20 de fevereiro de 2009

 

A crise mundial cria maior espaço para o desenvolvimento local

Reli um ensaio de 2008 do doutor em Ciências Econômicas, Ladislau Dowbor, intitulado "Desenvolvimento Local: crise e oportunidade". É fascinante porque ele parte do reconhecimento de que todos - incluindo o Brasil - os países estão sofrendo as consequências da crise financeira provocada pelos Estados Unidos, mas, ao contrário das cassandras da mídia, vislumbra uma oportunidade para o desenvolvimento local. Isso deveria fazer parte da agenda dos governos federal, estaduais e dos prefeitos e prefeitas eleitas nas últimas eleições. É o momento de incentivar a produção local.

"(...) a crise que ameaça os processos produtivos em muitos municípios também se dá no contexto dos quase seis anos de governo Lula, em que houve amplo esforço de ampliação do mercado interno. As contas são simples: o aumento de empregos foi da ordem de 10 milhões, o poder de compra do salário mínimo subiu mais de 30%, o que favorece dezenas de milhões de pessoas com baixos salários, e cerca de 16 milhões de pequenas aposentadorias reajustadas pelo mínimo.

Quase 95% dos reajustes salariais têm sido acima da inflação, representando ganhos reais. A isso se somem os 45 milhões de pessoas no programa Bolsa Família e, se coonsiderarem os recentes dados da Pnad sobre a migração de milhões de pessoas das classes D e E para a classe C, teremos perfeita compressão do problema. Em outros termos, houve uma interiorização do processo de desenvolvimento, o que reduziu fortemente a vulnerabilidade externa. (...)".

Eis as bases para o consumo e produção nos municípios.

Segundo o professor Ladislau Dowbor, "a forma mais evidente de escapar das turbulências externas é aproveitar a tendência de expansão do mercado interno. O Brasil, com a imensa concentração de renda herdada, apesar dos avanços recentes, tem um grande horizonte de consumo reprimido, e se trata de bens cuja tecnologia dominamos, e temos capacidade instalada (e ociosidade) suficiente para responder rapidamente a essa demanda. E com o volume do crédito no país em torno de 39% do PIB, temos muito espaço para expansão, tanto por volume como por redução dos juros médios ao tomador, hoje escandalosos".

Trata-se portanto de "aproveitar aproveitar a onda das políticas governamentais de um lado - inclusive com o potencial que representa o recente programa Territórios da Cidadania - e a ameaça da crise por outro para buscar uma dinâmica de desenvolvimento cujo eixo é bastante evidente: expandir as políticas distributivas, aprofundar o mercado interno, permitindo que as pessoas da base da pirâmide tenham acesso a bens que lhes são necessários, e dinamizando ao mesmo tempo a conjuntura para ajudar as empresas. As soluções do global nem sempre estão lá em cima".

Nesse sentido, chega a ser um crime limitar e não expandir a obrigatoriedade de fornecimento da merenda escolar, por exemplo, com base na produção da agricultura familiar local.

19 de fevereiro de 2009

 

Continua na primeira página do blog do Zé Dirceu a excelente entrevista com o ex-Secretário Especial dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda

LEIA NA ÍNTEGRA

 

Mesmo no Carnaval, a mentira tem pernas curtas

O vereador Sandoval Guimarães (PMDB), líder da prefeitura de Salvador na Câmara Municipal, não foi muito inteligente ao afirmar que o Governo Wagner não colocou "um tostão" no Carnaval da Bahia. Cada prefeito tem o líder que merece.

A burrice de Sandoval Guimarães (PMDB) deu espaço para a Secretaria da Saúde divulgar a verdade. O próprio blog do jornalista Samuel Celestino (Bahia Notícias) foi obrigado a desmentir o vereador.

A Secretaria da Saúde enviou ao site Bahia Notícias:

"O depoimento do vereador Sandoval Guimarães, publicado neste site, traz uma sequência de informações que não correspondem à realidade e tentam transferir ou desviar para o Estado responsabilidades e atribuições exclusivas do município na realização do Carnaval de Salvador.

Ao afirmar que “a prefeitura será a única responsável pelos serviços de atendimento médico nos circuitos da folia”, o vereador se equivoca, pois todos sabem que é
atribuição do município o atendimento básico de saúde.

Contudo, o parlamentar parece não considerar que o enorme número de pessoas, participantes dos festejos carnavalescos, motiva um aumento substancial no atendimento de emergência, requerendo medidas extraordinárias das unidades de saúde do estado, custando aos cofres estaduais R$ 2.062.900,00.

No período de Carnaval, a Secretaria da Saúde do Estado intensifica o atendimento na rede hospitalar, reforça as unidades de emergência (equipe e material), disponibiliza leitos de retaguarda na rede de colaboradores, intensifica ações de vigilância sanitária no circuito, realiza campanhas preventivas (DSTs/AIDS, Dengue, etc), efetua medidas de prevenção e controle de surtos e/ou situações que requeiram atuação imediata (doenças de notificação compulsória, investigações e emergências de saúde pública) e mantém o funcionamento, em regime de plantão, dos centros especializados (HEMOBA, CIAVE, LACEN etc)".

O vereador Sandoval Guimarães parece não ter muito compromisso com a ética. Ele mentiu simplesmente, é mais que um "equívoco". Um dia antes das desastradas afirmações ao blog Bahia Notícias, em audiência pública ele ouviu tudo que precisava saber sobre as ações da Secretaria Estadual da Saúde.

Por essas e outras os políticos vão perdendo credibilidade.

Tenho certeza de que o vereador do PMDB recebeu o press-release da Secretaria Estadual da Saúde:

AÇÕES DA SESAB NO CARNAVAL 2009

O reforço nas equipes de profissionais de saúde dos grandes hospitais que, efetivamente, estão relacionados com a assistência aos pacientes que necessitarem de atendimento de urgência durante os dias do reinado de Momo.

Esta foi uma das medidas anunciadas pela Secretaria da Saúde do Estado para o período de carnaval, iniciando na próxima sexta-feira, dia 20, e prosseguindo até a madrugada da quarta-feira de Cinzas. Serão mais de dois mil profissionais, que estarão atuando nos hospitais Geral do Estado (HGE), Geral Roberto Santos, Ernesto Simões Filho, João Batista Caribé, Menandro de Farias e São Jorge, e nas unidades de emergência de São Caetano, Pirajá, Cajazeiras VIII, Plataforma e Curuzu.

A Sesab também estará disponibilizando, durante o carnaval, os serviços da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), enquanto a Divep (diretoria de Vigilância Epidemiológica) atuará em regime de plantão, com a finalidade de garantir as atividades de vigilância epidemiológica, contemplando ações de vigilância e o conseqüente desencadeamento de atividades de controle de agravos de importância para a saúde pública.

Através da coordenação estadual de DST/Aids, a Divep iniciou esta semana, com o lançamento da Campanha de Prevenção de DST/Aids para o Verão e Carnaval 2009, um trabalho de vigilância da saúde, que prevê o desenvolvimento de atividades de informação e educação em saúde. A campanha, que este ano tem como tema "A Aids está onde você nem imagina. Fique esperto. Use camisinha", premiou o cantor e compositor Gerônimo com o troféu Artista Voluntário na Luta contra a Aids.

PREVENÇÃO DAS DST/AIDS

Além da Campanha de Prevenção das de DST/Aids, que prosseguirá durante o verão, através da mídia (TV, rádio, outdoor, cartazes, entre outras peças), durante o carnaval, equipes técnicas da coordenação estadual de DST/Aids estarão desenvolvendo ações educativas de prevenção, com distribuirão de preservativos, em postos instalados no Pelourinho e na Barra.

Também durante o carnaval, em posto instalado no Centro Histórico, por iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a secretaria municipal de Saúde de Salvador e apoio da Sesab, acontecerá a ação "Fique sabendo!", que consiste na oferta de aconselhamento e aplicação do teste rápido para exame de detecção do HIV.

A diretoria de Vigilância Epidemiológica estará de plantão para acompanhamento de possíveis agravos em Salvador e demais municípios do Estado, que requeiram a adoção imediata de ações de controle, inerentes à Sesab. As ações incluem o suporte às diretorias regionais de Saúde (Dires); o contato diário com os grandes hospitais, para verificação da ocorrência de agravos de relevância à saúde pública, e o desencadeamento de ações e investigações de surtos e/ou eventos raros e/ou inusitados.

Outra atividade da Sesab prevista para o carnaval é o funcionamento, em esquema de plantão, do Laboratório Central do Estado (Lacen), a fim de garantir suporte às ações da Divep, realizando exames para confirmações de diagnósticos.

Durante o carnaval - de sexta até terça-feira -, os técnicos da Superintendência de Vigilância e Proteção da (Suvisa) estarão trabalhando em regime de plantão, com a coordenação das atividades funcionando no Laboratório Central do Estado, na avenida Waldemar Falcão.

CIAVE E HEMOBA

Para tentar garantir estoques de sangue necessários para o atendimento a eventuais demandas durante os festejos de Momo, a Fundação Hemoba funcionará normalmente todos os dias, exceto domingo. Nos dias 19 e 20 (quinta e sexta-feira), a coleta funcionará das 7h30min às 18h30min; no sábado, dia 21, das 7h30min às 12h30min; Segunda e terça-feira (dias 23 e 24), a unidade volta a atender das 7h30min às 18h30min, e na quarta-feira de cinzas, dias 25, a coleta estará funcionando a partir de 13 horas.

Localizado no térreo do Hospital Roberto Santos, o Centro de Informações Antiveneno (Ciave), da Sesab, manterá o funcionamento em regime de plantão ininterrupto no carnaval. O centro realiza atendimento presencial aos pacientes intoxicados, especialmente por drogas de abuso, como álcool, cocaína, maconha, ecstasy, medicamentos e associações de drogas. Além disso, o Ciave dá orientação toxicológica aos hospitais públicos e privados; divulga medidas preventivas e primeiros socorros em casos de intoxicações; disponibiliza plantão médico toxicológico 24 horas, com reforço de plantonistas.

A toxicologista Daisy Schwab, diretora do centro, adverte que o consumo de drogas e sua associação com álcool e/ou medicamentos é bastante elevado durante o carnaval, tornando-se necessário o reforço de recursos humanos e material para prevenção, diagnóstico e tratamento. A diretora do Ciave lembra ainda que nestes casos, o prognóstico é agravado quando há retardo no atendimento, "que é sempre de urgência".

 

Jornalismo de aluguel na Globo, a serviço de Serra

Li no blog Por um Novo Brasil, um texto da Jussara Seixas, que se segue:

MERVAL PEREIRA E GLOBO A SERVIÇO DE SERRA

Quando denunciamos que a mídia – notoriamente a Globo, Folha, Abril e Estado – está a serviço dos tucanos, do Serra, de FHC, aparece sempre alguém para dizer que isso não é verdade, que nós, petistas, queremos que só falem bem do governo Lula.

Ontem, 18/2/09, estava assistindo o Jornal das 10, na Globo News. O jornalista Merval Pereira comentava sobre os gastos do governo Lula no encontro com prefeitos de todo o Brasil. O jornalista apóia o PSDB/DEM, que entrou com uma representação contra o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff.

Toda essa celeuma porque, para receber e orientar mais de 4.000 prefeitos – sobre como usar a verba federal que estava sendo liberada –, o governo Lula gastou algo em torno de 1.6 milhão de reais.

Nesse evento foram apresentadas as obras do PAC que serão implantadas nos municípios sob fiscalicalização da ministra Dilma, gerente do PAC. Lula informou que o governo antecipará ao máximo possível as obras já contratadas. Convocou os prefeitos a convencerem os realizadores das empreitadas a fazê-las em dois turnos, sugerindo estimular a "sensibilidade" dos empresários nesse momento.

O presidente Lula também anunciou aos prefeitos a medida provisória que renegocia as dívidas das prefeituras com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em até 20 anos. Só a dívida dos municípios com o INSS soma cerca de R$ 14,5 bilhões.

Durante o encontro, Lula também anunciou uma linha de crédito no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de R$ 980 milhões para a compra de máquinas e equipamentos pelas prefeituras com obras financiadas pelo PAC.

Medidas que vão ajudar os municípios, os prefeitos, a enfrentar a crise mundial, medidas que vão gerar empregos e renda, que vão trazer muitos benefícios à população desses municípios.

O jornalista Merval Pereira nem se deu ao trabalho de relatar o que foi tratado nesse evento.

Mas cadê que o Merval Pereira falou dos gastos de publicidade do governo Serra, principalmente com as propagandas da SABESP no Nordeste?

Todo o Brasil sabe que SABESP é uma empresa de água e saneamento básico do Estado de SP, e que seu maior acionista é o governo do Estado de SP. Cada Estado tem a sua companhia de água e saneamento básico.

Não adianta fazer propaganda da SABESP em outro Estado, cuja população não é e nem vai ser beneficiada pela SABESP. No Estado de SP a SABESP atende 60% da população do Estado, prestando serviços a 366 dos 645 municípios. Esses dados estão no site da SABESP. Nem no Estado SP ela detém 100% de atendimento – e vai fazer propaganda em outros Estados, do Nordeste?!

Essas propagandas feitas pelo governo Serra, na Globo, custaram aos cofres públicos, conforme divulgou o Estadão, 7,4 milhões de reais, seis vezes mais do que gastou o governo Lula no evento com prefeitos de todo Brasil.

Mas o Merval Pereira não abriu a boca para criticar o desperdício de Serra porque esse dinheiro foi pago à Globo, pela publicidade na telinha, e vai garantir o seu salário e os salários de todos os jornalistas da Globo. Não é importante que a vultosa soma seja de dinheiro público, dinheiro dos contribuintes de SP.

A propaganda nos estados fora de SP é enganosa, é eleitoreira. Serra está fazendo uso do dinheiro público para se promover, fazendo campanha antecipada para 2010, mas o Merval Pereia e Globo se calam. Deixa quieto.
Jussara Seixas

LEIA MAIS

 

Governo da Bahia garante carnaval para o povo

Como todo mundo sabe, o prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), tornou-se refém dos empresários do Carnaval. O que importa são os negócios, foda-se o povo.

Márcio Meirelles, Secretário da Cultura da Bahia, garantiu, entretanto, o espaço para o folião-pipoca.

Os músicos baianos Carlinhos Cor das Águas, Marcionílio e Dado Brazawille, reunidos em cima do trio A Barca do Desejo, vão animar o folião pipoca na noite de sexta-feira (20.02), no circuito Osmar (Campo Grande), como parte do programa Carnaval Pipoca, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).

Os cantores e compositores, reunidos especialmente para a apresentação, vão relembrar frevos que marcaram os Carnavais da década de 1970, músicas consagradas da axé music do início dos anos 90, sucessos de blocos afro dos anos 80 e sambas do Recôncavo.

O trio Barca do Desejo sai às 22h50 de sexta-feira, entre os blocos Alvorada (samba) e Milenar.

A Barca do Desejo também fará uma homenagem ao primeiro bloco de índio do Carnaval de Salvador, o Apaches do Tororó, que está completando 40 anos de folia.

Para Carlinhos Cor das Águas, as baterias dos blocos de índio marcaram os Carnavais dos anos 70 e a diversidade é a marca do Carnaval baiano. “O Carnaval da Bahia é um grande mosaico cultural e é muito importante garantir que a folia tenha opções diferentes, voltadas para o público que não participa dos grandes blocos”, diz o artista.

Voltado para o folião-pipoca”, aquele que vai pra rua pular o Carnaval fora dos blocos de cordas, o programa Carnaval Pipoca, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), vai patrocinar a saída de 20 atrações dos mais variados gêneros musicais, intercaladas entre os desfiles de blocos de corda dos circuitos Dodô e Osmar.

Com um investimento de R$ 3,3 milhões (incluindo apoio de R$1,5 milhão da Embasa e da Bahiagás), o programa Carnaval Pipoca aposta na participação popular e na oferta de atrações de qualidade, com nomes importantes do cenário nacional (Lobão, Otto, Autoramas, Arto Lindsay Ramiro Musotto, Lucas Santtana, Cidadão Instigado) e local (Cacau do Pandeiro, Nelson Rufino, Mariene de Castro, Roberto Mendes, Retrofoguetes, Cascadura).

Graças a Márcio Meirelles, o povo vai ter espaço no Carnaval de Salvador.

18 de fevereiro de 2009

 

Tucanos e demos se desesperam e representam no TSE contra Dilma Roussef

O DEM e o PSDB protocolaram (18) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma representação contra a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Eles a acusam de fazer propaganda eleitoral antecipada durante o encontro de prefeitos, nos dias 10 11 de fevereiro na capital federal.

De acordo com o deputado Roberto Magalhães (DEM-PE), da executiva do partido, durante o evento houve uma espécie de propaganda subliminar de Dilma em relação aos programas do governo.

“Nessa representação há uma exposição que procura demonstrar a hipótese de que esse ato [encontro dos prefeitos] é uma propaganda subliminar ou propaganda política extemporânea [fora do prazo]”.

O deputado argumenta que, de acordo com a lei eleitoral, só se pode fazer propaganda a partir de 15 de julho do ano da eleição.

Que coisa mais ridícula. Propaganda subliminar, propaganda eleitoral, propaganda fora de prazo...o que deu nessa gente? Quer dizer que Dilma Roussef, ministra-chefe da Casa Civil, não pode comparecer a nenhum evento pelo país afora...

Que tipo de pesquisa sobre Dilma Roussef tem em mãos o pessoal do DEM e PSDB? O TSE não deveria permitir que seu nome seja usado para esse tipo de propaganda política. Pois não passa de mera propaganda política, meio desesperada, é certo, essa representação esdrúxula da oposição.

Dilma Roussef não é candidata, o PT não escolheu seu nome para nada. Não há lei que proíba o presidente Lula de dizer que indica Dilma Roussef para a sucessão presidencial. Trata-se apenas de munição para a já comprometida mídia brasileira. Manchetes virão.

 

Algo muito estranho está ocorrendo com a grande mídia brasileira

A grande mídia convenceu-se de que está “deslocada” e assumiu um discurso para um segmento minoritário da população. Fala apenas para o “nicho do mercado”. Seus “formadores de opinião” insistem em combater o poder, mas, somente o poder exercido pelos governos, deixando de lado o poder exercido pela iniciativa privada. A grande mídia abandonou de vez qualquer compromisso com os ideais de “bom jornalismo”, ou seja, profissionalismo, imparcialidade e equilíbrio nas informações que divulga.

Vejam o exemplo da cobertura do Encontro Nacional dos Prefeitos e Prefeitas. Foi organizado pelo Governo Federal com participação ativa de três entidades nacionais municipalistas. Estiveram presentes 4.000 prefeitos e prefeitas democraticamente eleitos. Não foi, nem poderia ser, um encontro partidário. Nele, foram debatidas questões vitais para os municípios vinculadas à saúde, educação, habitação, agenda social e saneamento. A análise é feita pelo pesquisador Venício A. de Lima.

Mas, qual foi a ênfase oferecida pela grande mídia?

Segundo o olhar vesgo da grande mídia não passou de um “pacote de bondades” do governo, com objetivo eleitoreiro. O foco voltou-se para o erro em relação ao número de analfabetos em São Paulo, para a crítica do presidente Lula à imprensa e até para o batom da ministra Dilma Roussef.

Em conseqüência desse tipo de comportamento, parcela importante da população se afasta do enquadramento homogêneo e dominante na grande mídia. Há uma perda de credibilidade. Aumenta o abismo entre a população e a grande mídia.

Este assunto foi tratado com profundidade pelo pesquisador Venício A. de Lima, do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade de Brasília, no ensaio “Uma prática distorcida e apressada” publicado no Observatório da Imprensa.

LEIA NA ÍNTEGRA

 

Mulheres do PT da Bahia reafirmam luta pela legalização do aborto

Segue abaixo a declaração oficial da Secretaria Estadual de Mulheres do PT da Bahia:

Manifestação do Coletivo de Mulheres do Partido dos Trabalhadores da Bahia

“Para as petistas baianas as resoluções aprovadas no III Congresso do PT em 2007, foram de grande de importância, como exemplo, a confirmação do caráter socialista de nosso partido e a aprovação da legalização do aborto, fruto das lutas históricas das feministas dentro do partido.

Neste sentido, é necessário agir firmemente nas várias instâncias de decisão contra projetos que, ecoando a posições de grupos ultra-conservadores, se contrapõem às lutas das mulheres pelos direitos sexuais e reprodutivos e a sua autonomia.

Estamos no PT, pois acreditamos na construção de uma sociedade livre de dogmas e preconceitos, que respeita as decisões coletivas e em especial a defesa a vida das mulheres.

Historicamente essas mulheres sofreram e sofrem a opressão dentro de uma sociedade machista, conservadora e capitalista, que quando interessa ao capital, usa seu corpo para obter lucro sem manifestação publica de parlamentares em defesa da integridade da mulher.

O discurso "humanitário" do parlamentar Bassuma não encontra lastro nas ações concretas em defesa da vida, pois desconhecemos quaisquer iniciativa em direção a proteção as mulheres ameaçadas, exploradas, oprimidas e violentadas.

Diante do projeto de cunho conservador que retrocedem direitos conquistados pelas mulheres e expressam posições contrárias defendidas pelo PT a Secretaria Estadual de Mulheres do PT/BA reivindica a expulsão do parlamentar Luiz Bassuma, pela postura de desrespeito as conquistas históricas das mulheres e diante do descumprimento as resoluções do partido”.

Salvador, 13 de fevereiro de 2009
Secretaria Estadual de Mulheres do PT/Ba

 

Bolsa Família tem êxito porque garante alimentação aos pobres

Coube ao senador pernambucano Jarbas Vasconcelos (PMDB)fazer o balão de ensaio do discurso da oposição. À revista Veja, ele afirmou que o programa Bolsa Família “é o maior programa mundial de compra de votos”. O senador é do PMDB, mas, na verdade, é um tucano infiltrado. Na mesma matéria que desancou o próprio partido – PMDB - ele declarou que vai fazer campanha para José Serra (PSDB) à presidência da República.

Jarnas Vasconcelos chamou o PMDB de um partido de corruptos. Não sei exatamente o que Jarbas Vasconcelos está fazendo lá. A não ser que se enquadre também na adjetivação.

Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, comentou que o programa Bolsa Família responde por si só às críticas, por ser o programa de maior aceitação do país, tanto pelo beneficiários quanto pela maioria da população brasileira, “comprometida com a justiça social”.

“Hoje, no Brasil, paga-se um preço alto em termos de violência porque não fizemos no passado o que estamos fazendo agora, com vigorosas políticas sociais, que estão se tornando referências internacionais”, disse Patrus Ananias.

O ministro acrescentou ainda que o Bolsa Família tem êxito porque assegura às famílias pobres o direito a três refeições diárias, como recomenda da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). (Com informações da Agência Brasil).

 

Programa “Luz para Todos” na Bahia supera marca de um milhão de ligações

O Programa Luz para Todos já levou energia elétrica a mais de um milhão e 500 mil baianos. Bahia, Pará e Minas Gerais são três estados que superam a marca de um milhão de atendimentos. Em dezembro, o Pará atingiu a marca de 1,055 milhão de atendimentos. Minas Gerais atingiu 1,07 milhão de habitantes beneficiados. Os três estados representam mais de um terço dos cerca de 9,5 milhões de brasileiros beneficiados pelo programa.

Evidentemente, Dilma Roussef presidente irá manter e expandir o “Luz para Todos”, que somente um insano poderia chamar de programa eleitoreiro.

Juntas, as cerca de 3,6 milhões de ligações nos três estados significam que mais de 600 mil residências já contam com eletricidade. Na cidade baiana de Vitória da Conquista (BA), por exemplo, o Luz Para Todos realizou 6,5 mil ligações.

Já em Bacarena, no Pará, foram quase 11 mil domicílios favorecidos pelo Luz para Todos. Em Minas Gerais, já foram concluídas as obras de eletrificação em vários municípios, incluindo Cataguases, onde foram atendidos todos os pedidos cadastrados pelo LpT até dezembro de 2007, beneficiando cerca de quatro mil pessoas.
O próximo estado a superar a marca é o Maranhão, que até janeiro já havia concluído mais de 193,7 mil ligações, beneficiando 968,7 mil pessoas.

GERAÇÃO DE RENDA

Em outros 12 estados, o Luz para Todos superou a meta inicial de ligações. Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo superaram as expectativas e contribuíram para que a meta do Luz para Todos subisse de 10 milhões para 15 milhões de ligações em todo o Brasil. Isso porque a chegada da energia elétrica traz, além do conforto, a possibilidade de geração de renda e melhoria na qualidade de vida, que resultam na volta do homem ao campo.

O Programa Luz para Todos foi criado pelo Governo Lula em 2003 para levar energia elétrica a povoados distantes e, desde então, vem superando metas ao contribuir para o desenvolvimento do campo brasileiro. O objetivo inicial do programa foi baseado em números do Censo 2002 do IBGE, segundo o qual cerca de dois milhões de pessoas não usufruíam de energia elétrica em suas casas. Desse total, 90% possuíam renda inferior a três salários mínimos – a maior parte, nas localidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). (Com informações do Portal do Governo Brasileiro).

 

Na política, sonho que se sonha só é apenas um sonho

No artigo "Trajetória do PT e o Brasil", o jornalista, escritor e ex-deputado estadual da Bahia, Emiliano José, ressalta a trajetória de 29 anos do PT na construção da democracia. O partido, depois de muitos tropeços e equívocos compreendeu que um sonho que se sonha só é apenas um sonho. Chegar ao poder, governar o Brasil, exige amplitude, capacidade de fazer alianças com os diferentes.

O PT lidera hoje no País uma revolução democrática. Produz, ao lado dos aliados que soube conquistar, transformações nunca antes vistas na sociedade brasileira.Mais de 20 milhões de pessoas retiradas da miséria absoluta. Autonomia cidadã. Afirmação das liberdades e da soberania nacional, respeito à diversidade. Clareza de que é longa a estrada que tornará o Brasil uma sociedade justa e fraterna. Certeza de estar hoje promovendo políticas públicas que representam passos seguros nessa direção.

Lula não será mais candidato em 2010. A importância do partido cresce ainda mais. Dele se exigirá muita lucidez para que a revolução democrática não seja interrompida. O PT terá, de um lado, que aumentar sua coesão interna, afirmar sua vocação democrática e socialista. De outro, persistir na compreensão de que as alianças à esquerda e ao centro continuam indispensáveis. As responsabilidades crescem. A sociedade brasileira espera que o PT esteja à altura delas.

LEIA NA ÍNTEGRA

17 de fevereiro de 2009

 

Um ano sem Chico Pinto

Nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, a morte de Chico Pinto completa um ano. Amigos, familiares, antigos companheiros de luta mandam celebrar missa, às 9h30, em Coração de Maria, cidade que foi representada por ele na Câmara Federal. É lá que fica a Fazenda Boa Vista, refúgio do político que combateu tão bravamente a ditadura militar. A informação da missa está no blog do deputado federal Colbert Martins.

Há um ano o blog Bahia de Fato registrou:

QUEM ERA CHICO PINTO
Feira de Santana enterrou seu filho ilustre, Chico Pinto, dia 20 de fev. de 2008. Chico Pinto foi advogado de causas populares e trabalhadores rurais na região do semi-árido da Bahia. Foi vereador e depois prefeito de Feira de Santana.

O golpe militar de 1964 cassou seu mandato. Foi um prefeito à frente de seu tempo. Ainda naquela época inventou o Orçamento Participativo que três décadas adiante seria marca registrada do PT. Chico Pinto faleceu, dia 19 de fevereiro, no Hospital San Rafhael, onde estava internado há meses, lutando contra um câncer.

Em seu quarto de hospital há quase um ano recebia amigos: Adelmo Oliveira, Emiliano José, Alceu Barros, Waldir Pires, Mário Lima, Lomanto Júnior, Roberto Santos, José Carlos Brandão, Sigmarina Seixas, Airton Soares, Sebastião Nery, Hélio Duque, Alencar Furtado. Muitos protagonistas da luta política.

O governador Jaques Wagner decretou luto oficial. Chico Pinto era casado com Taís Alencar. Eles tiveram uma filha: Taís Alencar Pinto dos Santos. Taís Alencar é filha do ex-deputado Alencar Furtado, que também teve grande importância na luta contra a ditadura militar.

Chico Pinto comandou a resistência no Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

A história da esquerda democrática nos anos 60 e 70 passa por Chico Pinto. Em 1978 participei da campanha de Chico Pinto para a Câmara Federal. Chico Pinto deputado federal, Adelmo Oliveira deputado estadual. Ganhamos. Fizemos um cartaz à época, pois éramos os militantes e os marqueteiros ao mesmo tempo. O cartaz tinha a foto de Chico Pinto com aquele gorro russo na cabeça, camisa preta, ao lado do advogado das invasões populares de Salvador, Adelmo Oliveira. O slogan era "Somos cem milhões de subversivos", numa alusão mais que direta, em tempos de ditadura feroz, à pecha de "subversivos" que os terroristas militares nos impunham através da imprensa.

Chico Pinto foi eleito deputado federal em 1970 e integrou o Grupo Autêntico do MDB, juntamente com Lisâneas Maciel, Marcos Freire e Waldir Pires. Em 14 de março de 1974 Chico Pinto discursou na Câmara Federal contra o ditador sanguinário Augusto Pinochet, que visitava os generais brasileiros na posse do general Geisel. Foi cassado e preso. Pinochet tinha sido o cabeça do golpe militar no Chile que depôs, matou o presidente Salvador Allende, em 1973, e assassinou milhares de pessoas.

Foi radical: "O que nos vem do Chile de Pinochet é o fechamento de jornais, é a censura desvairada à imprensa remanescente. O que nos vem do Chile é a opressão mais cruel, de que nos dá idéia a reportagem e as fotos publicadas pela revista Visão, do campo de concentração da Ilha Dawson.

O que nos vem do Chile é o clamor dos presos (...) Três mil mortos, segundo Pinochet declarou a Dorrit Harazim, da revista Veja (...) Mas o que nós desejamos, Sr. Presidente, é apenas deixar registrado nos Anais, o nosso protesto e a nossa repulsa pela presença indesejável dos vários Pinochets que o Brasil infelizmente está hospedando.

Se aqui houvesse liberdade, o povo manifestaria seu descontentamento e a sua ira santa, nas ruas, contra o opressor do povo chileno. Para que não lhe pareça, contudo, que no Brasil estão todos silenciosos e felizes com sua presença, falo pelos que não podem falar, clamo e protesto por muitos que gostariam de reclamar e gritar nas ruas contra sua presença em nosso País".

Com base na Lei de Segurança Nacional, Chico Pinto foi cassado e preso no 1° Batalhão da Polícia Militar de Brasília. Em seu discurso tinha chamado Pinochet de assassino, mentiroso e fascista. Era demais para os ditadores de farda. O discurso foi censurado. Saiu da prisão em abril de 1975. Repetiu o discurso na Rádio Cultura de Feira de Santana. Veio novo processo. Em 17 de dezembro de 1974, em carta dirigida ao ditador Ernesto geisel, recusou o indulto de Natal acenado pela ditadura. Assim era Chico Pinto. (Publicado no blog Bahia de Fato em 20 de fevereiro de 2008).


Ode-Elegia ao companheiro Chico Pinto

"Numa severa afirmação da luta, uma impassível negação da morte"
Vinicius de Moraes

De tua mão brotou um lírio
De tua boca a voz da Pátria
Feira, ó Feira de Santana
Antiga Feira dos Olhos Dágua

O vento trocou de caminho
E fez a multidão na praça
Feira, ó Feira de Santana
Antiga Feira dos Olhos Dágua

Prisões - Relâmpagos - Martírios
- A Liberdade ensanguentada
Feira, ó Feira de Santana
Antiga Feira dos Olhos Dágua

Aqui na fronteira do dia
Bateu o coração da Pátria
Feira, ó Feira de Santana
Antiga Feira dos Olhos Dágua

Adelmo Oliveira,
Bahia, 20.02.08

QUEM É O POETA ADELMO DE OLIVEIRA
Adelmo José de Oliveira nasceu em 13 de maio de 1934, na cidade de Itabuna, na Bahia. Em 1962, sob um júri formado por nomes de expressão da literatura brasileira, como Manuel Bandeira, Austregésilo de Athayde, José Carlos Lisboa e Pio de Los Casares, recebeu o Prêmio Nacional Luis de Góngora com ensaio “Góngora e o Sofrimento da Linguagem”. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, 1966, participou do Movimento Cultural baiano escrevendo estudos, ensaios e poesias para os principais jornais e revistas de Salvador.

Publicou entre outros títulos: Canto da Hora Indefinida, 1960; Três Poemas, 1966; O Som dos Cavalos Selvagens, 1971; Cântico Para o Deus dos Ventos e das Águas, 1987; Espelho das Horas, 1991; O Canto Mínimo, 2000, (Antologia Poética) Poemas da Vertigem, 2005. Participou de várias Antologias Poéticas editadas na Bahia, no Sul do País e no Exterior. Lutou contra a Ditadura Militar de 1964, sendo preso por duas vezes e torturado. Foi eleito Deputado Estadual à Assembléia Legislativa do Estado da Bahia pelo antigo MDB em 1978.

 

Dom Helder e a luta contra a ditadura

A trajetória de uma das figuras mais iluminadas da Igreja Católica é analisada pelo escritor, jornalista e ex-deputado estadual (PT), Emiliano José, em artigo publicado no Caderno Cultural do jornal A TARDE Cultural.

“Dom Helder foi sentindo, no percurso, o que era a ditadura. Não representou “alívio e esperança”, mas, perseguição, tortura, morte, desaparecimentos, terror. E não só dom Helder. Toda a CNBB, sobretudo depois de 1970, converteu-se num esteio de luta contra a ditadura. Ele, dom Helder, será perseguido de maneira persistente, metódica. A ditadura não só mata um de seus auxiliares, mas tenta de todas as maneiras calar a sua voz, com ordens expressas dadas à imprensa para que nada sobre ele fosse noticiado. E a imprensa obedecia, uma parte constrangida, outra com indisfarçável concordância.

A ditadura empenhou-se também em evitar que dom Hélder fosse agraciado com Prêmio Nobel da Paz”.

LEIA TUDO

 

Ao mentir para o país a mídia deu um tiro no próprio pé

Será que cada país tem a mídia que merece? No seu blog, o jornalista Luiz Nassif ressalta com muita propriedade:

"A brincadeira da aliança neocon, de explorar a crise para enfraquecer o governo Lula, esbarrou em uma dura realidade de mercado: as receitas publicitárias caíram de 30 a 40% em janeiro. E prometem repetir o desempenho em fevereiro.

Segue o resto do texto de Nassif:

"Deram um tiro no próprio pé, como cansei de alertar em dezembro. Primeiro, como a crise é global não conseguiram colar sua responsabilidade no Lula. Segundo, ao espalhar o medo da crise pelo país, aumentaram os receios dos empresários, que pisaram mais forte no freio. E os primeiros cortes são na publicidade.

Não fosse a enxurrada de verba publicitária injetada pelo governo de São Paulo no mercado, a situação teria sido pior".

E que enxurrada de verbas é essa?

Tem de tudo.

Internautas observadores começam a denunciar estranhas inserções publicitárias do governo de São Paulo FORA do Estado de São Paulo, em canais de TV por assinatura e até canais estrangeiros.

Ou Serra é muito burro por anunciar em canais sem retorno, de menor audiência, ou é muito esperto.

Parece mais esperteza. Trata-se de um artifício para remunerar seus operadores de comunicação, marqueteiros e veículos, com recursos públicos. Parece que é assunto para o Ministério Público.

Mas, quem serão estes marqueteiros?

A Folha de domingo, 15 de fevereiro, já decifrou a charada.

Em época de contenção, a gastança publicitária do governo paulista privilegia três papas do marketing político: Duda Mendonça, Nizan Guanaes e Fernando Barros (Propeg da Bahia).

"Cada um deles é responsável por um lote da conta milionária na área de transportes metropolitanos", informa a Folha.

Serra está montando o "time dos sonhos" de marqueteiros usando verbas publicitárias dos cofres públicos de São Paulo.

E como ele transfere a grana? Através dos estranhos anúncios de governo em canais de TV fechados, em rede nacional, sem a menor função de utilidade pública.

É muita criatividade...

16 de fevereiro de 2009

 

ACM Neto, nosso corregedor, segundo a revista Carta Capital

Celso Marcondes é colunista do site da revista Carta Capital. No artigo intitulado "ACM Neto, nosso corregedor", ele resume o perfil do representante do DEM da Bahia.

É conhecido pelo apelido de "Grampinho", desde que passou a atacar o presidente Lula na TV. Começou a carreira com 20 aninhos. Foi nomeado assessor da Secretaria da Educação da Bahia, de onde saiu eleito para a Câmara Federal.

Ao ser indicado para o cargo recebeu um abraço do pai, ACM Júnior, senador sem voto ao ocupar a vaga deixada pelo pai, ACM.

Foi candidato a prefeito de Salvador e não chegou ao segundo turno. Como apoiou João Henrique (PMDB) indicou o presidente da Câmara Municipal: seu primo Paulo Magalhães Júnior.

Aclamado corregedor da Câmara Federal,ocupou o lugar de seu colega de partido Edmar Moreira, o dono do castelo de 25 milhões. Ao assumir o cargo ACM Neto disse que vai aplicar o regimento e seguir o código de ética. Ah!bom. Fiquei mais tranquilo.

LEIA NA ÍNTEGRA

 

Corrupção nas cidades da Bahia

O escritor, jornalista e ex-deputado estadual (PT) da Bahia, Emiliano José, no artigo intitulado "Corrupção e transparência", publicado no jornal A Tarde (13/02/2009), lembra o ensaio "Transparência", de Olgária Matos: "A claridade é o resultado do esclarecimento e da vitória contra preconceitos e obscurantismos - na ciência, na política, na moral, na cultura. Assim, o hermetismo no conhecimento e o "segredo da informação" na política diminuem seu poder de acesso público às razões da ciência e do Estado".

A reflexão sobre a corrupção e transparência foi provocada por um diálogo entre Emiliano José e o prefeito Eudes Paiva, da pequena Boninal, na Chapada Diamantina. "Depois do que ele me relatou, e certamente já informou tudo ao Ministério Público, eu que impunha-se a fundação da institucionalidade municipal. Não existia prefeitura, não existiam contas, os salários de dezembro não estavam pagos, não era possível pagar quaisquer credores por falta absoluta de documentação, serviços de saúde completamente depauperados, educação paralisada. Nada funcionava, nada estava registrado".

Pelo menos em 50 cidades da Bahia, os prefeitos que perderam as eleições destruíram os documentos. É uma calamidade.

Leia na íntegra

15 de fevereiro de 2009

 

PT de Jequié debate a ditadura militar na Câmara Municipal

O PT de Jequié me enviou a nota:

O ex-deputado estadual, escritor e jornalista Emiliano José foi o palestrante sexta-feira (6) na Câmara Municipalde Jequié, Bahia. A convite do PT local, Emiliano José fez uma palestra sobre a ditadura militar de 1964. Ex-preso político e militante vetarano de esquerda, Emiliano José discorreu sobre a resistência à ditadura militar. Um período de terror de Estado.

“Não se tratou de nenhum combate. A ditadura militar no Brasil matou mais de 400 pessoas de maneira cruel, covarde, através de torturas de todo tipo”, ressaltou. Segundo Emiliano, o movimento conservador surgiu como uma forma de “reação ao governo reformista de João Goulart que pretendia realizar algumas reformas de base para acelerar o crescimento econômico e social do país, reforçando sua soberania”.

Como o governo tinha o apoio das organizações sociais, os grupos de direita associados aos militares deram um golpe militar em março de 1964, ao derrubar o presidente da República e quebrar a normalidade democrática durante 21 anos.

Ele lembra que, apesar da perseguição aos democratas, o movimento de resistência se fortaleceu até enfraquecer o regime. “Em 1978 o movimento sindical e estudantil já estavam mais organizados. Nas greves e nas lutas a partir daí criou-se o embrião para o surgimento de uma liderança popular como Lula, hoje o presidente do Brasil. Sem dúvida foi uma grande vitória contra o arbítrio, que durou até 1985”, afirmou.

LEIA MAIS NO SITE GICULT

This page is powered by Blogger. Isn't yours?