30 de abril de 2009

 

Câmara de Lauro de Freitas presta homenagem a Waldir Pires

São quase 19h, quinta-feira, 30. Neste exato momento, o ex-governador da Bahia, Waldir Pires, está em trânsito, juntamente com o deputado federal Emiliano José (PT) para Lauro de Freitas, cidade da Região Metropolitana de Salvador, administrada pela brava Moema Gramacho (PT).

O ex-ministro Waldir Pires vai ser homenageado pela Câmara Municipal com o título de “Cidadão Laurofreitense”, a maior honraria do Legislativo. A prefeita Moema Gramacho estará presente. Ele vai falar sobre “Do golpe militar à democracia”.

A homenagem foi proposta pelo vereador Lula Maciel, do PT.

 

Nossa imprensa carrega a marca da Casa Grande

Emiliano José, jornalista, escritor e professor universitário, que vai assumir o mandato de deputado federal (PT-BA) nesta próxima terça-feira, 5 de maio, no site da revista CartaCapital escreveu:

“Chega ser quase obscena a posição hegemônica da mídia brasileira quanto a Lula. Isso voltou a se evidenciar nas reações iradas, irônicas, rasteiras às reiteradas falas do presidente dos EUA, Barack Obama, que não economizou elogios ao presidente brasileiro. Talvez pudéssemos qualificar tais reações como “ódio de classe”, para seguir a trilha teórica do marxismo.(...) acentuado desprezo das classes dominantes àqueles que vêm de baixo. (...) Descartadas sempre as honrosas exceções, CartaCapital entre elas, a imprensa brasileira carrega a marca da Casa Grande. A ascensão de Senzala a incomoda muito, provoca urticária”.

LEIA NA ÍNTEGRA

 

Trabalhadores do Brasil, trabalhadores de todo o mundo. UNI-VOS.


 

O deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA) assume Secretaria da Justiça

Acabo de receber o convite: “O Excelentíssimo senhor governador Jaques Wagner tem a honra de convidar V. Sª para a cerimônia de posse do Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, senhor deputado federal Nelson Pelegrino e transmissão do cargo pela senhora Marília Muricy, a realizar-se no dia 4 de maio, às 14horas”. Local: Fundação Luis Eduardo Magalhães, 3ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia. Traje passeio completo.

Não há mais dúvida, portanto. No dia seguinte (5), o jornalista, escritor e professor universitário Emiliano José assume o mandato de deputado federal. A posse está marcada para 14h.

De uma coisa eu tenho certeza. Com o perfil que tem, Emiliano José não aceita farra com passagem aérea, telefones internacionais e mordomias absurdas.

 

TV Câmara debate relação do Congresso com imprensa

Na próxima terça-feira (5 de maio), às 21h30, a TV Câmara promove debate, ao vivo, sobre a relação da imprensa com o Poder Legislativo. O Programa Expressão Nacional contará com as participações do Procurador da Câmara, deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) e do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS); do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio; do diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Antônio Augusto de Queiroz (Toninho); e do jornalista Claudio Abramo, Diretor Executivo da ONG Transparência Brasil. O tema é “Congresso e imprensa”.

O tema é delicado. Alguns parlamentares acham que reina o “denuncismo” na imprensa. E alguns jornalistas acham que reina a corrupção e a sem-vergonhice no Parlamento. Elegante, o deputado federal Sérgio Carneiro (PT-BA) defende um relacionamento mais respeitoso entre as partes.

Você pode participar, ao vivo, pelo telefone 0800-619619 (ligação gratuita) ou ainda pelo e-mail expressaonacional@camara.gov.br

 

Está no ar o blog Bahia em Pauta, do jornalista Vitor Hugo Soares

O jornalista baiano Vitor Hugo Soares veio pesado com seu blog Bahia em Pauta. Ele divide a direção executiva com Laura Tonhá e Cristina Guerra. Os repórteres são Grazielli Brito e Fernanda Dourado. A jornalista Rosane Santana, que reside nos EUA, é colunista. Só para ter uma idéia, ao registrar a tal marcha de certos prefeitos baianos contra Wagner e Lula, o jornalista Vitor Hugo Soares escreveu, sob o título “Marcha da UPB, muito barulho e pouco fato”, o seguinte texto: “A montanha pariu um rato”. Esta expressão clássica – segundo ele – usada em geral para falar de grandes expectativas que se transformam em malogros políticos, talvez seja a mais apropriada para definir a manifestação realizada (dia 28) no Centro Administrativo da Bahia.

O blog Bahia em Pauta recupera a reportagem. Isso é muito bom.

LEIA O BLOG BAHIA EM PAUTA

29 de abril de 2009

 

Economia nacional já superou pior momento, diz diretor do Ipea

Avaliações sobre a estratégia no enfrentamento da crise econômica no país marcaram o debate de terça-feira (28) na comissão especial da Câmara Federal prevista para formular propostas ao Poder Executivo.

O diretor de Estudos Macroeconômicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), João Sicsú, considera que a economia nacional já superou o pior momento e está em fase de recuperação. O presidente da organização não-governamental Instituto Desemprego Zero, José Carlos de Assis, no entanto, disse que a crise ainda não foi adequadamente equacionada, mas destacou que ela foi causada por um modelo neoliberal que não tem mais espaço para retornar.

Segundo João Sicsú, a superação da crise financeira internacional no Brasil passa fundamentalmente pela redução do spread bancário (diferença entre o custo de captação do banco e os recursos que empresta a terceiros); pela continuidade de desoneração de impostos e pela adoção de alíquotas para grandes fortunas no Imposto de Renda. "A crise abre uma série de possibilidades e devemos caminhar no sentido de desonerar bens de consumo e rever alíquotas do Imposto de Renda para aqueles que tem maior capacidade de pagamento", defendeu.

Sicsú afirmou ainda que a atual crise refletiu a falta da presença do Estado na economia norte-americana e não é restrita, na origem, aos empréstimos subprime (sem garantias) realizados pelo mercado imobiliário dos EUA. No Brasil, disse, a crise tem impacto direto no nível de confiança na economia por parte de empresários e trabalhadores. "Os empresários atrasaram projetos de investimentos e os trabalhadores frearam o consumo. É preciso quebrar esse ciclo", disse.

Para o diretor do Ipea, a economia do Brasil agora apresenta redução gradual da taxa de desocupação; retomada do emprego com carteira assinada; e retomada da produção de setores como construção civil, veículos e agropecuária. A indústria, no entanto, continua com sinal negativo. "As medidas adotadas pelo governo para enfrentar a crise foram acertadas e têm dado resultado", disse.

Na avaliação de José Carlos de Assis, o cenário brasileiro ainda apresenta três características que comprometem o enfrentamento da crise. "Há contração monetária, porque os juros ainda são altos, contração no comércio exterior e também contração fiscal, já que, ainda que menor, ainda existe superávit primário (economia feita por União, estados e municípios para o pagamento da dívida)", afirmou.

O relator da comissão especial, deputado Pedro Eugênio (PT-PE), avaliou que o debate trouxe dados objetivos que apontam a tendência de recuperação da economia nacional, mas alertou "que é preciso ter calma". "A produtividade está crescendo, a venda de veículos também e há retomada do varejo. A ocupação é maior no início de 2009 do que em 2008. José Carlos avalia que os dados não são suficientes, mas, ao mesmo tempo, ele pede que o governo gaste mais e não adote um discurso neoliberal. Ele defende a geração de emprego e obras públicas e isso é interessante", disse.

Fonte: Câmara Federal

 

Marcha dos prefeitos contra Wagner e Lula murchou

Foi um fracasso a tal Marcha dos Prefeitos da Bahia contra Wagner e Lula, realizada terça-feira (28). Os principais líderes não ousaram aparecer. Geddel Vieira Lima, ACM Neto e Paulo Souto simplesmente sumiram. O senador César Borges foi, mas fez um discurso chocho, pregando “parceria” entre governo e municípios. A bancada estadual do DEM compareceu em peso, mas, a bancada do PMDB (com exceção do deputado Artur Maia que é irmão de Roberto Maia, presidente da UPB) saiu totalmente de cena.

Na entrada da Governadoria, foram colocadas 300 cadeiras esperando os prefeitos. Mas, tinha uma única condição: só entraria prefeito identificado. Ninguém foi. A UPB disse que havia 268 prefeitos, a imprensa disse que eram 262 prefeitos. Mas o que havia de sobra era vice, ex-prefeito e assessores. Na verdade, de 419 prefeitos da Bahia compareceram apenas 30. As informações são do jornalista Levi Vasconcelos, do jornal A Tarde. Ele informou que o deputado ACM Neto (DEM) faria um pronunciamento contra o governador Wagner na Câmara Federal. Não foi, adiou para o dia seguinte.

Alguns prefeitos que seguravam a faixa da manifestação saíram bem na foto. Afinal, o que eles querem, além de fazer politicagem contra Lula e Wagner? Aparentemente eles protestam contra a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e aproveitaram para fazer críticas e pedir mais investimentos em saúde, educação, segurança. Puro discurso de palanque. Algumas poucas prefeituras administradas pela oposição fecharam as portas. Pergunte se mudou alguma coisa nas cidades? Nada!

Depois da manifestação os prefeitos, todos de carrões de luxo, foram almoçar na churrascaria Boi Preto, às custas dos cofres municipais, naturalmente.

Os municípios pedem socorro? Socorro peço eu.

28 de abril de 2009

 

Politicagem mobiliza falsos municipalistas na Bahia

Durante décadas os municípios baianos foram tratados de forma desrespeitosa e nada republicana. A frase é do Secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Rui Costa. Os que pousam hoje de paladinos da solidariedade aos municípios deixaram, só na saúde, 283 convênios assinados e não pagos, totalizando um débito superior a R$ 70 milhões. Na educação, também foram encontrados centenas de convênios engavetados.

O Secretário do governo da Bahia estava se referindo, em artigo publicado no jornal A Tarde (terça, 28) aos falsos municipalistas que estão liderando um patético movimento de prefeitos protestando contra a redução da arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) provocado pela desoneração de IPI, uma medida tomada pelo governo Lula para ativar a economia e combater o desemprego – um remédio contra os efeitos da crise financeira mundial.

E quem são os falsos municipalistas? Exatamente aquela turminha do DEM que deixou a Bahia no fundo do poço, Paulo Souto, César Borges, os seguidores de falecido ACM. E agora a turminha do PMDB, liderada disfarçadamente pelo ministro Geddel Vieira Lima. Lá estão eles, de braços dados, explorando politicamente a queda do FPM. É a mais pura politicagem.

A resposta do Governo Wagner não poderia ser mais construtiva. Para responder às necessidades municipais, o governo da Bahia obteve nada mais nada menos que R$ 1,1 bilhão de recursos extras para investimentos nos municípios que enfrentam dificuldades causadas pelos efeitos da crise financeira mundial na economia brasileira.

Aos falsos municipalistas do DEM, do PMDB e de partidecos coligados que passeiam hipocritamente pelo gramado do Centro Administrativo da Bahia neste momento (28) não interessam os recursos extras. É que não poderão desviar nada. Para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) irão R$ 500 milhões. Outros R$ 210 milhões irão para o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e outro tanto irá para a recuperação de escolas, obras em infraestrutura, habitação e saneamento.

A necessária medida de desoneração do IPI provocou um rombo de R$ 300 milhões nas contas do Estado da Bahia. O Governo Lula socorreu a Bahia com um empréstimo (BNDES) de R$ 375 milhões.

Os falsos municipalistas, picaretas políticos, não querem saber de nada disso. Afinal, são verbas carimbadas, poucos sujeitas a desvios. Eles querem mesmo é o FPM para encher o bolso de muito prefeito corrupto.

27 de abril de 2009

 

Foi brilhante a capa da revista CartaCapital

"Enfim, uma reação". Foi brilhante a manchete de capa da revista CartaCapital, com o ministro Joaquim Barbosa, "o primeiro a manifestar publicamente seu descontentamento com a atuação despótica de Gilmar Mendes".

E mais: "Vale dizer, de todo modo, que a acusação dirigida pelo ministro Joaquim Barbosa ao presidente do STF, de destruir a Justiça brasileira, é a primeira manifestação pública e de grande peso a denunciar os comportamentos de Gilmar Mendes".

Gilmar Mendes desmoraliza de fato a Justiça. Prejulga, antecipa juízos, tudo o que um ministro do STF não deveria fazer, muito menos seu presidente.

Gilmar Mendes fala com o Brasil como se falasse com seus capangas do Mato Grosso.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?