19 de junho de 2009

 

Fim da exigência do Diploma de jornalista abre novas formas de lutas pós mídias digitais

Viva. Caiu a obrigatoriedade do diploma para o jornalismo. Não sei das razões do presidente do STF, Gilmar Mendes, sei das razões da Folha de S. Paulo e Rede Globo que sempre lutaram por isso. Não são as minhas razões, com certeza.

Em muitos países o diploma específico não é uma exigência. Ivana Bentes, professora e diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, formada em Comunicação com habilitação em jornalismo, especializada em Filosofia, autodidata em audiovisual e pesquisadora em novas mídias on-line, aponta uma luz: bem mais interessantes que o muro das lamentações corporativas são as novas questões que se colocam: sairão da invisibilidade os milhares de blogueiros que despontaram na Internet nessa era de capitalismo cognitivo.

Eu não vou perder tempo em discutir a exigência do diploma para jornalismo. Eu quero discutir quais são os direitos para os midialivristas. Não acredito que o fim da exigência do diploma piore o jornalismo. Nosso jornalismo já é muito ruim com diploma e escolas de comunicação.

Acabou esse papo de quem defende o dim do diploma defende o jogo dos patrões. Conversa fiada. Ivana Bentes disse: “Nada justificava a “excepcionalidade” do diploma para os jornalistas que criou uma “reserva de mercado” para um pequeno grupo e que diminuía a empregabilidade de jovens formados em cinema, rádio e TV, audiovisual, publicidade, produção editorial, etc. proibidos pelo diploma de exercer...jornalismo.

LEIA TUDO NO BLOG TREZENTOS

18 de junho de 2009

 

Gregório de Mattos, da profundeza dos séculos, inspira crítica aos mercadores de Salvador

O artigo “Salvador e a máquina mercante”, da autoria do escritor e deputado federal Emiliano José (PT-BA), publicado na revista eletrônica Terra Magazine, está viajando na blogosfera a mil por hora. O NUBLOG acaba de postar o artigo. E começa com o texto de Gregório de Mattos: Salvador e a máquina mercante/ A ti tocou-te a máquina mercante/ Que em tua larga barra tem entrado/ A mim foi-me trocando, e tem trocado/ Tanto negócio. E tanto negociante.
Triste Bahia! A fala de Gregório, vinda da profundeza dos séculos, cai como uma luva na Cidade da Bahia de hoje. Uma tragédia.

VISITE O NUBLOG

 

Ferrovia Oeste-Leste da Bahia é fruto da visão ampla de Lula

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) atribuiu “à visão ampla de desenvolvimento do Governo Lula” a viabilização da Ferrovia Oeste-Leste, obra incluída no PAC, cujo início em 2011 foi anunciado pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, em visita a Barreiras (BA). O primeiro trecho de 530 quilômetros, ligando Ilhéus a Caetité, vai gerar 10 mil empregos. O segundo trecho, de Caetité a Correntina, Oeste da Bahia, está previsto para julho de 2012 e o terceiro trecho, de Correntina a Figueirópolis (TO), está programado para dezembro de 2012.

Em discurso na Câmara Federal (17/06), Emiliano José (PT-BA) previu grandes transformações no Oeste da Bahia. “O sertão vai encontrar-se com o mar. O sertão vai virar mar, o mar vai virar sertão. É como ver a profecia forte de Glauber Rocha se realizar”. Ao todo, a Estrada de Ferro Oeste-Leste terá 1,5 mil quilômetros. Na Bahia, ela atravessará 32 municípios, distribuídos por 1,1 mil quilômetros. O investimento previsto é de R$ 5 bilhões. Segundo ele, “no rastro da ferrovia, o Oeste terá mais uma universidade federal e está em construção a BR 135, que corta Barreiras no eixo Norte-Sul e liga a divisa Bahia/Minas Gerais até o limite com o Piauí”.

 

Por que os ACMs estão caladinhos no escândalo dos atos secretos do Senado?

Não se ouviu um pio sequer do senador ACM Filho e do deputado federal ACM Neto, donos do DEM da Bahia, sobre o escândalo dos atos secretos do Senado. Realmente, a crise é do Senado, não é só do presidente José Sarney. Ele tem razão. Em 14 anos, o Senado – essa instituição absolutamente inútil – cometeu 623 atos secretos. Isso quer dizer que o falecido senador ACM, como ex-presidente da desacreditada instituição, deve ter uma imensa culpa no cartório. A famiglia sabe quando bate e quando cala. E Lula também tem razão: “Ruim com eles (Sarney e Renan), pior sem eles.

 

Na Bahia, Jaques Wagner do PT é o cara

O governo da Bahia encomendou a pesquisa. O Instituto Campus acaba de divulgar os resultados. Na modalidade estimulada, a pesquisa deu 43,1% de intenção de voto para o governador Jaques Wagner (PT), seguido pelo ex-governador Paulo Souto (DEM) com 31,9% e depois Geddel Vieira Lima (PMDB) com 13,3%. Na modalidade espontânea, sem o estímulo da cartela, Wagner obteve 25% das referências, Paulo Souto obteve 9,7%, seguido por ACM Neto (DEM) com 5,3%, depois Geddel Vieira Lima com 4,4% e na rabada o prefeito João Henrique (PMDB) com 1,2%.

Num eventual segundo turno Wagner (48,2%) venceria Paulo Souto (38,7%). Se o adversário fosse Geddel a margem da vitória de Wagner aumentaria para 56,9% e Geddel ficaria com apenas 24,9%.

Se a eleição fosse hoje...

17 de junho de 2009

 

Nova edição da revista Teoria e Debate já está circulando

A edição de março/junho da revista Teoria e Debate, da Fundação Perseu Abramo, está circulando. O Conselho de Redação, que sustenta o projeto, foi renovado em 50%. Passam a compor o organismo a jornalista Bia Abramo, há muito colaboradora da revista e nos últimos dois anos autora da coluna Comportamento; a antropóloga Maria Divaneide, do Rio Grande do Norte, que tem trabalho com juventude rural; o historiador Lincoln Secco, professor na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Também foram incorporados a secretária de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti, e o secretário nacional de Comunicação do PT, Gleber Naime.

A revista comemorou “a permanência de nossos dedicados colaboradores: Emiliano José, jornalista, dirigente petista, deputado federal pela Bahia; Juarez Guimarães, cientista político e professor da UFMG; Paul Singer, economista, secretário de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego; Walnice Nogueira Galvão, professora de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, responsável por várias das seções de cultura da publicação; e Wladimir Pomar, escritor, analista político e consultor.

A entrevista da edição de março/junho é com o ministro Juca Ferreira. Os entrevistadores foram Hamilton Pereira e Nilmário Miranda, presidente da FPA. “Formando leitores no sertão baiano” é o título da entrevista concedida por Geraldo Moreira Prado a Walnice Nogueira Galvão. Fernando Cardim escreve sobre “Desregulação financeira e crise”. Bia Abramo assina o ensaio “A televisão é que é burra demais”.

MAIS INFORMAÇÕES

 

Gregório de Mattos e a máquina mercante que domina Salvador da Bahia

A revista eletrônica Terra Magazine, editada pelo jornalista Bob Fernandes, publicou (quarta, 17 de junho) artigo do deputado federal Emiliano José (PT-BA) intitulado “Salvador e a máquina mercante”.

O parlamentar, jornalista e escritor citou o poeta Gregório de Mattos para exprimir sua angústia sobre o que se passa na capital baiana: “A ti tocou-te a máquina mercante/ Que em tua larga barra tem entrado/ A mim foi-me trocando, e tem trocado/ Tanto negócio, e tanto negociante”.

É uma crítica sibilina ao prefeito João Henrique Carneiro (PMDB). Para Emiliano José, a desordem é apenas aparente, porque metodicamente a prefeitura pratica uma política de favorecimento explícito dos endinheirados (“Triste Bahia! Oh quão dessemelhante”).

E qual é a política pública adotada pelo prefeito João Henrique (PMDB)? Uma política aplicada com rigor: “apagar os vestígios da história, sepultar as marcas do passado, sepultar a herança cultural acumulada ao longo dos séculos, acantonar os excluídos em áreas delimitadas, abrir espaço para os novos senhores da terra urbana”. Uma máquina mercante, o paraíso das imobiliárias, verticalização desenfreada. Tudo é permitido. Negócios, negócios...

LEIA NA ÍNTEGRA EM TERRA MAGAZINE

16 de junho de 2009

 

Parlamentares criam Frente em Defesa da Petrobras

A Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (17), às 14h, o Seminário “Petrobras: Patrimônio do Povo Brasileiro”. O evento tem como principal objetivo lançar a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras, empresa símbolo da competência dos brasileiros e fator proeminente do desenvolvimento socioeconômico do país e da afirmação da soberania nacional. E, claro, contra a CPI do Lesa Pátria.

15 de junho de 2009

 

Adutora de Livramento vai receber água de rio que vai receber dejetos da EMBASA

Tá meio confusa a manchete. Mas, é isso mesmo. A adutora de água tratada do distrito de Itanajé (Livramento de Nossa Senhora/BA), em construção, pretende beneficiar 4.000 pessoas. Mas, a captação de água vai ocorrer numa barragem de derivação, muito próxima da cachoeira de Livramento. A cachoeira fica no rio Brumado, o mesmo que vai receber os dejetos do esgoto sanitário de Rio de Contas. O “padrinho” do projeto é o ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional.

O site Mandacaru da Serra comentou: “Ele (Geddel) havia anunciado, no calor de um discurso eleitoral, em Itanajé, que a adutora ficaria pronta em agosto de 2008, mas tudo indica que só será concluída mesmo no ano eleitoral de 2010, que poderá ter o próprio ministro como candidato a governador da Bahia. Essa demora e mais a possibilidade da adutora também veicular os coliformes fecais dos esgotos de Rio de Contas podem afetar a grandeza do projeto”.

O site Mandacaru da Serra é pilotado pelo jornalista Raimundo Marinho. O jornal Tribuna da Bahia (09/06/09) deu a manchete: “Esgoto da Embasa ameaça Livramento e Dom Basílio”. A EMBASA confirmou que vai mesmo despejar no rio Brumado os dejetos sanitários da histórica cidade Rio de Contas. A fonte é o jornalista Raimundo Marinho. Ele considera que “o sistema da EMBASA vai colocar em risco a saúde da população de Livramento e Dom Basílio”. O Ministério Público sabe. Não haverá tratamento químico para os dejetos. Menos de nove quilômetros separam Rio de Contas das duas cidades. Será uma permanente exposição aos coliformes fecais.

Há graves implicações. A água que desce para a Cachoeira de Livramento é também utilizada na irrigação de cerca de 8.000 há de cultivos de hortifrutigranjeiros. Recentemente, o jornal A Tarde (12/06/09) publicou o artigo “Risco de contaminação” do jornalista Raimundo Marinho. Confirmadas as denúncias do jornalista, o projeto é um escândalo ecológico e de saúde pública. “A estação de tratamento que vai substituir as antigas fossas, vai centrifugar, liquidificar e coar as fezes de toda uma cidade, sem tratamento químico, liberando os dejetos para as águas do rio Brumado (...) seriam necessários um percurso de pelo menos 25 km de distância das cidades rio abaixo (...) o sistema reterá somente os resíduos sólidos”.

O apadrinhamento de Geddel pode virar um desastre eleitoral quando a população cair em si.

 

Jornais copiam matéria sensacionalista da Folha de S. Paulo e quebram a cara

A campanha eleitoral começou. O alvo político é a Petrobras. A matéria da Folha de S. Paulo intitulada “Petrobras paga R$ 4 milhões a produtoras ligadas ao PT” é um primor de panfletagem eleitoral. A matéria transforma em manchete sensacionalista notícia velha sobre a demissão de um gerente de comunicação da área de abastecimento da Petrobras. Um jornal que copiou a “reportagem” da Folha foi o Correio da Bahia, de propriedade da famiglia ACM - que lidera o DEM na Bahia.

O jornalista do Correio da Bahia solicitou informações à Petrobras já com juízo de valor no próprio pedido de informação. “Peço uma ficha de Geovane de Morais. Ele foi demitido em abril, segundo a reportagem da Folha de S. Paulo, por suspeitas de desvio de dinheiro”. E logo depois o jornalista pergunta: Gabrielli assumiu quando a presidência da estatal? Fica evidente o objetivo do jornalista, ou da pauta de seu chefe de redação. Nada disso seria possível conhecer se não fosse a existência do blog Fatos e Dados.

A assessoria da Petrobras esclarece ao jornalista do Correio da Bahia que “o empregado não foi demitido por “desvio de dinheiro” como cita a pergunta e sim por desrespeitar os procedimentos de contratação da companhia” Ora, desrespeitar procedimentos não implica necessariamente em “desvio de dinheiro”. O jornalista caiu na armadilha da matéria da Folha de S. Paulo. Ou é muita ingenuidade ou é muita esperteza. O fato é que o gerente de comunicação já havia sido demitido. A Petrobras é muito rígida na apuração de falhas em seus procedimentos. A notícia é velha, a exploração política em torno dela é que é nova. Faz parte da estratégia que inclui a CPI do Senado.

ATENÇÃO - É a mais deslavada mentira que as produtoras Movimento e M&V tenham trabalhado para a campanha do governador Jaques Wagner (PT) em 2006, conforme noticiou a Folha de S. Paulo. Quem acompanhou sabe que a campanha vitoriosa de Wagner foi produzida pelas produtoras Malagueta e Santo Guerreiro.

MORAL DA HISTÓRIA: a Folha não é uma boa fonte.

PETROBRAS REFUTA MATÉRIA DA FOLHA DE S. PAULO

“A Petrobras lamenta que o jornal Folha de São Paulo, mais uma vez, apesar de ter recebido esclarecimentos prévios, tenha criado uma manchete sensacionalista com destaque de capa no dia 14/06, intitulada “Petrobras paga R$4 milhões a produtoras ligadas ao PT” baseada em insinuações não comprovadas por fatos e dados. Também omite informações relevantes de seu conhecimento para induzir o leitor a aceitar suas hipóteses tortuosas.

O primeiro e mais contundente erro, que induz o leitor a acreditar que há uma ligação entre a direção da Companhia e um empregado demitido por justa causa devido a irregularidades constatadas a partir de procedimentos internos desrespeitados, é a informação de que uma comissão coordenada pelo empregado Rosemberg Pinto não foi conclusiva a respeito das irregularidades que motivaram a abertura de um novo processo investigatório em outra instância gerencial da Companhia”.

RESPOSTAS DA PETROBRAS À FOLHA DE S. PAULO. AINDA ASSIM O JORNAL “ESQUENTOU” A MANCHETE.

1) Foi criada uma comissão na área de Abastecimento para apurar suspeitas de irregularidades em contratos fechados pela Gerência de Comunicação da área de Abastecimento, tendo como coordenador da comissão o sr. Rosembeg Pinto. A comissão já terminou seus trabalhos? Em caso de sim, a que conclusão chegou? Em caso de não, em que pé está?

Em 5 dezembro de 2008, a Petrobras instaurou uma comissão interna para averiguar indícios de irregularidades em contratos e pagamentos efetuados pela gerência de Comunicação do Abastecimento. A comissão, sob a coordenação do empregado Rosemberg Pinto, reuniu representantes das áreas de Abastecimento, Jurídico, Comunicação Institucional e da Auditoria Interna, que é subordinada ao Conselho de Administração.

Em 18 de dezembro de 2008, a comissão apresentou o seu relatório, concluindo que havia evidências de que o gestor da área não observou as normas internas da Companhia quanto aos procedimentos de contratação e de acompanhamento de realização orçamentária. Esta comissão recomendou ao Abastecimento a realização de uma análise dos contratos e pagamentos efetivados pela sua gerência de Comunicação.

2) Além da comissão coordenada pelo sr. Rosemberg, foi criada uma outra comissão pela sra. Venina Velosa da Fonseca. Essa segunda comissão já terminou seus trabalhos? Em caso de sim, a que conclusão chegou? Em caso de não, em que pé está?

De acordo com as recomendações emitidas no primeiro relatório, a Petrobras constituiu, em 30 de janeiro de 2009, uma nova comissão para analisar as contratações efetivadas pela Comunicação do Abastecimento, com foco no cumprimento dos procedimentos de contratação, nos processos internos de autorizações e pagamentos e na efetiva realização dos serviços e das contrapartidas previstas.

Em 18 de março, o relatório da segunda comissão confirmou as irregularidades administrativas já apontadas. Além disso, foram encontrados indícios de pagamentos sem a devida entrega dos serviços contratados.

Em 30 de março, após avaliação do relatório, a área jurídica da Companhia concluiu haver embasamento legal para a dispensa do empregado por justa causa.

Paralelamente, a Petrobras decidiu realizar uma análise ainda mais detalhada dos contratos e pagamentos efetivados por aquela gerência em 2008, com a verificação caso a caso. A análise está sendo feita pela Comunicação Institucional e a conclusão está prevista para os próximos 180 dias.

3) Quando o sr. Geovane de Morais assumiu o cargo de gerente de Comunicação da área de Abastecimento? Quem o indicou para o cargo?

O empregado, admitido na Petrobras em maio de 1994, por concurso público, foi designado Gerente de Comunicação do Abastecimento em outubro de 2004. Na sua evolução profissional dentro da Companhia, já havia ocupado interinamente outras gerências, além de ter sido nomeado, em março de 2001, gerente de Comunicação da Refinaria Landulpho Alves/ RLAM, na Bahia. Essas nomeações ocorreram dentro de um processo natural de evolução de carreira dos empregados da Petrobras.

4) O sr. Geovane de Morais foi afastado de seu cargo de gerente de Comunicação da área de Abastecimento no curso dos trabalhos das duas comissões. Qual seu novo cargo, em que data assumiu a nova função e em que local ele está lotado?
O empregado foi afastado em 5 de dezembro de 2008 e destituído da função de Gerente de Comunicação do Abastecimento no dia 19 do mesmo mês.


No dia 3 de abril de 2009, confimadas todas as evidências de quebra de confiança e de desrespeito aos procedimentos da Companhia, a Petrobras decidiu pela demissão por justa causa do Sr. Geovane de Moraes. A demissão já foi comunicada, mas ainda não pôde ser consumada, porque o ex-funcionário encontra-se em licença médica desde o final do ano passado.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?