30 de setembro de 2006

 

Virada na Bahia. Wagner pode ganhar no primeiro turno.

A pesquisa Ibope/TV Bahia saiu do forno. Como esse pessoal não é flor que se cheire, a coisa deve ser muito pior para Paulo Souto. A pesquisa aponta claramente para um segundo turno. Mas, desconfio dela. Se a TV Bahia acha que vai dar segundo turno, é porque Wagner ganha no primeiro turno.

A pesquisa dá uma folga de apenas 4 pontos percentuais para o governador-candidato à reeleição. Ora, A diferença entre o percentual de votos do governador ao dos demais candidatos é de apenas dois pontos percentuais. Essa folga está dentro da margem de erros do levantamento. Logo, a disputa está na zona do agrião, empate.

Ao desastre de Paulo Souto junta-se a derrota de Rodolfo "servil" Tourinho ao Senado para João Durval. Quem ganha é o prefeito João Henrique.

Se não bastasse o Ibope, o jornal A Tarde On line colocou na Internet uma enquete com uma pergunta básica.

- Você acredita que haverá segundo turno na Bahia?

A resposta “Sim, mas só para governador” obteve 46,28%.

A resposta “Não, Lula e Souto vão ser reeleitos domingo” obteve 14,99%.

As sondagens batem. Elas fazem sentido. Emiliano (PT), em sua caminhada de candidato a deputado federal, vem insistindo nesta visão - a de que o Wagner ganha no primeiro turno. Neguinho achava que era excesso de entusiasmo, mas, as pesquisas indicam que é um realidade bem próxima.

Anotem. Wagner vai ganhar no primeiro turno.

 

Emiliano pede mobilização cidadã por Lula, Wagner e bancada parlamentar democrática e decente

Emiliano (PT) decidiu não fazer boca-de-urna no dia da eleição. É uma decisão política tomada junto com seu Comitê Eleitoral. Em vez da boca-de-urna ilegal, Emiliano convocou, em carta dirigida aos amigos e companheiros, uma mobilização cidadã no domingo das eleições. Manifestação individual pode. Camisa vermelha do PT pode. Adesivo na camisa pode. Bandeira no veículo pode. Cartaz na janela de casa pode. Conversar pode. Emiliano pede um esforço final de chegada para eleger Lula no primeiro turno, para a virada de Wagner rumo à vitória, eleição de uma bancada suprapartidária forte de deputados federais, para dar sustentação ao segundo mandato do presidente Lula, e também a eleição de uma bancada estadual independente para fazer a Bahia crescer.

LEIA NA ÍNTEGRA A CARTA DE EMILIANO:

Meus amigos, minhas amigas,

Estamos chegando ao fim de mais uma jornada eleitoral. Faço um apelo aos companheiros e companheiras, aos amigos e amigas, para um esforço final de chegada.

De nossa mobilização cidadã depende a vitória do presidente Lula no primeiro turno, a virada para a vitória de Wagner, a formação de uma forte bancada federal suprapartidária para dar sustentação parlamentar e estabilidade ao segundo mandato do presidente Lula e também uma bancada estadual independente para fazer a Bahia crescer.

De um lado, estamos nós, Lula, o PT e partidos democráticos, do outro lado estão as forças conservadoras que nos legaram uma herança maldita na economia, na política e na área social.

Eu digo não aos setores que articulam golpes contra a democracia, com grotescas ameaças de impugnação da candidatura de Lula e de um absurdo impeachment.

Os ataques brutais contra o Governo Lula, contra o PT e partidos democráticos, com certeza não nascem do zelo pela ética na política, já que muitos deles se enriqueceram durante a ditadura militar, no ciclo Collor ou na era FHC.

De um lado, estamos nós, que queremos desenvolver o país com justiça social, do outro estão os neoliberais que desejam retomar as privatizações, destruir o funcionalismo público, achatar salários, buscar o lucro a qualquer preço, de preferência sem pagar impostos, às custas da geração de uma multidão de excluídos.

Nós, que amamos a democracia, repudiamos as tentativas e ameaças das elites conservadoras e, se preciso, iremos às ruas garantir a democracia e a vontade popular manifestadas nas urnas.

Apoio Lula, apoio Wagner, porque quero consolidar e fazer avançar a democracia brasileira.

Quero um projeto de desenvolvimento centrado no bem-estar do povo brasileiro, no consumo popular, na reforma agrária, na economia familiar no campo, na segurança alimentar, no ensino gratuito e de qualidade, no acesso do povo à cultura, em oposição ao modelo centrado exclusivamente no mercado, na simples exportação, na violência policial, no apartheid social e no objetivo do lucro a qualquer preço.

O Governo Lula já começou este processo, que não está sendo aceito pelas elites conservadoras. Contra Lula, o PT e os partidos democráticos vale tudo, desde a manipulação da mídia até a utilização grosseira da Polícia Federal paulista e do Poder Judiciário.

Digo sim à construção da democracia brasileira.

Dia 1º de outubro vote PT, vote Lula, vote Wagner, vote Brasil. Conto com seu voto e com sua mobilização cidadã.

Salvador, 30 de setembro de 2006

Emiliano José (PT) – 1331

 

Este blog apóia Emiliano pra deputado federal

Não vou mentir, como mente a maior parte da mídia que faz campanha anti-Lula e anti-PT. Vou fazer como a revista Carta Capital, que se decidiu por Lula, e como o jornalista Ricardo Noblat, que se manifestou por Cristóvão Buarque. Este blog apóia Lula pra presidente (13), Wagner (13) pra governador da Bahia, Emiliano (1331) pra deputado federal e Vânia Galvão (13133) pra deputada estadual. E também João Durval pra senador (123) Nossa chapa é completa. Todos os membros de nossa redação têm a mesma posição. Desnecessário dizer, mas, nossas informações são absolutamente fidedignas, éticas e verdadeiras.

Por que voto em Emiliano pra deputado federal? Porque acredito nele.

Por que eu acredito em Emiliano em tempos tão degradantes para a política?
***
A descrença e o cinismo nos tentam como saídas para a nossa indignação.Temos motivos de sobra para imaginar que nos pregaram uma peça, que todo o esforço que fizemos para mudar este país, absurdamente desigual, apenas deu forças para que tudo continuasse na mesma.
***
Mas temos consciência de que o processo social continua, assim como o jogo pelo poder. Não podemos ficar indiferentes e temos escolhas a fazer, ou os piores serão os eleitos.
***
A indignação não turvou a nossa lucidez. Eu acredito em quem acredita em sonhos. Em quem faz o bom combate, denuncia, desmistifica, contesta as elites e propõe alternativas.
***
Assim é Emiliano, que não tem medo de sonhar, que assume riscos pelo que acredita, que nos convence pela sua ação e que se afirma pelo diálogo e pela abertura política;
***
Eu aposto no que Emiliano tem de comum com a gente, a resistência e a crença de que é preciso mudar o mundo.
***
Voto em Emiliano porque ele tem uma história de vida que me faz acreditar nele. Porque ele acredita em sonhos, e luta para tornar seus sonhos realidade. Porque enfrentou a ditadura militar, teve seus direitos violados, passou quatro anos preso, mas nunca abandonou a luta pela democratização do país.
***
Porque luta em favor dos pobres e excluídos, contra os poderosos. Porque não tem medo de ACM. Não tem medo de Paulo Souto. Não tem medo.Porque tem cultura política, é jornalista, professor universitário e escritor. Porque foi deputado constituinte estadual, defendeu a diversidade cultural, a liberdade de religião, os trabalhadores, os direitos dos deficientes físicos e colocou seu mandato parlamentar a serviço da luta contra o racismo.
***
E como vereador de Salvador enfrentou a corrupção municipal.
***
Eu acredito em Emiliano porque ele apóia Lula presidente e porque quer mudar a Bahia com Wagner governador
***
Não é por acaso que Waldir Pires vota nele.
***
Não é por acaso que a filósofa Marilena Chauí em Salvador, declarou apoio à sua candidatura.
***
Emiliano continua na luta. Acredita em sonhos. Eu também acredito neles.

Emiliano, deputado federal, 1331

 

Conforme o blog Bahia de Fato dizia, a sabotagem do cacau era uma farsa contra o PT

A Polícia Federal acaba de divulgar relatório concluindo que não há provas contra o candidato a deputado federal Geraldo Simões (PT) e demais acusados da tal sabotagem do cacau da Bahia, com a suposta disseminação da praga vassoura-debruxa. Tudo não passou de uma grande farsa eleitoral. Naturalmente, cabe processo por calúnia, injúria e difamação contra os jornalistas-bandidos da revista Veja, contra o desclassificado acusador Franco Timóteo e mesmo contra os trapaceiros do PFL que estão por trás disso tudo. A PF deveria continuar a investigar para descobrir quem pagou Franco Timóteo e a Veja pelas calúnias, quanto e como.

LEIA MATÉRIA DE A TARDE:

PF acaba caso do cacau

ANA CRISTINA OLIVEIRA SUCURSAL ITABUNA anaco@grupoatarde.com.br A delegada Denise Oliveira, da Polícia Federal, concluiu que não há indícios de autoria contra nenhum dos cinco acusados de ter, criminosamente, introduzido a praga da vassoura-de-bruxa nos cacauais baianos.

Um dos acusados foi o ex-prefeito de Itabuna Geraldo Simões (PT). Ele diz que, embora inocente, atravessou momentos muitos difíceis e que a denúncia causou muitos prejuízos à sua candidatura a deputado federal.O inquérito foi encerrado por Denise Oliveira, que encaminhou relatório à Justiça Federal de Itabuna ontem à tarde.

A delegada investigou a denúncia feita pelo técnico em administração, Luiz Henrique Franco Timóteo, publicada na revista Veja, em junho passado, de que cinco servidores da Ceplac e militantes petistas teriam tramado e ele mesmo teria introduzido no Estado a doença que prejudicou a cacauicultura.

O relatório, que ainda não foi distribuído nem examinado pela juíza federal Maizia Seal Cravalho Pomponet, tecnicamente sugere ao Ministério Público Federal o arquivamento das denúncias. Segundo advogados dos acusados, o relatório é conclusivo e não cabe mais ao Ministério Público pedir novas diligências.

Os advogados dizem que o procedimento do MP será o de dar o parecer para que a Justiça proceda ao arquivamento.Segundo a denúncia de Franco Timóteo, a sabotagem biológica tinha objetivo de reduzir o poder dos coronéis do cacau e favorecer a eleição de candidatos de esquerda na região.

A sabotagem teria ocorrido de 1989 a 1991, quando Franco Timóteo viajara a várias cidades da Amazônia, de onde trouxe os galhos infectados pelo fungo.

Ainda segundo os advogados, além de Geraldo Simões, os outros quatro acusados, Wellington Duarte, Eliezer Correia, Jonas Nascimento e Everaldo Anunciação, todos servidores da Ceplac, deverão entrar com representação, na área criminal e cível, não apenas contra Franco Timóteo, mas contra meios de comunicação que publicaram a denúncia e órgãos públicos que lideraram campanhas caluniosas.

Todos poderão ser acionados por crime de calúnia ou de teor mais grave, a depender do conteúdo do relatório, que só deverá ser conhecido, no início da próxima semana.

 

Waldir Pires apóia Vânia Galvão para deputada estadual (13133)

“Terei a alegria pessoal e política, quando, nesta eleição, como acredito, Vânia Galvão estiver eleita deputada estadual. Sua presença na Assembléia Legislativa da Bahia será muito importante; porque nela teremos atuante a voz de uma mulher, de uma pessoa competente, inteligente e combativa, com visão política séria e determinada, para ajudar a fortalecer o caminho, difícil , da construção de uma sociedade democrática e justa., e a convivência pacífica do nosso povo, que exige a supressão de desigualdades sociais e a viabilização do progresso que abranja toda nossa população. A deputada Vânia Galvão ajudará o Governo de Wagner na Bahia e o Brasil inteiro, a Nação, no esforço de Lula, (paciente e crescente) que assegure o desenvolvimento a inclusão social, as liberdades individuais e as necessidades existenciais de todo nosso povo brasileiro”.

Assinado: Waldir Pires, Ex-Governador do Estado, Ministro da Defesa do Governo Lula.


 

Site de Emiliano está fora do ar

O Site de Emiliano está fora do ar e o que seria o último boletim de campanha não foi enviado pela Internet. O site de campanha de Emiliano (http://www.emiliano1331.can.br/) saiu do ar à meia-noite de sexta-feira (28), cumprindo a legislação eleitoral. Só volta ao ar 24 horas após o término da apuração das eleições. É uma determinação anti-democrática porque o site não vai à casa de ninguém, e sim é acessado individualmente pelos eleitores. Mas o tribunal interpretou que é propaganda. Emiliano cumpriu a determinação. Já o boletim de campanha número 16 não foi enviado por orientação dos advogados. O Comitê Eleitoral decidiu não arriscar nada nestes tempos de mídia fascista e Judiciário polêmico.

TELÃO NO LARGO DE SANTANA

O TRE confirmou a instalação de um telão no Largo de Santana, Rio Vermelho, onde o candidato a deputado federal Emiliano (1331) tem seu comitê. Já está virando uma tradição a festa petista no calçadão do Acarajé da Dinha. É que no mesmo local também tem a sede do 12º Diretório Zonal do PT de Salvador.

EMILIANO PEDE MOBILIZAÇÃO CIDADÃ

Em carta aos militantes do PT, eleitores e amigos, Emiliano pediu uma mobilização cidadã para garantir a vitória de Lula no primeiro turno, a virada para a vitória de Wagner, a formação de uma forte bancada federal suprapartidária e também uma bancada estadual independente para fazer a Bahia crescer. De um lado, estamos nós, Lula, o PT e partidos democráticos, do outro lado estão as forças conservadoras que nos legaram uma herança maldita. Emiliano diz não aos setores que articulam golpes contra a democracia, com grotescas ameaças de impugnação da candidatura de Lula e de um absurdo impeachment. “Os ataques brutais contra o Governo Lula, contra o PT e partidos democráticos, com certeza não nascem do zelo pela ética na política, já que muitos deles se enriqueceram durante a ditadura militar, no ciclo Collor ou na era FHC”, disse ele.

POVO BRASILEIRO CONTRA AS ELITES

“De um lado, estamos nós, que queremos desenvolver o país com justiça social, do outro estão os neoliberais que desejam retomar as privatizações, destruir o funcionalismo público, achatar salários, buscar o lucro a qualquer preço, de preferência sem pagar impostos, às custas da geração de uma multidão de excluídos. Quero um projeto de desenvolvimento centrado no bem-estar do povo brasileiro, no consumo popular, na reforma agrária, na economia familiar no campo, na segurança alimentar, no ensino gratuito e de qualidade, no acesso do povo à cultura, em oposição ao modelo centrado exclusivamente no mercado, na simples exportação, na violência policial, no apartheid social e no objetivo do lucro a qualquer preço”, ressaltou Emiliano.

ELEITOR PODE VOTAR COM CAMISA, BONÉ E BANDEIRA

Na última hora, o TSE determinou que o eleitor pode votar com camisa, adesivo e até boné de seu partido, coligação ou candidato. Coloque no peito um adesivo de Emiliano (1331) e manifeste seu voto com liberdade. Sem medo.

PE RETIFICA RELAÇÃO ERRADA SEM NOME DE EMILIANO

Quinta-feira (28) foi dia de aperto no Comitê Eleitoral de Emiliano. No site do PT da Bahia, a relação de candidatos a deputado federal não constava o nome de Emiliano. A relação foi copiada pelo site do PT nacional e o erro foi virando uma bola-de-neve. Foi apenas um equívoco da digitadora, logo retificado, mas os telefones e e-mails do comitê ficaram congestionados.

29 de setembro de 2006

 

Site da Liderança do PT na Assembléia entrevista Emiliano

Fonte: www.liderancadoptbahia.com

Entrevista com Emiliano:

Temos que dar uma solução para os cinco milhões que passam fome na Bahia


EMILIANO É CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL, COM O NÚMERO 1331. CARREGA UMA LONGA EXPERIÊNCIA ACUMULADA. FOI DEPUTADO ESTADUAL CONSTITUINTE, VEREADOR E EXERCE O MANDATO DE DEPUTADO ESTADUAL. JÁ EXERCEU IMPORTANTES CARGOS NO PT E TEM TALENTO PARA A NEGOCIAÇÃO PARLAMENTAR. É JORNALISTA, ESCRITOR COM SETE LIVROS PUBLICADOS E PROFESSOR DE COMUNICAÇÃO DA UFBA. NESTA ENTREVISTA, ELE FALA DO PROCESSO ELEITORAL E DO FUTURO COMO PARLAMENTAR.

COMO VÊ O ATUAL PROCESSO ELEITORAL?

EMILIANO – Com bastante otimismo. Você viu a matéria de capa sobre o PT da revista Carta Capital de 20 de setembro? Aquelas projeções catastróficas que anunciavam o “fim do PT” estão todas sendo reavaliadas cientistas políticos, institutos e centros de estudos. Lula tem o apoio do povo e vai ganhar no primeiro turno. Não há nenhum fato novo que faça com que isso mude.

E AQUI NA BAHIA?

EMILIANO – Aqui na Bahia o segundo turno está se tornando uma possibilidade bastante real. O salto de Wagner de 16% para 26% foi mais que um avanço quantitativo. Há sinais de virada nas eleições. Certamente, os comícios de Lula, apoiando Wagner em Feira de Santana e Salvador, vão repercutir nas pesquisas. E havendo segundo turno, tudo muda. Sinto um certo nervosismo do lado de lá.

E EM RELAÇÃO ÀS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS?

EMILIANO – Aí a virada já aconteceu. Institutos e empresas de marketing que faziam projeções catastróficas (Arko Advice, IUPERJ, Ibope, Vox Populi) contra o PT mudaram totalmente de opinião. Eles chegaram a afirmar que o PT tinha acabado, que não faria nem 50 ou 55 deputados federais. Agora falam em 91 federais, a marca de 2002, e há institutos que falam de 96 a 103 federais. Ou seja, o PT vai crescer e não acabar. Eram análises ideologizadas, no contexto da caça às bruxas de 2005. Eles subestimaram a força dos 800 mil militantes do PT e reduziram o partido a seis dirigentes e poucos parlamentares. Um erro fatal.

QUAL SUA PERSPECTIVA CASO SEJA ELEITO DEPUTADO FEDERAL?

EMILIANO – Minha perspectiva é transparente. Faz parte do meu discurso de campanha. Serei base parlamentar do segundo Governo Lula, e representante da Bahia no Congresso Nacional. Ganhando Wagner, como acredito que vai ganhar no segundo turno, temos que trabalhar afinados para mudar a Bahia. Temos 5 milhões de pessoas passando fome. Temos que dar uma solução a essa vergonha que o PFL, em 16 anos de governos sucessivos, não soube dar. Lula já beneficia 1 milhão e 400 mil pessoas com o Bolsa Família, mas, como você pode ver, ainda não dá para acabar com a fome secular da Bahia. E com o apoio do presidente Lula teremos uma oportunidade única de potencializar os programas sociais. É possível contar com organizações não-governamentais sérias, por exemplo, apoiar o trabalho da Comissão Pastoral da Criança e estender a todos os municípios a assistência qualificada às crianças e mães.

E A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO À QUAL VOCÊ É LIGADO INCLUSIVE COMO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO?

EMILIANO - O segundo mandato do presidente Lula vai permitir um grande avanço na educação na Bahia. Ao contrário dos oito anos de Fernando Henrique Cardoso, que desmontou as universidades públicas, o presidente Lula virou essa tendência suicida do neoliberalismo. A Universidade Federal do Recôncavo, os campus da UFBa no interior, a Universidade Federal do Vale do São Francisco, todas elas serão consolidadas, modificando a economia de muitas cidades do interior. A curto prazo, vamos trabalhar para criar a Universidade Federal do Oeste Baiano. E com Wagner no governo da Bahia, vamos recuperar as universidades estaduais. É que para nós, gasto em educação é investimento, para eles é simples despesa. Para nós, escola não é construção de luxo para dar lucro a empreiteira.

MAS COMO ESTIMULAR A ECONOMIA, GERAR EMPREGO E RENDA...

EMILIANO – Primeiro, temos que levar para toda a Bahia o Luz para Todos. Sem energia elétrica não dá para produzir. Cem mil ligações feitas pelo Governo Lula foram importantes, mas precisamos de mais. Evidentemente, vamos atrair novos investimentos, mas o investimento social pode ser um dinamizador da economia, pois está provado que o Estado não regula tudo. Não basta crescer. Temos que crescer distribuindo renda, cuidando dos excluídos. Wagner tem um bom programa de desenvolvimento, que inclui ações nas áreas de transporte, educação, saúde, saneamento, meio-ambiente, segurança, em todas as áreas essenciais. Temos metas. Vamos reduzir o analfabetismo, implantar 100 mil cisternas no semi-árido, gerar 250 mil novos postos de trabalho. Vamos na direção oposta ao grupo de ACM. Vamos governar reduzindo as desigualdades sociais.

E ESSA MARCA DE SEUS MANDATOS, NA CÂMARA MUNICIPAL E NA ASSEMBLÉIA, DE FISCALIZAR AS CONTAS GOVERNAMENTAIS? COMO VAI FICAR?

EMILIANO – Nada muda, a não ser os escândalos do grupo de ACM e Paulo Souto, que vão acabar porque eles vão perder o poder. Temos que exercer uma vigilância muito grande nas aplicações das verbas federais. A Controladoria-Geral da União está apenas começando a limpeza do país. Há uma cultura do desvio de verbas e da crença na impunidade na área pública, em particular nos municípios. Essa luta vai continuar como nunca. A máquina pública tem que ser aperfeiçoada. Meu mandato de deputado federal estará sempre voltado para essa preocupação.


 

Para a Folha comício é monólogo e debate-cilada é diálogo.Uau.

Há!ha!ha! O Blog do Josias ( A Folha) disse que Lula preferiu o monólogo de um comício em São Bernardo ao “diálogo” com os três adversários sedentos de sangue. Esse Josias de Souza é mesmo um empregado da Folha de S. Paulo muito obediente. Na verdade, Lula seria agredido pelas antas indo ou não ao debate-cilada da Rede Globo. Acertadamente, decidiu não ir e ganhar espaço junto ao seu eleitorado, o povão. Os panacas da Rede Globo, da Folha de S. Paulo, do Estadão, do O Globo, etc e alguns jornalecos de província ficaram chupando dedo. No fundo no fundo a Rede Globo queria mesmo é audiência às custas do presidente Lula. Esse Josias de Souza cumpre bem o seu papel de blog corporativo, cordeirinho dos seus patrões. Deve ser um super-mensalão, digo, um super-salário.

 

Não deixe esta chama se apagar

João Falcão, 88 anos, fundador do extinto Jornal da Bahia, lançou ontem à noite (28), no Hotel da Bahia, seu livro “Não deixe esta chama se apagar”. O título é o slogan de resistência do combativo jornal aos desmandos do coronel ACM que decretara a morte do jornal. João Falcão não se rendeu. Trabalhei lá. Fui repórter e depois editor de economia. Foi uma honra trabalhar no Jornal da Bahia.

Centenas de jornalistas, políticos, simples amigos, antigos assinantes do jornal, foram cumprimentar João Falcão. Os candidatos a deputado federal Zezéu (PT) e Lídice (PSB) compareceram. Os candidatos a deputado estadual Elísio Santana (PSB) e Celsinho Cotrim (PSB) compareceram. Mas quem reinou na noite foi Emiliano, candidato a deputado federal (1331), que circulou de mesa em mesa ao lado do seu eleitor, ministro da Defesa Waldir Pires.

Emiliano escreveu a apresentação do livro de João Falcão. Fora uns dois jornalistas atucanados, a maioria declarou apoio a Emiliano. Não dá para citar nomes, porque era muita gente e seria chato não citar todos.

Na fila, um antigo assinante do Jornal da Bahia explicava porque o “Não deixe esta chama se apagar”. Certo dia, ACM foi informado que estava ocorrendo um incêndio no prédio do Jornal da Bahia, na Barroquinha, e ele exclamou de lá: “Não deixe esta chama se apagar”. A frase virou o símbolo de resistência do jornal, à ACM e à ditadura militar.

Recomendo a leitura. Não deixe esta chama se apagar.

 

Rezei, Lula me atendeu e não foi ao debate-cilada

Ainda bem que Lula não foi ao debate. Rezei muito pra ele não ir. Estava tão evidente a cilada...mais importante do que o ato simbólico de encerrar a campanha na cidade onde ele começou sua caminhada política é o ato simbólico de mandar pastar a mídia monopolista, os Merdal da vida, as Miriam Leitoa, as Eliane Cascagrossa, as Dora Comekrama, a Rede Grobo, os pulhas, canalhas, os deformadores de opinião, desde os inocentes úteis aos espertalhões que recebem polpudos salários como Arnaldo Jabá. Confesso que por um momento cheguei a acreditar que Lula iria ao debate. Desculpe presidente, por achar que você com sua inteligência política cairia nessa. É que a imprensa inventa e nos confunde.

Não vou dizer nada sobre o tal debate. Nem sequer liguei a TV. Estava meio emputecido com uma decisão de última hora do TSE. Que qui é isso? Liberar a poucas horas do pleito o uso de camisas, bonés, broches. Sei não, mas se o PFL/PSDB aparecer com milhões de camisas no domingo está na cara que foi armação. Bastaria vazar a informação e eles produziriam milhões de camisas e bonés. Já meu candidato...que apóia Lula, Wagner para governador da Bahia, sem essa grana toda, como pintar camisas e bonés? Depois da participação escancaradamente política do presidente do TSE, o Melllo, nestas eleições, não duvido de mais nada.

Estou feliz. Amanheci feliz nesta sexta-feira, 29. O presidente Lula – que Deus o tenha – decidiu peitar a Rede Globo. Aquele paspalhão do William Bonner estava detonando o presidente. Eles ficaram irritadíssimos quando souberam que Lula não iria à armação do debate-cilada. O cara é parlamentar do PRG, Partido da Rede Globo. Que mico. Foi brilhante o comunicado de Lula: não engrossaria a “arena de grosserias e agressões em um jogo de cartas marcadas”. O Partido da Rede Globo lamentou profundamente. Claro, a audiência era o Lula, o alvo era o Lula, a Geni era o Lula.

Como rezei, Deus ouviu as minhas preces, Lula não foi ao debate. Cilada.

28 de setembro de 2006

 

Alceu Valença e grupo Tropicana saúdam Lula

É como eu dizia outro dia. Caetano não vota em Lula, porque não "é burro nem maluco", mas, Alceu Valença vota. E não é nem burro nem maluco. O compositor Alceu Valença e o grupo Tropicana, enviaram carta ao presidente Lula, candidato à reeleição, celebrando pesquisas eleitorais que apontam vitória no primeiro turno eleitoral.

Alceu mora em Olinda, cidade histórica da região metropolitana de Recife, ambas governadas por forças de esquerda. Lá, ele desenvolve um forte trabalho cultural com as comunidades.

Leia a íntegra da carta:

Nosso querido Presidente, É com muita alegria que recebemos, há poucos minutos, o resultado da pesquisa Sensus/CNT, indicando a sua vitória consagradora no próximo dia 1º de outubro. Pernambuco, nossa terra-mãe, é Lula do litoral ao sertão. Mais de 70% de intenção de votos!!!

Nós, da família Tropicana, estamos de braços dados com a sua vontade de transformar esta nação num país melhor, com mais igualdade de oportunidades, mais humanidade, mais brasilidade. Somos um país atípico. Cheio de contradições. Mas, temos o exemplo do bem coletivo avaliado nesta eleição, onde Lula, certamente, será o vencedor.

Sua vocação para "cuidar" do povo brasileiro e desta nação é comovente. Seu olhar é verdadeiro. Acreditamos na sua vontade de concretizar seus ideais. Sabemos de todo o seu esforço neste sentido. Estamos do seu lado. Participamos das suas idéias. Queremos um Brasil melhor!!!

" ...que tu virias numa manhã de domingo
Eu te anuncio nos sinos das catedrais
Tu vens, tu vens,
Eu já escuto os teus sinais..." (Alceu Valença)

É, Presidente, tua vitória, a segunda vitória, já foi anunciada!!!

Assinam: Alceu, Yanê, Dino, Bigode, Talita, Marcel, Gustavo, Paulo Rafael, Edwin, Cássio, Maurício, Davi, Aurélio, Rogério, Roger e Sapula.

27 de setembro de 2006

 

Corporação de jornalistas age como quadrilha organizada

É impressionante como certos jornalistas agem como quadrilha organizada. O blogueiro oficial da Folha de S. Paulo, Josias Souza, solidarizou-se com seu colega Clóvis Rossi republicando acintosamente uma matéria considerada ofensiva ao PT pelo Tribunal Superior Eleitoral. O jornalista Clóvis Rossi há tempos calunia e difama o PT, não sei se graciosamente, por ideologia ou por ordem de seus patrões. O PT conseguiu na Justiça o direito de resposta por causa do artigo “Como se faz uma quadrilha”. Segundo ele, o PT deixou de ser um partido e se transformou numa quadrilha. Nem o TSE com suas tendências tucanas pôde desconhecer a calúnia e a difamação. O engraçado do Blog do Josias, na falta de uma idéia melhor, solidarizou-se com a calúnia e a difamação, publicando também o mesmo texto. Grande palhaço. Morro de rir. Pois é pouco esse direito de resposta. O PT deveria processar os dois, por danos morais. Somente quando essa gentalha sentir o bolso doer é que vai se mancar. É o que está acontecendo com ACM. Está começando a sentir o peso da incontinência verbal. Eles todos são iguais.


 

Eleja Lula no primeiro turno, economize R$ 50 milhões

Você ama o Brasil? Então decida logo a eleição de Lula no primeiro turno. É que o custo das eleições chega a R$ 550 milhões, mas, se houver segundo turno, os gastos vão a R$ 600 milhões. Elegendo Lula no primeiro turno você faz a nação economizar R$ 50 milhões, que podem ajudar a matar a fome de muita gente.

Os números, não o apelo político, foram apresentados pelo diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Athayde Fontoura Filho. Ele informou que a partir das 19h do dia 1º de outubro o Brasil começa a conhecer os resultados eleitorais. Às 22h de domingo grande parte dos estados já estará com os dados 100% apurados.

O TRE confirmou a instalação de um telão no Largo de Santana, Rio Vermelho, onde o candidato a deputado federal Emiliano tem seu comitê. Já está virando uma tradição a festa petista no calçadão do Acarajé da Dinha. É que no mesmo local também tem a sede do 12º Diretório Zonal do PT de Salvador.

 

PFL e PSDB ensaiam golpe contra voto popular

A visão golpista dos partidos de oposição é inegável. Perdidas as eleições, PFL, PSDB e os trânsfugas do PPS tentam prejudicar o segundo mandato do presidente Lula. Não é uma simples oposição ao Governo Lula, é uma oposição ao Brasil. No popular, eles querem ganhar no tapetão, quando protocolaram representação contra o presidente Lula no TSE. Ora, se a representação for julgada válida, além da cassação do registro da candidatura de Lula, o presidente da República ficaria inelegível por três anos. Como não podem ganhar as eleições, partem agora para uma tentativa de “melar” o processo eleitoral. Se não conseguem, tentam “melar” o processo político pós-eleitoral. Querem comprometer a governabilidade. Essa gente quer infernizar o país. Tais objetivos equivalem a um golpe de estado.

Contra o golpe de estado somente o povo nas ruas, como na Venezuela!

Não há uma lei contra conspiradores neste país? Essa gente merece cadeia!

 

Sempre achei o mensalão uma bobagem

Sempre achei o mensalão uma bobagem, uma criação teatral do ex-deputado corrupto Roberto Jefferson, utilizada pelo PFL/PSDB, que a grande e a pequena mídia adotaram por estupidez e falta de ética no jornalismo. Eu pensava que só eu achava que o mensalão era uma bobagem. Mas não. Também Rose Marie Muraro, escritora reconhecida no Brasil e no exterior, acha a mesma coisa. Muraro, 75 anos, ganhou prestígio como feminista nos anos 70. É formada em economia, navega pela sociologia, antropologia e psicologia para entender o feminino e seu ambiente de opressão e pobreza. Eu não me levava muito a sério, por achar que o mensalão era bobagem. Mas Rose Marie Muraro não é uma qualquer.

Como eu, Rose Marie Muraro afirma que os mesmos setores que cobram moralidade do governo Lula e do PT sempre se comportaram imoralmente. Aí me lembrei dos escândalos patrocinados por ACM e famiglia, o enriquecimento dessa gente desde a ditadura militar, as negociatas com terras e construção civil, sem falar nas imoralidades para se apoderar de uma rede completa de TV, rádio e jornal. E agora mais recentemente dois portos na Baía de Aratu. É muito, para salário de um médico. Depois vem a dinheirama, bilhões desaparecidos com a privatização do FHC e seus asseclas.

Li a entrevista interessante de Rosa Marie Muraro ao jornal Zero Hora, enviada por meu colaborador Marcelo Dapieve. Temos algumas discordâncias. Ela se decepcionou com o Governo Lula na parte econômica. Eu não. Mas ainda assim ela vai votar em Lula, porque a alternativa Alckmin é a extrema-direita e os outros não existem. Ela achava que Lula romperia com o modelo neoliberal. Eu acho que ele rompeu, tanto que investiu pesado no Bolsa Família e incrementou a economia do Nordeste, que cresceu 10%, segundo ela mesma. Isso não é propriamente modelo neoliberal. Os neoliberais não aceitam ensino gratuito, saúde como direito, distribuição de renda, programas sociais. Lula é o contrário deles.

Mas tudo bem. Não se pode concordar com tudo. Pensamos igual em relação à necessidade e acerto do governo matar a fome dos excluídos. O pobre sempre foi roubado no Brasil, expropriado. O país tem uma dupla moral. Os pobres serão sempre roubados pela elite dominante porque primeiro têm que ser honestos e as elites não. A corrupção e a fraude são leis do mercado. E mercado é para as elites. Os ricos dão risadas da classe média babaca que se horroriza com o suposto mensalão. O caso do Dossiê Serra, sobre o envolvimento dele com os sanguessugas é revelador. Tudo se investiga sobre o PT, nada se investiga sobre Serra e os pilantras. Com a conivência da mídia e dos “formadores de opinião”.

O repórter debilóide do jornal Zero Hora não entendeu nada e ainda perguntou se o fato de Lula matar a fome dos pobres “justificava” o mensalão. Rose Marie Muraro respondeu-lhe que essa história de mensalão foi criada pelo PFL. O próprio inventor da expressão, o ex-deputado corrupto Roberto Jefferson, do PTB, afirmara que o PT não tinha se locupletado dele. E depois, o que é o mensalão perto dos bilhões desaparecidos com as privatizações? Hoje, pessoas esclarecidas se dão conta que tudo foi uma grande armação. Mensalão é uma grande bobagem. Uma coisa ridícula, repetida ad nauseam por jornalistas corruptos, vendidos às elites ou apenas burrinhos saídos das escolinhas de comunicação.

Estou feliz, por descobrir que não só eu acha que mensalão é bobagem!

 

Wagner vai ganhar no primeiro turno

Até ser divulgada a última pesquisa IBOPE, eu pensava que Wagner iria para o segundo turno e aí estaria tudo zerado. Estava enganado. Wagner vai GANHAR no primeiro turno.

Mesmo não tendo confiança nenhuma em pesquisa paga pela TV Bahia, se realmente Paulo Souto obteve 48% e Wagner 31% a vitória no primeiro turno será de Wagner.

Ora, em questão de dias Wagner subiu 5 pontos e Souto caiu de 50% para 48% nas intenções de voto. O PT tem pesquisa interna que aponta 30% para Wagner e Souto com 45%, isso há mais de dez dias.

Mesmo se considerarmos os números da pesquisa paga pelo clã de ACM, se Souto tem 48% e Wagner 31%, Átila Brandão 2% e os outros candidatos 4% mais 4% de brancos e nulos e 11% de indecisos, já há um empate técnico porque os 31% de Wagner somados aos 11% de indecisos dá também 48%.

Wagner vai ganhar no primeiro turno. Souto nunca deixou de cair, Wagner nunca deixou de subir. A panelinha de ACM vai ser quebrada, o clima está parecido como o de 1986 quando Waldir Pires arrebentou a boca do balão com mais de um milhão de votos de frente.

Essa pesquisa da Rede Bahia não me engana, não.

 

Duas pesquisas, do Ibope e do DIAP, incluem Emiliano entre candidatos favoritos

Com a pesquisa IBOPE – Top 10 por coligação -, divulgada domingo (25), já é a segunda vez que Emiliano é incluído entre os candidatos favoritos. A pesquisa do IBOPE foi por quantidade de citações e está disponível somente para assinantes no site www.deputados2006.ibope.com.br. Emiliano também foi incluído na pesquisa conjunta do site Congresso em Foco/DIAP. O site é especializado em notícias sobre a Câmara dos Deputados e o Senado e montou um quadro nacional mostrando a tendência dos que serão eleitos. O PT da Bahia fará de 6 a 7 deputados federais e entre eles está Emiliano. A poucos dias das eleições Lula obteve 51,1% das intenções na pesquisa CNT/Sensus (26), ou seja, 59% dos votos válidos, 10 pontos acima da soma de todos os outros. Liquida a fatura no primeiro turno.

26 de setembro de 2006

 

Caetano não vota em Lula, mas, Bono Vox "vota"

A capa da Time questiona: “Será que Bono pode salvar o mundo?” Não sei. Pode ser que ele não seja a personificação humana de heróis. Ou que jornalistas tenham razão ao classificá-lo como egocêntrico. Quem sabe o vocalista do U2 seja mesmo um canastrão, que tudo seja jogada de marketing. Não me importo.

Bono ao menos me faz acreditar que em meio a um mundo de gente sem grandeza que existem pessoas que se esforçam para fazer o possível. Mesmo quando armadas apenas com um coração compassivo e a fé na bondade das pessoas ao seu redor.

Ao contrário de Caetano, que não vota em Lula porque “não é burro nem maluco”, tenho certeza de que Bono votaria... se fosse brasileiro. Tanto que veio ao Brasil se render ao Lula estadista, combatente contra a fome e a miséria.

Há uma celeuma em torno de Bono porque ele é uma unanimidade. É clichê que celebridades adotem causas nobres, mas Bono foi mais longe. E talvez por isso ganhe ares de herói. O roqueiro emplacou, por exemplo, a campanha Drop the Debt – derrube a dívida.

O “bono-moço” conseguiu que o G-8 perdoasse a dívida de 14 países, liberasse um pacote de US$ 50 bilhões para os países mais pobres e remédios contra a aids para 10 milhões de africanos.Bono anda na contramão do rock. O cantor do U2 preenche a lacuna deixada por idealistas como Dylan e Lennon ao encontrar em causas comuns - há alguém contra o combate à fome e à Aids? - a forma de mostrar que o mundo é ainda "bono". É por isso que o planeta se curva diante dele.

Eu tenho certeza que Bono Vox "vota" em Lula!

25 de setembro de 2006

 

A direita quer cassar o voto dos brasileiros

PFL, PSDB e partidos satélites, perderam a compostura e querem cassar o voto dos brasileiros. As elites não toleram a democracia e desprezam o voto popular. Artigo de Renato Rabelo no site Vermelho mostra isso com muita clareza. Já prevendo uma fragorosa derrota nas urnas, como atestam todas as sondagens eleitorais, a direita partiu para o desespero. A oposição golpista já questionava a legitimidade das eleições e tentava desqualificar o povo brasileiro. Agora, quer tornar uma denúncia de envolvimento na “máfia das sanguessugas” contra José Serra, ex-ministro da Saúde de FHC e candidato ao governo de paulista, numa arapuca contra o presidente Lula.

Flagrada em vídeos num esquema de superfaturamento de ambulâncias, a direita tenta se passar por vítima de uma desastrada tentativa de compra de dossiês da parte de setores do PT. A manobra é evidente e canhestra. É a repetição da velha tática de que a melhor defesa é o ataque. Ela só ganha dimensão devido à cumplicidade despudorada da mídia, que abafa as denúncias contra os tucanos e lança uma cortina de fumaça contra a candidatura Lula. Seu objetivo, porém, é abertamente golpista.

Com base na lamentável tentativa de compra do dossiê, desbaratada pela própria Polícia Federal, PSDB e PFL ingressaram no Tribunal Superior Eleitoral com pedido de investigação contra o presidente Lula. Pelo processo em andamento, o presidente pode ficar inelegível por três anos e até perder o mandato após ser empossado. Há até quem fale em impugnação do registro da candidatura a poucos dias do pleito. Há também advogado fascista da OAB que fala em impeachment. Pode?

É o golpe em marcha. Em 1964, o jornal Brasil Urgente, de frei Josaphat, alertou em manchetes imensas que o golpe estava em marcha. A esquerda não acreditou e deu no que deu.

 

Sabujos da mídia querem democracia sem povo

Parei de ler a revista Veja. Agora leio a revista Carta Capital. É mais interessante e não mente como a outra. A edição de 20 de setembro, que trás matéria sobre a praga que Bornhausen rogou contra o PT, tem um textinho primoroso de Mino Carta. A democracia sem povo. Ele comenta um artigo de Delfim Netto na Folha de S. Paulo. Delfim Netto lembra que tanto FHC quanto Lula alegam total ignorância pelos respectivos mensalões. Com uma “pequena diferença”: FHC impediu a instalação de uma CPI, enquanto com Lula a CPI funcionou. Ou seja, um não deixou apurar nada, o outro deixou apurar tudo.

Sobre o jornalismo o comentário é terrível, mas verdadeiro: o jornalismo brasileiro dá pena, basta confrontá-lo com os de outros países. Nem precisa ser com jornalismo de primeiro mundo, não. Faltam nas redações qualidade de texto, fidelidade à verdade factual e o exercício do espírito crítico. A conclusão é triste: os senhores desta nossa aristocracia e seus cortesãos, sabujos e jagunços não hesitam em fazer profissão de fé democrática, mas, querem, de verdade, é democracia sem povo.

 

Caetano não vota em Lula, mas, sei de 22 criativos artistas que votam

Caetano disse que não vota em Lula porque “não é burro nem maluco”. Gostaria muito de saber em qual categoria ele enquadra os artistas que votam em Lula. Veja a relação de alguns artistas que, espontaneamente, já declararam seu voto em Lula presidente. O mal de alguns baianos é a incontinência verbal.

ESTES VOTAM EM LULA
Alcione, cantora
Augusto Boal, diretor teatral
Chico Buarque, cantor, compositor e escritor
Fernanda Abreu, cantora e compositora
Geraldo Azevedo, cantor e compositor
Jards Macalé, cantor e compositor
Jorge Mautner, cantor, compositor e escritor
José de Abreu, ator
Katia Lund, cineasta
Lecy Brandão, cantora
Letícia Sabatella, atriz
Luiz Carlos Barreto, produtor de cinema
Patrícia Pillar, atriz
Paulo Betti, ator e diretor teatral
Renata Sorrah, atriz
Rildo Hora, cantor e compositor
Roberto Farias, cineasta
Sandra de Sá, cantora
Tassia Camargo, atriz
Tonico Pereira, ator
Wagner Tiso, maestro e compositor
Zeca Pagodinho, cantor e compositor

 

Site especializado em Congresso Nacional inclui Emiliano entre os vencedores

O site Congresso em Foco (www.congressoemfoco.com.br/), especializado em notícias
sobre a Câmara dos Deputados e o Senado, em avaliação conjunta com o DIAP, com base em informações qualitativas dadas por especialistas, políticos, assessores, jornalistas, cientistas políticos e pesquisadores, montaram um quadro, em todo o país, mostrando a tendência atual dos que serão eleitos no próximo dia 1º de outubro.

O PT da Bahia fará de 6 a 7 deputados federais e entre eles está Emiliano José.

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA:

Congresso em Foco revela os favoritos por estado

Com base nas indicações de políticos, assessores, jornalistas, cientistas políticos, pesquisadores e demais especialistas da área, o Congresso em Foco e o DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) montaram o presente quadro das tendências de composição da Câmara dos Deputados que será eleita no próximo dia 1º.

Além da preocupação de ouvir o máximo possível de fontes de informação, procuramos confrontar projeções de forças políticas que estão em conflito na disputa eleitoral. Também foram consultados, em vários estados, os resultados de pesquisas espontâneas de intenção de voto para deputado federal.

Mesmo assim, o levantamento permite apenas apontar tendências. Especialmente nos maiores colégios eleitorais, sobretudo em Minas Gerais e São Paulo, a regionalização do voto e a acirrada competição entre os candidatos (inclusive dentro do mesmo partido ou coligação) impedem que se aponte, com 100% de acerto, a composição final e integral das cadeiras para a Câmara.
Não temos dúvidas, porém, de que o esforço nos possibilita mostrar um painel amplo e confiável da situação das eleições para deputado federal, a menos de dez dias da eleição.

Junto com o nome de cada partido, na lista abaixo, são relacionados os prováveis eleitos. Os nomes que encabeçam a lista de cada legenda foram apontados durante o levantamento como aqueles que devem receber maior votação individual.

VEJA QUEM SÃO OS VENCEDORES NA BAHIA

Por coligação:

Coligação Por uma nova Bahia a cada dia (PFL / PL / PHS / PTC / PP) = de 17 até 20
Coligação PT / PCdoB / PTB / PMN = de 11 até 13
Coligação Dois de Julho (PV / PMDB / PPS / PSB) = de 2 até 3
Coligação A Bahia no Coração (PDT / PSC / PRTB) = de 1 até 2

Por partido:

PDT = 1 a 2 Marcos Medrado (ex-deputado federal, ex-vice-prefeito de Salvador)
Sérgio Brito (cunhado do prefeito de Salvador)
Severiano Alves (atual)

PMDB = 1 Geddel Vieira Lima (atual)

PPS = 1 Colbert Martins (atual)

PMN = 1 Uldurico Pinto (ex-deputado)

PSB = 1 Lídice da Mata (ex-prefeita de Salvador)

PCdoB = 2 a 3 Alice Portugal (atual) Daniel Almeida (atual) Olívia Santana (vereadora de Salvador, do movimento negro)

PT = 6 a 7 Nelson Pelegrino (atual)
Walter Pinheiro (atual)
Zezéu Ribeiro (atual)
Sérgio Carneiro (vereador, irmão do prefeito de Salvador)
Geraldo Simões (ex-prefeito de Itabuna)
Emiliano José (deputado estadual)
Luiz Alberto (atual)
Guilherme Menezes (atual)

PTB = 1 a 2 Benito Gama (ex-deputado federal)
Jonival Lucas (atual)

PFL = 14 a 16 ACM Neto (atual)
Antônia Magalhães Cruz (Tonha, ex-prefeita de Candeias)
José Carlos Aleluia (atual)
Aroldo Cedraz (atual)
Claúdio Cajado (atual)
Fábio Souto (atual)
Félix Mendonça (atual)
Fernando de Fabinho (atual)
Jairo Carneiro (atual)
Gerson Gabrieli (atual)
Jorge Khoury (atual)
Marcelo Guimarães Filho (atual)
José Rocha (atual)
Luiz Carreira (atual)
Paulo Magalhães (atual)

PP = 1 a 2 Mário Negromonte (atual)
João Leão (atual)

PL = 1 a 2 Eujácio Simões (ex-deputado federal)
José Carlos Araújo (atual)

PSDB = 2 a 3 Jutahy Júnior (atual)
João Almeida (atual)
Prisco Viana (ex-deputado federal)
Roland Lavigne (ex-deputado federal)

A nova Câmara dos Deputados

Mais de 300 parlamentares têm chances de se reeleger. Vários políticos denunciados estão com eleição praticamente certa

Antônio Augusto de Queiroz*, Renaro Cardozo e Sylvio Costa

Ao longo das últimas semanas, o Congresso em Foco e o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), entidade mantida há 20 anos pelos sindicatos, se uniram no esforço para identificar as principais tendências quanto à composição da Câmara dos Deputados que será eleita no próximo dia 1º.

Os resultados oferecem um rico painel da disputa para deputado federal em cada estado (clique aqui para ver os detalhes de cada um deles) e algumas constatações interessantes. Exemplos:

1) Nada menos que 59% dos integrantes da Câmara atual - ou seja, 303 deputados - têm boas chances de se reeleger.

2) Como no mínimo 25 deles trabalham com margem apertada para conquistar a vitória, é possível que muitos saiam derrotados da eleição. Mas é pouco provável que a Câmara chegue a ter um índice de renovação de 50%. Ou seja: é quase certo que pelo menos metade dos deputados atuais se reelegerá.

3) Vários candidatos com vitória praticamente assegurada estão envolvidos em acusações de conduta criminosa ou irregular.

4) Apesar da taxa de renovação relativamente baixa, novos nomes devem oxigenar a Casa. Já é possível antever, também, quais serão os prováveis campeões de votos.

5) PMDB, PT, PSDB e PFL permanecerão como os quatro grande partidos brasileiros, mas os peemedebistas devem ter melhor performance na eleição que os demais, conquistando a maior bancada da Câmara. Entre os partidos médios, o PSB é o que mais deverá crescer. Entre os pequenos, duas surpresas, o PMN e o PTC. Mas o Psol não se sairá mal para um partido em formação.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?