19 de fevereiro de 2009

 

Mesmo no Carnaval, a mentira tem pernas curtas

O vereador Sandoval Guimarães (PMDB), líder da prefeitura de Salvador na Câmara Municipal, não foi muito inteligente ao afirmar que o Governo Wagner não colocou "um tostão" no Carnaval da Bahia. Cada prefeito tem o líder que merece.

A burrice de Sandoval Guimarães (PMDB) deu espaço para a Secretaria da Saúde divulgar a verdade. O próprio blog do jornalista Samuel Celestino (Bahia Notícias) foi obrigado a desmentir o vereador.

A Secretaria da Saúde enviou ao site Bahia Notícias:

"O depoimento do vereador Sandoval Guimarães, publicado neste site, traz uma sequência de informações que não correspondem à realidade e tentam transferir ou desviar para o Estado responsabilidades e atribuições exclusivas do município na realização do Carnaval de Salvador.

Ao afirmar que “a prefeitura será a única responsável pelos serviços de atendimento médico nos circuitos da folia”, o vereador se equivoca, pois todos sabem que é
atribuição do município o atendimento básico de saúde.

Contudo, o parlamentar parece não considerar que o enorme número de pessoas, participantes dos festejos carnavalescos, motiva um aumento substancial no atendimento de emergência, requerendo medidas extraordinárias das unidades de saúde do estado, custando aos cofres estaduais R$ 2.062.900,00.

No período de Carnaval, a Secretaria da Saúde do Estado intensifica o atendimento na rede hospitalar, reforça as unidades de emergência (equipe e material), disponibiliza leitos de retaguarda na rede de colaboradores, intensifica ações de vigilância sanitária no circuito, realiza campanhas preventivas (DSTs/AIDS, Dengue, etc), efetua medidas de prevenção e controle de surtos e/ou situações que requeiram atuação imediata (doenças de notificação compulsória, investigações e emergências de saúde pública) e mantém o funcionamento, em regime de plantão, dos centros especializados (HEMOBA, CIAVE, LACEN etc)".

O vereador Sandoval Guimarães parece não ter muito compromisso com a ética. Ele mentiu simplesmente, é mais que um "equívoco". Um dia antes das desastradas afirmações ao blog Bahia Notícias, em audiência pública ele ouviu tudo que precisava saber sobre as ações da Secretaria Estadual da Saúde.

Por essas e outras os políticos vão perdendo credibilidade.

Tenho certeza de que o vereador do PMDB recebeu o press-release da Secretaria Estadual da Saúde:

AÇÕES DA SESAB NO CARNAVAL 2009

O reforço nas equipes de profissionais de saúde dos grandes hospitais que, efetivamente, estão relacionados com a assistência aos pacientes que necessitarem de atendimento de urgência durante os dias do reinado de Momo.

Esta foi uma das medidas anunciadas pela Secretaria da Saúde do Estado para o período de carnaval, iniciando na próxima sexta-feira, dia 20, e prosseguindo até a madrugada da quarta-feira de Cinzas. Serão mais de dois mil profissionais, que estarão atuando nos hospitais Geral do Estado (HGE), Geral Roberto Santos, Ernesto Simões Filho, João Batista Caribé, Menandro de Farias e São Jorge, e nas unidades de emergência de São Caetano, Pirajá, Cajazeiras VIII, Plataforma e Curuzu.

A Sesab também estará disponibilizando, durante o carnaval, os serviços da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), enquanto a Divep (diretoria de Vigilância Epidemiológica) atuará em regime de plantão, com a finalidade de garantir as atividades de vigilância epidemiológica, contemplando ações de vigilância e o conseqüente desencadeamento de atividades de controle de agravos de importância para a saúde pública.

Através da coordenação estadual de DST/Aids, a Divep iniciou esta semana, com o lançamento da Campanha de Prevenção de DST/Aids para o Verão e Carnaval 2009, um trabalho de vigilância da saúde, que prevê o desenvolvimento de atividades de informação e educação em saúde. A campanha, que este ano tem como tema "A Aids está onde você nem imagina. Fique esperto. Use camisinha", premiou o cantor e compositor Gerônimo com o troféu Artista Voluntário na Luta contra a Aids.

PREVENÇÃO DAS DST/AIDS

Além da Campanha de Prevenção das de DST/Aids, que prosseguirá durante o verão, através da mídia (TV, rádio, outdoor, cartazes, entre outras peças), durante o carnaval, equipes técnicas da coordenação estadual de DST/Aids estarão desenvolvendo ações educativas de prevenção, com distribuirão de preservativos, em postos instalados no Pelourinho e na Barra.

Também durante o carnaval, em posto instalado no Centro Histórico, por iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a secretaria municipal de Saúde de Salvador e apoio da Sesab, acontecerá a ação "Fique sabendo!", que consiste na oferta de aconselhamento e aplicação do teste rápido para exame de detecção do HIV.

A diretoria de Vigilância Epidemiológica estará de plantão para acompanhamento de possíveis agravos em Salvador e demais municípios do Estado, que requeiram a adoção imediata de ações de controle, inerentes à Sesab. As ações incluem o suporte às diretorias regionais de Saúde (Dires); o contato diário com os grandes hospitais, para verificação da ocorrência de agravos de relevância à saúde pública, e o desencadeamento de ações e investigações de surtos e/ou eventos raros e/ou inusitados.

Outra atividade da Sesab prevista para o carnaval é o funcionamento, em esquema de plantão, do Laboratório Central do Estado (Lacen), a fim de garantir suporte às ações da Divep, realizando exames para confirmações de diagnósticos.

Durante o carnaval - de sexta até terça-feira -, os técnicos da Superintendência de Vigilância e Proteção da (Suvisa) estarão trabalhando em regime de plantão, com a coordenação das atividades funcionando no Laboratório Central do Estado, na avenida Waldemar Falcão.

CIAVE E HEMOBA

Para tentar garantir estoques de sangue necessários para o atendimento a eventuais demandas durante os festejos de Momo, a Fundação Hemoba funcionará normalmente todos os dias, exceto domingo. Nos dias 19 e 20 (quinta e sexta-feira), a coleta funcionará das 7h30min às 18h30min; no sábado, dia 21, das 7h30min às 12h30min; Segunda e terça-feira (dias 23 e 24), a unidade volta a atender das 7h30min às 18h30min, e na quarta-feira de cinzas, dias 25, a coleta estará funcionando a partir de 13 horas.

Localizado no térreo do Hospital Roberto Santos, o Centro de Informações Antiveneno (Ciave), da Sesab, manterá o funcionamento em regime de plantão ininterrupto no carnaval. O centro realiza atendimento presencial aos pacientes intoxicados, especialmente por drogas de abuso, como álcool, cocaína, maconha, ecstasy, medicamentos e associações de drogas. Além disso, o Ciave dá orientação toxicológica aos hospitais públicos e privados; divulga medidas preventivas e primeiros socorros em casos de intoxicações; disponibiliza plantão médico toxicológico 24 horas, com reforço de plantonistas.

A toxicologista Daisy Schwab, diretora do centro, adverte que o consumo de drogas e sua associação com álcool e/ou medicamentos é bastante elevado durante o carnaval, tornando-se necessário o reforço de recursos humanos e material para prevenção, diagnóstico e tratamento. A diretora do Ciave lembra ainda que nestes casos, o prognóstico é agravado quando há retardo no atendimento, "que é sempre de urgência".

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?