15 de junho de 2011

 

Em BH, Albino Rubim vai falar sobre três tradições na cultura que governo Lula quebrou

O professor Albino Rubim confirmou presença em Belo Horizonte no próximo dia 28 de junho, na FUNARTE, para um debate e lançamento do livro "Políticas Culturais e o Governo Lula". Ele é Secretário de Cultura na Bahia. Dirigiu o Instituto de Humanidades, Artes e Ciência Professor Milton Santos.

Albino reflete no livro, da Editora da Fundação Perseu Abramo, sobre as três tradições que o governo Lula reverteu na cultura: ausência do Estado, autoritarismo e instabilidade.

O autoritarismo corresponde às políticas culturais na ditadura militar e no período do Estado Novo.

A ausência do Estado deu-se, por exemplo, no governo FHC quando as políticas culturais foram deixadas para o mercado (nem tanto assim: nos 18 anos de vigência da Lei Rouanet dos 8 bi de reais investidos mais de 7 bi vieram de recursos públicos).

O governo Lula acabou com a instabilidade de forma democrática, através de seminários, câmaras setoriais, consultas públicas, conferências nacionais para implantar um Sistema Nacional de Cultura, do Plano Nacional de Cultura, e de um conjunto de projetos, programas e ações.

A ONG CONTATO é parceira no evento. Estão sendo convidados a atuar como parceiros o vereador Arnaldo Godoy, o deputado Elismar Prado (presidente da Comissão de Cultura), os coordenadores de setoriais Wilson Keyroga (MG), Edmilson (Nacional), Thaís Pimentel.

Fonte: Blog do Nilmário

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?