8 de novembro de 2012

 

Jornal O Globo mente sobre programas sociais

O jornalista Luis Nassif é quem chama a atenção. Para ele, o jornal O Globo está de “birra” com os pobres. O jornalista não entende onde o jornal pretende chegar com uma série de reportagens intitulada “Os mercadores da miséria”. Basicamente são críticas inconsistentes aos programas Bolsa Família e Brasil Sem Miséria. O jornal inicia a série com manchetes do tipo “O Brasil sem Miséria, criado pela presidente Dilma, tem sido alvo de fraudes”.

Luis Nassif faz um comentário pertinente: “Qualquer realidade complexa – uma grande empresa, um organismo estatal ou privado, um programa de governo – pode ter grandes virtudes e pequenos defeitos; ou grandes defeitos e pequenas virtudes. Se o veículo for mal intencionado, basta dar destaque aos pequenos defeitos (quando for para denunciar) ou às pequenas virtudes (quando for para enaltecer). E esquecer que existe a estatística para avaliar o peso tanto de um quanto de outro.

ESCONDENDO FATOS
Quais são as grandes denúncias de fraude do jornal O Globo? A reportagem denuncia que um gato era beneficiário do programa social e que um dono de Land Rover seria beneficiário de R$ 60 reais por mês.

O que o jornal não contou? Que o fato ocorreu antes de 2009, muito antes do programa Brasil Miséria. Neste programa toda família precisa submeter as crianças a exame médico. Quando a família não apareceu, o médico foi atrás e descobriu tratar-se de um gato. O golpe foi descoberto pelo próprio mecanismo do programa e o dono foi denunciado à polícia por falsidade ideológica.

NOTÍCIAS VELHAS
Luis Nassif: “Tal fato ocorreu há 4 anos e foi objeto de inúmeras reportagens na época. De lá para cá passaram três ministros e dois presidentes pelo programa. Qual a razão de ludibriar assim os leitores requentando uma notícia velha?”

A outra denúncia, sobre o dono do Land Rover, além de antiga, foi apresentada de forma incorreta. O tal empresário registrou laranjas no Bolsa Família. Tratava-se de um explorador, que foi identificado e processado.

Outra “denúncia” foi o de uma senhora que afirmou não receber mais o benefício. Vai-se conferir, ela deixou de atualizar seu cadastro. Exige-se a atualização de cadastros justamente para evitar fraudes. Mas o jornal condena o programa por ter gato, e condena por não ter gato.

A série de reportagem do jornal O Globo é muito mal intencionada. São tentativas de fraudes descobertas pelos próprios programas e estatisticamente irrelevantes. O jornal quer desacreditar um programa que beneficia milhões de miseráveis.

O jornal O Globo não gosta de pobres. Quer que os pobres se explodam.

Eu chamaria isso de luta de classes!

LEIA EM CARTACAPITAL
http://www.cartacapital.com.br/economia/a-birra-de-o-globo-com-os-pobres/


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?