2 de setembro de 2006

 

Jornais poupam Alckmin e carregam as tintas contra Lula

Pesquisa divulgada pelo Observatório Brasileiro de Mídia (OBM) comprova o que os leitores desconfiavam. Entre julho e agosto, o presidente Lula recebeu 595 menções negativas na imprensa, Alckmin foi poupado e recebeu apenas 254 menções negativas. A pesquisa incluiu O Globo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense. Segundo Kjeld Jakobsen, membro do Observatório, os dados refletem a preferência da grande imprensa por Geraldo Alckmin, que é do PSDB. Ele cita três veículos em que considera existir apoio explícito à candidatura tucana: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo. Em outubro, Lula vai derrotar Alckmin e a elite monopolista da mídia, além de alguns jornalistas debilóides (ou espertalhões?).

Leia mais sobre a pesquisa na página do Observatório Brasileiro de Mídia.

 

Governo Lula cria Casa do Samba de Santo Amaro

A primeira Casa do Samba de Roda do país será instalada no município de Santo Amaro, Recôncavo Baiano. A intenção é transformar o local em um ponto de transmissão e reprodução dos saberes relacionados ao Samba de Roda para garantir a continuidade do ritmo. A casa será também sede da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Recôncavo da Bahia.

A Casa vai funcionar no Solar Subaé, casarão do século 19 que teve o segundo andar construído pelo Conde de Subaé para hospedar o imperador D. Pedro II. O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Gilberto Gil anunciou a restauração do casarão em meio à dança das sambadeiras e o som dos atabaques, pandeiros e violões tocados pelos sambadores. No evento também foi assinado um termo de adesão dos prefeitos da região ao Plano Integrado de Salvaguarda e Valorização do Samba de Roda do Recôncavo Baiano.

O Governo Lula faz, já que o Governo Paulo Souto se omitiu!

Com informações da Agência Brasil


 

Eu votaria em Ângela Guadagnin para deputada federal com muito orgulho

Desisti de levar a sério os jornais brasileiros. Até hoje jornalistas debilóides repetem que o gesto de alegria da deputada Ângela Guadagnin, dançando no plenário da Câmara dos Deputados, seria de uma escandalosa gravidade. Batizaram o gesto de “Dança da Pizza”. Uma grande bobagem que serviu aos objetivos políticos do PSDB e asseclas. Não se pode reduzir a história de Ângela Guadagnin a dez segundos de expressão corporal.

Ângela Moraes Guadagnin tem uma belíssima história de vida política. Participou como voluntária da alfabetização de adultos e de atividades de evangelização da Igreja Católica. Fez Medicina em Taubaté. Especializou-se em pediatria e graduou-se em saúde pública. Tornou-se liderança dos servidores municipais de São José dos Campos.

Além de atender como pediatra, implantou nas unidades de saúde em que trabalhou grupos de atendimento em planejamento familiar e para casos específicos como crianças com desnutrição e bronquite, entre outros. Organizou a população para lutar por melhorias de suas condições de vida, destacando-se a luta pela coleta de lixo e instalação de rede coletora de esgoto que não existiam nos bairros de São José.

Angela filiou-se ao PT em 1986. Candidatou-se a vice-prefeita em 1988 e no ano seguinte coordenou no Vale do Paraíba a campanha de Luís Inácio Lula da Silva. Em 1990, foi candidata a deputada estadual e, em 1992, elegeu-se a primeira prefeita mulher e de esquerda de São José dos Campos. Como prefeita, recebeu do UNICEF o Título de Município Amigo da Criança.
Em 1998, elegeu-se deputada federal, sendo reeleita em 2002.

Atua na Pastoral da Família e ministra cursos de noivos desde o início dos anos 80. Convidada pelo bispo D. Nelson Westrupp, integra a Comissão em Defesa Vida, que resultou na criação do Centro da Vida. Ocupou todas as instâncias possíveis na estrutura partidária do PT nacional e em São Paulo.

Tem um currículo político impecável. Por que eu daria atenção à imprensa contaminada pelo espírito da caça às bruxas?

Se eu morasse em São Paulo eu votaria em Ângela Guadagnin e mandaria a imprensa pastar.

 

PT, o partido que mais cresceu no Brasil

Em três anos o PT foi o partido que mais cresceu no Brasil. Obteve um acréscimo de 221.366 filiados desde outubro de 2002, o que equivale a um aumento de 26,71%.

No PSDB, o aumento foi de 45.364 novos filiados, um acréscimo de 4,32%.

No PFL, houve um aumento de 9.289 filiados, equivalente a 0,91% de crescimento.

O PT cresceu mais de quatro vezes que o PSDB e PFL juntos (54.653 filiados) desde a posse de Lula.

O PT é o único partido brasileiro que elege suas direções nos níveis nacional, estadual, municipal e seccional por eleições diretas. Cada filiado, um voto.

Atualmente tem 840 mil filiados em todo o Brasil.

Gostaria muito de saber em que se baseiam certos comentaristas de jornal para ficar repetindo a lenga-lenga de que “O PT acabou”, de que o “PT se desintegrou” e coisas idiotizantes desse tipo.

1 de setembro de 2006

 

Paulo Souto é demagogo, irresponsável, e faz promessa ilegal e ilegítima ao anunciar campi da UNEB em Cajazeiras e Subúrbio Ferroviário

O governador Paulo Souto é demagogo, irresponsável, e faz promessa ilegal e ilegítima ao anunciar que vai criar mais dois campi da UNEB, um em Cajazeiras, e outro no Subúrbio Ferroviário.

DEMAGOGO porque faz promessa que sabe que não pode cumprir.

IRRESPONSÁVEL porque não há dotação orçamentária sequer para garantir a atual UNEB funcionar até o final deste ano.

PROMESSA ILEGAL E ILEGÍTIMA porque ele sabe que a prerrogativa de criar novos campi não é do governador, mas do Conselho Superior Universitário (CONSU). O Sindicato dos professores está convocando nova paralisação para 12 de setembro contra o arrocho salarial e orçamentário na UNEB.

As afirmações são do informativo da Associação dos Docentes da UNEB – ADUNEB, que circulou neste 29 de agosto.

LEIA O INFORMATIVO:

PROMESSAS DE MAIS EXPANSÃO DESORDENADA

Os colegas que estão acompanhando o desenrolar da campanha eleitoral devem
ter ficado surpresos com as promessas que o governador Paulo Souto (candidato à reeleição) anda fazendo de criação de mais dois campi da UNEB: um em Cajazeiras e outro no Subúrbio Ferroviário!!!

Não há nada de errado em querer levar oportunidade de acesso ao ensino superior às pessoas desses populosos bairros, marcados pela pobreza e desprovidos da maior parte dos serviços e equipamentos públicos necessários a uma vida digna e decente. O problema é que isso é prometido de forma demagógica, irresponsável, ilegal e ilegítima.

Demagógica, porque provavelmente não será cumprido. São promessas de campanha que não serão efetivadas, do mesmo modo que a prometida incorporação da GEAA dos docentes não o foi até o momento.

Irresponsável, porque não há dotação orçamentária sequer para levar a UNEB até o fim do ano! Toda a comunidade universitária tem sentido os efeitos deletérios do arrocho orçamentário e salarial promovido por esse governo contras as UEBAS. Os serviços básicos de energia, água e telefone são periodicamente cortados por falta de pagamento. As residências estudantis e docentes são precárias e também vivem com seus aluguéis atrasados. Os bolsistas de iniciação científica, de monitoria de ensino e de mestrado e doutorado sofrem com atrasos constantes em seus pagamentos. O problema crônico do calote dos salários
e do não pagamento dos direitos trabalhistas dos servidores terceirizados só faz piorar.

Por fim, a promessa dos novos campi da UNEB em Cajazeiras e no Subúrbio Ferroviário é ilegal e ilegítima, pois é prerrogativa exclusiva do Conselho Superior Universitário deliberar sobre esta matéria.

Esperamos que o CONSU paute sua conduta pela responsabilidade, conseqüência e sapiência e não ceda às pressões políticas dos de cima ou à tentação da expansão desordenada.

É tempo de a UNEB deixar de ser usada como instrumento da politicalha baixa e torpe e, com altivez, cumprir sua missão social de levar pesquisa e ensino superior às camadas pobres dentro de um plano estratégico amplamente discutido e deliberado por toda a comunidade universitária e não segundo os pragmáticos e inconfessáveis interesses de certos deputados, prefeitos e do próprio governador. Há cerca três séculos, alguém disse que era justo e legítimo o direito à rebelião contra a tirania e a opressão!

12 DE SETEMBRO DE 2006
SEGUNDA PARALISAÇÃO DE PROTESTO CONTRA O ARROCHO
SALARIAL E ORÇAMENTÁRIO

No dia 12 de setembro de 2006 (terça-feira), realizaremos nossa segunda
paralisação contra o arrocho salarial e orçamentário promovido pelo governo contra as universidades estaduais baianas. Desta vez, como a UNEB estará em período de recesso, nosso protesto será feito por meio de uma panfletagem de denúncia em frente ao Iguatemi. A idéia é aglutinarmos um grande número de professores, vestindo as camisas de nossa campanha e empunhando nossas bandeiras e faixas, para garantirmos visibilidade à manifestação. Os colegas que moram no interior que desejarem tomar parte da mobilização em Salvador devem nos avisar para que possamos providenciar o deslocamento. Nas demais UEBAS, os portões serão fechados e nenhuma atividade interna será desenvolvida.

 

Sanguessuga pede voto em Conquista para Paulo Souto (PFL)

Aconteceu o que Paulo Souto (PFL) tanto temia. O ex-deputado federal sanguessuga Coriolano Sales (PFL), que renunciou ao mandato por ter recebido R$ 172 mil da Máfia das Sanguessugas, convocou seus aliados ontem (31), em Conquista, e apresentou seus candidatos: Para presidente Alckmin, para governador Paulo Souto, para senador Rodolfo Tourinho, para deputado federal o botim vai ser dividido entre João Almeida, ACM Neto, Fábio Souto e Paulo Magalhães. O candidato do PFL, Paulo Souto, bem que tentou contornar o incômodo apoio. O inflamado discurso de Coriolano Sales, ao microfone e em pé, deixou algumas pessoas de bem bastante constrangidas.

Isso não é campanha eleitoral, parece mais reunião de quadrilheiros. Todos eles estão listados na CPI de Furnas e outros na Máfia dos Sanguessugas.

 

Sete prefeituras baianas receberam propina dos sanguessugas

Sete prefeituras baianas estão sendo acusadas de receber propina no esquema da máfia dos sanguessugas. São elas, Brejões, do PL (recebeu R$ 3,6 mil), Coaraci (PMDB) recebeu R$ 5 mil; Itamari (PRP) recebeu R$ 4,7 mil; Lapão (PTB) recebeu R$ 3,6 mil; Riachão das Neves (PP) recebeu R$ 8 mil; Presidente Jânio Quadros (PL) recebeu R$ 13 mil e Uauá recebeu mas a notícia não diz quanto.

Todas elas têm outra coisa em comum. Todas apóiam Paulo Souto (PFL) para reeleição.

 

ACM perde a compostura e chama Aldir Blanc de canalha

O senador ACM, contrariado com artigo do compositor Aldir Blanc, no Jornal do Brasil, no qual é acusado de envergonhar a Bahia e o Brasil, voltou a perder a compostura. Disse ACM: “Registro meu protesto contra esse canalha. Não tenho tempo a perder com gente deste tipo". Nem sequer se deu ao trabalho de renovar a baixaria. Essa daí já tinha sido usada contra o deputado Emiliano (PT), numa animada guerra de FAX . Agora, ACM voltou a trocar faxes, só que com Aldir Blanc. O compositor elegeu o senador como o "destaque da semana" e o definiu como "o esclero-sênior ACM, um político que envergonha há décadas a Bahia e o Brasil, mentindo, fraudando, aliado com o que o crime social apronta de pior".

O genial Aldir Blanc escreveu no Jornal do Brasil: "Segundo o senador, o péssimo desempenho de Lula no Jornal Nacional provocou, em retaliação, o seqüestro de uma equipe de jornalistas. ACM entende do riscado. Suas armas políticas sempre foram a intimidação, a ameaça, a chantagem disfarçada de negociação, além da truculência coronelista e de uma vocação para a farsa que faz do escolado Fidel uma criança de colo. É, estou me referindo ao mesmo ACM que acolheu a cabeça e as lágrimas da guerreira senadora Heloísa Helena, a Joana D`Arc da caatinga", escreveu o articulista, antes da conclusão fulminante: "Com gente assim, enriquecida de tanto sanguessugar, por quê Marcola se regeneraria?".

LEIA TUDO EM: http://agenciacartamaior.uol.com.br/


 

TSE rejeita recursos de Paulo Souto (PFL) contra Wagner (PT)

Deu na Folha Online (31/08/06). Título:TSE nega dois recursos do candidato do PFL à reeleição do governo da Bahia. Texto:Os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reunidos em sessão plenária nesta quinta-feira (31) rejeitaram dois recursos do candidato à reeleição pelo governo da Bahia, Paulo Souto (PFL).A primeira ação, contra a coligação do candidato Jaques Wagner (PT), foi feita fora do prazo legal, ou seja, depois de 48 horas do fato.

O candidato Paulo Souto alegava que teria havido invasão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, na propaganda de candidatos a deputado federal da coligação petista na Bahia.

O TSE também negou, por considerar genérica demais, a ação do candidato do PFL que pedia a proibição de qualquer propaganda de Lula no horário do programa destinado ao governo da Bahia, Jaques Wagner.

COMENTÁRIO DESTE BLOG: SEM O CONTROLE DOS TRIBUNAIS AUMENTA A CHANCE DE WAGNER NA BAHIA

 

Alckmin "Carvão Molhado" não pega fogo

Helena Sthephanovitz, do pioneiro e mais importante blog político do Brasil – Amigos do Presidente Lula – usa uma expressão cunhada pelo antigo advogado das justas invasões de terra em Salvador na década de 70/80, grande poeta baiano Adelmo Oliveira, para decifrar o enigma Alckmin. “Alckmin é carvão molhado, não pega fogo”, disse ele um dia ao blog Bahia de Fato.

Apesar dos conselhos cafajestes do senador ACM e do destrambelhado FHC, os estrategistas do PSDB e do PFL avaliam que, a esta altura da campanha, apenas uma denúncia inédita e de impacto poderia criar um clima de polarização entre Lula e Alckmin.

As desmoralizadas “denúncias” não conseguiram nada até agora. Estão pensando ativar as opções político-jurídicas, como a que pretende abrir legalmente o sigilo do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto. O desespero está tomando conta do PSDB e PFL. Arthur Virgilio anda babando de ódio porque não se conforma com seus reles 3% enquanto o Presidente Lula tem quase 85% no Amazonas.

Segundo Helena Sthephanovitz, o senador CORRUPTasso Jereissati (CE), presidente do PSDB, pediu à Comissão de Constituição e Justiça que convide Okamotto para depor. Tasso quer aparecer nos holofotes da mídia e assim dar uma forcinha para Alckmin...Ninguém agüenta mais falar em dívida de Lula, Okamoto, quebra de sigilo e outras besteiras que a oposição está requentando.

Helena partiu para o deboche. Ela dá uma dica para o CORRUPtasso: Abre a CPI de FURNAS que a coisa pega fogo! Há! Há! Há. Pega fogo na palheiro deles!

Fonte: www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

 

Alckmin usa meninas que vendem balas para fazer propaganda eleitoral: um crime

Estou abismado. Não pensei que Alckmin chegasse a tanto. O candidato do PSDB à presidência aproveitou a campanha na Cinelândia, no centro do Rio, quarta-feira (30) para posar para fotos e se sentar à mesa de restaurante com as vendedoras de balas Amanda de Jesus Silva, 10, e Paloma Regina Landival, 11, que nem sabiam quem ele era.

Pura exploração de menor, prevista no Estatuto da Crianças e do Adolescente. Alckmin pouco conversou com as crianças, mas, para efeito publicitário, ofereceu-lhes batatas fritas com queijo e dois refrigerantes. Pão duro, serviu um copo para cada uma. Os fotógrafos se empurravam para pegar a imagem.

No meio dos políticos sanguessugas de crianças de rua, as meninas tímidas e assustadas. Uma vereadora tucana ainda tentou quebrar o gelo. Querem mais alguma coisa? Obviamente não pediram nada.

Os pais das crianças deviam processar essa gente. As meninas foram usadas eleitoralmente e receberam em paga dois copos de refrigerante e batatas fritas. Miseráveis.

 

Presidente Lula merece um terceiro mandato

A pesquisa Datafolha acaba de revelar que 68% dos eleitores concordam com a reeleição dos presidentes da República. E que 81% dos petistas apóiam o direito de Lula se reeleger. Os petistas mudaram de idéia. Em 1996, somente 29% aceitavam a reeleição de Fernando Henrique Cardoso. É que os petistas têm juízo. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. A pesquisa revela também que 80% dos eleitores de Lula são favoráveis à reeleição em geral.

A maioria do eleitorado brasileiro é favorável a que presidentes, governadores e prefeitos possam disputar a reeleição. Em julho de 2005, 65% concordavam com essa idéia. Agora 68% aceitam a mesma idéia.

Pesquisas deste tipo só começaram a ser feitas em 1997, depois que Fernando Henrique Cardoso COMPROU O VOTO DOS PARLAMENTARES POR R$ 200 MIL CADA, para que aprovassem a Emenda da Reeleição.

Antes de a Emenda que permitiu a reeleição ter sido aprovada – com o supermensalão de FHC em 1997 - o Datafolha perguntou, de 1995 a 1996, se os presidentes deveriam ter esse direito.
Embora tais pesquisas não sejam comparáveis à atual, nota-se que a proporção dos contrários à reeleição caiu de 49%, em dezembro de 1995, para 38%, em dezembro de 1996. A taxa dos favoráveis ao direito de reeleição inclusive para o então presidente subiu de 28% para 38% (os favoráveis à reeleição só para os próximos presidentes aumentou de 12% para 16%).

A reeleição para os cargos executivos não existiu no Brasil antes de 1998. Talvez por essa razão, o apoio à reeleição diminui conforme a idade do entrevistado: 73% dos jovens de 16 a 24 anos são favoráveis ao mecanismo, contra apenas 60% dos eleitores com mais de 60 anos.

O apoio à reeleição também é maior entre os eleitores mais pobres e menos escolarizados (70%), diminuindo à medida que cresce a renda e a escolaridade. Até 1996, contudo, o apoio à reeleição era maior entre os eleitores com nível superior (52%) e renda superior a 20 salários mínimos (51%).

A pesquisa informa que atualmente os mais pobres e menos escolarizados (70%) apóiam a reeleição. Devem estar agradecidos ao presidente Lula pelo ótimo governo. Até 1996, contudo, o apoio à reeleição era maior entre os eleitores com nível superior (52%) e renda superior a 20 salários mínimos. Ou seja, os ricos apoiavam essa idéia. Deviam estar agradecidos a FHC por tantos privilégios.

A própria Folha de S. Paulo afirma que a atual conjuntura eleitoral também pesa na decisão. Dos eleitores de Lula, 80% são favoráveis à reeleição dos presidentes. No caso dos eleitores de Alckmin, a taxa cai para 54%. É instrutivo – diz a Folha de S. Paulo - observar que, em dezembro de 1996, só 29% dos petistas defendiam o direito à reeleição a partir de 1998. Agora, 81% dos petistas apóiam o direito de Lula se reeleger. Ou seja, os petistas mudaram mesmo de idéia, com o sucesso do governo Lula.

Eu também mudei de idéia. Estou querendo um TERCEIRO mandato para Lula. Dois mandatos não dão para fazer tudo o que o Brasil precisa. Não adianta Lula ficar repetindo que é contra a reeleição presidencial. O Brasil precisa dele.

 

A revista Veja sempre se supera na mentira

Estou com problemas para ler a revista Veja. Já tinha eliminado de minhas leituras tudo sobre política, Lula e Cuba. É tudo mentira grosseira. Mas ainda lia a coluna Radar, de Lauro Jardim. Na semana passada, antes dessa edição do açúcar na capa. Ele escreveu que Luiz Gushiken, Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, jantou no restaurante Magari, em São Paulo, em companhia de um diretor de empresa de comunicação, bebeu Chatêau Latour, fumou charutos cubanos e pagou R$ 3.500 da conta, em dinheiro.

Depois se apurou que o comensal não era diretor de empresa de comunicação, foi ele que levou o vinho, um drucru-Beaucaillon comprado em Nova York por 54 dólares, o charuto era nacional e a conta, paga com cartão de crédito, foi de R$ 360.

Se Lauro Jardim, na coluna Radar, mente assim tão descaradamente, como é que eu vou acreditar nas suas informações daqui prá frente?

Trabalhar na revista Veja adoece as pessoas!

31 de agosto de 2006

 

Paulo Souto foge do seu correligionário Coriolano como o diabo foge da cruz

O governador e candidato à reeleição, Paulo Souto (PFL), visitou nesta quarta-feira (31) Vitória da Conquista, cidade muito bem governada pelo PT. Desta vez não levou a tiracolo seu principal cabo-eleitoral na região, o sanguessuga Coriolano Sales, que renunciou ao mandato de deputado federal e à própria candidatura por ter recebido R$ 172 mil de propina da Máfia das Ambulâncias. O governador-candidato exigiu que Coriolano Sales viajasse para Salvador, a 800 km de distância.

Paulo Souto pode camuflar seu envolvimento com o sanguessuga Coriolano Sales, mas não pode passar uma borracha na memória dos eleitores.

 

Picaretagem eleitoreira do PFL explora crise do cacau

Segundo o insuspeito e anti-petista jornal A Região, o tal “Levante do Cacau” anunciado pelas lideranças do PFL ligadas ao prefeito Fernando Gomes, de Itabuna, foi um rotundo fracasso. Eles anunciavam 10 mil pessoas na manifestação, menos de 500 pessoas compareceram.

O fracasso se deve à desmoralização das denúncias do réu confesso Luiz Henrique Franco Timóteo. Agora, ele inventou que a presidência do PT, à época do suposto bioterrorismo, “teria enviado seis mil dólares para realizar a ação, que se somaram a 20 mil cruzados supostamente dados pelo bispo católico Dom Paulo Lopes de Farias”.

Segundo o jornal A Região, depois de anunciar a presença de 10 mil pessoas e só 500 comparecerem os organizadores tentaram várias desculpas para o fracasso.

“Culparam o mau tempo, irrelevante porque a chuva durou poucos minutos. Alegaram que sexta-feira é dia de pagamento nas roças, besteira porque a maioria paga no sábado pela manhã”.

“Disseram que era final de mês, outra bobagem, porque o pagamento nas roças é feito semanalmente e dia 25 não é exatamente "fim de mês".

FINS ELEITOREIROS

Segundo A Região, “a verdade é que o movimento passou a ser explorado pelos políticos com fins pessoais, afastando a maioria dos fazendeiros e entidades de classe, que se recusaram a ser usados como massa de manobra”.

Além das desculpas esfarrapadas, divulgaram que nenhum político foi convidado, mas vários falaram e distribuíram santinhos. Contaram "duas mil pessoas", os PMs no local calcularam de 300 a 500.

Débora Borges, presidente interina da Amurc, disse que era normal a pouca quantidade de gente porque "foram os sindicatos que organizaram esta passeata". Outra inverdade, já que as reuniões de planejamento foram na Amurc e a própria Débora passou duas semanas garantindo que iria levar mais de 10 mil pessoas ao evento.

RÉU CONFESSO SE COMPLICA

A Polícia Federal de Ilhéus pediu mais prazo à Justiça para concluir o inquérito sobre bioterrorismo nas lavouras de cacau na Bahia, já que analisa até pesquisas genéticas para confirmar o crime.

Vai precisar de mais prazo também para averiguar as novas e fantásticas denúncias de Luiz Henrique Franco Timóteo, réu confesso da sabotagem que, nesta semana, deu outros supostos detalhes numa reunião de sindicatos rurais.

Segundo Timóteo, a ação dos petistas Geraldo Simões, Wellington Duarte, Josias Gomes, Eliezer Correa, Everaldo Anunciação e Jonas Nascimento foi financiada por nada mais nada menos que a direção nacional do PT.

Na época, O PT era presidido por Lula. O PT nacional teria enviado seis mil dólares para realizar a ação, que se somaram a 20 mil cruzados supostamente dados pelo bispo católico Dom Paulo Lopes de Farias.

A acusação foi recebida com ceticismo no sul da Bahia.

Esse marginal ainda vai acabar na prisão. Na fase de investigação ele pode inventar e mentir, mas quando for a julgamento, perjúrio é crime.

SÓ FALTA AGORA A RIDÍCULA CPI DO CACAU NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA CONVOCAR O PRESIDENTE LULA PARA DEPOR.
TEM COISA MAIS IDIOTA ?
ATÉ QUANDO ESSE MARGINAL CHAMADO FRANCO TIMÓTEO VAI ABUSAR DA BOA-FÉ DOS CACAUICULTORES DA BAHIA?

30 de agosto de 2006

 

Amnésia social e política, golpismo e a suposta "morte" do PT

A filósofa Marilena Chauí, em seu livro “Simulacro e Poder”, no capítulo que trata da Democracia e Autoritarismo, dá uma pista para entender a obsessão, de certos “formadores de opinião”, em desgastar a imagem do Partido dos Trabalhadores (PT). Não apresentam números, não apresentam pesquisas, não apresentam nada, além da pobre “opinião”. Os chavões se repetem: dizem que “o PT se desintegra”, que o “PT acabou”, que existiu “um desvairado sistema de corrupção” e por aí vão se repetindo.

Trata-se da produção midiática da amnésia social e política, baseada na redução do PT aos atos de suas direções e de alguns poucos parlamentares. A direita quer varrer da memória histórica a formação do PT, seu fundamental papel na criação da cidadania dos trabalhadores e dos direitos sociais, suas vitoriosas políticas institucionais – como o Orçamento Participativo ou os conselhos populares, por exemplo. Tudo isso vai sendo lançado ao esquecimento, enquanto se vai produzindo a imagem dos que apenas praticaram “uma corrupção jamais vista no Brasil”, conforme as palavras de FHC e seus asseclas. “Os próprios petistas não se deram conta do sentido dos acontecimentos de 2005/2006 como produção de amnésia social e política”.

Sintomaticamente, todos os institutos deixaram de pesquisar a preferência partidária dos eleitores. As pesquisas fortaleciam o PT. Ao contrário do que afirmam os prognósticos dos “deformadores de opinião”, pelas últimas pesquisas de opinião não há indicação de “desintegração” do PT. O anti-jornalismo da revista Veja, em junho, chegou a estampar a manchete “Morre o petismo, nasce o lulismo”. Não diria que se trata de um “erro” porque se trata muito mais de propaganda política anti-PT.

Uma pesquisa do Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo, avaliou que, em maio de 2006, o PT continuava sendo, de longe, o partido mais preferido entre os eleitores brasileiros que demonstram alguma preferência partidária. O índice de simpatia pelo PT é próximo dos 26%, registrado às vésperas da eleição de Lula em outubro de 2002.

Em torno de 33 a 35 milhões de brasileiros demonstram hoje simpatia pelo PT, em um país onde 50% a 60% da população não demonstram qualquer preferência partidária!

Claro que houve mudanças na imagem do PT. Cresceu de 4% para 27% o porcentual dos brasileiros que avaliam o partido como o que tem mais políticos corruptos, refletindo a exacerbação do diagnóstico como fruto da mais sistemática e violenta campanha difamatória já orquestrada contra um partido da esquerda na história brasileira.

Caiu de 25% para 20% o número dos que julgam o PT diferente de todos os outros. Mas cresceu de 24% para 34% aqueles que avaliam o PT como o partido mais aberto à população e de 21% para 29% os que o apontam como o que mais defende a justiça social. Cerca de 40% consideram o PT como o partido que mais defende os pobres. Como explicar que no ano da “crise” 50 mil novos militantes tenham se filiado? Faz algum sentido reduzir um partido de 840 mil pessoas a cinco, seis, dez dirigentes? lembrava há poucos dias o presidente do PT da Bahia, Marcelino Galo, em resposta ao jornalista Samuel Celestino, de A Tarde.

Em que se baseia então a conclusão de certos “deformadores de opinião”? Em nada.

No Nordeste, onde a votação de Lula é maior, é onde hoje também o PT encontra a sua maior simpatia (31%) e o mesmo fenômeno, de sentido inverso, ocorre na região Sul. Se Alckmin obteve na pesquisa Datafolha, de junho, cerca de 29% das intenções de voto, apenas 7% dos eleitores manifestaram preferência pelo PSDB.

Em um país onde a representação na Câmara dos Deputados não obedece a um critério estrito de proporcionalidade, havendo sistemática superestimação da representação para estados menos populosos, tem peso para a performance eleitoral dos partido o grau de sua nacionalização e de penetração nas cidades médias e pólos que exercem liderança econômica em regiões.

Nestes dois critérios, o PT é hoje seguramente mais forte do que era em 2002, tendo expandido em 37% a sua votação nas eleições municipais de 2004, além de ter mais que dobrado o número de prefeituras conquistadas, com grande expansão no Norte e no Nordeste. Os partidos liberais e conservadores não têm, como em 2002, o acesso à máquina do governo federal que, em suas mãos, se traduziu historicamente em forte poder de irradiação e clientelismo.

O estudo monográfico mais denso e instigante sobre a evolução do desempenho eleitoral dos partidos brasileiros, desde a redemocratização do país, é da autoria da cientista política Helcimara de Souza Telles, apresentado ao programa de doutorado em processos políticos contemporâneos da Universidade de Salamanca, na Espanha.

O estudo chega a importantes conclusões. Destaco duas. De 1982 a 2002 ocorre um contínuo avanço dos votos dados aos partidos de esquerda (em um sentido amplo) ao mesmo tempo que se nota uma oscilação dos partidos de centro e um recuo não linear dos votos dos partidos de direita.

Uma conclusão importante é a de que o crescimento do PT não se deu em detrimento de outras representações de esquerda, como o PSB e o PDT. Não haveria, como se diz com muita freqüência, um patamar fixado de votos ideológicos à esquerda que se repartiria por uma competição endógena entre suas vertentes. Mas há uma expansão de conjunto do patamar de votos da esquerda, em um sentido amplo, em relação ao centro e à direita.

Isso deve deixar a burguesia de cabelo em pé.

No ensaio intitulado “A melancolia do jornalismo que se julgava dono de povo”, Adalberto Monteiro comenta que, nas colunas dos duques e marquesas dos jornais, escorre um misto de ira, espanto e tristeza diante do favoritismo do presidente Lula. Não podendo desmentir as sucessivas pesquisas de opinião resta-lhes manifestar a arrogância prevendo a “morte do PT”.

Certos articulistas e certos colunistas políticos não andam escrevendo análises, proclamam sentenças de morte. Os meses se passam e os jornalistas “togados” perdem a autoridade. E ouve-se o “lamento”. “Como é que a maioria inclina-se para reeleger Lula, se nós, os formadores de opinião, durante mais de um ano, temos afirmado e reafirmado, temos sentenciado a cada minuto, a cada hora, dia após dia, que Lula não passa de um chefe de quadrilha?”

Em todos eles há um nítido desprezo pelo povo brasileiro. Os “de baixo” se movem em direção contrária ao que lhes ordena a mídia dos “de cima”.

São os “deformadores de opinião”, segundo a análise de Marco Aurélio Garcia (Assessor Especial de Relações Internacionais da Presidência da República) publicada na Tribuna da Imprensa (30/08/06). Inconformados, empenham-se em desclassificar a credibilidade do processo democrático e eleitoral. Estão na contracorrente do progresso democrático. São golpistas, e fazem ressurgir algo que parecia arquivado na história do Brasil.

Não se enganem. O destempero de Fernando Henrique Cardoso convocando a oposição para “botar fogo no palheiro” e até “fogo no Brasil”; o show de xingamentos de ACM no Senado contra Lula, tudo isso é um esforço para despolitizar o debate e desqualificar o processo democrático.

A obsessão em desqualificar o PT, em reduzir uma história de 26 anos em um único episódio, faz parte dessa trama. Os jornalistas que repetem a “morte do PT”, a “desintegração” do PT, conscientemente ou não estão a serviço “deles”.

 

Contra minha vontade Lula defende essa imprensa golpista

Lá vem Lula com essa mania de democrata.

CONTRA MINHA VONTADE compareceu à abertura do 6º Congresso Brasileiro de Jornais.

CONTRA MINHA VONTADE declarou que “o Estado democrático só existe, se consolida e se fortalece com uma imprensa livre”.

CONTRA MINHA VONTADE porque os proprietários de jornais e revistas, como a Folha de S. Paulo e a revista Veja, se utilizam desta suposta liberdade de imprensa para caluniar, difamar e injuriar pessoas.

CONTRA MINHA VONTADE Lula declarou que o “Estado tem se pautado por não causar qualquer tipo de interferência nos meios de comunicação social”.

CONTRA MINHA VONTADE declarou que “a Associação Nacional de Jornais tem cumprido papel fundamental ao defender cotidianamente a liberdade de imprensa”.

CONTRA MINHA VONTADE, porque eu penso como eles, os donos e os editores da revista Veja e da Folha de S. Paulo. Vale tudo para combater nossos adversários políticos. Notícias falsas, injúrias, calúnias difamações. Os fins justificam os meios.

Apoio Lula, vou votar nele, mas temos essa divergência.

A imprensa brasileira é golpista, não respeita a liberdade de imprensa a não ser para defender os interesses dela própria, não exerce qualquer papel preponderante na consolidação da democracia e muito menos na formação dos cidadãos.

Lula é muito chato com essa defesa da liberdade de imprensa, com essa mania de não aceitar censura aos golpistas da mídia e com essa insistência em propor leitura de jornais nas salas de aula.

Divergimos. Lula pensa diferente. Defende liberdade até para os canalhas da imprensa. Mas vou votar nele mesmo assim.

 

O boi de piranha do PFL e os sanguessugas

No melhor estilo carlista, o PFL jogou seu boi de piranha na água para salvar o resto do rebanho na travessia eleitoral. Enquanto as piranhas da mídia destroçam o deputado Almir Moura (RJ), expulso do PFL por envolvimento na máfia das ambulâncias, outros quatro sanguessugas do PFL são absolvidos e vão disputar as eleições.

Assim, o boi de piranha salvou as candidaturas de Robério Nunes, do PFL baiano e de outros três deputados federais. Inclusive de Laura Carneiro (RJ), aquela gorducha que vivia falando horrores do PT. Os quatro não foram expulsos por falta de provas. Ops, então precisa ter provas para expulsar os meliantes sanguessugas?

Não será desta vez que a campanha de Paulo Souto sofrerá outra baixa. Robério Nunes fica. Mas Coriolano Sales (PFL) não tem caminho de volta. Saiu da campanha de Paulo Souto, da campanha para deputado federal e provavelmente sairá da política de Vitória da Conquista se tiver um mínimo de vergonha na cara.

 

ACM abaixa o nível no Senado

O senador ACM foi à tribuna do Senado (29) para achincalhar com o presidente Lula. Nunca antes tinha ido tão longe na baixaria. Parece até que está caducando. Chamou o presidente de “indigno”, “mentiroso” e “ladrão”. De quebra, insinuou que o presidente do Brasil é alcoólatra. Aparentando desequilíbrio mental, ACM disse que Lula deveria estar “na cadeia”.

Na contramão das pesquisas eleitorais, que mostram os baianos votando maciçamente em Lula, ACM vomitou que falava “em nome da Bahia”. Como é que pode falar em “nome da Bahia”, se 60% dos baianos afirmam que votam em Lula?

O senador César Borges (PFL-BA), servo de ACM, seguiu pela mesma linha de seu patrão. Disse que Lula está distribuindo dinheiro para “comprar consciências”.

Dá para entender o desequilíbrio de ACM, pela senilidade, mas César Borges é muito novo e só se explica pelo servilismo, ele apenas “obedece ordens”, como os nazistas obedeciam a Hitler.

Alguma coisa deve estar acontecendo na Bahia para que estes dois desclassificados se destemperem tanto.

Só há uma explicação. Wagner deve estar crescendo e ameaçando o poder mafioso que domina a Bahia há 16 anos. O que mais tiraria essa máfia do sério?

29 de agosto de 2006

 

Vou votar em Emiliano para deputado federal, "o candidato da Marilena Chaui"

O debate com Marilena Chauí pegou. Uma estudante da UFBA me disse que ia votar em Emiliano, para deputado federal, “aquele candidato da Marilena Chauí”. A filósofa faz conferência sobre Mídia e Poder no dia 5 de setembro, às 19h30, no auditório da Fundação Visconde de Cairu, Barris.

A direção da faculdade também se entusiasmou e vai instalar dois telões, um, numa sala ao lado do auditório e, outro, no pátio interno. No evento, a Editora Fundação Perseu Abramo vai disponibilizar os dois últimos livros da professora: “Simulacro e Poder – Uma Análise da Mídia” e “Cidadania Cultural: O Direito à Cultura”.

Em tempo. Na verdade, o que a estudante estava querendo dizer é que vai votar em Emiliano para deputado federal, “aquele candidato que está promovendo o debate com a professora de filosofia da USP”. O evento está conseguindo animar estudantes e professores que estavam avessos à campanha eleitoral.

O objetivo é esse mesmo. Melhorar o nível da campanha eleitoral com a reflexão crítica sobre a mídia e a política. Não é uma conferência acadêmica, não precisa convite nem vai ter certificado. Quem chegar primeiro entra.

 

O boca-suja Arthur Virgílio tem 3% e Lula tem 72%

O senador Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado e candidato ao governo do Amazonas, sempre aceitou fazer o trabalho sujo contra Lula. Chegou ao extremo limite de ameaçar dar uma surra no presidente, lembram-se? Foi até seguido na palhaçada pelo neto de ACM. Pois o senador grosseirão não passou até o momento de 3% nas pesquisas. Ao contrário, o presidente Lula tem 72% das intenções de voto no Estado do Amazonas. E agora, como fica o senador que ia “bater” no presidente Lula? No Amazonas, segundo o Instituto Action Mark, Eduardo Braga (PMDB) tem 47%, Amazonino Mendes (PFL) tem 40% e Arthur Virgílio, o boca-suja, tem apenas 3%. Só ganha para Hebert Amazonas do PSTU que mal chega a 1%. E o candidato do senador tucano, o Alckmin, tem 7% das intenções de voto. Que grande cabo eleitoral é o boca-de-esgoto. Para sorte de ACM Neto, que seguia pelo mesmo caminho, seus marqueteiros o fizeram calar a boca. Em tempo.

 

Cintra retorna ao TRE e decide contra PFL

O Poder Judiciário livre da Bahia venceu. Deu em A Tarde. A sessão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de ontem (27) foi transformada em ato de desagravo ao desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, que retornou ao colegiado depois de um afastamento de 27 dias. Cintra, que até então presidia a corte, foi afastado do cargo e retirado do TRE por liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atendeu representação da Executiva nacional do PFL (leia-se senador ACM), que alegou a impossibilidade de reeleição para presidências de tribunais. Era mentira.

O retorno de Cintra foi definido em caráter liminar, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mais alta corte do País. A primeira conseqüência veio de imediato. O governador-candidato perdeu no mesmo dia um minuto de sua propaganda eleitoral, tanto na parte da tarde quanto na noite. As eleições voltam a ter a garantia de legalidade e lisura dada pela presença de Cintra no Tribunal Regional Eleitoral.

Durante a sessão, Dultra Cintra foi saudado pelos desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia e aplaudido de pé pela platéia que acompanhava a sessão. Visivelmente emocionado, Cintra leu o discurso que preparou para a ocasião e apresentou suas justificativas. Disse que a Constituição Federal e a decisão do TSE datada de 2004 permitiam reeleições para a presidência de cortes eleitorais.

Decididamente, é o fim do domínio carlista sobre o Judiciário da Bahia. No tapetão desta vez Paulo Souto não ganha.

 

Paulo Souto preferiu a hipocrisia em vez da verdade

Foi menos pior do que eu pensava o debate da Band na Bahia. Paulo Souto não foi, mas não precisava ser tão hipócrita na justificativa. Os marqueteiros sempre aconselham, ao candidato que lidera nas pesquisas, o não comparecimento. Só teriam a perder. A razão da ausência de Paulo Souto é esta, mas preferiu divulgar hipocritamente que não iria porque muitos candidatos “atrapalhariam a exposição das idéias”. A mentira campeia solta na mente contaminada do governador, por anos de convivência com ACM.

E a mentira de Paulo Souto foi por escrito, em correspondência à Band. Os receios do governador-candidato não se realizaram. Wagner sequer citou o nome dele. Hilton Coelho, do PSOL (que indigência intelectual) tentou criticar Paulo Souto, mas a obsessão de criticar o presidente Lula atrapalhava sempre a tentativa. Todos eles se respeitaram. Coelho do PSOL teve uma recaída dos métodos burgueses de debate e sofismou. Disse que Wagner ficava devendo um posicionamento sobre a transposição do Rio São Francisco. Como devendo? Se Wagner pediu direito de resposta e o programa negou?

Antônio Balbino (PSDC) que prometia um show de ridículo, a se levar em conta suas inserções com aquela caneta na mão, foi a surpresa da noite. Foi praticamente o único a criticar o governador “faz-de-conta” que se negou a dar satisfações ao eleitor baiano. E foi isso mesmo. As regras do debate são tão equilibradas que dificilmente Paulo Souto seria ofendido. Qualquer tentativa lhe daria direito de resposta de imediato. O PFL não pode mais criticar Lula por não ter ido ao debate. Pelo menos Lula não foi hipócrita como Paulo Souto.

Imaginava que Átila Brandão, o ex-capitão da PM baiana que virou pastor da Igreja Batista, fosse bem pior. Átila Brandão, de “capitão Diabo” como era chamado pela imprensa e pelos comandados na década de 70, passou a ser “capitão anjo”. Eu até votaria nele se Wagner não existisse. Não negou seu passado policialesco. Até delegado de polícia foi. Em poucos momentos teve aqueles arroubos de pregador religioso. Teve a coragem de criticar Paulo Souto, com equilíbrio. Tereza Serra (PRONA), talvez pela inexperiência, não disse nada. Suas propostas sobre educação e habitação são tópicas, nada significativas.

Tirando Wagner, praticamente todos os candidatos falaram bobagens. Todos eles disseram que a Bahia tem dinheiro para fazer tudo o que precisa. Eles prometem menos impostos e mais realizações. Ninguém sabe como vão fazer esta mágica. Parece que não conhecem o endividamento da Bahia pelo governador Paulo Souto e antecessores. As tentativas de ataque do new-esquerdinha Hilton Coelho acabaram ajudando Wagner, que teve mais uma oportunidade de elogiar a aliança política ampla que o PT costurou nestas eleições, incluindo o PMDB de Geddel, o PDT de João Durval e o MST. “As pessoas mudam” ensinou Wagner ao sectário new-esquerdinha. Espero que até esse mude um dia.

Do debate inteiro, o tema mais importante foi a segurança pública. É preciso cuidar melhor de nossos policiais civis e militares. “gente que protege gente”, segundo Átila Brandão. Gente que protege gente, mas, que ganha na Bahia irrizórios R$ 324 reais de salário, o que é ilegal porque abaixo do piso nacional. Átila Brandão, provocado por Wagner, achou uma vergonha que a polícia baiana tenha se envolvido no episódio dos grampos ilegais. Polícia não é para entrar em ações criminosas a serviço de políticos, como ocorreu. Isso tem que acabar, se exaltou Átila, e o caminho é o voto.

Pelo visto, a onda dos marqueteiros ainda não passou de todo. Debates são necessários. Paulo Souto pode ter se protegido de desgastes, mas não ajudou em nada a democracia e a educação política do eleitor. Ah! E no segundo turno Wagner vai ter apoio de quase todos os micro-candidatos. Se nenhum deles for comprado pelo “sistema”.

Paulo Souto precisava ser tão hipócrita em sua justificativa de ausência?

28 de agosto de 2006

 

Alckmin e a mídia serão os derrotados em outubro

A pesquisa IBOPE/Estadão divulgada domingo (26), mostra que o presidente Lula (PT) consolidou sua vantagem após o início do horário eleitoral, em 15 de agosto. No levantamento, realizado entre 23 e 25 de agosto, Lula cresceu de 47% para 49% das intenções de voto. Alckmin cresceu 21% para 22%(PSDB) e Heloísa Helena (PSOL) CAIU de 12% para 9%%. Heloisa Helena, que era a esperança do segundo turno perdeu pontos em todas as regiões.

1) Se as eleições fossem hoje Lula venceria no primeiro turno com 60% dos votos válidos.

2) A pesquisa revela que o povo brasileiro não acredita no que lê nos jornais, principalmente na Folha de S. Paulo e na revista Veja.

3) A pesquisa revela que o povo brasileiro não acredita no que sai na TV.

Nas eleições presidenciais haverá dois derrotado: Alckmin e a mídia.

 

A CNBB caiu na real: Lulá lá

Estou lendo aqui no Estadão, com algum atraso. Se for mentira, a mentira é do Estadão. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que fazia críticas ao Governo Lula, baixou o tom e já começa a fazer projeções sobre a reeleição do presidente Lula. A CNBB classificou um eventual segundo mandato como "uma prova de fogo" para o presidente. E completou: seria a oportunidade para ele provar sua vontade política de democratizar a sociedade brasileira.

Obviamente, há um engano na afirmação. Presidente nenhum seria capaz de democratizar uma sociedade. As sociedades SE democratizam e a brasileira é bastante autoritária. Segundo o Estadão, para o secretário-geral da CNBB, d. Odilo Scherer, o presidente teve pouco tempo para enfrentar problemas estruturais e históricos do País.

"No primeiro mandato, muitas das promessas do Lula não foram concretizadas. Num segundo mandato, ele teria possibilidade de levá-las adiante. Não é com um toque de mágica que ele resolve as coisas. Embora haja maior número de programas de distribuição de renda, por exemplo, ainda é pouco diante do que o Brasil precisa e deseja. É claro, num segundo mandado há maior possibilidade de ele continuar e aprofundar os programas".

Obviamente, há outro engano aí. TODAS as promessas eleitorais de Lula foram cumpridas. As expectativas históricas do PT e da CNBB é que ainda não foram atendidas. Isso, é outra história.

CNBB NÃO QUER RETROCESSO

Questionado se outros candidatos não poderiam levar em frente tal tarefa, d. Odilo rebateu: "Mas outros candidatos ainda têm de mostrar que são capazes de fazer também”. Num outro momento, Scherer disse que o País precisa de um candidato que ajude o Brasil a dar passos para a frente: "Não queremos voltar para trás."

O vice-presidente da CNBB d. Antonio Celso de Queirós admitiu que o programa apresentado pelo PT na campanha anterior era o que mais se encaixava com as expectativas da CNBB. "Lula se apresentou como o candidato que ia resolver todos esses problemas. Nós sabemos que não existe uma pessoa que vá resolver tudo", ponderou. Queirós argumentou ainda que a situação enfrentada pelo Brasil é fruto de problemas históricos que não acabam em pouco tempo.

O vice-presidente da CNBB também falou sobre as denúncias de superfaturamento na compra de ambulâncias, o caso das "sanguessugas". Ele lastimou o fato de as denúncias terem surgido somente agora, num período pré-eleitoral, e defendeu a necessidade de investigações sérias. "Não é porque um político foi citado que ele está envolvido". Ele admitiu, porém, que as irregularidades existem, e não é de hoje. "Infelizmente faz parte da cultura do político brasileiro". Para Scherer, não cabe à CNBB fazer uma lista dos culpados em esquemas de corrupção. "Mas aconselhamos que eleitores votem em pessoas idôneas".

Estou mais do que feliz, a CNBB caiu mesmo na real. Lula-lá.

 

Lula é democrata e Alckmin radical de direita

O presidente Lula defende um entendimento nacional para garantir o desenvolvimento sustentado do país. Para isso é necessário reduzir a "tensão política". Alckmin reagiu muito mal à proposta e se recusa a fazer parte de um pacto para fazer o Brasil avançar."Temos que reduzir a tensão política. Temos que dedicar o nosso tempo mais ao que nos une do que ao que nos divide. Só assim podemos estar todos a serviço deste país", disse Lula na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Ele sinalizou que pretende continuar com o trabalho desenvolvido no Planalto. "Meu sonho continua sendo o de contribuir humildemente para que o Brasil encontre definitivamente o caminho do desenvolvimento sustentável e se transforme numa nação rica e justa."O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, descartou fazer parte deste "entendimento" sugerido pelo presidente Lula. Foi grosseira sua reação. "Ele teve quatro anos para fazer isto. Isso é historinha de véspera de eleição", disse ele em Minas Gerais.

Alckmin passa uma mensagem de intolerância política. A mensagem corresponde ao seu pensamento radical de direita, militarista, neoliberal, preconceituoso. Não vai mesmo a lugar nenhum.

 

Políticos desembarcam da campanha de Alckmin

Ao analisar a última pesquisa Datafolha, no Portal IG, o jornalista Franklin Martins concluiu: “a panela de pressão da campanha de Alckmin apitará muito alto nos próximos dias. De um lado, a ala do PFL que leva a faca nos dentes, comandada por ACM e César Maia, terá mais argumentos para exigir que a chamada "linha propositiva" de campanha seja abandonada e se inicie imediatamente a temporada de ataques frontais a Lula. De outro lado, a turma do corpo mole, que apóia Alckmin no papel e flerta com Lula na prática, tende a perder todo pudor, partindo para um vira-casaca cada vez mais ostensivo. É bom ficar de olho no Nordeste, onde o tucano perde de 5 a 1 para o presidente, segundo o Datafolha, e de 6 a 1, de acordo com o Ibope: o desembarque do palanque de Alckmin pode adquirir proporções de um movimento de massas”.

A conclusão de Franklin Martins bate com o que se vê na Bahia. O senador ACM esbraveja, bota a faca nos dentes, mas o candidato mesmo, Paulo Souto, segue liberando seus correligionários – a turma do corpo mole - para o voto em Lula. As velhas lideranças do PFL e partidos satélites da Bahia sentem dificuldade em vincular o voto Paulo Souto/Alckmin. O senador ACM prega no deserto. E a atitude de Paulo Souto é a tentativa desesperada de deter a ameaça de vinculação do voto Lula/Wagner. As pesquisas continuam colocando Paulo Souto como favorito, mas a linha do IBOPE dele é descendente (64%, 56%,52%), ao passo que a linha de Wagner é ascendente (10%,16%,19%). Há sempre o risco de queda de Souto e aí, no segundo turno, tudo muda.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?