24 de dezembro de 2011

 

OS AMIGOS DE SARA


Fui convidado para entrar no grupo dos amigos de Sara. Topei. Sara Mattos é uma baiana/francesa que vive em Londres. É filha do psiquiatra e psicanalista Euvaldo Mattos, irmão do jornalista e poeta Florisvaldo Mattos. Sara precisa, para viver, da doação de medula óssea, um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos. O ato de solidariedade é muito simples. Basta comparecer ao HEMOBA, hemocentro ou hemonúcleo autorizado, preencher um cadastro com endereço e coletar 5ml de sangue para o teste de compatibilidade.

Compatibilidade. Esse é o problema. Tudo seria simples se não fosse a necessidade da compatibilidade entre o doador e o receptor. É preciso 100% de compatibilidade. A chance de encontrar uma medula compatível no Brasil é de uma para 100 mil. Mais de 60 mil dos pacientes não possuem doadores na família e, quando não há um doador entre os familiares, a solução é fazer uma campanha em busca desse doador compatível. Não há risco. O doador precisa ter entre 18 e 54 anos. Não é necessário agendar cadastro , nem ficar em jejum. Caso o doador seja compatível com algum paciente, parte do líquido do osso é retirado e se recompõe em 15 dias. Simples assim. A ficha do doador, com a tipagem do sangue, vai para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

Assim, os amigos de Sara se mobilizam por ela e por milhares de outras pessoas que precisam do transplante de medula óssea. As chances dos amigos de Sara encontrarem seu doador compatível são maiores entre os grupos étnicos com maior miscigenação. Portanto, quanto maior for o número de baianos e brasileiros cadastrados no banco universal de medula, maiores serão as chances de Sara.

“Para Sara esse é um tempo de luta. É também um tempo de luta para nós, amigos de Sara, de toda parte, França, Londres, Bahia, porque acreditamos que no gesto solidário a vida pulsa, para sempre, sem cessar...”

A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo. Isso é revolucionário.

SERVIÇO
HEMOBA – Avenida Vasco da Gama s/n
NA LADEIRA DO H.G.E - SALVADOR - BA
Fones 3116-5600 e 3357- 0900

 

Centro Espírita Irmãos de Luz adere aos Amigos de Sara


Os Amigos de Sara estão em campanha para doação de medula a Sara Mattos e milhares de outros pacientes. Telma Moura, do Irmãos de Luz postou na Internet sua solidariedade e adesão.

LEIA AQUI TUDO O QUE ESTÁ NO SITE IRMÃO DE LUZ SOBRE MEDULA ÓSSEA

http://irmaosdeluz.blogspot.com/2011/11/via-irmaosdeluz-doacao-de-medula-ossea.html

 

Coral Desenbahia se apresenta em asilos e cooperativas nos bairros populares



São anjos que aparecem nos asilos, associações e cooperativas para entregar doações de Natal. O Coral Desenbahia cantou e alegrou, levando doações, ontem, sexta, 23, às mães e filhos da Cooperativa de Reciclagem Canabrava. O Coral Desenbahia encerrou, assim sua programação de Boas Festas. Apresentou-se na Associação Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes (ACABBEM), em Itinga, município de Lauro de Freitas, Dia 21 os anjos foram à Coperativa de Catadores da Ilha Amarela (Cooperes). Dia 22 cantaram para os colegas no auditório da Agência, encerrando a programação em Canabrava, cooperativa que reúne das antigas catadoras do lixão de Canabrava.

Entre os itens arrecadados e doados estavam artigos de higiene pessoal como fraldas geriátricas, materiais de limpeza, sabonetes, etc. No repertório canções natalinas, como "Boas Festas", "Glória e Louvor" e clássicos como Ave Maria, Romaria, Carinhoso e um medley de samba carioca . Os idosos e pacientes ficaram encantados, pedindo bis e agradecendo com entusiasmo a cada Coralista ao final da apresentação. A ACCABEM é um hospital de abrigo para idosos deficientes físicos e seu funcionamento depende de doações e trabalhos voluntários.

Em um momento especial, o Coralistas da Desenbahia cantou - de forma itinerante- por todos os quartos da Enfermaria da entidade, onde foram recebidos de braços abertos por todos pacientes, levando a melodia e o encanto do Natal. “A integração social do Coral Desenbahia com entidades filantrópicas fortalece nosso papel. O canto coral permite um a período natalino ainda mais especial para nossos Coralistas e também para as centenas de pessoas que presenciam nossas apresentações”, ressaltou o maestro Magno Aguiar.


 

Os dez avanços de 2011 na comunicação e na democracia


1.Relatório do special rapporteur para a “promoção e proteção do direito à liberdade de opinião e expressão” do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, tornado público no dia 3 de junho, reconhece o acesso à internet como um direito humano (ver, neste Observatório, “Na pauta da igreja e da ONU”).

Os últimos dados sobre a internet no Brasil indicam, segundo a agência F/Nazca, que somos 81,3 milhões de internautas (a partir de 12 anos). Para o Ibope/Nielsen, somos 78 milhões (a partir de 16 anos – setembro/2011). De acordo com a Fecomércio-RJ/Ipsos, o percentual de brasileiros conectados aumentou de 27% para 48%, entre 2007 e 2011 (ver aqui).

Neste contexto, um projeto de lei para definir regras sobre direitos, deveres e princípios para o uso da internet (marco civil) foi enviado pela Presidência da República ao Congresso Nacional em agosto (ver aqui).


2.O crescimento e fortalecimento dos movimentos pró-criação dos conselhos estaduais de comunicação social (CCS) em vários estados da federação (ver “Onde estamos e para onde vamos”).

A pioneira Bahia elegeu os representantes da sociedade civil para o CCS-BA – 10 entidades do segmento empresarial e 10 do movimento social – que tomam posse no dia 12 de dezembro, juntamente com os 7 membros indicados pelo governo do estado.

No Rio Grande do Sul, o pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) aprovou, no dia 1º de dezembro, a recomendação ao governador do estado de criação do CCS-RS. Agora será formado um grupo de trabalho composto por membros do CDES e da Casa Civil para elaborar o projeto de lei a ser encaminhado a Assembleia Legislativa.


3.A realização do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em Brasília, em junho; e do I Encontro Internacional de Blogueiros, em Foz do Iguaçu, PR, em outubro. Os dois encontros sinalizam a consolidação da organização dos blogueiros progressistas no Brasil e o início de uma articulação internacional.


4.A construção e divulgação da “Plataforma para um novo Marco Regulatório das Comunicações no Brasil”, em outubro. O texto que contem as 20 propostas prioritárias, resulta de um trabalho histórico que convergiu na realização da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) e foi inicialmente sistematizado no seminário “Marco Regulatório – Propostas para uma Comunicação Democrática”, realizadopelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e outras entidades nacionais e regionais, no Rio de Janeiro, em maio (ver aqui).


5. A continuidade das atividades quase heroicas de entidades como a Rede de Educação Cidadã (Recid) e o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) promovendoa comunicação popular e sindical.

A Recid é uma articulação de atores sociais, entidades e movimentos populares, vinculada à Secretaria Geral da Presidência da República, que desenvolve um trabalho junto a grupos vulneráveis econômica e socialmente (indígenas, negros, jovens, LGBT, mulheres e outros), totalmente à margem da grande mídia. Um exemplo das atividades da RECID foi a realização da IV Ciranda de Educação Popular, em maio (ver “Direito à comunicação: o Fórum e a Ciranda”). Já o NPC dedica-se à assessoria de comunicação – do jornal impresso à internet, da oratória ao uso do rádio e do vídeo – e oferece, por exemplo, cursos ligados a comunicação sindical e popular e a história dos trabalhadores.


6.Os inúmeros observatórios de mídia, ligados ou não à Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (Renoi), que surgem e se consolidam em vários estados brasileiros, mobilizando grupos de jovens voluntários que trabalham pelo direito à comunicação. Um exemplo: o Observatório da Mídia Paraibana, um projeto de ensino, pesquisa e extensão, criado em 2010, por iniciativa de estudantes da Universidade Federal da Paraíba, com o objetivo de analisar a mídia do estado.


7.O processo de consolidação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que completou o mandado de sua primeira diretoria e inicia uma nova gestão ampliando a construção e a presença de um sistema público de comunicação no território nacional. Registre-se a continuidade importante de programas como o pioneiro Observatório da Imprensa na TV e o Ver TV, janelas solitárias para a discussão da grande mídia na televisão brasileira, comandados, respectivamente, pelos jornalistas Alberto Dines e Lalo Leal Filho.


8.A criação da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom), em abril. A Frentecom, composta por 194 parlamentares e mais de uma centena de organizações da sociedade civil e coordenada pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP) e pelo deputado Emiliano José (PT-BA), tem como objetivo acompanhar os debates sobre direito à comunicação e liberdade de expressão no Estado brasileiro, especialmente na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados e no Ministério das Comunicações.


9.A disponibilização do cadastro dos concessionários de radiodifusão do Ministério das Comunicações (Dados de Outorga) cujo acesso voltou a ser permitido, a partir de 30 de maio, em relação às entidades por localidadee aos sócios e diretores por entidade.


10.A atitude corajosa de membros do Judiciário que, na contramão de instâncias superiores, enfrentam o poder da grande mídia nas suas respectivas áreas de atuação. Dois exemplos ocorridos em outubro: a entrevista do presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul(Ajuris) e a Ação Civil Pública do Ministério Público da Paraíba, que pede suspensão de programa por exibição de cenas de estupro de menor, cassação da concessão da TV Correio (repetidora da TV Record) e pagamento de indenização de R$ 500 mil à menor, pelo uso indevido da imagem, violação da privacidade e danos morais, além de danos morais à coletividade, no valor de R$ 5 milhões.

FINALIDADE SEM FIM

Tomo emprestado um pouco da sabedoria e do otimismo do professor Antonio Cândido, em admirável entrevista publicada no jornal Brasil de Fato, em julho. Explicando sua opção socialista, o professor recorre a Kant, via Bernstein, e afirma:

“O socialismo é uma finalidade sem fim. Você tem que agir todos os dias como se fosse possível chegar ao paraíso, mas você não chegará. Mas se não fizer essa luta, você cai no inferno.”

A regulação da mídia para a democratização da comunicação parece constituir uma dessas “finalidades sem fim” em nosso país.

Feliz 2012.

Venício A. de Lima


21 de dezembro de 2011

 

A Privataria Tucana usa denúncias de Emiliano



LEIA NA ÍNTEGRA NO PORTAL BAHIA 247

http://www.bahia247.com.br/pt/bahia247/poder/4929/A-Privataria-Tucana-usa-denúncias-de-Emiliano.htm

 

Privataria tucana: livro usa deputado Emiliano José (PT-BA) como fonte no escândalo da Ilha do Urubu, em Trancoso

A essa altura “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr, já é um best seller. Editado pela Geração Editorial, a primeira edição esgotou-se rapidamente nas livrarias. Em Salvador, a Livraria Saraiva, no Shopping Iguatemi, tem um balcão apenas para vender a obra. O livro fala muito das picaretagens de José Serra e de seu primo, o espanhol naturalizado brasileiro, Gregório Marin Preciado. À página 172, ele cita exaustivamente a denúncia do deputado Emiliano José (PT-BA), em reportagem intitulada “Ilha do Urubu, o paraíso traído”, publicada na revista Carta Capital em 2009.

O título do capítulo 8 do livro é “O primo mais esperto de José Serra”. Ele conta (com muita documentação) como se deu o perdão de uma dívida milionária do Gregório Preciado no Banco do Brasil, no tempo de FHC, o apoio do banco estatal na privataria, a compra de três estatais por Preciado na era FHC e os “altos negócios com um paraíso natural da Bahia”. O primo de Serra conseguiu reduzir 109 vezes o valor da pendência com o BB, uma dívida de R$ 448 milhões por irrisórios R$ 4,1 milhões. O caso foi revelado pelo jornalista Fernando Rodrigues, na Folha de São Paulo.

A chave mágica se abriu para Gregório Marin Preciado em 1983, quando foi nomeado por Serra para o Conselho do Banespa. Os tucanos nem eram ainda tucanos. Em agosto de 1993, Preciado, o primo de Serra, toma um empréstimo de US$ 2,5 milhões na Agência Rudge Ramos. Não consegue pagar e os cofres do Banco do Brasil é que vão pagar. E então a picaretagem vai rolando a dívida, que vai aumentando.

Quando FHC inaugurou a era da privataria, Preciado aparece na Bahia como representante da Iberdrola espanhola, que adquiriu três estatais, entre elas a Coelba, a Cosern, do Rio Grande do Norte e a Ceple de Pernambuco. Preciado Marin tornou-se proprietário de uma mansão de R$ 1 milhão em Trancoso, paradisíaco recanto do sul da Bahia. O mesmo Oásis em que a família Serra busca recuperar-se da labuta. Foi lá que Serra passou o réveillon de 2010. São as ligações mafiosas.

A reportagem “A Ilha do Urubu” compromete o ex-governador Paulo Souto, ao ser derrotado por Jaques Wagner. Souto esvaziou as gavetas do Palácio de Ondina e foi à forra contra os eleitores da Bahia, despachando um “saco de bondades” custeadas pelos cofres do estado, incluindo a outorga a particulares de 17 propriedades rurais, 12 imóveis e 1.042 veículos. “É o que revelou a denúncia do deputado Emiliano José (PT-BA), ampliada na imprensa”, afirma Amaury Jr. Das terras outorgadas, uma foi a Ilha do Urubu, considerada uma das áreas mais valorizadas do litoral do Atlântico.

O capítulo 8 do livro de Amaury Ribeiro desce a detalhes de como foi a operação. No começo de 2010, um Parecer da Procuradoria Geral do Estado declarou nula a doação da terra. As relações perigosas entre Serra, seu primo Gregório Marin Preciado e o ex-governador Paulo Souto foram desfeitas. Vale a pena ler o livro “A Privataria Tucana”. Tem escândalo de fazer dó. (Fonte: Blog Bahia de Fato).

 

Joviniano Neto recebe homenagem na Câmara Municipal de Salvador

A Sessão Especial em homenagem ao presidente do Grupo Tortura Nunca Mais e da coordenação do Comitê Baiano pela Verdade (CBV), Joviniano Neto, ocorreu (19) no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador. Foi uma bela homenagem à trajetória de luta e de vida do militante, do sociólogo e professor, pela passagem de seus 70 anos. A Sessão especial foi proposta e conduzida pela vereadora guerreira Marta Rodrigues (PT) , em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação. Depois dos discursos o pessoal caiu na dança e na cerveja.

O deputado federal Emiliano José (PT) foi o indicado para fazer a homenagem ao velho companheiro de luta. Segundo ele, Joviniano Neto foi um dos maiores e mais dignos representantes do cristianismo na luta pelos direitos humanos e contra a ditadura. “Ele nunca deixou de lado o seu compromisso essencial com a luta contra a ditadura e chega à sua sétima década de vida empenhado na busca pela verdade”, referindo-se à Comissão Nacional da Verdade, recentemente aprovada pelo senado, pela qual Joviniano lutou e lidera na Bahia

Já para o ex-governador e ex-ministro Waldir Pires, o ativista pelos direitos humanos foi essencial na transformação da sociedade que pertencia a uma ditadura numa sociedade democrática. “Eu vi Joviniano no dia em que retornei à Bahia do meu exílio. Ele estava lá, mas não se tratava apenas de um companheiro político, se tratava de solidariedade e fraternidade. E assim é a essência desse militante, e por isso ele luta em prol dos Direitos Humanos”.

Na mesa estavam Haroldo Lima, Sérgio Gaudenzi, Ailton Ferreira, que leu uma mensagem da senadora Lídice da Mata (PSB). Participaram ainda da mesa o militante do movimento negro do PDT, Sandro Correia, a professora e historiadora Consuelo Pondé e a esposa de Joviniano, Vânia, companheira de toda uma vida.

Com informações da Ascom - Gabinete vereadora Marta Rodrigues


20 de dezembro de 2011

 

Revista Caros Amigos, que está nas bancas, publica artigo sobre Carlos Marighella

A revista Caros Amigos de dezembro está nas bancas. A nova edição tem reportagem especial sobre a Vale, que duplica ferrovia e aumenta a devastação; tem denúncias contra o uso descontrolado de agrotóxicos, tem análise sobre o problemão que é a Colômbia, que cresce, mas, não ganha da guerrilha. Tem também um perfil de Carlos Mariguella, à página 30, assinado pelo jornalista, escritor e deputado federal Emiliano José (PT-Ba), antigo colaborador da revista, autor do livro “Marighella, o inimigo número um da ditadura militar”.

Emiliano José começa seu substancial texto pelo poema de José Carlos Capinan (maio, 1994) intitulado “Vai Carlos, ser Marighella na vida”.

O poema é lindo. Lá vai um trecho:

Quem gracilianamente deságua desta vida seca agrária
Ou na solidão urbana sonha a vida humana solidária
Quem na cartilha suburbana soletra o nome fulo
Quem nasce de negra índia ou branco
E sobe ligeiro ou manco as ladeiras do Pelô
Quem descasca uma banana
E se consome no sonho da grande mesa comum
Para a imensa toda fome
Quem assim vive não morre
Vai virando jacarandá ou poesia pau-brasil
Virando samba e cachaça
Se torna gol de Garrincha
Se torna mel de cabaça
Se torna ponta de lança do esporte clube da raça
Se torna gente embora gente nem nascida
Mas (quem sabe?) pode ser
Um dia gauche na vida
Se torna nossa aquarela
Torna-se Carlos Marighella
Um anjo doce na morte
Que os homens tortos quiseram
Sem que te matassem ainda.

19 de dezembro de 2011

 

O olhar da presidenta Dilma, diante de seus opressores

Se uma palavra num texto é um bólido contra milhões de sentidos, imagine o poder de uma foto. A foto da jovem Dilma sentada, diante de seus interrogadores, foi publicada pela revista Época e hoje corre o mundo na Internet. A jovem está na Auditoria Militar do Rio de Janeiro, novembro de 1970, tempo de terror de Estado, tortura e morte. Tempo do presidente terrorista Garrastazu Médici. Impressiona o olhar. Os olhos são o espelho da alma. O olhar de Dilma revela determinação, destemor e uma quase indiferença diante de seus algozes militares que escondem o rosto.

O deputado federal Emiliano José (PT) escreve sobre este tema hoje (19) no jornal A Tarde.

LEIA NA ÍNTEGRA http://www.emilianojose.com.br/

This page is powered by Blogger. Isn't yours?