que entre janeiro e dezembro R$ 12,4 bilhões foram pagos em benefícios, que variam de R$ 22 a R$ 200. O valor recorde é atribuído à ampliação do número de beneficiários e ao reajuste de 10% nos valores do benefício, ocorrido em setembro.

A expansão do programa teve o propósito de cumprir o objetivo de atender a todas as famílias com renda familiar per capita de R$ 140. A meta inicial de 11,1 milhões de domicílios beneficiários (estabelecida em 2006) não considerava a volatilidade da renda e teve de ser superada para incluir famílias com renda variável. Além das pessoas de renda não constante, a expansão do programa também visa ao atendimento de quilombolas, indígenas e moradores de rua.

Os políticos do DEM, PSDB e partidos satélites não se conformam com a vitória do Bolsa Família. Virou clichê barato afirmar que o Bolsa Família tem um “viés eleitoreiro”. Se isso for verdade, que bom para as famílias empobrecidas do Brasil. Tem político que chega a afirmar que a expansão do Bolsa Família não deve ser “festejada”. Essas pessoas nasceram em berço de ouro, não sabem o que é fome. E nem querem saber.

Também virou clichê barato afirmar que a porta de saída do Bolsa Família deve ser o crescimento econômico, a melhoria da qualidade de ensino e a qualificação da mão-de-obra. Isso é óbvio. Entretanto, tem tantas famílias tão excluídas do sistema que não têm a menor chance de usufruírem do tal crescimento econômico.

O governo Lula já iniciou a capacitação de 40 mil beneficiários do programa Bolsa Família em cursos de turismo e construção civil, e meio milhão de jovens e adultos inscritos no programa foram alfabetizados em 2006 e 2007.

Além de treinamento e alfabetização, o governo anuncia que mais de 287 mil pessoas beneficiárias do programa receberam empréstimos entre janeiro e outubro deste ano para desenvolver atividades produtivas. Mais de R$ 526 milhões foram repassados pelo Banco do Nordeste.

Com tudo isso, seria muita estupidez não festejar a expansão do Bolsa Família.

28 de dezembro de 2009

 

PT começa 2010 com maior popularidade desde sua fundação

O jornalista José Roberto de Toledo, especializado em jornalismo investigativo, em artigo para o Estadão (27.12.2009), com base nas sucessivas pesquisas do Instituto Datafolha, afirma que “o PT entra no ano eleitoral de 2010 com a maior popularidade de sua história. Um, em cada quatro eleitores brasileiros diz ter preferência pelo Partido dos Trabalhadores”.

Segundo ele, é o maior porcentual de simpatia alcançado por qualquer agremiação partidária nacional nos últimos 20 anos. As pesquisas do Instituto Datafolha mostram que em 20 anos o PT multiplicou por quatro sua área de influência, saindo de 6% para 25% de preferência entre os eleitores brasileiros.

O PT se beneficiou da queda de Collor, das manifestações dos caras-pintadas, recuou 9% na preferência popular quando se recusou a participar do governo de Itamar Franco e ao apostar no fracasso do Plano Real, mas, com a reeleição de FHC e a desvalorização do Real, em 1999, o PT voltou a crescer no imaginário dos eleitores.

O patamar mais alto, entretanto, ocorreu após a eleição de Lula em 2002 e a implantação de programas populares de combate à fome e popularização do crédito em 2004. Então veio 2005, com o mensalão, os aloprados, e a popularidade do PT despencou.

Entretanto, com a crescente popularidade do presidente Lula, a preferência do PT voltou a crescer. Isso significa que o eleitorado identifica Lula e o PT. O recorde de preferência do eleitor alcançado pelo PT coincide com o bom cenário na economia, a queda do desemprego, o aumento do consumo das classes C e D e, enfim, a superação da crise financeira mundial pelo Brasil.

A conclusão do jornalista é que Lula traz popularidade recorde ao PT. Eu concordo. Lula e o PT são unha e carne.

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