31 de julho de 2010

 

Emiliano lança candidatura em Conceição do Coité

Foi um ato político de simbolismo muito grande. Mais de 300 pessoas estiveram presentes ao lançamento da candidatura de Emiliano (1331) a deputado federal, sexta-feira (30), com participação do ex-governador Waldir Pires. Conceição do Coité é uma cidade encravada em pleno semiárido baiano. Lideranças políticas importantes prestigiaram o ato, entre elas, Assis, presidente do PT municipal, Arivaldo Mota, ex-presidente do PT, Analene, Secretária de Mulheres do partido, Urbano, candidato a deputado estadual, a vereadora e líder política de Valente, Leninha, além de representantes de mais de 20 associações comunitárias, sindicatos, e vereadores.

Assis, presidente do PT, fez um breve histórico da luta do Brasil dos tempos da ditadura até a eleição do presidente Lula. Disse também que a imprensa nacional continua a ser “uma das mais partidarizadas do mundo”. E chamou atenção de que é necessário eleger deputados que tenham voz ativa na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, que estejam dispostos a lutar pelo povo de Coité. “Ninguém mais qualificado para fazer o enfrentamento à grande mídia golpista que Emiliano. Não há um deputado com mais coragem e qualificação que ele. Emiliano é o melhor nome que o PT tem na Câmara Federal”.

O candidato a deputado estadual Urbano destacou a importância dos movimentos sociais construídos nos governos Lula e Wagner e do processo de eleição da continuidade desses projetos. Waldir Pires emocionou a plenária com uma aula de política.
O ex-governador lembrou que foi em Conceição do Coité que Emiliano teve mais votos nas últimas eleições. “Emiliano é o grande deputado de Conceição do Coité. Emiliano é uma candidatura democrática para fortalecer o Congresso Nacional. Ele foi o mais votado daqui porque o povo de Conceição do Coité é inteligente, é astuto”, afirmou.

E para a emoção Assis, que deseja ser o futuro prefeito de Coité, e todos os presentes, Waldir falou: “Espero que Deus me dê força e alegria, pois quero continuar lutando por essa sociedade, elegendo Emiliano deputado e Assis prefeito”.

COBERTURA COMPLETA COM FOTOS AQUI

 

Clube do Rock divulga carta apoiando Emiliano, deputado federal, 1331

Segue carta de apoio:

“Apoiar um candidato a algum cargo político é, acima de tudo, confiar na idoneidade daquele ser humano que se dispõe a defender interesses coletivos. Com a vitória nas urnas, o eleito não pode esquecer o eleitor, que por sua vez passa a cobrar a confiança dada anteriormente. Nessas relações, a Associação Cultural Clube do Rock da Bahia (ACCRBA) já tem vasto conhecimento e por isso se considera vacinada contra maus políticos que tanto visaram apoios, mas, nunca resolveram apoiar, salvo exceções que conhecem suas devidas posições.

O candidato a uma das vagas baianas no Congresso Nacional, Emiliano José, nos provou que podemos contar com ele para o que estiver ao seu alcance. Em alguns anos de aproximação com essa entidade demonstrou transparência e considerações com relação ao nossos anseios coletivos e não é à toa que o Palco do Rock teve um crescimento considerável para continuar a ser o maior festival de rock independente da Bahia.

A ACCRBA tem, sim, seu candidato à Câmara Federal. O jornalista e escritor Emiliano José (1331) mostrou que é um político confiável, ficha limpa e que tem no seu coração a luta incessante pela bem estar do cidadão.

Ele sabe que cobraremos! Ele nos conhece muito bem e crê na valorização do ser humano. Nós, enquanto coletivo cultural que luta pelo fomento de uma cadeia produtiva além do mercado constituído, fazemos valer as expectativas, juntando-nos a tantos outros grandes nomes da cultura, educação e política do Estado que reconhecem o candidato Emiliano (1331) como a nossa voz e a voz de muitos outros oprimidos, a voz que não pode ser calada.

O nosso apoio ao candidato a deputado federal Emiliano (1331)”.

Ouça o jingle produzido pelo Clube do Rock

 

Loteba deputado estadual, Emiliano federal, parceiros na luta

E por que Loteba deputado estadual? Porque representa os interesses dos trabalhadores. Exerceu ativa militância no Sindicato do Ramo Químico. Esteve sempre presente em momentos importantes da luta sindical. Ele contribuiu para que os trabalhadores representados pelo sindicato obtivessem o maior índice de reajuste do Brasil, de 16%.

Loteba foi dirigente da CUT, Fetra¬com e da Conticom. Valoriza a educação e a qualificação profissional. É a certeza de ter na Assembleia Legislativa um representante dos trabalhadores e da população, um homem que tem como legado a honestidade, a seriedade e o compro¬misso com a verdadeira mudança que eleva a vida das pessoas.

E por que Emiliano, deputado federal? Antes de tudo porque Emiliano (1331) é ficha limpa. Uma vida dedicada à democracia. Como deputado estadual defendeu o ensino público e a liberdade religiosa. Seus mandatos foram dedicados às questões sociais, à melhoria da qualidade de vida das populações pobres, na cidade e na zona ru¬ral.

De modo especial, Emiliano dedicou-se à defesa dos direitos, valores, cul¬tura e arte da população afrodescendente, que é maioria. Emiliano começou sua vida política como nossa candidata à presidência Dilma Rousseff, lutando contra a ditadura.

Participou ativamente das cam¬panhas e dos governos do presidente Lula e do governador Wagner. Em seu mandato de deputado federal defendeu a Petrobras, a CEF, o Banco do Brasil. É um ardoroso defensor das conquistas sociais de Lula e Wagner. Por isso, propõe avançar com Dilma. Retroceder, jamais.

 

Gilmar Santiago, estadual e Emiliano federal, parceiros na luta

O vereador de Salvador, Gilmar Santiago (PT), candidatou-se a deputado estadual (13.610). Emiliano é candidato a deputado federal (1331). Eles são parceiros em várias comunidades.

E por que Gilmar deputado estadual?

O vereador Gilmar Santiago é líder da Oposição na Câmara Municipal de Salvador. Graduando em Ciências Políticas pela Uni¬versidade Federal da Bahia, trabalha na EMBASA há 28 anos. Gil¬mar é um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgotos (Sindae), do qual foi diretor. Filiado ao PT desde 1981, foi dirigente do partido na Bahia e fundador da CUT.

Gilmar assumiu o primeiro mandato de vereador. Em meio à destacada atuação parlamentar tornou-se, em 2005, Secretário Municipal da Reparação, quando implementou políticas públicas que são referência nacional no campo da promoção da igualdade. Em 2007 assumiu a Secretaria Municipal de Governo. Em 2009, foi novamente eleito para a Câmara de Vereadores de Salvador.


E por que Emiliano deputado federal?

Emiliano (1331) é ficha limpa. Uma vida dedicada à democracia. Como de-
putado estadual defendeu o ensino público e a liberdade religiosa. Seus mandatos foram dedicados às questões sociais, à melhoria da qualidade de vida das populações pobres, na cidade e na zona rural. De modo especial, dedicou-se à defesa dos direitos, valores, cultura e arte da população afrodescendente, que é maioria.

Emiliano começou sua vida política como nossa candidata à presidência Dilma Rousseff, lutando contra a ditadura. Participou ativamente das cam¬panhas e dos governos do presidente Lula e do governador Wagner. Em seu mandato de deputado federal defendeu a Petrobras, a CEF, o Banco do Brasil. É um ardoroso defensor das conquistas sociais de Lula e Wagner. Por isso, propõe avançar com Dilma. Retroceder, jamais.

 

Serra inspira rejeição no eleitorado brasileiro. É o campeão da rejeição.

O Editorial da Agência Carta Maior colocou o dedo na ferida. Com o quilométrico título “Ibope joga a toalha e confirma Vox Populi: Dilma lidera nas intenções de voto, Serra lidera na rejeição”.

É isso. Como afirma o editorial Carta Maior “exceto num país chamado “Datafolha”, Serra desce a ladeira e inspira rejeição no eleitorado brasileiro. Mais uma tentativa aloprada que não deu certo: a tentativa de trazer o belicismo de extrema-direita para a disputa política nacional.

O texto da Carta Maior é muito interessante. “A exemplo do Vox Populi, o IBOPE confirma: um em cada quatro brasileiros não votariam de jeito nenhum no político arestoso que agride como Uribe, mente como Carlos Lacerda e pode acabar como Cristiano Machado, o mineiro que impôs a sua candidatura ao PSD nas eleições presidenciais de 1950, sendo abandonado pelo próprio partido, que deu apoio a Getúlio Vargas”.

Carta Maior desenterra o termo “cristianização” usado para designar o candidato “escondido” pelos companheiros de sigla. À época, o PSD mineiro abandonou o candidato Cristiano Machado, para apoiar Getúlio Vargas. Isso é visível em Minas Gerais. Serra está sendo “cristianizado” pelos tucanos mineiros. Seu nome não aparece na maior parte do material da campanha do pessoal de Aécio Neves.

E na Bahia, onde Paulo Souto, candidato ao governo do DEM, “esqueceu” de grafar o some de Serra na placa do Comitê Eleitoral? Serra já está sendo rejeitado até pelo decadente DEM.

 

Serra sai da direita e entra na extrema-direita

Quando começou a campanha eleitoral Serra, o candidato do PSDB/DEM e pequenos partidos satélites, era apenas um direitista que renegou seu passado progressista. Mas, o discurso de pós-Lula não funcionou, o povo não é burro, e Serra foi – como uma biruta de aeroporto – mudando de direção, até cair neste extremismo. O Brasil, como se sabe, não aceita extremismos.

Serra tanto girou que virou tema de humorismo do jornalista Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada. Paulo Henrique escreve as palavras jenio e cilogismo (assim mesmo, e não gênio e silogismo) para falar de Serra.

Como funciona a lógica invertida de Serra? Ah! O PT se ligou às FARC; as FARC se ligam ao narcotráfico; logo, o PT está no narcotráfico. E como Dilma é do PT...

Desta forma, Serra aderiu ao terror dos demos. Como diz Paulo Henrique Amorim, “o “jenio” caiu no colo da extrema-direita. É um velho truque. O PSDB já usou essa velha acusação contra Lula em 2002, já levou a atriz Regina Duarte para ter meeeeedo no horário eleitoral.

Esse “jenio” é uma bosta. Não produz uma única idéia nova e prestativa. Não é FHC, não é Lula. Não é nada. A única novidade é que agora usa seu vice meio idiota como porta-voz. Todo mundo ri.

Só a revista Veja e a Folha de S. Paulo levam Serra a sério. Eles fazem o serviço sujo para Serra na imprensa.

Paulo Henrique Amorim faz graça. Serra está virando um palhaço. Com seu “cilogismo” e com sua “jenialidade”.

 

Dia 13 de agosto, Fidel Castro completa 84 anos, com saúde recuperada.

Salve Fidel. A nova direita que comanda a campanha de Serra (PSDB/DEM) não vai gostar, mas, no próximo dia 19 de agosto, o comandante Fidel Castro vai completar 84 anos totalmente recuperado da saúde.

Fidel Castro está voltando a aparecer em público, participou de programa de TV, reuniu-se com jovens, artistas e intelectuais e visita regiões do país que libertou da exploração norte-americana há mais de 50 anos. Dia 25 de julho chegou a vestir a camisa verde-oliva das Forças Armadas Cubanas. Lá, ao contrário do Brasil, o Exército é amado pelo povo.

Fidel também anunciou recentemente a próxima publicação de um livro seu, intitulado A vitória estratégica, que narra o triunfo de seu Exército rebelde em Sierra Maestra em 1958 e no qual incluiu uma "pequena autobiografia" sobre sua infância e juventude.

Ontem, sexta-feira, 30, visitei o cantor, compositor e produtor cultural Vitor Santana em Belo Horizonte. Ele é um dos coordenadores do evento “Cultura e Pensamento”, que vai ocorrer de 2 a 7 de agosto na capital mineira.

Na casa dele, estavam jovens artistas senegaleses, espanhóis, portugueses e cubanos. Todos cantavam músicas cubanas com muito entusiasmo. Mas a conversa gira em torno da cultura, não de política, mesmo que a campanha eleitoral tenha começado por aqui.

Na programação do evento há mesas de debate, palestras, workshops, mostra de filmes, audiovisuais, artes plásticas e muita música. Os temas giram em torno da cultura, diversidade, direitos humanos, meio ambiente, arte e novas linguagens. Eles debatem o tema “Territórios Solidários na Cultura”. Para eles, Cuba é uma referência cultural.

Durante o alegre sarau, eles ficaram sabendo da pesquisa Ibope, com 39% para Dilma e 34% para Serra. Incorporaram o fato à festa e continuaram a cantar e a falar sobre o evento “Cultura e Pensamento – Juventude e Ativismo”, que tem por objetivo a criação de uma rede internacional dedicada à aproximação cultural entre África e América Latina. É uma iniciativa da ONG Contato, dirigida por Vitor Santana e Helder Quiroga, numa parceria com Asociación Hermanos Saíz (Cuba), Centro Cultural Casa África (Senegal-Brasil) e ONG CIC Bata (Espanha), com apoio do MINC.

O evento vai se encerrar com um show de Chico César, no Music Hall.

Vitor Santana continua a tocar violão, eu vou me despedindo porque, embora o 6º Congresso de Ouvidores e Ouvidoras tenha se encerrado, amanhã é dia de voltar para minha realidade na Bahia: trabalho e campanha de Emiliano para deputado federal 1331.

 

Para Emiliano, Naomar Almeida Filho revolucionou a UFBA

O professor Naomar de Almeida Filho encerrou hoje (30) seu mandato como reitor da Universidade Federal da Bahia em concorrida solenidade. Naomar, que ficou oito anos no cargo, será sucedido pela professora Dora Leal.

Estiveram presentes, o ministro da Educação, Fernando Haddad, o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, o ex-governador Waldir Pires e o candidato a deputado federal, professor Emiliano (1331), além de outras autoridades, professores, estudantes e amigos.

Para Emiliano, Naomar Almeida entrará para a história como um dos reitores mais criativos, densos, modernizadores e revolucionários do Brasil. “Ele fez uma revolução na educação da Bahia, com uma visão de longo prazo. Teve que enfrentar os ataques dos adversários na fase inicial, que apareciam com um discurso conservador.

Queriam, na verdade, evitar o melhor para a educação. Foi afrontando as dificuldades que ele mudou de forma revolucionária a UFBA, aproveitando também o momento extraordinário do País sob o Governo Lula”.

Naomar mudou toda a estrutura da UFBA e criou diversos cursos e bacharelados interdisciplinares, dando mais oportunidade para os estudantes. “Sua administração servirá de modelo para outras universidades do País. Ele sempre foi a favor do sistema de cotas. Sempre teve uma visão generosa. Deu todo apoio para a consolidação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Me orgulho de tê-lo apoiado desde o primeiro momento, de ter feito parte do Conselho da universidade, de ter estado ao lado dele também nas fases de dificuldade. A equipe formada por Naomar é muito competente, de muita qualidade e contribuiu significativamente para este sucesso”, disse Emiliano

LEIA MAIS

 

Ibope se aproxima da verdade, Dilma com 39% e Serra com 34%

Os institutos de pesquisa perderam credibilidade. A pesquisa do Ibope, no entanto, se aproxima mais da voz rouca das ruas. Dilma lidera com 39% das intenções de voto, contra Serra com 34%. Na simulação de um improvável segundo turno, Dilma aparece com 46% contra Serra com 40%.

O Instituto Datafolha ou está com metodologia incorreta ou está corrompido.

30 de julho de 2010

 

Hoje, sexta (30), às 18h, Vânia Galvão inaugura seu comitê eleitoral na Federação

Candidata a deputada estadual (PT), Vânia Galvão, 13.133, inaugura hoje, dia 30 de julho, sexta-feira, 18h, seu comitê eleitoral, à rua Caetano Moura, 587, bem defronte a Faculdade de Arquitetura da UFBA.

Vânia faz uma dobradinha fiel com o candidato Emiliano, 1331, a deputado federal. Seus trabalhos políticos se complementam. Vânia é necessária na Assembléia Legislativa da Bahia, para dar suporte ao segundo governo Wagner.

 

Serra, o candidato do PSDB/DEM, foge do debate como o diabo foge da cruz.

Está em curso a estratégia eleitoral do medo. O candidato Serra (PSDB/DEM) é seu patrono. Essa história idiotizante de tentar vincular o PT e, por tabela, a candidata à presidência Dilma, à guerrilha, ao narcotráfico e ao banditismo, tenta substituir o debate político por acusações esdrúxulas. O serviço sujo inicial coube ao candidato a vice de Serra, mas, logo em seguida Serra e todo o comando de campanha embarcou neste discurso despolitizante.

O que Serra quer esconder?

Serra quer evitar com a estratégia do medo (FARCS, guerrilha, aborto, comando vermelho e outras acusações absurdas) que os oito anos do presidente Lula sejam comparados aos oito anos de Fernando Henrique Cardoso. Dilma é o projeto de Lula, Serra é o projeto de FHC. São dois projetos antagônicos.

O caso da Petrobrás é bastante ilustrativo. No governo FHC – do qual Serra participou e liderou – por muito pouco a Petrobrás não se transformou em Petrobrax.

Não se tratava apenas de mudança de marca. Simbolizava o primeiro passo para a entrega da estatal às multinacionais do petróleo. O risco foi afastado com a vitória de Lula e a posse em 2003. Com Lula, o sucateamento da Petrobrás foi encerrado. Começou então o processo de investimento, valorização da empresa e de seu quadro técnico, que redundou na descoberta do pré-sal.

Ou seja, FHC e Serra queriam privatizar a Petrobrás. Se Lula não ganha hoje o país estaria nas mãos de empresas estrangeiras de petróleo.

O que Serra quer esconder?

Que o programa Bolsa Família se transformou no maior programa de transferência de renda da história do Brasil, passando a ser referência mundial. Antes Serra era contra, chamava o Bolsa Família de Bolsa-Esmola. Em plena campanha eleitoral decidiu anunciar que “dobraria” o Bolsa Família.
Com a estratégia do medo, Serra quer evitar o debate sobre o Bolsa Família. Mais do que um programa de assistência social, significa o rompimento com a exclusão, sendo responsável pelo crescimento econômico ao incluir no mercado consumidor mais de 44 milhões de brasileiros.

O Bolsa Família aumentou o consumo, o comércio vendeu mais, as fábricas e a agricultura expandiram a produção e contrataram trabalhadores. Mais renda, mais emprego, mais impostos arrecadados, mais benefícios sociais.

Para o bem do Brasil, Serra não pode ganhar.

29 de julho de 2010

 

Emiliano foi à reunião com twitteiros, Dilmaboy, Wagner e militantes

Petista baiano mais influente no twitter, segundo as ferramentas da Internet, o candidato a deputado federal Emiliano (1331) participou quarta-feira (28), em Salvador, do encontro de twitteiros e blogueiros de @jaqueswagner e @dilmabr, realizado no comitê central de Wagner. O evento contou com a presença de mais de 300 twitteiros.

Estando em Belo Horizonte, eu vi Emiliano na foto. Estou impressionado. Não há campanha nas ruas em BH. Não há muros pintados, não há bandeiras, e os comitês eleitorais só podem colocar placas de 4 metros quadrados.

Parece até que o TRE mineiro não quer eleições.

Entre os participantes estavam o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner, o vice Otto Alencar, os candidatos ao Senado Lídice da Mata (400) e Walter Pinheiro (130), o coordenador da campanha de Dilma Rausseff na internet, Marcelo Branco, o articulador político da campanha presidencial, Juan Pessoa, e o fenômeno na internet Dilmaboy, o estudante de publicidade goiano, Paulo Reis.

O vídeo do Dilmaboy já tem mais de 280 mil acessos, um fenômeno do YouTube.

O estudante goiano Paulo Reis se filiou ao PT em Salvador.

27 de julho de 2010

 

Marcelo Simões, publicitário baiano, lança livro em São Paulo

Depois que a Barraca do Luciano, de Pituaçu, foi destruída pelo autoritarismo do Ministério Público da Bahia e omissão da Prefeitura Municipal, o publicitário baiano Marcelo Simões decidiu lançar seu primeiro livro de ficção em São Paulo. Marcelo Simões mora tempos em Salvador, tempos lá, atende contas lá e aqui. Soube que está prestando consultoria para a campanha de Maria Luiza a deputada estadual - peemedebista rebelada contra Geddel.

O livro de Simões intitula-se “Vôo para a escuridão” – publicado pela Geração Editorial. Ele adiantava pra gente algumas passagens da obra enquanto tomávamos cerveja na Barraca do Luciano. Trata-se de uma história eletrizante cujo cenário principal é o presídio de Itaí, no interior paulista, exclusivo para estrangeiros.

O livro de Marcelo Simões foi lançado hoje, terça-feira (27), às 19h, na FNAC, avenida Paulista, 901, Térreo. O livro conta o drama vivido por um comissário de bordo, o colombiano Jak Harb, preso durante exatos 400 dias e lançado, sem piedade, em um mundo de pavor e sombras.

A história de Jak Harb poderia ter saído da cabeça de um romancista, com o risco do personagem parecer artificial, de construção óbvia e fácil, por causa da teia de estereótipos e bolsões de preconceitos que o envolvem: colombiano, comissário de bordo, homossexual, flagrado quando recebia dólares de um traficante em um hotel nas imediações do aeroporto de São Paulo e lançado, sem piedade, nos labirintos do Presídio de Guarulhos II e da Penitenciária de Itaí.

É uma obra que mostra a insensibilidade humana e a crueza da vida com suas armadilhas.

Estou curioso para ler. Não há data para o lançamento em Salvador. Ainda.

 

Há mil razões para votar em Vânia Galvão, deputada estadual (PT)

Há mil razões para votar em Vânia Galvão a deputada estadual pelo PT da Bahia. Representante dos funcionários da Universidade Federal em décadas de luta por melhores condições de trabalho, sindicalista correta, vereadora com um mandato coerente com suas propostas. Mas, apenas uma bastaria. É sua luta denunciando a banalização da violência contra as mulheres. Ela rejeita inclusive a violência moral embutida em letras horrorosas de canções com seus repetidos refrões.

Afinal, o que há de engraçado em desqualificar as mulheres? questiona Vânia Galvão. Certas letras de música tentam, de fato, substituir a mulher sujeito político por uma pessoa desprovida de vontade, sem cidadania, que pode levar um “tapinha”. Dinheiro público não deveria ser repassado para artistas que disseminam conteúdos machistas, racistas, homofóbicos, porque não contribuem em nada para uma sociedade sem violência. Também acho. Estou com Vânia Galvão – 13133.

 

Marina tem mais dignidade que Serra, aquele que jogou a ética pela janela

Marina Silva, candidata do PV à presidência da República, exaltou a participação de Dilma Roussef na luta armada contra a ditadura militar de 1964. Sabatinada pelo Portal Terra, Marina rejeitou a classificação de Dilma como “terrorista”, queimação muito difundida na Internet pela campanha subterrânea de Serra.

Marina Silva: “Acho que ela lutou pela democracia. Tinha um grupo de jovens que foi à luta por um direito sagrado. Não acho correto ficar chamando de terrorista”.

Como se vê, Marina Silva não perdeu a dignidade e a lucidez. O que não se pode dizer de Serra, que tem usado o antigo discurso anticomunista como ferramenta eleitoral.

26 de julho de 2010

 

Aumenta o desconfiômetro: sem manipulação do “método Datafolha” Dilma lidera nas pesquisas

A Agência Carta Maior foi muito elegante no título de seu Editorial: “Sem interferência do “método Datafolha” Dilma lidera”. O título deveria ser “Sem a manipulação grosseira do “método” Datafolha Dilma lidera”.

A Agência Carta Maior, com base nas informações do jornal Valor (26/07/2010), comenta:

“Nas declarações espontâneas de voto, imunes às distorções de abordagem e amostragem do Datafolha, os resultados do instituto da família Frias, sintomaticamente, se assemelham aos apurados pelo Vox Populi.

Ou seja, a liderança de Dilma emerge indiscutível, a saber:

Datafolha, espontânea: Dilma 21% X Serra 16% (uma diferença de cinco pontos);

Vox Populi, espontânea: Dilma 28% X Serra 21% (uma diferença de sete pontos).

Nas respostas espontâneas colhidas pelo Datafolha 4% ainda declaram voto em Lula e outros 4% mencionam ‘no candidato do Lula’ e ‘no candidato do PT’. Um universo de 8 pontos que deve transitar majoritariamente para a candidatura Dilma, graças à maior exposição da ex-ministra ao lado de Lula na propaganda eleitoral gratuita”.

O comentário da Agência Carta Maior termina aqui. A manchete do Valor é a seguinte: “Vox e Datafolha convergem na espontânea”.

A cada análise fica mais aceso o desconfiômetro diante da pesquisa datafolha que “achou” um estranho empate técnico entre Serra e Dilma.

 

EU LHE DOU 13 BONS MOTIVOS PARA VOTAR EM EMILIANO DEPUTADO FEDERAL 1331

1 - Emiliano é Ficha Limpa. Apoia as conquistas do Governo Lula. E quer mais: eleger Dilma Presidente, reeleger Wagner Governador, eleger Lídice da Mata e Walter Pinheiro senadores.

2 - Defende o ensino público, gratuito e de qualidade. Consolidação das conquistas e ampliação das verbas das universidades federais (UFBA, UFRB e UNIVASF) e estaduais (UNEB, UESB, UESC e UEFS). Universidades no interior da Bahia. Aprimoramento do ensino privado. Salários decentes, Plano de Carreira e Formação Continuada para professores. Defende o ProUni e as cotas nas universidades para afrodescendentes e indígenas. Fortalecimento e ampliação das escolas técnicas estaduais e federais. Educação integral no Ensino Básico. Erradicação do analfabetismo.

3 - Defende a agricultura familiar e a reforma agrária. Ampliação do sistema de crédito para agricultura familiar, garantindo mais recursos para a assistência técnica e extensão rural. Transformação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) na Empresa Baiana de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (EBDAF).

4 - Defende a liberdade de religião, para todas as denominações religiosas. Combate a intolerância religiosa.

5 - Apoia a luta dos trabalhadores urbanos e rurais e se solidariza sempre com o movimento sindical. Defende a livre organização dos trabalhadores, o direito de greve e salários dignos para o funcionalismo público. Defende a Petrobras, Banco do Brasil e CEF.

6 - Defende os direitos humanos. De modo especial, os direitos das crianças e adolescentes, das pessoas com deficiência, das mulheres, dos idosos, dos homossexuais.

7 - Defende uma reforma política profunda, com lista fechada, financiamento público de campanha, fidelidade partidária e transparência cada vez maior das atividades da Câmara dos Deputados e do Senado.

8 - Defende uma política para a juventude que saia do papel e se transforme em movimento real da sociedade. Defende a criação do Estatuto e do Plano Nacional de Políticas Públicas para a Juventude.

9 - Defende a universalização do acesso à cultura. Provou isso quando foi relator do Plano Nacional de Cultura, garantindo um planejamento abrangente para o setor.

10 - Defende uma política para defesa do meio-ambiente, manutenção do Código Florestal, preservação das nascentes e margens do Rio São Francisco. Apresentou Projeto de Lei criando o Parque Nacional do Velho Chico incluindo as áreas ciliares das bacias do São Francisco.

11 - Defende políticas públicas de distribuição de renda e atenção integral à família , como o Bolsa Família e o Programa de Saúde da Família (PSF). O fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS). Consolidação e ampliação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS-24Horas) e a construção de mais hospitais regionais.

12 - Defende a democratização dos meios de comunicação, apoio e legalização das rádios comunitárias, liberdade para a internet, e critica o monopólio de poucas famílias que controlam a mídia.

13 - Emiliano defende uma política externa soberana e independente, as ações de solidariedade do Brasil ao Haiti e a todos os países em estado de calamidade. É contra a instalação de bases militares no Brasil e na América Latina. Emiliano é da paz, da democracia e do socialismo.

 

A pesquisa Datafolha desmente a pesquisa Datafolha

Continuo achando muito estranho esse “empate técnico” entre Dilma (PT) com 36% e Serra (PSDB) com 37%, que o instituto do Grupo Folha encontrou. Os números não batem com o restante da própria pesquisa.

É muito estranho porque o “empate técnico”, anunciado em manchete pela Folha de S. Paulo, não corresponde ao resultado, por exemplo, da modalidade espontânea, na qual Dilma está à frente com 21% contra Serra 16%. Lembrem-se que os marqueteiros dão enorme importância à pesquisa espontânea, mais até do que a pesquisa induzida por cartões.

A desconfiança aumenta. Segundo a própria pesquisa, mais eleitores apostam em uma vitória de Dilma do que no sucesso de Serra. Para 41% dos eleitores, quem vencerá é Dilma. Para 30% dos eleitores quem vencerá é Serra.

Estão vendo como é difícil acreditar na manchete da Folha de S. Paulo?: “Serra e Dilma mantêm empate a 24 dias da TV”. Esta manchete é um contraponto à manchete do Jornal do Brasil: “Vox Populi: 8 pontos de vantagem para Dilma”.

Mais estranho ainda porque Serra tem maior rejeição. Os que não votariam de jeito nenhum em Serra chegam a 26%, e os que não votariam de jeito nenhum em Dilma estão em 19%.

Mais desconfiança. O Datafolha pesquisou a convicção dos entrevistados. Dos que apóiam Dilma, 78% disseram estar “totalmente decididos”, dos que apóiam Serra 67% disseram estar “totalmente decididos”. Pior, na pesquisa anterior 70% dos eleitores de Serra responderam estar “totalmente decididos”. Ou seja, pelo menos 3% dos eleitores de Serra estão vacilando.

O jornalista Luis Nassif acabou de me convencer que há algo errado no Instituto Datafolha. Ele publicou em seu blog um artigo intitulado “Metodologia da pesquisa”, em que aponta onde o Instituto Datafolha erra.

Para fazer economia de recursos, o Datafolha dispensou especialistas e montou uma metodologia falha. Em vez de fazer entrevistas de casa em casa, coloca seus pesquisadores em locais públicos, caçando pesquisados na base do OLHÔMETRO.
Assim, no “olhômetro”, o Grupo Folha capta movimentos errados, monta amostragens incorretas - já que a idade, condição social e educacional dependem do olhômetro - e acabam não refletindo o perfil da população brasileira levantada pelo IBGE.

E olhem que Nassif ainda não tocou nas negociatas de bastidores.

25 de julho de 2010

 

Blogs registram debate com Waldir e Emiliano em Ipiaú

A participação de amigos e admiradores de Euclides Neto foi uma constante na realização do Seminário temático realizado no Campus da Uneb de Ipiaú, organizado pelos professores Adilma Rocha, Ana Sayonara, Otávio Assis e Victor Hugo. O encerramento contou com a participação de dois dos grandes amigos de Euclides Neto, Waldir Pires e Emiliano José. Com isso, revestiu-se de maior brilhantismo o evento Grandes Autores e Obras da Literatura Luso-Afro-Brasileira, que focalizou o escritor baiano Euclides Teixeira Neto, sua vida e sua obra.

Discorrendo sobre o tema ”Euclides Neto, o político” Emiliano, que é candidato a deputado federal, referiu-se a seu texto, então publicado no jornal Tribuna da Bahia intitulado A rotina e o heroísmo “[...] Há variadas espécies de homem. Uma delas, o sábio, é para mim mais que um gênio – não dispara as luzes deste, mas derrama ensinamentos colhidos vida afora. Ao mesmo tempo, recicla seu conhecimento a cada minuto, acreditando mais na força da construção rotineira da vida do que no ato heróico em si. O sábio é uma espécie de farol. Assim é Euclides Neto…”, concluiu, com emoção.

Já Waldir Pires, lembrou que juntos, eles concluíram o curso de Direito em 1949. Ressaltou a amizade sincera com Euclides durante 50 anos, acompanhando sua trajetória desde quando advogou, por 40 anos, para os trabalhadores rurais. “Continuamos nos falando com frequência. Em 1962, Euclides foi eleito prefeito de Ipiaú e seu primeiro ato foi desapropriar uma propriedade rural, distribuir as terras e criar a “Fazenda do Povo”. Em 1986, eleito governador da Bahia, pude contar com Euclides Neto como meu Secretário da Reforma Agrária e Irrigação”, finalizou Waldir.

Euclides Neto teria gostado muito de assistir a palestra de dois dos seus mais admirados amigos e, certamente, vivo estivesse, votaria em Emiliano para deputado federal. Editado a partir de Informações do Ipiaú Notícias e Bahia de Fato

REVISTA BAHIA EM FOCO

VEJA FOTO DO DEBATE EM IPIAÚ NOTÍCIAS

 

Se Serra ganhar, nem a Caixa Econômica Federal escapa, alerta Emiliano 1331


 

Se Serra ganhar, o Banco do Brasil já era, alerta Emiliano 1331


 

Se Serra ganhar, a Petrobras será privatizada alerta Emiliano 1331


 

Faça parte da constelação SOU WAGNER e exerça sua cidadania

É bom estar à frente nas pesquisas, mas, a melhor pesquisa, como bem diz o governador Jaques Wagner, é a mobilização, é disposição para pedir votos, exercer ativamente sua cidadania. As pesquisas indicam que os baianos escolheram Dilma presidente, Wagner governador. Mas pesquisa é apenas pesquisa de intenção de voto, não é o voto. Somente a mobilização leva ao voto em Dilma, Wagner, Lídice e Pinheiro senadores. E para deputado federal Emiliano 1331.

O site de campanha de Wagner criou um espaço chamado CONSTELAÇÃO para você se cadastrar e participar da mobilização. Seja mais uma estrela.

CLIQUE NA CONSTELAÇÃO

 

Lula continua com 88% de aprovação no Nordeste

Não dá para confiar na pesquisa do Datafolha. O engajamento do Grupo Folha na campanha de Serra desautoriza qualquer grau de confiança. Importante é lembrar que, segundo a Vox Populi, o presidente Lula está com 88% de aprovação no Nordeste e, no Brasil como um todo, continua com 78% de aprovação. E como 18% dos entrevistados ainda não identificam Dilma como candidata de Lula, a tendência é Dilma aumentar a frente de 8 pontos sobre Serra.

 

Serra, PSDB e jornalistas de direita retomam discurso anticomunista e conservador que levou ao golpe de 1964

A campanha de Serra à presidência ressuscitou um discurso udenista que a redemocratização do país havia praticamente enterrado. A “denúncia” de ligação do PT com as FARC da Colômbia, além de falsa, equivale às acusações dos militares golpistas contra a esquerda que lutou contra a ditadura. Eles seriam agentes financiados pelo ouro de Moscou. Atrás dos votos da porção silenciosa da população, o discurso da campanha de Serra está eivado de moralismo, agressividade e conservadorismo de costumes, além de gosto atávico pela mentira.

O discurso reacionário não é um acidente. Faz parte da estratégia eleitoral dos dirigentes do PSDB/DEM. Um grande retrocesso. No caso do DEM não há nada de novo, porque eles são os políticos ou os herdeiros políticos do ex-PFL, ex-PDS, ex-ARENA, as várias versões dos partidos que defenderam a ditadura militar de 1964 com seus assassinatos, desaparecimentos e torturas. Da parte do DEM é também uma reação rancorosa contra o PT que desde o nascimento denunciava as malfeitorias dos donos do poder.

Duro é ver Serra e os dirigentes do PSDB jogarem no lixo suas próprias trajetórias de luta contra a ditadura. Serra foi da Ação Popular, organização revolucionária que lutou contra a ditadura. José Aníbal (PSDB-SP) foi companheiro de Dilma Rousseff na POLOP; Aloysio Nunes (PSDB-SP), candidato ao Senado, militou na ALN, organização revolucionária que aderiu à luta armada; Fernando Gabeira (PV-RJ), candidato ao governo do Rio, foi do MR-8 da luta armada e dos sequestros.

E o que dizer dos ex-comunistas do velho partidão (PCB) que rejeitou a via armada e propôs resistência política à ditadura? Dele fizeram parte o governador paulista Alberto Goldman (PSDB-SP); o ex-prefeito César Maia (DEM-RJ), o senador Arthur Virgílio Neto ((PSDB-AM) e o ex-deputado Roberto Freire (PPS-SP). Todos lutaram contra a ditadura militar integrados ao MDB. Na Bahia poderiam ser citados Marcelo Cordeiro (PSDB) e João Almeida (PSDB), sendo que este chegou a ser preso político.

O Brasil é uma democracia graças à luta de todos eles. Dos que optaram pela resistência no MDB e pelos que optaram pela luta armada, como os hoje petistas José Genoíno, José Dirceu, Fernando Pimentel, Marco Aurélio Garcia, Ricardo Zarattini, Rui Falcão, Franklin Martins, Carlos Minc e Dilma Roussef. E também graças à luta dos sindicalistas que promovendo greves em massa colocaram em xeque a ditadura, como Luis Inácio Lula da Silva. Da Bahia pode ser citado Emiliano José, entre muitos.

Todos, todos lutaram contra a ditadura militar. Graças a eles o Brasil vive numa democracia , imperfeita, mas democracia com eleições. A diferença que é que os tucanos rasgaram suas histórias de luta. Agora, quem lutou contra a ditadura é criminalizado pelo discurso deles. Dilma Rousseff foi da VPR, ohh, alguém do PT falou com representantes das FARC, ohh, alguns combatentes assaltaram bancos, ohh. Tal candidato é a favor da descriminalização do aborto, ohh, fulano é ateu, ohh. Tal candidato é contra símbolos religiosos nas repartições públicas, ohh. Mais um pouco e a campanha do Serra vai denunciar “comunistas que comem criancinhas” como pregavam os militares assassinos e a ARENA. É mais que hipocrisia política. É a adoção consciente e pensada de uma perigosa estratégia de campanha eleitoral.

E os jornalistas, onde ficam nisso tudo? Praticamente todas as revistas e jornais editam matérias com tom denuncista, lembrando a UDN de Carlos Lacerda e ACM que levou Getúlio Vargas ao suicídio e dez anos depois ao golpe militar. Geralmente são contra o PT. Há uma caça moralista a supostos desvios de conduta, sempre por parte de petistas que apóiam Dilma Rousseff.

Lúcido é o presidente Lula que tem rejeitado esse discurso reacionário. Dilma Rousseff lutou contra a ditadura? Pois sua vida é comparável à vida de Nelson Mandela, responde Lula. Marighella, como Tiradentes, foi um herói do povo brasileiro, afirma Lula. Há jornalistas que publicam em seus blogs fotos de massacres na Colômbia, atribuídos às FARC, mas perpetradas pelos paramilitares ligados a Uribe.

Para eles, não importa a verdade. O que importa é reavivar planos de guerrilha, cenas sangrentas, e vincular o PT às FARC. São técnicas nazistas. As mentiras repetidas mil vezes tornam-se verdades.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?