26 de dezembro de 2009

 

Baianos querem Waldir Pires no Senado

Há poucos dias, deputados federais do PT da Bahia defenderam a candidatura do ex-governador, ex-ministro da Previdência, ex-ministro da Defesa, , ex-consultor geral da República, ex-controlador geral da União e ex-deputado federal Waldir Pires para uma candidatura ao Senado. Waldir Pires já ocupou todo tipo de cargo público na vida, menos como senador, porque durante o domínio carlista na Bahia, ele foi vítima de fraude eleitoral. Todo mundo sabe disso. Em 1994, os votos brancos e nulos começaram a desaparecer das urnas. Uma recontagem foi pedida e negada. O tribunal consagrava a fraude. Seria mais que justo Waldir Pires no Senado, até porque aquela instituição anda decaída com os senadores picaretas que tem.

Seria um alento para o Brasil se Waldir Pires fosse eleito senador da República. Há esse sentimento na base do PT, em vários partidos políticos e na sociedade esclarecida. A tarefa é grandiosa. O Brasil precisa construir sua democracia, produzir transformações sociais profundas, impor-se ao mundo globalizado. Waldir Pires tem consciência de que com Lula o processo avançou, mas, sobretudo, sabe que já não basta democracia num só país. No Brasil e no mundo ainda se morre de fome. Ele cita os 70 milhões de empobrecidos nos EUA. Daí valorizar muito o governo Lula, para ele, mais importante que o de Getúlio Vargas, por estar sendo um governo de distribuição de renda e combate às desigualdades sociais.

Waldir Pires senador será bom para a Bahia, o Brasil e o mundo. É mais importante que uma simples aliança eleitoral.

25 de dezembro de 2009

 

Já está em vigor a Política Nacional para População em Situação de Rua

Nesta sexta-feira, 25 de dezembro, não li jornais. Eles me dão enjôo. Mas é impossível não conferir as notícias na Internet, de preferência na Agência Brasil. De uns tempos prá cá passei a dar preferência ao noticiário oficial, chapa-branca, por absoluta desconfiança da mídia nacional.

E o que a Agência Brasil informa? Informa que no dia 24 de dezembro foi publicado no Diário Oficial da União a Política Nacional para a População em Situação de Rua, anunciada um dia antes pelo presidente Lula. Isso tem a impressão digital do ministro Patrus Ananias. A Política Nacional pretende assegurar aos moradores de rua, sem-teto, mendigos, pessoas empobrecidas, o acesso á saúde, educação, previdência social, assistência social, trabalho, renda, moradia, cultura, esporte e lazer.

Não é que estes direitos vão aparecer por passe de mágica. São medidas para defender estes direitos. Naturalmente, há todo um caminho a percorrer. Evidentemente muito melhor que o Brasil de Carlos Lacerda, da UDN, quando os mendigos foram jogados no rio, literalmente. Ou expulsos das ruas como no governo tucano de José Serra.

O presidente Lula anunciou várias medidas para "tornar visível" o enorme contingente de moradores de rua do país e defender seus direitos. "Vamos fazer um estudo de suas necessidades, para colocá-las no papel e para ver se, no espaço mais curto de tempo possível, poderemos atender suas reivindicações", disse ele, num ato que reuniu catadores de lixo, em São Paulo.

O decreto, assinado dia 23 de dezembro pelo presidente Lula determina a formação e a capacitação permanente de profissionais e gestores para o desenvolvimento de políticas públicas. Cria ainda canais de comunicação para o recebimento de denúncias de violência contra essas pessoas.

O decreto estabelece a produção, a sistematização e a disseminação de dados e indicadores sociais, econômicos e culturais e o incentivo à pesquisa, produção e divulgação de conhecimentos sobre a população de rua.

A Política Nacional para População em Situação de Rua pretende ainda proporcionar acesso aos benefícios previdenciários e assistenciais e aos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Foi criado o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua, com nove representantes, entre titulares e suplentes, sendo cinco de organizações nacionais da população de rua e quatro de entidades que tenham como finalidade o trabalho com moradores de rua.

São responsáveis pela política a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Justiça, da Saúde, da Educação, das Cidades, do Trabalho e Emprego, do Esporte e da Cultura.

Não é uma boa notícia para este Natal?

23 de dezembro de 2009

 

Se a eleição fosse hoje...Wagner (PT), na Bahia, ganharia no primeiro turno.

Realmente é para comemorar. Nesta quarta-feira (23) a imprensa baiana saiu quente. A Tribuna da Bahia deu a manchete: “Jaques Wagner amplia margem para reeleição e crava 43% no Datafolha”. O jornal A Tarde publicou em chamada no pé da primeira página: “Datafolha – Jaques Wagner venceria no primeiro turno”. O Correio (da Bahia) publicou a notícia em forma de gráfico: “Datafolha – petista lidera corrida pelo governo em pesquisa”.

Como a pesquisa Datafolha envolve quatro cenários, cada jornal escolheu o que melhor lhe convinha. A Tribuna, como disse a manchete, registrou 43% das intenções de voto para Wagner (PT), 25% para Souto (DEM) e 13% para Geddel (PMDB). E reconheceu: “Se o cenário se ampliar, o governador pode ganhar ainda no primeiro turno”. Já o jornal A Tarde preferiu ressaltar que Wagner venceria no primeiro turno se as eleições fossem realizadas hoje. Nas páginas de dentro o jornal expõe os quatro cenários, didaticamente. Para Wagner deu 39%, depois 41%, depois 43%, depois 39%. Em todos os cenários, Wagner ganharia no primeiro turno. O Correio ressaltou que “Wagner larga na frente” e escolheu o cenário 1 que dá 39% para Wagner, 24% para Souto, 11% para Geddel e 1% para Hilton.

Não há erro. Como a pesquisa trabalhou com quatro cenários cada qual escolhe o que melhor lhe apetece. No cenário 1, foram pesquisados apenas os nomes oficiais: Wagner (PT), Souto (DEM), Geddel (PMDB) e Hilton (PSOL). O cenário 1 é o mais importante. No cenário 2 entra o prefeito de Salvador João Henrique. Aí Wagner sobe para 41%. No cenário 3, entra ACM Neto. Aí Wagner sobe para 43%. No cenário 4, entram César Borges, Lídice a Bassuma. Aí Wagner permanece com 39%. Em todos, Wagner ganharia no primeiro turno.

Anotem. Na Bahia, Jaques Wagner (PT) vai ganhar no primeiro turno.

22 de dezembro de 2009

 

Artigo sobre o médico Gerson Mascarenhas está no site do PT na Câmara Federal

SITE OFICIAL DA LIDERANÇA DO PT NA CÂMARA FEDERAL

 

Blog do Credibahia, em construção, informa que mulheres tomam mais microcrédito do que os homens

O Programa de Microcrédito do Estado da Bahia – Credibahia acaba de ganhar um blog. Está em construção, mas, já está na Internet.

Tem informação interessante. Por exemplo:

Na Bahia, o número de mulheres que recorrem ao micro¬crédito produtivo e orientado é 56% superior ao de homens envolvidos em atividades empreendedoras.

Mais de 65% dos financiamentos concedidos em 2009 foram destinados a atividades desenvolvidas por mulheres.

O levantamento, feito pela Gerência de Microfinanças da Agência de Fomento do Estado da Bahia - Desenbahia, revela que as mulheres procuram mais o CrediBahia para realizar investimentos e pôr em prática expansão de seus negócios.

Entre janeiro e novembro de 2009, foram 7.061 operações de crédito para mulheres contra 3.776 para homens.

Com juros reduzidos, o comércio é o setor que mais con¬centra interessados no microcrédito e a média de financia¬mento é de R$1.350,00 pagos em até 12 vezes - dinheiro que pode ser utilizado para investimento fixo ou para garantir estoque de produtos.

A mulher sabe planejar bem e ganha cada vez mais espaço no mercado, com um jeito muito próprio de tocar seu empreendimento. A grande maioria procura alternativas de negócios para sustentar a família ou complementar a renda da casa.

Com mais iniciativa, elas contam com o crédito para crescer. Especialistas também indicam que as mulheres são mais persistentes, cuidam melhor dos detalhes do negócio, além de valorizarem a “cooperatividade” e o bom relacionamento.

Em construção Blog do Credibahia.

 

Tô sabendo que Lincoln Gordon morreu. Pois morreu tarde.

Não estou nem aí. Lincoln Gordon morreu? Pois morreu tarde, muito tarde, pois, pelo mal que fez ao Brasil, ao articular o golpe militar de 1964, interferindo na soberania nacional, merecia ter morrido bem mais cedo. Seria o destino fazendo justiça. Mas o golpista acabou morrendo de velho, aos 96 anos. Durante o golpe militar de 1964 o sarfadana propôs ao governo dos EUA o envio de uma força-tarefa naval para ajudar os gorilas fardados que tomaram o poder no Brasil, derrubando o presidente João Goulart (1961-1964). Foi a tal Operação Brother Sam. Malditos. O Brasil sofreu um atraso de 24 anos. Tudo o que está ocorrendo agora, poderia ter vindo mais cedo, se os fascistas do Exército Brasileiro não tivessem tomado o poder, expulsado políticos e cientistas, torturado e matado os militantes da oposição.

Lincoln Gordon morreu? Pois morreu tarde.

 

Agendas servem para...divulgar a poesia baiana.

Antigamente, as tradicionais agendas, que são todo ano distribuídas pelas empresas que fazem marketing, serviam para anotar compromissos, organizar a cabeça, aproveitar melhor o tempo no trabalho e no lazer.

Agora não, agora tem agenda que funciona como produto cultural. Acabei de ganhar uma agenda assim. José Inácio Vieira de Melo, poeta e jornalista, assina o prefácio. É isso, tem agenda que tem prefácio. A obra se intitula “Brasil Retratos Poéticos 2010”.

Ele comenta a poesia primordial da Bahia até chegar ao nosso tempo. Então cita Adelmo Oliveira, Affonso Manta, Fernando da Rocha Peres, Florisvaldo Mattos, João Carlos Teixeira Gomes e Myriam Fraga, a Geração Mapa, liderada por Glauber Rocha lá pelos anos 50. Depois fala da geração 80, da geração 90, até a poesia contemporânea, “pulsante e vivaz”. E vem com tradução para o inglês.

Você abre janeiro e lá está o baiano de Poções, Affonso Manta: “Fazer da brisa um traje sem medida/e do arco-iris fazer um tobogã/Amar as mínimas coisas da vida/e ter no olhar as luzes do amanhã”. Você avança em janeiro e lá está Damário Dacruz, nascido em Salvador mas filho por opção de Cachoeira: “Entardece cedo o dia/quem não ousa em clara manhã”. Você vai a fevereiro e encontra Adelmo Oliveira, nascido em Itabuna e soteropolitano por opção: “Esta que vem do mar por entre os ventos/Sacudindo as espumas dos cabelos/Vem molhada de azul nos pensamentos/Seu corpo oculta a ilha dos segredos”.

A agenda “Brasil Retratos Poéticos 2010”, da Escrituras Editora, além dos fragmentos poéticos, concilia a escrita e a imagem. Há belíssimas fotografias de Maurício Simonetti e Rogério Reis. A obra é editada pelo paraibano Raimundo Gadelha, que já foi publicitário, jornalista, e hoje é fotógrafo e editor, sem abdicar, é claro, de sua produção literária.

O poeta Adelmo Oliveira me deu um exemplar de presente. Autor de “O som dos cavalos selvagens”, “Canto mínimo”, “Poemas da vertigem” entre outros títulos, é dele o fragmento que encontrei nas páginas de maio: “Abro a boca das palavras/Sou a fala/Sou o grito/Sou em eco de silêncio do infinito/que perturba a razão deste enigma”.

21 de dezembro de 2009

 

Para que serve a utopia?

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos. Ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”.

A frase de Eduardo Galeano está no cartão de Natal da Assessoria Geral de Comunicação Social do Estado da Bahia, que me foi enviado pelo Assessor Geral de Comunicação, Robinson Almeida.

Segue a mensagem:

“O Governo da Bahia segue em frente em sua missão de promover desenvolvimento, democracia e inclusão social para todos. Um passo após outro, está realizando o sonho da casa própria, da alfabetização, do acesso à água, à saúde e ao saneamento para milhões de baianos. Caminha para 2010 com vontade de fazer ainda mais para quem mais precisa. Que no ano novo a caminhada seja repleta de boas notícias. Feliz 2010”.

 

Gerson Mascarenhas, médico, espírita e comunista

O jornal A Tarde publica hoje (21.12.09) um importante artigo do deputado federal, escritor e jornalista Emiliano José (PT-BA). Ele fala do médico Gerson Mascarenhas, falecido em novembro, aos 94 anos. Era um homem fascinante. Nele, conviveram o médico, o espírita e o comunista. Enfrentou as prisões da ditadura em 1964 e 1968. Viveu uma vida de muita autoridade moral. “Todos nós, como as águas do mar, celebramos a venturosa vida de dr. Gerson Mascarenhas. Ele nos mostrou o quanto o homem pode ser bom, generoso, altruísta. Sua vida nos faz acreditar na humanidade”, é a conclusão de Emiliano.

Vale à pena ler na íntegra

20 de dezembro de 2009

 

Revista Teoria e Debate completa 22 anos

Nilmário Miranda, presidente da Fundação Perseu Abramo, e o deputado federal Emiliano José (PT-BA), dois jornalistas engajados na luta política, entrevistam o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, um dos mais novos filiados ao PT. Ele fala da atuação do Brasil no cenário internacional, das opções que mudaram a imagem do país perante o mundo inteiro e a forma soberana do Brasil se relacionar num mundo globalizado.

Com esta edição de novembro/dezembro, de número 85, a revista Teoria e Debate completa 22 anos. O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, eleito no primeiro turno das eleições diretas, fala dos desafios do partido em 2010. Destaque para o texto de Lincoln Secco e Marcos Cordeiro Pires que desmontam os argumentos daqueles que atacam as políticas compensatórias. Afinal, mais de um século depois do fim da escravidão não foi tempo suficiente para acabar com o racismo.

LEIA O SUMÁRIO DA REVISTA TEORIA E DEBATE

 

Aprovação a Lula bate recorde, com 72%. Por que será?

O presidente Lula aumenta sua popularidade. Segundo o Instituto Datafolha o percentual dos que avaliam como bom e ótimo o governo Lula cresceu 5 pontos. De 67% passou para 72%. Mas o Diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, subestima a inteligência dos de baixo. Para ele, Lula chega aos píncaros pelo marketing das Olimpíadas no Rio. UAU. A imagem do presidente Lula foi muito usada também nas aparições no exterior. Tá brincando o diretor-geral do Datafolha. Lula aumenta sua popularidade porque aumenta a aprovação de seu governo baseado em programas sociais e distribuição de renda. Não é o marketing, estúpido. Quem se importa no Nordeste com a sede das Olimpíadas no Rio de Janeiro? Pois no Nordeste Lula apresenta seus mais altos índices de popularidade.

Me engana que eu gosto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?