21 de dezembro de 2011

 

Joviniano Neto recebe homenagem na Câmara Municipal de Salvador

A Sessão Especial em homenagem ao presidente do Grupo Tortura Nunca Mais e da coordenação do Comitê Baiano pela Verdade (CBV), Joviniano Neto, ocorreu (19) no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador. Foi uma bela homenagem à trajetória de luta e de vida do militante, do sociólogo e professor, pela passagem de seus 70 anos. A Sessão especial foi proposta e conduzida pela vereadora guerreira Marta Rodrigues (PT) , em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação. Depois dos discursos o pessoal caiu na dança e na cerveja.

O deputado federal Emiliano José (PT) foi o indicado para fazer a homenagem ao velho companheiro de luta. Segundo ele, Joviniano Neto foi um dos maiores e mais dignos representantes do cristianismo na luta pelos direitos humanos e contra a ditadura. “Ele nunca deixou de lado o seu compromisso essencial com a luta contra a ditadura e chega à sua sétima década de vida empenhado na busca pela verdade”, referindo-se à Comissão Nacional da Verdade, recentemente aprovada pelo senado, pela qual Joviniano lutou e lidera na Bahia

Já para o ex-governador e ex-ministro Waldir Pires, o ativista pelos direitos humanos foi essencial na transformação da sociedade que pertencia a uma ditadura numa sociedade democrática. “Eu vi Joviniano no dia em que retornei à Bahia do meu exílio. Ele estava lá, mas não se tratava apenas de um companheiro político, se tratava de solidariedade e fraternidade. E assim é a essência desse militante, e por isso ele luta em prol dos Direitos Humanos”.

Na mesa estavam Haroldo Lima, Sérgio Gaudenzi, Ailton Ferreira, que leu uma mensagem da senadora Lídice da Mata (PSB). Participaram ainda da mesa o militante do movimento negro do PDT, Sandro Correia, a professora e historiadora Consuelo Pondé e a esposa de Joviniano, Vânia, companheira de toda uma vida.

Com informações da Ascom - Gabinete vereadora Marta Rodrigues


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?