15 de agosto de 2013

 

Socorro financeiro ao Hospital Espanhol está “garantidíssimo” afirma governador Wagner.


 Na saída da inauguração da Base Comunitária de São Caetano, o governador Jaques Wagner, indagado por um jornalista sobre o empréstimo ao Hospital Espanhol, em vias de fechar as portas por má gestão, respondeu na batata: “garantidíssimo”. Independente dos ruídos provocados, seria inimaginável que o Governo Wagner ficasse imobilizado diante do risco de fechamento de um hospital da importância do Espanhol. A decisão política está tomada, cabe aos gestores públicos encontrarem a fórmula mais adequada para a liberação de recursos públicos. O resto é exploração política.
Aliás, na área da Saúde, segundo a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, há boas notícias. O ministro da Saúde Alexandre Padilha se comprometeu a cobrir o déficit dos repasses para a Prefeitura de Salvador. Os serviços dos hospitais filantrópicos (Aristides Maltez, Irmã Dulce, Martagão Gesteira e Santa Isabel/Santa Casa), serão recontratualizados, para acabar com os déficits. Com a repactuação, novos serviços serão criados na área de oncologia (câncer).

Para finalizar, a Bahia foi o estado que mais recebeu médicos nesta primeira fase do programa Mais Médicos – 144 profissionais, do total de 261 médicos que irão em outubro para o Nordeste.
A contratação de médicos cubanos está cada vez mais evidente. No formato de chamada pública, ficaram 703 municípios dos 3.511 que pediram médicos, sem nenhuma escolha por parte dos médicos que se inscreveram. A maior parte dos municípios ignorados estão na região de ALTA POBREZA na Bahia, maranhão, Piauí e Amazonas.

Somente os médicos cubanos organizados em batalhões da saúde (que atuam como a inatacável ONG Médicos Sem Fronteiras), serão capazes de chegar a estes rincões distantes. O Ministério da Saúde precisa negociar com o governo cubano. Cuba já ofereceu oficialmente seis mil médicos experientes em atuação nas áreas vulneráveis, que são o foco do Mais Médicos.
Mas, falando de boas notícias na área de saúde, 579 municípios serão atendidos pelos 1.619 médicos que se inscreveram nesta primeira fase do programa Mais Médicos. É um bom começo.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?