23 de dezembro de 2009

 

Se a eleição fosse hoje...Wagner (PT), na Bahia, ganharia no primeiro turno.

Realmente é para comemorar. Nesta quarta-feira (23) a imprensa baiana saiu quente. A Tribuna da Bahia deu a manchete: “Jaques Wagner amplia margem para reeleição e crava 43% no Datafolha”. O jornal A Tarde publicou em chamada no pé da primeira página: “Datafolha – Jaques Wagner venceria no primeiro turno”. O Correio (da Bahia) publicou a notícia em forma de gráfico: “Datafolha – petista lidera corrida pelo governo em pesquisa”.

Como a pesquisa Datafolha envolve quatro cenários, cada jornal escolheu o que melhor lhe convinha. A Tribuna, como disse a manchete, registrou 43% das intenções de voto para Wagner (PT), 25% para Souto (DEM) e 13% para Geddel (PMDB). E reconheceu: “Se o cenário se ampliar, o governador pode ganhar ainda no primeiro turno”. Já o jornal A Tarde preferiu ressaltar que Wagner venceria no primeiro turno se as eleições fossem realizadas hoje. Nas páginas de dentro o jornal expõe os quatro cenários, didaticamente. Para Wagner deu 39%, depois 41%, depois 43%, depois 39%. Em todos os cenários, Wagner ganharia no primeiro turno. O Correio ressaltou que “Wagner larga na frente” e escolheu o cenário 1 que dá 39% para Wagner, 24% para Souto, 11% para Geddel e 1% para Hilton.

Não há erro. Como a pesquisa trabalhou com quatro cenários cada qual escolhe o que melhor lhe apetece. No cenário 1, foram pesquisados apenas os nomes oficiais: Wagner (PT), Souto (DEM), Geddel (PMDB) e Hilton (PSOL). O cenário 1 é o mais importante. No cenário 2 entra o prefeito de Salvador João Henrique. Aí Wagner sobe para 41%. No cenário 3, entra ACM Neto. Aí Wagner sobe para 43%. No cenário 4, entram César Borges, Lídice a Bassuma. Aí Wagner permanece com 39%. Em todos, Wagner ganharia no primeiro turno.

Anotem. Na Bahia, Jaques Wagner (PT) vai ganhar no primeiro turno.

Comments:
Hohoho ...

Venho pedir desculpas por JAMAIS reler meus comentários, o q me faz escrever coisas q vao do hilário ao absurdo, inclusive porq meus teclados nao "falam" portugues (e eu escrevo mal mesmo).

Enfim ...


Hohoho ...

FELIZ NATAL a todos do cyber boteco aqí, c/ alegrias e harmonia.

Inté,
Murilo

Ps.: e vamo votar na Dilma, senao a merda piora.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?