8 de setembro de 2007

 

Quadrilha de lobistas ameaça deputados e tenta abortar CPI da Abril/Telefónica

Do que a Editora Abril tem medo? Na quarta-feira, 5, lobistas pressionavam parlamentares para que retirassem seus nomes do requerimento da CPI destinada a apurar a suspeita relação comercial entre o Grupo Abril e a empresa espanhola Telefônica. O jornalista Gustavo José Batista do Amaral, assessor de imprensa do Grupo Abril, chefiava a quadrilha. Os estranhos lobistas abordavam inclusive deputados que não tinham assinado o requerimento. Os lobistas chegavam aos parlamentares com a Agenda DIAP na mão, identificando os “alvos” pelas fotografias. É UM ESCÂNDALO essa intromissão indevida no Parlamento.

LEIA MATÉRIA DO SITE TRIBUNA PETISTA:

CPI Abril-Telefônica:Escandalosa Operação Tenta Abortar a CPI

A Editora Abril está em plena atividade para abortar a CPI da Abril-Telefônica. Quarta-feira (5) - dia de maior movimentação de parlamentares na Câmara Federal -, um grupo percorria as dependências da Casa, pedindo aos 182 deputados que assinaram o pedido da CPI que assinem outro documento, com um contra-pedido.

O jornalista Gustavo José Batista do Amaral, assessor de imprensa do Grupo Abril, que participava da ação, admitiu a coleta, mas disse que não sabia dizer quantas assinaturas tinham conseguido porque havia várias pessoas abordando os parlamentares. Amaral também reconheceu que o Grupo Abril não podia realizar a operação.

É possível que nem todos os coletadores sejam funcionários da Abril. O Vermelho identificou um deles, de nome Murilo, como trabalhando em uma "empresa de relações institucionais", que é como se designa às vezes em Brasília os lobistas. Mas a presença de Gustavo do Amaral estabelece uma estranha tentativa de interferência nos procedimentos normais de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, por parte da empresa que é um dos alvos principais da investigação.

Listas com fotos dos deputados

A força-tarefa trabalhava munida de exemplares da Agenda do Diap (publicação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, muito consultada pela riqueza de informações sobre os membros do Congresso). Trazia também papéis impressos com os nomes e fotografias de deputados, vários por página, aparentemente para facilitar a identificação.

No entanto, o grupo abordou inclusive deputados que não assinaram o requerimento de criação da CPI e que, portanto, não podem sustá-la. Foi o que aconteceu com o deputado Osório Adriano (DEM-DF). Ele disse, após ser abordado, que não havia assinado o requerimento, mas se tivesse não voltaria atrás. "Eu não retiro assinatura", explicou.

O mesmo ocorreu com a deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA). A assessora de imprensa da parlamentar, Candice, confirmou que Elcione foi procurada "pelo Gustavo do Grupo Abril", para que assinasse o requerimento que susta a tramitação da CPI. Elcione alegou que não poderia assinar porque havia retirado, em tempo hábil, a assinatura do pedido de criação.

http://tribunapetista.blogspot.com/

7 de setembro de 2007

 

No Sete de Setembro o povo ficou de fora

O Sete de Setembro de 1822, Dia da Independência do Brasil, não merece tanta comemoração. É mais uma criação da história oficial.

A Independência do Brasil foi uma emancipação negociada tendo à frente a burguesia comercial e elites agrárias. O povo mesmo foi marginalizado. Não houve uma ruptura radical com as relações de dominação vigentes. Os conservadores e as elites agrárias asseguraram a grande propriedade exportadora, a escravidão e a Monarquia.

O absolutismo do imperador dom Pedro 1º gerou resistência ao reconhecimento da Independência de parte de muitos países. Os Estados Unidos foram o primeiro a reconhecer a Independência.

A partir da Independência do Brasil cresce a luta entre conservadores e liberais. Rebeliões, repressão, insatisfação popular, poderes absolutistas do Imperador, crise da economia agro-exportadora, tudo isso provocou o declínio do Primeiro Reinado que culminou com a Abdicação de dom Pedro 1º, em 1831, em favor de seu filho dom Pedro 2º, de apenas cinco anos de idade. Começou então o período da Regência. A partir daí ocorreram muitos conflitos de rua entre partidários da monarquia e seus opositores radicais.

Neste cenário histórico viveu Theophilo Benedicto Ottoni. Um liberal que a historiografia oficial nunca deu a importância merecida. As elites conservadoras preferiram render homenagens a Duque de Caxias, serviçal do Imperador, que acabou virando patrono do Exército Brasileiro como pioneiro da repressão armada.

Para os conservadores, independência era obtenção de autonomia administrativa e liberdade de comércio. Os radicais defendiam a ruptura com a antiga metrópole, e iam além, ao questionar as relações de dominação vigentes, baseada no trabalho escravo e na grande propriedade agrária. Os partidários do conservadorismo estavam vinculados aos grandes proprietários, ao comércio e à burocracia oficial. José Bonifácio de Andrada e Silva foi o mais notório representante do conservadorismo.

Já os radicais tinham maior inserção entre bacharéis, letrados, padres, jornalistas, funcionários públicos e militares. Entre os defensores do radicalismo estão Gonçalves Ledo, Januário da Cunha Barbosa e Cipriano Barata. Theophilo Benedicto Ottoni aproximou-se dos radicais. Os liberais se dividiram em moderados e exaltados. Theophilo Benedicto Ottoni se alinhou com os exaltados, ao lado de Cipriano Barata.

Este Sete de Setembro é uma boa oportunidade para o movimento de resgate da memória de Theophilo Benedicto Ottoni, já que em novembro o Brasil vai comemorar seu bicentenário de nascimento.

6 de setembro de 2007

 

Paul Singer fará palestra na abertura do III Encontro de Economia Baiana

O Secretário Nacional de Economia Solidária, professor Paul Israel Singer vai fazer conferência em Salvador, dia 13 de setembro, na abertura do III Encontro de Economia Baiana, no Bahia Othon Palace, com a presença do governador Jaques Wagner. O tema é “Desenvolvimento econômico e inclusão social”, mas, leia-se “Economia Solidária”.

O professor Paul Singer, 75, é um dos principais propositores da economia solidária como um outro modo de produzir, cujos princípios básicos são a propriedade coletiva ou associada do capital e o direito à liberdade individual. Em seu entender, a aplicação desses princípios une todos os que produzem numa única classe de trabalhadores na qual todos igualitariamente são possuidores do capital através do trabalho cooperativo, associativo ou sociedade econômica.

Economista, professor titular da Faculdade de Economia e Administração da USP, doutorou-se em sociologia. Na USP, coordenou a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. Foi um dos fundadores do PT e é membro do Conselho Editorial da Fundação Perseu Abramo.

Austríaco de nascimento, judeu, desembarcou com a família aos oitos anos de idade no Brasil em 1940, fugindo de Hitler que tinha invadido a Áustria. Como a família tinha empobrecido, teve que trabalhar na fábrica de Elevadores Atlas para estudar. Filiado ao Sindicato dos Metalúrgicos, liderou greves e assembléias. Apaixonou-se pela luta operária.

Com tal perfil, foi perseguido pela repressão do Golpe Militar de 1964. Foi preso e ficou 11 anos fora da sala de aula. Em 1969 foi aposentado compulsoriamente e só voltou à USP em 1980. Na década de 70 integrou o CEBRAP. Foi Secretário de Planejamento da prefeitura de São Paulo, na administração de Luiza Erundina em 1989.

 

Novo portal do Governo da Bahia está no ar

TUDO sobre a Bahia está no novo Portal do Governo da Bahia. Agora, com mais agilidade, qualidade e rapidez na informação. O endereço é www.comunicacao.ba.gov.br

O novo portal reúne informações e serviços do Estado da Bahia, pretende subsidiar os veículos de imprensa, como uma agência de notícias e ainda atender às necessidades de informação por parte dos cidadãos.

A informação é um direito dos cidadãos e um dever do Estado, que não deve ser visto apenas como um cliente do mercado, mas como protagonista de políticas públicas, inclusive na área da comunicação.

A navegação agora é mais simplificada e interativa, com conteúdos em multimídia. Quem fizer a busca por determinado assunto, por exemplo, encontrará não apenas todos os textos relacionados, como também matérias de TV e rádio, além de fotografias.

5 de setembro de 2007

 

Solidariedade ao professor João Quartim de Moraes

Uma entrevista recente de João Quartim de Moraes, professor-titular de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, sobre o livro-documento “Direito à Memória e à Verdade”, provocou a ira do conhecido militante de direita Olavo de Carvalho. O jornalista maluco não gostou das observações feitas pelo ilustre professor sobre o livro que relata as atrocidades da ditadura militar contra os militantes de esquerda que se rebelaram em armas contra o regime militar.

Como sempre, Olavo de Carvalho partiu para baixarias. As informações estão detalhadas nos sites do PT, do PCdoB e da revista Caros Amigos. Olavo de Carvalho faz graves, torpes e inverídicas acusações contra o professor da Unicamp nas páginas do JB e do Diário do Comércio. Em programa de rádio, o radical de direita chegou a usar palavras de baixo calão, impropérios, contra os signatários de um abaixo-assinado em solidariedade ao professor Quartim de Moraes.

Um abaixo-assinado em solidariedade ao acadêmico passou a circular na internet. Intelectuais, jornalistas e artistas assinam o texto, entre eles, Jacob Gorender, Chico de Oliveira, Paulo Arantes, Emir Sader, Fábio Konder Comparato, Anita Prestes, Marly Vianna, Maria Victoria Benevides, Milton Hatoun, Renato Tapajós, Izaias Almada, Silvio Tendler, Juca Kfouri, Flávio Aguiar.

Entre no endereço http://www.ipetitions.com/petition/quartim/ e se solidarize com o professor João Quartim de Moraes.

 

Programa "Água Para Todos" é o Governo Wagner mostrando a cara

Vocês sabem que não sou dado a notícias oficiais. Isso é com Assessoria de Comunicação. Mas, neste caso é necessário. Mais de R$ 2,1 bilhões serão investidos pelo Governo da Bahia para aumentar a oferta de água e ampliar os serviços de esgotamento sanitário, em quatro anos, com o programa “Água para Todos”. O PT começa a tirar a Bahia da miséria.

Entre 2007 e 2010, o programa vai atender 1 milhão e 250 mil baianos. São 950 mil na área rural e 300 mil na área urbana. Isso significa que a cobertura da zona rural passará de 30,8% para 51,2%. No mesmo período, o crescimento da cobertura de abastecimento da área urbana vai saltar de 94,3% para 98%. Em termos de esgotamento sanitário serão atendidos 2 milhões e 300 mil baianos.

Do total de recursos, cerca de R$ 980 milhões serão investidos em abastecimento de água, R$ 752 milhões destinados ao esgotamento sanitário, R$ 368 milhões para saneamento integrado e R$ 6 milhões para meio ambiente e projetos socioeconômicos. Os recursos são oriundos de fontes internacionais (BIRD), do Governo Lula e do tesouro da Bahia.

O programa “Água para Todos” vai abranger todo o estado. Serão implantadas 100 mil cisternas, 1.800 poços tubulares e 1.500 sistemas simplificados de abastecimento de água, com prioridade para o semi-árido, bacia do São Francisco e seus principais núcleos urbanos e rurais.

Desta vez o foco não será fazenda de gente rica. Serão beneficiadas as populações ribeirinhas, os núcleos próximos aos equipamentos hídricos, as pessoas atendidas pelo Programa Bolsa Família, os residentes nas periferias das grandes cidades, nas áreas de reforma agrária, comunidades indígenas, remanescentes de quilombos, reservas extrativistas e ainda os locais que enfrentam risco de desabastecimento.

O primeiro eixo do programa consiste na perfuração e operação de poços, construção de cisternas para captação de água de chuva, construção e operação de barragens, implantação, ampliação e melhoria de sistemas de abastecimento de água. O segundo é conduzido por outras três linhas de ação: esgotamento sanitário, saneamento integrado e meio ambiente.

O “Água Para Todos” começou. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Elas já estão em fase de licitação. As barragens e sistema de saneamento estão sendo construídos via Ministério da Integração Nacional e as cisternas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, através do Programa “Um Milhão de Cisternas”.

Pronto. Só falta agora a transposição do rio São Francisco. Aí então teremos água para todos no Nordeste Setentrional. Não só na Bahia. Mas aí já não é com Wagner, é com Lula.

 

Oposição tem 22 deputados investigados no STF

Os três principais partidos de oposição ao Governo Lula (PSDB, DEM e PPS) têm 22 deputados sendo julgados pelo STF, três vezes mais que o PT, que tem sete parlamentares nesta condição. Um em cada seis parlamentares da atual legislatura está sob investigação na mais alta corte do país.

Levantamento feito pelo site Congresso em Foco revela que, até o último dia 29 de setembro, havia 172 inquéritos e ações penais contra 92 deputados e 23 senadores.

Em lua-de-mel com a mídia anti-Lula, por ter determinado a abertura de processo contra os 40 acusados de participarem do suposto esquema de compra de apoio político denominado ''mensalão'', o Supremo Tribunal Federal (STF), agora, tem pela frente a ÁRDUA tarefa de examinar cerca de 200 procedimentos judiciais envolvendo congressistas.

Dos 513 deputados e 81 senadores que estão no exercício do mandato, 105 são alvo de algum tipo de investigação no Supremo.

O que mais chama a atenção é que os processos contra os sete parlamentares do PT ocuparam e ocupam largos espaços na imprensa.

Há um quase-silêncio sobre os 22 parlamentares do DEM, PSDB e PPS que respondem no STF. E olha que o STF encontrou indícios suficientes para transformar 23 deputados e 5 senadores em réus de ações penais.

Fonte: site Congresso em foco

 

PT é exemplo para demais partidos políticos

O III Congresso Nacional do PT acabou. O PT saiu unido e fortalecido com novas resoluções políticas. Agora, começa a discutir o Processo de Eleições Diretas (PED), convocado para dezembro. Todos os dirigentes zonais, municipais, estaduais e nacionais do PT são eleitos pelo voto direto. Depois de três anos de ataque cerrado da grande mídia e de seus “formadores de opinião”, o III Congresso Nacional e as eleições diretas internas comprovam que o PT é um fenômeno único no mundo.

Ansiosamente espero que os demais partidos políticos sigam o exemplo do PT. O DEMO (ex-PFL) fará isso? O PSDB fará isso? O PDT fará isso? E o PPS, que tenta se passar como “herdeiro” do histórico PCB, fará isso? O Brasil espera eleições diretas no PMDB, PCdoB, PV, PSB, PTB, e em todos aqueles partidecos de aluguel, inclusive os da extrema-esquerda. O PT não tem dono. Cabe aos demais partidos provar que também não têm dono.

 

PT divulga resoluções do III Congresso Nacional

A Comissão Executiva Nacional do PT se reúne hoje, quarta-feira (5) para fazer uma avaliação do 3º Congresso Nacional. É o início das discussões sobre o Processo de Eleições Diretas (PED) marcado para os dias 2 e 16 de dezembro. O PT vai colocar em seu site a íntegra das resoluções e moções aprovadas.

Disponibilizar a íntegra das resoluções e moções é uma decisão fundamental, já que a mídia brasileira mente e deturpa quando se trata do PT e de Lula. Aliás, a Secretaria Nacional de Comunicação do PT saiu vitoriosa do III Congresso Nacional. Mobilizou 12 profissionais, editou um jornal diário, abasteceu o site de notícias todo o tempo, inclusive com reportagens de rádio.

Em três dias foram produzidas 60 matérias para o site e jornal, 22 reportagens de rádio e 5.700 registros fotográficos. As fotos já estão disponíveis para download. Foram entrevistadas 30 pessoas, incluindo ministros, parlamentares, dirigentes, líderes de movimentos sociais, observadores estrangeiros e uma exclusiva com Lula.

Há uma novidade no ar. Está lançada a COMUNIDADE PT, um espaço de interação entre filiados, para atualizar dados, trocar idéias, baixar arquivos exclusivos, participar de fóruns e salas de bate-papo. Até terça-feira (4) já havia 1.067 usuários cadastrados.

Para o bem ou para o mal, o III Congresso Nacional do PT foi coberto por 203 profissionais de imprensa, 62 veículos nacionais e estrangeiros foram credenciados.

4 de setembro de 2007

 

Selo dos Correios homenageia um senador notável

Leio na Internet que a Empresa dos Correios e Telégrafos (ECT) lançou um selo comemorativo do Bicentenário de Theophilo Benedicto Ottoni. É o início do resgate da memória de um homem notável, que lutou pela república, democracia, abolição da escravatura e contra o extermínio dos índios.

Foi deputado provincial e senador. E como todos os rebeldes no Império disseminava suas idéias liberais pelos jornais e pasquins. Naquela época, a imprensa não vivia apenas atrás do vil metal.

Teófilo Benedito Ottoni (na nova ortografia) escreveu no jornal ASTRÉIA, do Rio de Janeiro, no ECO DO SERRO de Diamantina e para O ASTRO, de S. João Del-Rei. Depois de sair da Academia da Marinha fundou o jornal SENTINELLA DO SERRO, na cidade do Serro (MG), onde nasceu. Mas continua a escrever para o INDEPENDENTE e para o AURORA FLUMINENSE.

Foi perseguido político. Seus artigos eram perigosos para dom Pedro I e para a elite governante. Com a abdicação de dom Pedro I em 1831 e o advento da Regência o Brasil passa por intensa agitação política. É o tempo dos levantes, da Sabinada, Farroupilha, Balaiada, Praieira. Teófilo Ottoni em seu SENTINELLA DO SERRO pede governabilidade.

Com a antecipação da maioridade de dom Pedro II o Partido Liberal ganha força. Os liberais paulistas e mineiros pegam em armas em 1842. O futuro Duque de Caxias sufoca a rebelião e prende Teófilo Ottoni. O hoje Patrono do Exército Brasileiro obriga o liberal a andar sete dias a pé.

Na cadeia, Ottoni redige o jornal ITACOLOMI e pede anistia geral. Em 1860 publica a CIRCULAR AOS ELEITORES MINEIROS, criticando o Poder Moderador, a Monarquia, o Senado Vitalício, ataca o poder pessoal do Imperador.

Pelas cidades do Império passa a circular uma litografia com a figura de Teófilo Ottoni e um epíteto em latim: “Dilectus populi, libertatisque sacerdos”, Amado pelo povo, sacerdote da liberdade.

Jornalistas e políticos de hoje deviam estudar a vida de Theophilo Benedicto Ottoni. Um senador que, se vivo fosse, nunca violaria painéis do Senado nem promoveria grampos telefônicos.

 

Infantilismo político é dizer hay gobierno soy contra

Miguel do Rosário, em seu blog “Óleo do Diabo” faz a gente pensar. Como ele, eu também dizia: hay gobierno, soy contra. Hoje, como ele, considero o dito infantilismo político. Os governos, por mais deficientes, reacionários e incompetentes que possam ser, representam uma possibilidade de defesa contra os interesses privados.

As leis podem beneficiar, na maioria das vezes, apenas os ricos, mas a ausência de leis beneficia, necessariamente, sempre, os ricos. Temos, pois, que ter leis que nos protejam do Grupo Abril e da revista Veja.

Como ele, “vejo as pessoas sempre criticando Lula, de forma blasé, à esquerda, com brutalidade, à direita”. O fato é que a intelectualidade brasileira ainda não aceita o significado da democracia. Não aceita o fato de que, se um governante ganha eleições e mantém sua popularidade, é porque alguma coisa ele está fazendo de bom.

Caetano Veloso pode não gostar de Lula, mas Lula teve 88% dos votos da cidade de São Salvador.

A direita é doente, fascista até os ossos, seria capaz de apoiar qualquer Hitler de aluguel para derrotar a esquerda e Lula.

A esquerda continua martelando sua eterna ladainha de que Lula faz concessões demais à direita.

Até concordo com essa última hipótese, mas pergunto: e aí?

A grande crítica histórica à esquerda não tem sido justamente o seu comportamento dogmático, fechado, a sua falta de respeito ao contraditório?

Fazer concessões não é um problema, desde que os objetivos concretos sejam mantidos. O desemprego caiu novamente para 1 dígito, 9.7%, nível baixo historicamente, um dos mais baixos em 30 anos.

Isso não é importante? Mais de 30 milhões de pessoas que tinham dificuldade para adquirir alimentos agora estão recebendo ajuda para fazê-lo. JK fez isso? Pelo que eu sei, JK foi um bom presidente, mas manteve uma política fortemente inflacionária e não determinou nenhuma política efetiva contra a fome no país. Lula é melhor que JK.

Por acaso, a esquerda está vendo a política para a agricultura familiar atual? Que espécie de esquerda é essa que não vê a importância disso? Não é importante comer? Que é importante então?

Naturalmente, tem o fato de que 130 mil milionários detêm metade do PIB nacional. Lula poderia prender todos na cadeia, apropriar-se de seu dinheiro e investir a grana em estradas e ferrovias.

Mas, eu me pergunto: a imprensa iria apoiar? A OAB iria apoiar? O Supremo Tribunal de Justiça iria apoiar? O Senado iria apoiar? O Congresso Nacional iria apoiar?

Bem, eu e o Miguel do Rosário iríamos apoiar. Mas, e daí?

É preciso força política para fazer isso. Força se acumula, sobretudo através da luta ideológica. A esquerda tem feito seu papel? Não acho. A esquerda tem se mantido um tanto discreta no combate ideológico. Os intelectuais “oficiais” não têm nos oferecido muito material novo para alimentar a militância. A novidade tem saído de atores novos, gente escrevendo na internet, comentando em blogs e sites.

Quanto aos juros, estão no nível mais baixo em 50 anos. Ou não? Não é um bom sinal que tenham baixado tanto?

Pergunta se eu cansei? Ah ah ah, claro que cansei disso. Mas não posso pagar publicidade na Globo. Não posso influenciar amiguinhos milionários e advogados da OAB. Não tenho dinheiro. Tenho apenas minha palavra. Tenho um voto, porém, que vale o mesmo que o voto de um imbecil da OAB. Vocês têm o seu voto. Que vença o melhor.

Este texto é quase (99,9%) todo de Miguel do Rosário
Fonte: Blog Óleo do Diabo
http://oleododiabo.blogspot.com/

 

Direito à memória e à verdade

Vou morrer sem me reconciliar com o Exército Brasileiro. Nem em desfile do Sete de Setembro eu vou. Se eu fosse militar e oficial do Exército Brasileiro teria muita vergonha.

Não compreendo como os atuais comandantes das três armas conseguem conviver com a defesa da tortura e da morte no período da ditadura militar.

A recusa em participar da cerimônia de lançamento do livro-documento “Direito à memória e à verdade” na prática significa que os atuais comandantes militares apóiam os horrores praticados nos subterrâneos dos quartéis. Qual outro motivo poderia haver?

Na ditadura militar a tortura era o método de interrogatório, não era exceção. A tortura e maus tratos causaram a morte de dezenas de oposicionistas do regime. Os torturadores mataram gente inocente como o jornalista Wladimir Herzog. Executaram friamente guerrilheiros capturados com vida, como o capitão Carlos Lamarca. Estupraram mulheres, abusaram sexualmente de homens. Decapitaram e esquartejaram prisioneiros. Ocultaram cadáveres porque tinham consciência de seus crimes.

O livro-documento é o resultados de 11 anos de trabalhos da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos do Ministério da Justiça. Está tudo muito bem documentado. Parece até que os comandantes militares apóiam a eternização do método da tortura. Protegem criminosos que violaram direitos humanos.

O argumento segundo o qual o livro-documento não trata das mortes causadas pelos rebelados combatentes não resiste à lógica. Soldados e agentes que morreram perseguindo guerrilheiros estavam a serviço do Estado Totalitário, ganhavam para isso, sabiam dos riscos, não precisam ser indenizados e seus corpos não desapareceram. Os comandantes militares precisam parar de proteger criminosos de um tempo que já se foi.

3 de setembro de 2007

 

Manchetes esquizofrênicas sobre o PT

A imprensa que sempre combina a versão que vai dar, quando se trata de notícia sobre o PT, rachou e publicou manchetes totalmente esquizofrênicas nesta segunda, 3.

O GLOBO: PT admite abrir mão de candidatura própria

ESTADO DE S. PAULO: PT negocia, mas insiste em candidatura própria.

FOLHA DE S. PAULO: PT quer candidato próprio em 2010.

Fiquei com pena dos jornais regionais que dependem das agências de notícia destes três jornais para reproduzir a “informação”.

 

José Dirceu é tratado como celebridade

O título acima foi dado em materinha da Gazeta Mercantil de hoje (3). Ora, José Dirceu foi tratado pelo PT como celebridade porque É UMA CELEBRIDADE. A materinha informa ainda que durante o III Congresso Nacional do PT o dossiê “Em defesa de José Dirceu” foi distribuído gratuitamente. O documento não tem autor, mas não é apócrifo, já que tem apresentação assinada por José Dirceu. A Gazeta não explica direitinho as coisas.

LEIA A MATÉRIA:

José Dirceu á tratado como celebridade

Gazeta Mercantil
3/9/2007

O ex-ministro e deputado cassado José Dirceu circulou entre os militantes petistas durante o terceiro congresso nacional da legenda como uma verdadeira celebridade. Distribuiu autógrafos, posou para fotos e chegou a ser ovacionado pela militância na abertura do evento, sexta-feira à noite. Um pedido de desagravo público a Dirceu foi apresentado à direção do partido, que, no entanto, não aprovou a sugestão.

"São 27 anos de convivência, amassei barro nesse partido, comecei de baixo. Daí vem o afeto e o carinho dos meus companheiros. Eles têm sentimento humano de afeto, sabem que eu não estou disputando cargos e não sou mais uma estrela do PT", justificou o ex-ministro e ex-deputado, acrescentando que sua participação no evento foi como a de um militante qualquer. "Todos aqui reconhecem que em toda minha vida só fiz servir ao Brasil", acrescentou, lembrando que no próximo governo, o PT deverá focar sua ação nas reformas política e do Estado para impulsionar a economia e melhorar a infra-estrutura.

"EM DEFESA DE JOSÉ DIRCEU" é o título de um livro bem acabado que foi distribuído gratuitamente em uma das várias barracas de venda de materiais do partido na entrada do auditório onde os cerca de 3 mil petistas se reuniram de sexta-feira à noite até ontem à tarde, em São Paulo.

Sem autor, o livro traz uma apresentação assinada por Dirceu, mencionando que a publicação foi preparada por amigos e companheiros "que têm travado essa luta ao meu lado e que tem o objetivo de mostrar meus argumentos e minhas razões de forma simples e direta".

Trata-se de um instrumento a mais, afirma o ex-deputado, "para que os que ainda têm alguma dúvida possam entender melhor a enorme injustiça cometida contra quem nada quer além de combater a injustiça e restabelecer a verdade".

A luta, no caso, é provar que não é chefe de quadrilha, como acusou o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, na denúncia aceita pelo Supremo Tribunal Federal semana passada, transformando Dirceu e outros petistas em réu.

O livro elenca MANIFESTOS DE APOIO a Dirceu assinados por artistas, intelectuais, sindicalistas. Na contracapa, a advogada Lilian Ribeiro condena "a falta de fundamento jurídico" no processo contra o ex-ministro.

 

Sobre o pessimismo de FHC e do paulista rico

Outro dia li um texto intitulado “Divagações dominicais”, escrito por Miguel do Rosário, do blog “Óleo do Diabo” (http://oleododiabo.blogspot.com/). As divagações do Miguel do Rosário começaram ao ler a revista tucana Piauí. Era uma entrevista com FHC. O ex-presidente é portador de um pessimismo tacanho. Ele afirma que o Brasil acabou. Tremenda babaquice.

O pessimismo de FHC é típico do paulista rico de hoje. O poder financeiro e político de São Paulo começa a declinar em proporção ao crescimento de outros estados e regiões do país. O Sul tem voltado a ficar forte, política e culturalmente, apesar da crise nas fábricas de sapato.

O Rio descobriu muito petróleo e está fazendo caixa. O Nordeste e o Norte vêm crescendo a ritmo chinês e Minas Gerais vem expandindo febrilmente seu parque agrícola e industrial.

São Paulo, por outro lado, tornou-se, sem sombra de dúvida, líder em produção cultural, com recorde de lançamento de livros, peças de teatro, festivais de cinema, etc. Não teria razão para ser pessimista.

Lembremos que o BRASIL DOS ANOS 50, que FHC relembra com tanta nostalgia, tinha mais de 65% de analfabetos absolutos. Gente que não sabia escrever o próprio nome. Nos anos 50, o Nordeste sofria secas que devastaram milhões de vidas. As pequenas cidades não tinham escolas. Mesmo o hospital público, que hoje é motivo de tanto protesto, era somente uma promessa em vastas regiões do país.

Esse era o país "com futuro"? A verdade é que era falsa a promessa brasileira. Éramos um país com milhões de famílias passando fome. Não éramos promessa nenhuma. A promessa era um engodo capitalista para vender algumas reformas liberais para a sociedade brasileira.

Se deixassem o governo JOÃO GOULART seguir a tendência que as necessidades do país exigiam, inclinar-se à esquerda, investir no social, na educação e em projetos desenvolvimentistas e democráticos, talvez poderíamos nos dar ao luxo de termos governos conservadores hoje muito competentes...

Hoje, o analfabetismo absoluto caiu para menos de 10%. A luta atual é contra o analfabetismo funcional, que é incrivelmente alto, mais que 60%. A luta contra a miséria continua. A miséria degrada o ser humano e obstrui econômica e moralmente qualquer chance de desenvolvimento.

Pesquisas científicas provaram que programas sociais como o BOLSA FAMÍLIA ativam economias locais e geram empregos, aumentando, portanto, a arrecadação fiscal. De forma que é um programa quase auto-sustentável. Não implica em tanto gasto fiscal como setores da imprensa deixam transparecer. E mesmo se implicasse, é um gasto humano, ético, necessário, uma dívida social a ser paga àqueles cujos ancestrais construíram o país com sangue e suor.

É preciso distinguir pessimismo de péla-saquismo.

Péla-saco é o BABACA PESSIMISTA por razões pessoais, ou mesmo partidárias. FHC, por exemplo, é pessimista (péla-saco) porque seu partido foi derrotado duas vezes, consecutivamente, nas eleições presidenciais e perdeu espaço, em todas as esferas políticas, para seus adversários.

Talvez o termo mais apropriado para ele seja mesmo péla-saco, gíria carioca para designar o fulano pentelho, chato, sem consciência do ridículo, que pretende que o mundo pare de girar para escutar atentamente seus resmungos. Que confunde sua mediocridade pessoal com a de seu país...

As mesmas divagações Miguel do Rosário fez em relação ao dono da revista Piauí, João Moreira Salles. Retirei do texto tais referências apenas por uma questão metodológica. Minhas divagações provocadas por Miguel do Rosário.

SE QUISER LER O TEXTO NA ÍNTEGRA ESTÁ EM:

http://oleododiabo.blogspot.com/

 

Envenenar é a palavra de ordem da elite branca

Miguel do Rosário, do blog Óleo do diabo ficou estarrecido com a cara-de-pau dos repórteres da Globo, ao fotografar a tela do computador dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Jornalismo ou espionagem? Pergunta ele. Essa opção editorial de espionar a tela dos computadores parece uma tremenda violação da intimidade dos ministros.

Para Miguel do Rosário, fica cada vez mais claro o nervosismo da imprensa. A denúncia do Procurador Geral contra os supostos mensaleiros É FRACA. Segundo o blogueiro, “vários jornalistas que leram a íntegra do texto, mesmo o radical anti-petista Noblat, admitiram que ele não traz provas ou fatos substanciais que justifiquem a aceitação da denúncia.

Imaginem então a dificuldade de condenação dos “réus”.

Está cada vez mais claro que o objetivo da imprensa é assustar os ministros do Supremo. A matéria da revista Veja, por exemplo, sobre a suspeita de grampos em telefones de ministros não durou um dia. A matéria da Globo fotografando clandestinamente as mensagens dos ministros tem o mesmo objetivo.

Miguel do Rosário comenta o Programa do Jô. Meninas nada, velhinhas mentirosas, tendenciosas, velhacas.

A pior de todas é Lúcia Hipólito, cabo eleitoral do PSDB, simpatizante do PFL. Ela distorce qualquer informação para satisfazer sua sanha direitista.

SE VOCÊ QUISER LER O TEXTO NA ÍNTEGRA LEIA:

http://oleododiabo.blogspot.com/

2 de setembro de 2007

 

PT frustrou os "formadores de opinião"

O III Congresso Nacional do PT frustrou a direita e os “formadores de opinião” da grande imprensa. Eles apostaram na desagregação do PT, perderam. O PT sai unido e fortalecido. Este foi o Congresso da Unidade. E, como todo mundo sabe, isso não é pouca coisa levando em conta as correntes políticas e as lideranças fortes. É quase um milagre produzido pelo diálogo, pela negociação. É fácil entender a disposição da busca da unidade depois de anos de ataque cerrado da parte dos adversários e da grande imprensa. Mais uma vez o PT irá às eleições diretas internas para eleição de seus dirigentes em todos os quatro níveis (zonal, municipal, estadual e nacional). É um fenômeno político esse PT.

 

PT aprova defesa de uma Constituinte exclusiva para reforma política

O 3º Congresso Nacional do PT aprovou a luta por uma Constituinte exclusiva para elaborar e aprovar uma ampla reforma política. Esta foi a decisão mais importante tomada pelo PT em seu Congresso Nacional.

O atual Parlamento brasileiro não tem condições políticas nem morais para votar uma reforma política. Cada deputado enxerga apenas seu próprio umbigo.

Com esta decisão, o PT quer comandar o movimento e as mobilizações pela criação da Constituinte. Em um acréscimo feito pouco antes do momento da votação, os autores da Tese estabeleceram que a instalação da Constituinte será precedida por um amplo debate com os movimentos sociais, sindicais e com partidos democráticos para definir a melhor forma e o prazo limite para concretizar o projeto.

O PT lidera assim a defesa por um Constituinte exclusiva para votar uma reforma política.

 

Congresso do PT convoca eleições internas para dezembro

Quer gostem ou não os desafetos do Partido dos Trabalhadores plantados na grande imprensa, o PT realmente é um fenômeno político único no mundo inteiro. No domingo, 2 de setembro, o III Congresso Nacional decidiu convocar o Processo de Eleições Internas (PED) para os dias 2 e 16 de dezembro.

Todos os filiados irão às urnas para renovar as direções partidárias em todos os níveis.

Qual partido político no Brasil e no mundo é capaz disso?

O III Congresso Nacional do PT, por ampla maioria, decidiu também que o mandato das novas direções eleitas será de dois anos. As novas direções a serem eleitas em dezembro vão conduzir o partido nas eleições brasileiras de 2008 e 2010.

O recado é claro. O PT NÃO TEM DONO.

 

Visitei um blog inteligente, anti-imperialista

Provocado por um comentário postado neste blog BAHIADEFATO, visitei o blog NA PERIFERIA DO IMPÉRIO – www.naperiferiadoimperio.blogspot.com – e gostei. O blogueiro se define como anti-imperialista mas não anti-americano e dedica seu espaço à política, cultura e generalidades.

Pelo blog NA PERIFERIA DO IMPERIO fiquei sabendo que Fernando Botero, aquele pintor colombiano que pinta aquelas gordinhas maravilhosas, não vai mais vender seus trabalhos que retratam o horror das torturas praticadas pelos soldados norte-americanos contra os iraquianos insurgentes na prisão de Abu Ghraib.

São 25 óleos e 22 desenhos, avaliados em torno de 15 milhões de dólares que serão doados à Universidade de Berkeley. É tudo muito assustador.Quem visita o blog fica por dentro de muitas coisas que acontecem no mundo inteiro.

 

Grupo Abril faz oposição a Lula porque tem interesses contrariados

O blog “Os Amigos do Presidente Lula” matou a charada. A Editora Abril faz oposição ao Governo Lula por idealismo? Ideologia? Divergência política? Nada disso. A Editora Abril faz oposição irracional ao Governo Lula porque acabou a mamata.

Primeiro, vendeu 30% de seu controle acionário para o grupo sul-africano Naspers. Agora, vendeu a TVA para a Telefônica espanhola. Tem mais novidades. O Grupo Abril está negociando a Editora Ática, de livros didáticos, para a Editora Ouro.

E por que toda essa movimentação? É que até o final do governo demo-tucano de FHC a Editora Ática era a MAIOR fornecedora de livros didáticos para o MEC. Mina de ouro. A empresa usava sua estrutura de marketing e distribuição em larga escala para convencer professores a escolherem seus livros. As editoras menores não tinham esse poder de fogo.

Ora, o Governo Federal é o maior comprador individual de livros didáticos do mundo, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Com o Governo Lula as regras mudaram. O critério passou a ser o da qualidade. Assim, as editoras menores conquistaram mais espaço, maior participação.

Com o fim da mercantilização selvagem, o Grupo Abril perdeu 30% do mercado em 2004. E foi perdendo mais.

A direção da Abril Educação considera que o Governo Federal, atualmente, é um “negociador duro”, que tem inclusive “achatado” o preço dos livros escolares. O Governo Federal passou a comprar livros didáticos 25% mais baratos, em relação aos preços vendidos nas livrarias. A mamata acabou.

Com a compra em escala o poder de barganha do Governo Federal é grande, quando não há corrupção, e foi assim que os preços baixaram. Por que não agia assim no Governo FHC são eles que têm que explicar.

Com os lucros controlados, a Editora Ática foi posta à venda. Não há mais privilégios. Não é mais competitiva.

Ou seja, o Grupo Abril financia a oposição ao governo Lula pelo vil metal (que perdeu).

Agora dá para entender porque eles financiaram candidatos do PSDB.

Fonte: hhttp://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

 

Como nossa mídia contaria a história do Chapeuzinho Vermelho

A imprensa brasileira, a mídia em geral, anda tão desmoralizada na sua performance de ajeitar os fatos às convenientes versões dos proprietários, que já se encontram na Internet formas variadas de repúdio.

No blog Jacarandá da Bahia - http://jacarandadabahia.blogspot.com/ - encontrei o texto abaixo. Como jornalista com 35 anos de carreira me senti meio envergonhado, mesmo estando entre aqueles que também repudiam a manipulação dos fatos contra Lula, PT, José Dirceu e Waldir Pires.

O surgimento de texto como este abaixo é sintomático:

A História de Chapeuzinho Vermelho na mídia golpista

JORNAL NACIONAL: (William Bonner): 'Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo petista na noite de ontem...'.(Fátima Bernardes): '... Mas a atuação de um caçador filiado ao PSDB evitou uma tragédia'.
(William Bonner) Uma câmara escondida, colocada pela globo flagrou o momento do ataque...

FANTÁSTICO :(Glória Maria): '... Que gracinha gente. Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga do lobo petista, não é mesmo meu bem?'

CIDADE ALERTA (Datena) :'... Onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê as autoridades? Cadê o Lula! A menina ia para a casa da avozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva... Um lobo, um lobo safado e ligado ao palácio do planalto. Põe na tela!! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não.'

REVISTA VEJA: 'Lula sabia das intenções do lobo'.
Telefonemas gravados pela Federal e vazados para a Veja através de um delegado tucano, mostra a hora que o presidente ligou para o lobo.

REVISTA CLÁUDIA: 'Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar
enganar pelos lobos no caminho'.

REVISTA NOVA: 'Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama'.

FOLHA DE S. PAULO: Lula foi visto ontem nas proximidades do bosque
Legenda da foto: 'Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador'.
Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e sua relações antigas com o PT.

O ESTADO DE S. PAULO: 'Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT. Não é Chapeuzinho que é vermelho, o lobo é vermelho’

ZERO HORA: 'Avó de Chapeuzinho nasceu no RS e é macho'.

AQUI: PT leva sangue e tragédia a casa da vovó.

REVISTA ISTO É: 'Gravações revelam que lobo foi assessor de político ligado a Lula.

VOCÊ ESTÁ RINDO DO QUÊ?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?