18 de junho de 2011

 

Para Konder Comparato, não há espaço para conciliação com conglomerados de mídia

O professor aposentado da Faculdade São Francisco da Universidade de São Paulo, Fabio Konder Comparato, deu um recado à presidenta Dilma Rousseff em debate sobre a luta pelo marco regulatório da comunicação no 2º Encontro de Blogueiros Progressistas. Ele defendeu que o Brasil não deve abrir espaço para negociar interesses das grandes empresas de comunicação.

Ele fez um apelo aos blogueiros para que usem o seu espaço na internet para repercutir as ações diretas de inconstitucionalidade por omissão (ADOs), propostas pelo proprio Comparato, contra o Congresso Nacional, por até hoje não ter regulamentado os artigos da Constituição de 1988 que tratam da comunicação. Entre os artigos não-regulamentados estão a proibição da existência de monopólios e oligopólios nos meios de comunicação.

Comparato critica também a influência sofrida pelo governo e pelo Ministério Público das grandes empresas de mídia. Segundo Comparato, 56 membros do Congresso Nacional têm concessões de rádio ou televisão, direta ou indiretamente. "A dominação dos meios de comunicação de massa é a grande arma do atual coronelismo", criticou.

O encontro de blogueiros prossegue até este domingo (19). Desde sexta-feira (17), eles discutem comunicação e ativismo na internet. Na abertura do evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou o papel das novas mídias no país, enquanto o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defendeu o modelo adotado na gestão da presidenta Dilma Rousseff para o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).

Fonte: Rede Brasil Atual no II Encontro dos blogueiros

 

Lula destaca papel da blogosfera contra papelão da velha mídia

ENCONTRO NACIONAL DOS BLOGUEIROS AO VIVO NA REDE BRASIL ATUAL

 

Discurso do deputado Emiliano (PT-BA) sobre Encontro dos blogueiros está no Blog do Miro

NO BLOG DO MIRO TEM COBERTURA TOTAL DO ENCONTRO DOS BLOGUEIROS

 

Eu não fui, mas, Emiliano foi ao II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas


Não fui e nem acompanhei pela Internet, ao vivo, a abertura do II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas. Mas, o deputado federal Emiliano José (PT-BA) foi. Como até o mundo mineral (rsrsrsrs) sabe que Emiliano é meu representante na Câmara Federal, vou ficar sabendo mais tarde dos bastidores. Porque vocêS sabem, o que rola nos bastidores é mais importante do que o show. Ainda vou ouvir a fala do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Será que ele vai seguir o conselho do ex-presidente Lula e propor uma banda larga popular, barata e neutra? Vamos conferir.

Eu concordo com o discurso de Emiliano José (PT-BA), na Câmara Federal. Este é o mais importante movimento social que está ocorrendo no Brasil, neste momento. Ativistas do Brasil inteiro se mobilizam em torno da liberdade de expressão, não somente liberdade de expressão dos mercadores de notícias, mas liberdade de expressão de todos. Nesdsa parte, Dilma não pode piscar.

 

Troquei o I Encontro Nacional de Blogueiros pelo Torneio de Karatê de meu neto

Que me desculpem os blogueiros do Brasil. Troquei a abertura do II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, ocorrido ontem (sexta) à noite, em Brasília, pelo Torneio de Karatê do João Pedro Miranda Caldas, meu neto único, em Salvador.

Vejo agora pela manhã que Lula garantiu a palavra e foi à abertura do encontro. Foi ovacionado por um público que não parou de aplaudi-lo. “Lula/guerreiro/do povo brasileiro” era o canto dos blogueiros para homenagear o ex-presidente.

Vi tudo nos vídeos que circulam pela Internet. Lula roubou a cena. Tudo bem. Lula disparou críticas à grande mídia e seus manipuladores de opinião. Acho que Lula dará um excelente blogueiro. Ele elogiou a atuação dos ativistas digitais na defesa da liberdade de imprensa. Estava, naturalmente, se referindo à campanha eleitoral de 2010, quando os blogueiros “sujos” reagiram à tentativa de manipulação da opinião pública na mídia podre. Realmente, foi a vitória da liberdade de imprensa contra os falsos formadores de opinião.

Lula continua exercendo a magia na comunicação. Disse que no mundo inteiro a mídia mente. Mas no Brasil é demais. Quem não se lembra do meteorito de papel na cabeça do Serra? Quem não se dá conta da difusão do ódio contra Dilma?

Lula defende mais avanços no Plano Nacional da Banda Larga. O Brasil precisa de uma Internet popular. Com a elite que temos é preciso muita coragem para o Brasil instalar Banda Larga barata, neutra, pois mexe com grandes interesses.

Minha gente, a direita não está brincando em serviço. Vamos trabalhar com seriedade!

Lula vai ser um grande blogueiro. O Blog do Lula vem aí.

16 de junho de 2011

 

Ministra dos Direitos Humanos pede apoio aos ex-presos políticos da Bahia

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, ao se pronunciar no ato de lançamento da Comissão Estadual da Verdade e Memória da Bahia, realizado em Salvador, nesta quarta-feira (15/06), pediu aos ex-presos políticos da ditadura e a veteranos ativistas da luta pela Anistia que mobilizem a sociedade para pressionar o Congresso Nacional a aprovar o projeto de lei 7.376/2010, que cria a Comissão Nacional da Verdade e Memória, com o objetivo de esclarecer as graves violações de direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988 - como tortura, assassinatos, desaparecimentos de pessoas e ocultação de cadáveres.

O ato político foi realizado no auditório do Conselho de Cultura, anexo ao Palácio da Aclamação. Coordenada pelo sociólogo Joviniano Neto, que teve importante papel na luta pela Anistia na Bahia, a mesa foi constituída por integrantes do Comitê Estadual da Verdade, como José Carlos Zanetti (CESE), Ivan Braga (Centro de Estudos Victor Meyer), Padre José Carlos (Paróquia de Guadalupe), Sara Mercês (OAB), promotor Almiro Sena (Secretário Estadual de Justiça da Bahia), ex-deputado Gilney Viana Amorim (SEDH), Diva Santana (Tortura Nunca Mais), deputado federal Emiliano José (PT-BA) e senadora Lídice da Mata (PSB-BA). Marcaram presença os deputados estaduais Fátima Nunes, Álvaro Gomes, Yulo Oiticica e a vereadora de Salvador Vânia Galvão (PT).

BRASIL ESTÁ ATRASADO

Segundo a ministra Maria do Rosário, o Brasil está atrasado em relação à criação da Comissão da Verdade e Memória. Mais de 40 países já criaram o organismo. Ela informou que já foram criados 16 núcleos estaduais do Comitê da Verdade no país. Mesmo após a aprovação da Comissão Nacional da Verdade, estes comitês estaduais vão funcionar como apoio e monitoramento porque o lei estipula um prazo de dois anos para conclusão do relatório sobre as graves violações dos direitos humanos. “Nossa transição para a democracia está sendo muito longa e sofrida, mas precisamos resgatar a verdade histórica, produzir a verdade, fazer justiça, que não pode ser confundida com revanchismo”, disse a ministra. Ela foi muito enfática, a presidenta Dilma Rousseff defende a Comissão Nacional da Verdade. E a ministra foi incisiva: não admite sigilo eterno de documentos secretos governamentais.

O deputado federal Emiliano José (PT-BA), depois de presentear a ministra com quatro livros de sua autoria sobre a ditadura militar, e conhecido pelo radical alinhamento aos dois governos de Lula e agora de Dilma Rousseff, afirmou: “pela primeira vez discordo de meu governo. Esse é meu limite”, se referindo ao recuo do Governo Federal na questão do sigilo eterno de documentos da ditadura militar. Ele lembrou que na Bahia existiram vários centros de tortura no Quartel do Barbalho, no Quartel de Amaralina, no Quartel da Mouraria, na Casa de Detenção do bairro Santo Antônio e na “fazendinha” do Exército em Alagoinhas, um aparelho de tortura e assassinatos de militantes.

Olhando para o auditório, o deputado, ex-preso político na Penitenciária Lemos de Brito, na Galeria F, foi registrando antigos companheiros de prisão: José Carlos Zanetti, João Henrique Coutinho, Paulo Pontes, Carlos Sarno, Arno Brichta. Fábio Dantas, na Casa de Detenção. Ele lembrou que na Penitenciária de Linhares (ES) estiveram presos vários militantes ali presentes, como Gylnei Viana, Oldack Miranda e Carlos Melgaço Valadares, junto com Loreta Valadares, já falecida e sempre lembrada. Também registrou que pelo Quartel do Barbalho passou Gildo Macedo Lacerda, assassinado na tortura junto com José Carlos da Mata Machado.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) alertou que os setores conservadores do Congresso nacional estão em plena atividade, reconheceu a dureza de quem enfrentou a prisão e a luta pela anistia e redemocratização no Brasil, mas concluiu: “não há outro caminho senão a mobilização da sociedade, das forças políticas democráticas e de esquerda”. Ele resumiu a posição da assembléia presente ao ato de lançamento da Comissão da Verdade e Memória da Bahia: aprovar a Comissão Nacional da Verdade e Memória e pela abertura dos documentos secretos da ditadura, contra o sigilo eterno de arquivos que devem ser públicos.

ASSEMBLÉIA ITINERANTE

Pela manhã de quarta-feira (15) a ministra Maria do Rosário participou da Assembléia Itinerante do CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - realizada no Hotel Portobello, em Salvador, durante os dias 14, 15 e 16 de junho. Ela defendeu o fortalecimento dos conselhos tutelares, através de um compromisso entre as esferas municipal estadual e federal. “Acredito que é hora da virada nos conselhos tutelares. A presidente Dilma tem chamado muita atenção para que a gente mantenha dentro do governo a capacidade de indignação diante das situações de violação dos direitos humanos, seja onde e como ocorrerem”, disse ela.

Hoje, quinta-feira (16/06), as autoridades vão assinar um PACTO em torno da CARTA DA BAHIA, documento que define compromissos a serem assumidos pelos poderes públicos, em defesa dos direitos de meninos e meninas vítimas de violência sexual ou que cumprem medidas sócioeducativas. O evento está sendo organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CECA) em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos. A Assembléia Itinerante visa debater o enfrentamento ao abuso e á exploração sexual de crianças e adolescentes. (Blog Bahia de Fato).

15 de junho de 2011

 

Em BH, Albino Rubim vai falar sobre três tradições na cultura que governo Lula quebrou

O professor Albino Rubim confirmou presença em Belo Horizonte no próximo dia 28 de junho, na FUNARTE, para um debate e lançamento do livro "Políticas Culturais e o Governo Lula". Ele é Secretário de Cultura na Bahia. Dirigiu o Instituto de Humanidades, Artes e Ciência Professor Milton Santos.

Albino reflete no livro, da Editora da Fundação Perseu Abramo, sobre as três tradições que o governo Lula reverteu na cultura: ausência do Estado, autoritarismo e instabilidade.

O autoritarismo corresponde às políticas culturais na ditadura militar e no período do Estado Novo.

A ausência do Estado deu-se, por exemplo, no governo FHC quando as políticas culturais foram deixadas para o mercado (nem tanto assim: nos 18 anos de vigência da Lei Rouanet dos 8 bi de reais investidos mais de 7 bi vieram de recursos públicos).

O governo Lula acabou com a instabilidade de forma democrática, através de seminários, câmaras setoriais, consultas públicas, conferências nacionais para implantar um Sistema Nacional de Cultura, do Plano Nacional de Cultura, e de um conjunto de projetos, programas e ações.

A ONG CONTATO é parceira no evento. Estão sendo convidados a atuar como parceiros o vereador Arnaldo Godoy, o deputado Elismar Prado (presidente da Comissão de Cultura), os coordenadores de setoriais Wilson Keyroga (MG), Edmilson (Nacional), Thaís Pimentel.

Fonte: Blog do Nilmário

 

CARTA DOS BLOGUEIROS da Bahia repercute na Câmara Federal

O deputado Emiliano José (PT-BA) destacou na Câmara Federal a Carta dos Blogueiros da Bahia aprovada no I Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas da Bahia, realizados nos dias 10 e 11 de junho, em Salvador.

“Parabenizo a comissão organizadora que, com total apoio de nosso governo democrático, através da Secretaria de Comunicação Social, possibilitou a reflexão, o debate, palestras e articulações políticas em torno da luta pela democratização da comunicação na Bahia e no Brasil.

 

II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas é o mais importante movimento social da atualidade

A realização do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas do Brasil, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de junho, no Centro de Convenção da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília, foi destacada pelo deputado federal e membro da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão, Emiliano José (PT-BA), na Câmara Federal (14).

“Este é o mais importante movimento social que ocorre no país, na atual conjuntura, porque reúne, além de intelectuais e parlamentares, milhares de ativistas digitais em defesa da liberdade de expressão, de uma Internet livre, de uma banda larga neutra, ampla, barata, independente, acessível à totalidade da população brasileira”, afirmou.

Segundo ele, o evento é tão importante politicamente que, em sua sessão de abertura, estará o ministro Paulo Bernardo, relatando os desafios a serem enfrentados pelo governo da presidenta Dilma Rousseff no campo da comunicação, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Também estarão presentes a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão; o jurista Fábio Konder Comparato, autor da Ação de Omissão (ADO) contra o Congresso Nacional no que concerne à regulamentação da comunicação; o professor Venício Lima, estudioso do tema e autor do livro Regulação das Comunicações; dentre outros profissionais ligados à área.

BLOGUEIROS DA BAHIA

O parlamentar falou da sua participação no I Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas da Bahia, nos dias 10 e 11 de junho, em Salvador. “Representei o governador Jaques Wagner. Com o apoio do governo democrático da Bahia, os ativistas digitais debateram os caminhos da luta pela liberdade de expressão. Ouviram atentamente as palavras do jornalista Paulo Henrique Amorim, do presidente do Centro de Estudos Alternativos Barão de Itararé, Altamiro Borges, do jornalista Marcos Dantas, da UFRJ, e do secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida”.

Emiliano ressaltou que o encontro é tão fundamental para a luta pela democratização dos meios de comunicação que o governador da Bahia, Jaques Wagner, colocou o Estado à disposição dos blogueiros para realização do III Encontro Nacional em 2012. “Pioneiro na aprovação do Conselho de Comunicação Social, posso garantir que o governo da Bahia está solidário à luta pela liberdade de expressão”, concluiu.

 

Você sabe o que os supermercados vendem?

O PROCON da Bahia identificou mais de 3.900 produtos irregulares nas prateleiras dos supermercados. Há todo tipo de bandidagem contra o consumidor. A irresponsabilidade é geral. Publicidade enganosa, preço diferenciado, produtos fora da validade e conservação inadequada de alimentos estão entre as irregularidades encontradas pelo órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Não há muita distinção de classe. Supermercados da periferia e hipermercados extrapolam na picaretagem.

O setor de supermercados lidera o ranking das autuações no PROCON da Bahia. Caíram na caneta os Bompreços dos bairros São Rafael e IAPI; o Hiperbompreço do Salvador Norte Shopping; e os supermercados Maxxi Atacado de Pau da Lima, G Barbosa de San Martin, Atacadão Atakarejo de Caminho de Areia e o Redemix do Sete Portas. Foram identificados mais de 3.900 produtos com irregularidades. Eles vão responder a processos administrativos. É preciso endurecer a legislação. Essa gente não respeita nada.

O QUE ELES VENDEM

Hiperbompreço – Salvador Norte Shopping
Irregularidades: Produtos sem preço, expõe produtos à venda com preço parcelado, publicidade enganosa, produtos com prazo de validade vencido, produtos sem conservação adequada e produtos sem tradução para o idioma nacional.

Bompreço – São Rafael
Irregularidades: Produtos sem preço, preço diferenciado, publicidade enganosa, produtos sem prazo de validade e com prazo de validade vencido.

Bompreço – IAPI
Irregularidades: produtos sem precificação, preço diferenciado, publicidade enganosa, prazo de validade vencido, conservação inadequada dos produtos perecíveis.

Maxxi Atacado – Pau da Lima
Irregularidades: Expõe produtos sem preço, leitores óticos sem funcionar, preço diferenciado.

G Barbosa – San Martin
Irregularidades: Produtos à venda sem preço, publicidade enganosa e má conservação de perecíveis.

Atacadão Atakarejo – Caminho de Areia
Irregularidades: Produtos sem preço, publicidade enganosa e má conservação de perecíveis.

Redemix – Sete Portas
Irregularidades: Produtos sem preço, preço diferenciado, má conservação dos produtos perecíveis, sem prazo de validade, prazo de validade vencido.

14 de junho de 2011

 

Governo petista gaúcho inventa o GABINETE DIGITAL

O governo do Rio Grande do Sul montou um Gabinete Digital. É uma nova experiência. No portal, os internautas podem fazer perguntas para o governador Tarso Genro (PT) responder. A idéia é incorporar este tipo de comunicação ao protocolo. Se perguntas podem ser respondidas por rádio, também podem ser respondidas pela Internet. Pode funcionar como um espaço novo de consulta pública permanente. O jornalista Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), num jantar no Bargaço, falou muito bem do experimento quando veio dar palestra no Encontro dos Blogueiros.

A Secretaria Geral da Presidência da República também está pensando em algo semelhante. A presidenta Dilma Rousseff acha que o espaço na Internet pode ser um canal de participação política, um elo de ligação com movimentos sociais. A tarefa consta do Planejamento Estratégico da Secretaria Geral.

Na Bahia seria uma mão na roda. Há mais de dois meses que professores das universidades estaduais estão em greve. Um canal direto digital com o governador Jaques Wagner poderia eliminar intermediários inábeis, gente casca grossa, e possibilitar diálogo da base com o governador.

A Bahia precisa ampliar a democracia. Wagner e o PT devem isso ao povo baiano depois de 40 anos de mandonismo.

 

Senti falta do Nordeste no programa do II Encontro Nacional dos Blogueiros PROGRESSISTAS

Brasília vai sediar II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, com presença de Lula. Será nos próximos dias 17, 18 e 19 de junho. O ex-presidente Lula vai estar na abertura, dia 17. O evento será realizado no Centro de Convenção da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). O eixo que une a todos é a luta pela democratização dos meios de comunicação, um novo marco regulatório, um aperfeiçoamento do Plano Nacional de Banda Larga (PNLB). Haverá diversas e variadas oficinas.

Analisei a programação. Há ministros de Dilma Rousseff, deputada Luiza Erundina, pela Frente Parlamentar da Liberdade de Expressão, constitucionalista Fábio Konder Comparato, inteligências como Venício A. Lima, Zé Dirceu (PT), João Arruda (PMDB), Brizola Neto (PDT), Renato Rabelo (PCdoB), Randolfe Rodrigues (PSOL).

Há líderes sindicalistas, intelectuais que pensam e fazem a Internet, ativistas e militantes digitais, há líderes da reforma agrária, blogueiros famosos, líderes da luta pelos direitos das mulheres, economistas e jornalistas.

O que NÃO há na programação?

Faltam representantes do Nordeste e do Norte. Os organizadores estruturaram o II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas como se toda a inteligência nacional estivesse estacionada entre Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Quem financia o presidente do DEM da Bahia? ...a CELG de Goiás

José Carlos Aleluia deveria fazer parte da lista de ilustres desempregados, como candidato derrotado nas últimas eleições. Deveria. Mas, não é o caso. Residente em Salvador, o presidente do DEM da Bahia tem um bom emprego, às custas do contribuinte de Goiás. Ele integra o Conselho de Administração da Centrais Elétricas do Estado de Goiás (CELG), que paga polpudos "jetons" por cada sessão do órgão. Como se sabe, estes conselhos administrativos servem para completar salários de ocupantes de cargos públicos.

O nome de José Carlos Aleluia consta do Conselho de Administração da CELG. Não dá nem para desmentir, está no portal da Internet. Agora dá para entender como é que Marconi Perillo, governador de Goiás, acabou virando “Cidadão Baiano” na Assembléia Legislativa da Bahia.

No item “experiências nos últimos cinco anos”, critério exigido para fazer parte do Conselho de Administração da CELG, consta que Aleluia é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da UFBA, Chefe de Departamento de Planejamento da Coelba, diretor de Distribuição da Coelba e... deputado federal. A única verdade aí é que era deputado federal nos últimos cinco anos.

O engraçado é que a CELG tem visão, missão, valores, Código de Ética, Normas de Conduta, estatutos, mas nada disso impede que no Conselho de Administração integre um político da...Bahia.

13 de junho de 2011

 

Carta dos Blogueiros Progressistas da Bahia

O Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas da Bahia aprovou a Carta dos Blogueiros Progressistas da Bahia, que resume as deliberações do encontro, que também aprovou o documento “Plataforma livre para autonomia da blogosfera brasileira”, como indicação ao II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas. Também aprovou uma Comissão Organizadora para encaminhar a criação da Associação dos Blogueiros Progressistas da Bahia.

CARTA DOS BLOGUEIROS PROGRESSISTAS DA BAHIA

A Bahia foi pioneira ao realizar em 2008 a Conferência Estadual de Comunicação, que apontou a necessidade de políticas públicas voltadas para a democratização da mídia e baseadas na comunicação como um direito humano. Avança com a criação do Conselho Estadual de Comunicação, recentemente aprovado na Assembléia Legislativa, com caráter deliberativo quanto às políticas públicas para o setor. A Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia é outra conquista. Agora se realiza o 1º Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas, reforçando a luta pela democratização da mídia.

Os blogueiros progressistas da Bahia se unem em torno das seguintes bandeiras:

- Novo marco regulatório legal no país que contemple as transformações da comunicação no Brasil e no mundo.

- Regulamentação dos artigos da Constituição Federal que impedem a concentração dos meios de comunicação, estimulam a produção independente e regional, além de fortalecer o sistema público de comunicação.

- Não utilização de recursos públicos para o aprofundamento da concentração midiática no país.

- Defesa da neutralidade na rede e de plataformas livres de produção e distribuição de informação.

- Universalização da Banda Larga como um direito e um bem público. Apoio à “Campanha Banda Larga, um direito seu”. O Plano Nacional de Banda Larga é uma iniciativa positiva do Governo Federal e um instrumento de inclusão digital, mas necessita aprimoramento para explorar toda a potencialidade da rede mundial de computadores.

- Revisão dos critérios de distribuição das verbas publicitárias dos órgãos públicos. Além dos critérios mercadológicos devem ser considerados mecanismos visando fortalecer a diversidade e a pluralidade. A verba publicitária deve ser usada também para estimular a difusão dos veículos alternativos e dos movimentos sociais. Criação de uma linha de publicidade pública para blogs.

- Estímulo à rádiodifusão comunitária e simplificação de sua regularização.

- Implementação de políticas públicas de incentivo à blogosfera e à diversidade informativa no país.

- Indicação de um representante dos blogueiros progressistas para a representação da mídia digital no Conselho de Comunicação.

- Apoio aos fóruns populares e de movimentos sociais, em especial aos unitários, voltados para a defesa da democratização da mídia.

- Criação da Associação Estadual de Blogueiros Progressistas.

- Realização de Encontro Anual de Blogueiros Progressistas, produtores de conteúdo na internet e participantes de redes sociais.

- Criação de uma Central Nacional de Associações de Blogs Progressistas.

- Os blogueiros progressistas da Bahia e sua associação utilizam, difundem e defendem o uso de plataformas abertas para o desenvolvimento de suas atividades e comunidades na rede mundial de computadores.

Salvador, 11 de junho de 2011”

 

Blogueiros progressistas discutem produção regional e BANDA LARGA

O portal da Secretaria de Comunicação da Bahia registrou:

“O fortalecimento da produção regional, a desconcentração dos investimentos e da propriedade dos meios de comunicação foram alguns dos pontos defendidos pelo secretário de Comunicação Social do Governo da Bahia, Robinson Almeida, no 1º Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas da Bahia (BlogProgBahia), sábado (11), no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, em Salvador.

O secretário defendeu que as tevês tenham "sotaque regional", como forma de preservar a cultura e tradição locais e elogiou o papel dos blogs e sites do interior da Bahia, neste sentido, citando como exemplos o Calila Notícias, da região do Sisal, e o Pimenta na Muqueca, do sul do estado.

"Vamos manter a política de fortalecimento das mídias regionais", garantiu o secretário, ressaltando que deve haver critérios para o apoio do governo (maior anunciante do estado, como é regra geral nas regiões Norte e Nordeste do país), como a representatividade, a qualidade e o compromisso com a comunidade.

O BlogProgBahia tem apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Comunicação Social (Secom). A programação foi aberta na noite de sexta-feira passada (10), com uma palestra do jornalista Paulo Henrique Amorim, da Rede Record de televisão e do blog "Conversa Afiada", sobre desconcentração da propriedade dos meios de comunicação e banda larga”.

NB - No sábado, além de Robinson Almeida foram palestrantes o jornalista Altamiro Borges, do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé e do portal Vermelho, e o deputado federal e professor de Comunicação Social Emiliano José, da Frente Parlamentar pela Defesa da Liberdade de Expressão, entre outros.

 

Celso Amorim, Mercadante e István Mészáros movimentam a Bahia, hoje

PALESTRA DE CELSO AMORIM – O embaixador e ex-ministro das Relações Internacionais, Celso Amorim, faz palestra hoje, segunda-feira, 13, às 17h, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco. Evento aberto ao público e gratuito. Promoção da Secretaria Estadual da Cultura e da Reitoria da UFBA.

PALESTRA ALOYSIO MERCADANTE - Nesta segunda-feira (13), às 14h, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, fará palestra na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) de Cruz das Almas sobre o tema “A ciência, tecnologia e inovação e os desafios da indústria brasileira”, como parte do seminário “A engenharia e a inovação da matriz industrial do Recôncavo da Bahia”. A vinda de Mercadante foi articulada pelo deputado federal Emiliano José (PT-BA) e o Reitor Paulo Gabriel (UFRB).

PALESTRA ISTVAN MÉZSÁROS – O filósofo marxista húngaro faz palestra nesta segunda, 13, às 18h, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, na programação do Encontro de São Lázaro. Tema: “Crise estrutural necessita de mudança estrutural”. A conferência marca o lançamento de três novos títulos da Editora Boitempo: o segundo volume de “estrutura Social e Formas de Consciência” da autoria de Mészáros, o livro-homenagem “István Mészáros e os desafios do tempo histórico”, organizado por Ivana Jinkings e Rodrigo Nobile, e ainda o número 16 da revista Margem Esquerda, publicação semestral de ensaios marxistas, que inclui um artigo do próprio filósofo.

 

Estação PTrem das Treze pede CPI para a “Fôia” que perdeu a memória recente

Nas conversas de botequim, no intervalo do I Encontro Estadual de Blogueiros da Bahia, o jornalista Paulo Henrique Amorim (Rede Record e blog Conversa Afiada) elogiava e indicava sempre o blog Estação PTrem das Treze, cujo maquinista é o Ênio, um cadeirante que viaja com humor cortante como navalha.

Fui conferir. Ele divulga que “O “pateta” Merval Pereira agora é imortal”. Da Cadimia Basilêra de Lêta, que virou a casa da mãe Joana. Agora resolveu imortalizar o “jornazista” de direita do Grobo.

Ele diz que Fôia de S. Paulo está com mal de Alzheimer, grave doença degenerativa, perdeu a memória recente, pagou para enriquecer Palloci. CPI para a Fôia.

Estação PTrem das Treze

 

Blog Notícias do Sertão entrevistou Paulo Henrique Amorim, no Encontro de Blogueiros da Bahia

O jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim (Rede Record e blog Conversa Afiada) esteve em Salvador e fez palestra no I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas da Bahia.

O blog NOTÍCIAS DO SERTÃO estava lá e o entrevistou com exclusividade. PHA fala dos “blogueiros sujos” que enfrentaram a grande mídia na campanha presidencial de 2010, fala sobre a luta pela liberdade de expressão, da inutilidade do diploma de jornalista para se comunicar na Internet.

Ele defende o governo Dilma Roussef, assim como defendeu o governo Lula, com olhar sempre crítico. Aplaude a demissão de Pallocci, manifesta simpatia por governos trabalhistas varguistas, janguistas, brizolistas ou lulistas. Alerta pelo perigo da judicialização da política e da comunicação na Internet.

Acha esplêndida a criação da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão, cita a participação do deputado Emiliano José (PT-BA). E defende que os blogs produzam conteúdo próprio, façam jornalismo.

A ENTREVISTA ESTÁ TAMBÉM NO BLOG DO DIMAS

12 de junho de 2011

 

Encontro dos Blogueiros: "Regular a mídia é um imperativo para democratizar a informação"

“Regulação da mídia não significa censura, e sim democratização”, afirmou o deputado federal Emiliano José (PT-BA), em palestra sobre "Regulação da Internet", proferida no I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas da Bahia. “O que queremos é que todas as vozes sejam ouvidas, que todos tenham o direito de informar e ser informado. A comunicação não pode ficar nas mãos de poucas famílias que controlam os meios de comunicação. O Encontro de Blogueiros é, portanto, parte dessa luta”, disse o deputado, que é integrante da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão.

Ele destacou o papel da Internet como fator de ampliação do acesso à informação. “A internet é um fenômeno que atinge pessoas de todo o mundo, que possibilita a democracia mundial. É difícil de ser regulada, controlada. É um meio que não tem e não pode dono, território de uso comum, pelos comuns. É a possibilidade de se fazer uma comunicação não unilateral, como estávamos acostumados até então”.

O deputado-jornalista disse ainda que, hoje, o mundo está na palma da mão, na tela de um celular. “Não existe mais furo de reportagem, isso acabou. Tudo é em tempo real, estamos no começo de uma nova era. O jornalismo sofreu mudanças estruturais no modo de ser feito. Há um crescimento do universo dos blogueiros, das redes sociais. Estamos no começo de uma luta mundial, a luta pela democracia da informação”.

Além de integrar a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão, ele foi indicado, pela Liderança do PT na Câmara, como membro da Subcomissão Especial de Rádios Digitais. E também foi designado como Relator da Ementa ao Código Civil que se refere ao direito de divulgação de imagens e informações biográficas de pessoas cuja trajetória tenha notoriedade e dimensão públicas. É um projeto contra a censura prévia. "O trabalho de um biógrafo não pode ser tolhido", afirma.

O parlamentar, que integra a Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara, acompanha com atenção o debate sobre direito autoral no Ministério da Cultura. "Imaginar que a restrição à circulação dos bens culturais vá dar riqueza aos autores é um equívoco". Segundo ele, “quanto mais acesso, maior a possibilidade de os autores auferirem pagamento pela sua obra. A ilusão da restrição é um erro". Ele baixou o pau na visão ecadiana dos direitos autorais.

Está, portanto, no olho do furacão.

 

Robinson Almeida e Miro Borges defendem democratização da comunicação

O Blog do Gusmão e o portal O Recôncavo se juntaram na cobertura do I Encontro de Blogueiros Progressistas da Bahia, realizado nos dias 10 e 11 de junho, em Salvador. Eles publicaram, em parceria, vídeo mostrando a palestra de Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Miro Borges resumiu os três pontos consensuais entre os blogueiros progressistas do Brasil, pontos que unificam pensamento e ação dos ativistas digitais.

Também divulgaram, em parceria, a posição do Secretário de Comunicação do Estado da Bahia, Robinson Almeida, que defendeu o fortalecimento e a organização dos blogueiros progressistas, inclusive na disputa pelo mercado publicitário.

Ao comentar o tema “Políticas Públicas de Comunicação e Democratização das Verbas Publicitárias”, o jornalista Altamiro Borges (Vermelho e Barão de Itararé) adverte que a área de comunicação do Brasil sempre foi hegemonizada pelo setor privado, lembrando que esta não é a história da experiência da comunicação na Europa, por exemplo.

Para Miro, a “complementaridade entre o setor público e o privado” nunca existiu no Brasil. Para ele, o Estado brasileiro nunca teve uma política pública de comunicação e nunca enfrentou a regulamentação do setor, que a grande imprensa chama, marotamente, de “censura”. As grandes corporações da mídia nacional não quer regulamentação, porque, na prática, elas já regulamentam, na prática, o mercado.

Daí a necessidade de criarmos políticas públicas de comunicação que assegurem a diversidade e liberdade da comunicação, tendo o Estado brasileiro um papel fundamental neste processo, explica Altamiro Borges. Para ele, os blogueiros devem buscar o que nos unifica: a democratização da comunicação, a liberdade de expressão, democracia e justiça social. Aí, segundo ele, teremos a capacidade de ajudar a democratizar a comunicação no Brasil.

VEJA VÍDEO NO BLOG DO GUSMÃO

 

Governo Wagner apoiou I Encontro de Blogueiros Progressistas da Bahia

Blogueiros, tuiteiros, ativistas digitais, produtores independentes de conteúdo na Internet, unificados em torno da luta pela democratização da mídia no Brasil, participaram da sessão de abertura do I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas da Bahia, realizada dia 10, sexta-feira à noite, no auditório Lótus do Hotel Fiesta. O governador Jaques Wagner foi representado pelo deputado federal Emiliano José (PT-BA), integrante da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão. O vitorioso evento foi apoiado pela Secretaria de Comunicação, comandada por Robinson Almeida, um dos palestrantes.

Na Sessão de Abertura, além do secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida (que fez sua saudação e se retirou para representar o governo em outra importante reunião), falaram o deputado federal Emiliano José; o professor Marcos Dantas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o jornalista Altamiro Borges, secretário nacional de Comunicação do PCdoB e presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, o palestrante da noite , Paulo Henrique Amorim, e integrantes da Comissão Organizadora. Os números não são oficiais. Inscreveram-se 270 blogueiros e ativistas, compareceram 140 na sessão de abertura, uma significativa base para começar o processo de criação de uma verdadeira Associação dos Blogueiros Progressistas da Bahia.

O deputado federal Emiliano José (PT-BA), em sua saudação, descontraidamente lembrou que teve a honra de receber, em sua campanha eleitoral, o apoio político do jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim, que veio a Salvador proferir conferência. “Foi um gesto corajoso deste jornalista de primeira linha”, disse o deputado.

Foi um rasga seda. Emiliano confidenciou que, no trajeto de aeroporto Dois de Julho ao local do encontro, o jornalista Paulo Henrique Amorim vinha ditando matéria por telefone: “ele faz comunicação em tempo real, admirável mundo novo, testemunhei o jornalista escrever matéria publicada, na hora, pelo site CONVERSA AFIADA”. Assim, o deputado Emiliano José fez o elogio ao “blogueiro sujo” que tanto esforço faz para mobilizar os blogueiros progressistas do Brasil, em torno da luta pela democratização da comunicação.

“Gosto do termo “blogueiro sujo”, criado pelo derrotado José Serra (PSDB) na campanha eleitoral presidencial, serviçal da mídia hegemônica, mas, adotado como elogio pelos jornalistas e blogueiros independentes, observou Emiliano José.

O deputado Emiliano José destacou a atuação de vanguarda do Governo Wagner, que patrocinou a 1ª Conferência Estadual de Comunicação da Bahia, fortalecendo a realização da Conferência Nacional de Comunicação – Confecom. Sobretudo, aplaudiu a criação do Conselho Estadual de Comunicação da Bahia – considerado uma “ousadia – já que não saia do papel desde que virou dispositivo da Constituição Estadual de 1988. O deputado ressaltou também a criação da Secretaria Estadual de Comunicação, que antes tinha status de assessoria.

O deputado Emiliano José, em nome do governador Jaques Wagner, fez o convite: a Bahia quer SEDIAR o próximo Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, porque defende que comunicação é um direito de todos.

 

No I Encontro de Blogueiros Progressistas da Bahia, Paulo Henrique Amorim defendeu INTERNET LIVRE

O jornalista e blogueiro “sujo”, Paulo Henrique Amorim, na palestra de abertura do I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas da Bahia (sexta, 10), em Salvador, defendeu que, para que a Internet cumpra seu papel de democratizar a comunicação é preciso resgatar o princípio de sua concepção original - descentralizada, universal e independente – de modo que qualquer pessoa tenha o direito de acessar seu conteúdo de qualquer lugar, em qualquer idioma, e sem autorização de ninguém.

“Foi para democratizar a informação que a internet foi criada e é por isso que temos que lutar por uma BANDA LARGA de qualidade para todo mundo”, afirmou o blogueiro em sua palestra, sempre acompanhado da jornalista Geórgia Pinheiro, Editora Executiva do blog CONVERSA AFIADA. Amorim relembrou a trajetória do movimento dos blogueiros progressistas, ressaltando o papel importante que este pessoal tem exercido no debate público sobre a necessidade de um novo marco regulatório para a comunicação no Brasil.

De fato, a atual legislação foi parida na década de 1940, quando sequer existia televisão no país. Muito menos Internet. O Brasil ficou atrás da Argentina. A lei argentina impede a propriedade cruzada, ou seja, que grupos econômicos detenham emissoras de TV, rádio, jornais e provedores de Internet em uma mesma localidade. A Ley de Medios da Argentina limita o poder dos grandes grupos de comunicação, criando uma base legal para a democratização da comunicação.

Segundo Paulo Henrique Amorim, a sociedade precisa lutar para a presidenta Dilma Rousseff envie ao Congresso Nacional uma lei que tenha o mesmo espírito da lei argentina. Depois, tem que lutar para que o Congresso Nacional aprove a nova lei, impedindo assim a perpetuação do monopólio da comunicação exercido por poucas famílias. Amorim considera um absurdo que políticos continuem a obter concessões para explorar emissoras de rádio e TV.

Para o blogueiro, o caminho para democratizar a comunicação no Brasil, garantindo a liberdade de expressão, é universalizar o acesso a uma BANDA LARGA de qualidade, neutra, com baixo custo, republicana, sem restrições no tráfego de informações. A Internet, ressalta, será o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros até 2020. “O País precisa recuperar o sentido original da Internet, que é a descentralização, universalização e independência.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?