7 de agosto de 2010

 

Padre Renzo fortalece campanha de Emiliano

Padre Renzo Rossi está em Salvador. Neste sábado (7), visita amigos no bairro Itapuã, em companhia do escritor e candidato a deputado federal Emiliano (PT). Padre Renzo veio da Itália, para onde voltou depois de exercer o sacerdócio por décadas na Bahia.

Entre os amigos estão os ex-presos políticos que lhe ofereceram um jantar. Emiliano escreveu “As asas invisíveis do Padre Renzo”, com versões em português e italiano, contando a história do padre que desafiava a ditadura militar, percorrendo os presídios, dando assistência aos presos políticos.

É sempre uma alegria rever velhos companheiros. Bebi com gosto um cálice de vinho com Benjamin Ferreira, que foi o primeiro prisioneiro a ser visitado por Padre Renzo. Ele era ativista católico na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Capelinha de São Caetano, periferia de Salvador.

No livro, Emiliano resgata a história de Padre Renzo. Em 1975, os familiares de Benjamin Ferreira procuraram Padre Renzo, queriam que o padre intercedesse junto aos milirares, temiam pela vida do prisioneiro. Ao iniciar a busca pelas cadeias de Salvador, para salvar a vida de um cristão católico, Renzo encontrou a sombra da noite, viu a repressão em carne viva, nas marcas de torturas sofridas por outros presos inimigos do regime militar.

O sofrimento de homens e mulheres fez Renzo decidir por uma guinada em sua missão de sacerdote: a partir dali, iria se dedicar a levar conforto espiritual aos presos políticos e lutar por suas vidas e por sua libertação.

LUTA PELA ANISTIA

Da assistência aos presos políticos, Padre Renzo engrossou as fileiras em busca de apoio internacional em favor da anistia. Padre Renzo Rossi é parte viva da história de resistência da Igreja Católica contra a ditadura militar. Só parou quando em 1981 o último preso político foi libertado.

Renzo guardou documentos dessa experiência de vida e foi com base nestes arquivos pessoais que Emiliano escreveu sua obra. Uma das peças mais importantes do arquivo é sem dúvida a Declaração assinada pelo arcebispo de Salvador no período 1975-1986, o cardeal D. Avelar Brandão Vilela, onde ele confere a Renzo o papel de representante da Igreja Católica junto aos presos políticos. O documento é uma espécie de "salvo conduto" para que o padre pudesse ter acesso aos presídios, contra a resistência dos militares em permitir sua entrada. Em muitas ocasiões, Renzo chegou a visitar militantes que tinham acabado de passar por sessões de tortura.

Igualmente importantes são as cartas dirigidas aos juízes militares, datadas de 1977, em que os presos e presas do Rio de Janeiro anunciam o início de greves de fome, contra as más condições das prisões e pela transferência das mulheres para um presídio feminino.

As greves de fome foram uma importante forma de luta dos presos políticos. A última delas ocorreu em plena decretação da Anistia, em agosto de 1979. Ilustra o processo de liberação o Alvará de Soltura do baiano Paulino Vieira, ex-preso da Galeria F, na Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, que também está disponível no portal. Paulino foi solto em 29 de agosto de 1979, por força da Lei nº 6683, o "Decreto da Anistia", promulgado um dia antes.

MAMÃE, POR QUE ESTÁ ROXA?

Entre as trocas de correspondências pessoais, destacam-se as cartas que revelam a amizade e a dedicação de Renzo à família do casal Amelinha e César Telles, ex-presos políticos de São Paulo. Renzo conheceu César em uma de suas primeiras visitas ao presídio do Barro Branco, na capital paulista. Ficou impressionado com o drama da família, destroçada pela separação imposta pela repressão.

César e Amelinha foram presos em 28 de dezembro de 1972. Os dois filhos, Janaína e Édson Luis, ficaram praticamente órfãos. Um texto comovente escrito de próprio punho por Amelinha relata o drama vivido por ela e o marido, quando os dois meninos foram visitá-los no DOI-CODI, logo após sofrerem torturas. Ao ver o estado dos pais, Édson Luis, de apenas 5 anos, pergunta a eles: "mãe, vocês está doente? Por isso você está roxa? E por que o papai está verde?"

Mesmo após a liberação do casal (César Teles saiu da prisão em março de 1977), Renzo continuou dando assistência à família, para que refizessem suas vidas fora da cadeia. Ajudou-os financeiramente, inclusive. Em uma de suas cartas ao casal, em 1980, Renzo menciona este fato. Continuou também a ser um confidente. A ele, Amelinha escreveu em 1987 e lhe revela sua frustração e tristeza por ter sido expulsa do PCdoB. "Tive que enfrentar uma situação tão difícil quanto a prisão em 1972", confessa.


Longa vida ao Padre Renzo.

 

Ibope mostra que Dilma lidera, Wagner ganha no 1º turno e Souto vence na rejeição

Estava no Café Primaz, ouvindo Roberval e o trio Cama de Voz cantar e não deu para registrar ao vivo. A TV Bahia/Rede Globo/Família ACM divulgou a pesquisa Ibope encomendada. Dilma (PT) segue com 39% contra 34% do Serra. Geddel tá lá embaixo com 11%. Paulo Souto (DEM) lidera na rejeição com 26%, seguido por Bassuma (20%). Wagner tem a menor rejeição com 16%. A candidata ao senado, Lídice da Mata (PSB), continua à frente do companheiro Walter Pinheiro (PT) e Wagner, com uma avaliação positiva de 53%, ganha no 1º turno, com 46% contra 19% de Souto, se a eleição fosse hoje. Souto do DEM só ganha numa coisa, no vil metal. Ele arrecada mais que o governador Wagner. Serão os negócios da Ilha do Urubu?.

 

Vinicius Wu explica porque Serra perdeu o debate na TV Band

Serra apostou no debate como estratégia de campanha. Dilma não. Serra acha que dará a última “cartada” contra a candidata “inexperiente”. Os debates não estão dentro da estratégia de campanha de Dilma. Ela pretende explorar, como faz com muita competência, o sucesso dos dois governos de Lula, contra o fracasso dos dois governos de FHC. Para Dilma basta, portanto, ir ao debate e empatar o jogo. Ainda mais agora que tem 10 pontos de vantagem nas pesquisas. Como Serra não “surrou” Dilma, como os tucanos esperavam, Serra perdeu. Dilma estava nervosa? Ora, todos estavam nervosos, menos o Plínio. O Brasil já amadureceu o suficiente para não definir seu voto através dos truques de debate ou produção de TV. A televisão é importante, mas não determina tudo ou Lula não estaria com a popularidade no céu. Serra errou ao anunciar antes uma vitória “acachapante” no debate. Serra perdeu. O artigo de Wu está AQUI

 

Blog Bahia de Fato indicado para Selo de Ouro

O blog Bahia de Fato é um espaço dedicado ao jornalismo opinativo, independente. Não aceita publicidade, propaganda, patrocínios, apoios e doações. Coloca seus textos à disposição da blogosfera, sem exigir sequer citação da fonte. Cita a fonte quem quiser. Também não participa de concursos.

Mas, é confortante ser indicado pelo Blogão do Pereira para o Selo de Ouro. Um sinal de reconhecimento, pela seriedade de quem indicou.

Segundo Washington Pereira, editor do Blogs em Revista, que é o mesmo Blogão do Pereira, o recebimento deste selo requer quatro procedimentos básicos:

1º Colocar a imagem do selo no seu blog;

2º Indicar o link do Blog que nos indicou;

3º Indicar blogs para receber o selo;

4º Comentar nos blogs indicados sobre este selo.


Os Blogs indicados pelo Blogão do Pereira são:


1º - Brasil, Mostra a Tua Cara! - http://brasilmostraatuacara.blogspot.com/

2°- Bahia de Fato - http://bahiadefato.blogspot.com/

3°- Blog do Dedé Montalvão - http://dedemontalvao.blogspot.com

4º- Anais Políticos - http://anaispoliticos.blogspot.com/

5º- Crônicas do Motta - http://cronicasdomotta.blogspot.com/

LEIA MAIS NO BLOGÃO DO PEREIRA

 

Folha de S. Paulo viola direitos humanos de criança ameaçada de morte

Os fascistas da mídia chamam de “liberdade de expressão”, mas, sob o manto deste clichê viola os direitos de uma criança sexualmente violentada e inserida no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes. A Secretaria Especial dos Direitos Humanos divulgou nota oficial protestando contra reportagem da Folha de S. Paulo. A Folha de S. Paulo, além de se corromper deturpando o noticiário para favorecer a candidatura de Serra (PSDB), agora parte de vez para a extrema-direita violando direitos humanos de crianças agredidas.

LEIA NOTA OFICIAL

A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, lamenta a matéria veiculada no jornal Folha de S. Paulo na data de hoje (5), intitulada “Vida em looping”, pela forma equivocada e estigmatizante como se refere à jovem L.A.B., inserida no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) em novembro 2007, após ter sido vítima de violência sexual, tortura e prisão ilegal na cadeia de Abaetetuba, estado do Pará. Ameaçada por denunciar seus agressores, a jovem é exposta no texto não como se não fosse vítima e sim algoz de seu próprio destino.

Cabe esclarecer:

1. Desde dezembro de 2009, o jornal foi alertado de que a exposição pública da adolescente significaria risco ao seu processo de recuperação e de sua própria vida;

2. O texto publicado na edição de hoje coloca em risco o processo de recuperação da jovem e impõe-lhe uma nova vitimização;

3. A tese da matéria colabora para dificultar a responsabilização de seus agressores, na medida em que a desqualifica como vítima;

4. A revelação de informações acerca de atos praticados por L.A.B. à época em que ainda era adolescente fere dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre eles os Artigos 143 e 247, que asseguram o sigilo dos atos judiciais e o direito da adolescente a não ter sua identidade revelada nos meios de comunicação;

5. O PPCAAM, no qual a adolescente foi inicialmente acolhida, tem como objetivos principais a preservação da integridade física e a proteção integral, como estabelece o ECA, o que efetivamente foi assegurado ao longo de sua permanência no Programa. Atualmente a jovem e seus familiares encontram-se em segurança no sistema de proteção a pessoas ameaçadas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.

Brasília, 05 de agosto de 2010

6 de agosto de 2010

 

Para deputado federal, cantora Claudia Cunha vota Emiliano 1331

A cantora Cláudia Cunha é dona de uma bela voz, de um corpo sensual e de muita inteligência. De vez em quando eu a vejo cantando chorinho no Teatro SESI, ali no Rio Vermelho. E agora vejo no YouTube sua declaração pública de voto. Para deputado federal ela vota em Emiliano (PT).

“Ainda estudante da Escola de Música, eu tive a oportunidade de conhecer o profissional, a pessoa atuante que é Emiliano, e me identifiquei com seus valores, seus ideais. Desde então o meu voto é dele”, declarou a cantora e compositora Claudia Cunha no vídeo que está no YouTube.

Nascida em Belém e residindo em Salvador desde 1996, Claudia Cunha é formada em música pela UFBA e tem se apresentado ao lado de artistas como Leila Pinheiro, Ed Motta, Geraldo Azevedo e outros, participando de diversos festivais pelo País. Paralelo ao seu trabalho solo, tem atuado ativamente no universo do choro e do samba, como cantora do Grupo Mandaia e convidada do grupo de choro Os Ingênuos.

Em 2007, ganhou o Troféu Caymmi de melhor cantora e o prêmio de melhor intérprete do V Festival da Rádio Educadora FM. No mesmo ano foi a vencedora do Prêmio Braskem de Música. Lançou seu CD de estréia "Responde à Roda" no final de 2008.

Veja aqui a bela cantora

 

No debate, Serra confundiu programas e não explicou privatizações

O primeiro debate entre os presidenciáveis teve, entre suas principais marcas, o desconhecimento revelado por José Serra (PSDB) sobre o programa Luz para Todos e sobre ações do Ministério da Educação para a alfabetização de crianças excepcionais.

Provocado por Dilma Rousseff (PT) a avaliar os investimentos na indústria naval e os benefícios do Luz para Todos, Serra perguntou duas vezes o nome do programa que está garantindo energia elétrica à população pobre da zona rural. Informado do que se tratava, disse que a iniciativa do Governo Lula era uma continuação do programa Luz no Campo, do Governo Fernando Henrique Cardoso, que levou iluminação a “umas 500.000 famílias”.

Dilma o corrigiu:

“O Luz para Todos é completamente diferente do Luz no Campo, que exigia que os beneficiários do programa pagassem pela iluminação. Por isso, só conseguiram beneficiar 500.000 famílias em 8 anos”, afirmou Dilma, que mostrou o que fez o governo atual.

“Quando chegamos, o déficit de pessoas sem energia elétrica era de 2 milhões, e agora esse número foi atingido.”

O segundo engano de Serra foi quando insinuou que as Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) perderam subsídios que o Ministério da Educação dava para o transporte das crianças à escola. Dilma explicou que os recursos da APAE não foram cancelados, mas passaram a ser distribuídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

PRIVATIZAÇÕES

Ao comentar como trataria o patrimônio público, Serra evitou detalhar o que fará.

“Vou valorizar o patrimônio público, usando-o bem”, limitou-se a dizer. Em seguida, afirmou que, apesar das críticas às privatizações do Governo FHC, nada foi reestatizado no Governo Lula.

“É porque nós respeitamos contratos”, respondeu Dilma, que questionou o tucano sobre outro aspecto do processo de privatizações.

“Não entendo como pode alguém obter R$ 100 bilhões pela venda do patrimônio público e deixar crescer a dívida pública – de R$ 30 bilhões para R$ 70 bilhões. Como pode essa mágica financeira?” questionou a petista. Serra não respondeu.

EMPREGOS

Dilma também questionou Serra sobre a forma que ele usaria, se fosse eleito, para assegurar a criação de 14 milhões de empregos com carteira assinada, como ocorreu durante o Governo Lula.

“Não faço política olhando no retrovisor”, esquivou-se Serra.

“Não acho prudente que se esqueça o passado”, devolveu a petista acrescentando que o crescimento do emprego se tornou possível, principalmente, pela forte atuação do governo em programas de inclusão social, como o Bolsa Família.

SAÚDE

Outro ponto de divergência entre Serra e Dilma foi a realização de mutirões da saúde. Para o tucano, são fundamentais. Já Dilma ponderou que eles constituem uma medida de emergência.

“Mutirão não pode ser nossa característica na política de saúde”, disse Dilma, que citou a ampliação das cirurgias eletivas de catarata na rede pública de saúde. A presidenciável petista também prometeu investir fortemente no Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de acrescentar rapidez e qualidade à rede pública.

INDÚSTRIA NAVAL

O próprio Serra elogiou o estímulo oferecido pelo Governo Lula à indústria naval, mas pediu mais investimentos. Foi quando Dilma lembrou que o setor estava sucateado e que “a política do governo anterior pra indústria naval era sondar navios de Cingapura e Coréia, em vez de privilegiar a indústria nacional”.

Fonte: Blog Por um Novo Brasil e http://www.brasiliaconfidencial.inf.br/?p=19688

 

Dilma venceu por larga margem o debate na TV Band, e foi melhor do que encomenda.

Olhando superficialmente não parece tanto, porque, com regras rígidas, e pouco tempo para desenvolver os temas, fica tudo meio nivelado. Mas uma análise mais aprofundada mostra quer a percepção deixada no telespectador foi melhor do que a encomenda.

Dilma venceu porque se mostrou a mais capacitada para enfrentar os desafios do Brasil, e porque demarcou exatamente seu terreno político, o do "lulismo". De quebra, Dilma teve uma postura televisiva muito boa, salvo um curto momento inicial, quando ainda não estava à vontade no debate.

Serra foi o pior de todos, porque saiu do debate do jeito que não queria: com FHC pendurado no pescoço, e com um perfil debatedor de político malandro, se esquivando o tempo todo de perguntas inconvenientes. Mas conseguiu escapar de um desastre.

Nos momentos em que fez críticas de oposição mais forte, Serra pintou um quadro muito pior do que a realidade. O brasileiro sabe que o governo Lula não resolveu todos os problemas do Brasil (e não teria como), mas o povo não vê as estradas, os portos, os aeroportos, e nem os correios, com o grau de catastrofismo que Serra desenhou. Pegou mal para Serra, soou falso, populista.

A presença de Marina, muito séria, concentrada, e pouco sorridente, acabou ajudando Dilma, pelo contraste, tirando dela a fama de ser uma candidata circunspecta.

A participação de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) foi muito positiva também, para ele próprio e para Dilma.

Apesar da forte oposição à Lula e Dilma, Plínio, sem compromisso com um pacto político viável pelos próximos quatro anos, foi um sacerdote pregando o socialismo de uma forma mais radical. O que foi muito bom para Dilma, ao colocá-la em uma posição mais ao centro perante setores conservadores, afastando-a do estigma que a imprensa demotucana fabrica, de que o governo dela seria controlado por "setores radicais" do PT.

Fonte: Blog Os Amigos do Presidente Lula.

 

No debate da Band, Dilma assume compromissos com o Brasil

Amanheci consultando o Blogão do Pereira. Ele postou informação importante tirada do blog Mulheres com Dilma. Não adianta ficar analisando as baixarias e deslizes dos candidatos na TV. Serra engasgou, não sabe muito sobre programas de governo. Mas, o que importa são os compromissos assumidos. E Dilma assumiu compromissos importantes:

DILMA ASSUME COMPROMISSOS COM O BRASIL

Em Blogs em Revista e "Mulheres Com Dilma"

Podemos dizer sem medo de errar que algumas das principais marcas do primeiro debate entre os presidenciáveis, ontem (6) na TV Band, foi o preparo demonstrado por Dilma Rousseff e o desconhecimento revelado por José Serra (PSDB) sobre programas importantes para o Brasil, especialmente o Luz para Todos e ações do Ministério da Educação.

Confuso, o tucano teve dificuldade em responder a pergunta de Dilma sobre investimentos na indústria naval e em fazer alguma avaliação do Luz para Todos. Serra expôs sua desinformação e disse que a iniciativa do Governo Lula era uma continuação do programa Luz no Campo, do Governo FHC, que levou iluminação a “umas 500.000 famílias”. Diante do absurdo, a nossa candidata o corrigiu:

“O Luz para Todos é completamente diferente do Luz no Campo, que exigia que os beneficiários do programa pagassem pela iluminação. Por isso, só conseguiram beneficiar 500.000 famílias em 8 anos. Quando chegamos, o déficit de pessoas sem energia elétrica era de 12 milhões, e agora esse número foi atingido”, garantiu Dilma.

Confira os principais compromissos assumidos pela nossa candidata!

Educação

“Temos de pagar bem o professor e temos também de dar ao professor e à professora a oportunidade de uma formação continuada. Por isso, é tão importante ter uma visão integrada da educação: da creche à pós-graduação. Ampliar, como nós fizemos no nosso governo, as universidades. E formar, cada vez mais, melhores professores para que as nossas crianças e os nossos jovens, no ensino básico, tenham uma qualidade de ensino que transforme o Brasil numa potência desenvolvida e capaz de gerar cada vez melhores empregos.”

“Na área da educação, terei grande ênfase na educação profissional. Aliás, nós aumentamos enormemente as escolas técnicas. Passamos de 140, que recebemos, e já chegamos a criar mais 214.”

“Vou criar mais escolas técnicas e integrá-las ao ensino médio, e continuar interiorizando o ensino universitário. Vou construir 6 mil creches no Brasil. Essa é a proposta.”

Saúde

“Nós temos que completar o Sistema Único de Saúde. Para isso, as Unidades de Atendimento 24 horas são essenciais, porque a população precisa ter para onde ir, no caso de uma urgência ou emergência. Eu irei expandir e criar 500 UPAS. Ao mesmo tempo, eu acredito na importância fundamental de ampliar cada vez mais o Brasil Sorridente, que é levar pelo SUS o tratamento dentário. Também ampliar e universalizar o SAMU.”

“Uma questão fundamental é o tratamento da mulher e da criança, antes do nascimento até um ano de vida. Daí nós estamos falando de uma Rede Cegonha, que integraria o atendimento à criança ao atendimento da mãe.”

Segurança pública

“Nós iremos apostar nisso que está dando muito certo, que são as unidades de polícia pacificadora, já implantadas no Rio de Janeiro e responsáveis em transformar territórios de guerra em territórios de paz, usando dois mecanismos: a autoridade de um lado e também os investimentos em infraestrutura, habitação e na mobilização comunitária.”

Combate ao crack

“A gente tem que reagir com autoridade, principalmente o monitoramento das nossas fronteiras.”

“Temos que dar apoio através de tratamentos especializados, utilizando também as comunidades terapêuticas, que podem vir da sociedade civil, das igrejas, desde que acompanhadas pelo ministério, e com os protocolos estabelecidos.”

“Eu acho que essa questão do crack é essencial pra gente preservar a família e proteger os jovens do crime e da violência.”

Emprego

“Foi anunciado hoje que nós chegamos a 14 milhões de empregos com carteira assinada. Em plena crise, criamos 1 milhão e 770 mil empregos. Tiramos 24 milhões de pessoas da pobreza, elevamos 31 milhões à condição de classe média. Só fizemos isso porque fizemos fortes programas de inclusão social, como o Bolsa Família, mas também (programas) de investimento.”

Indústria Naval

“É importante sinalizar que a indústria naval estava morrendo e hoje contrata. Não se pode importar plataforma, sonda e navios de Cingapura e da Coreia. As famílias brasileiras, antes, não tinham emprego, mas hoje o Brasil consegue gerar 14 milhões de empregos com carteira assinada. É óbvio que, se fizer política pública, o país responde.”

Luz para Todos

“É completamente diferente o Programa Luz Para Todos do Luz no Campo. Porque no Luz no Campo exigiam que quem fosse beneficiário do programa, ou seja, o agricultor que não tinha dinheiro sequer para colocar luz na sua casa, pagasse por isso. E por isso só conseguiram, em 8 anos, 500 mil ligações. Quando nós chegamos, o déficit era de 2 milhões. Agora, o Luz Para Todos está atingindo 2 milhões (de ligações).”

Governo Lula

“Nos últimos anos, eu tive a honra de coordenar a equipe de ministros do presidente Lula. Esta foi a experiência mais vigorosa e importante da minha vida. Primeiro, porque conviver com a generosidade e a inteligência política do presidente Lula me deu uma experiência única e foi também a realização dos sonhos de muitas gerações. Segundo, porque quebramos todas as barreiras que muitos acreditavam intransponíveis.”

“O nosso governo devolveu ao país a auto-estima e a certeza de que nós temos sim um futuro e nós podemos sim ser um país desenvolvido.”

“Conquistamos muita coisa. E temos muito ainda que conquistar. Eu tenho o compromisso com a erradicação da miséria e da pobreza.”

Eleição presidencial

“O que me move não é um projeto pessoal, mas a realização dos sonhos de milhões de brasileiros.”

5 de agosto de 2010

 

Queda de Serra se deve às críticas contra Lula, Dilma, PT e também pelas mentiras repetidas mil vezes

O marqueteiro baiano Chico Bruno estrilou em seu blog. Não concorda com a avaliação do presidente da CNT, Clésio Andrade, sobre as razões da queda de Serra nas pesquisas. O presidente da CNT avalia que Serra caiu pelas críticas feitas ao presidente Lula e à sua candidata Dilma Roussef.

O presidente do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, citou como exemplo as críticas que o candidato a vice na chapa de Serra, Índio da Costa (DEM) lançou contra o PT, Dilma, Lula associando todo mundo às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). A população pode ter pensado assim: “como um candidato pode criminalizar alguém que está fazendo bem à população?” comentou Guedes, ao considerar que este tipo de “crítica” pode se converter negativamente contra a pessoa que difama.

O estrilo do marqueteiro Chico Bruno é um pouco exagerado. Claro que apenas estes dois fatores não explicam a queda do candidato Serra, do PSDB. Também entram aí as fotos de Serra sempre com o dedo no nariz, as mudanças radicais de opinião como uma biruta de aeroporto, num momento fala bem de Lula, noutro momento Lula é o capeta, e com certeza as mentiras repetidas pela campanha de Serra, que os eleitores que têm acesso à Internet rejeitam.

Que história é essa de se dizer economista, sem diploma? Que história é essa de se dizer o pai dos medicamentos genéricos, sem ser? Que história é essa de criticar as indenizações aos ex-presos políticos torturados durante a ditadura? Logo Serra que fugiu ao primeiro sinal do golpe militar? Que história é essa de criminalizar os contatos do PT com as FARC quando o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), serrista de quatro costados, recebeu os diplomatas das FARC em seu gabinete em Brasília?

Os marqueteiros precisam rever a campanha de extrema-direita de Serra. O eleitor brasileiro não gosta de extremismos.

 

Com 30,8% Serra tem maior rejeição entre todos os candidatos

O levantamento CNT/Sensus verificou também o nível de rejeição dos três principais candidatos à Presidência. José Serra (PSDB) lidera com 30,8%, seguido de Marina Silva (PV), com 29,7%, e Dilma Rousseff (PT), com 25,3%. Questionados em quem acreditam que ganhará a eleição, independentemente do voto, 47,1% dos entrevistados afirmaram crer que Dilma Rousseff leva a disputa. Serra aparece com 30,3%, e Marina Silva tem expectativa de vitória de apenas 2,2%.

Serra é insuportável, mente muito e é grosseiro, daí ser o campeão da rejeição.

 

Dilma 41,6% contra Serra 31,6% revela pesquisa CNT/Sensus

A pesquisa de intenção de votos da CNT/Sensus acaba de ser divulgada em Brasília. A pesquisa mostra a candidata Dilma (PT) com 41,6%, José Serra (PSDB) com 31,6% e Marina Silva (PV) com 8,5% das intenções de votos. Dilma mantém distância na espontânea e ganharia no segundo turno, se houvesse.

Na modalidade espontânea, Dilma tem 30,4%, Serra 20,2%, Marina 5%, Zé Maria 3%. Lula também foi citado por 5% dos entrevistados.

Na última pesquisa de maio o quadro apontava Dilma com 19,8%, José Serra 14,4% e Marina 2,7%.

Em um cenário de segundo turno entre Dilma e Serra a pesquisa da CNT/Sensus aponta Dilma com 48,3%, Serra com 36,6%.

Em comparação com a última pesquisa de maio Dilma subiu 6,5% e Serra caiu 3,9%.

Segundo a pesquisa, Serra apresenta o maior índice de rejeição com 30,8%, Marina 29,7% e Dilma 25,3%.

A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa o governo Lula apresenta uma avaliação positiva de 77,5% e negativa de 4,6%.

Pesquisa foi realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto em 24 estados. Foram feitas 2 mil entrevistas.

 

Para deputado federal, o antropólogo Ordep Serra vai votar em Emiliano (PT) 1331

O antropólogo, pesquisador e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ordep José Trindade Serra, declarou seu voto. Para deputado federal vai votar em Emiliano 1331. O vídeo com suas declarações já está no Youtube. Nascido em Cachoeira (BA), Ordep Serra é graduado em Letras pela Universidade de Brasília (UNB), mestre em Antropologia Social pela UNB e doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP). Está entre os mais profícuos intelectuais da Bahia.

“Há muito tempo venho votando nele. Apoio sempre Emiliano porque ele é um homem que tem lutado desde muito pela democracia no Brasil. Combateu a ditadura assim como eu combati. E tem sérios e importantes serviços prestados ao Brasil. Além do mais, é uma pessoa que realmente se interessa por questões sociais. E quem está combatendo as desigualdades tem o meu apoio. É o caso de Emiliano”, disse Ordep Serra no vídeo.

ASSISTA AO VÍDEO NO SITE DE EMILIANO

4 de agosto de 2010

 

Ibope prevê que Datafolha vai jogar a toalha

O jornalista Luis Nassif divulgou algumas opiniões fatais de Carlos Augusto Montenegro, do IBOPE:

1. A próxima pesquisa IBOPE deverá dar uma diferença de 8 a 10 pontos para Dilma.

2. As próximas pesquisas do Datafolha deverão convergir para os resultados dos demais institutos.

3. O fato da Globo marcar transmissão de jogo para o horário do debate político da Bandeirantes é sinal de que ela não acredita mais que a exposição dos candidatos será positiva para José Serra.

4. A eleição para presidente será decidida no primeiro turno

 

Julgamento dos assassinos de Vitor Athayde foi adiado para 25 de agosto

A Justiça suspendeu o julgamento dos assassinos confessos do economista Vitor Athayde Couto Filho, programado para quarta-feira, 4. Nova data foi marcada para 25 de agosto próximo, às 8h30, no Fórum Ruy Barbosa. O julgamento foi adiado porque o advogado de defesa do bandido Abelha alegou que ele não havia sido citado. Trata-se de um artifício que advogados utilizam para adiar júris. Correu a informação segundo a qual um dos acusados não foi apresentado ao julgamento.

Vitor Athayde Couto Filho, economista e consultor da FAO para assuntos de alimentação, foi seqüestrado e morto em julho de 2006. Era filho do professor da UFBA, Vitor Athayde Couto e de Maria das Graças Azevedo (Gal), ex-funcionária do Desenbanco. Gal apela para que os amigos compareçam ao julgamento dia 25 de agosto, de forma que a Justiça seja feita. O juiz adiou o julgamento, mas o noticiário das emissoras de rádio divulga que não será novamente adiado.

PARA ENTENDER A TRAGÉDIA:

Vitor de Athayde Couto Filho foi seqüestrado em sua residência, no Condomínio Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, quando se preparava para viajar, como representante da FAO, para a cidade de Juazeiro, no Vale do São Francisco, onde seria conferencista de um encontro sobre agricultura familiar e alimentação. Foi assassinado a pedradas pelo cantor de arrocha José Raimundo Cerqueira da Paixão, 25 anos, conhecido como José Abelha.

Para consumar o crime, Abelha contou com a ajuda de seu sobrinho Juracy Oliveira dos Santos, 23, e o amigo Carlos Alberto dos Santos, 24. José Raimundo chegou a efetuar um saque de R$ 2,4 mil com o cartão bancário de Vitor. Para confundir mais a polícia, o carro do economista foi incendiado em um terreno baldio próximo ao conjunto habitacional do CAJI, no município de Lauro de Freitas.


LIVRO LANÇADO NA DESENBAHIA


Em 21 de setembro de 2007, ocorreu o lançamento do livro (póstumo) do economista assassinado, no auditório da Desenbahia: “Agricultura familiar e desenvolvimento territorial – um olhar da Bahia sobre o meio rural brasileiro” foi o título.

O lançamento do livro foi precedido por um seminário. As falas dos especialistas, doutores, professores e autoridades voltaram-se para homenagens à memória do economista baiano, morto barbaramente aos 35 anos de idade pelas mãos traiçoeiras de um caseiro.

Vitor de Athayde Couto Filho dedicou toda sua curta carreira profissional “à investigação e desenvolvimento de programas e projetos dirigidos às populações do campo, à conservação sustentável dos recursos naturais, ao planejamento e à gestão de sistemas agrários”, como afirma José Graziano da Silva, representante regional da FAO para América Latina.

Seu livro foi patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) e da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF).

O prefácio é assinado pelo professor da UFBA, Vitor de Athayde Couto, pai do autor. Ele registra que seu filho Vitor se referia à agricultura familiar como sendo a “causa”.

Lutava pela causa, acreditava, vestia a camisa. Depois veio a luta pelos territórios, um projeto político de populações com direito a uma vida melhor. Hoje, a base do planejamento e das políticas públicas adotadas pelo Governo Wagner.

 

Jornal Nacional recebe ordens para “tirar o pé” das notícias com Lula

A rede MobilizaçãoBR reproduz reportagem do site Nas Retinas, do jornalista Luiz Carlos Azenha. “JN “tira o pé” de Lula”. A Rede Globo já está repetindo a indecência de 2006, quando o Editor de Economia do Jornal Nacional recebeu ordens “do Rio” para que tirasse o pé das reportagens sobre aspectos econômicos da economia. A coisa está se repetindo. A ordem agora é “tirar o pé” de toda cobertura presidencial.

Em ano eleitoral, Jornal Nacional retira Lula do noticiário

Por Luiz Carlos Azenha

É evidente o esforço do Jornal Nacional para evitar que a candidata Dilma Roussef seja reconhecida pelo público como a candidata do presidente Lula. À medida que Lula aparece ao lado de Dilma, sua popularidade se cola à candidata. Um presidente com mais de 80% de aprovação popular pode, sim, impulsionar seu sucessor, apesar da mídia brasileira não querer e agora cobrar do presidente imparcialidade nas eleições.

Para atacar o presidente, espalhando preconceitos, a mídia não o trata como o titular do mais alto cargo público do país. Basta lembrar o bando de cachorros loucos que o entrevistou no Roda Viva em 2005, durante a mais grave crise de seu governo.

Recebi de profissionais de mídia, especializados em clipping e acompanhamento de telejornais, tabelas comparativas que mostram como o Jornal Nacional está limando Lula do noticiário em 2010 enquanto em outros jornais, a média de aparições do presidente muda pouco. Isso não é falta de pauta relevante, pois os outros jornais continuam com cobertura frequente dos atos da Presidência.

Em junho de 2010 Lula teve 4 citações no JN Nacional contra 9 em 2009. Em julho foram 3 em 2010 contra 13 em 2009. O blog Nas Retinas publica planilhas provando a esculhambação que está virando a cobertura presidencial do Jornal Nacional.

De janeiro a julho de 2009, o presidente Lula apareceu falando no JN 57 vezes. No mesmo período deste ano, foram 44. Uma redução acima de 20%. No entanto, se descontarmos as sonoras relacionadas ao Irã, que foram 12 no período, a queda seria de 44%, perto da metade. Na comparação apenas dos dois meses mais recentes, a diferença é impressionante:

junho de 2009 - 9 sonoras do Lula no JN (mais de 2 por semana);
junho de 2010 - 4 sonoras (uma por semana);
julho de 2009 - 13 sonoras (mais de 3 por semana);
julho de 2010 - apenas 3 sonoras (menos de uma por semana).

A REDE GLOBO PRESTA UM DESSERVIÇO AO BRASIL AO SABOTAR A DEMOCRACIA.

 

Brasil merece congresso digno e honrado, ressalta Waldir Pires

Chamaram-me a atenção duas afirmações de Waldir Pires, na Carta Aberta que está divulgando em apoio à candidatura de Emiliano, 1331, a deputado federal:

O País precisa de um Congresso
que seja digno e honrado


“A democracia não pode ser mais uma utopia. O caminho aberto pelo governo do presidente Lula há de ser consolidado e avançará no governo de Dilma, candidata de Lula e nossa à presidência da República, com apoio de um Congresso que seja digno, honrado e ético”.

Waldir Pires



Precisamos eleger Emiliano pela
sua competência e retidão


“Emiliano tem uma excelente trajetória de vida de trabalho. É a confiança, no mérito e na retidão, de que teremos um grande representante no Parlamento, para construção de um verdadeiro estado Democrático, justo e próspero que peço-lhe o voto, para Emiliano deputado federal 1331”.

Waldir Pires

 

Emiliano critica Dora Kramer e seu jornalismo servil e aparvalhado

Embora não tenha onde publicar sua opinião na grande imprensa, o jornalista, escritor e candidato a deputado federal Emiliano José (PT) escracha o jornalismo de Dora Kramer, do jornal Estado de S. Paulo e da BandNews FM. Em seu site ele soltou um petardo intitulado “Dora Kramer, a demotucana”.

Segundo ele, Dora Kramer tem lado, é demotucana militante e manifesta uma raiva incontida contra o PT. A jornalista cultiva preconceitos e acha que a imprensa pode mentir, caluniar, difamar, deturpar, fugir dos fatos impunemente, pensa que está acima da sociedade, pensa que é Deus.

Kramer não admite sequer o direito de crítica, a não ser o dela. Não faz jornalismo sério. Mente quando afirma que a proposta do Conselho Federal de Jornalismo tenha partido do PT e não da FENAJ. Ao se colocar a serviço das grandes redes, ela expõe seu espírito de Casa Grande, sua mentalidade de elite retrógrada com seu discurso golpista, destilando ódio contra o povo que apóia Lula.

Mas que horizonte tacanho tem essa Dora Kramer. O Brasil precisa democratizar a mídia, aumentar o número de veículos, povoar o território de rádios e TVs que não sejam controladas pelos coronéis.

LEIA NA ÍNTEGRA

 

Propaganda e jornalismo perdem José Roberto Berni

Os jornais baianos amanheceram (4) com uma bela homenagem do Sindicato das Agências de Propaganda – SINAPRO e Associação Brasileira de Agências de Propaganda/Bahia – ABAP ao jornalista e publicitário José Roberto Berni, que faleceu no último sábado (31). Berni iniciou sua trajetória no marketing político na campanha vitoriosa de Waldir Pires ao Governo da Bahia e assumindo logo em seguida a Coordenação de Propaganda do Governo Waldir Pires. Fez amigos, fez carreira, fez história.

LEIA O TEXTO-HOMENAGEM

ELE QUE VIVEU NO MEIO DOS GÊNIOS
AGORA VAI CONHECER AS FEITICEIRAS


No último sábado, o jornalismo e a publicidade perderam um grande ícone: José Roberto Berni. Paulista, jornalista e publicitário, foi um homem que muito mais do que escrever em campanhas e colunas, escreveu uma bela história.

Foi sócio-diretor da Eurofort Propaganda. Em 1975, já em Salvador, editor do caderno especializado em propaganda e marketing “Asteriscos”. Dois anos depois, associou-se à Engenho Propaganda. Mais tarde, fez parte da D&E Propaganda. Trabalhou como diretor de criação nas também baianas agências Publivendas e Randam.

Em 1979, foi colunista do jornal A Tarde e durante um ano editou a coluna de muito sucesso “Gênios e Feiticeiras”. Foi também colaborador da Revista Propaganda e do newsletter Propaganda e Mercado.

Já em 1986, iniciou sua trajetória no marketing político, fazendo parte da vitoriosa campanha de Waldir Pires ao Governo da Bahia e assumindo depois a coordenação de propaganda daquele governo.

Em seus últimos anos, dedicou-se totalmente a essa área, atuando nas campanhas de Jaime Lerner (PR), Mendonça Filho (PE) e Sérgio Cabral (RJ), além da campanha pela Presidência da República de Fernando Henrique Cardoso, como parte da equipe comandada por Geraldo Walter. Fez carreira, fez amigos, fez história. Que o seu feitiço continue contagiando gerações e gerações.

Assinam SINAPRO e ABAP

3 de agosto de 2010

 

Clipping eletrônico de Emiliano revela a força da blogosfera na campanha eleitoral

A grande imprensa ao privilegiar apenas a cobertura da chapa majoritária – governadores e senadores – se mostra incapaz de dar cobertura plena ao processo eleitoral. Não há praticamente nada na imprensa sobre as candidaturas de deputados estaduais e federais - a não ser quando são protagonistas de escândalos. Os editores dirão com certeza que é impossível dar notícias sobre alguns e esquecer outros. Este é o limite da grande imprensa. Não é capaz, por sua própria natureza, de contribuir para o processo democrático na eleição do Parlamento. Abre-se então o espaço para a Internet. A blogosfera democratiza a informação.

Eu me dei conta disso com um CLIPPING ELETRÔNICO enviado pela assessoria de comunicação do candidato a deputado federal Emiliano. É pela Internet que viaja a informação. Contei 30 textos informativos publicados em 23 blogs somente no clipping datado de 30 de julho.

O CLIPPING DE EMILIANO registra, além deste Bahia de Fato, informações sobre sua campanha postadas em blogs como Blogão do Pereira, Dimas Roque, Notícias do Sertão, Blog da Dilma, Blog Vânia Galvão, Norte da Bahia, Imbuí Bica Doril, Jornal da Mídia, Jornal Feira Hoje, Blog Justiça Cidadã, Blog Elinalva Vê, Lê e Recomenda, Calila Notícias, Blog Eduardo França, Bahia em Foco, Ipiaú Notícias, Blog Senador Pinheiro, Dedé Montalvão, Blog do Saraiva, Pensar Grande, Olhos do Sertão, Jornal Gazetta e Jornal do Povo.

Os temas que chamaram atenção dos blogs foram os mais variados, mas, os que prevaleceram neste mês giram em torno da participação do ex-governador Waldir Pires no lançamento da campanha de Emiliano, em Salvador; da Carta Aberta publicada por Waldir Pires fundamentando o voto em Emiliano 1331; e registros sobre presença de Waldir Pires ao lado de Emiliano em Ipiaú, Valente, Conceição do Coité. Pelo menos quatro blogs publicaram na íntegra a carta de Waldir Pires em apoio a Emiliano.

Sei que o alcance é muito maior. O clipping não contabiliza, por exemplo, os blogs e sites que reproduzem os textos do Bahia de Fato (46), e não inclui alguns blogs de campanha como o da vereadora Leninha, de Valente. Somente na relação do citado clipping de 30 de julho, estão contempladas as regiões de Vitória da Conquista, Valença, Ipiáu, Campo Formoso, Paulo Afonso, Salvador, Feira de Santana, Recôncavo e Região do Semiárido, incluindo aí Valente e Coité.

Ainda assim continuo achando que a imprensa precisa descobrir espaços para a cobertura das eleições para Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.

 

Assassinos de Vitor Athayde Couto Filho serão julgados amanhã, quarta-feira, 4, no Fórum Ruy Barbosa

Os cinco homicidas confessos que seqüestraram e mataram o economista Vítor de Athayde Couto Filho serão julgados quarta-feira, 4 de agosto, às 8h30, no Fórum Ruy Barbosa. Vitorzinho, como era mais conhecido, tinha 35 anos e era consultor da FAO para assuntos de alimentação. Seu corpo foi encontrado num matagal na estrada Cia-Aeroporto,em 19 de julho de 2006. Era filho do professor da UFBA, Vitor de Athayde Couto e de Maria das Graças Azevedo, Gal.

GAL ESTÁ ENVIANDO MENSAGEM AOS AMIGOS:

Meus amigos, meus irmãos,

Todos que conhecem a minha dor, que sei, também é compartilhada por vocês.

Dia 4 de agosto, às 8,30, no Fórum Ruy Barbosa, será realizado o julgamento dos assassinos do nosso querido Vitorzinho. Será um momento muito difícil, com emoções contraditórias.

Ao mesmo tempo que vamos ter a esperança de uma condenação, estaremos revivendo o terror que vivemos durante os 9 dias que separaram o assassinato do encontro do corpo.

Conto com a presença de todos que puderem ir, peço que divulguem entre os amigos. Vamos exigir que condenem essa quadrilha que, não somente acabou com a vida de um ser humano maravilhoso, mas nos deixou a todos com um sentimento de vazio na alma.

Precisamos estar de mãos dadas, dando-nos, reciprocamente, a força necessária para enfrentar mais esta etapa de dor e saudade.

Um grande e carinhoso abraço

Gal



PARA ENTENDER A TRAGÉDIA:

Vitor de Athayde Couto Filho foi seqüestrado em sua residência, no Condomínio Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, quando se preparava para viajar, como representante da FAO, para a cidade de Juazeiro, no Vale do São Francisco, onde seria conferencista de um encontro sobre agricultura familiar e alimentação. Foi assassinado a pedradas pelo cantor de arrocha José Raimundo Cerqueira da Paixão, 25 anos, conhecido como José Abelha.

Para consumar o crime, Abelha contou com a ajuda de seu sobrinho Juracy Oliveira dos Santos, 23, e o amigo Carlos Alberto dos Santos, 24. José Raimundo chegou a efetuar um saque de R$ 2,4 mil com o cartão bancário de Vitor. Para confundir mais a polícia, o carro do economista foi incendiado em um terreno baldio próximo ao conjunto habitacional do CAJI, no município de Lauro de Freitas.

LIVRO LANÇADO NA DESENBAHIA

Em 21 de setembro de 2007, ocorreu o lançamento do livro (póstumo) do economista assassinado, no auditório da Desenbahia: “Agricultura familiar e desenvolvimento territorial – um olhar da Bahia sobre o meio rural brasileiro” foi o título.

O lançamento do livro foi precedido por um seminário. As falas dos especialistas, doutores, professores e autoridades voltaram-se para homenagens à memória do economista baiano, morto barbaramente aos 35 anos de idade pelas mãos traiçoeiras de um caseiro.

Vitor de Athayde Couto Filho dedicou toda sua curta carreira profissional “à investigação e desenvolvimento de programas e projetos dirigidos às populações do campo, à conservação sustentável dos recursos naturais, ao planejamento e à gestão de sistemas agrários”, como afirma José Graziano da Silva, representante regional da FAO para América Latina.

Seu livro foi patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) e da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF).

O prefácio é assinado pelo professor da UFBA, Vitor de Athayde Couto, pai do autor. Ele registra que seu filho Vitor se referia à agricultura familiar como sendo a “causa”.

Lutava pela causa, acreditava, vestia a camisa. Depois veio a luta pelos territórios, um projeto político de populações com direito a uma vida melhor. Hoje, a base do planejamento e das políticas públicas adotadas pelo Governo Wagner.

2 de agosto de 2010

 

Anonimato é o último refúgio dos canalhas que divulgam "notícias" apócrifas

Neste domingo (01/08) a Folha de S. Paulo amanheceu com a notícia de mais um dossiê que “teria sido feito” por gente do PT. Mas avisa que a fonte do suposto dossiê está escondida sob o anomimato. Não é fonte em off, a carta que faz a denúncia acolhida pela Folha é apócrifa.

Há uma evidente intenção da Folha de desgastar o PT. Canalhice pura. O ex-presidente do PT, Ricardo Berzoini, esclarece os fatos e avisa: “o anonimato é o último refúgio dos covardes”. Eu diria que o anonimato é o último refúgio dos canalhas que fazem denúncias apócrifas, e o último refúgio da imprensa canalha que se vale desse tipo de gente.

LEIA A CARTA DE RICARDO BERZOINI:

Aos companheiros do PT e leitores em geral,

A edição deste domingo da Folha de S.Paulo tem em sua principal manchete a acusação: Petistas fazem dossiê contra ministro do PT. A leitura da matéria esclarece: seriam petistas com origem no sindicalismo bancário.

Fontes em off apontam: os suspeitos são o sr. Alencar Ferreira e o sr. José Luiz Salinas, ligados ao ex-presidente do PT, Ricardo Berzoini, ocupantes de altos cargos nas empresas do BB.

Fontes atribuem o tal dossiê, que a leitura da matéria revela tratar-se de uma carta apócrifa, à disputa pela direção da PREVI. E dão como consequencia do episódio o suposto enfraquecimento dos `bancários` na direção da campanha presidencial. E insinuam que eu teria estimulado a confecção ou distribuição da referida carta.

Esclareço:

1 - O ministro Mantega sempre teve meu apreço e reconhecimento pela brilhante atuação à frente da política econômica do nosso país, que permitiu o enfrentamento da crise econômica mundial e uma estratégia de crescimento sustentável para o Brasil. Um ataque covarde e anônimo ao ministro só pode interessar aos que não tem compromisso com nosso governo.

2 - Conheço os ´suspeitos´ há tempo suficiente para não acreditar que pudessem recorrer ao mais covarde dos instrumentos para atingir supostos objetivos políticos. Tratam-se de profissionais concursados do BB, que exercem altas funções no banco há bastante tempo, sempre elogiados por suas atuações.

3 - Acredito que o anonimato é o último refúgio da covardia, tanto em cartas como nos offs jornalísticos. É grotesca a tentativa de atribuir a mim estímulo ou conivência com uma iniciativa dessas. Os que usam o off para fazer ilações anônimas incorrem na mesma falta de ética que os escritores de cartas apócrifas.

4 - Que eu saiba, não houve nenhum pleito dos bancários petistas em relação à campanha presidencial. Eu, desde que deixei a presidência do PT, em fevereiro deste ano, informei ao novo presidente do partido, companheiro José Eduardo Dutra e à nossa candidata Dilma Roussef, que gostaria de dedicar o ano de 2010 ao meu mandato, prejudicado por mais de quatro anos de dedicação integral à direção nacional do PT, à minha campanha e ao convívio familiar, tão afetado pelas demandas partidárias. Estou atuando na campanha como militante no estado de São Paulo, defendendo nosso projeto e nossa candidata, com muita alegria. Quando tenho qualquer opinião relevante sobre a campanha, encaminho ao meu presidente, companheiro Dutra.

5 - Recentemente, em conversa com o ministro Mantega, sobre outros assuntos de interesse da política econômica, comentei sobre a tal carta apócrifa, que havia sido tema de uma coluna do jornalista Cristiano Romero, do Valor Econômico. Sugeri ao ministro que determinasse ao BB a abertura de sindicância interna para apurar a eventual participação de funcionários do banco em sua elaboração. Disse a ele que, assegurado o direito de defesa, se constatada a participação de algum funcionário, este deveria ser excluído dos quadros da instituição, na forma dos normativos internos. Afinal, o uso do anonimato para atacar um ministro de estado e um vice-presidente do banco é uma deslealdade à corporação e ao país, pois o banco tem uma competente auditoria para apurar denúncias firmadas por seus funcionários.

Ricardo Berzoini

 

Presidente da APUB, Israel Pinheiro declara voto em Emiliano 1331

O presidente da Associação dos Professores Universitários da Bahia (APUB), professor Israel Pinheiro, declarou o voto para Emiliano em carta aberta.

A APUB, que está se transformando em sindicato da categoria, tem mais de 40 anos de fundada, nasceu combatendo a ditadura militar. Hoje, a APUB é composta por quase 3 mil professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e Instituto Federal da Bahia.


LEIA NA ÍNTEGRA:

Colegas da APUB - Associação dos Professores Universitários da Bahia,

Em épocas de eleições, discursos, promessas, juramentos de salvação da pátria, sofrimento pela causa alheia, tudo isto à parte, devemos, na verdade, votar naqueles candidatos com quem temos alguma afinidade, aqueles que estão no nosso barco.

O recente, ex-deputado federal, Emiliano José, agora, candidato ao mesmo posto, esteve conosco em Brasília à frente de todas as nossas batalhas no Congresso Nacional em defesa das nossas reivindicações junto ao Governo Federal.

Foram muitas as reuniões, os encontros, as audiências que tivemos com o deputado nas várias instâncias do Congresso Nacional para encaminhar pleitos fundamentais para a nossa categoria, alguns já antigos, mas outros, muito recentes.

O candidato fazendo jus, aliás, à sua história de vida, em nenhum momento, faltou aos nossos chamados nesta luta muito difícil pelo avanço da Escola Pública no Brasil e aqui, particularmente, das IFES.

Por isto recomendo aos nossos colegas preocupados com a causa docente o voto em Emiliano, porque com isto estamos assegurando um apoio firme e decidido no Congresso Nacional para os embates que se avizinham, como Campanha Salarial, Carreira Docente e garantias dos avanços que a Universidade Pública obteve no Governo que agora termina.

Um grande abraço,

Professor Israel Pinheiro (Presidente da APUB)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?