5 de março de 2011

 

Revista Nova, da famiglia Civita, convida mulher brasileira à prostituição com os “gringos” no Carnaval

A revista Nova, da Editora Abril, a mesma da revista Veja, faz um convite à mulher brasileira. Aproveite o Carnaval, prostitua-se com um “gringo”, pegue antes um bronzeado, seja boa anfitriã... só faltou dizer quanto cobrar. O blog Maria Frô não gostou nem um pouco do novo produto sexual vendido pela revista da Editora Abril aos gringos: a mulher brasileira.

SEGUE A AULA PROPOSTA PELA CAFETINA

Cansada de investir tempo e afeto nos seus conterrâneos? Já provou caras de norte a sul do Brasil e ainda não deu sorte? Então, aproveite as correntes carnavalescas que trazem milhares de estrangeiros ao nosso país e arranje um gringo para chamar de seu. A gente ajuda!

- Invista no bronze – esteja da cor do pecado! Aproveite o sol desse país tropical para pegar uma cor, já que com as branquelas os estrangeiros já estão mais do que acostumados;

- Fique sempre atenta – viu um grupo de caras com um jeito meio perdido, cabeleira loira espetada e roupas meio sem noção? Provavelmente, seu gringo será um deles;

- Seja uma boa anfitriã – se, além da cara de realmente-não-sabemos-aonde-estamos, eles também estiverem segurando um guia de viagem ou dicionário, melhor ainda! Tente descobrir em que idioma eles se comunicam, apresente-se e pergunte se precisam de ajuda;

- I don’t speak English – não se desespere se você não fala nem o Inglês ou se, por azar, descolar um gringo da que só fala romeno ou eslovaco. Lembre-se que dá pra usar as mãos (no bom sentido) e se comunicar com o gato por gestos – o que pode ser muito divertido para os dois;

- Maracujá, goiaba, graviola – convide o seu special friend para apreciar sabores exóticos da nossa terra em forma de caipirinha;

- Do you have Facebook ?– tudo bem que um amor de carnaval geralmente tem dias contados. Mas, nada impede você de pegar os contatos do seu gringo. Afinal, nunca se sabe para onde os bons ventos podem levá-la…”

 

Dilma veta festa (na mídia) de 100 dias de governo

A imprensa informa que a presidenta Dilma Rousseff desautorizou os ministros a fazer qualquer balanço dos 100 dias de governo. Ela chegou a VETAR a iniciativa de ministros que já haviam encomendado balanços desse tipo às respectivas equipes.

Prevaleceu a orientação do marqueteiro João Santana para que os 100 primeiros dias sejam esquecidos. Historicamente, as pesquisas de popularidade dos três primeiros meses sempre revelam redução de aprovação popular, em relação à expectativa colhida antes da posse.

Depois, como justificar gastos com campanhas na TV, que geralmente servem para promover ministros, com o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento? E o rigor fiscal, como ficaria?

Porta-voz nenhum do governo federal ousaria, mas há uma razão maior para que Dilma Rousseff vetasse a farra midiática dos 100 dias.

O jornalista Mauro Santayana, no portal Rede Brasil, dá uma pista sobre “O mito dos 100 dias”. Ele resgata a origem da expressão desde os primeiros “100 dias de Napoleão” e cita também o exemplo de Roosevelt em 1933, em pleno New Deal. Não é o caso de Dilma Rousseff.

Eu ficaria com a pior das hipóteses, que eu chamaria de “síndrome das aldeias de Potemkim”.

Como lembra Santayana, “é conhecido o estratagema do primeiro-ministro Potemkim, de Catarina, a fim de iludi-la durante uma visita ao Rio Dnieper. Potemkim montou, ao longo do rio, aldeias de fachada, com moradias coloridas como cenário, diante do qual camponeses saudavam a soberana do império russo (de 1762 a 1796), feliz com o “bem-estar” de seus súditos. Eram as famosas aldeias de Potemkim”.

As inserções ministeriais com base no mito dos 100 dias de governo serviriam mais para regar as agências de publicidade e fazer promoção pessoal dos ministros. O chefe de Estado deve estar em contato, sempre que possível, com o povo. Ou seja, os 100 primeiros dias de um governante podem mostrar seu caráter, mas não significam êxito ou malogro do mandato.

Perdoem-me o mau jeito. Mas, o que poderiam dizer alguns ministros meio autistas, além da pauta negativa?

LEIA ARTIGO "O MITO DOS 100 DIAS"

 

O derrotado Aleluia vai ser presidente do DEM, o partido do mensalão?

O ex-deputado federal baiano José Carlos Aleluia, derrotado ao Senado nas últimas eleições, está sendo cogitado para presidir o DEM da Bahia. Nem o deputado federal ACM Neto quer o DEM da Bahia. O argumento para Aleluia se tornar presidente do DEM da Bahia é trágico: ele quer se candidatar à prefeitura de Salvador. Ops. Aleluia não é representante político de Paulo Afonso? Política no Brasil está se transformando mesmo em plataforma para aventureiros. Coitada de Salvador. Não se é caso para rir ou chorar.

Recomendo ao futuro presidente do DEM da Bahia uma visita ao vídeo que rola na Internet, fartamente, para não cair em tentação. O vídeo mostra a deputada federal Jaqueline Roriz, do DEM, filha do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, recebendo um maço de dinheiro das mãos do ex-secretário de Relações Institucionais do DF, Durval Barbosa. O vídeo foi gravado por Barbosa, delator do escândalo que ficou conhecido como MENSALÃO DO DEM. O esquema foi desmantelado pela Operação CAIXA DE PANDORA, da Polícia Federal, e acabou derrubando o governador José Roberto Arruda.

 

Duas notícias na área da Saúde, uma boa e outra ruim

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou duas notícias na área da Saúde, uma boa e outra ruim. Qual a que você quer saber primeiro?

Primeiro vou dar a notícia boa. O Ministério da Saúde lançou a Campanha de Combate a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) para o Carnaval. A campanha visa principalmente meninas e mulheres dos 15 aos 24 anos durante os dias de Carnaval. A campanha incentiva a realização do teste de HIV e o uso de preservativos que podem ser encontrados nas unidades de saúde. Os blocos aderiram á campanha e vão distribuir camisinhas.

De acordo com o Boletim Epidemiológico 2010 do Ministério da Saúde, já foram registrados 12.693 casos de AIDS em homens e mulheres jovens, de 13 a 19 anos, de 1980 até junho de 2010. Nessa faixa etária, o número de casos da doença é maior entre as mulheres: oito casos em meninos para cada dez em meninas. Nas demais faixas etárias, o número de casos de aids é maior entre homens do que entre mulheres.

Agora vou dar a notícia ruim. O Ministro da Saúde, por conveniência política, diz que sua pasta não discute a recriação da CPMF. O foco de Ministério da Saúde é aprimorar a gestão dos recursos atualmente existentes. Puríssima conveniência política. A SAÚDE no Brasil precisa de MAIS recursos, todo mundo sabe disso, menos os jornais do PIG que se aproveitam para fazer oposição ao povo brasileiro.

 

Nos carnavais de tuas ruas ouve-se nítido choro dos descaídos

Poema de Mário Oliveira (nascido em Santo Amaro da Purificação), da obra Tua Forma, enviado pelo cantor e compositor baiano Roberval Santos, em pleno Carnaval:

Ó Quão Dessemelhante

Filha múltipla dos fios
Que ergueram disforme.
Filha pútrida dos sentimentos regentes.
Se por tuas mornas águas palafitas
Banham-se estúpidos inocentes,
É pois, enfia-lhes então goela abaixo
Ambíguas e indignas vertentes.

Nos vértices do tabuleiro que
A velha ama-seca carrega,
Escondem-se vultos inanimados,
Traz em mãos calejadas,
A forma do ontem, do hoje, e do quando.

Disseram-me rica e gregoriana,
Austera e profana,
Plena e condoreira.
Mostrou-se estreita e fátidica,
Carlista e fascista,
Conjurada em poeira.

Nos carnavais de tuas ruas
Ouve-se nítido choro dos descaídos.
Entretanto...
Celebra-se tanto!
Canta-se tanto!
Fodem-se tanto!
Que por mais alto o pranto
Tem seu eco suprimido.

No que em mim difere o canto
Quebra-se completamente o encanto.
Minhas rugas! Minhas rusgas!
Traços que conduzem ao solo acinzentado
Que mesmo em barro é almoçado
Inchado por barriga infantil.

Extraio das minhas córneas
A cumplicidade que me exiges. E nego!
Deste meu corpo em cúmplice
Não verás uma só gota,
E num olhar mais que seco,
Desmantelador,
Findar-se-á o ciclo da dor
Que de há muito se anuncia,
Bahia, triste Bahia.

4 de março de 2011

 

Luta pela democratização da mídia exige participação popular

Site do EMILIANO

3 de março de 2011

 

Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação será lançada em abril

Parlamentares e representantes da sociedade civil que lutam pela regulação da mídia decidiram que a Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação será lançada na primeira quinzena de abril. A Frente visa a promover, acompanhar e defender iniciativas que ampliem o exercício do direito humano à liberdade de expressão e do direito à comunicação no Brasil. O deputado Emiliano José (PT-BA) foi indicado pela liderança do PT na Câmara Federal para coordenar o debate do assunto na bancada.

Além de parlamentares, participaram do encontro representantes de entidades da sociedade civil ligadas ao tema: Artigo 19, FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), Intervozes, Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé, Rede Andi Brasil, Aliança de Controle do Tabagismo, AMARC Brasil (Associação Mundial de Rádios Comunitárias), CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Instituto Alana, ARPUB (Associação de Rádios Públicas do Brasil), FITERT (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Rádio e Televisão), CUT (Central Única dos Trabalhadores), Frenavatec (Frente Nacional pela valorização das TVs do Campo Público), Campanha pela Ética na TV.

O presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, defendeu “o estímulo à constituição de Conselhos de Comunicação e a realização da 2ª Conferência Nacional de Comunicação” entre os objetivos da Frente Parlamentar.

O representante do Intervozes, Géssio Passos, sugeriu que a Frente paute também outras discussões sobre as políticas de comunicação no Brasil. “A Frente também deve chamar o governo para discutir outras políticas de comunicação aqui no Congresso, para além do marco regulatório”, sugere. Na reunião ficou acertado que deputados e as entidades presentes mobilizarão parlamentares para que assinem a ficha de adesão à Frente. São necessárias 171 assinaturas.

 

Juiz de Direito de Conceição do Coité (BA) defende instâncias de mediação como prevenção contra violência doméstica

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, em Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Valente, semiárido baiano, por iniciativa da vereadora Leninha do PT, a Lei Maria da Penha foi tematizada. Na mesa, estavam autoridades municipais e regionais. Dois vídeos foram apresentados, um deles com entrevistas com a própria Maria da Penha. A informação está no Portal Notícias do Sisal.

O Juiz de Direito da Comarca de Conceição do Coité, Gerinaldo Neiva, interpretou os pontos fundamentais da Lei Maria da Penha. Esclareceu que a lei não é contra o homem, mas para impedir (e punir) a prática de violência contra a mulher, uma lei especial a ser aplicada exclusivamente em benefício da mulher, principal vítima da violência doméstica e familiar. E falou das decisões que o Juiz deve adotar contra o agressor: suspender o porte de arma (se houver), determinar o afastando da casa da mulher agredida, determinar uma distância média entre o agressor e a vítima - 100 ou 200 metros, pagamento de valor para subsistência de mulher e filhos.

O Juiz destacou ainda a estrutura necessária para atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar: a Delegacia da Mulher (DEAM), o Juizado de Justiça da Mulher (JJM), a Defensoria Pública (DP), o Centro de Atendimento Integral e Multidisciplinar, a Casa de Abrigo para acolhimento, além dos serviços públicos complementares de saúde, educação, cultura e lazer, trabalho e renda, entre outros. Por último, o Centro de Educação e Reabilitação do Agressor a fim de reinseri-lo na sociedade.

PROPOSTA INOVADORA

O juiz Gerinaldo Neiva tem uma proposta: criação de instâncias locais de mediação de conflitos domésticos e familiar, para impedir que os mesmos se tornem em litígio, uma questão do Poder Judiciário e que a Delegacia de Polícia crie um Departamento de Violência Contra a Mulher com livros e armários para registro e geração de relatórios, entre outras, que possam subsidiar a dimensão social do problema no município e a geração de políticas públicas locais, a exemplo de campanhas, palestras, seminários etc.

Para o Juiz Gerivaldo Neiva, no entanto, o principal problema ainda existente para efetivação da Lei Maria da Penha está relacionado ao “silêncio das mulheres agredidas que apesar de tudo ainda não procuram os serviços públicos de segurança para tomarem providências e defenderem os seus direitos fundamentais”.

“Penso que o município de Valente poderia implantar três ações concretas e simples. 1) O Balcão de Justiça e Cidadania que o Tribunal de Justiça da Bahia está incentivando. 2)A elaboração de um plano municipal de prevenção e combate à violência contra a mulher, a exemplo de outras cidades. 3) O Ministério Público instalar o Fórum de Segurança Pública com Cidadania (Fonseg), aprovado na Conferência Municipal de Segurança Pública, e proposto em Projeto de Indicação encaminhado pela Câmara Municipal”, pontuou a vereadora Leninha que foi reconduzida à presidência da Comissão de Educação, Saúde, Obras e Serviço Público.

Preocupação - O Juiz Gerivaldo Neiva ainda fez uma reflexão bastante preocupante para a população de alguns municípios da região. Em breve, o Tribunal de Justiça da Bahia promoverá uma sessão de promoção em que tudo indica que os magistrados dos municípios de Santa Luz, São Domingos e Gavião perderão os seus juízes. Mais ainda, por conta da política de contenção de gastos, prevê o desaparecimento futuro das comarcas de cidades do porte de Ichu, Capela do Alto Alegre, Retirolândia e São Domingos.

Encaminhamento – O prefeito Ubaldino Amaral se comprometeu a buscar apoio para implantação do Centro de Atendimento Integral e Multidisciplinar e disponibilizar recursos para elaboração do Plano Municipal de Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher (PMPCVM). Também manifestou intenção de formalizar convênio com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) para criação no município do Balcão de Justiça e Cidadania, uma experiência existente em Conceição do Coité que vem dando celeridade na resolução de conflitos posteriormente ratificados pelo Poder Judiciário.

2 de março de 2011

 

Gestão petista faz de Vitória da Conquista modelo na saúde

O município de Vitória da Conquista, na Bahia, tem hoje uma das melhores estruturas de saúde pública do Brasil e é reconhecido nacionalmente pela qualidade dos serviços oferecidos à população. Tem a menor taxa de mortalidade infantil do Nordeste e toda criança tem vaga na escola, merenda e transporte escolar garantidos. Lá não nasce mais criança com o vírus da AIDS, sendo o único do interior da Bahia que mantém um Hospital Público Materno Infantil com UTI Neonatal.

Vitória da Conquista tornou-se um município atraente para negócios e apresenta os melhores índices do Nordeste e do Brasil em dinamismo econômico, redução da mortalidade infantil, justiça social e desenvolvimento humano. É o único município do interior da Bahia que tem residência médica, com o sistema de saúde que o prefeito Guilherme Menezes (PT) vem construindo com obstinação. Ao todo, são 8 hospitais e 32 clínicas atendendo pacientes de 76 municípios da Bahia e até de Minas Gerais.

Em 2010, Vitória da Conquista recebeu o mais importante prêmio nacional da área de saúde. A 10ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças selecionou 27 trabalhos dos 500 inscritos. Vitória da Conquista foi eleita por um júri popular como a melhor experiência no Brasil.

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) registrou em discurso na Câmara Federal (01/03/2011) essa realidade de Vitória da Conquista. Ele tem uma explicação para tudo isso: “Médico, o prefeito Guilherme Menezes, do PT, conhece as dores do povo”.

LEIA DISCURSO NA ÍNTEGRA

 

O fracasso subiu à cabeça do derrotado José Serra (PSDB)

O presidente do PT não poderia ser mais direto ao falar de Serra, o derrotado nas eleições de 2010: “O fracasso lhe subiu à cabeça”. O mesmo, aliás, se poderia dizer do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ambos tentaram ludibriar o Brasil insistindo no blefe do salário mínimo de R$ 600.

Por influência destes dois fracassados, o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), “decretou” um salário mínimo de R$ 600. Mas este salário mínimo era apenas para a iniciativa privada, nada tinha a ver com as contas públicas. O fracasso realmente subiu á cabeça do PSDB. Eles não resistem a debate de um dia sequer. Em oito anos de governo, o presidente Lula possibilitou um ganho real de 53% para o salário mínimo. Eis aí a diferença entre um governo petista e o blefe panfletário e midiático do PSDB.

Pelo twitter se pode ver também como o fracasso subiu à cabeça do derrotado Serra (PSDB). Maurício Dias, na coluna Rosa dos Ventos, da revista Carta Capital (02/03/2011) registra que Serra tentou pegar carona na crise da Líbia. Quer atingir Lula, por ter ele mantido relações de Estado com a Líbia. Mas, como sempre, o debate não resiste 24 horas. Em 2009, o ex-governador José Serra 9PSDB) recebeu com todas as pompas o vice-primeiro-ministro da Líbia, Imbarek Ashamikh.

Se Lula tinha “ligações” com o “terrorista” ditador da Líbia, Kaddafi, o ex-governador Serra também tinha. Recebido por Serra, Imbarek veio ao Brasil dizer que Kaddafi tinha disposição de investir milhões de dólares no Brasil. Serra se deixou fotografar preseteando o enviado do "ditador terrorista" da Líbia.

Serra (PSDB) pirou com o impacto da bolinha de papel na cabeça. Sofreu traumatismo moral, ficou desnorteado e o fracasso acabou lhe subindo à cabeça.

1 de março de 2011

 

Terra Magazine convida Zulu Araújo para ser colunista

Zulu Araújo, ex-presidente da Fundação Cultural Palmares (Governo Lula) inaugura sua coluna na revista digital Terra Magazine com o excelente artigo “Galã da Cidadania”, em que analisa a importância do ator negro Lázaro Ramos no cenário da secular discriminação racial existente no Brasil. Zulu Araújo identifica manifestações veladas (ou não) de preconceito, em particular no campo estético, em que a sociedade ainda acredita que só pode ser representada por brancos.

Zulu Araújo pode falar. Acompanhou a carreira de Lázaro Ramos desde o teatro Olodum. “Lázaro Ramos é hoje o fruto mais bem acabado que a luta pela promoção da igualdade racial produziu no país nas últimas décadas. Firme sem ser autoritário, culto sem ser esnobe, ousado sem ser irresponsável, político, sem ser militante, além, evidentemente do enorme talento, faz de Lázaro hoje, um símbolo da cidadania que buscamos. Prova disto é a forma madura, inteligente e criativa com que ele vem encarando o manifesto preconceito por conta da sua presença como protagonista de uma novela das oito”.

Zulu tem uma conclusão: a estratégia brasileira da luta contra o racismo está dando resultados. "E Lázaro Ramos é filho dileto e direto de uma concepção de luta contra o racismo que está dando certo". E isso não é fruto da bondade da elite, nem da mobilidade espontânea da sociedade. É o resultado de uma luta árdua e permanente em busca da cidadania plena.

VALE A PENA LER NA ÍNTEGRA

 

Prefeitura de Vitória da Conquista vai lançar Portal da Transparência

A prefeitura municipal de Vitória da Conquista, Bahia, vai lançar ainda em março o seu Portal da Transparência. A ferramenta democrática criada pelo prefeito Guilherme Menezes (PT) foi apresentada ao ministro do Controle e da Transparência, Jorge Hage, em audiência solicitada pelo deputado federal Emiliano José (PT-BA). Nadjara Régis é a Secretária Municipal da Transparência de Vitória da Conquista. Em parceria com a CGU, a prefeitura está implantando também o Registro de Preços, sistema que garante celeridade e economia ao município nos processos de compras.

Jorge Hage (CGU) afirmou que a experiência de Vitória da Conquista será usada como modelo, isso porque a Prefeitura Municipal inovou ao centralizar, na Secretaria da Transparência, a área de planejamento para captação de recursos públicos, passando pelo acompanhamento da execução dos convênios, até a última fase, que é a prestação de contas, fechando o ciclo da aplicação do dinheiro público no município.

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) afirmou que a atitude da prefeitura é muito mais do que uma ação pontual, pois constitui-se num gesto de ousadia, de coragem e clareza de que a construção do espaço de direito democrático passa pela transparência. "O Governo Lula compreendeu perfeitamente e os ministros Waldir Pires e Jorge Hage souberam levar à frente. O prefeito Guilherme Menezes, com o mesmo espírito da revolução democrática do Brasil, está sendo vanguarda nesse aspecto".

 

Deputado Emiliano (PT-BA) critica os VÁRIOS apartheids no Carnaval da Bahia

LEIA NA ÍNTEGRA CAMAROTES E MULTIDÕES

 

A regulação da mídia passa pelo Congresso Nacional

Em consistente artigo sobre a regulação da mídia, o jornalista e blogueiro Altamiro Borges avalia que o debate sobre o novo marco regulatório das comunicações já começa a adquirir contornos mais nítidos no seu principal campo de batalha que é o Congresso Nacional. De um lado, os barões da mídia (cerca de 100 parlamentares são proprietários diretos e por laranjas de emissoras de rádio e TV) já ocuparam seus espaços na Comissão de Ciência e Tecnologia e Informática, onde necessariamente passa qualquer proposta legislativa sobre o tema.

Já os deputados e senadores comprometidos na luta pela democratização da comunicação começaram as articulações para criação de uma “Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação com Participação Popular”. Ele destaca a participação dos deputados Emiliano José (PT-BA), Luiza Erundina (PSB-SP), Luis Couto (PT-PB), Glauber Braga (PSB-RJ) e Francisco Praciano (PT-AM). Para que a Frente Parlamentar seja efetivamente criada são necessárias 171 assinaturas. Eles vão enfrentar a “Bancada do PIG”, que vai usar todos os meios para abortar a articulação. Segundo Altamiro Borges, é fundamental a participação dos movimentos sociais.

LEIA NA ÍNTEGRA NO BLOG DO MIRO

 

Altamiro Borges: a regulação da mídia passa pelo Congresso

Em consistente artigo sobre a regulação da mídia, o jornalista e blogueiro Altamiro Borges avalia que o debate sobre o novo marco regulatório das comunicações já começa a adquirir contornos mais nítidos no seu principal campo de batalha que é o Congresso nacional. De um lado, os barões da mídia (cerca de 100 parlamentares são proprietários diretos e por laranjas de emissoras de rádio e TV) já ocuparam seus espaços na Comissão de Ciência e Tecnologia e Informática, onde necessariamente passa qualquer proposta legislativa sobre o tema.

Já os deputados e senadores comprometidos na luta pela democratização da comunicação começaram as articulações para criação de uma “Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação com Participação Popular”. Ele destaca a participação dos deputados Emiliano José (PT-BA), Luiza Erundina (PSB-SP), Luis Couto (PT-PB), Glauber Braga (PSB-RJ) e Francisco Praciano (PT-AM). Para que a Frente Parlamentar seja efetivamente criada são necessárias 171 assinaturas. Eles vão enfrentar a “Bancada do PIG”, que vai usar todos os meios para abortar a articulação. Segundo Altamiro Borges, é fundamental a participação dos movimentos sociais.

LEIA NA ÍNTEGRA NO BLOG DO MIRO

http://altamiroborges.blogspot.com/2011/02/regulacao-da-midia-passa-pelo-congresso.html

27 de fevereiro de 2011

 

Governo busca saída legal para Battisti no Brasil

Antes mesmo de o STF (Supremo Tribunal Federal) dar a palavra final sobre o impasse jurídico em que se transformou o julgamento da extradição de Cesare Battisti, o governo quebra a cabeça para resolver outro dilema: “o que fazer com o terrorista italiano caso fique no Brasil?”

Assim mesmo, chamando o ex-militante da extrema-esquerda italiana de “terrorista” a Folha de S. Paulo vai fazendo a cabeça da mídia brasileira. Cesare Battisti nada tem de terrorista. Militou na extrema-esquerda italiana nos anos 1970. Lá se vão 40 anos. Depois reviu suas posições políticas e se dedicou a um trabalho educativo e a escrever livros de histórias policiais.

Segundo a Folha, o governo calcula que o STF vai considerar válida a decisão do ex-presidente Lula, que decidiu não extraditar Battisti. A extradição foi pedida pelo governo italiano e recomendada pelo tribunal. Caso a previsão se concretize, Battisti, hoje preso em Brasília, terá de ser solto imediatamente.

Aliás, já deveria estar solto há tempos. Ao manter Cesare Battisti preso, o STF sob Gilmar Mendes, que politizou a questão, comete crimes seguidos. Cesare Battisti é um ex-militante político que pediu refúgio ao Brasil. A “notícia” da Folha, repetida por blogs políticos domesticados da Bahia inclusive, afirma que o “terrorista” está num limbo jurídico. E repete uma asneira, ao afirmar que é um imigrante ilegal. Ora, refugiado político nenhum entra no país legalmente. Isso é uma grande besteira ideologizada.

Os blogs baianos deveriam ter vergonha de repetir notícia editorializada da Folha. É lixo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?