31 de agosto de 2012

 

Emiliano e Waldir Pires na carreata de Pelegrino neste domingo

Acontece neste domingo, 02 de setembro, uma grande carreata com o bloco de Nelson Pelegrino, no Campo Grande. As presenças do candidato a vereador Waldir Pires e do deputado federal Emiliano José estão confirmadas.

A concentração da militância será no Colégio Odorico Tavares, no Vale do Canela, a partir das 9h. Vá e leve a sua bandeira vermelha!

Quer ficar por dentro da agenda do nosso candidato? Acesse o site

www.soupelegrino13.com.br

 

Dois projetos de lei importantes tramitam no Legislativo baiano

PRIMEIRO – O governo da Bahia enviou à Assembléia Legislativa projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a doar ao INCRA o imóvel rural Fazenda Santa Rita, em Barreiras, Região Oeste. O objetivo é assentar trabalhadores rurais sem terra. São 4 mil hectares que devem ser divididos em 150 lotes. Dá para produzir. A Fazenda Santa Rita chegou a ser invadida pelos sem-terra que deixaram pacificamente a propriedade. O governo da Bahia tem apresentado algum resultado nesta área. Já entregou a 15 mil produtores do Oeste títulos de terra para regularização fundiária. Com isso eles passam a ter acesso ao crédito rural. Entre 2007 e 2009 já foram entregues 22,5 mil títulos de terra na Bahia. Eu me animo porque sou do tempo em que os latifundiários do agronegócio mandavam matar sem terra naquela região.

SEGUNDO – O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) apresentou projeto de lei obrigando os estabelecimentos comerciais a disponibilizarem provadores de roupa adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais. Fala-se muito em defesa do consumidor, mas se faz muito pouco. Se as lojas montam provadores seus cientes, têm que montar também provadores adaptados para portadores de necessidades especiais, em cadeiras de rodas, por exemplo. Sou do tempo em que deputados comunistas e progressistas apresentavam projetos na Assembléia Legislativa e a maioria conservadora os derrubava sempre. Agora pode ser diferente.


29 de agosto de 2012

 

Fundação Saramago comemora Jorge Amado em Lisboa

Vera Barbosa, uma atriz brasileira que até pouco tempo apresentava shows no Metrô de São Paulo, organizou em Lisboa, na Casa dos Bicos, uma bela comemoração pelos 100 anos de Jorge Amado. Vera Lúcia Barbosa Silva é irmã do deputado federal Emiliano José (PT), que a incentivou e a colocou em contato com Myriam Fraga, Diretora da Fundação Casa de Jorge Amado em Salvador. À instituição baiana juntaram-se a Fundação José Saramago e a Editora Companhia das Letras, como patrocinadoras.

A apresentação de Vera Barbosa em Lisboa obteve ampla repercussão. Às 18h, a Casa dos Bicos – Fundação José Saramago - abriu as portas ao som e ritmo da capoeira do Grupo Nação Arte Pura. Com o violonista João Maló, Vera Barbosa cantou Gilberto Gil, Maria Bethânia, Caetano Veloso. A festa contou também com a leitura de cartas e excertos da literatura de Jorge Amado.

A reportagem do jornal Correio da Manhã é uma boa amostragem da repercussão. Pilar Del Rio, mulher do escritor José Saramago, enviou uma mensagem: “Vera, besos apasionados por haber vivido acontecimento tan apabullante”. Também mereceu elogios do diretor da Fundação José Saramago, Sérgio Machado Letria: “Querida Vera, queridas presidenta e Coordenadora de Informação ou, isto é que conta, queridas amigas. Acho que foi um belíssimo final de tarde, na companhia de Jorge e José e dos muitos amigos que a eles se juntaram. E acho que a melhor homenagem é já amanhã continuá-los. Beijos”.

LEIA REPORTAGEM DO JORNAL PORTUGUÊS

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/cultura/relembrando-jorge-amado-em-lisboa

28 de agosto de 2012

 

Emiliano (PT) promove reunião de apoio a Pelegrino

Segunda-feira, 27, à noite, no auditório do Hotel Bahia Park, Rio Vermelho, o deputado federal Emiliano José (PT) reuniu lideranças políticas de diversos segmentos sociais, para debater a campanha de Pelegrino prefeito de Salvador. O candidato petista foi o único que registrou crescimento na última pesquisa IBOPE. O deputado Emiliano José defendeu que as lideranças fossem para as ruas. Foi o tom dominante. Não dá para aceitar o retorno da “nova direita” à prefeitura da capital baiana. Chega o estrago que o atual prefeito João Henrique tem causado à cidade.

Além do deputado Emiliano José, fizeram relatos o coordenador da campanha de Pelegrino e secretário de organização do PT, Everaldo Anunciação, e o Assessor Especial da Casa Civil do governo da Bahia, Fábio Viveiros, que integra a equipe que organiza a elaboração do plano de governo municipal. “Destaco a importância desta iniciativa do deputado Emiliano, pois queremos escutar vocês. Estamos construindo um projeto político extremamente democrático, ouvindo as pessoas, dialogando com as diferentes áreas sobre os eixos temáticos", afirmou Everaldo Anunciação.

Ficou claro que o candidato do DEM, está mentindo em sua campanha eleitoral. Não há a menor chance para um prefeito administrar Salvador, sem a participação dos governos federal e estadual. João Henrique está deixando a cidade falida e endividada. O debate foi quente. Vi Ordep Serra, do Movimento Vozes da Cidade, vi Carlos Marighella, atualmente reintegrado à Petrobrás, a médica Cleuza Zanetti, vinculada à Associação dos Pais de Crianças Excepcionais (APAE), Walmir França, integrante do Fórum de Entidades Negras, muitos líderes sindicais e comunitários. Os participantes tomaram uma decisão: vão todos às ruas, fazer campanha, colocar adesivos nos carros, participar dos eventos. Gostei do discurso de um funcionário dos Correios. Tinha muitos professores na reunião.

 

Sobre mensalão, tem muita sujeira na Internet

O jornalista Marcelo Coelho, colunista da Folha de S. Paulo (27/08), chama atenção para a sujeira que inunda a Internet. Em seu artigo “Questão de ordem: pombos e urubus”, ele classifica como REPULSIVAS algumas reações na Internet contra o voto do ministro Ricardo Lewandowski. Absolvido o ex-réu, João Paulo Cunha, os insultos começaram no facebook. Um quadro classifica o ministro Joaquim Barbosa como “patriota”, outro classifica o ministro Lewandowski como “vendido”. Os difamadores da Internet tentam desmoralizar o ministro por seu voto no Supremo. Não faz sentido afirmar que Joaquim Barbosa esteja a serviço da “direita golpista”, assim como não faz sentido difamar Lewandoswki. Tem muita deformação na mídia brasileira, tem muita difamação na Internet.

 

Mídia transforma julgamento do STF em torcida de futebol

Está no Observatório da Imprensa. O jornalista Carlos Brickmann, na coluna Circo da Notícia, assina o artigo “Juiz bom é juiz a favor”, referindo-se ao julgamento do mensalão no STF. O assunto envolve os três poderes e personalidades importantes da vida política nacional, entretanto, a mídia leva o imaginário popular a acreditar que se o juiz não votar como cada um pensa tem dinheiro, poder ou chantagem no meio. “A imprensa reflete este clima de partida decisiva de campeonato de futebol”.

A imprensa separa juízes entre bons e maus, como se Batman enfrentasse o Coringa.

Carlos Brickmann cita um caso interessante: “O secretário de Imprensa da Presidência da República, José Ramos Filho, mandou uma mensagem pelo twitter: “Tô começando a entender o vocabulário jurídico na mídia. Voto técnico: o que condena; voto Canalha-Político-Partidário: o que inocenta”. Ramos tem metade da razão: para boa parte da imprensa, voto técnico é o que condena. Mas, para outra parte, o voto pela condenação é golpista. Voto técnico, juridicamente correto, é o que absolve”.

Transformar a Justiça em instrumento de vingança não é saudável – como também não é saudável transformar a Justiça em acobertadora de atos de corrupção.

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed709_juiz_bom_e_juiz_a_favor

27 de agosto de 2012

 

Manchete de jornal não diz toda a verdade sobre IBOPE

A pesquisa IBOPE sobre a disputa pela prefeitura de Salvador pode gerar vários tipos de manchetes. ao gosto de cada editor. Um jornal pode manchetar: “ACM Neto mantém liderança em Salvador”. É um fato. Um segundo jornal poderia manchetar: “ACM Neto pára de crescer na pesquisa eleitoral”. Um terceiro jornal poderia manchetar: “Pelegrino (PT) foi o único candidato que cresceu na pesquisa IBOPE”. Todas as três manchetes são factuais. A manchete é o editor que escolhe. Cabe ao leitor ficar de olho vivo nessa gente.

A última pesquisa IBOPE foi divulgada sexta-feira (24). O candidato do DEM aparece com os mesmos 40% das intenções de voto da pesquisa anterior. Os outros candidatos permaneceram no mesmo lugar. O candidato do PSOL sequer pontuou na pesquisa. Mário K, (PMDB) tinha 8% e ficou com 8%. Márcio Marinho (PRB) tinha 6% e caiu para 5%.

O único candidato que cresceu foi Nelson Pelegrino (PT). Ele tinha na pesquisa anterior 13%. Na última pesquisa subiu para 16%.

Salvador não merece ir para o fundo do poço com a volta do carlismo e sua cultura de rapina.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?