6 de outubro de 2006

 

Deputados da Bahia que tentaram a reeleição e perderam...

O site Congresso em Foco, ao informar quem tentou se reeleger para a Câmara Federal e não conseguiu, não escapa à superficialidade com que a mídia, em geral, vem tratando as denúncias, falsas denúncias, escândalos e falsos escândalos. A matéria “Quem tentou a reeleição e perdeu” é um bom exemplo. Dos 417 deputados que disputaram novo mandato 150 deles perderam. Muitos dos que perderam estavam envolvidos em denúncias, mas não condenados, outros perderam porque perderam as bases eleitorais, sabotados pelo mandonismo de chefes políticos, como é o caso de três baianos: Aroldo Cedraz (PFL), Jairo Carneiro (PFL) e Milton Barbosa (PSC.

Entre os reeleitos, há 55 parlamentares que respondem a acusações por supostas práticas ilegais. Os jornalistas chegam a dizer que “serve de consolo que entre os que não conseguiram se reeleger há 58 deputados envolvidos em escândalos ou respondendo a processos”. Ou seja, os jornalistas-juízes do site Congresso em Foco já julgaram e condenaram os acusados. Saiu no jornal, transitado em julgado. Uau.

O julgamento dos jornalistas é muito apressado, pelo menos no caso da Bahia. Aqui, de fato, os deputados Reginaldo Germano (PP) e Jonival Lucas (PSC) respondem respectivamente a acusações de envolvimento nas denúncias de mensalão e na máfia das sanguessugas. Mas, Josias Gomes (PT), acusado e não condenado a nada, obteve mais de 42 mil votos. Não perdeu por denúncia de mensalão coisa nenhuma. Perdeu porque Geraldo Simões (PT), ex-deputado e ex-prefeito de Itabuna tirou seu apoio, se lançou e se elegeu, legitimamente.

Mas como a “pauta” já está contaminada, os jornalistas nem sequer tentam apurar porque Aroldo Cedraz (PFL), Jairo Carneiro (PFL) e Milton Barbosa (PSC) também perderam, embora não estivessem envolvidos em nenhum escândalo.

Se os jornalistas não estivessem com a “pauta” tão dirigida, descobririam que estes três foram atropelados por outro tipo de escândalo, patrocinado pelo autoritarismo e mandonismo doentio do senador ACM, que “minou” as bases daqueles parlamentares para favorecer a votação do ACM Neto.

Aliás, muitos outros candidatos do carlismo foram atropelados pelo, como diz a revista Carta Capital, “pequeno e iracundo parlamentar neto de ACM”. Estes 400 e tantos mil votos vão custar caro ao moribundo carlismo.

 

Frei Betto conclama cristãos a votar em Lula

O dominicano Frei Betto lançou a ''Carta aberta aos eleitores cristãos'' voltada para o segundo turno presidencial.

''Eleger Alckmin pode ser o primeiro passo para a privatização da Petrobras, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios'', adverte o religioso.

''Lula ainda nos deve muito do que prometeu, porém, o Brasil e a América Latina serão melhores com ele do que sem ele'', afirma. “Vamos reeleger Lula presidente”, conclama. Confira a íntegra:

Frei Betto: ''Vida para todos'' (João 10,10)

''A 29 de outubro escolheremos quem governará o Brasil nos próximos 4 anos: Lula ou Alckmin. Os dois são cristãos. Os dois nunca deram mostras de tendência fundamentalista, a de querer submeter a política à autoridade de uma Igreja ou religião.

A política é laica, ou seja, neutra em matéria de religião. Ela visa ao conjunto da população, sem levar em conta as convicções religiosas do cidadão ou cidadã. A todos, o governo tem a obrigação de servir, assegurando-lhes direitos, proteção e o mínimo de bens para que possam viver com dignidade.

Se nenhuma religião tem o direito de tutelar a política, isso não significa que a política deva se confinar no pragmatismo do jogo de poder. A política se apóia em valores éticos. E nós, cristãos, temos como fonte de valores a Palavra de Jesus. É à luz do Evangelho que avaliamos todas as esferas da atividade humana, inclusive a política ­ que é a mais importante delas, pois influi em todas as outras.

Para Jesus, o dom maior de Deus é a vida. Está mais próxima do Evangelho a política que favorece condições dignas de vida à maioria da população. É neste ponto que as políticas do PSDB e do PT ganham contornos diferentes. Os dois partidos tiveram desvios éticos?

Sem dúvida. Como ironiza Jesus, atire a primeira pedra quem não tem pecados. Errar é humano. Persistir no erro é abominável. Se um membro da família erra, não se pode condenar por isso toda a família. O grave é quando a família toda abraça o caminho do erro.

Este foi o caso do PSDB, partido de Alckmin, nos 8 anos em que FHC (Fernando Henrique Cardoso) governou o Brasil (1994-2002). Empresas públicas foram privatizadas. Grandes empresas brasileiras, como a Vale do Rio Doce, Embratel, Telebrás, Usiminas etc - patrimônios do povo brasileiro, cujos lucros engordavam os cofres do Estado, foram vendidas a preço de banana, e os lucros passaram a ser embolsados por corporações privadas, muitas delas estrangeiras.

Lula não privatizou o patrimônio público. Eleger Alckmin pode ser o primeiro passo para a privatização da Petrobras, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios.No governo FHC, as políticas sociais eram tímidas e assistencialistas. O Comunidade Solidária era uma iniciativa nanica comparada à grandiosidade do Bolsa Família, que hoje distribui renda para mais de 40 milhões de pessoas. Graças a isso, de cada 100 brasileiros que viviam na miséria, nos últimos 4 anos 19 passaram à classe média.

No governo Lula houve, sim, desvios éticos: o caso Waldomiro Diniz; o ''mensalão'' e os ''sanguessugas''; a quebra do sigilo bancário do caseiro de Brasília; o dossiê contra Serra. Não há nenhuma prova de que o presidente soubesse antecipadamente dessas operações inescrupulosas. E ao virem a público, ele tratou de demitir os envolvidos.

No governo FHC, dinheiro público foi usado para tentar socorrer bancos privados: o Proer. O Banco Econômico recebeu R$ 9,6 bilhões. Instalou-se uma CPI que, controlada pelo Planalto, justificou a maracutaia e nunca investigou a Pasta Rosa que continha os nomes de 25 deputados federais subornados pelo Econômico.

Houve ainda os casos dos precatórios; da compra de votos para aprovar a emenda constitucional que permitiu a reeleição de FHC; do socorro aos bancos Marka e FonteCidam no valor de R$ 1,6 bilhão (os tucanos impediram a instalação da CPI para investigar o caso); as falcatruas na Sudam etc.

Nada foi apurado, porque o Procurador-Geral da República, Geraldo Brindeiro, conhecido como “engavetador-geral”, engavetou, até maio de 2001, 242 processos contra o governo e arquivou outros 217, livrando os suspeitos de qualquer investigação: 194 deputados federais, 33 senadores, 11 ministros e ex-ministros, e o próprio presidente da República.

O governo FHC tratou os movimentos populares como caso de polícia, e não de política. Remeteu o Exército para reprimir o MST e os petroleiros em greve. Lula jamais criminalizou movimentos sociais e, sob o seu governo, a Polícia Federal levou à prisão gente graúda, dos donos de uma grande cervejaria a juízes, e inclusive petistas envolvidos no caso do dossiê anti-Serra.

O governo Lula reforçou a soberania do Brasil. Repudiou a Alca proposta pelo governo Bush; condenou a invasão do Iraque; visitou a cada ano países da África; abriu as portas de nossas universidades a negros e indígenas; estendeu energia elétrica aos mais distantes rincões; manteve a inflação sob controle; impediu a alta do dólar; reduziu os preços dos gêneros de primeira necessidade; ampliou o poder aquisitivo dos mais pobres, através do aumento do salário mínimo.

Lula ainda nos deve muito do que prometeu ao longo de suas campanhas presidenciais, como a reforma agrária. Porém, o Brasil e a América Latina serão melhores com ele do que sem ele. Se você está convencido disso, trate de convencer também outros eleitores.

Vamos votar na vida ­ e ''vida para todos'' (João 10,10). Vamos reeleger Lula presidente!''

* Frade dominicano e escritor, autor de 53 livros, e assessor de movimentos sociais.

 

Emiliano reúne comitê e parte para campanha de Lula

Depois da reunião geral da campanha de Lula, convocada pelo governador eleito, Jaques Wagner, no Hotel da Bahia, Salvador, nesta quinta-feira (05), às 20h, Emiliano José (PT), que não conseguiu se eleger deputado federal com a marca de 50 mil votos, reuniu seu Comitê Eleitoral no Rio Vermelho. Emiliano agradeceu o esforço da coordenação, da militância e dos amigos, e conclamou a todos para a mobilização geral pela vitória do presidente Lula neste segundo turno.

À reunião do Comitê Eleitoral, que agora se transforma em Comitê Pró-Lula, compareceram representações de muitos bairros de Salvador, como Itapuã, Vida Nova, São Cristóvão, Bairro da Paz, Avenida Sete, Centro, Saúde, Nazaré, Pernambués, Periperi e Monte Serrat; muitos estudantes da UFBA e da UNEB; trabalhadores da Refinaria Landulpho Alves, de Mataripe, trabalhadores da Chesf e dos Correios; e também representações da Região Metropolitana de Salvador, como Simões Filho, Lauro de Freitas e Itinga. Na reunião se manifestaram lideranças evangélicas, do movimento negro e dos candomblés.

A turma é boa. Não havia clima de derrota no ar, mas muita disposição de se mobilizar pela reeleição de Lula.

LEIA CARTA ABERTA DE EMILIANO:

Meus amigos, minhas amigas,

Senti forte emoção ao receber 50 mil votos em minha campanha para deputado federal. Não deu. Agradeço profundamente a todos os que manifestaram confiança em mim com o exercício sagrado do voto. É uma responsabilidade muito grande.

Saúdo os companheiros que passarão a formar a bancada do PT na Câmara dos Deputados e também os companheiros que vão integrar nossa bancada na Assembléia Legislativa da Bahia. Uma bancada, dará o fundamental suporte ao Governo Lula, a outra, será a base política do Governo Wagner.

Aos companheiros de partido, do meu Comitê Eleitoral, amigos e eleitores, afirmo que não há tempo para lamentações, nem clima para desânimo. É, sobretudo, um tempo de união de todos os baianos, rumo à vitória no segundo turno.

A vitória de Wagner, por si só, é certeza de mudanças profundas na vida do povo da Bahia, mas, a vitória do povo não estará completa sem a recondução de Lula à presidência da República.

Com Lula, a Bahia se livrará mais rápido da pobreza que nos incomoda a todos, 5 milhões de baianos abaixo da linha da pobreza, com Lula virá desenvolvimento econômico, a instauração de um clima democrático nas relações políticas, a inserção soberana do Brasil no mapa global da economia.

O debate na TV é importante, a notícia equilibrada na imprensa é importante, mas, quem decide a eleição é o povo. Assim sendo, a militância petista e a ação política dos cidadãos conscientes terão papel fundamental para a vitória de Lula.

Meu Comitê Eleitoral do Rio Vermelho não será fechado. Transforma-se de agora em diante em mais um Comitê Lula Presidente. Juntos, derrotaremos as forças do atraso. E com a moral alta, porque o PT saiu fortalecido das eleições. Nossos companheiros eleitos chegarão ao Parlamento com a legitimidade que as urnas nos deram.

Com Lula, derrotaremos a pobreza, essa obsessão de toda uma vida, razão de ser da fundação do PT. Os neoliberais, representados pela candidatura Alckmin e pelo decadente carlismo, acreditam no deus-mercado, no lucro a qualquer custo e não se importam com a permanência de milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza. Na Bahia, 16 anos de PFL no poder provaram isso.

Nós do PT, com Wagner no governo da Bahia, com Lula na presidência, com a bancada petista liderando o Congresso Nacional e a Assembléia Legislativa, acreditamos que a vida de nossa gente será melhor.
É com esse espírito que convoco a todos para engajamento total na ação política cidadã, num esforço final de mobilização.

Lula presidente, por uma Bahia forte e feliz com o governador Wagner.

Emiliano José (PT)
Deputado estadual

 

Chavéz é um gênio da política e do mercado editorial

Que o companheiro Hugo Chavéz, presidente da Venezuela, seja um gênio da política todo mundo sabe, mesmo os hipócritas que são contra. Agora, na última Assembléia Geral das Nações Unidas (29/09), revelou-se também um gênio do mercado editorial. Chavéz, quando disse na ONU que “o diabo passou aqui, ainda está cheirando enxofre”, referindo-se a W. Bush, trazia nas mãos o livro de Noam Chomsky intitulado “Hegemonia ou sobrevivência – os riscos do domínio global norte-americano”. A foto circulou o planeta.

Como se sabe, Chomsky é um crítico radical do imperialismo norte-americano, libertário, de esquerda e o maior mestre da filosofia da linguagem. A famosa obra de Chomsky, que estava no 1.500º lugar no ranking editorial, passou para o primeiro lugar. De acordo com a revista Carta Capital, as vendas eletrônicas da Amazon dispararam e os vendedores da rede Barnes & Nobles informaram que Chavéz “ressuscitou” Chomsky para a campanha eleitoral ao Congresso americano. Chavéz é um gênio.

Eu li a obra desde que, recentemente, a revista Veja destratou Noam Chomsky. Tudo que a revista Veja destrata, eu leio, avidamente.

5 de outubro de 2006

 

Entrevista com João Falcão revela como foi a perseguição de ACM ao Jornal da Bahia

Está imperdível. Bob Fernandes e Maria Falcão entrevistam o fundador do extinto Jornal da Bahia, João Falcão, que acaba de lançar um livro contando toda a história da escandalosa perseguição de ACM ao jornal. ACM dedurou jornalista, e chagou a apelar para a famigerada Lei de Segurança Nacional, bajulou os militares, e até bomba terrorista foi jogada contra o empresário. O livro de João Falcão se chama “Não deixe esta chama se apagar – História do Jornal da Bahia. A jornalista Maria Falcão é neta de João Falcão. Bob Fernandes é editor da revista Terra Magazine (http://terramagazine.terra.com.br). A entrevista revela como o mau caratismo de ACM vem de longe.

 

Blog Amigos da Bahia enfrenta agora campanha de Lula

Na Internet, a campanha de Wagner contou com uma ajuda inesperada. O blog Amigos da Bahia(www.amigosdabahia.blogspot.com) concorreu na difusão das notícias com os próprios sites oficiais do PT. Agora, o blog Amigos da Bahia anuncia que a luta continua, mas vai dar prioridade para a campanha de Lula, inclusive com o redirecionamento do conteúdo de sites famosos. Como diz em editorial, a luta agora é outra, começou a nova batalha de Lula.

LEIA EDITORIAL DO SITE AMIGOS DA BAHIA

Novos rumos – A vitória no segundo turno

Estamos comemorando a memorável vitória de Wagner, ainda que entristecidos por Emiliano, a quem este blog declarou apoio e muito sobre ele publicou, não ter sido eleito. Sua luta, o seu combate ao coronelismo baiano, o enfrentamento ao clã dos Magalhães ficarão como emblemas da campanha.

É um grande prejuízo para o Congresso Nacional. O Brasil não sabe o que perdeu. porém Emiliano continua de mangas arregaçadas e está trabalhando a pleno vapor para elegermos Lula no segundo turno.

Comemoramos também a expressiva vitória de Paulo Rangel, nos apresentado pelo companheiro Zé Maria, a quem também declaramos apoio, principalmente pela seriedade que ostenta. Seu cuidado e respeito com a coisa pública, não tendo utilizado sua condição de primeiro coordenador do Luz para Todos em sua promoção, disputando uma eleição com lisura e honestidade.

A luta agora é outra. Vem aí a nova batalha de Lula.

Estaremos empenhados de corpo e alma na luta pela reeleição de Lula no segundo turno. Como já publicamos, toda a blogosfera deve estar atenta para combater a imprensa suja e cúmplice dos vendilhões do País.

Não podemos descansar. Estaremos atentos a tudo. Dividiremos as tarefas de forma organizada, para que nossa voz possa ecoar por todo o Brasil.

Aos companheiros internautas, informamos que ao acessarem os blogs www.amigosdopresidente.com ou o www.tucanoduto.com , serão automaticamente redirecionados para o blog www.amigosdabahia.blogspot.com.

Aqui iremos concentrar todos os nossos esforços. Os endereços www.amigosdopresidente.blogspot.com e www.tucanoduto.blogspot.com continuarão disponíveis, porém com pouco conteúdo. Vamos à luta companheiros. A vitória no segundo turno depende de todos nós.

Eudes Paiva

 

Lula pede a bênção ao eleitor baiano, Alckmin, ao hamster.

Com o questionável título “Lula e Alckmin pedem bênção ao eleitor baiano” o blog corporativo da Folha de S. Paulo, assinado por Josias de Souza, informa que os dois presidenciáveis darão as caras na Bahia nas próximas 24 horas. Vão pedir a bênção ao eleitor baiano. Nem tanto, nem tanto.
***
Lula faz comício nesta sexta-feira, 6. E Alckmin se reúne a portas fechadas com o que resta do carlismo.

Lula discursará ao lado de um governador eleito, Jaques Wagner.

Alckmin certamente vai ouvir quanto terá que pagar para continuar merecendo apoio do que resta do carlismo e do hamster. Reunião com a turma do PFL só pode ser mesmo a portas fechadas. A linguagem é dinheiro, vantagens, negócios.

Lula vai pedir em público a bênção a 66% do eleitorado baiano

Alckmin vai pedir a portas fechadas apoio da turma fracassada que lhe deu 26% dos votos baianos. É muito pouco, mas, ainda assim o preço é alto.

Na verdade, na verdade, Lula pede bênção ao povo baiano, Alckmin, ao PFL do hamster.

4 de outubro de 2006

 

PT desponta como partido mais influente do Novo Congresso

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) já ensaiou o mapa do poder no novo Congresso Nacional eleito. Apontou 24 petistas entre os 100 possíveis “cabeças” da próxima legislatura. Assim, o PT já desponta como favorito para comandar a relação de parlamentares mais influentes. Tradicionalmente, apenas 50 parlamentares pesam na solução de crises. Da Bahia, há oito parlamentares na relação, sendo dois do PT.

Na relação dos prováveis mais influentes, no novo Congresso Nacional, entre os 24 nomes do PT, da Bahia o DIAP incluiu Sérgio Carneiro e Walter Pinheiro; entre os 15 do PMDB incluiu Geddel Vieira Lima; entre 12 do PSDB incluiu Jutahy Júnior; entre os 9 do PSB incluiu Lídice da Mata; ninguém do PPS, PCdoB, PDT e PTB. O DIAP também incluiu, entre os 18 do PFL, os nomes de ACM, ACM Neto e José Carlos Aleluia.

A presença de Sérgio Carneiro, Walter Pinheiro, Lídice da Mata e Geddel Vieira Lima na relação do seleto grupo que terá influência no Congresso torna-se ainda mais importante porque o segundo mandato do presidente Lula seguramente vai sofrer tentativas de golpe, com riscos para a estabilidade institucional. Eles contrabalançam a presença da direita como ACM, ACM Neto e Aleluia, e ainda mais com o eterno vai-pra-lá e vem-pra-cá de Jutahy Júnior.

3 de outubro de 2006

 

Se Alckmin ganhar, adeus Petrobras, adeus Correios, adeus CEF, adeus Banco do Brasil, adeus Brasil

Tá me dando um frio na barriga. O ex-ministro das Comunicações no governo FHC, Luiz Carlos Mendonça de Barros, é um dos principais articuladores do programa de governo do Alckmin (PSDB). Três itens do programa indicam que o rumo a ser adotado, no caso de vitória da direita, será mesmo o da privatização.

No capítulo sobre política energética, o programa de Alckmin diz que o tucano irá "Estabelecer parcerias com a iniciativa privada para o crescimento do setor (de energia)"; "Incentivar a participação da iniciativa privada em companhias de distribuição de gás natural" e "Incentivar a entrada de novos agentes no mercado de refino e transporte de petróleo e gás natural".

É uma proposta disfarçada de privatização. Apesar do oportunismo e da hipocrisia, Mendonça de Barros já deixou escapar para a imprensa a verdadeira intenção. Ele defende abertamente a entrega do patrimônio público do país. Ele quer privatizar, não somente a Petrobrás, mas os serviços portuários, as estradas de rodagem, o setor elétrico, os Correios, os bancos estaduais, a CEF, do Banco do Brasil. É o guru econômico de Alckmin – fragilizou a economia de São Paulo com uma onda de privatizações.

Essa gente é criminosa, de paletó e gravata. Se aqui fosse Cuba eles iriam para o paredón.


 

Emiliano já está na campanha de Lula

Emiliano não ganhou. Obteve 50 mil votos, numa belíssima campanha eleitoral. A única que apresentou debate de idéias. Mas não levou. Incansável, na segunda-feira (2) já dava entrevista à TV Itapoan, no programa Balanço Geral do meio-dia, com emocionante participação do apresentador Raimundo Varela, que ainda está internado em São Paulo, onde sofreu cirurgia delicada.

Emiliano agradeceu o voto dos baianos, falou da vitória do PT, do crescimento da bancada petista, e da campanha de Lula no segundo turno. Para a Bahia, é fundamental Lula ganhar. Emiliano propõe a união de todos os que amam a Bahia em torno da campanha de Lula.

O Comitê Eleitoral de Emiliano, no Rio Vermelho, não vai fechar. Já está totalmente a serviço da campanha de Lula. Não está em jogo apenas o poder político, está em jogo o bem-estar do povo da Bahia, o Bolsa-Família, a Petrobrás, o Banco do Brasil, a CEF...

Quinta-feira, 5 de outubro, o comitê se reúne para programar a mobilização geral.

 

Governador Wagner comanda campanha de Lula na Bahia

Wagner, o governador eleito da Bahia, tem juízo. Logo na segunda-feira (2) anunciou que assumiu o comando da campanha de Lula na Bahia, que está organizando uma equipe de transição e só depois vai se abrir para as negociações para composição do seu governo. É bem mais complicado que quando Souto ganhou. Bastava então obedecer ao chefe maior.

Que vitória acachapante. A Bahia realmente se cansou deles. Também, 16 anos de canalhice, bandalheiras e negociatas. E Lula, heim, 66,65% dos votos dos baianos. Pois agora a Bahia terá que se unir, todos os homens e mulheres e bem, para a vitória de Lula, para o bem-estar do povo da Bahia. A meta é passar de 80% para Lula.

Agora é a vez da democracia. Será o governo da coligação vitoriosa formada pelos nove partidos - PT, PCdoB, PMDB, PTB, PSB, PMN, PPS, PV E PRB - e ainda à banda boa do PDT sob o comando de João Henrique e João Durval.

O carlismo acabou. ACM nunca mais. Souto nunca mais.

 

Não foi "surpresa" a vitória de Wagner.O IBOPE mentiu, não por erro, mas, por crime

Quando Wagner ganhou a eleição na Bahia eu disse comigo mesmo. É a glória. E pensei até em encerrar as atividades deste blog. Meus dedos doíam. Dores da LER. Dia da eleição não deu para postar nada. Fui fazer boca-de-urna, pedindo uns votinhos na entrada do Colégio Marista, no Canela. Despachei 100% da redação do BAHIA DE FATO. Eu e Everaldo. Fiquei fora do ar domingo e segunda-feira, mas, enfim, cedi aos protestos e pressões. Vamos continuar.

É engraçado. Muitos jornais, sites e "calunistas" de jornais afirmam que foi uma “supresa” a vitória de Wagner no primeiro turno. Surpresa nenhuma. Estão apenas fingindo surpresa. Sabíamos todos que Wagner iria ganhar no primeiro turno. Tradicionalmente, o IBOPE dava 20% de diferença contra Wagner. São os negócios. Tanto que no sábado, 30 de setembro, este blog anunciou: "Virada na Bahia, Wagner pode ganhar no primeiro turno”. No entanto, estava apenas repetindo a notícia do dia 27 de setembro, quarta-feira: “Wagner vai ganhar no primeiro turno”. Dei essa notícia várias vezes no decorrer de setembro.

LEIA AS DUAS ÚLTIMAS MANCHETES DO BLOG

Wagner vai ganhar no primeiro turno
Quarta-feira, Setembro 27, 2006

Até ser divulgada a última pesquisa IBOPE, eu pensava que Wagner iria para o segundo turno e aí estaria tudo zerado. Estava enganado. Wagner vai GANHAR no primeiro turno.Mesmo não tendo confiança nenhuma em pesquisa paga pela TV Bahia, se realmente Paulo Souto obteve 48% e Wagner 31% a vitória no primeiro turno será de Wagner.Ora, em questão de dias Wagner subiu 5 pontos e Souto caiu de 50% para 48% nas intenções de voto. O PT tem pesquisa interna que aponta 30% para Wagner e Souto com 45%, isso há mais de dez dias.Mesmo se considerarmos os números da pesquisa paga pelo clã de ACM, se Souto tem 48% e Wagner 31%, Átila Brandão 2% e os outros candidatos 4% mais 4% de brancos e nulos e 11% de indecisos, já há um empate técnico porque os 31% de Wagner somados aos 11% de indecisos dá também 48%.Wagner vai ganhar no primeiro turno. Souto nunca deixou de cair, Wagner nunca deixou de subir. A panelinha de ACM vai ser quebrada, o clima está parecido como o de 1986 quando Waldir Pires arrebentou a boca do balão com mais de um milhão de votos de frente.Essa pesquisa da Rede Bahia não me engana, não.

Sábado, Setembro 30, 2006
Virada na Bahia. Wagner pode ganhar no primeiro turno.

A pesquisa Ibope/TV Bahia saiu do forno. Como esse pessoal não é flor que se cheire, a coisa deve ser muito pior para Paulo Souto. A pesquisa aponta claramente para um segundo turno. Mas, desconfio dela. Se a TV Bahia acha que vai dar segundo turno, é porque Wagner ganha no primeiro turno. A pesquisa dá uma folga de apenas 4 pontos percentuais para o governador-candidato à reeleição. Ora, A diferença entre o percentual de votos do governador ao dos demais candidatos é de apenas dois pontos percentuais. Essa folga está dentro da margem de erros do levantamento. Logo, a disputa está na zona do agrião, empate. Ao desastre de Paulo Souto junta-se a derrota de Rodolfo "servil" Tourinho ao Senado para João Durval. Quem ganha é o prefeito João Henrique.Se não bastasse o Ibope, o jornal A Tarde On line colocou na Internet uma enquete com uma pergunta básica.- Você acredita que haverá segundo turno na Bahia?A resposta “Sim, mas só para governador” obteve 46,28%.A resposta “Não, Lula e Souto vão ser reeleitos domingo” obteve 14,99%.As sondagens batem. Elas fazem sentido. Emiliano (PT), em sua caminhada de candidato a deputado federal, vem insistindo nesta visão - a de que o Wagner ganha no primeiro turno. Neguinho achava que era excesso de entusiasmo, mas, as pesquisas indicam que é um realidade bem próxima.

Anotem. Wagner vai ganhar no primeiro turno.

WAGNER: “O IBOPE DEVE UMA EXPLICAÇÃO"

Eleito governador, Wagner em sua primeira entrevista não deixou de registrar que os institutos de pesquisa, em especial o IBOPE, devem uma explicação ao povo baiano e ao povo brasileiro.

“Eu creio que se os resultados foram apresentados de uma forma venal e não por um equívoco de metodologia, isso é um crime do ponto de vista republicano, porque não ofereceram uma informação de qualidade para que a população pudesse decidir. A reincidência é indicativa de penalidade.

Em 2002 me atribuíram 18% na disputa e ao abrir as urnas eu obtive 38,5%.

Agora em 2006, eles me deram 34% e eu obtive 54%. A diferença é que dessa vez eu consegui ganhar a eleição.

O Ibope "errou" pela segunda vez em 20 pontos percentuais e deve uma explicação à população.
Há sinais de fraude eleitoral e o TSE tem que investigar”, disse Wagner.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?