9 de novembro de 2012

 

Veja o tipo de gente que condenou Zé Dirceu

 O blog do Leandro Fortes, chamado Brasília, Eu Vi, publica uma matéria que diz bem quem é Gilmar Mendes. Vejam o noticiário da TV Diamante,  de propriedade de Gilmar Mendes e famiglia:

Segue texto do blog Brasília, Eu Vi:
Oban cabocla nos rincões dos Mendes
Esse fascitóide de quinta categoria se chama Márcio Mendes. É um técnico rural que a família do ministro Gilmar Mendes, do STF, mantém como cão raivoso na emissora de TV do clã para atacar adversários e inimigos políticos. A TV Diamante, retransmissora do SBT, é, acreditem, uma concessão de TV educativa apropriada por uma universidade da família do ministro.

 Mendes, vcs sabem, é o algoz do fim da obrigatoriedade do diploma para o exercício de jornalistas. Vejam esse vídeo e vocês vão entender, finalmente, a razão. Esse cretino que apresenta esse programa propõe a criação de um grupo de extermínio para matar meninos de rua. Pede ajuda de empresários e comerciantes para montar um “sindicato do crime”, uma espécie de Operação Bandeirante cabocla, para “do nada” desaparecer com esses meninos. E preconiza: “Faz um limpa, derrete tudo e faz sabão”.
 
Repito: trata-se de transmissão em concessionária educativa na TV da família de um ministro do Supremo Tribunal Federal. Eu denunciei isso, faz dois anos, na CartaCapital, em uma das matérias sobre os repetidos golpes que o clã dos Mendes dava para derrubar o prefeito eleito da cidade de Diamantino, que ousou vencer a família do ministro nas urnas. Vamos ver o que diz o Ministério das Comunicações e a Polícia Federal, a respeito. Seria bom saber qual a posição do SBT, também.

Veja a matéria da TV Diamante:

 

Livro relata como a Folha faz ficção em lugar de jornalismo

Está nas livrarias a obra “Ditadura Continuada”, de Jackson Ferreira de Alencar (Editora Paulus). O livro relata fatos, factóide e partidarismos da imprensa na eleição de Dilma Rousseff. Foi a vitória da ficção contra o jornalismo. Na verdade, pura manipulação da mídia em processos eleitorais. Virou regra.

No dia 5 de abril de 2009, a Folha de S. Paulo publicou à guisa de informação inédita uma reportagem sobre a suposta atuação da então pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, numa tentativa de seqüestro do ex-ministro do governo, Felfim Netto.

A ação jamais executada teria sido plenajada pelo grupo de resistência à ditadura ao qual Dilma pertenceu na juventude. Com o “furo”, a reportagem divulgou fac-símile da ficha da alegada “terrorista”/assaltante de bancos”, documento cuja proveniência seriam os arquivos do DEOPS.

A FARSA começou a cair após 16 dias de sua publicação, quando o veículo admitiu que a tal ficha havia sido enviada por e-mail. Laudos técnicos desmontaram o teatro.

Jackson Ferreira de Alencar aprofunda o caso e ressalta o papel dos sites e blogs que puseram a cru as inconsistências da peça montada pelo jornal. (Fonte: revista CartaCapital).

Nunca vi a Folha reconhecer o absurdo e pedir desculpas a Dilma Rousseff.

Precisamos de leis mais severas contra as manipulações da imprensa brasileira.

 

Educadora baiana vence 8ª edição do prêmio Empreendedor Social, promovido pela Folha e Fundação Schwab

Cybele Oliveira, educadora formada pela UFBA, sagrou-se vencedora do Prêmio Empreendedor Social 2012, que tem por objetivo “disseminar idéias e soluções socioambientais para um novo Brasil”. No Vale do Capão, Chapada Diamantina, fundou em 2005 o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, interferindo decisivamente na qualidade do ensino em 20 municípios, com programa de formação continuada de professores e gestores.

Segundo a jornalista Mariana Bergel, enviada especial à Chapa Diamantina, à frente do ICEP Cybele Oliveira é a responsável pelos resultados notáveis em educação alcançados na região nos últimos anos. Hoje, os três melhores IDEB`s (Índice de desenvolvimento de Educação Básica) da Bahia são de municípios da rede do Instituto Chapada: Boa Vista do Tupim (5,8), Piatã (5,3) e Ibitiara ((5). À frente do ICEP, há 16 anos ela se dedica a erradicar o analfabetismo e formar leitores e escritores autônomos.

Segundo a repórter da Folha de S. Paulo, “trata-se do primeiro e único lugar do Brasil com uma iniciativa concreta, de caráter apartidário, que mobiliza e integra prefeituras, secretarias de educação municipais, escolas, população e até políticos para pensar propostas para educação municipal, além de monitorar sua efetivação. “Essa integração, vale lembrar, dá-se em região marcada pelo coronelismo e pela perpetuação da ignorância entre os menos favorecidos”.

Em anos eleitorais o ICEP promove o DIA E – Campanha Chapada e Semiárido pela Educação – quando candidatos a vereador e a prefeito da região assistida assinam termo de compromisso para priorizar as propostas do ICEP de educação. Além da mobilização política, o ICEP segue duas linhas de ação: a formação continuada de professores e a produção de conhecimento.

O resultado é surpreendente. A Chapada tem alto índice de analfabetismo funcional em seus 33 municípios. O IDEB aponta que das 400 piores escolas em 2007, 283 pioraram em 2011 e delas 34% estão na Bahia. Pela SEI (Secretaria do Planejamento), no Índice de Desenvolvimento Social a Chapada é a última colocada. Dentro desta realidade de herança escravagista 4,3 foi a nota média na 4ª série/5º ano das escolas públicas no IDEB 2011 em 19 municípios em que o ICEP atua, ultrapassando em 19% a meta de 3,63. É preciso notar que a média baiana para o mesmo grupo foi de 3,9 para uma meta de 3,3. No Brasil, as médias/metas foram de 4,7 e 4,4 respectivamente.

Toda essa revolução no ensino público, Cybele Oliveira começou no povoado de Caeté-Açu, no Vale do Capão, distrito de Palmeiras. Foi na vila que começou o programa de auxílio a professores, com o apoio da Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté-Açu. Ela foi escolhida por um júri de oito jurados, formado por representantes de empresas, governo e sociedade civil. Entre os critérios para escolha estão: inovação, sustentabilidade, impacto social direto, influência em políticas públicas, perfil de empreendedor social, alcance e abrangência e efeito multiplicador. Não é fácil.

Fonte: Caderno especial Empreendedor Social, da Folha de S. Paulo.

8 de novembro de 2012

 

Waldir Pires não esquece sua amada Yolanda

Lá se vão sete anos sem Yolanda Pires. Nesta sexta-feira, 9, às 19h, Waldir Pires, filhos, netos e bisnetos convidam para a Missa no Mosteiro de São Bento em memória de Yolanda Avena Pires, que nos deixou em 2005. “Os que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós”. Esta é a mensagem contida no convite publicado hoje (8/11) no jornal A Tarde.

Todos os anos compareço à missa sempre celebrada no Mosteiro de São Bento. Eu me lembrei de  um artigo do sociólogo Gilson Caroni Filho, publicada em 2007, no Jornal do Brasil. “Yolanda não foi apenas o esteio de Waldir. Culta e militante, reorganizou, na medida do impossível, um lar de incertas fronteiras”, escreveu ele.

Yolanda, em 1992, torna-se vereadora de Salvador, dando curso a uma vida político-afetiva que, se não fosse a dois, teria sido impossível. Em 9 de setembro de 2005, faleceu. Não resistiu a uma cirurgia cardíaca. Cinco anos antes, declarava desejar que "que nossos filhos e os de tantos expatriados soubessem que eles foram e são importantes no destino que escolhemos".

"Renunciamos à nossa vida privada que poderia ser livre, disponível, aos prazeres, à convivência amorosa com nossos filhos e netos! Fomos para o Uruguai, Rio de Janeiro. Retornamos, pensando: será possível quebrar a hegemonia desse poder que no Brasil se instalou e abastardou-se na corrupção, na mentira, na manipulação da consciência?". Este é o depoimento de Yolanda. O resto é história.

Mas, a história continua, com Waldir Pires eleito vereador por Salvador, o mais votado do PT. Uma frase de Gilson Caroni nunca me saiu da cabeça: Waldir, como Yolanda, nunca temeu o recomeço. É que ele fez do Brasil seu projeto de vida.

Dona Yolanda será sempre lembrada!

 

Jornal O Globo mente sobre programas sociais

O jornalista Luis Nassif é quem chama a atenção. Para ele, o jornal O Globo está de “birra” com os pobres. O jornalista não entende onde o jornal pretende chegar com uma série de reportagens intitulada “Os mercadores da miséria”. Basicamente são críticas inconsistentes aos programas Bolsa Família e Brasil Sem Miséria. O jornal inicia a série com manchetes do tipo “O Brasil sem Miséria, criado pela presidente Dilma, tem sido alvo de fraudes”.

Luis Nassif faz um comentário pertinente: “Qualquer realidade complexa – uma grande empresa, um organismo estatal ou privado, um programa de governo – pode ter grandes virtudes e pequenos defeitos; ou grandes defeitos e pequenas virtudes. Se o veículo for mal intencionado, basta dar destaque aos pequenos defeitos (quando for para denunciar) ou às pequenas virtudes (quando for para enaltecer). E esquecer que existe a estatística para avaliar o peso tanto de um quanto de outro.

ESCONDENDO FATOS
Quais são as grandes denúncias de fraude do jornal O Globo? A reportagem denuncia que um gato era beneficiário do programa social e que um dono de Land Rover seria beneficiário de R$ 60 reais por mês.

O que o jornal não contou? Que o fato ocorreu antes de 2009, muito antes do programa Brasil Miséria. Neste programa toda família precisa submeter as crianças a exame médico. Quando a família não apareceu, o médico foi atrás e descobriu tratar-se de um gato. O golpe foi descoberto pelo próprio mecanismo do programa e o dono foi denunciado à polícia por falsidade ideológica.

NOTÍCIAS VELHAS
Luis Nassif: “Tal fato ocorreu há 4 anos e foi objeto de inúmeras reportagens na época. De lá para cá passaram três ministros e dois presidentes pelo programa. Qual a razão de ludibriar assim os leitores requentando uma notícia velha?”

A outra denúncia, sobre o dono do Land Rover, além de antiga, foi apresentada de forma incorreta. O tal empresário registrou laranjas no Bolsa Família. Tratava-se de um explorador, que foi identificado e processado.

Outra “denúncia” foi o de uma senhora que afirmou não receber mais o benefício. Vai-se conferir, ela deixou de atualizar seu cadastro. Exige-se a atualização de cadastros justamente para evitar fraudes. Mas o jornal condena o programa por ter gato, e condena por não ter gato.

A série de reportagem do jornal O Globo é muito mal intencionada. São tentativas de fraudes descobertas pelos próprios programas e estatisticamente irrelevantes. O jornal quer desacreditar um programa que beneficia milhões de miseráveis.

O jornal O Globo não gosta de pobres. Quer que os pobres se explodam.

Eu chamaria isso de luta de classes!

LEIA EM CARTACAPITAL
http://www.cartacapital.com.br/economia/a-birra-de-o-globo-com-os-pobres/


 

UPB realiza encontro de prefeitos eleitos e reeleitos da Bahia

A UPB realiza neste final de semana (09 a 11) o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos, com o tema “Sustentabilidade e Inovação, desafios para a nova gestão”. Na programação constam as presenças do governador Jaques Wagner e palestrantes como Márcio Pochmann, ex-presidente do IPEA, José Sérgio Gabrielli, secretário do Planejamento da Bahia, Rui Costa, secretário da Casa Civil, Edival Passos, superintendente do SEBRA/BA, o publicitário Sidônio Palmeira e ainda César Borges, vice-presidente do Banco do Brasil, que vai apresentar “Soluções do BB para a gestão municipal”, além de muitos técnicos e autoridades estaduais. O encontro acontece no Resort Vila Galé Maré, em Guarajuba.

Na press release, a UPB argumenta que cada vez mais se exige dos gestores públicos conhecimento administrativo e legislativo. A pauta de uma gestão pública envolve questões cada vez mais abrangentes. Conhecer as necessidades do município não significa que o gestor realizará uma boa administração. Com a globalização, problemas locais podem ganhar destaque regional, nacional e até mundial, e a solução pode surgir através da partilha de conhecimento e responsabilidade, como os consórcios públicos.

Há que se considerar ainda Lei de Responsabilidade Fiscal que cada vez mais requer critérios administrativos e controle do gestor. A consciência ambiental, o impacto que uma obra pode ter no meio ambiente, o destino de resíduos sólidos e a coleta seletiva, a aplicação dos recursos do SUS, entre outros tantos assuntos que a sociedade além de exigir como ação governamental, tem direito e acesso às informações da gestão e das obras.

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA ESTÁ NO SITE DA UPB:
http://www.upb.org.br/uniao-dos-municipios-da-bahia/informativos-e-noticias/index.php?id=11229&pag=1


7 de novembro de 2012

 

Em frangalhos, oposição golpista quer “abater” o ex-presidente Lula

Um pequeno grupo de oposicionistas fanáticos entregou ao Procurador-Geral da República um documento solicitando a abertura de inquérito para “investigar” o ex-presidente Lula. A argumentação é que Lula teria participado do esquema do mensalão, por ser muito amigo de Zé Dirceu. O documento foi assinado pelo PPS, e por apenas três nomes do PSDB. O DEM caiu fora e se recusou a assinar. A baixaria é tanta que o texto se baseia em afirmações do publicitário Marcos Valério e em reportagem da revista Veja.

O ex-presidente Lula não possui mais foro especial do STF, assim, não caberá ao Procurador-Geral da República Roberto Gurgel, um anti-petista confesso e irracional, fazer a investigação. O documento terá que ser enviado à primeira instância do Ministério Público Federal. A divisão é tanta que o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, afastado por doença, não assinou o documento, nem o presidente da legenda em exercício, Alberto Goldman. Aécio Neves também tirou o corpo fora.

Na verdade, o pai da jogada é Roberto Freire, um ex-comunista que virou fascista.

 

Cartazes mostram como foi resistência às ditaduras na América Latina

O Instituto Vladimir Herzog lançou o livro “Os Cartazes desta História” (Escrituras Editora), que reúne obras produzidas contra ditaduras na América Latina. São 300 cartazes, documentos e fotografias de movimentos de resistência aos regime militares entre os anos 1960 e o início da década de 1990. Obviamente, o foco principal da obra é a luta contra a ditadura brasileira (1964-1985), o movimento da sociedade civil e a Lei da Anistia, sancionada em 1979.

O livro foi organizado pelo jornalista Vladimir Sachetta e reproduz cartazes de países como Argentina, Nicarágua e Guatemala, além do Brasil. A obra é parte do projeto “Resistir é Preciso”, lançado pelo instituto Vladimir Herzog em 2011. O objetivo é resgatar a trajetória da imprensa durante a ditadura militar. Em 2011 o instituto já havia publicado o livro “As Capas desta História”, uma coletânea de primeiras páginas de veículos clandestinos publicados durante a ditadura.

 

Lula recebeu prêmio de Direitos Humanos

Tarefa difícil esta da oposição de pegar o ex-presidente Lula através do STF. O mundo está de olho nessa gente. Vejam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu terça-feira, 6, o prêmio Nelson Mandela de Direitos Humanos, concedido pela Canadian Auto Workers (CAW), a Associação Canadense de Trabalhadores da Indústria Automotiva.

A entrega ocorreu na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A entidade canadense mantém relações de correspondência com a brasileira Central Única dos Trabalhadores (CUT). Lula participou da abertura da Conferência Nacional de Negociação Coletiva Metalúrgica e discursou no evento.

Durante a entrega, foi apresentado um vídeo com saudação do presidente nacional da CAW, Ken Lewenza, para quem o prêmio é um reconhecimento à contribuição do ex-presidente do Brasil para a inclusão social e o combate à fome.

“Você deu enorme esperança a todos nós, mundo afora, mostrando que há alternativas ao modelo conservador de tantos governos hoje em dia”, diz Lewenza na gravação. Lula também discursou. O prêmio, oferecido a cada três anos a uma personalidade mundial, foi concedido a Lula em agosto deste ano. Como a agenda do ex-presidente não permitiu a viagem ao Canadá, a entrega foi transferida para a cidade onde Lula reside.

 

Por que o governador Wagner (PT) ganhou as eleições na Bahia

Vamos resumir. Jaques Wagner (PT) ganhou as eleições na Bahia porque seu governo é bem avaliado. Água potável vai chegar à zona rural no Vale do São Francisco; adutora do São Francisco garante abastecimento de água para a região de Irecê; Dilma inaugura a Adutora do Algodão em Malhada, beneficiando a região de Guanambi; esgoto doméstico de Ibotirama foi tratado livrando o São Francisco de parte de poluição; reforço aos produtores rurais em Muniz Ferreira; nunca se viu tantas estradas asfaltadas; famílias de sem teto recebem moradias em Salvador; aumento da oferta de água tratada para região metropolitana; prorrogado concurso para policiais militares...muitas realizações.

Não é difícil explicar porque Wagner aumentou em 41% o número de prefeitos aliados, em relação a 2008, contabilizando 332 dos 417 municípios da Bahia. Só o PT passou de 66 para 93 cidades.

Como o critério de jornalismo sensacionalista é basicamente em torno de mortes, desgraças, desastres e miséria, a população se surpreende com os resultados das eleições.

Parafraseando certo presidente dos EUA, é o bom governo, estúpido!

 

O salve geral da mídia organizada

O crime organizado usa a expressão “salve geral” para orientar a bandidagem principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Os assassinatos sistemáticos de policiais militares em São Paulo obedecem a um “salve geral” partido das prisões. Lula Miranda, poeta e cronista, como obra de ficção, criou um “salve geral” da mídia organizada. A orientação é clara: petista bom é petista preso e esculachado nas manchetes de jornais ou em horário nobre do Jornal Nacional. “Já derrubamo (sic), na moral, Zé Dirceu, Genoino e Delúbio, agora, o alvo principal é Lula”.

Lula Miranda é cruel com o crime, digo, a mídia organizada. Ele publica um “documento” encontrado em bocas de notícia de favelas da mídia de São Paulo. Avisa que a grafia e a sintaxe foram corrigidas, e preservada a linguagem repleta de gírias de uso comum da bandidagem, digo, jornalistas: “Determinamos que todos os irmão tem obrigação de enquadrar os folgados dos petistas, notadamente o tal Lula (...) cujo partido apesar das espetaculares manchetes do tal mensalão, logrou conquistar 634 prefeituras (...) temos de nos defender dessa covardia, de petista sorrateiramente conquistar nossas cidades, enfraquecendo nosso poder.

(...) a cada dia os irmão devem colocar na praça denúncia nova (...) sendo petista vale até avacalhar (a verdade deve ser desfigurada para evitar posterior reconhecimento (não vai ficar gambé em pé (...) apareceu com camisa vermelha pode derrubar que é inimigo (...) a gente vamos (sic) acabar com essa raça. (...) o primeiro levante vai ser dar força, vez e voz ao irmão Valério (...) vai sobrar delação pra todo lado (...) vamo colocar na conta de Lula e dos petistas tudo que é bronca, assassinato, aloprados, suspeita da morte de JK, de Jango e até suicídio de Getúlio (...) e vai por aí nosso salve (...) maloqueiros da imprensa, uni-vos (...) a ordem á aliviar para os caguetas, eles só dão depoimento falso, a fita é essa mesmo (...) a determinação deve ser acatada pela irmandade – Veja, Folha, estadão, TV Globo e afiliadas - (...) pois somos um por todos e todos por um (...) quem não cumprir os ditame dos irmão vai entrar na geladeira, levar tiro na mão e pagar pedágio

Salve os irmãos do crime da opinião organizada, digo, da mídia golpista!

[N.A.- Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com personagens ou instituições da vida real terá sido mera coincidência.]

LEIA NA ÍNTEGRA:
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/84714/O-salve-geral-da-mídia-organizada.htm


 

O prefeito eleito, ACM Neto (DEM) precisa parar com a hipocrisia

ACM Neto (DEM) precisa sair do palanque e parar com a hipocrisia. Ele acha que os baianos são idiotas. A coligação partidária que o elegeu, além do próprio DEM, inclui o PTN, PPS, PV e PSDB. Toda essa gente não apoiou ACM Neto por seus belos olhos. Querem cargos, e cargos terão. No palanque, ACM Neto dizia que seu secretariado seria apenas de “técnicos”, os melhores etc etc. Isso evidentemente é impossível. No momento está evitando falar em divisão de cargos. Ou ele acha que os chefes destes partidos são idiotas, ou ele acha que os eleitores são idiotas. Das duas, uma.


 

Paralisação de juízes federais é uma imoralidade

Eles começam a carreira com R$ 22 mil reais. Estão no topo dos assalariados brasileiros. Ainda assim estão “insatisfeitos” e prometem cruzar os braços nos dias 7 e 8 de novembro. Isso “para dar visibilidade” à imoralidade. O movimento é liderado pelas duas entidades de classe – Ajufe e Anamatra. As duas entidades representam 5 mil juízes. Os próprios juízes estão criando uma situação de instabilidade social. Se eles, que estão no topo salarial dos funcionários públicos, ameaçam greve, o que dizer dos que ganham dois ou três salários mínimos?

Os juízes não leram a Constituição Federal que prevê revisão anual dos subsídios...


6 de novembro de 2012

 

ACM Neto é um legítimo representante de antiga oligarquia baiana

A referência está no jornal Valor (06/11), na coluna Política, assinada pelo jornalista Raymundo Costa. O título do artigo é “Nem sempre o novo significa renovação”. O comentário bate com o dito do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, segundo o qual “ser jovem não assegura necessariamente ser portador de mensagem renovadora”

O jornalista Raymundo Costa escreveu: “Na safra de jovens eleitos ou que despontaram nas eleições, alguns são legítimos representantes de oligarquias há longo tempo assentadas. O exemplo mais evidente é o de Antônio Carlos Magalhães Neto, 33 anos, herdeiro político do velho ACM, morto em 2007”.

O jornalista prossegue: “ACM, o avô, fez da truculência sua marca. O melhor exemplo nem é o de sua famosa briga com o paraense Jader Barbalho, que acabou com a renúncia dos dois ao mandato que exerciam no Senado. É a cena do “dono da Bahia” atravessando a rua que separa o Congresso do Palácio do Planalto para “peitar” FHC: o presidente decidira intervir no antigo Banco Econômico”.

Ainda da lavra de Raymundo Costa: “Oligarca, patrimonialista, ACM no entanto sempre teve a faculdade de escolher bons quadros: fez sucessores no governo da Bahia, técnicos como o ex-governador Paulo Souto, que deixaram o cargo bem avaliados. ACM Neto não deve ser julgado desde já pelo que seu avô tinha de antigo, nem pelo que os “modernos” julgavam um bom faro para escolher nomes novos para a política baiana, desde que fiéis. Isso quem dirá é o próprio Neto, cujas dificuldades à frente não são poucas: ele assume a prefeitura de Salvador por um partido de oposição e enormes problemas financeiros”.

O comentário do jornalista Raymundo Costa só peca por alguns detalhes.

ACM, o avô, era truculento, mas podia ser truculento. ACM Neto ao ameaçar “dar uma surra” no presidente da República é também truculento, mas soa mais como comédia e fanfarronice.

Outro detalhe que escapa a Raymundo Costa. Se Paulo Souto tivesse saído do governo bem avaliado, não teria perdido para Jaques Wagner logo no primeiro turno em 2006. Quem perdeu a eleição, como Paulo Souto perdeu, saiu muito mal avaliado. Aliás, Paulo Souto faz parte da equipe de ACM Neto, que nem na assessoria consegue renovar.

 

Jornalista da Folha erra ao dizer que Haddad errou. Santa ignorância.

Pensei que a mídia já havia abandonado a ideia idiota de tentar desmoralizar os candidatos do PT através de registros de supostos erros de português. Jornalistas teleguiados já tentaram desmoralizar o ex-presidente Lula por este caminho. O artifício perdeu espaço desde que especialistas em lingüística entraram em campo criticando gramáticos e imposição da chamada “norma culta”. Até Pasquale Ciro Neto já entendeu a distância da norma culta gramatical do português falado no Brasil.

Aliás, a coluna de Pasquale Ciro Neto da Folha (01/11/2012) critica, sem dizer o nome, um jornalista da Folha e o próprio jornal por tentarem criticar o então candidato Haddad porque ele, o ex-ministro da Educação, imaginem só,  teria errado ao usar a expressão num debate: “Professor não é reciclado nem treinado. Essas palavras não se adéquam ao educador (...)

Primeiro, o jornalão errou ao tentar corrigir Haddad e tirou o acento agudo do e, publicando a palavra “adéquam” com tonicidade no u. Para o jornal seria “adeqüam”, com trema no u. Parece que não tem importância, mas, daí em diante os radialistas repetiam que o candidato teria errado ao usar a expressão “adéquam”. Pasquale Ciro Neto questiona se o verbo seria mesmo defectivo e cita três dicionários que registram o verbo de forma diferente. O Houaiss grafa a palavra como Haddad a usou no debate com Serra na TV. Já o dicionário Aurélio de 2009 registra o verbo como defectivo.

Essa história da arrogância e da ignorância da midia é antiga. Em março de 2008 escrevi aqui no Bahia de Fato que “nossa imprensa partidarizada já tentou ridicularizar o presidente Lula, de origem operária, por ter usado "menas verdade". Marcos Bagno comenta que o caso Lula é especialíssimo, porque ele foi se apropriando das normas linguísticas ditas cultas e de prestígio, sem abandonar as expressões populares. "Lula "é um ator linguístico de muita boa qualidade, até brincou com isso uma vez: "Lembram-se quando eu falava "menas"? Pois agora eu falo "concomitantemente". Segundo o pesquisador Marcos Bagno, Lula não trocou uma coisa pela outra, continua usando esses dois conjuntos de falares quando lhe interessa usar esse ou aquele.

As elites acham que o brasileiro fala mal o português. O caso do uso de "menas" pelo presidente Lula é de interpretação muito simples para um lingüista. Temos aqui um advérbio. Os advérbios em princípio são invariáveis, não assumem flexão de gênero e número, mas são muito parecidos com os adjetivos, que se flexionam. Por exemplo: o advérbio "meio". Machado de Assis tem um conto que fala: "Filomena era muito bonita, porém meia triste". A isso chama-se concordância por atração. É o mesmo que acontece com a expressão "menas corrupção". Ou seja, Machado de Assis pode falar menas, mas Lula não pode. Só mesmo nos textos safados de jornalistas babacas.

Pelo sim, pelo não, o presidente Lula parou de usar "menas verdade", mas não se cansa de usar outras expressões populares para se comunicar com o povo, o que a Folha de S. Paulo com sua norma culta não consegue.

Sou mais Lula. Sou mais Haddad.
 

5 de novembro de 2012

 

O PT cresce e consolida seu projeto nacional

Com o título “O PT cresce e consolida seu projeto nacional”, o presidente nacional do partido, Rui Falcão, na Folha de S. Paulo de hoje (5) analisa o resultado das urnas nas eleições municipais. No primeiro turno, o PT obteve 17,2 milhões de voto, número recorde na história partidária. São 635 municípios, com 27,6 milhões de eleitores, o que representa 20% do eleitorado brasileiro.

Se considerar os vices, aliados a outros partidos, o PT estará presente na administração de mais de mil cidades. O número de vereadores foi ampliado em 25%, saltando de 4.164 em 2008 para 5.191 vereadores em 2012. Foi a maior votação de legenda no país, com 1,5 milhão de votos somente no 13. Pode-se afirmar que o PT e os partidos que apóiam Dilma Rousseff venceram em 80% dos municípios do país.

Rui Falcão considera que o resultado das urnas mostra que está se consolidando o projeto nacional do PT, iniciado com Lula e continuado por Dilma. E tudo isso ocorreu em meio a uma campanha midiática terrível, muitas vezes de caráter fundamentalista, preconceituosa e injusta contra o PT e contra a imagem de Lula. Ele se refere à tentativa de criminalizar o PT ao longo do julgamento da Ação Penal 470, pelo STF.

Com o resultado das urnas, o PT sente-se forte o bastante para debater na sociedade e no Congresso a necessidade de regular a mídia, com o objetivo de alargar a liberdade de expressão e fortalecer a democracia. Também será colocada a reforma política e o financiamento público de campanha. Não haverá retaliação e nem vingança contra a oposição e sua velha mídia. O importante é continuar com a política de promover a inclusão social, a distribuição de renda e o desenvolvimento sustentável.

O resto é fofoca da mídia e da oposição.

 

Governador Jaques Wagner (PT) saiu mais forte das eleições

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), conseguiu elevar o número de seus prefeitos aliados. No Estado da Bahia, Wagner elegeu mais prefeitos do PT, um aumento de 41% em relação a 2008, passando de 66 para 93 cidades e venceu no segundo turno em Vitória da Conquista, cidade pólo no Sudoeste baiano. Incluindo toda a base aliada, Wagner contabiliza o apoio de 332 do total de 417 municípios da Bahia. O amplo sucesso no âmbito estadual neutraliza a derrota em Salvador.

De modo geral, os governadores em segundo mandato, no Nordeste, elegeram mais aliados: Cid Gomes (PSB-CE), Eduardo Campos (PSB-PE) e Jaques Wagner (PT-BA). Os três conseguiram aumentar o número de prefeitos aliados em seus respectivos estados. A Folha de S. Paulo de hoje (segunda, 5) na reportagem “Governadores elegem mais aliados no NE” inclui uma declaração de Wagner: “Não digo que partido será critério para vir ou deixar de vir obra, mas jogar num mesmo time é mais fácil”.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?